Capa_Kancyper_Complexo_P4.pdf 1 28/04/2019 20:27:59
Y
CM
MY
CY
CMY
K
O complexo fraterno na cultura
1.
Esta obra oferece ao leitor a oportunidade de esclarecer questões metapsicológicas e clínicas primordiais sobre a importância fundamental que desempenha o complexo fraterno na estruturação da vida psíquica individual e social.
complexo fraterno na vida e na obra de Franz Ka a
Esse complexo ultrapassa muito a importância de um simples conjunto fantasmático. Possui sua própria envergadura estrutural, e seus efeitos costumam alcançar um grau de teor tão elevado que até podem chegar a firmar o destino da vida do sujeito e de seus descendentes. Não se trata de declarar a caducidade do complexo de Édipo, que constitui o complexo genuíno da neurose. Trata-se, ao contrário, de descomprimir este último e articulá-lo com as especificidades das estruturas narcisista e fraterna.
3. Complexo fraterno
Luis Kancyper
O complexo fraterno Estudo psicanalítico
PSICANÁLISE
Jacob ou o calcanhar de Esaú: o complexo fraterno na mitologia
2. Complexo de Édipo e O complexo fraterno
M
Parte I
PSICANÁLISE
C
Foi psicanalista e membro titular em função didática da Asociación Psicoanalítica Argentina (APA) e da International Psychoanalytical Association (IPA). É autor de vários artigos sobre clínica, metapsicologia e técnicas psicanalíticas publicados nas principais revistas internacionais de psicanálise. Apresentou seminários e fez supervisões em sociedades de psicanálise da América Latina e da Europa. Autor de livros como Jorge Luis Borges o el laberinto de Narciso (1989, Paidós), Resentimiento y remordimiento: estudio psicoanalítico (1991, Paidós), La confrontación generacional: estudio psicoanalítico (1997, Paidós) e Ressentimento terminável e interminável: psicanálise e literatura (2018, Blucher).
Conteúdo
Kancyper
Luis Kancyper
tanático e trófico na obra de Jorge Luis Borges
Parte II
O complexo fraterno no processo analítico
4. O rei está só: o complexo fraterno na psicanálise com crianças
5. Burro de carga: o complexo fraterno no processo analítico de adolescentes
6. O irmão de substituição:
o complexo fraterno no processo analítico de adultos