Capa Abensur_pesquisa operacional_P3.pdf 1 21/02/2018 00:06:20
1 Origens da pesquisa operacional
Modelagem matemática
3 Programação linear
4 Programação linear inteira
5 C
Programação dinâmica determinística
M
Y
CM
MY
6
Esta obra possui vários exercícios e casos reais, inseridos na realidade brasileira, resolvidos com o uso de recursos computacionais acessíveis a todos os profissionais e explicados em linguagem didática, fruto de anos de interação com alunos. Para facilitar a integração com aplicações em computador, os códigos-fonte de vários problemas foram colocados à disposição no texto.
Programação não linear
CY
7
CMY
Sistemas de filas
K
Este livro preenche a lacuna de outros trabalhos da área ao enfatizar, de forma metódica, a fase de modelagem matemática, essencial para a correta aplicação das técnicas exploradas ao longo do texto.
Embora concebido para cursos de Engenharia de Produção, a didática e as aplicações desenvolvidas neste livro o tornam aplicável a outros cursos, como Administração, Economia, Logística e Ciências da Computação.
8 Heurísticas
www.blucher.com.br
PESQUISA OPERACIONAL PARA CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
2
Pesquisa operacional para cursos de Engenharia de Produção apresenta um texto claro e objetivo, que busca o equilíbrio entre teoria e práticas profissionais comumente exercidas por engenheiros de produção brasileiros.
ABENSUR
CONTEÚDO
EDER OLIVEIRA ABENSUR
PESQUISA OPERACIONAL PARA CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDER OLIVEIRA ABENSUR
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-doutorado pela University of Michigan. Foi professor de cursos de MBA, extensão e graduação da EPUSP e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP). Atuou como profissional e consultor em empresas nacionais e multinacionais dos setores industrial e financeiro. Atualmente, é professor do curso de Engenharia de Gestão no Centro de Engenharia e Ciências Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do quadro de professores avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) para avaliações de cursos de Engenharia de Produção. É autor de vários capítulos de livros e artigos científicos voltados à integração da pesquisa operacional e da engenharia financeira.