Design e Linguagem Cinematográfica - Coleção Pensando o Design

Page 1

Coordenadores

Marcos Braga possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil e do livro premiado ABDI e APDINS-RJ: História das Associações Pioneiras de Design do Brasil.

A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo. A coleção pretende levar informação e reflexão inovadora, principalmente ao público leitor da área acadêmica e científica, mas pretende, também, contribuir com o desenvolvimento na área profissional do design. O critério de seleção de obras para esta série se apoiou na qualidade e inovação dos textos. Assim, alinhados com o perfil da coleção, encontramos obras de autores consagrados, e mesmo alguns iniciantes de grande potencial. A Coleção Pensando o Design apoia e divulga o resultado das principais investigações conduzidas por profissionais e grupos de pesquisa da área, em especial aquelas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação.

O volume localiza as origens comuns do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade. Assim, procura traçar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento do início do século XX convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica contemporânea. Nesse percurso, explicita a mudança da ideia de desenho como meio gráfico pelo qual se abstrai a forma, para desenho no sentido ativo de projeto. A partir deste estudo, realiza uma investigação dos aspectos imagéticos e projetuais na cinematografia do production designer Alex McDowell, assim como a análise de quatro filmes desenhados por ele: Invasão de Domicílio, O Terminal, Minority Report e A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Priscila Farias é designer gráfica formada pela Faap, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É professora do Departamento de Projeto da FAU-USP, do Centro Universitário Senac-SP e da Faap. Foi membro da diretoria da Associação dos Designers Gráficos (ADG) e é presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). É editora do periódico científico InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, organizadora dos livros Fontes digitais brasileiras (Rosari) e Advanced Issues in Cognitive Science and Semiotics (Shaker Verlag), sendo também autora do livro Tipografia digital (2AB) e de diversos artigos sobre tipografia, design e semiótica. Suas fontes tipográficas digitais são distribuídas pela T-26.

Ludmila Ayres Machado

Ludmila Ayres Machado é mestre em Design e Arquitetura pela Faculdade de

DESIGN E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR – Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.

Machado

Carlos Zibel Costa formou-se em

Arquitetura e Urbanismo da USP. Designer graduada na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Desenvolve projetos na área de direção de arte e cenografia para filmes longa-metragens e publicitários. Realiza trabalhos em design gráfico para cinema, teatro, dança, música e publicidade. Pesquisa em seus trabalhos os limites do design na complexidade do universo audiovisual contemporâneo.

DESIGN E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NARRATIVA VISUAL E PROJETO Como o design se insere no projeto visual do universo fílmico.

www.blucher.com.br ISBN 978-85-212-0644-6

9 788521 206446


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.