1 minute read

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Depois da leitura do livro, é interessante conversar com as crianças sobre o que elas mais gostaram nas ilustrações e na história. Comente que é possível fazer algumas atividades para explorar melhor o que foi visto e estimule-as a relembrar as passagens, permitindo que as crianças folheiem o livro novamente. A brincadeira, após a leitura, estimula a concentração, faz com que a criança absorva melhor o que foi lido e também a convida a entrar no campo da imaginação:

“É na situação de brincar que as crianças se podem colocar desafios e questões além de seu comportamento diário, levantando hipóteses na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos pelas pessoas e pela realidade com a qual interagem. Quando brincam, ao mesmo tempo em que desenvolvem sua imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e elaborar regras de organização e convivência. Concomitantemente a esse processo, ao reiterarem situações de sua realidade, modificam-nas de acordo com suas necessidades. Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vivem uma possibilidade de modificá-la”.

(WAJSKOP, 1995, p. 33) Bichos

Dorminhocos

Que tal convidar as crianças para trazer um bichinho de brinquedo (ou algum outro tipo de brinquedo que seja importante para ela – vale até a bola ou o carrinho) e nesse dia as crianças serem os responsáveis pelos cuidados e atenção necessários para fazê-los dormir? Vai ser uma festa, ooops, uma soneca e tanto! A atividade poderá ser planejada em conjunto com as crianças: o que será necessário ter, o que será feito, onde os bonecos dormirão. Um fundo musical com cantigas de ninar completará a brincadeira de forma muito especial. E livros, é claro, estimulando a leitura na hora de dormir.