Issuu on Google+


Após mais de 15 anos de utilização da Cole ção Sementes – manua elaborado na Diocese l de catequese de Ponta Grossa (PR) – utilizada por catequ regiões do Brasil, é istas de muitas para mim motivo de alegria e grande espe nova coleção, totalm rança apresentar a ente reformulada no espírito do Documen processo de Iniciação to de Aparecida e do à Vida Cristã. Compreendemos ho je melhor que a ca tequese não é uma conteúdos de doutrin transmissão de a (“instrução”), nem apenas preparação pa aquele sacramento (“e ra receber este ou tapa de formatura”), mas é um processo di de educação da fé, um nâ mico e abrangente itinerário de vida, qu e leva alguém ao enco e intimidade com Jesu ntro de comunhão s Cristo e a aderir à pr oposta do Reino, que é vivida na Igreja. Duas consequências brotam dessa visão: o catequista precisa ser que experimenta e vi alguém orante, ve o seu encontro pe ss oa l co troduzir os catequizan m o Senhor, e assim é capaz de indos no Mistério (mist agogia); esse processo realiza na comunidad de discipulado se e eclesial, e toda a co munidade paroquial a participação da fam é catequizadora, com ília e do sacerdote. A dinâmica toda da Ca catequizando na vida tequese vai inserir o da comunidade... Daí uma grande novi dade da nova coleção: a inserção de celebra -catequéticas ou ritos ções litúrgicode Iniciação, que vão assinalando as várias do o catequizando no et ap as e introduzinMistério do Ressuscit ado, levando-o a assim dos símbolos, gestos, ilar a linguagem à vida de oração e co ntemplação, bem co maneira ativa e frutuo mo a participar de sa na Liturgia e na tra nsformação da socied ade. O primeiro volume co meça com uma prec iosa apresentação, qu neira clara a mística e expõe de mada Iniciação à Vida Cristã, sempre ilumin Jesus com os discípul ad a pela atitude de os de Emaús. Respeit a a psicologia das idad mentos do ano litúrgi es e os diversos moco. Será muito útil pa ra a preparação dos ca das atividades. tequistas, no início Parabenizando a Equi pe de Animação Bíbl ico-Catequética da di Ave-Maria por coloca ocese e a Editora r à disposição dos cate quistas e das comunid precioso instrumento ades do Brasil este , invoco sobre todos as bênçãos de Deus un o e trino. Dom Sergio Arthur Braschi Diocese de Ponta Gro ssa, PR


O CONTEÚDO IDEAL PARA UMA CATEQUESE COMPLETA E DINÂMICA Em cinco tempos, a Coleção Sementes está totalmente reformulada. Preparada pela Diocese de Ponta Grossa, ela foi feita com a colaboração de catequistas, religiosos, pedagogos, psicólogos e sacerdotes para um auxílio completo de iniciação à vida cristã na comunidade. Conheça cada um dos tempos da Coleção.

1° Tempo

Através do Pré-Catecumenato no 1° tempo, os catequizandos darão os primeiros passos para um encontro pessoal com Deus, tomando consciência da importância da vida em comunidade e fraternidade.

2° Tempo

Oferece a catequese bíblica, dentro do Catecumenato, no qual os catequizandos terão base e fundamento dos ensinamentos recebidos com a Palavra de Deus, conhecendo a aliança estabelecida com Deus no projeto de salvação em seu filho Jesus Cristo.

3° Tempo

Propõe a purificação e iluminação, visando intensificar uma preparação espiritual. Dá continuidade ao Catecumenato através da catequese doutrinal, edificando os catequizandos com o símbolo da fé (o creio) e com os ensinamentos das leis de Deus e da Igreja, inserindo-os na comunidade através do sacramento da eucaristia.

O

Em breve

4 E 5O tempos

Sementes de Participação

Sendo um membro pertencente à comunidade, o catequizando continuará no processo de maturidade da fé, tornando-se através do sacramento da confirmação um discípulo missionário.


COMO SÃO REALIZADOS OS ENCONTROS? São realizados a partir dos quatro passos da metodologia do encontro dos discípulos de Emaús com o Ressuscitado, utilizando técnicas, dinâmicas e recursos para que o tema apresentado conduza os catequizandos ao conhecimento da fé através do encontro com Jesus.

1° passo: Acolhimento

Ver a realidade: Técnicas de entrosamento e dinâmicas a serem desenvolvidas pelo catequista, para que os catequizandos realizem os objetivos de cada encontro partindo da compreensão de suas realidades.

2° passo: Fundamentação

Iluminar: Com dinâmicas e reflexões, o catequista conduz seus catequizandos em um aprofundamento no tema do encontro com base e fundamento nas Sagradas Escrituras.

3° passo: Espiritualização

Celebrar: Momento que encaminha o encontro para a espiritualização, faz brotar nos catequizandos o reconhecimento da bondade e do amor de Deus com momentos de oração, reflexão e canção.

4° passo: Atividades de fixação

Agir Cristão: Exercícios elaborados para fixar o aprendizado adquirido no encontro, levando os catequizandos a se comprometerem com o modo cristão de agir e a viver a fé em família e em comunidade.


O CAMINHO DO ENCONTRO COM JESUS É PERCORRIDO EM COMUNIDADE Com a Coleção Sementes os catequizandos caminham junto com a família, o catequista e a comunidade em cinco tempos que os tornarão verdadeiros discípulos missionários. 1o Tempo Conhecer-se e Relacionar-se

1o Tempo Eu comigo mesmo e com o mundo Eu e o outro Eu e Deus

1o Tempo Relações fraternas vividas em Comunidade

2o Tempo Deus se revela: Palavra/Criação

2o Tempo Ele nos chama a viver este Projeto em Comunidade

2o Tempo Jesus anuncia: O Reino e as Bem-Aventuranças

2o Tempo Maria do Sim Jesus, a Nova Aliança

2o Tempo Faz Aliança Dá a Lei do Amor Fala pelos profetas

3o Tempo Caminhando em Direção ao Mistério Pascal

3o Tempo Crer no Deus Uno e Trino em Comunidade

3o Tempo Celebrar os gestos salvíficos de Jesus em Comunidade

3o Tempo Viver a fé professada e celebrada

4o Tempo Firmar as convicções de fé na comunidade

4o Tempo Dialogar em família Respeitar as diferenças

4o Tempo Eu, adolescente: razão e liberdade

3o Tempo Rezar a fé numa relação viva com Deus pra transformação da realidade

4o Tempo Faço opções, posso servir a comunidade DISCIPULADO

4o Tempo O agir do discípulo: vida de oração e cultivo de fé

5o Tempo Serviço aos irmãos

5o Tempo A força do Espírito na história e na Igreja é força para a missão

DISCÍPULO MISSIONÁRIO

5o Tempo Assumir a vocação e missão para servir a comunidade e a Sociedade


CONHEÇA A ESTRUTURA

Veja abaixo um trecho do livro do catequista e en Objetivos: apresenta a finalidade de cada encontro.

Atividades po apresen que facilita catequizand

Material de Apoio: dá dicas de materiais utilizados nas atividades e dinâmicas.

Formação do Catequista: prepara o catequista para o tema do encontro.

Os 4 passos de cada acordo com a passag de Emaús - Acolhime ritualização e Ativida


DE CADA ENCONTRO

entenda o passo a passo de cada encontro. Compromisso cristão: o ensino da catequese vivido no dia a dia.

s e Dinâmicas: cada tementa inúmeras dinâmicas tam o aprendizado dos ndos.

a encontro: metodologia de agem bíblica dos discípulos mento, Fundamentação, Espidades de fixação.

Vivendo a fé em família: nesta Coleção a família é fundamental para a evangelização.

Na coleção sementes você também encontra • Celebração e unção de envio do catequista. • Encontro de acolhida dos catequizandos. • Encontro sobre a Campanha da Fraternidade. • Celebrações litúrgicas para a iniciação cristã. • Ano Litúrgico: Com explicações sobre o significado e celebração dos tempos litúrgicos e sobre as principais celebrações da Igreja.


AGORA MAIS PRÁTICA E ACESSÍVEL PARA TODOS NOVO FORMATO: 16X23

MKT/AVE-MARIA

CATEQUIZANDO

cm

Sementes de Vida 1º Tempo: preparação para a Primeira Eucaristia 136 páginas

Sementes de Esperança 2º Tempo: preparação para a Primeira Eucaristia 232 páginas

Sementes de Comunhão 3º Tempo: preparação para a Primeira Eucaristia 184 páginas

Sementes de Esperança 2º Tempo: preparação para a Primeira Eucaristia 312 páginas

Sementes de Comunhão 3º Tempo: preparação para a Primeira Eucaristia 258 páginas

CATEQUISTA

Sementes de Vida 1º Tempo: preparação para a Primeira Eucaristia 160 páginas

Departamento de vendas: vendas@avemaria.com.br • Televendas: 0800 7730 456 Rua Martim Francisco, 636 - Santa Cecília - 01226-000 - São Paulo - SP Telefax: (11) 3823-1060 • www.avemaria.com.br

Compromisso com a Palavra de Deus


Coleção Sementes