Page 1


EDITORIAL

Bem- vindos! Vocês estão prestes a entrar no mundo fascinante da aprendizagem. Foram momentos que aconteceram no 2º semestre de 2013 e que deixaram saudades e satisfação por terem sido construídos com a participação brilhante de todos: alunos, pais e equipe do Colégio Piritubano. Quem os viveu, irá recordar. Quem está chegando agora no Colégio, vai conhecer um pouco das nossas festividades, projetos , atividades e passeios pedagógicos. À partir de agora, você também fará parte! Entre nestas aventuras, folheando cada página... O gostinho de “quero mais” ficará para a próxima edição da revista...Até lá! Simone S. Spiguel ( Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano)

COLABORADORES Adriana P. R. Viana, Ana Claudia S. da Silva Pimenta, Ana Lúcia R. Frederique, Ana Maria Domingues, Ana Paula Granado, Artur Luiz Ribeiro, Beatriz Roma, Camila M. de Andrade, Caroline de Freitas Correia, Claudia Ap. Carille, Denis Bezerra Soares, Duilio Perrucci Filho, Elaine M. Pujar, Eliane de Alencar, Eliane Maria de Santana, Elizangela Bertoli da Silva, Erica R. Cardoso Carille, Fabiana Paula de Almeida Vieira, Fabio C. da Cunha, Fernanda Ap. Garcia das Neves, Flávia M. de Almeida Barolo Teixeira, Heliana da Silva Sodré, Juliano R. de Oliveira Silva, Katia Regina Pagni, Leonete Lopes Similamori, Lúcia Regina S. Lamunier, Luciane da Silva Lima, Lucyano Gonçalves Santicioli, Mara Efigênia José, Marcos Henrique Brito de Moraes, Maria da Conceição Vieira da Silva, Maria Madalena Pimenta Lobato, Marilene Ferreira de Almeida, Marilia Lima Tonini, Patrícia Costa Silva, Patricia de Oliveira Bezerra, Patricia Zerbatti dos Santos, Rafael Lozano Marzinkowski, Ricardo Braga Melo, Rosany Felix de Mendonça, Sandra Aparecida Zuza da Silva, Silene Araujo da Silva, Simone Staseuskas Spiguel, Sônia Regina Pereira Ruivo, Tais Fernandes Barbosa e Valquiria Zaffani.

Produção: Editora Eco Vox Comunicação Tel: (11) 3871-9292 www.editoraecovox.com.br Artes: Carine Amaro Diagramação e Projeto Gráfico: Tel: (11) 3445-6975 www.assessoriatandera.com.br


Mural do Piritubano À Toda Equipe do Piritubano,

em os que ench “Recadinh ções de nossos cora alegria!”

Agradecemos a parceria nestes 8 anos, agradecemos toda dedicação aos nossos filhos, sabemos o quanto eles são amados por todos os funcionários e o quanto o Instituto está presente na vida deles, podem ter certeza de que este é o melhor investimento para eles, e é por isso que não abrimos mão deste ensino de qualidade! Obrigada a todos, Podem ter certeza de que, quando o nome deles estiver na lista dos aprovados das melhores universidades de São Paulo, será motivo de orgulho não só para nós, pais, como para todos os que diretamente contribuíram para que este sonho se torne realidade....... Muito obrigada! Feliz Natal e um 2014 repleto de bênçãos ! Um abraço!

Boa tarde! reunião poProfessoras, nos encontramos na o com carinh e ação dedic pela eço rém, já agrad , vocês são minha filha Samara . Simone, Mara passado todas profissionais “exemplares”. Havia ano, me por grandes decepções , e vocês, nesse as que se fizeram acreditar que existem sim, pesso e já, MEU Desd . as crianç s nossa com upam preoc MUITO OBRIGADA! , pelo priObs: Elisangela, meu agradecimento e sabe que meiro contato que tive com o colégio, pela atenção a primeira impressão é a que fica, , e pessoas marecebida, a Samara veio a encontrar ravilhosas . bano!!! Enfim, muito obrigada Colégio Piritu da aluna mãe s, eviciu Mink eth Elizab Rosangela Samara Minkevicius, do 4º ano B

André e Beatriz Aluno(a): Gustavo Amorim Castro – 4° ano B Giovanna Amorim Castro – 8º ano B

Muito obrigada. Estamos felizes também, por mais um ano que a Milena fará parte desse Instituto. Cada dia mais, aprendendo e me surpreendendo com os conhecimentos adquiridos com vocês. Obrigada por nos ajudar nessa longa jornada. Bom Natal e um Ano novo com muita saúde à todos. Aluna: Marily Lorenço da Silva – 4° ano A

4

Obrigada. Agradecemos por mais esse ano, de atenção, dedicação e carinho com nossos filhos. Desejamos à todo o corpo docente, coordenação e administrativo, um Natal chei o de amor em seus corações e que o Ano Novo trag a coisas novas, para se integrar e fortalecer nossas vida s com saúde, harmonia e sabedoria. Com carinho Carlos José, Leila , Andressa e Daniel Cocolete. Aluno(a): Andressa Alexandre Cocolete – 2° médio A Daniel Alexandre Cocolete – 6° ano A


Apresentação de Dança Dança é cultura. E que bom que vivemos em um país, onde a miscigenação cultural forma cada um de nós e nos torna indivíduos com uma consciência negra, amarela, branca...humana. Ao dançar o ritmo de outros povos, aprendemos a respeitar a diversidade e a lutar por um mundo melhor, com mais união e solidariedade. Assim, nossas meninas nos encantaram com ritmos variados como hip hop, dança indiana, dança circular, samba, ballet e outros. Cada faixa etária pode mostrar suas habilidades em expressão corporal e, o resultado foi um show de simpatia, desenvoltura e beleza. Parabéns, meninas!

Aulas de Violão Unidade 1 Ana Lucia Ramos Frederique (Professora de Artes e Música) Aconteceu na Unidade I uma aula experimental, com a presença dos pais, para encerrar as aulas de violão. Os pais puderam aprender duas notas no violão e um ritmo. Gostaram tanto que alguns até querem continuar aprendendo. Depois foi a vez dos filhos mostrarem o que aprenderam nas aulas, tocando músicas para os pais. Foi um momento muito gostoso, descontraído e muito importante para os alunos e pais. Agradeço aos alunos de violão pela dedicação e aos pais pela presença e participação. Em 2014, teremos a 1ª Audição de Violão para os alunos da Unidade I. Um grande beijo a todos!

5


“Recordar é Viver...”

Simone S Spiguel (Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano)

A comemoração do Dia dos Pais iniciou-se com um convite para a entrada no “túnel do tempo”. Os papais se transportaram ao passado e puderam resgatar com seus filhos, as brincadeiras de sua infância. Foi um dia de muita alegria com oficina de pipas, jogo de bolinhas de gude, pião, corrida de carrinhos no Autorama dentre outros. Teve até “grito de guerra” dos papais : “FILHINHA, FILHÃO, NÓS QUEREMOS DIVERSÃO!” . Quem se lembra?!?

6


Bom Dia, Querida Simone e Colegas!

Gostaria de ao mesmo tempo, agradecê-las e parabenizá-las pelo evento de sábado (Dia dos Pais). Meu marido voltou emocionado, e depois de ver as imagens, também fiquei. Parabéns pela organização, criatividade e principalmente, pelo carinho, atenção e toda essa dedicação de vocês. Meu pequeno tem evoluído muito; está um pouco mais extrovertido, pois é muito tímido,, mas se ele aprontar alguma, me avisem tá? rs.. Tem aprendido e se divertido com as atividades, a ponto de querer repeti-las em casa. Estamos muito contentes com esse desenvolvimento, e isso certamente graças à competência e carinho de vocês. O nosso muito obrigado e mais uma vez, parabéns a todos da equipe. Beijos e abraços, Bia, Deusdet e Dudu Beatriz Roma, mãe do Eduardo Roma do Carmo do Infantil I

Aconteceu em set embro...

Simone S Spiguel (Coordenadora Peda gógica do Infantil Encontro Pedagógi ao 5º ano) co Objetivo A busca do melhor já não se restringe m ais ao simples fato naliza os anseios e de crescer. A globali aproxima as pessoa zação amplia os ho s. O mercado, cond profissionais, inclu rizontes, caize nte com essa realida sive na área da Educ de, exige novas po ação. A constante bu ensino faz o Objet sturas de seus sc a de aprimoramento ivo realizar periodi camente cursos de e de avanços na meto Assim, em setembr ca pa dologia de citação, preparando o, os professores da s Unidades I e II do professores na exce do capacitação e ap lên co lég cia da educação. rimoramento de téc io, participaram de nicas para as aulas mais um encontro . Um corpo docent pedagógico, buscan e capacitado, faz a diferença!

7


BATIZADO DE CAPOEIRA Simone S Spiguel (Coordenadora do Infantil ao 5º ano) Fabio Cosmo (Professor de Capoeira) Aconteceu em dezembro mais um Batizado de Capoeira dos alunos do Infantil ao 5º ano. Assim, receberam uma nova graduação através do cordão, simbolizando todo o aprendizado do ano. A dança Guerreira e a História do Maculelê foram pontos fortes da apresentação assim como a ginga dos pequenos. Parabéns, meninos!

mais um

Simone S Spiguel (Coordenadora do Infantil ao 5º ano)

O Game Work é uma das formas avaliativas do aluno. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas multidisciplinares, realizado em grupos obtidos através de sorteio. Acontece semestralmente, para os que estudam do 1º ao 5º ano. Cada acerto é muito comemorado com vibrações, buzinadas, batidas na mesa e gritos de guerra . Os alunos aprendem a chegar a um consenso, a respeitar a opinião dos outros, a resolver conflitos, administrar o tempo e socializar conhecimentos adquiridos. Até o próximo game!

8


Simone S Spiguel (Coordenadora Pedagógica do Infantil e Fundamental I)

Este foi o tema da nossa feira cultural. A proposta pedagógica foi a de conhecer os artistas selecionados e recriar suas obras em 3 D. Essa ousadia resultou em trabalhos maravilhosos, com os alunos se envolvendo bastante em todas as produções. Quem nos visitou, teve a oportunidade de entrar literalmente na obra “O Quarto” de Van Gogh, no “ Morro da Favela” de Tarsila do Amaral, montar quebra-cabeças com as peças das obras de Mondrian, conhecer e tirar fotos com um Abaporu gigante, dentre outras atividades. Foi um passeio maravilhoso pelo mundo da Arte. Parabéns a todos que se empenharam e agradecemos a quem veio nos prestigiar!

“ Parabéns pelo trabalho, tudo estava muito lindo. Penso ser muito importante a transmissão de cultura para as nossas crianças”. Rachel Ribeiro Keedi mãe do aluno Felipe Ribeiro Keedi, 3º ano A “ Como sempre gostaria de parabenizar aos professores, coordenadores, aos alunos e a todos que trabalharam para que nossa feira cultural acontecesse em grande estilo, foi maravilhoso. Aprendi que com a arte curamos doenças e tornamos a vida mais feliz, que formas geométricas se tornam obras lindas, que a cor amarela é a cor da amizade e que existe vida nas obras mortas e que em meio a guerras políticas, encontramos artes maravilhosas. Estou muito feliz por ter aprendido muito até com os pequeninos que mal sabem falar. Obrigado a todos!” Cleonice Ap. Panini Ribeiro mãe do Andre Panini Ribeiro do 5º ano A

“ Que sucesso!!! Que trabalho lindo!!! Realmente Deus dá o dom que cada um merece! Me emocionei todo o tempo. Obrigada pelo trabalho e espero que a Duda tenha cumprido o papel” Kislene Gervasio de Aguiar, mãe da aluna Maria Eduarada Aguiar Zovédi do 4º ano A “ Parabéns a todos os professores e funcionários! A feira cultural estava linda, os temas e trabalhos estavam ótimos, toda a decoração ficou muito bonita, além dos alunos envolvidos. Adorei!” Tatiana Regina de Camargo, mãe do Gabriel Camargo Ravanhani do 2º ano A “Parabéns a todos. A mostra cultural estava linda, perfeita!” Luciana Aparecida Safra de Jesus, mãe do aluno Pedro Henrique Safra de Jesus do 2º ano B “Parabéns pela feira cultural, estava tudo lindo!!!” Sandra Ramos, mãe do Marcos Vinicius Ramos da Silva do 4º ano B e Francini Nigro de Stéfani, mãe do Pedro Nigro de Stéfani do Infantil II

9


OS PASSEIOS QUE ENSINAM

Simone S Spiguel (Coordenadora do Infantil ao 5º ano)

Os passeios pedagógicos são essenciais para estimular o aprendizado dos alunos. Agendamos as visitas com o objetivo de realizar uma ponte entre o conhecimento compartilhado em sala de aula e a realidade concreta. Os alunos vivenciam o que estão aprendendo e desenvolvem pontos de vista sobre diversos assuntos que, antes, só eram conhecidos na teoria. Nossos alunos visitaram, no segundo semestre de 2013, a Fábrica da Pullman (para conhecer de perto o processo de industrialização), o Museu Catavento (onde tiveram conhecimento de nanotecnologia, fontes de energia e magnetismo) e o Museu dos Insetos (os alunos puderam ver como as lagartas do bicho-da-seda produzem linha, além de curtirem o “baratódromo”, onde são realizadas corridas de baratas). Os passeios ensinam e trazem expansão de conhecimentos!

Ritual de Passagem

Simone S Spiguel (Coordenadora do Infantil ao 5º ano)

Nossos alunos do 5º ano estão se preparando para mais uma mudança que ocorrerá no seu ciclo de vida...a passagem para o 6º ano significa mudar de ambiente escolar, conquistar novos espaços, ter mais professores, enfrentar outras dificuldades, agir com mais independência e autonomia. Enfim, crescer mais um pouco... Para auxiliá-los nesta passagem, propomos uma visita à Unidade

II do colégio e o encontro dos alunos com alguns de seus futuros professores e com a Coordenadora Pedagógica Sandra Cristina, responsável pelo Ensino Fundamental (6 º ao 9º ano) e Ensino Médio. Desta forma, eles puderam tirar suas dúvidas com relação a nova etapa que será vivenciada em 2014 e sentirem-se mais seguros para enfrentar o que virá. Vocês deixarão saudades em todos da Unidade I , mas caminhar é preciso...passo a passo...pouco a pouco...

10


PREMIAÇÃO: MAIOR ARRECADAÇÃO DE PRENDAS DA UNIDADE I PARA A FESTA JUNINA

Simone S Spiguel (Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano)

O 4º ano B foi premiado com um pic- nic muito divertido no Parque Toronto, por ter sido a sala que mais arrecadou em número de prendas para a Festa Junina. Foram momentos de diversão, descontração e confraternização do grupo. Parabéns...vocês mereceram! Agradecemos aos pais de todos os alunos pela colaboração.

11


SEMANA

CRIANÇAS

DAS

Simone S Spiguel

No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver.” (Cláudio Nucci ) A Semana das Crianças é muito especial para nós e sempre planejada com muito carinho para homenagearmos nossos alunos. As atividades foram diversificadas com o dia do faz de conta, gincana, concurso de dança no videogame, camarim fashion, cama elástica , oficina de pirulitos de chocolate, dentre outras. Todos se divertiram muito. Confiram as fotos e vejam a alegria estampada em cada rostinho... “Obrigada a você, professora Conceição, a Simone e a todos do Piritubano por terem proporcionado ao Enzo uma semana alegre, divertida! O rostinho dele após a aula, e a atividade das festividades, foi de prazer, entusiasmo. E isso para mim, é o que mais importa. “ Iara Drimel – mãe do aluno Enzo Drimel do Infantil II

Durante a semana das crianças, aconteceu o primeiro Spelling Bee com alunos do 4º e 5º ano. Este é um campeonato de soletração em Inglês com a finalidade de fixar o alfabeto e o vocabulário deste idioma, favorecendo o aprendizado. As palavras foram sorteadas pelos participantes e os vencedores ganharam bombons e descontos até integrais na Escola Actus Idiomas para aprimorarem seus estudos. Alunos, preparem-se para o próximo Spelling Bee !

Simone S. Spiguel (Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano)e Marilia Tonini (profª de Inglês)

12


Formatura do Infantil

Simone S Spiguel (Coordenadora do Infantil ao 5º ano)

Parabéns aos formandos da Educação Infantil do ano de 2013. Pra vocês, deixo, com muito carinho, a letra de uma musiquinha... “Quando a gente cresce um pouco É coisa de louco O que fazem com a gente Tem hora pra levantar Hora pra se deitar Pra visitar parente Quando se aprende a falar se começa a estudar Isso não acaba nunca E só vai saber ler Só vai saber escrever Quem aprender o bê-á-bá E além do abecedário Um grande dicionário vamos todos precisar Com “a” escrevo amor Com “b” bola de cor Com “c”eu tenho corpo, cara e coração Com “d” ao meu dispor escrevo dado e dor Com “e” eu sinto emoção Com “f” falo flor Com”g” eu grito gol E com “h” de haver eu posso harmonizar Com “i” desejo ir Com “j” volto já Com “l” eu tenho luar Com “m” escrevo mão,mamãe, manjericão Com “n” digo não e verbo nascer Com “o” eu posso olhar Com “p” papai e pá Com “q” eu quero querer Com “r” eu posso rir Com “s” sapoti Com “t” tamanduá Com “u” urupunbupungá Com “v” juro que vi Com “x” faço xixi No fim o “z” da zebra” (música Bê a Bá , Elba Ramalho) Vamos continuar caminhando juntos no mundo da alfabetização e do letramento!

13


ALUNOS DE 2013 “DESTAQUES DOS BIMESTRES”

Simone S Spiguel e Sandra Cristina ( Coordenadoras Pedagógicas) A cada bimestre, o corpo docente da escola aponta os alunos que mais se destacaram pelo empenho, responsabilidade, disciplina, capricho e desenvolvimento geral nas atividades escolares. Acreditamos que tal indicação, sirva de incentivo ao escolhido para continuar com tais ações de mérito e, aos demais, a buscarem um aprimoramento. Parabéns a todos que se destacaram no ano de 2013!

1° Bimestre

Livia Lebeda Crispim Infantil I Fase I Manhã

Giovanna Vitoria Baatsch - Infantil III

Julia Escapucini Codorniz - Mikael Rocha Dos Santos Infantil I Fase II Manhã – 1º Ano A

Mariana Paiva Dos Santos – Infantil III Manhã

André Gondek Mendes – 1º Ano B

Henrique Marques Ferreira Gabriel Camargo Ravan– Infantil I Fase II Tarde hani – 2º Ano A

Gustavo Dos Santos Costa – 2º Ano B

Vitoria Hujcikova Alves – Infantil Ii Tarde

Mateus Paiva Dos Santos – 3º Ano A

Eduardo Firmino Da Costa Maria Eduarda Barreiro – 4º Ano B Irineu – 5º Ano A

Pedro Artur Ferreira – 5º Ano B

Priscila Ponte Fermino – 3º Ano B

Samara Parra Reis – Infantil III T

Emanuele Vieira Sborchia – Infantil I Fase II M

Andre Luis Boullon Paulino Enzo Fernandes Araujo João Victor Alves Camargo Ana Carolina Canhas De – 1ºA Queiroz – Infantil I FaseII T – 1ºB Almeida – Infantil II T

Lucas Sossai De Lima – 2ºA

Gustavo Lebeda Barboza – 3ºA

Bruna Mercer Segura - 5ºB

Beatriz Mendonça Mendes – 5ºA

Maria Luiza Albuquerque – 4º Ano A

2° Bimestre

Livia Lebeda Crispim Infantil I Fase I Manhã

Rene Victor Drovandi Lima Richard Spagiari – 2ºb – Infantil Iii M

Ellen Gabriely Da Silva Arroio – 3ºB

Maria Eduarda Aguiar Zovédi – 4ºA

Rebeca Andrade Morceli – 4ºB

UNIDADE I

14


UNIDADE I

3° Bimestre

Emanuele Vieira Sborchia – Infantil I Fase II Manhã

Pietra Oliveira Lima – Infantil II Tarde

Leticia Chiuratto Teixeira – Esther Rodrigues Alves 2º Ano A Catani – 2º Ano B

Leonardo Henrique Lima Nascimento – Infantil II Manhã

Arthur Felinto Pereira – Infantil III Tarde

Lucas De Sousa Silva – 5º Ano A

Leonardo Lebeda Crispim – Infantil III Manhã

Sarah Mendonça Lage Da Silva – 1º Ano A

Helena Papa De Longhi Olin – Infantil I Fase II Tarde

Pedro Santos Pequini – 1º Ano B

Ruan Shizuo Miyagaki – 3º Mariana Lopes Pestana – Ano A 5º Ano B

Ana Carolina Santos – 3º Ano B

Rafaela Vilela Carrer – 4º Ano A

Ana Clara Ferraz Barreto – 4º Ano B

João Vitor Sirilo Da Silva – 1º Ano B

Eduardo Roma Do Carmo – Infantil I Fase II Tarde

Rayssa Decaris Facchin – 2º Ano A

Bruno Rocha Moreira De Oliveira – 5º Ano B

Milena Lourenço Dias – 4º Estevão Morellon Coimbra Ano A – 4º Ano B

4° Bimestre

Livia Lebeda Crispim – Infantil I Fase I Manhã

Rafael Lopes Pestana – Infantil III Tarde

Pietra Oliveira Lima – Infantil Ii Manhã

Mikael Rocha Dos Santos – 1º Ano A

Leonardo Lebeda Crispim – Infantil III Manhã

Arthur Henrique Diogo Oliveira – Infantil II Tarde

Gabriela Pagni De Pinho – 2º Ano B

Lucas Henrique Lima Do Nascimento – 3º Ano A

Julia Oliveira Carvalho – 5º Luize Maria Miotto Silva – Ano A 3º Ano B

15


1° Bimestre

Thiago Ferrazin Fernandes Beatriz Calligari Moreira – – 9° Ano B 6° Ano A

Caroline Soares Eggerling – 1º médio A

Gabriella Ceruti De Pontes Gustavo Aroni Santana – 9° Ano A 7° Ano A

Gabriella Costa Silva – 6° Ano B

Aurelio Miguel Sales de Souza – 9° ano C

Luana Ortiz Silva – 8° Ano B

Carolina Momoli Da Costa – 7° Ano B

Karoline dos Santos Valls – 7° ano B

Renata Canivezo Cavalcan- Léticia Lima da Silva – 1º ti Alves – 3º médio A médio C

Amanda Moreno Ferro 3º médio B

Mariana de Carvalho Oliveira – 2º médio A

Larissa Henriques Ribeiro – 2º médio B

Giovanna Gabrielli Santos Vieira – 8° ano A

Gustavo Aroni Santana 7° ano A

Nicóly Gabrielle Schmidt – 6º ano A

Wendel Viana de Assis – 9° ano C

Isabela Domingues Raposo – 8° ano B

Julia Gasperini – 6° ano B

Gabriel Nascimento Francisco – 1º médio A

Ana Beatriz Luiz da Silva – Júlia Pereira Ruivo – 1º 2º médio B médio B

Thaina de Paula Bernardineli – 3º médio A

Gabriel de Souza Grego – 1º médio C

Emmily Sant’anna - 3º médio B

Vitória Amadio de Oliveira – 2º médio A

2° Bimestre

Nicole Ferreira Gonçalves dos Santos – 9° ano A

UNIDADE II

16


UNIDADE II

3° Bimestre

Pedro Felipe Pupin – 8° ano A

Beatriz Calligari Moreira – 6° ano A

Catharina Gallizzi Alves – 7° ano A

Gabriella Ceruti de Pontes Thiago Ferrazin Fernandes Gabriella Costa Silva – 6° – 9° ano A – 9° ano B ano B

Lais Brilhante Duarte – 8° ano B

Gabriel Henrique Carille – 7° ano B

Giovanna Dias de Oliveira – 1º médio A

Júlia Pierini Roberto – 1º médio B

Marcos Henrique Cruz Botelho – 9° ano C

Pedro Alexandre da Costa – 1º médio C

Júlia Os Vilarinho – 3º médio A

Amanda Moreno Ferro 3º médio B

Guilherme Farias Rampinelli Silva – 2º médio B

Anna Beatris Manfrinato Menghi Alves – 2º médio A

Natalia Moraes Favila – 9° ano B

Felipe Turatti Leone – 8° ano B

Guilherme de Almeida Oliveira – 8° ano A

Felipe Yudi Agarie – 7° ano A

Julia de Almeida Souza – 7° ano B

Tayna Cardoso Cugler – 6° Leonardo Kajiya Catalano ano B – 6° ano A

Matheus de Almeida Souza – 9° ano C

Júlia Pierini Roberto – 1º médio B

Giovanna Blazko Costa – 1º médio C

Gabriel Nascimento Francisco – 1º médio A

Aline Fernandes Martins – Amanda Moreno Ferro 3º médio A 3º médio B

4° Bimestre

17

Gabriella Ceruti de Pontes – 9° ano A

Alexandre Araujo Andrade Ana Beatriz Luiz da Silva – da Silva – 2º médio A 2º médio B


Feira Cultural Sandra Cristina (Coordenadora Pedagógica do Fundamental II e Ensino Médio) Profª. Patrícia Bezerra (Espanhol)

Como disse Samuel Blunter , escritor britânico, “Toda obra de um homem, seja em música, pintura, arquitetura ou qualquer outra coisa, é sempre um autorretrato! E quanto mais ele tenta se esconder , mais o seu caráter se revelará contra sua vontade!” Pensando nesta verdade, o colégio Piritubano desenvolveu como tema da feira cultural, tradicionalmente realizada no segundo semestre, o tema: “Livros... leitura e releitura”. Neste ano, excepcionalmente, contamos com trabalhos realizados não somente pelos alunos do ensino fundamental, mas também de nosso ensino médio que já participou deste tipo de atividade nos anos anteriores e queriam deixar a sua participação neste evento tão especial. Cada uma das turmas, orientadas pelo professor coordenador, dedicaram-se ao trabalho de uma obra clássica, conhecendo ainda mais sobre seus autores e contexto histórico em que a obra estava inserida e ainda foram convidados a apresentar um trecho do livro de forma artística. Devido ao grande número de visitantes as apresentações foram divididas em dois períodos nos quais foram apresentadas obras como “Flickt”, “Dom Quixote”, “Hamelet”, “O Pequeno Príncipe” “1808”, “Malba Tahan – O Homem que Calculava”, “Ayrton Sena”,”Morte e vida Severina” e “O mistério do cinco estrelas”. Mais uma vez os alunos surpreenderam a todos com apresentações maravilhosas e puderam vivenciar intensamente a frase de Charles W. Elliot: “Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.”


Prof. Lucia Lamunier Artes do Fund II - Manhã Toda turma do Maurício de Souza está em festa, e não é para menos, afinal neste ano a baixinha, gorducha e dentuça mais famosa das histórias em quadrinhos faz 50 anos. Nesse clima de festa, a turma do 6ºano da manhã, após pesquisas sobre a personagem, sua turma e seu criador, realizou trabalhos artísticos onde aprenderam técnicas de cópias de desenhos e de pintura em tela com cores puras, além do uso dos balões e das onomatopeias que são utilizados para a leitura dos sons. Também foram pesquisados sobre HQ (histórias em quadrinhos) no mundo: o gibi no Brasil, o mangá no Japão, ofumetti na Itália e o comics nos Estados Unidos. Parabéns Monica! Parabéns Maurício! Parabéns 6º ano A pelo trabalho e empenho!

19


Profª. Ana Lucia Ramos (Música) No dia 05/12 aconteceu a primeira Audição de Violão do Colégio Piritubano. Os alunos de violão puderam mostrar aos familiares tudo que aprenderam durante o ano, e fizeram bonito. Eles estavam muito empolgados e contentes com a apresentação, se empenharam muito nos ensaios. E só podia ser um sucesso mesmo, com tanta dedicação. Foi emocionante e fiquei orgulhosa dos meus alunos. A apresentação final com todos os alunos tocando e cantando uma música de Natal foi maravilhosa e muitas mães até choraram, foi emocionante mesmo. Agradeço aos alunos pela dedicação e aos familiares pela presença na Audição e pelo apoio. Um grande beijo a todos e até a nossa Segunda Audição de Violão!

BALADA “GLOW PARTY” Sandra Cristina Coord. Pedag. Fund II e Médio Foi em clima de muita alegria que os alunos do Colégio Piritubano participaram da 2ª Balada organizada pelo colégio. O evento contou com alunos do Ensino Fundamental II e Médio que puderam também convidar seus amigos para interagirem neste momento tão descontraído. Além dos rostos pintados, o sorriso de cada um deles demonstraram o quanto os alunos estavam felizes, afinal para alguns esta era a primeira balada de sua vida. “Para coordenação, direção e professores o evento foi um sucesso em todos os sentidos”

20


Língua Inglesa esta, aceitaram o desafio, participando ativamente e assiduamente “SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO” “TO BE OR NOT TO BE, THAT´S THE QUES- dos ensaios, demonstrando interesse, dedicação e entusiasmo durante todo o projeto. Quero parabenizar os alunos pelo excelenTION” te trabalho que realizaram e agradecer especialmente aos pais e responsáveis que mais uma vez não mediram esforços para tornar mais essa atividade possível e tão bem sucedida.

Profª Beatriz Roma Inglês Fund II e Médio Neste semestre, no projeto cultural, os alunos mergulharam no universo da literatura inglesa e tiveram a oportunidade de estudar e interpretar trechos adaptados de uma das mais importantes, renomadas e célebres tragédias da Inglaterra: “Hamlet”, do poeta e escritor inglês considerado o mais influente dramaturgo do mundo – William Shakespeare. Hamlet, o sonhador e impulsivo príncipe da Dinamarca que, tomado por dilemas éticos e morais e movido pelo desejo de vingança, provoca uma série de tragédias. Dentre todas as peças teatrais de Shakespeare, Hamlet ocupa um posto singular por sua riqueza e qualidade. É provavelmente a mais representativa, a que suscitou as mais diversas interpretações sendo ainda a mais adaptada, encenada e admirada nos palcos de todo o mundo. Ao longo de toda a história do cinema, já foram realizadas mais de 70 adaptações desta obra. Envolvidos por esse contexto, os alunos do 7º A puderam expressar seus talentos e mais uma vez surpreenderam em suas atuações. Diante de uma peça de elevado grau de complexidade como

21


Corrente do Bem “Missão Cumprida” Sandra Cristina e Simone Coordenadoras Nós do Colégio Piritubano queremos agradecer a todos os alunos, pais e familiares que contribuíram com nosso “Projeto pela Vida 2013” arrecadando fundos para a A.A.C.D. É muito bom saber que dentro do valor arrecadado está a nossa contribuição. Que em 2014 possamos novamente nos unir para continuar ajudando aqueles que mais precisam. “Nossos alunos mais uma vez mostrando que podem fazer a diferença” “Colégio Piritubano contribuindo para que o mundo tenha pessoas melhores”

Interclasse 2013 Profº Juliano Roberto Educação Física – Fund II e Médio Com o objetivo de interagir e estimular a prática esportiva entre os alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio Piritubano, o professor Juliano reuniu os alunos de todas as turmas, para promover mais uma vez os Jogos “Interclasses 2013”. Alunos divididos por turmas disputam desportivamente, sempre levando em consideração o respeito e o cumprimento das regras, itens primordiais para o trabalho em equipe. “Parabéns a todos os alunos que disputaram com garra e determinação este campeonato”


’ Laboratorio de Quimica ’ No ano letivo de 2013 os alunos do Ensino Médio (2º A e B) participaram do laboratório de química realizando a “Desidratação da Sacarose”. Esta experiência demonstrou que o ácido sulfúrico concentrado em sacarose (C12 H22O11) é desidratado formando o carvão esponjoso. A reação é fortemente exotérmica fazendo com que a água seja vaporizada. O vapor d’água e mais os gases CO e CO2 formados em relações colaterais deixam o carvão poroso. Segundo a reação abaixo

C12 H22 O11

H2SO4 conc

12C + 11H2O

Os alunos demonstram interesse e se orgulharam do resultado final, pois fizeram as experiências em grupo, trocando conhecimentos e percebendo a importância da observação.

23


1° Sarau

100 Anos de

Vinicius de Moraes Beatriz Zerbatti Jarnyk Aluna do 2º Ano do Ensino Médio A

O Sarau, Vinicius 100 anos, mostrou um pouco das obras do nosso querido compositor, músico e poeta Vinicius de Moraes, que dia 19/10/2013 completaria 100 anos.

24


Suas músicas como “Garota de Ipanema” e “Chega de saudade”, poemas como “A Partida” e “Pátria Minha” e os famosos sonetos como “Soneto de fidelidade” e “Soneto do amigo” entre outros, foram inspiradores para que juntamente com a dramaturgia teatral fosse realizado o evento tão esperado.

Os alunos puderam apresentar seus talentos embalados por composições que marcaram a época da Bossa Nova e com certeza marcaram também a vida de todos os que estiveram envolvidos no evento. Foram muitos ensaios, muita dedicação e muito esforço para que o espetáculo fosse digno do grande Vinicius de Moraes. “Porque a vida só se dá pra quem se deu, pra quem chorou, pra quem amou, pra quem sofreu”

25


SHOW DE DRUMMOND Profª Taís Fernandes. Língua Portuguesa Ensino Médio Sentimento do mundo, escrito por Carlos Drummond de Andrade, foi um show ímpar que aconteceu no segundo semestre de 2013, no colégio Piritubano. Alguns poemas deste livro ganharam o acompanhamento de instrumentos musicais e deixaram de ser, como alguns alunos pensavam, apenas versos. Nos primeiros momentos da apresentação observávamos um certo estranhamento por parte dos adolescentes do Ensino Médio, mas aos poucos eles foram se soltando, mexendo os pés, as pernas até que os corpos já não estavam mais inertes, pois se deixaram envolver pela “Companhia de Teatro Letra Jovem”, que interagia com todos, literalmente acontecendo um Show de Drummond. Portanto, mais uma vez, parabéns aos nossos alunos por prestigiarem a cultura e apoiarem a iniciativa do colégio em espalhar as sementes do conhecimento.

26


UNIDADE I - Rua Joaquim Oliveira Freitas, 1800 11 3906 - 9780 / 3902 - 5800 / 95413 - 9424 UNIDADE II - Rua Roberto de Lamenais, 314 11 3902 - 2775 / 3902 - 4680 / 95413 - 9423

www.piritubano.com.br l secretaria@piritubano.com.br

Profile for Editora Eco Vox / eVox • Mídia Digital

Colégio Piritubano 6ª Edição 2° Semestre 2013  

Colégio Piritubano 6ª Edição 2° Semestre 2013  

Advertisement