Page 1


2 | Instituto Educacional PIRITUBANO


EDITORIAL “A união faz a força”, é uma frase popular que foi muito bem aplicada neste 1º semestre no Instituto Educacional Piritubano. Assim, a união fez a força quando toda equipe de profissionais e alunos, trabalharam em prol do Projeto pela Vida e arrecadaram tantas doações que puderam servir não só à entidade escolhida, mas a outras, afiliadas a mesma. A união fez a força quando os alunos do 3º ano médio ganharam de virada, a viagem de formatura dos seus sonhos, no programa “O Último Passageiro”, exibido pela Rede TV. A união fez a força no 16º Campeonato de Futsal Novos Talentos, no qual os meninos abrilhantaram as quadras com muita raça, sob o comando de seus treinadores e da fiel torcida. A união fez a força em todos os eventos de sucesso: na comemoração do Dia das Mães,na Festa Junina, desde a preparação por uma equipe de profissionais dedicados e amantes do que fazem, até os convidados que participaram com enorme alegria. É por isso que, melhor dizendo, a união FAZ a força neste colégio! E queremos agradecer a todos desta grande família: pais, alunos e funcionários. Unidos, chegamos lá! Unidos, fizemos esta revista!

Colaboradores

Adriana P. R. Viana, Adriana S. Valério, Ana Claudia S. da Silva, Ana Lucia R. Frederique, Andrelita da C. dos Santos, Artur Luiz Ribeiro, Beatriz Roma, Caroline de F. Correia, Cladiana de S. Jesus, Claudia Ap. Carille, Cristiane H. de A. Ribeiro, Cristiane N. F. Farina, Denis B. Soares, Duilio P. Filho, Elaine M. Pujar, Eliane Maria de Santana, Elizangela Bertoli, Erica R. C. Carille, Fabiana Paula de A. Vieira, Fabio C. da Cunha, Flávia Mayer, Juliano Roberto de O. Silva, Karina P. de Almeida, Katia Regina Pagni, Leonete Similamori, Lucia Regina S. Lamunier, Luciane da S. Lima, Mara Efigênia José, Marcos Henrique B. de Moares, Maria da Conceição V. da Silva, Maria Madalena P. Lobato, Marilene F. de Almeida, Marilia L. Tonini, Patrícia C. Silva, Patricia de O. Bezerra, Patricia Z. dos Santos, Rafael L. Marzinkowski, Rosany F. de Mendonça, Sandra Ap. Zuza da Silva, Sandra Cristina L. Melchior, Sandra Cristina Marins, Sidnei Martins, Simone S. Spiguel, Solange de J. Vilicic, Sonia Regina P. Ruivo, Tais F. Barbosa, Tatiana Orite e Valquiria Zaffani. Produção: Editora Eco Vox Comunicação - Tel.: (11) 3871-9292 | Projeto Gráfico: Felipe” Emple OBS: O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes Instituto Educacional PIRITUBANO | 3


Carnaval no Colégio Piritubano

Simone S. Spiguel ( Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

Carnaval é uma festa folclórica comemorada diferentemente em cada região brasileira. Este ano, o projeto desenvolvido desde a Educação Infantil até o 5º ano, focou a Região Sudeste. A proposta foi a criação de uma “Escola de Samba Mirim” já que os desfiles ocorrem tradicionalmente em São Paulo e Rio de Janeiro com bastante relevância. Assim, a Escola de Samba “Unidos do Piritubano”, entrou na quadra do Colégio para desfilar. O tema do samba-enredo foi “Volta às aulas” e foi composto pelos alunos do 5º ano juntamente com a professora Fabiana Paula. Estes alunos, representaram a bateria da escola e arrasaram tocando seus instrumentos feitos com sucata. As outras turmas, também escolheram suas alas na escola de samba. Tivemos o Infantil como “Pintando o Sete”, as “Figuras Geométricas” e o “Material Escolar”; o 1º ano, representando a “Ala do Alfabeto”; o 2º ano com a “Ala dos Professores”; o 3º ano com a “Ala de Português” e o 4º ano com a “Ala de Matemática”. As fantasias foram improvisadas com criatividade para o nosso desfile e o samba-enredo pegou! Foi um dia de muita descontração e alegria! Conheça a letra do nosso samba-enredo: “Explode volta às aulas” Profª Fabiana Paula e alunos do 5º ano Grito: Arrepia Piritubano! Lá vou eu (2x) Me levo pelo mar da educação Sou mais um estudante Rumo ao carnaval Adeus descanso e moleza Um dia, eu volto para as férias curtir. Não vou chorar, porque aqui vou sorrir/estudar. Felicidade, as aulas acabaram de começar. REFRÃO Explode animação Na maior felicidade As aulas começaram Passei de ano e vou fazer novas amizades. ----Oi , na leitura e na escrita eu vou... Na mochila eu escondo a preguiça, amor.... As aulas trazem esperança e ansiedade Vou estudando em busca da felicidade. REFRÃO Explode animação Na maior felicidade É lindo o Piritubano Contagiando e sacudindo Essa comunidade. 4 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Arrecadação Solidária

Simone S. Spiguel ( Coordenadora Infantil e Fundamental I)

No “Projeto pela Vida” realizado anualmente pelo colégio, pais e turmas do Infantil ao Ensino Médio, se mobilizam para arrecadar produtos necessários à instituição indicada e escolhida pelos próprios alunos para receber doações. Neste ano, a instituição C.R.I.S.T.O (Centro de Reestrutaração, Inclusão Social e Trabalho Ocupacional) foi a beneficiada. É bonito de se ver a equipe de funcionários do colégio, os alunos e familiares, trabalhando em prol de uma causa social com tanto empenho, alegria e dedicação. O resultado, é a satisfação no coração dos que “se doaram” literalmente, e a gratidão dos que receberam nosso auxílio, como foi expresso na carta a seguir:

C.R.I.S.T.O. Centro de Reestruturação Inclusão Social e Trabalho Ocupacional Boa Noite; Primeiramente gostaríamos de parabenizá-los pela iniciativa deste maravilhoso Projeto, pela participação de todos, desde funcionários até aos alunos do Colégio Piritubano. Faltam palavras para agradecer, desde a escolha da nossa Instituição até as doações que recebemos. Referente às doações, devido à quantidade de mantimento ser grande, supriu nossas necessidades e pedimos autorização para que possamos ajudar outras Instituições Carentes da nossa região, que também necessitam! Nosso muitíssimo obrigado, que Deus abençõe a todos que “abraçaram esta causa”. As portas da nossa Instituição estão abertas para que a equipe do Colégio Piritubano venha nos conhecer! Grata, Tharsila Sacomano e Equipe C.R.I.S.T.O.

Instituto Educacional PIRITUBANO | 5


Dia Mundial da Água: Profª Elaine Pujar

No dia 22 de março, as turmas do 4º ano A e B fizeram uma exposição sobre a água do nosso planeta. A ideia desta exposição partiu de uma experiência nas aulas de ciências onde os alunos representaram, utilizando garrafas PET, a quantidade de água existente em nosso planeta: Representação dos Oceanos: 4 xícaras de chá; Geleiras: 5 colheres de sopa; Lençóis subterrâneos: 1 ½ colher de sopa; Lagos salgados: 6 gotas; Lagos nãosalgados: 6 gotas; Umidade do solo: 3 gotas; Atmosfera: 2 gotas; Rios: 1 gota Com isso, perceberam a importância de não desperdiçar água. Eles puderam conscientizar os demais alunos do colégio e os pais, sobre a importância de economizar água, já que a água doce e potável existente está acabando. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos. Se economizarmos, a água não faltará.

6 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Páscoa

Simone S. Spiguel (Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

O projeto Páscoa foi desenvolvido com as turmas do Infantil, interligando as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História e Música, de uma forma bem lúdica e prazerosa. Criamos o espaço “Toca do Coelho” que foi visitado diariamente pelas crianças. Lá, eles realizaram diversas atividades com o calendário (dias da semana, dias do mês),fizeram contagens para descobrir quanto tempo faltaria para a chegada do coelhinho, cantaram músicas típicas, “escreveram” cartinhas de Páscoa, “caçaram” ovinhos, trabalhando com as noções de quantidade, descobriram as características do coelho como animal, dentre outros aspectos desenvolvidos. Enfim, o coelho chegou ao colégio e todos os alunos curtiram este momento.

Instituto Educacional PIRITUBANO | 7


Indiaria

Simone S. Spiguel (Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

“Vamos brincar de índio!” Assim foi a nossa oficina “Indiaria” no dia 16 de abril. Os alunos assistiram a um teatro de bonecos sobre uma lenda indígena e puderam plantar, brincar de caçar e pescar como os índios. Este dia, foi dedicado à valorização da diversidade cultural e nos proporcionou uma reflexão sobre a importância da preservação desses povos, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

8 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Cidade do Livro:

um espaço de valorização da leitura Profª Luciane Lima

No dia oito de maio, a Educação Infantil e o 1º ano fizeram uma excursão à Cidade do Livro. Fundada em 1997, a Cidade do Livro é um espaço tematizado, onde crianças se divertem. Este passeio cultural é altamente educativo e ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura. Nos vários ambientes distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, as crianças aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania. Uma Viagem inesquecível! Em uma livraria infantil, as crianças embarcam para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar, desde cedo o hábito da leitura. Nos divertimos com o teatro de bonecos e aprendemos muito interagindo com as monitoras e passeando pelos espaços destacados:

• Prefeitura: teatro interativo de bonecos • Vila do Saber: contação de histórias • Lava rápido: higiene pessoal e economia de água • Bicholândia: oficina de atividades manuais • Praça do Papel: árvore falante • Castelo das Delícias: lanche e coleta seletiva de lixo • Cantinho da Leitura: manuseio e compra de livros Saímos da escola às 7h30 e voltamos por volta das 12h00 cheios de histórias para contar!

Instituto Educacional PIRITUBANO | 9


Dia das Mães

Simone Spiguel (Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

“Tudo o que sou e que sempre desejei ser, eu devo a meu anjo Mãe” (Abraham Lincoln) Para comemorar o “Dia das Mães”, realizamos uma Matroginástica que, como o próprio radical da palavra define, é uma ginástica praticada com a mãe. Foram momentos agradáveis e emocionantes. No final, os alunos cantaram com a voz e com o coração, para suas mães queridas. Parabéns a todos pela participação! Mensagens das mamães sobre este dia: Bom dia, Gostaria de agradecer a homenagem às mães... Foi uma manhã maravilhosa... Essas coisas fazem um bem pro coração da gente que vocês nem imaginam!!!! Adoro quando as crianças se expressam com música. E o presente é lindo... Uma mensagem e assinado por eles... É de derreter qualquer um!!!! Quero parabenizar à todos, principalmente à coordenadora Simone, que é muito simpática, gentil e tranquila. Estou muito feliz com o colégio. Parabéns Mara,Prof. Conceição, Elaine e Fabiana. Elaine Cristina Lopes – mãe do Rafael Lopes Pestana (Infantil II) e Mariana Lopes Pestana (4º ano)

10 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Bom dia / Boa Semana! Gostaria de parabenizar a coordenação e os professores pela linda homenagem preparada com tanto carinho para nós, é nessas horas que percebemos como nossos filhos são considerados e nós também. Beijos a todos! Cleo – mãe do Andre Panini Ribeiro ( 4º ano)

Tia Simone, profª Cris, todos os educadores do colégio: Muito obrigada por sábado. Como me emocionei! São em coisas simples que o amor verdadeiro é expressado, e foi na simplicidade que vi meu Enzo, tesouro da minha vida, cantando e me procurando, mandando beijinhos e abraços. Como me sinto abençoada e especial por ser mãe desse anjo que Deus me enviou. ... Muito obrigada por existirem e cuidarem tão bem do meu tesouro. Com carinho. Iara –mãe do Enzo Drimel ( Infantil I)

Instituto Educacional PIRITUBANO | 11


Museu da Língua Portuguesa

Profª Fabiana Paula

No dia 13 de março, os alunos do 5º ano, vivenciaram uma nova experiência: a visita ao Museu da Língua Portuguesa. Essa visita, teve como objetivo, integrar nossos alunos na compreensão histórica e cultural da nossa língua, resgatando não só os conhecimentos ortográficos e gramaticais, mas a interação com a formação social linguística do Brasil. Nossos alunos compreendem hoje que, muito mais que um país, somos uma nação com sua língua, sua cultura e sua história.

12 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Salada de Frutas do Infantil

Profª Cristiane Farina

A turma do Infantil I fez uma bela salada de frutas! Antes de degustá-la, puderam explorar todos os sentidos ao manusear cada fruta. Discriminar o cheiro, a forma, as cores, a textura, o peso, fez parte da atividade destas crianças que estão descobrindo o mundo através de suas percepções. Foi possível comparar tamanhos, estabelecer igualdades e diferenças. Foi conversado sobre a higiene nos momentos das refeições, no preparo dos alimentos e a importância de uma alimentação variada. Enfim...todos experimentaram e aprovaram. Foi uma aula rica mas... não só em nutrientes!

Instituto Educacional PIRITUBANO | 13


O mais novo ganhador do “Último Passageiro”... Colégio Piritubano Sandra Cristina Coord. Pedag. Fun II e Médio

O Último Passageiro é um game show da emissora RedeTV. Três escolas inscritas disputam uma viagem de formatura para o Club Med em Itaparica com tudo pago. São realizadas provas, sendo que a última delas é a Esteira, onde cada pergunta é feita a um passageiro e se o mesmo acertar, embarca no Ônibus. A equipe que chegar primeiro no último passageiro da esteira, tem a chance de escolher uma chave, entre duas, para ligar o ônibus. Se acertar, a equipe ganha a viagem. E foi nesta emoção que os alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Piritubano conquistaram esta grande VITÓRIA no dia 15/06/2012. Impossível relatar os momentos vividos naquela noite... emoção, nervosismo, fé, choro, esperança e principalmente, a certeza da vitória. As provas erradas foram superadas no finalzinho, em cada resposta correta, dada pelos nossos heróis. A escolha da tão esperada chave, que finalmente, ligou o ônibus e fez do sonho dos nossos alunos a certeza da conquista, contagiou a todos da torcida que até aquele momento sofria, rezando em silêncio. UNIÃO esta é a palavra que expressa cada dia, cada voto no embarque virtual... Enfim 3º Médio, vocês são merecedores desta vitória... não podia e não foi diferente... Deus assim planejou... Eu tenho muito orgulho de poder fazer parte deste momento. Professores Duilio e Artur, a angústia de vocês não foi diferente; obrigada pela força e pelas orações, vocês fazem parte deste momento mágico, afinal pessoas fantásticas e profissionais maravilhosos como vocês, não podiam ficar de fora deste grande dia. “A diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força, nem o conhecimento, mas sim a vontade de vencer” (Vicent Thomas Lombardi)

14 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Gabriella Santana (aluna do 3º médio) Eu quero agradecer primeiro a Deus que nos iluminou desde o principio e fez com que tudo desse certo, também a nossa guia Sandra Cristina Marins que fez de tudo para que o nosso terceirão participasse do Último Passageiro, ela não é apenas a nossa coordenadora e sim uma grande amiga que não deixou de apoiar, lutar, se sacrificar e torcer para que nós ganhássemos. Muito obrigado a todos que votaram sem parar, ficaram com dor nos dedos de tanto digitar aqueles códigos, a quem fez campanhas, comunidades não foi a toa: ganhamos com 55% dos votos!!! Ganhar a viagem foi muito emocionante, mas ver a sala unida com um único objetivo foi a melhor parte! Eu tenho orgulho de dizer que eu faço parte desse bando de louuucooos! E agora é só aguardar Itaparica no final do anooo galeraaaaaaaaaaa!

Rafaela Silveira (aluna do 3º médio) Impossível falar em vitória a esta altura sem pensar no sofrimento, no esforço, e na fé. Tínhamos o dever de prestar uma singela homenagem a nossa coordenadora Sandra Cristina e a nossos professores, foram vocês que nos permitiram crescer, aprender e ganhar essa batalha, vocês são como pais que seguram a mão de um bebê quando ele vai dar o primeiro passo, e sexta vocês soltaram nossas mãos e nos deixaram dar os primeiros passos sozinhos e o melhor é que não caímos, e não nos machucamos, nosso sentimento de gratidão é imenso e sem palavras que possam definir.

Instituto Educacional PIRITUBANO | 15


O LIXO NOSSO DE CADA DIA Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as consequências negativas que o lixo produz ao meio ambiente? Foi assim que o tema foi abordado com os alunos do 3º ano. Eles aprenderam a diferenciar o lixo orgânico do inorgânico, e a sua classificação como: lixo industrial, lixo domiciliar, lixo hospitalar, lixo comercial . Assim, puderam conhecer a forma correta de coletar cada um e seu destino para tratamento: aterro sanitário, incineração, reciclagem e compostagem. Para incentivar as crianças desde cedo a reutilizar o nosso lixo de forma inteligente e criativa, os alunos fizeram caixas de coleta de lixo, separando-os conforme aprendido. No final, criaram objetos bem interessantes com esta sucata; ou seja, praticaram o conceito de reciclagem. Reciclar é

uma forma simples de ajudar o nosso Planeta a se livrar do lixo e prolongar nossa sobrevivência e qualidade de vida. Recicle também!

Saúde Bucal Simone Spiguel ( Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

Recebemos a Odontonantes, empresa de Odontologia, para dar uma palestra aos alunos sobre a importância da higienização bucal para a prevenção de doenças. As turmas do Infantil ao 5º ano, assistiram a um filme e puderam tirar dúvidas com o Dr Paulo Nantes. Além disso, proporcionamos em parceria com a clínica, uma profilaxia e aplicação de flúor gratuitas, com horário previamente marcado. Queremos ver nossos queridos alunos com um sorriso belo e saudável, sempre!

16 | Instituto Educacional PIRITUBANO

Profª Cristiane Henriques


A importância do movimento na

Educação Infantil

Simone Spiguel (Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

Puxar, empurrar, rolar, saltar, andar sobre linhas no chão, arrastar, engatinhar, se equilibrar em um só pé, andar para os lados...parecem simples brincadeiras de criança. Mas, através destes movimentos, os alunos adquirem noções de lateralidade, coordenação motora, força, agilidade, percepção, equilíbrio, dentre tantas outras capacidades e habilidades essenciais para a faixa etária. Assim, são as aulas de movimento da Educação infantil que ocorrem semanalmente. Através delas, prevenimos problemas de aprendizagem, estimulando o tônus muscular, a postura, as noções de lateralidade, a consciência corporal e a socialização. Os exercícios são bem atraentes às crianças e levam a uma melhora gradativa das habilidades manuais solicitadas pelo grafismo.

Game Work Simone S. Spiguel ( Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

Os alunos do 2º ao 5º ano realizaram o IX Game Work As turmas estavam animadas e com seus apitos e cornetas, comemoraram cada questão respondida corretamente. O jogo incentiva o estudo, a busca pelo conhecimento e o trabalho em equipe. No próximo semestre, tem mais!

Instituto Educacional PIRITUBANO | 17


Arraiá do Piritubano

Simone S. Spiguel (Coordenadora Pedagógica Infantil e Fundamental I)

Neste ano, além de aproveitarmos a Festa Junina como um evento tradicional, resolvemos explorar com os alunos, os diversos ritmos tradicionais do Brasil. Cada turma, pode representar uma das regiões e conhecer um pouco mais das suas danças. Além de curtirmos a festa, foi um evento cultural que proporcionou um novo aprendizado. Quem foi, pode apreciar dentre outras, a dança da Catira e do Pezinho da região Sul e até ficou sabendo que a música “Mulher Rendeira” de Tonico

18 | Instituto Educacional PIRITUBANO

e Tinoco dizem ter sido composta pelo cangaceiro Lampião, para homenagear sua avó, que era rendeira, por ocasião do seu aniversário. A festa contou com muitas barracas de delícias, brincadeiras juninas e com a alegria de todos os presentes. Parabéns aos alunos pela brilhante participação e agradecemos aos pais e convidados que nos prestigiaram neste evento. Esperamos estar juntos novamente no próximo ano!


Gil Vicente em cena

Profª Tais Fernades Língua Portuguesa

Extra! Extra! “Documentos de autoridades suíças comprovam depósitos dos fiscais do Rio suspeitos de corrupção”, anuncia a revista Veja on-line, em 29 de janeiro de 2003. Esta reportagem não é “novidade” para o povo brasileiro e tão pouco exclusiva do nosso país, pois há décadas o autor Gil Vicente declarou em forma de peça teatral as mazelas da sociedade portuguesa, denunciando por meio de alegorias as representações sociais da época na pele do sapateiro, do juiz, da alcoviteira, do corregedor, etc. em o Auto da Barca do Inferno. Talvez seria necessário retirar da ficção os julgadores Diabo e Anjo, ambos responsáveis por direcionar as personagens para a barca do Céu ou para a do Inferno, - de acordo com o seu comportamento em vida – visto que na realidade de hoje, em pleno século XXI, somos marionetes de pessoas despreparadas moralmente e intelectualmente. E foi com esta mistura entre passado e presente que os alunos do Colégio Piritubano foram presenteados com a apresentação da peça de Gil Vicente pela “Companhia de Teatro Letra Jovem”, a qual mesclava os diálogos do texto original com a linguagem dos jovens, ganhando a admiração de todos.

Instituto Educacional PIRITUBANO | 19


Aulas de Laboratório... Lugar de Aprendizagem Profº Sidnei Martins Ciências e Biologia

O processo educativo acontece por meio da interação do aluno com o meio, através de desafios que agucem sua curiosidade e assim cheguem ao conhecimento, e é com este intuito que os alunos do 6°, 7° e 8° anos do Colégio Piritubano tem a sua disposição, um aparato laboratorial que visa uma aprendizagem de forma prática do conteúdo aprendido em sala de aula, pois na disciplina de Ciências, teoria e prática andam em uma simbiose muito mais forte do que nas demais disciplinas. Pesando nisso, o corpo docente da área de Ciências biológicas do Colégio Piritubano elaborou, neste semestre, aulas laboratoriais com uma grande variedade de conteúdos sugeridos pela apostila (sistema Objetivo), proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender como funciona a fermentação dos fungos e observar o coração de um boi, por exemplo. O processo de ensino-aprendizagem, em nosso colégio, inicia-se com a parte teórica dentro da sala de aula, em seguida aplica-se a parte experimental, porque é neste momento que o aluno percebe sua capacidade em associar assuntos relacionados à teoria de forma dinâmica, como, por exemplo, o que ocorreu com o experimento desenvolvido com o fungo do fermento do pão, pois os alunos visualizaram o processo de fermentação que ocorre quando fazemos o pão e a produção de outros alimentos, tais como a cerveja e o vinho. Em outro momento, os discentes observaram o coração de um boi e puderam comprovar as semelhanças entre o órgão do animal com o do ser humano, visto que ambos são mamíferos e possuem as mesmas características morfológicas – internas e externas - exceto o volume. O objetivo desta aula era utilizar as teorias aprendidas em sala e transportá-las para o mundo prático, o mundo das novas experiências.

20 | Instituto Educacional PIRITUBANO


o ã ç a z i n r e d o m o A n i s n do e

Débora Kobayashi e Pedro Muriel (alunos da 1ª série do Ensino Médio)

Os alunos estão cansados de terem que todos os

pendentemente da matéria, alunos sempre ficam

dias abrir as apostilas e cadernos. Portanto, com o

entediados, por isto o professor deve inovar. Os re-

tempo, desculpas simples surgem, dizendo que a vida

cursos tecnológicos são fundamentais para tornar as

escolar seria facilitada e mais interessante, com o

aulas mais instigantes e aproveitáveis.

uso de notebooks em sala. Porém, a tecnologia di-

Sabemos que, às vezes, salas de aula podem ser

gital, como uma forma pedagógica adicional, não é

um ambiente um tanto quanto monótono. As aulas

realmente necessária todos os dias durante as aulas.

digitais podem ser um jeito mais prático de expressar

Afinal, em que os instrumentos digitais contribuem

a matéria, e também uma forma de chamar mais a

para a educação dos alunos e como poderíamos usar

atenção do aluno, facilitando sua compreensão sobre

esta tecnologia sem extrapolar os limites?

o assunto. Foi o que ocorreu na última terça-feira, dia

Vale a pena levar a tecnologia para a classe, se

6 de março, em que a aula de português foi realizada

estiver dentro do assunto estudado. Isso exclui, por

em área livre, com o uso de vídeos e da explicação

exemplo, as apresentações em Power Point que ape-

da professora Taís; em outras palavras, foi bastante

nas deixam as aulas mais divertidas, os jogos de com-

apreciável tal aula, mais espontânea e divertida, do

putador que só entretém os alunos ou aqueles vídeos

que seria dentro de uma sala de aula com a professo-

que simplesmente ensinam superficialmente.

ra tentando explicar o assunto enquanto alguns pres-

O professor deve tentar ser criativo e espontâneo, tentando chamar mais a atenção dos alunos. Inde-

tam atenção e outros atrapalham o desenvolvimento escolar dos colegas.

Instituto Educacional PIRITUBANO | 21


XVI Campeonato de Futsal Novos Talentos

Profº Juliano Roberto Ed. Física

Visando o desenvolvimento espiritual, intelectual e físico dos nossos alunos, o Colégio Piritubano juntamente com a ACM Lapa, participou mais uma vez no ano de 2012, do XVI Campeonato de Futsal Novos Talentos, realizado na própria sede da ACM Lapa. Com quatro categorias inscritas sub 09, sub 13, sub 15“A” e sub 15”B”, nossos atletas mostraram garra, determinação, companheirismo e comprometimento com suas responsabilidades. Desde novos, já vivenciam o ganhar e o perder. Conseguimos classificar duas equipes para as semi-finais, a categoria sub 13 conquistando o segundo lugar na final super disputada com o Colégio Santo Ivo e a categoria sub 15”A” que ficou na quarta colocação disputando o último jogo com a ACM Lapa. “Agradeço a todos os meus alunos/atletas que participaram do campeonato, aos pais pelo comprometimento de levar seus filhos para os jogos e treinos, as diretoras e coordenadoras que confiaram no meu trabalho. Não posso deixar também de agradecer a nossa torcida que nos apoiou em todo os jogos, ao Profº Felipe Poli, que veio para somar me ajudando durante todo o campeonato.”

22 | Instituto Educacional PIRITUBANO


CARTA ENVIADA PELA MÃE DO ALUNO ALEXANDRE DO 7º ANO A Valeu Jú! Não fiquei triste, embora quisesse muuuuito ver vocês campeões, mas sempre fica o lado bom, quase que não fomos para as finais! E de repente! Vocês estavam lá disputando o segundo lugar com muita vontade e força. Vencer é muito bom, mas o segundo lugar foi pra lá de especial! Fiquei orgulhosa de vocês dois professores e de toda equipe, de verdade! Você Jú tá em meu coração para sempre, o Alê é meu terceiro filho, portanto já passei por vários professores de meus filhos, e nunca vi uma pessoa gostar tanto do que faz, deixando de lado a hora tão sagrada de seu descanso, para se dedicar a suas molecadas e sofrer tanto quanto eles, quando vem a derrota. ADORO VOCÊ JÚ!!! E SEU PARCEIRO. Beijos... Morgana Lozano

Instituto Educacional PIRITUBANO | 23


S.P.H – Só por hoje

Profª Valquiria Zaffani Sociologia

No dia 30/03/2012, foi realizado no Colégio Piritubano a palestra do grupo “S.P.H – Só por hoje” com o palestrante Arnaldo Siqueira, que colocou os alunos diante da realidade da vida, tratando de assuntos como drogas, aborto, bullyng, gravidez na adolescência algo tão comum nos dias de hoje, o respeito com a sociedade e consigo mesmo e principalmente sobre a importância e a valorização da família. O objetivo da palestra era levar informações reais do cotidiano dos alunos, criar espírito de cidadania e abrir novas perspectivas de vida para atual sociedade. Entender o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições. Dando continuidade ao projeto em sala de aula foi trabalhado com os alunos um texto próprio sobre “A importância de viver em sociedade”, baseado no conteúdo da palestra e a letra da música, “É preciso saber viver”, com o objetivo de mostrar o individual e a relação social que o aluno tem dentro do grupo que o cerca, vivendo em contínuo processo de socialização.

Visita a Pinacoteca

Profas Ana Lucia Frederique e Lucia Lamunier Artes

Em visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo no dia 24/04/2012 os alunos do 6º ao 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer um acervo definido como "Uma coleção de arte brasileira" - um de seus traços distintivos - a Pinacoteca conta hoje com cerca de 5.000 obras, predominantemente de artistas nacionais do século XIX. Sempre monitorados, os alunos fizeram a visita em várias salas onde as obras estão expostas e ouviram as explicações com muito interesse e admiração.

24 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Laboratório de Matemática Profª Érica Carille Matemática

As aulas de laboratório de matemática propiciam aos alunos a visualização e a constatação através de jogos, figuras e demonstrações de fórmulas, de como será trabalhado o conteúdo em pauta. É uma ferramenta auxiliar no ensino aprendizagem. No 1º bimestre registrei algumas aulas de laboratório, realizadas em grupos por algumas turmas do Ensino Fundamental II.

Instituto Educacional PIRITUBANO | 25


Profª Patricia Zerbatti Língua Portuguesa

Os alunos do ensino fundamental II do nosso colégio tiveram a oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido no segundo bimestre através de jogos e brincadeiras. O projeto “Passa ou Repassa” tem como objetivos específicos, a valorização da iniciativa e da cooperação como elementos de desenvolvimento nos alunos, fortalecendo seu caráter e personalidade; utilizando os Jogos Cooperativos como meio de contribuir para a autonomia e formação da personalidade; criando situações que favorecessem o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas de forma prazerosa. Durante os jogos e brincadeiras, as crianças adquirem diversas experiências, interagem com outras pessoas, organizam seu pensamento, tomam decisões, desenvolvem o pensamento abstrato e criam maneiras diversificadas de jogar, brincar e produzir conhecimentos. Através das brincadeiras, da alegria, do relacionamento amigável com o próximo, nossos alunos descobriram como se preparar para novos desafios superando dificuldades e diferenças que lhes servirão de alicerces para o futuro.

26 | Instituto Educacional PIRITUBANO


Instituto Educacional Piritubano  

Revista Ed. 3 - 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you