Page 1

Instituto Educacional

Piritubano 7ª Edição | Ano 2014

I

SISTEMA DE ENSINO

E P

ANOS


Instituto Educacional Piritubano


V

Editorial

inte anos se passaram e tudo em nome de um sonho, um único sonho! E quando lembramos desse tempo que passou muito rápido vemos que muitas e muitas coisas aconteceram, e neste momento paramos e contemplamos nossas conquistas e perdas. Dizem que ... Deus abrevia o tempo para que não tenhamos que ficar pensando em momentos difíceis e sim para que não desistamos de realizar nossos sonhos, é assim que nós visualizamos estes 20 anos ! Agradecemos à todos que fizeram e/ou fazem parte dessa história de grandes conquistas sempre permeadas de muita qualidade, ética, profissionalismo e dedicação. Direção

Colaboradores Amanda R. de Barros, Ana Lucia R. Frederique, Ana Maria Domingues, Artur Luiz Ribeiro, Beatriz Roma, Caroline de F. Correia, Claudia Ap. Carille, Creusa F. Baptista, Denis Bezerra Soares, Duilio Perrucci Filho, Elaine Martins Pujar, Eliane de Alencar, Elieti Costa Santos, Elizangela Bertoli da Silva, Erica R. C. Carille, Fabiana Paula de A. Vieira, Fabio Cosmo da Cunha, Felipe de Souza Poli, Fernanda Ap. G. das Neves, Fernanda de O. Colombini, Fernanda Lessa da S. B. de Jesus, Fernando A. de Abreu, Flávia Mayer de A. Barolo Teixeira, Heliana da Silva Sodré, José Flávio P. da Silva, Juliano Roberto de O. Silva, Katia Regina Pagni, Leonete Lopes Similamori, Lúcia Regina S. Lamunier, Lucyano Gonçalves Santicioli, Maira Bonaldo, Mara Efigênia José, Marcos Henrique B. de Moraes, Maria da Conceição V. da Silva, Maria das Dores B. Maciel, Marilene Ferreira de Almeida, Marilia Lima Tonini, Marina Peres Gonçalves, Patrícia Costa Silva, Patricia de O. Bezerra, Patricia Zerbatti dos Santos, Rafael Lozano Marzinkowski, Rosany Felix de Mendonça, Sandra Ap. Zuza da Silva, Simone Staseuskas Spiguel, Sônia Regina P. Ruivo, Tais Fernandes Barbosa. Produção: Editora Eco Vox Comunicação | Tel: (11) 3871.9292 | www.editoraecovox.com.br Artes: Octávio Siqueira Diagramação: Skanner Projetos Gráficos - marcos@skanner.com.br (O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes)

Instituto Educacional Piritubano 03


Carnaval do

Verde & Amarelo Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica Infantil ao 5º ano

J

á iniciamos o ano demonstrando patriotismo e comemorando o nosso carnaval no melhor estilo verde e amarelo. Para falar de Brasil em Carnaval, nosso foco pedagógico foi o de explorar as marchinhas de carnaval brasileiras que estão sendo esquecidas com o passar do tempo e com a introdução de novos ritmos. Os alunos, juntamente com as professoras, puderam explorar o cunho poético das letras tradicionais nos conteúdos de Português e, resgataram a história do Brasil. Afinal, as marchinhas chegaram por aqui, no início do século passado, trazidas pelos portugueses, e se caracterizam pela mistura da marcha portuguesa com ritmos norte-americanos. O talento, a criatividade e malícia de nossos compositores se encarregaram de fazer o resto e, na década de 30, o gênero se consolidou. Foi muito bom cantar e dançar ao som de “Ó Abre-Alas “(Chiquinha Gonzaga), “Mamãe eu quero” (Vicente Paiva/ Jararaca),” A Jardineira” (Benedito Lacerda/ Humberto Porto);” Me dá um dinheiro aí” (Homero Ferreira / Ivan Glauco), dentre outras tantas. Cultura, alegria e espontaneidade marcaram nosso Carnaval!

04 Instituto Educacional Piritubano


Valentine´sDay Marilia Tonini

Professora de Inglês

A

h, o amor! Aqui no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho, mas no resto do mundo, o Dia Internacional do Amor é celebrado em 14 de fevereiro. É o famoso Valentine´s Day, ou dia de São Valentim, que é um santo devotado ao amor. É a data comemorativa que celebra não só o amor romântico, mas também a amizade. É comum que nesse dia as pessoas expressem seu amor e carinho trocando cartões com declarações. Em alguns países, como por exemplo, na Inglaterra, as crianças cantam e ganham doces e balas de seus pais. E como não podíamos deixar essa data tão bonita passar em branco, fizemos nossa comemoração trocando cartões entre amigos e professoras!

A mascote Lila Maria

da

Conceição Vieira

Professora do 1° Ano

Nós, do 1º ano, aprendemos um pouco sobre as diferentes características dos animais e nos deparamos com uma espécie bastante peculiar da fauna brasileira que é a tartaruga. Conseguimos apresentá-la de maneira que os alunos tivessem uma visão ampla e diversificada deste ovíparo. Na matéria de Português, o animal foi exposto em uma versão de conto: “A Festa no Céu”; Na matéria de Matemática, ele foi apresentado sob o sistema de medidas com o comprimento e métricas dos maiores e menores já catalogados pela ciência, bem como as suas principais estruturas de sobrevivência e defesa. O tema foi tão rico em conhecimento, que criamos uma mascote para a turma , com as características de uma tartaruga marinha da espécie “Pente” e a chamamos de Lila.

Instituto Educacional Piritubano 05


A essência de

São Paulo Visita ao Museu da Cidade de São Paulo em 12/02/2014 Tais Fernandes

Professora Especialista

A

ndar pelo centro da cidade de São Paulo é esbarrar constantemente em casarões antigos, pessoas andando a passos largos com pressa para chegar ao destino, perceber – quando não estão ocupados – as marquises de lojas como único refúgio para uma família abandonada. Porém, quando desaceleramos, percebemos por entre as artérias do coração desta cidade espaços culturais que jorram vida, com um pulsar intenso da história dos nossos antepassados, ou seja, a nossa história. Dentre estas inúmeras opções culturais encontra-se o Museu da Cidade de São Paulo. Localizado na Rua Roberto Simonsen, 136, Centro, SP, o MCSP apresentou a instalação Perfume de princesa, idealizada por Wagner Malta Tavares, na qual canos serpenteavam o Beco do Pinto – local em que antigamente os escravos passavam para jogar no rio os dejetos de seus soberanos – exalando essências florais entre uma paisagem exuberante, pelo jardim do Solar da Marquesa de Santos. Os alunos do Ensino Médio, do colégio Piritubano, tiveram o prazer de caminhar por entre os aromas e conhecer melhor “de onde viemos”, para que posteriormente, produzissem trabalhos interdisciplinares – Língua Portuguesa e História – sobre suas impressões sobre o passeio cultural.

06 Instituto Educacional Piritubano


Reunião de Pais de alunos novos em 25/02/2014 Érica Rocha Cardoso Carille Coordenadora Pedagógica

C

om o intuito de informar as diretrizes do Colégio, apresentar o corpo docente e a linha de trabalho aos Pais e Responsáveis dos alunos matriculados neste ano de 2014, foi realizada no dia vinte e cinco de fevereiro a nossa primeira Reunião no IEP. É imprescindível a informação e confiança no trabalho que será aplicado para que se construa um laço duradouro, produtivo e de parceria.

dos formandos das 3ª Séries A/B Érica Rocha Cardoso Carille Coordenadora Pedagógica

Para comemorar o final de mais uma etapa em suas vidas, os alunos do Ensino Médio das terceiras séries A e B, se divertem em um “dia diferente”, onde eles se caracterizam de acordo com temas escolhidos por eles, assistem às aulas e registram o momento com fotos e principalmente na memória como futuras lembranças.

Instituto Educacional Piritubano 07


Comemoração dos

ANOS

do Instituto Educacional Piritubano Érica Rocha Cardoso Carille

P

Coordenadora Pedagógica

ara comemorarmos o vigésimo aniversário do Piritubano contamos com a parceria da Actus Idiomas que no dia 24/03/14, presenteou nossos alunos com pipoca e algodão doce em um dia de festa. Foi exibido um vídeo da trajetória percorrida no decorrer destes vinte anos, homenageando as diretoras Claudia Carille e Sandra Zuza por tudo que fizeram e fazem com extrema dedicação para o crescimento, aperfeiçoamento e conquistas, sendo o alicerce desse sucesso. “Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, mas também acreditar”. (Anatole France)

Laboratório de Matemática 1º semestre Amanda Rosa

de

Professora

Barros

Nas aulas de laboratório de matemática do primeiro semestre, os alunos do Fundamental II período da tarde realizaram seus experimentos sempre em grupos, discutindo possíveis soluções para as situações propostas. Através de jogos de tabuleiro, situações cotidianas, aprenderam conceitos matemáticos importantes, através destas aulas lúdicas e divertidas. Com muita criatividade os alunos vão fazendo suas descobertas, com dinamismo, empenho chegam as suas conclusões.

08 Instituto Educacional Piritubano


Palestra sobre

Resultado da pesquisa realizada com alunos das 3ª Séries A e B

profissões Maira Bonaldo

Orientadora Educacional

N

o dia 27 de março os alunos das 3ª séries A e B do Ensino Médio participaram da palestra sobre Profissões com a Michelle Carmo Mariano da Faculdade Anhembi Morumbi. Além da dinâmica, preencheram também o formulário de Interesse Profissional. Na tabulação destes dados os Cursos de Medicina e Relações Internacionais foram os mais votados. Complementando esta atividade, no dia 7 de agosto os alunos visitarão a Faculdade Anhembi Morumbi para conhecer os Laboratórios, a estrutura de uma Faculdade e os cursos oferecidos.

Laboratório de Ciências 1º semestre Ana Maria Domingues Professora

U

m dos maiores desafios do ensino de Ciências é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano do aluno. Aplicar as teorias no laboratório é uma forma de fazer com que os alunos construam conceitos práticos baseados em teorias e relacionem com o seu dia-a-dia. Neste primeiro semestre os alunos dos 6º Anos construíram seus próprios biomas em forma de maquetes e com materias recicláveis fizeram novos objetos que conseguiram reutilizar. Os alunos do 7º Ano puderam reproduzir algumas etapas da evolução dos animais aplicando a teoria de Charles Darwin. Os alunos dos 8º Anos interagiram com um corpo humano, identificando e conhecendo alguns órgãos do nosso corpo e os alunos dos 9º Anos realizaram experimentos sobre calor e temperatura, podendo assim entender na prática os diferentes conceitos entre os dois. Instituto Educacional Piritubano 09


Cultura em cena Tais Fernandes

Professora Especialista

O

Visita ao teatro com 1ª séries A/B em 02/04/2014

s alunos da 1ª série do Ensino Médio durante o 1º bimestre, nas aulas de Literatura, leram a peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pai do teatro português. Após inúmeras leituras, análises e exercícios eles tiveram a oportunidade de ver a materialização deste enredo por meio da encenação da peça, pelo grupo Trapiche, no Clube Corinthians. Auto da Barca, com suas alegorias, foi o arremate após um trabalho árduo, com um tom encantatório, efetuado ao longo do bimestre.

Natureza e Cultura:

descobrindo os ambientes Heliana Sodré

Professora da Educação Infantil

Após discutirmos muito sobre nossa grande cidade São Paulo para feira cultural, entramos no assunto sobre a cidade rural, e pudemos fazer comparativos sobre plantação, meios de transportes, tipos de alimentos e outros. Os alunos investigaram, pesquisaram e levantaram hipóteses através da experiência do feijão, acompanhando e discutindo todo o seu processo de germinação e crescimento. Refletimos também sobre questões ambientais pois desejamos um futuro melhor para o mundo e, nossos pequenos, da Educação Infantil, hoje, são as sementes do amanhã.

10 Instituto Educacional Piritubano


Páscoa Simone S. Spiguel

Coordenadora

Pedagógica Infantil ao

5º ano

Tivemos uma Páscoa muito divertida! Nossos alunos se transformaram em mestres-cucas e participaram da oficina de cupcakes. Que delícia! E não é que o Coelho da Páscoa apareceu para completar a festa?!?

Instituto Educacional Piritubano 11


o a a t i a Vis seu d guesa Mu Portu a u g Lín os

Pat

ríc

ia

Zer

i d tt a ba or ss

San

s to

fe

Pro

O

s alunos dos 8°anos realizaram uma visita ao Museu da Língua Portuguesa o qual apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura. Através dos múltiplos recursos disponíveis, participamos de uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa e pudemos contextualizar todo conteúdo do primeiro bimestre como, por exemplo, a origem e história da língua e as influências sofridas no Português do Brasil. O saldo foi muito positivo, pois todos perceberam sua importância no papel de agentes de modificação da língua.

Aulas de violão Ana Lúcia Ramos Frederique Professora

As aulas de Violão nas duas Unidades do Colégio Piritubano continuam a todo vapor. Este ano teremos a 2ª Audição de Violão onde se apresentarão os alunos das duas Unidades. Não perca mais tempo, as inscrições para agosto estão abertas. Alunos do 1º ano até a 3ª série do ensino médio podem se inscrever. Aprenda a tocar suas músicas preferidas. Música é uma terapia!

12 Instituto Educacional Piritubano


Afunda ou

flutua? Elaine Pujar

C

Professora

onsiderando que as crianças convivem em seu cotidiano com fenômenos naturais, é necessário promover atividades que possibilitem que elas desfrutem da ciência, estimulando-as a pensar com imaginação e criatividade, fazendo-as provar e comprovar fenômenos da natureza as quais estão expostas no seu dia-a-dia. O objetivo da experiência afunda ou flutua foi propor aos alunos desafios que estimulem o raciocínio; proporcionar situações de investigação e curiosidade; comparar a flutuação entre diferentes objetos; elaborar e construir um objeto que pode flutuar ou afundar. Essa experiência foi realizada com os alunos do 4º ano A/B de forma divertida e prazerosa. Pode-se concluir que uma boa maneira de ensinar Ciências aos alunos é permitir que eles vivenciem experiências práticas na resolução de problemas do mundo físico e tenham espaço para refletir sobre ela.

Instituto Educacional Piritubano 13


Todo dia era

Dia de Índio Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica Infantil ao 5º ano

A

tribo Kariri-xocó, de Alagoas, é uma das maiores reservas indígenas de nosso país. Esta tribo, de 44.000 pessoas há menos de 10 anos e, hoje, com apenas 14.000 integrantes, busca reavivar sua cultura nas escolas, com resgate de seu idioma, de seus ritos, cantos e danças. Através da venda de artesanatos e das apresentações, eles buscam meios de sobrevivência visto que, com o desmatamento e a ocupação humana, não há mais tantos meios possíveis de sobreviver apenas da natureza. Em abril, mês em que se comemora o Dia do Índio, recebemos a visita de membros dessa tribo. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, assistir e participar de seus cantos e danças, conhecer e adquirir artefatos indígenas.

14 Instituto Educacional Piritubano


Dia das

Mães Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica Infantil ao 5º ano

C

omemoramos o Dia das Mães com muita diversão. As apresentações onde os alunos puderam cantar todo o amor que sentem pelas mamães, emocionaram e, poder brincar juntos no carrinho Bate-Bate, no La Bamba, no Barco Viking, no Touro Mecânico, dentre outros, conferiu mais alegria aos presentes. São momentos únicos que o tempo não apaga e que fortalecem laços afetivos tão necessários entre mães e filhos. Agradecemos muito pela presença e pela companhia tão agradável neste dia inesquecível.

Instituto Educacional Piritubano 15


Feira Cultural: Conhecendo as cidades-sedes da Copa do Mundo Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica Infantil ao 5º ano

Antecedendo a Copa, achamos importante dar uma volta pelo Brasil para conhecer um pouco sobre as cidades-sedes escolhidas para receber o Mundial. Os alunos falaram sobre os pontos turísticos, culinária, curiosidades de cada local, explorando o que há de mais belo no nosso país que é a nossa diversidade cultural. Obrigada a todos os visitantes que nos prestigiaram.

Laboratório de

Química Professora Rosany Felix Professora

de

Mendonça

As aulas de laboratório são de grande importância para fixação da teoria. Os alunos da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio tiveram nesse primeiro semestre aulas de laboratório que os ajudaram a entender o comportamento e a velocidade das reações em diversas situações.

16 Instituto Educacional Piritubano


Trabalhos de Arte (Período da tarde, 1º semestre)

Ana Lúcia Ramos Frederique Professora

N

esse semestre os alunos do 6º ao 9º Ano B realizaram trabalhos com alguns temas estudados em sala de aula. No primeiro trabalho os alunos pintaram obras de Romero Britto, que ficaram maravilhosas. No segundo trabalho, os alunos do 6º Ano B fizeram composições sobre as diversas formas de expressão na Arte. Os alunos do 7º Ano B fizeram composições representando o Abstrato e o Figurativo. Os alunos do 8º Ano B fizeram composições representando as intenções e consequências modernistas, foi um período de transformações na Arte e a semana de 22 foi muito importante, pois mostrou as novas tendências artísticas. Foi uma explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os alunos do 9º Ano B fizeram composições representando a ruptura da figura – Cubismo, a pintura Cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, ou seja, o objeto pode ser visto por ângulos diferentes. Parabéns aos alunos pelo empenho e capricho! Os trabalhos ficaram lindos!

Instituto Educacional Piritubano 17


Reunião de pais Érica Rocha Cardoso Carille Coordenadora Pedagógica

Reunião pedagógica Érica Rocha Cardoso Carille

P

Coordenadora Pedagógica

essoas, vidas, carreiras, futuro, conquistas, vitórias, aprendizado, perdas, sucesso, habilidades, decepções, sonhos. Apenas alguns apontamentos do que temos em mãos no decorrer da vida escolar de um aluno cuja responsabilidade é tamanha e nós somos os profissionais e idealizadores de tudo isto e abraçamos com afinco. Acredito que a dedicação, aptidão, paciência e amor é o que nos motiva e alimenta a cada dia. É necessário alguém para coordenar, orientar, porém, ninguém é capaz de atingir tudo isto sozinho, é imprescindível trabalhar em equipe. Todo bimestre é realizado uma reunião pedagógica a fim de organizar, discutir, analisar todas as pautas em questão, mantendo todo o corpo docente preparado e com objetivo traçado. Devido a isto, gostaria de agradecer a minha equipe de professores, extremamente competentes e dedicados, voltados ao aprendizado eficaz e ao bem estar de nossos alunos.

Neste primeiro semestre foram realizadas as reuniões de pais nos dias 10/05/14 e 30/06/14. Professores, coordenação e orientação em caráter de plantão ficaram a disposição para esclarecimentos e direcionamentos informados particularmente a cada responsável. É fundamental este contato entre escola e pais ou responsáveis formando uma parceria necessária para diagnosticar e solucionar qual seja a situação apresentada.

Reuniões da Forma Turismo e Formatura Solene A coordenação do Colégio Piritubano reuniu os pais ou responsáveis dos formandos de 2014 interessados em proporcionar uma comemoração à altura do acontecimento, através de uma Festa Solene e Baile de gala com jantar, e também a opção da viagem com os amigos. Destinos escolhidos, para os Nonos Anos foi Club Med Rio das Pedras no RJ, para os Terceiros Porto Seguro BA. Houve um excelente resultado. Estamos nos organizando para no segundo semestre já começar a reunir os pais dos formandos de 2015 com bastante antecedência proporcionando cada vez mais, melhores condições.

18 Instituto Educacional Piritubano


Aprendizagem significativa Andressa Ap. Rodrigues Professora

Nosso Infantil III vem a cada dia adquirindo mais conhecimentos na área da linguagem, onde os alunos relacionam a escrita como um instrumento cotidiano. Nessa fase da alfabetização, temos o intuito de apresentar as famílias silábicas de acordo com a nossa realidade. Em meados da abertura da Copa do Mundo no Brasil, confeccionamos um FULECO com garrafa Pet. As crianças foram instruídas para pintar seu mascote de maneira semelhante à figura original. Após a pintura, realizamos atividades da família silábica do F e assim fizemos a junção da proposta alfabetizatória com a proposta lúdica. De uma forma simples, os alunos adquiriram um conhecimento significativo e jamais esquecerão a família do F de Fuleco.

Visita ao Catavento Ana Maria Domingues Professora

Explorando o conhecimento O passeio ao Museu Catavento com os alunos dos 6º Anos, 7º Anos e 9º Anos, teve como objetivo fazer com que os alunos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos em sala. O Museu Catavento oferece uma das mais interessantes propostas sócio-educativas da América Latina para crianças e adultos. O complexo é dividido em quatro grandes áreas do Saber: Universo, Vida, Sociedade e Engenho. Em todas as seções os alunos interagiram com o conhecimento. Aprenderam na prática sobre Sistema Solar, formação de galáxias e cavernas, participaram de atividades práticas que explicam teorias sobre som, luz, óptica, magnetismo e forças invisíveis na natureza. Toda essa prática da teoria deixou os alunos animados em aprender os mistérios da Ciência.

Instituto Educacional Piritubano 19


Geografia na Copa Patrícia Costa Professora

A

proveitamos a “Copa do Mundo” no Brasil, evento no qual milhões de torcedores em suas diversidades vivem a mesma emoção, para conhecer um pouco sobre os países participantes da Copa 2014. Pesquisamos as bandeiras de diversos países, as cores, e cada aluno confeccionou a bandeira de um país. Foi um momento de muita curiosidade e investigação por parte dos alunos; pudemos explorar o mapa-múndi para localizarmos os países, cada aluno contribuiu com seu conhecimento referente aquela cultura e assim conhecemos um pouquinho mais sobre os que estarão ao lado do Brasil nesta Copa. As aulas de Geografia ficaram mais prazerosas, e nossa torcida pelo Brasil só aumentou... Brasil rumo ao Hexa!!!

Campeonato da

ACM Lapa Juliano Roberto

de

Oliveira Silva

Professor

Participamos mais um ano do Campeonato da ACM Lapa “Torneio Novos Talentos 2014”. Com as seguintes categorias: Categoria Sub 08, Categoria Sub 10, Categoria Sub 12 e Categoria Sub 16. Todos os alunos tiveram uma brilhante e emocionante participação, conseguimos classificar para as fases finais com a Categoria Sub 16 e conquistamos o título de Campeão fazendo a final contra o colégio Santo Ivo. Gostaria de agradecer a confiança de todos os pais, direção e coordenação. Não posso deixar de agradecer a nossa fanática torcida Piritubano que vem nos apoiando em todos os jogos e principalmente na final. Segundo semestre tem mais, vamos participar do “Torneio Bom de Bola” que será na ACM Pinheiros, e, também teremos o Campeonato Interclasse, faça sua inscrição e participe!

20 Instituto Educacional Piritubano


a s e l g n i a u g Lín

WHAT?

WHO?

WHERE?

Beatriz Roma

A

Teacher

Língua Inglesa ganhou fama de ser um idioma relativamente simples. O fato de as conjugações e os tempos verbais serem aparentemente menos complexos se comparados ao português faz muitos pensarem que o inglês é fácil. Porém, muitas palavras despertam dúvidas ao escrever, além de ser uma língua com alta complexidade fonética. A ênfase do conteúdo do Ensino Fundamental II deste semestre foi o estudo de funções básicas de conversação, tempos verbais e vocabulário específico através da leitura e interpretação de textos de gêneros variados como histórias em quadrinhos, propagandas e pequenas narrativas. Com o objetivo de tornar o aprendizado da Língua Inglesa mais eficiente e prazeroso, foram desenvolvidas várias atividades em grupos para todas as turmas, de modo a elaborarem textos ilustrados que se baseassem no conteúdo teórico estudado. O objetivo foi alcançado com êxito. Os alunos de um modo geral realizaram ótimos trabalhos e demonstraram ter assimilado os assuntos estudados. Foi gratificante observar a dedicação e o interesse dos alunos durante todo o processo de produção. Parabéns a todos pela criatividade, empenho e apresentação. A Teacher está orgulhosa de vocês. Há muito mais pela frente! Let´s go on!

Visita à fábrica da Nestlé em Caçapava Artur Luiz Ribeiro Professor

TRABALHO DE CAMPO A Geografia é normalmente vista como uma disciplina inútil, decorativa, sem associação a fenômenos do nosso dia a dia. Esta primeira visão desta ciência vincula-se a uma forma didática cansativa de expor os conceitos, e com o trabalho de campo, a Geografia deixa de se preocupar somente em descrever as formas do relevo, os tipos de rochas, os nomes de rios, enfim, passa a ser vista como forma de se entender as influências que o relevo de certa região tem sobre uma determinada sociedade. Em outras palavras, o trabalho de campo dinamiza a assimilação de conteúdos, conceitos trabalhados em sala de aula de forma mais didática e nos fornece o ambiente para a compreensão dos fatos discutidos.

Instituto Educacional Piritubano 21


Passa ou repassa

2014 Patrícia Zerbatti

dos

Professora

Santos

A

nossa tradicional competição do Passa ou Repassa teve uma edição inspirada pela copa do mundo. Este ano nossos alunos vibraram e competiram com as cores da bandeira brasileira. Muitos jogos e desafios permearam nossa gincana e os alunos puderam mostrar que o conhecimento adquirido no primeiro bimestre estava na ponta da língua. O clima era de festa e euforia, pois todos se envolveram plenamente no projeto. Este ano as equipes campeãs do período da manhã e tarde foram as de cor verde. Atividades de competição como esta são extremamente importantes, pois incentiva o trabalho em equipe, o respeito mútuo aumenta a capacidade de organizar estratégias, além de proporcionar momentos de prazer, bem-estar e socialização do conhecimento. Parabéns a todos os alunos pelo empenho e dedicação!

O 2º ano vivencia brincadeiras para aprender a utilizar o Sistema Monetário Eliane Alencar Professora

Trabalhamos em Matemática, com o nosso SISTEMA MONETÁRIO. De forma lúdica e divertida as crianças vivenciaram desde o surgimento do comércio (que era como ESCAMBO: troca de mercadorias) até os dias de hoje. Utilizando as notas e moedas do REAL. Nossa feirinha foi super divertida, onde as crianças aprenderam a comprar, pagar, receber e dar troco uns aos outros.

22 Instituto Educacional Piritubano


Água

Um poema que diz tudo! Parabéns aos alunos Nicolas Alberti, Maria Eduarda Z. Aguiar.

Temos que preservar pra não faltar!

Reciclar é preservar a natureza Fabiana Paula

de

Almeida

Professora

Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente). Fazendo este estudo, os alunos do 3º ano usaram a criatividade e construíram vários brinquedos utilizando sucata e aprenderam que, o “lixo” pode virar diversão e assim, podemos contribuir para um planeta menos poluído.

Instituto Educacional Piritubano 23


24 Instituto Educacional Piritubano


Turma do Integral Katia R. Pagni Professora

N

este semestre realizamos um trabalho muito lúdico e divertido com as crianças. Nas aulas de reciclagem, confeccionamos diversos objetos nos quais as crianças se divertiram muito. Mas, o mais importante foi se conscientizar sobre cada objeto que pode ser reutilizável, assim colaborando com a natureza. Já nas aulas de culinária, nos deliciamos com cada receita realizada. Receitas nas quais, as crianças podem realizar sozinhas, somente com a observação de um adulto. Preparamos: Danoninho, pizza com bolacha água e sal, mousse de maracujá e bolo da roça, dentre outros. Nos nossos cineminhas cada sessão era uma nova aventura no mundo da fantasia e da pipoca. Nos dedicamos também a um projeto teatral e apresentamos a peça “O Coelho que não era da Páscoa”, inspirado no texto da escritora Ruth Rocha, para as turmas do Infantil ao 5º ano. Foram muitos ensaios e muita dedicação, o que resultou em muitos aplausos! Parabéns a todos! Venha fazer parte dessa turma!

Instituto Educacional Piritubano 25


Festa das

Nações Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica Infantil ao 5º ano

E

ste ano, temperamos o clima junino com a cultura mundial e realizamos a Festa das Nações com muitas danças representativas dos países, pratos típicos, brincadeiras e muita torcida pelo jogo do Brasil x Chile. Agradecemos a todos que estiveram conosco, num só coração verde e amarelo, especialmente aos alunos pela animação e, aos pais que providenciaram trajes impecáveis para as danças. Ano que vem, tem mais!

Formatura Solene 2014 Érica R. C. Carille

Coordenadora Pedagógica

E

stá chegando o grande dia que simboliza a conclusão de mais uma etapa da vida de seus filhos, que é o Dia da Formatura. Momento único e que merece ser lembrado, registrado e comemorado junto com os amigos, professores e familiares em uma linda festa. A festa será realizada apenas com os formandos do IEP, até o momento estamos com 51 formandos. A cor do vestido já foi escolhida em forma de votação. Ficou decidida para os Nonos Anos A/B cor Coral e Terceiras Séries A/B cor Azul Royal.

26 Instituto Educacional Piritubano

A Formatura Solene será: Dia 06/12/2014 – Horário: 21h às 03h. Local: Centro de Festas e Eventos Marchetti – Sala Marchetti. Aos interessados em participar da nossa Formatura acesse: http://piritubano.com.br/formatura.html Mais informações: Email: coordenacao2@piritubano.com.br Tel: (11) 97335-2615 (falar com Érica ou Maira)


Instituto Educacional Piritubano


Instituto Educacional

Piritubano I

E P

Anos

Venha ser Objetivo. Venha ser Piritubano! MATRĂ?CULAS ABERTAS PARA 2015 Unidade I - Rua Joaquim Oliveira Freitas, 1800 - 11 3906.9780 / 3902.5800 / 11 95413.9424 Unidade II - Rua Roberto de Lamenais, 314 - 11 3902.2775 / 3902.4680 / 11 95413.9423

secretaria@piritubano.com.br | www.piritubano.com.br

Instituto Educacional Piritubano

SISTEMA DE ENSINO

Profile for Eco Vox Comunicação

Colégio Piritubano - 7ª Edição 1ª Edição de 2014 - Edição de 20 anos  

Colégio Piritubano - 7ª Edição 1ª Edição de 2014 - Edição de 20 anos  

Advertisement