Page 1

Instituto Educacional

I

E P

Piritubano SISTEMA DE ENSINO

5ª Edição | Ano 2013

Maria Eduarda, futura Neurocirurgiã Andre, futuro Economista

Marcos Miguel, futuro Engenheiro Civil

Pedro, futuro Engenheiro Ambiental

Leticia, futura Médica Veterinária

A formação de seu filho é o nosso objetivo


Instituto Educacional Piritubano


Editorial

E

veio 2013! O ano da solidariedade no Colégio Piritubano. Primeiro no evento da Páscoa , fomos tocados a promover uma doação de ovos de chocolate à crianças carentes da região. O resultado não podia ser outro para nossos alunos: eles definiram Páscoa como amor... Agora, continua o empenho pela Corrente do Bem da A.A.C.D. Estamos unidos para encher cofrinhos de forma a transbordar esperança na vida daqueles que necessitam desta instituição assistencial. Na mesma medida, estamos derramando nos corações dos alunos, virtudes essenciais para a construção de dias melhores . Somos Piritubano! Somos OBJETIVO! Somos um ano melhor! Somos um mundo mais justo e solidário! Simone S. Spiguel Coordenadora Pedagógica

Colaboradores Adriana P. R. Viana, Ana Claudia S. da Silva Pimenta, Ana Lúcia R. Frederique, Ana Maria Domingues, Ana Paula Granado, Artur Luiz Ribeiro, Beatriz Roma, Camila M. de Andrade, Caroline de Freitas Correia, Claudia Ap. Carille, Denis Bezerra Soares, Duilio Perrucci Filho, Elaine M. Pujar, Eliane de Alencar, Eliane Maria de Santana, Elizangela Bertoli da Silva, Erica R. Cardoso Carille, Fabiana Paula de Almeida Vieira, Fabio C. da Cunha, Fernanda Ap. Garcia das Neves, Flávia M. de Almeida Barolo Teixeira, Heliana da Silva Sodré, Juliano R. de Oliveira Silva, Juliano R. de Oliveira Silva, Katia Regina Pagni, Leonete Lopes Similamori, Lúcia Regina S. Lamunier, Luciane da Silva Lima, Lucyano Gonçalves Santicioli, Mara Efigênia José, Marcos Henrique Brito de Moraes, Maria da Conceição Vieira da Silva, Maria Madalena Pimenta Lobato, Marilene Ferreira de Almeida, Marilia Lima Tonini, Patrícia Costa Silva, Patricia de Oliveira Bezerra, Patricia Zerbatti dos Santos, Rafael Lozano Marzinkowski, Ricardo Braga Melo, Rosany Felix de Mendonça, Sandra Aparecida Zuza da Silva, Sandra Cristina Marins de Oliveira, Silene Araujo da Silva, Simone Staseuskas Spiguel, Sônia Regina Pereira Ruivo, Tais Fernandes Barbosa e Valquiria Zaffani. Produção: Editora Eco Vox Comunicação | Tel: (11) 3871.9292 | www.editoraecovox.com.br Diagramação: Skanner Projetos Gráficos - marcos@skanner.com.br Artes: Carine Amaro (O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes)

Instituto Educacional Piritubano 03


Ciências

na prática Elaine Pujar Professora

O

s alunos do 4º e do 5º anos tiveram um importante estudo sobre o ar. Através de várias experiências realizadas em sala de aula, puderam comprovar que: • O ar está em toda parte; • O ar ocupa espaço; • O ar exerce pressão; • O ar tem peso; • O ar pode ser comprimido; • O ar é elástico. Descobriram também que sem o ar não existiria o fogo, pois ele é o seu combustível Foram aulas muito agradáveis, onde puderam aprender na prática, como se faz Ciência.

No mundo do

circo Eliane Alencar Professora

No segundo bimestre, trabalhamos em Língua Portuguesa, com os segundos anos, a vida Circense. Tivemos como objetivo desenvolver o sentido da compreensão de mensagens orais e escritas, apreciar textos literários, produzir mini textos, reconhecer as características do texto narrativo, desenvolver o uso do pensamento de-

04 Instituto Educacional Piritubano

dutivo como base da compreensão textual, entre outros... Foi muito interessante, divertido e mágico a descoberta desse mundo cheio de encantos. As crianças se divertiram a cada conteúdo trabalhado. Porém, o mais gostoso foi nos fantasiarmos de artistas circenses e entrarmos no mundo da alegria e da fantasia. Foram momentos de diversão e aprendizados que jamais serão esquecidos pelas crianças e principalmente por mim.


Aulas de violão no Piritubano Ana Lucia R. Frederique Professora

M

úsica é uma terapia. Que tal aprender a tocar suas músicas preferidas? Nossos alunos do Infantil ao Ensino Médio tem o privilégio de participar das aulas de violão que estão acontecendo a todo vapor. Entre você também nessa! Faça a sua inscrição na secretaria do Colégio!

“Fico muito feliz em ver a prova de inglês foi ótima, cada dia que passa vejo que as lições estão ficando mais legais e caprichadas eu e o Nickolas gostamos muito. Cada dia faz mais bonita as letras, tanto de forma ou mão (cursivas). As lições são ótimas. Estou sempre presente acompanhado de perto todas as coisas novas para ele, muito obrigada!! (Recado de Marília mãe do aluno Nickolas do 1º ano B)

estava Junina a Festa lugar e a s n é b “Para doramos o a to. ótima, ção do even ora e dos a ss organiz ho da profe ntação en se O emp eixou a apre d na alunos a. e da alu belíssim de Eliana mã o (Recad 3º ano B) o Tainá d

“A Família Piritubano ” “Quero parabenizar pelo capricho e carinho com as crianças. Tanto na páscoa, como no dia do Índ io, eles estavam lindos!” (recado de Rose mã e do aluno Flávio Jos é do Infantil III tarde)

e , cuidado , atenção ito o carinho tra.Estamos mu nça s o em “Agradec om a nossa Pie ita a aula de da c ve o dedicaçã aber que ela apro trapalhou em s oa os felizes em ondição física nã peração dela, n su ac a u d s a c e u q .A se anjo s e es to s en eu m D vi mo o de e nada os r recebid gra ainda mais os por te ale enadora orgulham sso coração se rd o o c a no ém e especial, .. Obrigada tamb ais que s az. rofission fica em p Mara, e outros p tra, estamos Pie ea s colar da Simone colhemo na vida es e que es envolvem feitos e cer tos d tra atis muitos s escola para ela!” pais da aluna Pie a go uma ótim Simone e Rodri de (Recado tarde) II do Infantil

ar te fazer p aula P es em z a li n fe A s A o . “Estam ia Piritubano ora a nova il ad da Fam entado que m luna tem co ãe da a .” escola de Luciana m ) o (Recad do 2º ano A ula Ana Pa

“Quero hoje agradecer co m todo o m Festa Junina eu carinho, de sábado. pela adorável Não tenho pa lavras para de monstrar a m ao ver meu pequeno En inha alegria zo sendo tão e gratidão professoras bem tratado e equipe do por vocês Piritubano. Consegui ve r em seus ol hos, a forma o meu prínci meiga e carin pe encantad ho o! Percebi o e adorou a fo quanto ele se sa com rma como o envaideceu tratavam! ( E prendas, mas não digo iss sim como o o pelas envolviam co meigas e br incalhonas). m as suas fra ses Por isso dese jo muito que sempre tenh manto da co am a luz do mpreensão, saber, o o cetro da ale Muito obrigad gria em suas a pelo carinho vidas nossos filhos e dedicação . que vocês tê ! m por (Recado de Iara mãe do aluno Enzo Dr imel do Infa ntil II tarde)

Instituto Educacional Piritubano 05


A música é o barulho que pensa” (Victor Hugo) Maestra Patricia

D

urante este primeiro semestre a Educação Infantil desenvolveu um projeto nas aulas de Espanhol que priorizou o uso de diversas canções. É comprovado cientificamente que o uso de músicas nesta faixa etária e nos primeiros anos do Ensino Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que beneficiam o desenvolvimento de outras linguagens. Realizar esse tipo de trabalho, além de auxiliar na

aprendizagem dos vocábulos de língua espanhola, ajuda também a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. No final do projeto cada aluno recebeu um cd com as músicas aprendidas para que pudesse intensificar ainda mais o “estudo” de uma maneira divertida e prazerosa.

Exercitando a língua espanhola Maestra Patricia

As turmas de 8º e 9º anos foram convidadas a produzir trabalhos na disciplina de Espanhol em que o uso desta língua estrangeira fosse avaliado. As apostilas do Objetivo do Fundamental II preparam estes alunos para que, aos poucos, compreendam as regras ortográficas, pronúncia e, ainda, valorizem a cultura dos países hispanohablantes. No primeiro bimestre os 9º anos realizaram a gravação de um seriado em espanhol. Foram muitos os vídeos apresentados, mas, em sua maioria, os grupos escolheram Chaves para representar. É muito gratificante quando nós professores percebemos o esforço e a dedicação de nossos alunos para que um trabalho seja bem realizado. Ver alunos de um 9º ano dispondo-se a vestirem-se como estes personagens e executando uma cena com facilidade na língua gera um sentimento de missão cumprida muito grande! Obrigada aos pais e alunos por confiarem em nosso trabalho e meus “parabéns” aos nossos alunos que, como sempre, dão seu melhor nas grandes e pequenas coisas. Amo vocês!

06 Instituto Educacional Piritubano


Aconteceu no Piritubano, o XI

Game WorK Sempre com muita alegria, os alunos testam seus conhecimentos, aprendem a trabalhar em grupo, respeitar a opini찾o do outro e tomar decis천es coletivas. Um aprendizado para a escola, um aprendizado para a vida!

Instituto Educacional Piritubano 07


Baile de Máscaras Simone S. Spiguel

Coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I

E

ste ano, comemoramos o Carnaval com um baile de máscaras. Os alunos aprenderam que as máscaras foram criadas muito antigamente; a primeira, por volta de 30 000 A.C , segundo pesquisas. Elas são usadas por diversos povos e por vários motivos: religiosos, festivos e teatrais . As máscaras famosas de Pierrô, Colombina e Arlequim, inspiraram o Carnaval de Veneza, na Itália, que por sua vez, foram os precursores do carnaval moderno no Brasil. Os alunos puderam se fantasiar, confeccionar suas próprias máscaras e divertir-se a valer!

08 Instituto Educacional Piritubano


Páscoa

Solidária

Simone S. Spiguel

Coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I

N

este ano, pensamos em comemorar a Páscoa com os nossos alunos, no verdadeiro e amplo sentido desta festa. Páscoa é doação, é o pensar no outro , é proposta de mudança de vida, de renovação. Por isso, decidimos lançar a campanha de arrecadação de ovos de chocolate para a distribuição dos mesmos às crianças carentes do bairro. Os alunos se empenharam muito e não doaram simples ovos de Páscoa...mas sim, os MELHORES . Recheados de boas intenções, de solidariedade e amor. A entrega dos mesmos na Associação Beneficente Betsaida, foi um momento de confraternização e esperança para aqueles que nos receberam com olhos tão humildes e repletos de gratidão. Para todos que participaram, tenho certeza , ficou o sentimento de termos passado A PÁSCOA mais doce de nossas vidas!

Instituto Educacional Piritubano 09


19

de abril Dia do Índio

Maria da Conceição V. da Silva

A

Professora | Infantil

proveitando o tema, trabalhamos a interdisciplinaridade com os alunos do Infantil, abordando a questão da alimentação saudável. Os alunos conheceram a lenda do milho e puderam, em um lanche coletivo, experimentar diversos produtos deste grão e seus derivados. Agradecemos às mães que enviaram-nos deliciosos pratos!

Em outra oportunidade, os alunos provaram das frutas, conversaram sobre o seu valor nutricional e exploraram suas formas, cores e texturas.

10 Instituto Educacional Piritubano

Saúde é o que interessa!


Dia das

Mães Simone S. Spiguel

Coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I

V

aleu a pena reviver os momentos desde a Infância ... quem participou da nossa comemoração, entrou num túnel do tempo e viu um flash back dos melhores momentos de sua vida. Na surpresa final, os vovôs cantaram para as mamães com muita emoção.

Depoimentos valem mais do que palavras... “Gostaria de agradecer pelo carinho e dedicação a respeito da apresentação do dia das mães; foi lindo...amei, chorei muito. Que capricho vocês tiveram! Muito obrigada, beijos (Marília, mãe do aluno Nickolas Franco G. L. Avelino – 1º B) “Quero parabenizar a todas as professoras e coordenação pela linda homenagem para as mães, confesso que fiquei muito emocionada. Estava tudo muito lindo. Parabéns e muito obrigada.” (Sandra, mãe do aluno Marcos Vinicius Ramos da Silva – 4º ano B) “Família Piritubano, Muito obrigada pela homenagem do dia das Mães. Foi linda, chorei bastante, mas de felicidade por ter recebido de Deus essa dádiva. Obrigada por cuidar de nossos filhos como se fossem seus.” (Dulcineia – mãe das alunas Ana Clara Oliveira Aires – Infantil e Alice Oliveira Aires – 3º ano B “A Família Piritubano” “Muito obrigada pela emoção que senti no sábado, vocês conseguiram se superar, demonstrando-nos o amor, carinho e ternura, não só para com os nossos filhos como para nós mães. Não há como descrever a alegria, a saudade boa e eterna que sempre teremos, e a ansiedade e esperança que nossos filhos sigam todos os caminhos representados de forma saudável, honesta, íntegra e feliz! Que maravilhosa viagem no tempo!” (Iara mãe do aluno Enzo Drimel Infantil II tarde) “Parabéns à toda Equipe Piritubano em realizar uma homenagem tão divertida e emocionante, foram lembranças que voltaram com fervor e alegria! Foi uma maravilhosa tarde! (Angela, mãe do aluno André Lourenço 4º ano A) “Amei a Apresentação Quase não chorei! RSS” (Mariza mãe da aluna Leticia Valsechi Infantil III manhã) “Toda equipe do Colégio Piritubano. A festa do Dia das Mães foi linda, emocionante, uma surpresa maravilhosa. Parabéns por tanta dedicação obrigada, todos estavam lindos!” AMEI....BJS.. (Tatiana mãe do aluno Gabriel Camargo 2º ano A) “Gostaria de agradecer ao Colégio Piritubano pelo carinho do dia das mães e gostaria também de agradecer a Professora Heliana pelo carinho com a Helena, mas só uma coisa “vocês vão ver.. .porque não parei de chorar um minuto” foi muito emocionante. Um grande beijo. (Rebeca mãe da aluna Helena Infantil I fase I tarde)

Instituto Educacional Piritubano 11


Festa na

ROÇA 2013 Simone S. Spiguel

Coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I

A

gradecemos pela presença e participação tão alegre de todos alunos, pais e convidados, na nossa FESTA NA ROÇA 2013. Fomos abençoados por um dia maravilhoso, para que todos pudessem se divertir , confraternizar e perpetuar antigas tradições , com brincadeiras e pratos típicos juninos. Este ambiente harmonioso e descontraído só aconteceu, porque VOCÊS estavam lá! Parabéns a todos e até o nosso próximo Arraiá!

12 Instituto Educacional Piritubano


Festa na roça É a festa do arraial O povo canta, dança e pula Vamos todos chacoalhar Festa na roça que bom que é É no catira e Arrasta-Pé (Tunico e Tinoco)

Instituto Educacional Piritubano 13


A arte rupestre brasileira e a arte indígena” Lucia Lamunier

Professora de Artes | Fundamental II

H

á milhões de anos atrás, habitantes de nossas terras já registravam a vida desenhando nas paredes de cavernas. Tais pinturas são denominadas Pinturas Rupestres que eram retiradas da natureza. Desde a chegada dos europeus muitos grupos se acabaram. Alguns povos nativos, ainda resistem apresentando culturas distintas e conhecimentos milenares, expressando toda a sabedoria de sua tradição herdada de seus ancestrais e carregada de valores estéticos e sociais. Assim acontece com a cultura Santarém e Marajoara, que tem exemplos ricos de obras de arte que influenciaram nosso desenvolvimento artístico. E foi esse o tema usado pelo 8º ano A para a realização do trabalho em aula utilizando a argila e a tinta para a confecção de objetos artesanais.

14 Instituto Educacional Piritubano

“A arte fora de um contexto histórico é arte sem memória” (Teixeira Coelho)


Visitação a “Faculdade Belas Artes” Thainá Bernardineli, Renata Canivezo e Larissa Calligari Alunas do 3º Médio A

N

ós, alunos do 3º ano do ensino médio do colégio Piritubano, em parceria com a universidade Belas Artes, fizemos uma visita a essa renomada instituição, a qual proporcionou o esclarecimento de muitas dúvidas através do contato com profissionais e alunos da área de nosso interesse. Além de conhecermos os três campus, contamos com a orientação de monitores que nos apresentaram toda a infraestrutura que esta universidade possui. Presenciamos aulas práticas, analisamos antigos projetos expostos, laboratórios, salas de informática altamente tecnológicas, possibilitando a percepção direta da rotina que em breve fará parte da nossa realidade. A partir desta experiência, pudemos adquirir uma visão mais ampla da decisão que determinará os rumos que nossas vidas irão seguir. Agradecemos, em nome dos alunos do terceiro ano, essa oportunidade que o colégio nos ofereceu e que será de tamanha importância no nosso futuro.

Instituto Educacional Piritubano 15


Aulas de

Laboratório Sônia Regina

Professora de Biologia | Ensino Médio | Manhã

A

lunos do Ensino Médio fazem demonstração Experimental para verificar os fenômenos da Transpiração e Gutação nos vegetais. Atrelar experiências para ratificar o ensinamento teórico é uma das maneiras mais agradáveis para os alunos entenderem alguns conceitos da Biologia.

16 Instituto Educacional Piritubano


XVII Campeonato de Futsal

NOVOS TALENTOS Juliano Roberto e Felipe Poli

C

Professores de Educação Física

om o objetivo de desenvolver o espírito esportivo, intelectual e físico dos nossos alunos, o Colégio Piritubano juntamente com a ACM Lapa participou mais uma vez, do XVII Campeonato de Futsal Novos Talentos, realizado na própria sede da ACM Lapa, em junho deste ano. Com quatro categorias inscritas; “sub 09”, “sub 11”, “sub 15A” e “sub 15B”, nossos atletas mostraram garra, determinação, companheirismo e comprometimento com suas responsabilidades, vivenciando ainda, a experiência do ganhar e do perder. Conseguimos classificar duas equipes para as quartas de finais; “Sub 11” e “Sub 09” e a categoria “sub 15A” conquistou o segundo lugar contra o Colégio Santo Ivo. “Agradecemos a todos os alunos/atletas que participaram do campeonato, aos pais pelo comprometimento de levar seus filhos para os jogos e treinos, às diretoras e coordenadoras que confiaram no nosso trabalho. Esperamos que no segundo semestre estejamos juntos novamente em mais uma disputa. Contamos com vocês!”

Instituto Educacional Piritubano 17


O Cortiço Tais Fernandes

Professora de Língua Portuguesa | Ensino Médio

O

s alunos do 2º A e B, Ensino Médio, desenvolveram uma sequência de imagens fotográficas, em que representaram o enredo de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Em grupo, eles discutiram ideias, argumentaram sobre possibilidades de produção e em um click... na verdade em vários, deram vida aos encantos de Rita Baiana, à ingenuidade de Pombinha e à ignorância de João Romão. Parabéns aos alunos, pois se envolveram e, mais uma vez, fizeram com que a Literatura emergisse do papel e encantasse a retina de nossa mente.

18 Instituto Educacional Piritubano


Instituto Educacional Piritubano 19


Projeto: “Corrente do Bem” Sandra Cristina Marins

Coord. Pedagógica Fundamental II e Ensino Médio

A

A.A.C.D. (Associação de Assistência à Criança Deficiente) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 62 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade. Foi pensando nisso que o Dr. Renato da Costa Bomfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a A.A.C.D. Missão: promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social. Visão: ser a opção preferencial em Reabilitação e Ortopedia para pacientes, médicos, profissionais da área, convênios e apoiadores, e ser reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade e eficácia, com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade. Valores: responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência. Com o objetivo de ampliar a quantidade de atendimentos, que até 1998 eram centralizados na unidade de São Paulo, a A.A.C.D. criou o Teleton, uma maratona televisiva que busca conscientizar a população a respeito das possibilidades de um deficiente físico, gerando grande mobilização social. Além de prestar contas das atividades realizadas pela entidade, é uma das principais ferramentas de captação de recursos da instituição.

20 Instituto Educacional Piritubano

A campanha Corrente do Bem foi criada com o objetivo de promover a conscientização e a mobilização de estudantes, familiares, professores, funcionários e consumidores para a causa da deficiência física no Brasil. Anualmente, instituições de ensino e estabelecimentos comerciais participam da campanha e arrecadam doações para A.A.C.D. É com a intenção de conscientizar nossos alunos na importância desta doação que o “Projeto Pela Vida de 2013” será para colaborar com a felicidade de milhares de crianças com deficiência física atendidas pela A.A.C.D., sendo assim, no período de 10 de abril a 10 de agosto nossos alunos estão arrecadando juntamente com o professor coordenador de sala de aula moedas, que estão enchendo os cofrinhos que serão encaminhados à instituição no mês de setembro e assim estarmos contribuindo com a A.A.C.D., época esta que o programa Teleton vai ao ar.


Conto

Conto Policial

Policial Patricia Zerbatti

Professora de Língua Portuguesa | Fundamental II

A

Narrativa Policial é uma categoria literária estruturada em torno da ocorrência de um assassinato, das indagações, pesquisas, inquirições de testemunhas e, finalmente, da descoberta do criminoso. A ficção policial é temperada por ingredientes como o temor, o inexplicável, a pesquisa dos dados que cercam o crime, a inquietação intelectual diante dos fatos, a perplexidade, a sede de descobrir o criminoso e os motivos que o impul-

sionam a cometer o ato ilícito, todos convenientemente combinados nas devidas proporções. Foi neste clima de mistério e suspense que os alunos dos 9º anos puderam “bancar” os detetives do nosso colégio e além de aprenderem a estrutura desse tipo de narrativa, soltaram a imaginação na elaboração do cenário e criação das personagens de contos que foram posteriormente criados por eles mesmos. O resultado foi estimulante e surpreendente.

Instituto Educacional Piritubano 21


Venha fazer parte da nossa turma Sandra Cristina Marins

Coord. Pedagógica Fundamental II e Ensino Médio

P

reocupados em oferecer um ensino de qualidade, com excelentes professores, o Colégio Piritubano disponibiliza aos seus alunos um leque de possibilidades no quesito avaliação. Nossos alunos são avaliados semanalmente no decorrer dos 4 bimestres constando das seguintes provas: Prova Especifica (para alunos do Fundamental e Ensino Médio): Avalia o conhecimento de cada uma das disciplinas; Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Ciências, Inglês, Artes, Espanhol. Provas com questões analítico-expositivas e de múltipla escolha. Prova Geral Avançada (PGA): Avalia conhecimento específico das disciplinas. Provas com 80 questões de múltipla escolha de todas as disciplinas. È atribuída uma nota para cada disciplina. Prova Geral Básica (PGB): Sob a forma e denominação de Temas Interdisciplinares avalia a competência e habilidades referentes aos conteúdos acadêmicos próprios do Ensino Médio.

Para alunos do Ensino Fundamental procuramos diversificar a forma de avaliação, além das provas escritas são consideradas as tarefas, a participação da sala de aula, trabalhos individuais e em grupo, produções de texto e outras atividades que venham a compor a PIC (Programação Integrada de Conteúdos). Prova Multidisciplinar: Realizada no final do segundo e do quarto bimestre, composta por 60 questões de múltipla escolha divididas em dois tempos, avalia o conteúdo trabalhado no bimestre. Além disso, tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar com segurança o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores. “Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.” 22 Instituto Educacional Piritubano


Dicas de estudo Érica Carille

Professora de Matemática | Fundamental II

C

om a grande quantidade de conteúdos matemáticos exigidos na grade de ensino do Fundamental II e Ensino Médio, é comum escutar os seguintes questionamentos por parte dos alunos, independente da idade, normalmente depois de explicado um conteúdo considerado “complicado”. “Professora!” “Quando iremos usar isto na nossa vida?” Ou. “Eu não aprendi isto, nunca vi.” E pensando numa maneira de responder estes questionamentos tão comuns de se ouvir, e também, buscar diminuir os erros cometidos pelos alunos do ensino médio, foi que surgiu a ideia que será executada nas aulas de matemática, através de uma parceria com o professor Duílio responsável pelo ensino médio, juntamente comigo professora Érica responsável pelo Fundamental II, tendo como emissores

alguns alunos do 8º Ano B (André Amorim, Laís Brilhante, Leonardo Castilioni, Luana Ortiz, Matheus Bellentani e Tamires Felix) e a ajuda dos demais colegas de sala, período da tarde, minha sala de coordenação. Serão dicas de estudo aos colegas mais velhos, apontando que um dia lá atrás, já trabalharam sim aquele m.m.c., propriedades da potenciação, radiciação, regra de sinais, número decimal, equações, tabelas de transformações, áreas de polígonos e muito mais... A proposta é mostrar tanto para o oitavo quanto para as séries superiores e as demais séries, que tudo que se aprende será usado sim um dia em sua vida. E que não é em longo prazo, está bem mais próximo do que imaginam, logo ali, no ensino médio, por exemplo, e que aquelas dúvidas na hora do cálculo decorre da falta de estudo e atenção em aulas passadas, aquelas do ensino fundamental. E nunca esquecer a matemática assim como a vida é uma continuidade.

Instituto Educacional Piritubano 23


Passa ou

repassa Patricia Zerbatti

Professora de Língua Portuguesa | Fundamental II

E

ste ano os alunos do ensino fundamental II desfrutaram de mais uma edição do “Passa ou Repassa” e através de muitas brincadeiras, jogos e desafios, puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido no segundo bimestre. O clima era de competição e muita alegria. Foram organizadas gincanas esportivas, desafios de matemática, caça ao tesouro, competição de hinos e bandeiras e a tradicional “torta na cara”. Através das brincadeiras e jogos cooperativos os alunos trocaram experiências, interagiram e organizaram o pensamento com o objetivo de produzir conhecimento, desenvolvendo habilidades motoras, capacidades físicas e acima de tudo superando suas dificuldades e transpondo suas diferenças. As equipes que se consagraram campeãs foram azul no período da manhã e vermelha no período da tarde, porém todos alunos estão de parabéns pelo maravilhoso desempenho e dedicação durante todo o projeto.

24 Instituto Educacional Piritubano


Instituto Educacional Piritubano 25


Língua Inglesa Beatriz Roma

Professora de Inglês | Fundamental II

A

proposta dos trabalhos de língua inglesa para o primeiro bimestre de 2013 teve como objetivo principal, trabalhar com o conteúdo estudado de forma divertida além de obter envolvimento e participação dos alunos em atividades que eles tivessem alegria e satisfação em realizar. Com esta finalidade, o trabalho foi direcionado entre as turmas da seguinte forma: os alunos dos 6º anos elaboraram histórias em quadrinhos, usando a imaginação na criação de diálogos e personagens, baseados na teoria aprendida; Os 7º anos tinham a tarefa de criar uma propaganda para um produto e redigir um slogan e um pequeno texto em inglês que cativasse o públi-

26 Instituto Educacional Piritubano

co a comprá-lo, usando para tanto, todo o vocabulário e tempos verbais estudados no bimestre; Os 8ºs e 9ºs anos realizaram a produção de vídeo clipes, gravados em CDs para apresentação, destacando a teoria estudada encontrada nas letras de músicas escolhidas por eles em um trabalho escrito. Todo esse processo sob orientação e revisão do professor. O objetivo foi alcançado com sucesso. Os alunos de um modo geral se superaram e realizaram trabalhos impressionantes. Foi extremamente gratificante observar o comprometimento e o prazer dos alunos durante todo o processo criativo e de realização. “Parabéns a todos os alunos e em especial aos pais, aos quais agradeço pela paciência, esforço e colaboração para que os trabalhos fossem produzidos em equipes e com todo esse êxito.”


Instituto Educacional Piritubano


I

E P

Instituto Educacional

Piritubano

AACD E COLÉGIO PIRITUBANO: JUNTOS NO “PROJETO PELA VIDA 2013.” MAIS UMA VEZ PROVANDO QUE...

A união faz a força

Unidade I - Rua Joaquim Oliveira Freitas, 1800 - 11 3906.9780 / 3902.5800 / 11 95413.9424 Unidade II - Rua Roberto de Lamenais, 314 - 11 3902.2775 / 3902.4680 / 11 95413.9423

secretaria@piritubano.com.br | www.piritubano.com.br Instituto Educacional Piritubano

SISTEMA DE ENSINO

Profile for Eco Vox Comunicação

Colégio Piritubano 1º Semestre 2013  

Colégio Piritubano 1º Semestre 2013  

Advertisement