Page 1

Instituto Educacional

Piritubano 14ª Edição | Ano 2018

OBJETIVO

O aprendizado é como o horizonte: Não tem limites!

(autor desconhecido)

Spelling Bee Mostra Cultural Eventos Teatro Bullying Tecnologia Projeto Horta Escolar Ritual de Passagem


Venha realizar seu Sonho, no Buffet que mais faz Festas na região!

Pois aqui você é a Estrela!

OCÊ. V A R A P O D N A V O IN SEMPRE Venha conferir!!!!

Um ambiente confortável, com muita diversão e entretenimento.

• Festas Infantis • Festas Teen • Festas Escolares • Eventos • Comemorativos

APROVADO!

+ de 20 Festas Mensais

@estrelaparkbuffet

DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA ALUNOS DO COLÉGIO PIRITUBANO!

10% 5%

De desconto a vista De desconto parcelado

Av. Mutinga, nº 3070 - Pirituba - SP | contato@estrelapark.com.br Instituto Educacional Piritubano

www.estrelapark.com.br | )3902.7919


Editorial Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano

Nessa edição, temos momentos vivenciados pelos alunos e docentes, no 2º semestre de 2017 que, retratam o nosso cotidiano escolar e representam em outras palavras, movimento, cultura, respeito, renovação e esperança; que é o que queremos para o nosso futuro e trabalhamos para alcançar. E o nosso futuro, já começou!

Feliz 2018! É o que desejamos juntos, a você, querido(a) leitor(a)! Abraços de toda equipe do Colégio Piritubano

Colaboradores Adriana de Oliveira Toledo, Artur Luiz Ribeiro, Beatriz Roma, Carolina Cristina Quintas, Caroline de Freitas Correia, Claudia Aparecida Carille, Cristina Angioletto Pozenato, Denis Bezerra Soares, Duilio Perrucci Filho, Elaine Martins Pujar, Elieti Costa Santos, Elizangela Bertoli da Silva, Erica Rocha Cardoso Carille, Fabiana Paula de Almeida Vieira, Felipe de Souza Poli, Fernanda Lessa da Silva Batista de Jesus, Fernando Alves de Abreu, Gabriel Ferreira de Almeida, Jéssica Silva de Andrade, Juliano Roberto de Oliveira Silva, Katia Cristina Camargo Bernardi, Katia Regina Pagni, Leonete Lopes Similamori, Leticia Santos de Lima, Lúcia Regina Silvério Lamunier, Maira Bonaldo, Mara Efigênia José, Maria das Dores Borges Maciel Lima, Marilene Ferreira de Almeida, Marilia Lima Tonini, Marinalva de Carvalho Arruda, Mônica Régia Nogueira da Silva, Naraí Regis Vieira de Souza, Nelcy Cordeiro Magalhães, Patrícia Costa Silva Cavallari, Patricia Sergjusz Souza, Rafael Lozano Marzinkowski, Renata Medeiros de Lima, Rosany Felix de Mendonça, Sandra Aparecida Zuza da Silva e Simone Staseuskas Spiguel.

Produção Editora Eco Vox | Tel: (11) 3871.9292 www.editoraecovox.com.br Diagramação e artes Skanner Projetos Gráficos - marcos@skanner.com.br (O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes)

Instituto Educacional Piritubano 03


Unidade I

Narai Regis

O

Professora

s i a m i n A s o c i t s á fant s e r a g u l e m e v i v e ond

s alunos do Infantil I fase 1 e 2 tiveram a oportunidade de conhecer animais fantásticos e lugares onde vivem: animais marinhos, terrestres, selvagens e domésticos. Em nossos estudos, descobrimos muitas curiosidades sobre seus hábitos e comportamentos. Você sabia que os machos cavalos marinhos é que dão a luz aos filhotes? E na verdade parecem até que estão espirrando quando isso acontece. E que as baleias vivem nos mares, mas não são peixes e sim mamíferos? Que devemos amar nossos pet’s e nunca abandoná-los? Nossos pequenos aprenderam que devemos respeitar todos os animais, pois todos são importantes em nosso ecossistema. Um VIVA a nossos animais fantásticos e um SALVE ao nosso planeta TERRA onde todos vivemos e, por isso, devemos cuidar!.

Oficina de Culinária desperta sentidos e interesses Adriana Toledo Professora

Aulas práticas fora da sala de aula são mais produtivas do que os métodos tradicionais

A

mudança de ambiente e de práticas convencionais só trazem benefícios para as crianças. Tão importante quanto adquirir novos conhecimentos, é sentir-se atuante e participativo do processo de aprendizagem. Nas oficinas de culinária as crianças desenvolvem habilidades de coordenação motora, classificação, separação, ampliação do vocabulário, leitura de rótulos, higiene, origem dos alimentos e muitos outros conceitos inseridos no planejamento escolar. Foi na oficina de novembro de 2017 que os alunos da turma do Infantil I e II do período da tarde prepararam um delicioso Brigadeiro que não vai ao fogo, mais uma vantagem para evitar determinados riscos presentes nas cozinhas, já que os pequenos ainda não associam perigos à curiosidade. Lá eles puderam contar, misturar, lavar, separar e finalmente degustar sua própria receita, literalmente “colocando a mão na massa”! Hummm, e há quem diga que não ficou MARAVILHOSO? Afinal, quem resiste a estas bolinhas macias e cheias de sabor que, segundo conta a história, foi inventada há tão pouco tempo, mais precisamente na década de 40, mas que é um sucesso mundial, e de origem brasileira?!

04 Instituto Educacional Piritubano


Alfabetização na Educação Infantil

N

Spelling Bee

Narai Regis Professora

o 2º semestre de 2017, os alunos do infantil 2 e 3 em processo de alfabetização e letramento, tiveram a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em diversos gêneros textuais bem como o reconhecimento das letras do alfabeto e sua função junto às vogais, formando assim, fonemas que compõem as palavras. A esse processo chamamos de alfabetização e letramento. Através dos jogos, dramatização e contação de histórias, fábulas e poemas, foi possível trabalhar com os alunos textos reais, estimulando a leitura, escrita e produções de diversos gêneros textuais. Juntos, fomos capazes de criar novas palavras, decodificar sons e até criar novas histórias e finais. Brincando e aprendendo, conhecemos o ABC e muitas palavras que ele pode nos oferecer.

Marilia Tonini

E

Professora

sse ano aconteceu no nosso colégio mais uma edição do Spelling Bee e como nos anos anteriores, as turmas do 4º e 5º além de aprimorarem e ampliarem seu vocabulário na língua inglesa, se divertiram muito. O Spelling Bee é uma competição de soletração em que os participantes devem soletrar uma diversa seleção de palavras, sempre de diferentes níveis de dificuldade. Esse conceito surgiu nos Estados Unidos e acontece anualmente em vários estados americanos, sendo bem popular. Esse tipo de evento também já é realizado em vários países do mundo. Essa competição é importante de ser praticada pois incentiva o aluno, desde cedo, a estudar e a ter mais contato com a língua. Com esse contato, além de saber a grafia correta das palavras, o estudante tem a possibilidade de evoluir seu vocabulário.

Instituto Educacional Piritubano 05


Aulas de

movimento A

Fernanda Lessa Professora

criança desde a sua vida intrauterina , executa diversos movimentos. Após o nascimento, estes movimentos tomam liberdade e se tornam regulares e crescentes a cada dia, por intermédio das experiências vividas. O modo como se processa o movimento é o resultado da interação da criança com o meio físico, interações sociais e através do tipo de movimento que expressa suas necessidades e interesses. O trabalho com o movimento, durante as aulas específicas que temos no colégio, onde são aplicadas brincadeiras e jogos com finalidades determinadas, propicia à criança um desenvolvimento dos aspectos da motricidade fina e ampliação da cultura corporal, associando o raciocínio, atenção, equilíbrio, afetividade e noção de espaço.

Você já viu de perto uma

vitória-régia? Projeto

Virtudes

Kátia Pagni

A

Professora

turma do Integral,pode aprender um pouco sobre virtudes. Esse projeto teve como objetivo principal estimular os alunos a evitar o mal, aprender a respeitar e a escutar o outro, a ser solidário, a ser tolerante e principalmente trabalhar em equipe. O trabalho foi desenvolvido através de dinâmicas, reflexões em grupo, jogos, textos e brincadeiras. As crianças fizeram sua auto avaliação a cada trabalho concluído e passaram a mudar suas atitudes e modos de pensar diante de algumas situações e colegas. Vamos praticar o bem sempre, pois queremos um mundo melhor!

06 Instituto Educacional Piritubano

Simone S. Spiguel

O

Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano

s alunos do 1º ano, sim! Para estudar essa maravilhosa planta aquática, típica da região amazônica, trouxemos para a sala de aula, uma “réplica” para que pudessem conhecer, tocar, ficar juntinho e com certeza, nunca mais esquecer!


A tecnologia a favor da educação Adriana Toledo Professora

“Aprendizagem colaborativa”, processo que ajuda estudantes a alcançarem níveis de conhecimentos mais profundos, construindo significados, dando sentido ao que se estuda. Redes sociais, jogos, diversão, informação e conhecimento: um universo inteiro pronto para ser explorado e descoberto. Mas como controlar nossos pequenos “curiosos” diante de tantos assuntos convidativos, “proibidos” e instigantes? Foi numa aula de Informática que os alunos do 2º Ano A tiveram a oportunidade de investigar e trocar experiências, utilizando-se do recurso que preocupa muitos pais: a misteriosa INTERNET. Seguindo instruções, eles puderam perceber que nem tudo que surge na telinha de um computador é verdadeiro e/ou positivo. Foram passadas orientações sobre as formas corretas de pesquisa, seleção e análise de informações, sites confiáveis foram apresentados e examinados para que pudessem iniciar a atividade proposta: uma pesquisa sobre brinquedos feitos com sucatas. É necessário acompanhamento, supervisão e muito diálogo desde cedo, no ambiente familiar e escolar a respeito do bom uso dessa poderosa ferramenta, que faz parte da realidade mundial e do cotidiano de todas as pessoas.

A

Onde está o mundo que você sonhou para mim?

turma do 2º B junto com a professora Nara Regis , buscaram respostas a esta pergunta. Todos querem um mundo melhor, sem poluição, sem lixo, com respeito e igualdade para todos. Podemos perceber através dos nossos estudos que a solução está em pequenas atitudes práticas e simples. Respeitar nosso ambiente, compreender que todos os seres vivos que ocupam esse espaço são importantes para o equilíbrio do nosso planeta, cuidar do nosso lixo e principalmente reciclar o que for possível. Com este conceito de reciclagem e reutilização, criamos uma exposição de brinquedos fabricados pelos alunos e ficou claro que, se cada um fizer a sua parte, o mundo que sonhamos, será possível. Instituto Educacional Piritubano 07


Ler é um ofício no qual o viajar se torna a construção de uma longa história entre você e o seu mundo interior Fabiana Paula

de

Almeida

Professora

O

s alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de viajar no mundo literário das mais variadas histórias brasileiras, construindo assim o conhecimento interpessoal e linguístico das características regionais e literárias do nosso país. Em sua obra Histórias à Brasileira volume 1, a autora Ana Maria Machado leva os alunos a uma viagem intersideral ao mundo de mouras tortas e príncipes, de pimentas lançadas aos cucurucos e a meninos que não são tão bobos como os outros achavam que fossem. Descobrimos juntos, que a maior viagem não está somente naquelas em que fazemos nas férias,ou feriados com a família, mas sim onde, através da leitura prazerosa e espontânea criamos em nossas cabeças e corações, momentos, fantasias e conquistas juntamente aos heróis, heroínas, animais e tudo aquilo que o mundo dos livros nos permite acreditar. Assim, finalizamos nossas atividades com momentos de aprendizagem interpretativa, mas também com a maior riqueza que um ser humano pode hoje construir: o hábito e o deleite de ler e imaginar.

“Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” Bill Gates

08 08 Instituto Educacional Piritubano


Dizemos NÃO ao preconceito racial!

Conhecendo o corpo humano Sistema digestório Elaine Pujar

D Patrícia C. S. Cavallari

D

Professora

urante as aulas de História e Geografia, estudamos sobre a escravidão no Brasil. Nossas aulas tiveram como objetivo perceber o importante papel que os “Negros” tiveram e ainda têm em nossa história. Os alunos puderam perceber que os escravos não contribuíram apenas com sua mão-de-obra, mas também com suas crenças e costumes para a formação do povo brasileiro e a cultura do nosso país. Foram aulas de bastante discussão, onde os alunos se indignaram com a capacidade do ser humano em tratar seu semelhante como simples mercadorias e de discriminá-los somente por causa de sua cor. Essas aulas nos proporcionaram momentos enriquecedores, de pesquisas e relatos sobre o assunto. Partindo disso, os alunos pesquisaram sobre Preconceito Racial e perceberam que infelizmente, essa é uma prática frequente ainda nos dias de hoje. Mediante a isso, realizamos trabalhos contra a Discriminação Racial. Foi um trabalho de grande envolvimento onde todos capricharam nos cartazes, se envolveram na causa e mostraram que ninguém nasce preconceituoso, pois somos todos iguais, independente da cor da pele! Tenho certeza de que com esse trabalho alcancei muito além dos meus objetivos! Pois meus pequenos deram grandes lições contra o preconceito!

Professora

urante as aulas de Ciências, os alunos do 5º ano realizaram duas experiências sobre o sistema digestório. A primeira experiência retratou a ação dos dentes na mastigação dos alimentos. Foram utilizados dois comprimidos efervescentes e dois copos com água. Os alunos trituraram um dos comprimidos e o outro deixaram inteiro. Ao mesmo tempo, jogaram os comprimidos nos copos com água e assim puderam observar que o comprimido que foi triturado foi dissolvido com mais facilidade, comprovando assim que quanto mais o alimento for mastigado, mais rápido será sua digestão. Na segunda experiência foi reproduzida a importância dos sucos gástricos na digestão. Misturando o leite e o vinagre, os alunos comprovaram que o vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico produzido pelo estômago, quebra as moléculas do alimento em partículas menores, facilitando ainda mais a digestão. Essas aulas no laboratório são enriquecedoras, pois realizar experiências práticas, facilita o aprendizado do aluno tornando assim, a aula muito mais prazerosa.

Instituto Educacional Piritubano 09


Tal mãe, tal filha...

Essas duplas arrasaram na oficina de dança! Lindo de ver!

os d o t sa n é s b Para poeirista os ca 2017! de

Sábado

esportivo

Parabéns alunos do 1º ao 5º ano que participaram!

Um dia de grande emoção! Formatura do Infantil. Parabéns alunos, rumo ao ensino fundamental!

10 Instituto Educacional Piritubano


Passeio Pedagรณgico

Juntos e misturados: brincar e aprender!

Instituto InstitutoEducacional EducacionalPiritubano Piritubano 11


Mostra “Escultural”

do Lixo à Arte! Os alunos do Infantil ao 5º ano, mostraram que sabem fazer arte criando esculturas com materiais que iriam para o lixo, baseando-se em grandes artistas.

12 12 Instituto Educacional Piritubano


unos! al , ns é ab r Pa

Unidade I

Destaques do 1º bimestre de 2017

Miguel Kenji Y. de Oliveira Infantil I Fase II Manhã

Manuela Paola de Oliveira Infantil I Fase II Tarde

Giovanna Chessa Alves da Silva - Infantil II Manhã

Pedro H. G. Gloria de Souza Feitosa - 1º ano B

Julia Escapucini Codorniz 2º ano A

Felipe dos Santos Martins 4° ano B

André Gondek Mendes 5° ano A

Lorena Araujo da Silva Infantil II Tarde

4

Manuella R. dos Santos Infantil I Fase I Tarde

2+

2=

Isadora Pujar Dias Infantil I Fase I Manhã

Pedro Henrique Ribeiro da Silva - Infantil III Manhã

Rafaella Rabacallo dos Santos - Infantil III Tarde

Beatriz Moraes Vianna 1° ano A

Ronald Gomes Martins 3° ano A

João Victor Santiago Silva 3º ano B

Arthur Battista de Lima 4° ano A

Enzo Emanuel Soares Silva 2º ano B

João Vitor Sirilo da Silva 5° ano B

Destaques do 2º bimestre de 2017

Murilo Quintino Pereira Infantil I Fase I Tarde

Gustavo Gregório Valls Infantil I Fase II Manhã

Giullia Felipe Luz Martins Infantil III Tarde

Lara Maria S. Miguel Dias 1º ano A

Heloisa Almeida Marques Infantil I Fase II Tarde

Pedro Barreto Moros 1º ano B

Giovana Pompolino Virgilio Infantil II Manhã

Lorena Araujo da Silva Infantil II Tarde

Carlos Alberto B. Verissimo Infantil III Manhã

Maria Eduarda F. Rodrigues 2º ano A

Henrique Marques Ferreira 2º ano B

Felipe Ribeiro de Lima Costa 3º ano A

AB Ana Luisa Regis de Souza 4º ano A

C

Rayane Melo Farias 3º ano B

Clara Demeter de Matos 4º ano B

Giovanna Massari 5º ano A

Ana Julia Soares Delgado 5º ano B

Instituto InstitutoEducacional EducacionalPiritubano Piritubano 13


Destaques do 3º bimestre de 2017

Gustavo Gregório Valls Infantil I Fase II Manhã

Manuela Paola de Oliveira Infantil I Fase II Tarde

Leonardo Carvalho Mahanic Infantil II Manhã

Maria Fernanda B. Holanda Infantil II Tarde

Laura Demeter de Matos Infantil III Tarde

Davi Souza Galambos 1º Ano A

Livia Lebeda Crispim 1º Ano B

Gabriel Q. Martelli Santana 2º Ano A

Fagner Diogo P. de Lima 2º Ano B

Pedro Henrique R. da Silva Infantil III Manhã

2+

Isabelle A. Costa Serrano Infantil I Fase I Manhã

2=

4

Unidade I

Ana Clara Oliveira Aires 3º Ano B

Diogo Crisante de Almeida 4º Ano A

Rafael Lopes Pestana 4º Ano B

Maria Eduarda R. da Silva 5º Ano A

Lucas Taxiotti 3º Ano A

Nicole Fiori de França 5º Ano B

Destaques do 4º bimestre de 2017

Manuella R. dos Santos Infantil I Fase I Tarde

Miguel Kenji Y. de Oliveira Infantil I Fase II Manhã

Heloisa Almeida Marques Infantil I Fase II Tarde

Giovana Pompolino Virgilio Infantil II Manhã

Lorena Araujo da Silva Infantil II Tarde

Carlos Alberto B. Verissimo Infantil III Manhã

Davi A. Barbieri Sanches Infantil III Tarde

Marcella A. F. Vieira Leite 1º Ano A

Victor R. Godoi Rodrigues 1º Ano B

Maria Eduarda F. Rodrigues 2º ano A

Felipe Neri Ribeiro 2º Ano B

Felipe Ribeiro de Lima Costa 3º ano A

AB C

João Victor Santiago Silva 3º ano B

14 Instituto Instituto Educacional Educacional Piritubano Piritubano

Giovanna Vitoria Baatsch 4º Ano A

Diego E. de Holanda Baccin 4º Ano B

Andre Luis Boullon Paulino 5º Ano A

Guilherme Felipe Luz Martins 5º Ano B


Unidade II

Gabriella Pagni de Pinho 6º Ano B

Gabriel de Carvalho Cardoso 7º Ano A

Rafaella C. Arroio Barreto 7º Ano B

Maria Eduarda L. de Souza 8º Ano A

Daniel Alexandre Cocolete 1ª Série A

Gabriella C. Silva Cavallari 1ª Série B

Catharina Gallizzi Alves 2ª série A

Rebeca Andrade Morceli 8º Ano B

2+

Ana Paula T. da Rocha Luvizon 6º Ano A

2=

4

Destaques do 1º bimestre de 2017

Beatriz Mendonça Mendes 9º Ano A

Catarina Melquiades Velane 9º Ano B

Camila Soares Eggerling 3ª Série A

Paola F. Arcuri Margarido 3ª Série B

Thaynara C. O. dos Santos 2ª Série B

Isabela Domingues Raposo 3ª Série C

Destaques do 2º bimestre de 2017

Giovanna Fick Bodruc 6º Ano A

Victor H. Correa de Moraes 6º Ano B

Matheo Gallizzi Alves 7º Ano A

Lucas da Cruz Felipe 7º Ano B

Ana B. Spadim Gonçalves 8º Ano A

Vinícius Fernandes da Silva 8º Ano B

Tiago Oliveira Gaglieta 9º Ano A

Bruno R. Moreira de Oliveira 9º Ano B

Kethellen Feltran da Mota 1ª Série A

Bianca Karoline A. M. Silva 1ª Série B

Felipe Yudi Agarie 2ª série A

Tainá dos Santos M. Nunes 2ª SérieB

AB C

Gabrielle Campos 3ª Série A

Carolina Goulart de Oliveira 3ª Série B

Giovanna Lopes dos Santos 3ª Série C

Instituto Educacional Piritubano Instituto Piritubano InstitutoEducacional Educacional Piritubano15 15


Unidade II

Michael Hosea Chinedu Eze 6º Ano A

Laryssa Melo Pacheco 6º Ano B

Beatriz Calligari Moreira 1ª Série A

Priscila Ponte Fermino 7º Ano A

André Lima Alambert 1ª Série B

Gustavo G. M. Anastácio 7º Ano B

Guilherme A. A. da Silva 2ª Série A

Nicolas H. de Castro Klein 8º Ano A

Guilherme Diogo Jeronymo 2ª Série B

André Martins Kiss 8º Ano B

Suelen Cunha de Barros 3ª Série A

22 ++

22 ==

44

Destaques do 3º bimestre de 2017

Luisa dos Santos Mendes 9º Ano A

Eduardo Xavier de Campos 3ª Série B

Gustavo Pagni de Pinho 9º Ano B

Luana Ortiz Silva 3ª Série C

Destaques do 4º bimestre de 2017

Giovanna Fick Bodruc 6º Ano A

Daniel dos Santos M. Nunes 6º Ano B

AB

Vinícius P. M. da Silva 1ª Série A

Ruan Shizuo Miyagaki 7º Ano A

Gabriella Costa Silva Cavallari 1ª Série B

Gabrielly Camargo Moraes 2ª Série A

C 16 Instituto Educacional Piritubano

Gustavo Carlim de Moraes 7º Ano B

Guilherme Augusto Mayese 8º Ano A

Emilly Amorim Brito 2ª Série B

Giovanna de Souza Grego 8º Ano B

Bruno de Moraes Quina 3ª Série A

Beatriz Mendonça Mendes 9º Ano A

Eduardo Xavier de Campos 3ª Série B

Mariana Lopes Pestana 9º Ano B

Sabrina Cristina Santos 3ª Série C


Unidade II

Feira das Maira Bonaldo

profissões

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

N

a 2ª Feira das Profissões os alunos participaram de diversas palestras: Direito, Economia, Publicidade, Psicologia, Engenharia, Medicina Veterinária, Nutrição, Coaching de Carreira, Odontologia, Rádio e TV e além disso, puderam tirar suas dúvidas nos stands montados pelas Universidades.

Química Rosany Felix

de

Mendonça

Professora de Química do Ensino Médio

O laboratório de Química é de grande importância para a fixação do conteúdo teórico. No 3º bimestre os alunos da 1ª série do Ensino Médio testaram diversas substâncias usando indicadores de ácido - base e por meio da cor conseguiram identificar se a substância era um ácido ou uma base.

Matemática

Porque AQUI

VOCÊ SORRI

SEMPRE!

Seu sorriso é um bem precioso em qualquer idade. Cuide dele!

Implantes Clareamento Próteses Ortodontia

Érica Rocha Cardoso Carille Professora de Matemática do Ensino Fundamental II

O laboratório de matemática tem como principal objetivo contribuir com a construção dos conteúdos através de jogos, brincadeiras e demonstrações apresentados de forma lúdica. Os alunos dos sétimos anos trabalharam no quarto bimestre com o jogo “Cara ou coroa”, como introdução aos conteúdos de probabilidade e estatística. Os alunos dos oitavos anos trabalharam um laboratório “Descobrindo o π”, como introdução aos conteúdos de circunferência e círculo, área e comprimento. As aulas são em grupos possibilitando a interação dos alunos, a troca de ideias, opiniões e a socialização. Como é importante a exploração das diversas formas de linguagens, noção de espaço e dimensão, com vivências reais que contribuem para a plasticidade cerebral, possibilitando com estruturas concretas a compreensão de sua capacidade, potencialidade e raciocínio lógico matemático.

Resp. Tec. Dra. Cláudia Spexoto CROSP 61.168

Rua Paúva, 145 - Sala 02 Vila Jaguara-SP )11 3621.6481 www.odontospex.com.br odontospex

Instituto Educacional Piritubano 17


Filme

Fernando Alves

N

de

Abreu

Professor de Sociologia do Ensino Médio

o 2º Semestre deste ano, houve um trabalho interdisciplinar por meio do cinema, entre Língua Portuguesa, História e Sociologia. Língua Portuguesa e Sociologia trabalharam o filme “Na Natureza Selvagem”, por meio do qual abordamos conceitos árcades, tais como fugere urbem, inuttilia truncat e carpe diem, além da noção de trabalho, produção e relações sociais que foram temas presentes no segundo bimestre. Ambas as disciplinas também trabalharam juntas com produção textual: temas discutidos nas aulas de Sociologia são cobrados em Língua Portuguesa, aplicando as técnicas de redação exigidas pelo ENEM e Grandes Vestibulares. No trabalho interdisciplinar realizado com as primeiras e segundas séries do Ensino médio, ficou claro para os alunos a relação entre matérias, no caso em específico, Literatura e História. Para as primeiras séries, o filme “A Missão”; mostrou de uma forma além das apostilas, e com um olhar mais crítico, questões como por exemplo, a escravidão espanhola nas colônias americanas, que eram proibidas, mas ainda assim ocorriam. Já para as segundas séries, o filme “Canudos”; deu vida a um conteúdo muito cobrado em vestibular, que é a Guerra de Canudos no período da República Velha.

Ritual de

passagem Os alunos do 5º ano participaram do “Ritual de Passagem”. Se despediram da Unidade I e receberam as boas – vindas da Equipe da Unidade II. Além disso, os pais e os alunos participaram de uma palestra com a psicóloga Letícia Bechara com o tema: “Tchau tia, olá professor”. Foi uma noite especial!

18 Instituto Educacional Piritubano


Espanhol Jéssica Silva

de

Andrade

Professora de Espanhol do Ensino Fundamental II

Um lugar apaixonante no coração do City América

O

trabalho desenvolvido no fundamental II teve o intuito de promover o reconhecimento por parte dos alunos de sua própria trajetória de vida, podendo mostrar a si mesmo e a seus colegas e familiares o que foi feito por eles no decorrer de sua existência. Os alunos tiveram que produzir uma autobiografia, construindo assim uma linha do tempo de suas vidas, para a realização dessa linha, eles poderiam utilizar diversos documentos, como: RG, certidão de nascimento, diplomas de conclusão de cursos, fotos de momentos importantes etc., após o recolhimento de todos esses documentos, foi pedido que organizassem em ordem cronológica e colocassem em um álbum ou livro feito por eles, abaixo de cada item importante de suas vidas, há um pequeno texto, em espanhol, explicando o porquê desse momento ser o escolhido para compor a sua história. O intuito dessa tarefa foi que os alunos pudessem reconhecer um pouco mais sobre sua trajetória de vida e assim valorizassem o percurso que foi feito por eles até os dias atuais, trabalhando a sua autoestima por meio da autodescoberta e do reconhecimento de desafios superados ao longo de sua existência, como também aperfeiçoando a utilização a língua espanhola na descrição de fatos importantes de sua história.

Arte marinalva de

Carvalho Arruda

Professora de Arte do Ensino Fundamental II

Partindo da teoria de que história em quadrinhos é uma forma de arte que une texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos, os alunos do 8º ano B, ilustraram os capítulos do livro”Eu Sou Malala”, onde é retratada a trajetória de uma garota paquistanesa que recusou-se diante do islamismo, a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação em forma de quadrinhos, HQ.

Apresente este anúncio e ganhe

10% de desconts o nos nossos serviço

Mini Spa Dia da Noiva e Noivo Estética facial e corporal Pilates Depilação Manicure Confira mais um pouco dos nossos trabalhos nas redes sociais!

MarileneEspacoBeleza marileneespacobeleza www.marileneespacobeleza.com.br

Avenida do Anastácio,1799 (11) 2737.0814 94724.4340 Temos estacionamento no local Instituto Educacional Piritubano 19


Horta Carolina Cristina Quintas

Professora de Ciências do Ensino Fundamental II

P

rojeto de horta escolar elaborado em uma disciplina do curso de Nutrição da USP e aplicado em nosso Colégio. Tem como meta auxiliar na aprendizagem dos alunos em diversas disciplinas. Temas como solo, agricultura, insumos agrícolas, nutrientes, época de plantio, diferenças entre tubérculo, raiz e bulbo foram trabalhados. Além disso, uma horta escolar visa melhorar a alimentação dos alunos, trabalhar o cuidado com um outro ser vivo e a espera para colher.

Trabalho interdisciplinar

Rosany Felix

O

de

Mendonça

Professora de Química do Ensino Médio

trabalho interdisciplinar do Ensino Médio, realizado no 3º bimestre teve como temas: - 1ª séries - “Drogas” - os alunos pesquisaram os tipos de entorpecentes e seus efeitos no corpo humano. - 2ª séries - “Doenças Endêmicas” - trabalharam formas de contágio e prevenção. - 3ª séries - “Saúde e estética” - focaram nos distúrbios alimentares e no padrão ideal de beleza buscado pelas pessoas. Os temas selecionados foram pensados de maneira a auxiliá-los, não apenas no vestibular, mas também para promover uma reflexão acerca de assuntos divulgados pela mídia e que fazem parte da vivência de nossos alunos.

20 Instituto Educacional Piritubano


Interclasses Juliano Roberto

de

Oliveira Silva

Professor de Educação Física do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

N

os meses de setembro,outubro e novembro foi realizado o X CAMPEONATO INTERCLASSES PIRITUBANO. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio jogaram entre si, em um sistema quadrangular. Aconteceram jogos emocionantes! Classificação final: Fundamental II 1º Lugar - WOLFSBURG (7ºB E 8ºA) 2º Lugar - REAL MADRID ( 7ºB) 3º Lugar - MANCHESTER (8ºB) Ensino Médio 1º Lugar - MANCHESTER CITY ( 3ª B) 2º Lugar - BARCELONA (3ª A) 3º Lugar - PARIS SAINT GERMAN (9º A e 9ºB) Artilheiros: 15 gols - Vitor - Manchestrer City 09 gols - Márcio - Wolfsburg 09 gols - Gabriel Cota - Juventus

Instituto Educacional Piritubano 21


Jovens

escritores Mônica Régia Nogueira

da

Silva

Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II

“[...] Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos.[...]”, disse Carlos Drummond de Andrade. E foi assim, que os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Piritubano, participaram do Projeto Jovens Escritores produzindo seus poemas. Dessa forma, puderam entrar em um mundo que parecia estar distante até então. Com a colaboração dos pais, da coordenação e sob minha orientação, os estudantes buscaram inspirações nos temas dados a eles, experiências vividas e na criatividade. Depois de produzidos e publicados os livros, os jovens escritores tiveram a Tarde de Autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, onde receberam os cumprimentos de seus parentes e convidados resultando em um grande sucesso! Esta experiência foi satisfatória para todos os envolvidos, pois aguçou o que há de melhor em cada um dos participantes fazendo-os a acreditarem que tudo é possível com oportunidade e dedicação. Dessa forma, Mário Quintana definiu o trabalho dos alunos, perfeitamente, neste trecho: “Eu acho que todos deveriam fazer versos. Ainda que saiam maus. É preferível, para a alma humana, fazer maus versos a não fazer nenhum. O exercício da arte poética é sempre um esforço de autossuperação e, assim, o refinamento do estilo acaba trazendo a melhoria da alma.” Agradeço a todos os envolvidos neste projeto – à Direção, Editora Delicatta, Coordenação, aos pais e, principalmente, às estrelas, os alunos.

22 Instituto Educacional Piritubano


Show de Talentos Maira Bonaldo

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Foi com muita criatividade, leveza e bom humor que os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nos prestigiaram com suas apresentações no nosso 1º Show de Talentos .

Instituto Educacional Piritubano 23


Mostra Cultural 2017 Lucia Lamunier

Professora de Arte do Ensino Fundamental II

“Você já imaginou seu mundo sem cor? Sem música? E dança? Já pensou em não rir ou se emocionar em uma sala de cinema? Ou assistindo sua novela na TV? Ou no teatro? Em como seria não ter uma imagem fotográfica para recordar? Se o ser humano não fosse inovador e criativo? Como seria?” Pensando nas questões acima, os alunos do 6º ao 9º ano, apresentaram o tema “ARTE PRA QUÊ?”, com a intenção de passar aos visitantes a importância da arte na vida de todos, além de ser inserida como forma de estudo e aprendizagem multidisciplinar. E quem não gosta de uma boa diversão??? A MATEMÁTICA mostrou os cálculos e a geometria na DANÇA e na MÚSICA; LINGUA PORTUGUESA apresentou o TEATRO e o SARAU; em GEOGRAFIA o TURISMO se destacou apresentando culturas e os lugares mais visitados; e a HISTÓRIA foi transmitida com a FOTOGRAFIA e a MODA; CIÊNCIAS integrou a ARTETERAPIA em oficinas de arte; INGLÊS expandiu conhecimentos da língua com o GRAFITE e ARTE apresentou técnicas criativas de artistas inovadores. O sucesso desta Mostra se deu pela união do trabalho pedagógico e o empenho dos alunos. Parabéns a todos!

24 Instituto Educacional Piritubano


Santos Artur Luiz Ribeiro

Professor de Geografia do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A

Geografia como ciência procura compreender a relação entre o homem e o meio, ou seja, estuda os espaços produzidos pelas sociedades. É neste contexto que os trabalhos de campo são importantes ferramentas para complementar os conteúdos abordados dentro de sala de aula, permitindo uma interlocução com outras ciências. Aproveitando esse instrumento, os professores de Geografia, História e Ciências elaboraram uma saída pedagógica, para o Ensino Fundamental II, com destino a Baixada Santista a fim de abordar assuntos que permeiam a fundação das cidades, atividade cafeeira, os engenhos (em especial o Engenho dos Erasmos), sistemas de transporte e a vegetação de Mata Atlântica.

Instituto Educacional Piritubano 25


Formatura Maira Bonaldo

Coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A

cerimônia de Formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e dos alunos da 3ª série do Ensino Médio foi marcada pela alegria e emoção . Os pais e familiares acompanharam mais uma conquista escolar dos jovens. Foi uma noite memorável.

Teatro bullying Maira Bonaldo

Coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O

s alunos do 6º ao 9º ano foram convidados a participar do Projeto: “E se fosse com você? Uma história de Bullying.” Assistiram a Peça Teatral e participaram de atividades lúdicas e interessantes. Os nossos alunos e professores adoraram!

26 Instituto Educacional Piritubano


Instituto Educacional

Piritubano Famílias que têm

Elas

sabem o que querem. E confirmam!

· · · ·

INFANTIL FUNDAMENTAL MÉDIO PRÉ-VESTIBULAR

I

E P Unidade I - Rua Joaquim Oliveira Freitas, 1800 11 3906.9780 / 3902.5800 / 11 95413.9424 Unidade II - Rua Roberto de Lamenais, 314 11 3902.2775 / 3902.4680 / 11 95413.9423 secretaria@piritubano.com.br | www.piritubano.com.br

SISTEMA DE ENSINO

Profile for Editora Eco Vox / eVox • Mídia Digital

Colégio Piritubano • 14ª Edição • Ano 2018  

Instituto Educacional Piritubano | Objetivo Sistema de Ensino | "Famílias que têm Objetivo, elas sabem o que querem!"

Colégio Piritubano • 14ª Edição • Ano 2018  

Instituto Educacional Piritubano | Objetivo Sistema de Ensino | "Famílias que têm Objetivo, elas sabem o que querem!"

Advertisement