Issuu on Google+

Edição 6 | 2013


ColĂŠgio Morales Lopes


Os jovens e as redes sociais A nova geração já não tem o mesmo fascínio pela interação face a face. A bola da vez é o computador

A

expediente

ntigamente, as nossas brincadeiras preferidas eram nas ruas: uma partida de futebol, andar de bicicleta, brincar de esconde-esconde. Entretanto, com a modernidade, a TV ganhou mais espaço em nossas vidas, depois, vieram os vídeo games e em seguida os computadores. Pois é, estamos na era digital, meus caros. Hoje, o número de adolescentes que passam mais tempo conectados à internet já é maior do que os que estão “ligados” à TV. Estatísticas comprovam que 68% dos jovens passam entre uma e duas horas por dia plugados à internet. Além disso, 29% deles ficam entre três e quatro horas conectadas diariamente. Diante de dados como estes, fica a pergunta: o que a nossa juventude tanto faz na tela do computador? A maior demanda dos nossos jovens são as redes sociais, como o twitter e o facebook. No entanto, será que eles sabem usufruir dessas ferramentas? Vejamos: todo e qualquer meio de comunicação nos transmite inúmeras informações cabendo a nós selecioná-las, mas será que os nossos adolescentes sabem fazer isso? No facebook, por exemplo, podemos manter contato com amigos distantes, trocar informações relevantes acerca de uma aula perdida ou de um trabalho a ser realizado em grupo, além de podermos compartilhar nossos pensamentos. No twitter, também podemos seguir páginas de amigos, ídolos e até de conteúdo informativo, como a Carta Capital. Contudo, o que se faz notar é que temos uma geração cada vez mais sozinha que fica à mercê das redes sociais, encontrando nestas não uma fonte de informações, mas sim, uma companhia necessária à sobrevivência. A grande maioria dos jovens troca uma boa leitura, uma boa programação, uma boa noite de sono e os estudos para ficarem no facebook, isto é, fazem das redes um caminho e não um meio. Sendo assim, não seria esse o momento de estabelecer limites, uma vez que a nova geração está perdendo o foco?

As redes sociais são os grandes veículos de comunicação na atualidade. O problema está no excesso da sua utilização que pode fazer com que os jovens interajam menos com os amigos ou se afastem do convívio familiar. Os pais ou responsáveis podem estabelecer limites sem causar revolta, tendo uma atitude positiva em relação ao uso das redes, pois não podemos ignorar seus benefícios nem privar os adolescentes de ter acesso a essa ferramenta. O ideal é que os adultos dialoguem e orientem os filhos sobre o tempo que ficam diante do computador e sobre o tipo de conteúdo que é acessado e postado nas páginas do facebook e twitter, pois até para usá-las a etiqueta social se faz necessária. A utilização saudável e correta é possível se os pais exercerem certo controle sobre o seu uso, ajudando as crianças e os adolescentes a questionar e a distinguir aquilo que é relevante postar ou acessar nas redes para o seu crescimento enquanto pessoa, selecionando conteúdos mais adequados à sua idade. Também é importante manter o computador conectado à internet em um local de uso comum da casa para que os pais possam supervisionar seu uso e verificar se o filho não está exposto a algum risco. Sabendo dosar e com o diálogo, tudo se tornará mais fácil: o jovem compreenderá as preocupações dos pais e, estes, a necessidade dos filhos, sem que isso afete o convívio familiar. (Professora Renata | Língua Portuguesa 9º ano e Ensino Médio)

Colégio Morales Lopes – Ensino Fundamental e Ensino Médio (unidades I e II) Mantenedores: Vânia Aparecida Morales Lopes e Armindo Ribeiro Pereira Lopes. Diretora: Fabiana Morales Lopes da Silva. Coordenadora Geral: Fernanda Morales Lopes Nunes. Coordenadora Ensino Fundamental I: Lidianne Spinola de Assumpção. Coordenador Ensino Fundamental II: Elton Guarda Rodrigues. Coordenadora do Ensino Médio: Emirlei de Paula. Horário de Funcionamento da Secretaria: 08h às 12h e das 13h às 18h. Telefones: 3941.3678 / 3949.5147 (fax). Endereço: Rua Turvânia, 128. Site: www.colegiomoraleslopes.com.br / e-mail: moraleslopes@uol.com.br Horários de aula: Período da manhã - Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano): 07h30 às 12h. Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano): 07h15 às 12h30min. Ensino Médio (1° ao 3° ano): 07h15 às 12h20min. Horários de aula: Período da tarde: - Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano): 13h às 17h30min. Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano): 13h às 18h. Colégio Morales Lopes Kids – Educação Infantil (unidade III)

Mantenedores: Vânia Aparecida Morales Lopes e Armindo Ribeiro Pereira Lopes. Diretora: Fabiana Morales Lopes da Silva. Coordenadora Geral: Fernanda Morales Lopes Nunes. Coordenadora Educação Infantil: Rosângela Aparecida Lemos de Oliveira. Horário de Funcionamento da Secretaria: 08h às 12h e das 13h às 18h. Telefone: 3946.1307. Endereço: Rua Turvânia, 96. Site: www.colegiomoraleslopes.com.br - e-mail: moraleslopes@uol.com.br Horário de aula: Período da manhã: Educação Infantil: 08h às 12h. 1° ano: 07h30 às 12h. Horário de aula: Período da tarde: Educação Infantil: 13h30 às 17h30min. Produção: Editora Eco Vox Comunicação Tel: (11) 3871.9292 www.editoraecovox.com.br Diagramação: Skanner Projetos Gráficos - marcos@skanner.com.br Artes: Carine Amaro (O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes)

Colégio Morales Lopes


educação infantil

A importância da Educação Infantil

A

educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental. A estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. Outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática. A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender. (Fonte: www.izabelsadallagrispino.com.br)

Projeto: “Contato com os animais” T odos os alunos que estudam no Kid’s têm contato direto com animais diferentes. Os animais merecem nosso respeito. Ensinamos nossos educandos, a importância de todos os seres vivos em nossa vida. Valores como: o amor, o respeito, o cuidado, o afeto, a amizade são trabalhados e adquiridos por nossos educandos.

04 Colégio Morales Lopes


Projeto: “Cultivando o aprendizado” N

ossa horta! Que legal! Neste primeiro semestre, realizamos o plantio da horta com a ajuda das crianças , que se divertiram e aprenderam. O melhor foi ver o contato dos nossos pequenos com a natureza, aprendendo a cuidar, amar e respeitar. O intuito é propiciar ao aluno a vivência e a experiência com a valorização de alimentos orgânicos.

Colégio Morales Lopes 05


educação infantil

Excursão ao parque:

O Mundo da Xuxa

06 Colégio Morales Lopes

Todos os alunos se divertiram muito. Valorizar o lúdico faz parte do processo de crescimento intelectual e pessoal do ser humano, portanto promovemos essas habilidades através das brincadeiras e atividades realizadas.


ensino fundamental I

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA A leitura possibilita o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, enriquece o vocabulário e aumenta o repertório de informações. Ler um livro pode ser uma fonte de aprendizado e de prazer. Para se tornar um leitor, uma criança deve ser estimulada por meio de exemplos e pelo contato permanente com os livros. No processo de construção do comportamento leitor, a parceria entre a família e a escola é fundamental. Segundo o escritor Luiz Carlos Cagliari, “a leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. É uma herança maior que o diploma.” As pesquisas mostram que quem começa a ler cedo tem mais chances de se tornar um leitor assíduo. Pequenos passos, como deixar os livros ao alcance das mãos e ler pelo menos 20 minutos por dia, fazem toda a diferença. Algumas dicas práticas: Dê o exemplo e leia você também. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu modelo naturalmente. Deixe os livros à mão para ele folhear e inventar histórias. Reserve um horário para a leitura e transforme em um momento de prazer. Aconcheguese com seu filho, leia para ele, mostrando as palavras. Quando ele crescer, ajude-o na leitura. Frequente livrarias e bibliotecas. Dê livros, gibis ou revistas de presente. Comente sempre o livro com ele. Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas. Empreste livros para os amiguinhos dele. Estimule a troca e as conversas. Estimule atividades que usem a leitura - jogos, receitas, mapas. (Lidianne Spinola de Assumpção - Coordenadora Ensino Fundamental I)

Carvaval no colégio! O Carnaval é conhecido no Brasil inteiro por sua alegria e tradição, e é claro que, no Colégio Morales não seria diferente. Na segunda semana de Fevereiro os alunos se divertiram com o bailinho de Carnaval, foi pura agitação e animação.

Colégio Morales Lopes 07


educação infantil

Páscoa é... “... Tempo de refletir, doar, amar ao próximo e fazer o bem. É vida nova... Nesta Páscoa nossos alunos receberam a visita do famoso Coelhinho, símbolo mundial da Páscoa.” Diversão, dinamismo e alegria contagiantes. ensino fundamental I

08 Colégio Morales Lopes


educação infantil

Dia das

Mães

“Mãe... ... Tem energia especial que envolve, protege, ama e consola. É capaz de conduzir e incentivar. Seu amor é o combustível que faz o ser humano conseguir o impossível. Mãe um presente e um dom de Deus.” Feliz dia das Mães!!! A equipe do Colégio preparou uma grande homenagem para nossas mamães... Exposições, apresentação de música, apresentação de dança ... Foi inesquecível!!!

ensino fundamental I

Colégio Morales Lopes 09


ensino fundamental I

PROERD PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. É mais um fator de proteção desenvolvida pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim, para o fortalecimento da Cultura de Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. Escola X Polícia X Família Todos os alunos dos 5° anos A, B, C e D participaram da formatura do Proerd concluindo esse projeto sério e enriquecedor.

10 Colégio Morales Lopes


Excursão ao “Aquário de São Paulo”

N

ossos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I tiveram um dia de puro conhecimento no Aquário de São Paulo. O aquário de São Paulo é o maior da América Latina, um espaço de diversão para nossos alunos e educação ecoló-

gica para o futuro. O Aquário é um complexo onde tem a preocupação de proporcionar o bem estar de aproximadamente 3000 exemplares de 300 espécies de animais e tem o compromisso com a educação ambiental. É um verdadeiro mergulho no mundo marinho.

Excursão ao museu “Catavento” O museu Catavento é dedicado às Ciências, um local mágico onde os visitantes podem observar as estrelas, tocar um meteorito, conhecer peixes carnívoros e ver os cabelos arrepiarem! Essas são algumas das atrações que o museu apresenta aos jovens, as ciências de forma atraente e interativa. Os alunos dos 4º e 5º anos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender os assuntos abordados também em sala de aula.

Colégio Morales Lopes 11


campanha

Apresentação do grupo de Capoeira da AACD Nossa Festa Junina teve a honra de receber mais uma vez, o grupo de Capoeira com as crianças da AACD. Emocionando a todos, as crianças se apresentaram durante o Show de Talentos, mostrando para nós que nenhuma limitação impede de ser feliz. Parabéns a todas as crianças da AACD!

12 Colégio Morales Lopes


Palestra de sensibilização da AACD Campanha “Corrente do Bem”

D

urante o mês de junho, voluntários da AACD visitaram o Colégio e realizaram uma palestra de sensibilização aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sobre a campanha “Corrente do Bem 2013”. Os depoimentos e os vídeos mostrados durante a palestra sensibilizaram os alunos e motivaram para que cada um levasse um cofrinho para casa e ajudasse na arrecadação de fundos para a AACD.

Colégio Morales Lopes 13


Sala 3D Sala 3D

Laboratório de Informática

Sala 3D

Sala 3D Sala 3D 14 Colégio Morales Lopes


Espaço Kids

Parque

Quadra

Sala de Jazz

Carrossel

Parque Quadra

Auditório Multimídia Espaço dos Animais Colégio Morales Lopes 15


ensino fundamental II

PROJETO DE ARTE

“Leitura das obras Neoclássicas”

(Professora Aline Jardim - Arte)

T

rata-se do movimento artístico denominado Neoclassicismo. Os alunos realizaram uma pesquisa escolhendo a obra deste movimento que mais lhe agradassem, copiando os gestos, figurino, etc. Os alunos se transformaram nos personagens da época. Caracterizados e articulados. Leituras realizadas pelos alunos dos 8º anos.

Pasta de Arte CAPA

(Professora Sinara Braga - Arte) Sempre no início de cada ano, desenvolvo com todos os meus alunos uma capa para a pasta. Esta tem que ter o nome do aluno e imagens ou palavras que mostrem um pouco as características de cada educando, ou o que cada um gosta. Este ano, com os alunos dos 9º anos, manhã e tarde, desenvolveram uma capa de acordo com a proposta acima, mas usei uma tinta de artesanato, verniz craquelador, que faz um efeito “rachado” quando seca. Trabalhamos com um papel diferente, criamos os projetos neles. Recortamos e colamos livremente na capa da pasta de Arte. A identificação dos alunos foi feita com letras recortadas de revistas. O resultado foi realmente “artístico e artesanal”. 16 Colégio Morales Lopes


PROJETO

Painel comemorativo “Dia das Mães”

(Professora Éden - Língua Portuguesa) Ao transitarmos pelos corredores do nosso Colégio, frequentemente, nos deparamos com painéis temáticos criativos e interessantes. Estes são confeccionados por nossos alunos com a orientação de seus professores. No mês de maio, os alunos do 8º ano A, orientados pela professora Éden (de Língua Portuguesa) confeccionaram um lindo painel em homenagem ao “Dia da Mães” de forma simples, porém singela.

“Gêneros Textuais”

(Professora Renata - Língua Portuguesa) Painel sobre gêneros textuais, confeccionado pelos alunos do 9ºano “E”. Os alunos do 9º ano E trouxeram, de casa, diversos textos, representando gêneros textuais diversos, tais como música, conto fantástico, propaganda, notícia, cujo conteúdo foi abordado no GRUPO I, do livro. Com base nessa pesquisa, os educandos envolveram-se bastante no trabalho realizado na Sala de Artes e confeccionado, em grupo, um painel com o tema GÊNEROS TEXTUAIS, para dinamizar o aprendizado. (Professora Renata)

Colégio Morales Lopes 17


ensino fundamental II

Excursão ao “Parque Ecológico do Tietê”

O

s alunos dos 6º e 7º anos tiveram a oportunidade de conhecer um dos mais bonitos parques do estado de São Paulo. Durante o passeio, os alunos caminharam pela “Trilha das Águas”, um dos melhores locais para se observar a fauna e flora do Parque Ecológico do Tietê. Ela contorna parte do grande lago, desde a altura do km 0,7 até o km 1,4 da Trilha do Tietê. Possui aproximadamente 600 metros de extensão, onde os alunos caminharam entre eucaliptos e bosques em formação. Animais silvestres como quatis, capivaras e cotias foram vistos no trajeto, além de uma grande variedade de aves locais e migratórias.

Excursão ao “Show de Física da USP” Os alunos dos 8º e 9º anos foram à Cidade Universitária visitar e participar das experiências do “Show de Física da USP” que constitui-se de uma série de demonstrações abordando diversos assuntos interessantes sobre a Física. Supervisionados por um professor coordenador, monitores treinados fazem uma apresentação lúdica, divertida, dinâmica, que envolveu todos os alunos de uma forma interativa, permitindo a contextualização, ampliação e a estimulação do perfil científico. Todo um clima emocional, de suspense e de curiosidade é desenvolvido, ocasionando aos alunos um aumento de interesse pela busca das explicações e dos significados subjacentes aos fenômenos físicos demonstrados. As apresentações ocorrem com a participação ativa dos alunos, que a todo instante receberam i estímulo para interagir entre si, com os apresentadores e com os equipamentos que estão sendo utilizados na demonstração do fenômeno físico.

18 Colégio Morales Lopes


Projeto “Arrecadação de leite”

O

s alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Todas as pessoas que assistiram os jogos também contriparticiparam de uma campanha solidária, doando lei- buiram para esta importante campanha. te para algumas instiuições de caridade. No dia 19 de abril, dia do índio, os alunos do 6º ano A, reNo dia 01 de maio de 2013, realizou-se os jogos solidários. presentando todos os alunos, entregaram na Aldeia Indígena A inscrição dos alunos foi realizada através da doação de 1 do Jaraguá uma parte da doação dos leites. litro de leite.

Projeto “Pirâmide alimentar” (Professora Elisabete)

Alimentação saudável. Os alunos dos 7º e 8º aos construiram uma pirâmide alimentar e aprenderam que a base de uma boa alimentação, consiste em saber equilibrar os nutrientes que o corpo necessita. Portanto devemos conhecer a pirâmide alimentar!

Colégio Morales Lopes 19


ensino médio

Projeto cultural: “comidas típicas espanholas” A cultura espanhola foi abordada através desse projeto e aprofundou o conhecimento dos alunos na gastronomia. Projeto realizado com o Ensino Médio. (Professora Pamela e Elisabete)

Mural educação

Confecção de acróstico com o tema central “Educação”, e trabalho de orientação em sala de aula da importância do conhecimento e da aprendizagem, para o crescimento e o desenvolvimento intelectual individual e coletivo. Montagem de Painel Ilustrativo. Trabalho realizado com o Ensino Médio. (Professora Cassiana e Fátima)

Valentine’s

DAY

Confecção de cartazes com mensagens escritas em Inglês, em cartões decorativos e colagem. Trabalho realizado com os 1º Anos. (Professora Paloma)

Projeto cultural: “o vestibular e os clássicos” O Colégio realizou um Evento Cultural de extrema importância aos alunos do Ensino Médio. Eles assistiram a peças adaptadas dos Clássicos, indicados como leitura obrigatória nos vestibulares da FUVEST e UNICAMP (2013 / 2014), e demais universidades públicas e privadas: “O Cortiço” de Aluizio de Azevedo e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. Esse evento cultural permitiu aos alunos a vivência e o contato com o teatro que transporta o mundo da obra para a realidade do aluno, e ainda possibilitou questionamentos

20 Colégio Morales Lopes

dos alunos com o Grupo Teatral e com o produtor das peças, a fim de acrescentar informações minuciosas, como o perfil dos personagens, caráter, a simbologia do personagem e se aprofundar nas características dos autores. Através dessa metodologia inovadora foi possível promover uma discussão em sala de aula e produções de textos críticos e avaliativos, Trata-se de um Projeto sério, portanto contribuiu na formação e na extensão cultural dos alunos. Projeto realizado com o Ensino Médio. (Coordenação e Professores de Língua Portuguesa)


Projeto: “Confecção de Maquetes Tema Hip Hop” O projeto desenvolveu as habilidades artísticas e culturais dos alunos, através dos conhecimentos pessoais e suas vivências: cultura de rua, brincadeiras, moradias etc. Projeto realizado com os 2º Anos.

Colégio Morales Lopes 21


ensino médio

Projeto: I Sarau Literário / Artístico / Cultural Coordenação e Corpo Docente

V

ários projetos foram criados e desenvolvidos no primeiro semestre, com a participação e a integração de todas as disciplinas e de todos os alunos. As habilidades e os conhecimentos dos alunos foram testados e colocados em prática. Foram dois dias de exposições e apresentações prestigiadas pelos pais, familiares e amigos. Técnicas de pintura, técnicas tecnológicas, técnicas de dança, coral, teatro, música, moda, capoeira, documentários, vídeo, instrumentos, imitações, homenagens, poesia, formação de DJs que “discoteram” ao vivo, artistas grafitaram durante a apresentação e outras modalidades. O Mundo das Artes e da Tecnologia foi muito bem representado, neste Evento. As exposições podiam ser visitadas e orientadas pelos alunos. Vários temas transversais foram abordados e tratados com dedicação: Educação Ambiental, Cultura de outros países, desenvolvimento tecnológico, a alienação através da televisão etc. Foi possível solidificar conhecimentos adquiridos e multiplicá-los através dos métodos utilizados. Projeto realizado com o Ensino Médio.

Mural de Poesia Textos poéticos escritos por nossos alunos, abordando um tema específico escolhido pelas professoras de Língua Portuguesa. Montagem de Painel Ilustrativo. Trabalho realizado com o Ensino Médio. (Professoras Renata e Cristina) 22 Colégio Morales Lopes


Projeto “Ano Internacional de Cooperação pela Água” – 05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente Projeto de valorização do Meio Ambiente, com conscientização, confecção de painel elaborado pelos alunos (desenhos envolvendo o tema) e palestras com vídeo de orientação e educação ambiental em sala ambiente. Projeto desenvolvido pelo Ensino Médio. (Professora Cassiana e Príscila)

Mural do Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil É imprescindível conhecer o escritor Hans Christian Andersen, pois ele foi o precursor na produção de contos infantojuvenis. Seus contos retratam fatos da vida real para crianças e adolescentes através de um universo fantasioso cheio de lições para o cotidiano. Por sua contribuição à literatura infantil e juvenil, o dia de seu nascimento - 02 de abril, é atual-

mente o Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil. Anualmente, há uma premiação aos melhores escritores da literatura infanto-juvenil em seu nome “a medalha HANS CHRISTIAN ANDERSEN”. A primeira brasileira premiada foi Lygia Bojunga, em 1982. Montagem de Painel Ilustrativo. Trabalho realizado com os 2º anos. (Professora Regiane)

Colégio Morales Lopes 23


artigo

Dificuldades de aprendizagem e a importância do ambiente no desenvolvimento humano

(Professora Paloma Ribeiro Língua Inglesa

C

omo educadores, temos uma preocupação constante com o aprendizado de nossos alunos, que possuem dificuldades em transformar tantas informações (conteúdos, dados) em conhecimento. Neste texto, discutiremos brevemente alguns aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes. Entende-se por dificuldades de aprendizagem a incapacidade apresentada por alguns indivíduos diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores. Contudo, considerar as dificuldades um problema estritamente da criança ou adolescente é ignorar os reflexos das dificuldades de ensino.

24 Colégio Morales Lopes

Deve-se levar em consideração que nem todo aluno que possui dificuldade de aprendizagem deve ser julgado como “aluno de inclusão” ou “aluno da educação especial”. Muitos adolescentes e crianças de nossa escola, apenas precisam de estímulos e estratégias diferenciadas, pois apresentam discrepâncias entre o potencial atual e o potencial esperado. No início, esse ambiente é marcado pela figura materna (família), sendo imprescindível que o bebê encontre nele condições básicas para um amadurecimento emocional sem grandes traumas. É de grande importância que a educação dos filhos tenha o apoio dos pais, e se o ambiente falhar é provável que muitos problemas aconteçam no ambiente escolar. Em geral, o primeiro ambiente depois do lar que a criança vai freqüentar é a escola. Sendo assim, esta instituição deve fornecer cuidados suficientemente bons, para não falhar no desenvolvimento da criança e adolescente. Dado o exposto, é importante que haja a interação de três pilares: a família, a escola e a sociedade no processo de ensino-aprendizagem, pois entendendo o sujeito como aluno, filho, cidadão em formação ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar e de identificar possíveis dificuldades de aprendizagem, não cabe somente à escola, pois sabemos que aprender não está diretamente ligado a uma instituição. Nesse processo, a sociedade, a família e a escola devem caminhar juntas para formar indivíduos autônomos e independentes, capazes de evoluírem intelectualmente, em suas relações interpessoais e como seres humanos.


entrevista

Entrevista com a aluna Manuela Munhoz “Assistente de Palco e Piadista do Programa Raul Gil” • Nome: Manuela Munhoz • Apelido: Manu • Idade: 05 anos • Série: Pré B • Cor preferida: Rosa • Prato predileto: Polenta da vovó • Brincadeira preferida: Pular corda • Animal preferido: Coelho • Cantor preferido: Thaeme e Thiago • Passeio preferido: Praia

Entrevista com o aluno Guilherme Vieira “Binho de Chiquititas” • Nome: Guilherme Vieira de Jesus • Apelido: Gui • Idade: 10 anos • Série: 6º ano • O que mais gosta de fazer: Estudar, brincar e passear • Filme: Resident Evil • Música: Vagalumes - Pollo • Matéria preferida do Colégio: História • Ator preferido: Reinaldo Gianechini • Lugares que gosta de frequentar: SBT • Esporte favorito: Futebol • Animação de estimação: Cachorro • Cantor preferido: Michel Teló • O que não gosta de fazer: Empinar pipa • Brincadeira preferida: Jogar bola

Colégio Morales Lopes 25


evento

Festa Junina 2013 A equipe do Colégio agradece a todos os participantes: alunos, pais e familiares que prestigiaram e abrilhantaram a nossa Festa Junina. Foi um evento que propiciou alegria, diversão, lazer e integração nas atividades lúdicas desenvolvidas com tanto êxito. Nós conseguimos atingir a meta desejada: criar um ambiente agradável, familiar, dinâmico, diversificado e que fortaleceu o vínculo escola-família.

Projeto Gincana Solidária Coordenação e Corpo Docente Projeto que envolve várias modalidades avaliativas: desempenho pedagógico, disputa esportiva, arrecadação de prendas para distribuição em Instituições de Caridade e Show de Talentos com a participação da AACD. Todas as etapas envolveram uma pontuação, grupos de jurados e auditores que acompanharam o processo e validaram a Gincana, tornando tudo transparente. Esse Projeto Social privilegia a questão da solidariedade, promove a coletividade e a integração e novos conhecimentos. Ao término do projeto, os alunos vencedores do 7º ano D ganharam a gratuidade da Excursão ao Parque Hopi Hari, deste ano. Esse Projeto envolveu todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 26 Colégio Morales Lopes


ColĂŠgio Morales Lopes 27



"Tecnologia Aplicada em 3D"