Page 1

ColĂŠgio Santana

1


2

ColĂŠgio Santana


Editorial 120 anos de caminhada não é para qualquer um, são muitas ideias colocadas em prática, muitos projetos que nasceram e se concretizaram, muitos sonhos realizados e com certeza muitos que estão por vir. O Colégio Santana floresceu do sonho de uma Congregação que nasceu para ajudar o próximo e acredita que há muito bem a fazer neste caro Brasil. Por estes pátios e corredores , muita gente já passou, deixando sua marca, enriquecendo nossa história e levando um pouco de nós. Quem passa pelo Santana não se esquece jamais. Mais do que preocupar-se com o desenvolvimento cognitivo do aluno, somos uma Escola comprometida com o desenvolvimento humano, desenvolvimento em toda a sua plenitude, com dignidade e respeito ao próximo, contribuindo para um mundo melhor, mais justo e fraterno. Acreditamos que o conhecimento adquirido, só torna-se sabedoria de vida quando traz benefício a todos, quando abre portas para grandes descobertas e amplia a capacidade do aluno de pensar, sentir e agir. Nossos projetos, eventos e atividades, elencados nesta revista, mostram um pouquinho de nós, da nossa proposta pedagógica, dos valores que cultivamos e tudo mais que transformam o Colégio Santana em uma referência educacional. Formar pessoas de bem, dispostas a lutar por um mundo melhor, nos motiva a cada dia, tornando-nos fortes para vencer os desafios e continuar caminhando. Através desta revista comemorativa, queremos compartilhar com vocês um pouco da nossa História, do nosso dia a dia e das nossas concepções sobre a educação, divulgando o nosso trabalho e estreitando a parceria família/escola. Boa leitura.

Gisele Peterson Ex-aluna e Diretora Educacional

Colaboradores Gisele Cristina Di Santo Peterson- Diretora Educacional Coordenadoras Pedagógico Educacional: Maria Cristina P. L. Haddad Andrea Ap. M. Florenzano Solange M. Ap. Giampietro Edna Maria Petigrosso Spigai Professora Erica Schneider de Vilhena professora de Língua Portuguesa e Coordenadora da área Professor Kleyton Gustavo de Rezende Pastoral do Colégio Santana Irmã Geralda Neuza Hipólita Coordenação da pastoral do Colégio Santana Irmã Luísa Maria Barreto Valle E todos os Professores, Funcionários e Irmãs que se dedicaram durante os 120 anos de existência do Colégio Santana.

Colégio Santana

Produção Editora Eco Vox Comunicação Telefone: 3871-9292 www.issuu.com/editora_ecovox Projeto Gráfico: Felipe” Emple

3


Histórico do Colégio Santana Como tudo começou... O Colégio Santana teve seu início em 18/12/1892, na Av. Angélica em São Paulo, com cinquenta pensionistas e nove órfãs. Foi fundado por Madre Maria Teodora Voiron, primeira Provincial das irmãs de São José, no Brasil, e que em 2009 comemorou o sesquicentenario de sua chegada em terras brasileiras afim de fundar um colégio para educação das jovens. A primeira diretora foi a Irmã Maria Virgínia Faraldi. Em 1894, o Colégio, cujo nome era Sagrado Coração de Maria, foi transferido para o bairro de Santana, no alto da colina, passando a chamar-se “COLÉGIO SANTANA” para se diferenciar da Congregação Sagrado Coração de Maria, que abrira um colégio com este nome na cidade de São Paulo. Por muito tempo, a Capela Santa Cruz e o Colégio Santana foram pontos de referência em documentos oficiais da cidade. Este Colégio, junto com o Observatório Astronômico de Santana, são considerados marcos culturais do bairro. A partir de 1893, o Padre Roberto Landell de Moura fazia várias experiências, testando seu aparelho que denominou Telefone Sem Fio (pois já existia o telefone com fio). Nesta época contava com a colaboração de uma Irmã da Congregação de São José de Chambéry, que havia chegado da França e tinha conhecimentos das pesquisas relacionadas. Assim o Colégio Santana entra para a história das telecomunicações do Brasil e do Mundo, pois no solo desta escola foram feitas as “primeiras

4

experiências de transmissão de voz humana, sem auxílio de fios, que se tem notícia na história mundial das telecomunicações.” As Irmãs do Colégio Santana mobilizaram-se para a instalação da 1ª linha telefônica no bairro, conseguindo que, em 16/03/1912, a Companhia Telefônica instalasse o 1º aparelho da região, com ligação direta para a cidade, em seu prédio. É inegável que o crescimento de Santana está atrelado à vinda das Irmãs de São José de Chambéry para a instalação do Colégio Santana. O Colégio Santana permanece como espaço de produção cultural, social, intelectual, científica e religiosa, consolidando a cada ano sua missão de centro vivo de expansão de conhecimentos, ao mesmo tempo que preserva as raízes dos moradores da área que desejam contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, comprometida com a vivência da cidadania. Atualmente o Colégio Santana atende do berçário ao Ensino Médio, nos períodos regular, intermediário e integral, marcando presença no bairro de Santana e na vida de crianças, jovens e suas famílias.

Colégio Santana


Missão “Proporcionar ao s alunos a amplia ção de sua visão empreendedores de mundo, a capa conscientes e ag cidade de se torn entes de transfo justas e fraternas arem rm ação social, na , através de uma construção de re sólida formação lações humana e acadêm ica”.

Visão

atuar como , gerando talentos capazes de ura cult e ão caç edu em cia “Ser referên tado na ética e nos vasociedade, num ambiente pau agentes de transformação na lores cristãos”.

Metodologia A metodologia adotada implica a passagem de um ensino tran smissivo para uma pedagogia dialógica, interativa, conexiona ativa, l e social. O trabalho desenvolv ido deve propiciar ao aluno(a) a aprender, a pensar, a relacion apr end er ar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar ficado ao aprendido, a captar signio significado do mundo, a faz er a ponte entre teoria e prá damentar a crítica, a argument tica, a funar com base em fatos e a lida r com sentimentos que a apr desperta . endizagem

ica g ó g a d e P a t s o Prop

lo ão para o sécu ctiva de Educaç pe rs do pe s vé na ra da at ana está centra ação educativa do Colégio Sant organiza-se a al ca gi qu gó na da , Pe va xi ta A Propos m mais refle truídos. vez mais senuma abordage oricamente cons st hi s to en i ganhando cada im XXI, ou seja, em va ec ” nh da co vi s a do ra inadas por sua car pa gnificado de ser determ expressão “edu m sentido e do si a tê e s to qu en os im em ec tend conh , para além do a qualidade do Dessa forma, en e acima de tudo e e ho al ad ab tid tr an do qu o que a , para o mundo tido, pontuand hoje e do futuro de na sociedade da vi a ra pa mano que atue hu r relevância se um e tã cris onsabilidade e la. issos com resp à luz de uma fé a) om muros da Esco o( pr m un co al a) us o( se moderna. rmar mindo A proposta é fo igidas pela vida sformação, assu ex an es tr ad de id iv te at en as mo ag uitas e complex em que vive, co cidadão nas m o m co do an ip ética partic

Colégio Santana

5


Solange Giampietro Coordenadora Pedagógica e Educacional

Para encerrar o 1º semestre com uma atividade diferenciada e divertida, os alunos do 1º ao 5º ano foram convidados a participar de um momento especial: dormir na escola. A alegria foi geral, a movimentação intensa. Pensar em tudo com carinho para receber nossos alunos fez com que toda a equipe organizasse atividades prazerosas, permeadas com uma alimentação diferente, pois o evento pedia algo especial. Logo na chegada os pais acompanharam seus filhos aos “quartos” e ajudaram a organizar o espaço. Em seguida foram convidados a se despedir dos filhos que ficariam até o dia seguinte participando da programação tão especialmente desen-

volvida. Muitas foram as brincadeiras: gincana, atividade noturna com o uso da lanterna – Vírus – uma atividade que mexeu com a imaginação de todos, o momento do Mc Lanche Feliz, a balada com clipes selecionados e pedidos pelos alunos- O Santana Flash Dance – a ceia com um lanchinho especial antes do soninho e a hora de dormir... No dia seguinte logo pela manhã, os alunos organizaram seus pertences e tomaram um delicioso café da manhã. Ganharam como lembrança um boné que guardarão para sempre como lembrança dessa noite maravilhosa.

Vendas de Fantasias e Acessórios para todas as ocasiões!!! Rua Dr. Olavo Egídio, 175 - Santana 6

zepelim@fantasiaszepelim.com.br

Tel.: 11 2976.8017 Colégio Santana


ESPAÇO CULTURAL E ESPORTIVO SANTANA Solange Giampietro Coordenadora Pedagógica e Educacional

O Colégio Santana proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, atividades extracurriculares no contraturno ao pedagógico em nosso Espaço Cultural e Esportivo Santana. Nesse espaço é possível participar de atividades esportivas, artísticas e se familiarizar com uma segunda língua, além de desenvolver habilidades importantes como: concentração, liderança, responsabilidade, capacidade de trabalhar em grupo, autoconfiança que são de grande valia na formação de nossas crianças e adolescentes.

Vários são os cursos oferecidos: Futsal, Badminton, Ginástica Artística, Judô, Basquete, Handebol, Artes, Teatro, Violão e Inglês. Faz parte da rotina do extracurricular observar constantemente a satisfação dos alunos nas aulas frequentadas e a afinidade com que a criança ou adolescente desenvolve a atividade, pois temos como objetivo a satisfação e a aprendizagem, não sobrecarregando os educandos. Um espaço diferenciado para o desenvolvimento de habilidades.

Viagens pedagógicas A High Trip está focada em turismo educativo e lazer, sendo uma das únicas empresas com especialização em atividades pedagógicas. Entre em contato e conheça nossa forma de trabalhar, com segurança e profissionalismo.

High Trip Turismo e Eventos | IATA 57-5 2489 1 Conselheiro Saraiva, 306 - cj. 61/62 - Santana - São Paulo Telefone: +55 (11) 3140-5350 | reservas@hightrip.com

Colégio Santana

7


Pastoral

‘“Nada mais importante para nós do que santificar-nos e fazer todo o bem possível”. Madre Maria Teodora Voiron Kleyton Gustavo de Rezende Professor de Filosofia e Ensino Religioso

O Colégio Santana sabe o papel importante que tem na formação humana de seus educandos. Assim, busca incentivá-los em atividades voltadas à interação social, no contato com os mais necessitados de nossa sociedade. Nosso Carisma nos ensina a ir à busca dos que mais sofrem, e, seguindo o exemplo de Madre Maria Teodora Voiron, desenvolvemos uma série de projetos na busca de um ideal de vida inclusivo e preocupado com as necessidades sociais. Através das manhãs de formação, problemas e carências do cotidiano dos alunos são debatidos e apresentados de forma lúdica, proporcionando um aprofundamento em suas relações. Com isto, acreditamos que nosso educando ganha uma visão mais sólida de sua participação na sociedade, não apenas visando uma melhor colocação em grandes universidades e no mercado de trabalho, mas ao participar destes apresentará uma dinâmica mais humana independente de seu espaço de atuação. Como consequência destas manhãs de formação, a Pastoral Escolar propõe aos educandos uma real inserção no meio social, através de saídas e atividades em locais cujas atividades estejam de acordo com nossa proposta pedagógica: voltadas ao acolhimento e à solidariedade. Estamos desenvolvendo novos projetos, alinhados com o modelo de ser humano que pretendemos formar, muitas vezes recebidos no berçário e caminhando e crescendo conosco até o Ensino Médio: atento às mudanças, sem perder a essência da esperança e da caridade, marcas de nossa fundadora.

8

Colégio Santana


Solange Giampietro Coordenadora Pedagógica e Educacional

O Colégio Santana, atendendo às necessidades atuais da sociedade, oferece o Período Ampliado para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 8º ano), proporcionando tranquilidade e segurança às famílias, oferecendo aos alunos um ambiente acolhedor que proporcione o bem-estar físico, emocional, social e intelectual, com atendimento adequado a cada faixa etária.

Biblioteca: Uma aula por semana ou mais, variando conforme a necessidade. Os alunos praticam a leitura e trabalham em busca de informações. Almoço e lanche: Supervisionados pela equipe do Ampliado. Atividades extras: Neste período também é possível praticar as atividades extracurriculares. Estas atividades são opcionais, ficando a família responsável em solicitar o curso mediante ficha de inscrição e pagamento. Educação Física: Aulas com professores especialistas que desenvolvem habilidades esportivas e jogos; Teatro: Para os alunos a partir do 6º ano, uma vez por semana, com professora especialista; Cine Pipoca: Momentos lúdicos com programação específica; Higiene: Ocorre diariamente sempre após as refeições.

Horário de atendimento Um pouco da rotina: Projetos: Desenvolvidos com a Educadora do período ampliado. São executados em etapas e fazem uso dos laboratórios de Informática e ciências, do refeitório, da sala de artes, da sala de vídeo, das quadras, entre outros. Laboratório de informática: Uma aula por semana. Nela os alunos realizam atividades de pesquisa, organizam o conhecimento adquirido, realizam tarefas específicas e desenvolvem projetos específicos.

Colégio Santana

Educação Infantil e Ensino Fundamental I Período da Manhã: das 7h às 13h Ensino Fundamental II Período da Tarde: das 13h às 17h30 Refeições oferecidas: • Três refeições diárias: 1. Lanche da manhã 2. Almoço 3. Lanche da tarde 4. Sopa (para os menores da EI). • O cardápio é enviado mensalmente para as famílias via agenda e se encontra disponível no site do Colégio.

9


Gisele Peterson Diretora Educacional

Hoje, mais do que nunca, percebemos a necessidade de uma Educação voltada para o desenvolvimento emocional de nossas crianças e adolescentes. Pesquisas recentes apontam para uma queda nos níveis de competência emocional, o que altera significativamente o comportamento de nossos filhos, deixando-os mais inseguros, vulneráveis e sujeitos a desencadear sintomas que irão interferir no seu desenvolvimento físico e educacional. A educação conta hoje com um grande obstáculo de ordem emocional. Alunos competentes intelectualmente veem apresentando quedas consideráveis no rendimento acadêmico, problema que afeta pais e educadores, comprometendo o aprendizado e as relações estabelecidas dentro das escolas. Acreditamos nos pais como sendo os primeiros grandes preparadores emocionais dos filhos, influenciando no desenvolvimento dos mesmos não só através do trabalho educativo que desempenham, mas também como modelos de identificação, principalmente nos primeiros anos de vida dos pequenos herdeiros. Sabendo das dificuldades encontradas pelas famílias, neste momento difícil que estamos vivendo, percebemos que se torna imprescindível a presença dos Pais na Escola, para que tenham um espaço para dividir e elaborar suas angústias e frustrações na importante tarefa de educar os filhos.

10

No contato com essas famílias sofridas e muitas vezes impotentes diante de seus conflitos, sentimos a necessidade de trabalhos no ambiente escolar, com profissionais preparados, fazendo com que os Pais encontrem seus próprios recursos em busca de vivências mais positivas e uma melhor qualidade de vida. Olhando por esse prisma a psicologia sai dos consultórios e abre seu espaço nas instituições com um enfoque preventivo. Para tanto o Colégio Santana iniciou em 2001, o Projeto de Orientação Familiar que completou 12 anos em 2012. O projeto conta com palestras mensais, abertas a toda a comunidade escolar, desenvolvidas por profissionais das áreas da saúde e educação. Os temas desenvolvidos nas palestras são bem atuais e importantes para que possamos viver relações mais sadias e positivas. Alguns dos temas que já foram trabalhados com sucesso: “O limite na educação dos filhos”; “Criando filhos mais seguros e confiantes”; “Conflitos familiares-As relações estabelecidas em família”; “O papel da família na questão das drogas”; “O adolescente e a violência”; “Como e quando falar sobre sexualidade com nossos filhos”, entre tantos outros. É a Escola cumprindo sua missão social!

Colégio Santana


Solange Giampietro - Coordenadora Pedagógica e Educacional

O Colégio Santana disponibiliza para as crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I, o PROJETO FÉRIAS DE VERÃO E DE INVERNO nos períodos de janeiro e julho, tendo como objetivo oportunizar a socialização, a integração e a troca entre os alunos. As crianças são monitoradas por educadoras, auxiliares e inspetoras. Conta com toda a infraestrutura do Colégio: pátios, quadras, laboratórios, biblioteca, parques, teatro, sala de informática, e muito mais! Os alunos também participam de passeios que desenvolvem a aprendizagem e divertem ao mesmo tempo. A programação é sempre enviada com antecedência para que os responsáveis tomem ciência de tudo que será desenvolvido ao longo das férias. O Curso de Férias funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e podem participar alunos e não alunos do Colégio Santana.

SORFAMÍLIA A FESTA DO SORVETE REUNINDO AS FAMÍLIAS NO COLÉGIO SANTANA

Com a graça de Deus e a cooperação das pessoas realizamos com sucesso a IV SORFAMÍLIA, que reúne pais, familiares e amigos de nossos alunos. Foi um dia marcante para toda a equipe do Colégio Santana e também para as famílias que compareceram a esse evento grandioso. Nesse dia, as Irmãs de São José renovam seus votos de pobreza, castidade e obediência em uma linda missa. As músicas foram cantadas por todos os presentes e em especial pelos alunos do 4º e 5º ano. Ao término da celebração, todos foram convidados a se dirigirem para a quadra onde participaram, pais e alunos, de divertidas atividades elabo-

Colégio Santana

Solange Giampietro Coordenadora Pedagógica e Educacional

radas com carinho pela equipe de Educação Física. Hora de comer, pular nos brinquedos infláveis, tomar muito sorvete e principalmente conversar com os amigos... Mais do que distribuir sorvetes e fazer atividades recreativas, a equipe toda deu atenção e carinho para cada família que participou desse evento! Vimos e ouvimos relatos do quanto esses momentos são importantes e especiais. Além da distribuição de sorvetes, os familiares puderam optar por comer macarrão, cachorro quente, pizza…Hum! Que delícila… Foi um dia especial!

11


“- Este poema, realmente, está muito bom! Veja as imagens criadas, o uso de figuras, o ritmo! Realmente bom! - Veja este outro texto: verdadeira prosa poética. Que sensibilidade! - E esta crônica, então! Assunto apresentado com clareza, vocabulário preciso, opinião bastante clara! - Nossos alunos, de verdade, criam textos muito bons!”. Foi de comentários assim, em meio à equipe de Língua Portuguesa, que nasceu a ideia de que textos com essa qualidade deveriam ser partilhados com os demais professores e alunos. E foi então que surgiu o Torneio da Criatividade, que, em sua 1ª Edição se chamava Criarte. No início, apenas

embarcamos neste

O SBT escolheu o melhor para essa tarefa: o curso de MUSICALIZAÇÃO INFANTIL da rede ESPAÇO MUSICAL “Mara Nascimento” e SHOW MAIOR.

Elenco CARROSSEL e alunos do Espaço Musical

com a nossa música! 12

COMO TRANSFORMAR CRIANÇAS EM ESTRELAS? * MÉTODO PRÓPRIO E 100% EFICAZ * MAIS DE 50 ANOS DE ENSINO * SUCESSO DE ALUNOS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO * BACKING VOCALS (CHITÃOZINHO E CHORORÓ/ FABIO JR. ETC). * AULAS PARA ARTISTAS RENOMADOS * PARTICIPAÇÕES EM TRILHA SONORA DE NOVELAS.

SEU FILHO TAMBÉM PODE BRILHAR Mara Nascimento ministrando aula.

CURSOS PARA TODAS AS IDADES

UNIDADE I R.Atilio Piffer - 373 Casa Verde F. 3858-5572 UNIDADE II R.Cel. Lisboa - 720 Vila Mariana F. 5549-8180 UNIDADE III R.Vol. da Patria- 3287 Santana F. 2959-0929 UNIDADE IV R.Prof.Lourival.G.Machado 306 - Santana F. 2959-0929

www.showmaior.com.br

Colégio Santana


algumas turmas participaram e os textos eram apresentados às turmas de cada professor. Esse processo foi aprimorado, um intercâmbio entre as turmas aconteceu e a apreciação dos textos está formalizada nesse Torneio que já acontece há 19 anos. Hoje, participam do evento alunos do 4º ano do Fundamental I a 3ª série do Ensino Médio. Ao longo do ano, os professores selecionam os melhores textos criados a partir das diversas propostas apresentadas e desenvolvidas, sempre, em sala de aula. Para resguardar a originalidade, não são aceitos

Colégio Santana

13


textos que não sejam criados sem a monitoria das professoras da área. Em setembro, a equipe de Língua Portuguesa faz a leitura e escolhe as melhores produções e, em uma reunião, são selecionados os três mais votados de cada turma. Entre os melhores de cada ano e de cada série, é escolhido o melhor texto, que, em uma noite de gala, com a presença de pais, amigos, professores e autoridades da comunidade escolar, é premiado com um troféu e com o compêndio de seu trabalho e o de seus colegas. O melhor texto de cada ano ou série é anunciado e recebe um prêmio especial. A noite é tão glamorosa e tão cercada de expectativa, que passamos a nos referir ao evento como “Oscar Santana”. Tudo acontece em meio a muita alegria, com números artísticos e textos de autores consagrados apresentados por alunos da escola. A confraternização final conclui a noite e o Torneio de Criatividade.

14

Artesanato

Cinema

Dança

Pintura

Teatro

Música

Colégio Santana


De quatro anos para cá, contamos com a participação da Editora SM, que, gentilmente, disponibiliza a sua equipe editorial para selecionar o melhor texto de cada turma, entre os três finalistas encaminhados. Na noite de premiação, um representante da Editora entrega envelopes lacrados com os textos premiados em primeiro lugar. Depois de algum suspense e muita expectativa, as professoras abrem os envelopes, leem os textos para a plateia e, então, o aluno é convocado a receber o seu merecido prêmio, embalado por muitas palmas e por muita emoção. A importância e a tradição desse torneio confirma que reconhecer e publicar os escritos de nossos alunos não é somente reconhecer-lhes o valor; é, principalmente, atender o desejo - deles e nosso - de compartilhar a essência desses textos e de proporcionar à comunidade escolar a oportunidade de se surpreender e de se sensibilizar com a criatividade das mentes e corações que se expressam nesses escritos, cada qual com seu talento e singularidade. Equipe de Língua Portuguesa do Colégio Santana

Colégio Santana

15


ESPAÇO DIFERENCIADO SANTANA BABY

Andréa Florenzano Coordenadora do Santana Baby

Entendemos que os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período em que ela está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, afetiva e intelectual. Sobretudo nessa fase, devem-se adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.

O diferencial da escola está na prioridade dada ao aprendizado desde o Berçário, em que a atividade pedagógica se faz presente através das rodas de música, do contar histórias, das brincadeiras as quais contam com diversos brinquedos auxiliadores no processo de aprendizagem.

É fundamental que nos primeiros meses de vida, os bebês sejam estimulados com mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Nesta fase ocorre rapidamente o desenvolvimento físico e habilidades motoras. A criança é ativa, aprende por meio de experiências sensoriais, isto é, tocando, apalpando, ouvindo e movimentando-se.

A música e o movimento devem estar sempre presentes em uma atividade. Estimular, sempre, com cantos alegres que motivem e excitem os movimentos das crianças utilizando objetos coloridos e atraentes.

A rotina é entendida como organizadora do trabalho, pois articula nossas intenções pedagógicas com as diferentes necessidades da criança durante o dia.

16

Colégio Santana


Observar, proteger, cuidar da saúde, da higiene e da alimentação, dar atenção ao crescimento e desenvolvimento, brincar e divertir, educar e ensinar são os “conteúdos” que compõem o dia a dia do nosso Berçário.

O “brincar, puro e simples” estará inserido na rotina diária, como primeiro e principal objetivo. Tudo deverá ser trabalhado de forma acolhedora e alegre, propiciando às crianças atividades que, na verdade, são gostosas brincadeiras!

Inserir as crianças nas tradições de nossa cultura também é nossa preocupação. É importante para as crianças o contato com a música, a literatura e a arte.

A partir dos 02 anos, as brincadeiras tradicionais, como as cirandas, são facilmente aprendidas; o “faz de conta” propicia criação, por meio de uma negociação, a aquisição de significados e regras compartilhadas. Quando brincam “de faz de conta”, as crianças analisam aspectos do cotidiano da vida e conquistam espaços de poder, que as auxiliam a perceber o mundo e os adultos. E é o “faz de conta” uma das principais marcas da entrada da criança no jogo simbólico, no universo da cultura e da sociabilidade.

As crianças também participam de atividades através das quais entram em contato com as características do nosso ambiente físico, ou seja, descobrem sensações, texturas, formas, tamanhos, papéis, garrafas, tampinhas, potes, massinhas, tecidos, tintas, etc.

Nestes espaços de exploração, que têm o coletivo como característica, as crianças vão conhecendo e criando vínculos afetivos com as pessoas que fazem parte de sua vida na escola. É assim que se inicia um processo de socialização que ajudará na construção progressiva de elementos que lhe permitirão atuar e ver-se como pessoa única dentro de um grupo social.

Colégio Santana

17


“Refletir sobre a ação é estabelecer um diálogo com a situação real, e dele extrair um novo tipo de conhecimento”. - Angel Perez Gomes Maria Cristina Haddad

Os encontros Pedagógicos quinzenais da Direção e Coordenação Pedagógica com a Equipe Docente em cada segmento educacional do Colégio Santana fazem parte de um projeto estabelecido para todo o ano letivo e têm por objetivo garantir a reflexão constante da prática pedagógica, manter a equipe coesa e trabalhando em alicerces e princípios comuns. Nesses encontros propõe-se à equipe pedagógica um estudo orientado e a mobilização de todos os profissionais para transformações importantes no quotidiano das salas de aula, fundamentadas em direção a um ensino significativo e de qualidade. Leituras, debates, troca de experiências... muita reflexão. São esses os propósitos que estabelecemos nas reuniões quinzenais da equipe docente com a direção e coordenação pedagógica. “Aprender ao longo da vida é o lema do profissional deste século de incrível multiplicação do conhecimento”. Uma das competências do educador do século XXI é administrar a sua formação contínua (Perrenoud,2000). Compartilhar essa formação em um espaço de troca de educadores é fundamental para atingirmos os objetivos educacionais.

18

Os encontros possibilitam a prática reflexiva e o olhar para dentro de si mesmos, a percepção do processo e as mudanças de rota necessárias para os ajustes à proposta pedagógica do Colégio Santana. Refletir é necessário, inquietar-se e ter a coragem de proporcionar transformações no planejamento previamente estabelecido reflete a nossa convicção de que a educação é fruto de um processo construído, consciente e responsável. A cada encontro, pautas significativas são estabelecidas de acordo com as observações e provocações percebidas pelo grupo de professores e coordenadores, estratégias de estudo são esquematizadas a fim de obtermos novos ânimos, renovação de propostas e um revigoramento de ideais pedagógicos. O trabalho de formação contínua dos educadores no Colégio Santana estabelece-se pelos princípios Cristãos, pelo espírito de equipe e pela prática de valores e princípios que possam contribuir para o ser pleno, que tenha respeito a si mesmo, ao outro, à coletividade e aos propósitos pedagógicos a que se propõe.

Colégio Santana


EDUCAR EM TEMPOS DE MUDANÇAS Solange Giampietro Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional

Educar em sua forma mais ampla significa contribuir para que as crianças aprendam a desenvolver as competências cognitivas necessárias para responder aos desafios cotidianos. É fato que os tempos mudaram, o antigo paradigma tradicional onde apenas o professor detinha o saber ficou no passado, os tempos eram outros e a criança era vista como uma garrafa vazia que devia ser preenchida com informações. Hoje vivemos um novo paradigma, o do sistema de redes, no qual o aprendiz deve ser levado a fazer conexões. Nesse contexto o aprender se processa de dentro para fora, pois a criança traz consigo uma gama de conhecimentos. Quem aprende precisa ter papel ativo e criativo, deve ser levado a descobrir os diferentes modos de olhar o mundo e agir de forma crítica e coerente em relação a tudo que o cerca. Nesse contexto, para que ocorra a consolidação da aprendizagem, é necessário que escola e família tenham ações iguais, trabalhem em parceria. Qual deve ser então o fazer pedagógico nesses novos tempos?

OLENKA Equipe Médica Multidiciplinar. 20 anos dedicados a Saúde

Auxiliar a criança em seu papel de aprender e manter um diálogo permanente é fundamental nesse processo . Desenvolver atitudes que provoquem o aluno a investigar, disponibilizar diferentes fontes de pesquisa, incentivar as relações sociais e promover a integração entre todos os envolvidos no processo educativo é o caminho para levar os educandos a grandes des-

cobertas e a resolver problemas que possam surgir no seu dia a dia. O mundo de hoje nos encanta e temos que encantar nossas crianças nessa caminhada. Qual o perfil de nossas crianças nesses novos tempos? Se pararmos para pensar veremos com toda a certeza um ser que desvela o mundo, quer descobrir, precisa de ajuda, cria

hábitos e atitudes e precisa ser estimulada constantemente na fala e aprimorada em seu vocabulário. É um ser curioso que necessita de orientação. Precisa de espelhos para ter referências. Pais e Educadores são espelhos, seus atos e atitudes são sempre observados pela criança e é nas relações afetivas que se constrói a capacidade de aprender. A criança necessita de gestos de afeto. Acolher desenvolve segurança emocional, constrói independência, autonomia e respeito à convivência. Se quisermos educar nossas crianças precisamos ficar atentos a cada gesto, a cada palavra, a cada ação, a cada olhar... pois a criança é verdadeira, é intensa, é aberta ao mundo. Somos nós os adultos que devemos possibilitar a elas uma educação de qualidade, uma caminhada onde ela desenvolva suas habilidades e se transforme em um ser humano com olhar crítico em relação ao mundo que o cerca. Como diria Montaigne:

“A criança não é uma garrafa que se deve encher, mas um fogo que se deve acender.”

Ginecologia: Cuidando do bem estar da mulher em todas as fases de sua vida. Urologista: Ética, competência e humanização na prevenção e tratamento de doenças do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor masculino. Dermatologia: promovendo bem estar e elevando a auto estima por meio do atendimento diferenciado e personalizado. Endocrinologia: Ajudando você a atingir seu equilíbrio hormonal e na perda ou aumento de peso.

Colégio Santana

19


FESTA JUNINA Agradecemos a todos que abrilhantaram com sua presença a Nossa Tradicional festa Junina 2012. Este ano, escolhemos como tema central de nossa festividade, os ritmos brasileiros e durante todo o dia, pais, alunos, colaboradores e convidados, tiveram a oportunidade de, através de comidas típicas e danças regionais, viajarem pelas diversas regiões de nosso país. Tudo foi um sucesso, comidas deliciosas, danças bem ensaiadas e criativas, barracas com muitas prendas e um bingo cheio de novidades. Mais uma vez o Santana apresentou no mês de junho um grande espetáculo, valorizando o nosso país e sua rica cultura.

20

Colégio Santana


Com a palavra, o aluno: Jornal CSI Colégio Santana Informa Érica Vilhena Professora de Língua Portuguesa

O “Jornal CSI : Colégio Santana Informa”, publicado e atualizado on line, nasceu em 2010, quando alunos da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio, nas aulas de Projetos, dedicaram-se de corpo e alma, orientados pela professora de Língua Portuguesa, Érica Vilhena, à construção de um jornal escolar. Os temas abordados no Jornal CSI de 2010 foram explorados com muita seriedade e profundidade, oportunizando um verdadeiro trabalho em grupo, no qual todos os integrantes tiveram funções específicas e semelhantes às dos jornalistas das redações dos jornais em circulação. Para aprofundar ainda mais a experiência de jornalista-aprendiz, em 2010, os alunos participaram do projeto institucional Por Dentro da Folha de São Paulo, oportunidade em que puderam observar a elaboração de um jornal, desde a elaboração da pauta, passando pela discussão da edição e finalizando no projeto gráfico e impressão do periódico.

Colégio Santana

Em 2011, os alunos quiseram dar continuidade a essa importante proposta e, incentivados pela professora, pela Direção e Coordenação do Colégio Santana, criaram um espaço extracurricular para a sua realização. Portanto, o Jornal CSI: Colégio Santana Informa veio para ficar e anunciar diferentes matérias de qualidade e de interesse para toda a comunidade Santanense, com uma abordagem jovem e dinâmica, obedecendo aos critérios jornalísticos de alto padrão. Graças às situações oportunizadas pelas disciplinas extracurriculares e pelos projetos, esses alunos, que começaram como aprendizes, passaram a ser os responsáveis pela cadeia de informações, de críticas e de reflexões que preenchem as linhas dessa publicação e, mais importante, sentem-se, hoje, capazes de usar a palavra, não apenas como um código, mas como um instrumento de sua vontade política, social e moral. Para acessar o jornal, entre no link indicado (http://issuu.com/jornalcsi/docs/2a_edi__o_on_ line_3) ou visite a página do Facebook Jornal CSI, para apreciar a qualidade e a consistência das reportagens e dos artigos opinativos, frutos de muitas pesquisas e de reflexões sobre o trabalho do jornalista, que, nesse jornal, é exercido a sério por nossos alunos.

21


Gisele Peterson Diretora Educacional

Desde 2010, o Colégio Santana optou pela parceria com o Sistema Poliedro de Ensino, que oferece um material de qualidade e uma estrutura de acompanhamento pedagógico muito bem organizada. Começamos pelo Ensino Médio e estamos incluindo progressivamente o Ensino Fundamental II. Os livros do Sistema Poliedro são atualizados anualmente e a metodologia apresentada no material, favorece o desenvolvimento cognitivo de nossos alunos, focando os conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Além dos textos muito bem escritos que os livros oferecem a gama de exercícios propostos é de altíssima qualidade, valorizando o desenvolvimento reflexivo de nossos alunos. Percebemos, ao longo destes anos, que a postura dos alunos é muito adequada quando além de uma excelente proposta pedagógica, a Escola trabalha com materiais didáticos de qualidade acadêmica. Além do material, que é um ponto forte do Sistema, o acompanhamento do aluno através de simulados e gráficos de desenvolvimento agregam valores que favorecem o comprometimento do aluno ao estudo. A parceria é um sucesso!

Maria Cristina Haddad

O trabalho de estudo e atualização docente é desenvolvido e complementado no Colégio Santana também pela renomada Assessoria e Consultoria Pedagógica Mathema, voltada especificamente para os professores da área de Matemática. O propósito do Grupo Mathema é pesquisar e experienciar novos métodos de ensino e aprendizagem, assessorando e acompanhando a escola, formando os professores, provendo materiais e recursos pedagógicos que contribuam para o processo educativo e a melhoria do ensino. O grupo é coordenado por

22

Maria Ignez Diniz e tem como principal característica a proximidade com a escola e a formação do professor de Educação Fundamental ao Ensino Médio. A Assessoria da Mathema tem contribuído para alicerçar o trabalho docente no nosso dia a dia. Esse projeto parte da análise da prática do professor e, em parceria com ele, se complementa pelo estudo que fundamenta as propostas de intervenção nessa prática e permite ao professor construir seus projetos de ensino adequados à realidade dos alunos e da escola. A formação se faz a partir do constante diálogo e utiliza múl-

tiplos recursos didáticos, busca aproximar diferentes linguagens e formas de pensar para tornar a aprendizagem dos alunos significativa e transformadora. As atividades de formação e acompanhamento pedagógico se realizam em encontros sistematizados e planejados ao longo do ano letivo de 2012, agrupando professores de matemática do Ensino fundamental e Médio. O que se pretende é desenvolver com os professores a reflexão e os questionamentos de sua prática pedagógica e investir em ações planejadas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências na área.

Colégio Santana


Solange Giampietro Coordenadora Pedagógica e Educacional Responsável pelos cursos extracurriculares

O Colégio Santana oferece cursos extracurriculares culturais e esportivos. Todos os cursos são muito concorridos e temos uma enorme participação de alunos nas mais variadas modalidades: Futsal, Badminton, Ginástica Artística, Basquete, Handebol, Judô, Dança, Pintura, Teatro, Violão e Inglês. Para nossa alegria, todos os envolvidos nesses cursos participam de momentos especiais onde podem mostrar suas habilidades. A conquista da

Colégio Santana

Copa Piaget foi uma das mais recentes alegrias que nossos alunos nos proporcionaram. Com participação em várias modalidades, fomos campeões no Futsal sub 8 e sub 13 e na pontuação geral ganhamos um enorme Troféu, o que nos deixou muito felizes. Parabenizamos a todos os envolvidos: Professores, Alunos e Pais. Sem vocês nada seria possível.

23


“... há tanto bem a fazer neste caro Brasil”. Madre Teodora

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY Edna Maria Spigai

A Congregação das Irmãs de São José remonta meados do século XVII, na cidade de Le Puy-en-Velay, França. Havia muita ignorância religiosa; as famílias e aldeias viviam divididas pelo ódio e pela violência, os hospitais desorganizados e os asilos fechados entregavam à rua uma multidão de pessoas doentes e famintas. Diante dessa realidade, pessoas corajosas, como São Francisco de Sales e São Vicente de Paulo tentaram dar respostas, motivando pessoas para a caridade. Em meio a toda essa realidade de sofrimento, surge um Jesuíta Missionário – Padre Jean Pierre Médaille que reuniu mulheres para juntos realizarem um novo projeto de ajuda aos necessitados da sociedade francesa da época. A 15 de outubro de 1650, numa cerimônia simples, nascia a Congregação das Irmãs de São José com a aprovação do Bispo Dom Henrique de Maupas. Segundo a Constituição Primitiva, a Congregação teve o nome de São José, “que lembrará às Irmãs que elas devem assistir e servir ao próximo com o mesmo cuidado, diligência e cordial caridade que tinha o glorioso São José a serviço da Santíssima Virgem, sua puríssima esposa, e do Salvador Jesus, seu Filho adotivo”. Hoje, as Irmãs de São José são quase 15 mil e encontram-se nos cinco Continentes.

ASSOCIAÇÃO DE INSTRUÇÃO POPULAR E BENEFICÊNCIA – SIPEB Em 1911, Madre Maria Teodora Voiron fundou a Associação SIPEB, uma entidade que iria concentrar toda a obra social e filantrópica das Irmãs no Brasil. Com o tempo, as Irmãs foram chamadas em diferentes direções, construindo asilos, escolas, orfanatos e hospitais em diversas cidades de São Paulo e até em outros Estados. Irmã Maria Bernadette Leme Monteiro em 1961, dando continuidade ao importante trabalho comunitário das Irmãs de São José de Chambéry - fundou a “Colmeia Recreativa” (Centro Socioeducacional Irmã Maria Bernadette Leme Monteiro) dentro do Colégio Santana com a finalidade de contribuir para a formação religiosa e social de meninos pobres, com idade entre 6 e 14 anos. A escola era exclusiva para meninos que estudavam em período integral. Inicialmente o objetivo era oferecer a eles, biblioteca, jogos edu-

24

cativos, instrução moral e religiosa e artesanato. A partir de 1992, o Colégio Santana, sob a direção da Irmã Rita de Cássia Nogueira, passou a proporcionar às crianças da Colmeia a escolaridade regular, constituindo uma turma por série. Em 1999, formou-se a primeira turma do Ensino Fundamental II. Hoje, o Centro Socioeducacional Irmã Maria Bernadette Leme Monteiro, continua atendendo prioritariamente estudantes de famílias de baixa renda, oferecendo bolsas de estudo após criteriosa avaliação socioeconômica. O Centro possui hoje aproximadamente 300 alunos do Ensino Fundamental I e II, destacando-se pelo ensino de qualidade, aliado a uma sólida formação humana e cristã, em um ambiente organizado, com professores treinados e atenciosos.

Colégio Santana


ATUALMENTE A ASSOCIAÇÃO SIPEB É A MANTENEDORA DE 10 UNIDADES EM SÃO PAULO, ALÉM DA SEDE EM ITU/SP ONDE A ASSOCIAÇÃO FOI FUNDADA. • Centros de educação complementar: SIPEB – CEPROL Nossa Senhora de Lourdes – Franca; SIPEB – Centro Promocional São José – Jaú – SIPEB – Centro de Educação Madre Teodora – Itu. Todos foram criados durante o funcionamento dos colégios femininos nas respectivas cidades na década de 1960. Com o fechamento das escolas na década de 70, por causa das mudanças na educação no Brasil, as Irmãs de São José resolveram focar os trabalhos em obras sociais em prol da população carente das três cidades. Os centros atendem uma média anual de 900 crianças e adolescentes que moram em diferentes bairros das periferias e frequentam esses Centros em período alternativo ao da escola. • Unidades de educação profissional: SIPEB – Escola de Enfermagem São José (Curso Técnico pago); SIPEB – Centro de Educação São José (capacitação profissional em moda, beleza e informática). A SIPEB Escola de Enfermagem foi fundada corajosamente em 1945 pelas irmãs de São José que haviam estudado Enfermagem na Faculdade Paulista de Medicina. A EESJ até hoje conta com a parceria da Santa Casa de Misericórdia para oferecer campo de estágio para os alunos. Forma anualmente em média, 100 profissionais.

• SIPEB – Centro de Educação São José foi criado em 1997 para oferecer oportunidade a jovens em busca do primeiro emprego. Atualmente oferece 1500 vagas/ano para capacitar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade nas áreas de Administração, Beleza, Tecnologia da Informação e Moda, ampliando os conhecimentos dos alunos e alunas também em Economia, Política, Legislação Trabalhista e Empreendedorismo. • SIPEB – Centro de promoção à saúde: Casa de Repouso São José – Taboão da Serra. Com capacidade para 50 leitos, presta assistência a pessoas com diferentes graus de dependência. Dispõe de médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, cuidadoras, entre outros profissionais que prestam um atendimento humanizado. • Colégios particulares – SIPEB Colégio Santana São Paulo e SIPEB Colégio São José - Santos. Escolas de Ensino Fundamental e Médio que aliam o saber acadêmico ao saber solidário, sendo destaques em suas regiões.

• SIPEB – Projetos Socioeducativos. O “Pense e Faça” é um projeto educativo que utiliza uma metodologia para melhorar o aprendizado de crianças de escolas públicas ou outras entidades educacionais, ensinando-as a desenvolver estratégias eficazes por meio de jogos de raciocínio. • Projetos apoiados pela Associação SIPEB/parcerias educativas Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto – Escola Filantrópica de Ensino Fundamental Tabor; Serviço Promocional e Social da Paróquia de Santa Cecília – SPES; Escola Municipal Deputado Rogê Ferreira; Escola Estadual Prof. Salvador Ligabue. Parceria Educativa: Fundação Solidariedade e Esperança Major Pires de Campos.

OLENKA

+Que Beleza

Colégio Santana

25


Ex-alunos em Ação Há anos um grupo de ex-alunas do Colégio Santana se reúne, às quartas-feiras, a partir das 14 horas, para um trabalho de Artesanato cuja renda é em benefício dos alunos do Centro Socioeducativo Irmã Maria Bernadette Leme Monteiro colaborando assim para as saídas de estudo de meio. Você, ex aluno, junte-se ao grupo...

26

Colégio Santana


ColĂŠgio Santana

27


28

ColĂŠgio Santana

Colégio Santana 120 anos  

Colégio 120 anos em Santana