Page 1

Instituto Educacional

Piritubano 13ª Edição | Ano 2017

SISTEMA DE ENSINO

I

E P A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Nelson Mandela

üDia das Mães

üPassa ou Repassa

üCombate à Dengue

üPalestras

üFeira do Livro

üFesta no Cangaço

üLançamento do Livro üCultura de Bactérias


Venha realizar seu Sonho, no Buffet que mais faz Festas na região!

Pois aqui você é a Estrela!

VOCÊ. A R A P O D N A V O IN E R SEMP Venha conferir!!!!

Um ambiente confortável, com muita diversão e entretenimento.

• Festas Infantis • Festas Teen • Festas Escolares • Eventos • Comemorativos

APROVADO!

+ de 20 Festas Mensais

@estrelaparkbuffet

DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA ALUNOS DO COLÉGIO PIRITUBANO!

10% 5%

De desconto a vista De desconto parcelado

Av. Mutinga, nº 3070 - Pirituba - SP | contato@estrelapark.com.br www.estrelapark.com.br | )3902.7919

Instituto Educacional Piritubano


l a i r o t i d E

Queridos pais e alunos: Agradecemos por estarem conosco em mais um ano letivo. Nossa busca, é a de promover uma educação integral, que agrega diversos conhecimentos, habilidades, competências e valores. Estes fundamentos estão intrínsecos nas páginas dessa revista, onde mostramos algumas atividades que ocorreram no 1º semestre de 2017. Bem-vindos a mais uma edição! Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano

Colaboradores Adriana de Oliveira Toledo, Artur Luiz Ribeiro, Beatriz Roma, Carolina Cristina Quintas, Caroline de Freitas Correia, Claudia Aparecida Carille, Cristina Angioletto Pozenato, Denis Bezerra Soares, Duilio Perrucci Filho, Elaine Martins Pujar, Elieti Costa Santos, Elizangela Bertoli da Silva, Erica Rocha Cardoso Carille, Fabiana Paula de Almeida Vieira, Felipe de Souza Poli, Fernanda Christina da Silva Marostegan, Fernanda Lessa da Silva Batista de Jesus, Fernando Alves de Abreu, Gabriel Ferreira de Almeida, Jéssica Silva de Andrade, Juliano Roberto de Oliveira Silva, Katia Cristina Camargo Bernardi, Katia Regina Pagni, Kelli Patricia Tosti Gonçalves, Leonete Lopes Similamori, Leticia Santos de Lima, Lúcia Regina Silvério Lamunier, Maira Bonaldo, Mara Efigênia José, Marcia Regina Francisco, Maria da Conceição Vieira da Silva, Maria das Dores Borges Maciel Lima, Marilene Ferreira de Almeida, Marilia Lima Tonini, Marinalva de Carvalho Arruda, Mônica Régia Nogueira da Silva, Naraí Regis Vieira de Souza, Nelcy Cordeiro Magalhães, Paloma Devechi Risatelo, Patrícia Costa Silva Cavallari, Patricia Sergjusz Souza, Pedro Araujo Macena Ribeiro, Rafael Lozano Marzinkowski, Renata Medeiros de Lima, Roberta Chessa Benzi, Rosany Felix de Mendonça, Sandra Aparecida Zuza da Silva e Simone Staseuskas Spiguel.

Produção Editora Eco Vox | Tel: (11) 3871.9292 www.editoraecovox.com.br Diagramação e artes Skanner Projetos Gráficos - marcos@skanner.com.br (O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes)

Instituto Educacional Piritubano 03


Unidade I

Meu nome é... Narai Regis Professora

T

odos nós somos diferentes, a começar por nossos nomes, que nos identificam e cada um tem o seu. O nome próprio escrito ou a assinatura fazem parte da pessoa, de sua identidade. A turma do Infantil I, já iniciou esse reconhecimento e o treino dessa escrita. Ao som de cantigas e outras atividades lúdicas, os alunos percebem as diferenças e semelhanças de seus nomes e o de seus colegas, se familiarizando com a linguagem escrita e construindo sua identidade.

Uma aula de

Matemática... Narai Regis Professora

As turmas do infantil 2 e 3 da manhã, juntaram seus conhecimentos para identificarem e reconhecerem as quantidades dos números. Cada número traz em sua escrita uma quantidade, que precisamos compreender dentro do conceito de numeração decimal. O primeiro passo foi o reconhecimento do código

04 Instituto Educacional Piritubano

matemático e sua quantidade; feito isso, começamos os agrupamentos decimais com palitos de sorvete. Assim, ficou muito mais fácil representar a composição do número em dezenas e unidades. Parece difícil? Não para essa galerinha. Trabalhar matemática é muito legal!


Parlendas e

Canções

Fernanda Lessa

A

Professora

turma do Infantil III da tarde construiu e desenvolveu uma atividade, baseando-se em parlendas e canções do cotidiano, inseridas no conteúdo da disciplina de linguagem. A construção da atividade foi elaborada da seguinte forma: a professora confeccionou filipetas (tiras de papel), com estrofes de parlendas e canções que os alunos conheciam, e as colocou em uma caixa surpresa Os alunos sentaram em roda e passaram a caixa cantando “batata quente”. Quando a música parava,o aluno que estivesse com a caixa, tirava uma filipeta e a professora intermediava a leitura. O objetivo da dinâmica em grupo foi alcançado com sucesso, despertando a curiosidade e interesse dos alunos em identificar o conteúdo da filipeta e, associá-lo a outros conhecimentos prévios, trabalhando desta forma , aspectos ligados à atenção, memória, cultura e aquisição da leitura e escrita convencional. Enfim, uma atividade interdisciplinar que todos gostaram muito. Depois, foi só registrar o trabalho na apostila!

Instituto Educacional Piritubano 05


Baile de

má s ca r a s Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano

N

osso projeto de Carnaval, foi o de confeccionar máscaras para os alunos brincarem e aprenderem sobre a história das mesmas, que teve início em Veneza. Todos se divertiram com o desfile, aproveitando a ocasião para uma socialização maior entre os alunos e professores, neste início de um novo ano letivo.

E teve a visita do coelho na Páscoa, que encheu o dia de muita doçura e alegria!

06 Instituto Educacional Piritubano


Projeto

♫ Pequeno

Leitor

Conceição Vieira Professora

O

s alunos do 1° ano têm levado semanalmente um livro diferente para suas casas e, através dele, experimentado momentos mágicos em suas viagens ao mundo das histórias. Nosso projeto, conta não só com o incentivo à leitura, mas com a interação de toda a família. Vejam o que dizem nossos pequenos leitores: “É legal tentar ler e praticar a leitura com os meus pais” (Davi Souza Galambos) “Eu gosto da sacola de leitura, os livros são engraçados e legais” (Lívia Lebeda). “A sacola de leitura deveria ter em todas as salas, pois é muito divertida” (Maithe Valério Ponse). ‘“Eu leio com a minha mãe, e estou melhorando a cada dia a minha leitura” (Marcella Alves Feitosa Vieira Leite). “Eu gosto da sacola de leitura porque sempre tem histórias novas.” (Alícia Gomes Martins) “A leitura me ajuda nas outras lições também”. (Giovanna Ananias) “Eu gosto de historinhas novas” (Nicolas Barry) “Os livrinhos que levo, a minha mãe lê comigo e até a minha avó” (Beatriz Catarino). “Eu e a minha mãe lemos juntos” (Pietro Mariel Irineu Santos). “Tem histórias muito engraçadas que me fazem rir muito” (Raquel Morceli). Nós, do Colégio Piritubano, pretendemos que este, seja só o começo de muitas aventuras com os livros! Parabéns papais e vovós por incentivarem a prática de ler.

LEITURA – UM HÁBITO QUE DEVE SER PRAZEROSO Adriana Toledo Professora

O ato de ler é desenvolvido durante toda a vida e se processa a partir da alfabetização escolar. Em tempos de internet, jogos e filmes com efeitos especiais, torna-se cada vez mais distante o interesse das crianças por essa prática. Pensando nisso, procuramos desenvolver diferentes métodos que estimulem nossos pequenos leitores a fazerem parte desse universo que, além de essencial para a compreensão do mundo, os torna críticos e questionadores. Através de diversos tipos de textos, debates, mudanças de ambientes e recursos lúdicos, os alunos do 2º ano A têm aprimorado o hábito da leitura. E a biblioteca do nosso colégio, para eles, é o ambiente mais “aconchegante e mágico” para as suas descobertas, pois lá , desfrutamos de momentos de fantasias, sonhos e muita descontração. Instituto Educacional Piritubano 07


Preocupações com a obesidade infantil Narai Regis Professora

A

alimentação saúdavel é uma das maiores preocupações hoje, devido ao grande crescimento de obesidade infantil. Os números assustam cada vez mais pelos seus índices no Brasil e no mundo. Eles mostram que a prevalência de obesidade infanto-juvenil no Brasil, subiu 240% nas últimas duas décadas. Estudando o corpo humano, o 2º B investigou e descobriu os três segredos para manter seu corpo saudável: atividades físicas, higiene e alimentação saudável. Propomos uma “Semana da Alimentação Saudável”, e estimulamos os alunos a experimentarem novos sabores, substituir doces por frutas e refrigerantes por sucos naturais. No final, todos receberam o “ Certificado de Crianças Saudáveis” No último dia da campanha, comemoramos com uma deliciosa salada de frutas. Segundo o endocrinologista pediátrico Dr. Luiz Cláudio Castro: “A educação é o instrumento mais valioso e eficaz para bloquearmos este aumento na incidência da obesidade e suas complicações, de forma a evitarmos que se realize a previsão, de que 35% da população adulta brasileira, estará obesa em duas décadas (2025)”. Pretendemos que pequenos estímulos como esse, se transformem em bons hábitos para a vida toda!

Iniciando os estudos da geometria O Infantil foi apresentado ao mundo das formas geométricas que representam uma relação entre geometria e o ambiente ao seu redor. Foram muitas aulas concretas, com diversas formas, incentivando a imaginação, a construção, a experiência e as descobertas. Perceberam que há sólidos que rolam, outros não e assim, demos início a algumas percepções fundamentais para a construção do aprendizado e o aprofundamento nos estudos para o futuro. Professora Heliana Sodré e Paloma Devechi (auxiliar de desenvolvimento)

08 Instituto Educacional Piritubano

Os alunos do 3º ano, quando observam o desenho de um cubo, muitas vezes não conseguem compreender de fato a figura, em seu aspecto tridimensional e por isso, apresentam dúvidas no estudo da geometria; então, resolvemos construir os sólidos geométricos para identificar vértices, arestas e faces de cada figura; e o que parecia ser um conceito difícil, ficou muito simples de compreender e a aula tornou-se muito mais prazerosa. Prof.ª Fabiana Paula de Almeida


Você já ouviu falar em

Chuva ácida? O 4º ano já! Elaine Pujar

A

Professora

chuva ácida é um problema que atinge as grandes cidades, devido ao número de indústrias e carros que soltam diariamente no ar, o gás carbônico. Quando o gás carbônico se mistura com a água das chuvas, causa muitos problemas matando as plantas, peixes, insetos e corrói edifícios construídos com mármore, granito e rochas calcárias. Após o estudo dessa teoria, os alunos do 4º ano A realizaram uma experiência prática usando giz de lousa e vinagre para ver de perto a corrosão que a chuva ácida pode causar. Já dizia um filósofo que: “É preciso aprender com a prática pois, embora você pense que sabe, só terá certeza depois que experimentar.” (Sofocles)

, e u g n e D

! O Ã N Elaine Pujar Professora

Preocupados com o grande número de casos de Dengue causados pelo mosquito Aedes Aegypti, os alunos do 4º ano prepararam um importante trabalho apresentado para as turmas do infantil ao 5º ano, sobre o que é a Dengue, os sintomas da doença e como as pessoas podem colaborar para eliminar o mosquito. Também explicaram sobre a Febre Amarela, relatando que os casos dessa doença aumentaram muito neste ano. Foi um momento muito importante, pois todos aprenderam um pouco mais sobre essas doenças e como colaborar na eliminação do mosquito.

Instituto Educacional Piritubano 09


s a d a i D

Mães Simone S. Spiguel

Coordenadora Pedagógica do Infantil ao 5º ano

“Que a partir de agora você possa se enxergar de uma maneira diferente. Você está fazendo a coisa certa! Feliz dia das Mães” Mais um dia especial, com uma bela homenagem e uma oficina de produtos artesanais. Porque elas merecem! “Gostaria de parabenizar a todos os organizadores do evento do dia das mães, desde que o Pedro estuda no colégio, foi o melhor evento que participamos. Parabéns”. (Francini, mãe do aluno Pedro Nigro – 3º ano A) “Muito obrigada pela homenagem... adorei!!! Parabéns para toda a equipe!!” (Marinalva, mãe dos alunos Ronald – 3º ano A, Alicia e Rebeca do 1º ano A). “Obrigada pela comemoração do Dia das Mães!! Foi perfeita...” (Ursula, mãe do aluno Pedro Gabriel – 3º ano A). “O dia das mães foi muito especial! Parabéns ao colégio”. (Daniela, mãe do aluno Lucas Fanin – Inf.). I Fase I manhã e Camilla do 1º ano A.

10 Instituto Educacional Piritubano


Um lugar apaixonante no coração do City América

Apresente este anúncio e ganhe

10% de desconts o nos nossos serviço

Mini Spa Dia da Noiva e Noivo Estética facial e corporal Pilates Depilação Manicure Confira mais um pouco dos nossos trabalhos nas redes sociais!

MarileneEspacoBeleza marileneespacobeleza www.marileneespacobeleza.com.br

Avenida do Anastácio,1799 (11) 2737.0814 94724.4340 Temos estacionamento no local Instituto Educacional Piritubano 11


ecordar R Caderno Circulante é viver!

Patrícia Costa Silva Cavallari Professora

N

esse primeiro bimestre, com o objetivo de ampliar o trabalho de integração entre os alunos do 5º ano, de exercitar a escrita e resgatar uma brincadeira muito comum na época dos pais e avós, criamos um caderno especial: o “Caderno Circulante”, que foi confeccionado por toda turma, onde os próprios alunos escolheram algumas perguntas pessoais a serem feitas e depois, as responderam; O caderno circulou, e cada dia, um aluno o levou para casa a fim de ler as respostas dadas pelos colegas e, escrever suas próprias respostas. Assim, fomos aumentando nosso vínculo, conhecendo melhor uns aos outros: os medos, sonhos, preferências e, trabalhando temas como tolerância, respeito e diversidade. Com o passar do tempo, ele representará uma bela lembrança dessa turma, que ficará para sempre, marcada nas páginas deste trabalho.

Projeto

SudoKu Kátia Regina Pagni Professora

Nossa turma do integral ao longo do 2º bimestre, se empenhou em jogar Sudoku. O intuito principal dessa atividade, foi trabalhar a concentração e a lógica. Nesse jogo podemos encontrar diversos níveis de dificuldades bem como várias formas de aplicativos (numerais, formas geométricas). Esse projeto proporcionou aos alunos do integral um exercício de suas capacidades cognitivas, que irão ajudar na estruturação do pensamento lógico, no dia-a-dia.

12 Instituto Educacional Piritubano


Livros Feira de

Simone S. Spiguel

Coord. Pedagógica do Infantil ao 5º ano

A

leitura é um instrumento pedagógico valioso que proporciona o enriquecimento do vocabulário, o estímulo à imaginação, melhorias na escrita e na fala, promove a diversão, informação e cultura tanto para adultos, quanto para crianças. Por isso, o Colégio Piritubano realiza projetos desde o Infantil, para incentivar a prática da leitura, com o objetivo de que, ao longo do tempo, ela se torne um hábito. Pensando em enriquecer este projeto, realizamos uma feira de livros que inicialmente ocorreu interna, para os alunos e depois com a abertura para pais e convidados. Quem veio prestigiar, pode participar de oficina de contação de histórias, de pintura artística e cabeleira maluca, passando algumas horas agradáveis e de essencial valor pedagógico.

Instituto Educacional Piritubano 13


Chegou junho junino... Simone S. Spiguel

Coord. Pedagógica do Infantil ao

5º ano

entáONU como o “ano do turismo sust ano de 2017, foi considerado pela smo turi o lar mu esti mundial, não é só vel”. O objetivo desta organização o de , bém tam mas loração econômica entre os países como forma de exp toe eito resp or mai nto das diferentes culturas, promover , através do conhecime rsidades. lerância entre os povos e suas dive turísticas que o nordeste é uma das regiões Pensando nisso, e considerando a Dança er traz os za de suas praias, resolvem brasileiras mais apreciadas pela bele e muito o Baiã , Axé Xaxado, Frevo, Maracatu, da Peneira, Dança do Coco, Forró, égio Piritubano”. mais, na “Festa no Cangaço do Col ada, do que fizeram a festa ser muito anim Agradecemos a presença de todos, começo ao fim! Fabiana da turminha vc é demais, professora Parabéns pela linda apresentação – 3º ano A) (Ivone, mãe do aluno Vitor Deneli mãe do va tudo uma delicia – (Vanessa, Parabéns pela festa junina, esta aluno Enzo de Paula – 5º ano A) ças e comis uma vez tudo lindo, barracas dan Parabéns pela festa do colégio mai (Daniebjo s avó e u mamãe, papai, dindinhas dinhas um capricho! A família amo I e Camilla – 1º ano A la, mãe dos alunos Lucas – Infantil mãe dos perfeito – gratidão bjos (Marinalva, Parabéns pela festa, estava tudo e Ronald – 3º ano A) alunos Alícia e Rebeca– 1º ano A e da aluna s pelo belo trabalho! (Patricia, mã A festa junina estava ótima!! Parabén Giovanna Ananias – 1º ano A). ano B). !! (Sandra, mãe do aluno Ykaro – 1º Parabéns pela dança na Festa Junina! Eduardo demais !!!! (Beatriz, mãe do aluno Parabéns pelo lindo trabalho! Foi 2º ano B). mãe do aluno Dimitri – 3º ano B) A festa estava lindíssima!!! (Lúcia, o tudo que você pela dança das crianças, com Prof.ª Fabiana, quero parabenizar ensaiados, er sup eles perfeitos, estava lindo e você faz com amor e dedicação são B). ano 3º – mãe do aluno Leonardo você realmente é nota 10. (Lilian, no Rafael o maravilhoso! (Mirtes, mãe do alu Amamos a Festa do Cangaço... tud Coimbra – 4º ano B).

O

14 Instituto Educacional Piritubano


Instituto Educacional Piritubano 15


I Unidade II

Argila Lucia Lamunier

Professora de Arte do Ensino Fundamental II – Manhã

M

atrizes da arte no Brasil - Construindo um olhar poético sobre o Brasil. Não se pode mencionar a Cultura Brasileira sem falarmos sobre a cultura indígena, africana e européia que, ao se misturarem, formaram nosso povo e nossa história. Exploramos aqui, a importância da cultura indígena, povo que aqui já residia antes mesmo destas terras serem avistadas, e seus artefatos, pinturas corporais, madeira, palha, arte plumária e em destaque a cerâmica.Existe no Brasil uma diversidade expressiva de cerâmicas, entre elas a Marajoara, Maracá. Guarita, Tapajônica e de Santarém, alem da Tupi, Guarani, Tupiguarani e Tupinambá. Todas com sua utilidade seja como urna funerária, objeto utilitário e cerimonial ou simples vasilhas, tinham um padrão marcante e quando pintado usavam a policromia. E para o fechamento desse conteúdo, os alunos do 8º ano A colocaram as mãos no barro, modelando e pintando como nossos ancestrais para reconhecerem a importância das tradições brasileiras.

Dia Diferente Maira Bonaldo

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Os alunos do 9º ano A arrecadaram várias prendas para a Festa Junina e como prêmio escolheram um “Dia Diferente” no Colégio. Vieram de pijama, dançaram, jogaram na quadra. Realmente foi um “Dia Diferente”.

16 Instituto Educacional Piritubano


Espanhol Jéssica Silva

de

Andrade

Professora de Espanhol do Ensino Fundamental II

O

trabalho desenvolvido no Fundamental II teve o propósito de ensinar aos educandos um pouco da cultura mexicana de forma prática e aprazível. Foi pedido a eles que fizessem, primeiramente, uma pesquisa sobre o “Dia Dos Mortos”, celebração que ocorre no México e em algumas regiões dos Estados Unidos e América Central, onde a população mexicana é grande. As festividades se iniciam no dia 31 de outubro e terminam no dia 2 de novembro, coincidindo com a tradição católica do “Dia de Finados”. Nessa celebração a cidade ganha cores e alegria, há desfiles com fantasias e diversos adereços, um dos mais conhecidos é a utilização de máscaras, e foi esse adereço que os alunos tiveram que reproduzir. O intuito desse trabalho é que os estudantes pudessem aprender um pouco mais sobre a cultura mexicana, e acredito que uma das melhores formas para que isso ocorra é criando tarefas interativas. Para a confecção das máscaras, eles poderiam utilizar qualquer tipo de material e abusar das cores e tamanhos. Os resultados foram surpreendentes, mostrando assim que podemos construir o conhecimento por meio de atividades lúdicas e atrativas.

Porque AQUI

VOCÊ SORRI

SEMPRE!

Seu sorriso é um bem precioso em qualquer idade. Cuide dele!

Implantes Clareamento Próteses Ortodontia Resp. Tec. Dra. Cláudia Spexoto CROSP 61.168

ERRATA O aluno Henrique Gonzalez Storto da 2ª série B foi destaque do 4º bimestre de 2016, hoje aluno da 3ª série B.

Rua Paúva, 145 - Sala 02 Vila Jaguara-SP )11 3621.6481 www.odontospex.com.br odontospex Instituto Educacional Piritubano 17


Jogo da

memória Carolina Cristina Quintas

Professora de Ciências do Fundamental II - Manhã

O

s alunos do 6º ano A elaboraram um jogo da memória educativo para aprender de forma lúdica sobre as doenças causadas por micro-organismos e vermes. Porque aprender também pode ser divertido!!!

Laboratório 7ª ano A Carolina Cristina Quintas

Professora de Ciências do Ensino Fundamental II - Manhã

Os alunos do 7º ano A foram ao laboratório para entender a importância da escovação dos dentes para eliminar os micro-organismos da cavidade bucal. Além disso, puderam experimentar um pouquinho a vivência de um laboratório de Microbiologia ao cultivar micro-organismos em ágar-ágar.

18 Instituto Educacional Piritubano


Laboratório 8ª ano A Carolina Cristina Quintas

Professora de Ciências do Fundamental II - Manhã

A

o ver as câmaras, os vasos e as válvulas do coração de boi, porco e frango, os alunos do 8º ano A conseguiram estudar o funcionamento do coração, além de enxergar na prática as camadas que formam esse órgão do sistema circulatório. A aula prática auxilia na aprendizagem de forma mais efetiva que apenas ver desenhos e imagens.

r a z i t e o P ! r e b a s é m é b m a t

Mônica Régia Nogueira

da

Silva

Professora de Língua Portuguesa do Fundamental II

Uma ideia na cabeça, inspiração e lápis na mão. Assim, os alunos do Colégio Piritubano foram convidados a criarem suas próprias poesias com a parceria da Editora Delicatta e a orientação da Professora Mônica de Língua Portuguesa. O Projeto denominado “Jovens Escritores” visa estimular, valorizar e ambientar os discentes no mundo mágico das palavras, bem como, vivenciar o universo dos escritores participando da Noite de Autógrafos divulgando suas obras. Dessa forma, ao explorar o desconhecido, os alunos experenciam algo novo podendo despertar uma nova forma de enxergar o mundo e a si mesmos.

19 Instituto Educacional Piritubano 17


Arquitetura Grega

Paternon Marinalva

de

Carvalho Arruda

Professora de Arte – Ensino Fundamental II - Tarde

T

rabalho realizado pelos alunos do 9º ano B, sob orientação da professora Marinalva Arruda. O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga.Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon deriva da estátua de Atena Partenos.

Sabão Marinalva

de

Carvalho Arruda

Professora de Arte – Ensino Fundamental II - Tarde

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália. Foi introduzido no Brasil no século XVII pelos missionários jesuítas. Em nosso território, o barroco também foi incorporado por várias linguagens artísticas, como a escultura, arquitetura, música e literatura e também nas questões políticas, sociais, filosóficas e religiosas. Em artes visuais os alunos do 8º ano B representaram esse estilo em esculturas de sabão com o tema igrejas.

20 Instituto Educacional Piritubano


Atendimentos: • Personal Pilates • Acupuntura • Auriculoterapia • Reeducação postural • Nutrição • Massagem terapêutica e relaxante em mulheres • Drenagem linfática

Projeto pela

Vida Maira Bonaldo

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

N

este ano, o Projeto pela Vida auxiliou o COTIC (Centro Organizado Intensivo à Criança). Uma entidade privada sem fins lucrativos, que apóia crianças com necessidades especiais e com câncer. Agradecemos aos pais, alunos, professores e funcionários que com muita dedicação fizeram com que o Projeto atingisse todos os nossos objetivos. As salas que mais arrecadaram foram o 8º ano B do Ensino Fundamental II e a 2ª série B do Ensino Médio. Parabéns aos alunos e aos professores Monica e Rafael, coordenadores destas salas!!!

PROMOÇÃO Mencionando o anúncio na revista Piritubano, ganhe 10% de desconto na mensalidade do pilates! E fechando qualquer pacote de 10 sessões, ganhe um atendimento à sua escolha!!! Trabalhamos com atendimento individual e personalizado!

Rua Luis Carneiro, 182 Vl. Pereira Barreto (próximo ao shopping Pirituba)

Dra. Pamella Marques 94359.4183 )4563.2757

Curta nossa pagina no facebook: fisiopranna www.fisiopranna.com.br Instituto Educacional Piritubano 21


Passa ou Repassa?

Monica Régia Nogueira

da

Silva

Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II

P

assa ou Repassa? Enfim, chegou mais uma edição do Projeto Passa ou Repassa 2017 do IEP. Este Projeto consiste em agregar diversão e conhecimento durante as atividades feitas pelos alunos. Trata-se de um Trabalho Bimestral, em que os estudantes testam todo o conteúdo dado no Bimestre de cada disciplina. Os discentes se preparam para competir entre as equipes, previamente sorteadas e organizadas. No primeiro dia de competição, eles disputam a colocação, o primeiro e o segundo lugar competem no dia seguinte com a Torta na Cara, em que os alunos têm de responder, alternadamente, às questões das disciplinas nos respectivos anos, 6º, 7º, 8º e 9º. Vence o grupo que obtiver a maior pontuação. Todos pontuam. Subtraindo a parte teórica, ou seja, a parte séria do jogo, a diversão está na competição e, lógico, a torta na cara. Esta edição só foi possível concluir com a colaboração da Direção, Coordenação, Corpo Docente e dos alunos. Que venha o próximo Passa ou Repassa!

22 Instituto Educacional Piritubano


Professores Maira Bonaldo

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Durante o Planejamento de Janeiro também tivemos um “Dia Diferente” no Parque Toronto. Praticamos exercícios ao ar livre, com muita descontração visando melhor qualidade de vida.

Instituto Educacional Piritubano 23


Esculturas e Monumentos A arte tridimensional Lucia Lamunier

Professora de Arte do Ensino Fundamental II – Manhã

A

escultura Mão de Oscar Niemeyer tornou-se o símbolo do Memorial da América Latina e um marco urbano. Localizada na Praça Cívica, foi confeccionada de concreto aparente e tem 7 metros de altura. Na sua palma, há o mapa do subcontinente americano, pintado de vermelho, lembrando sangue a escorrer. Diz Oscar Niemeyer sobre a escultura: “representa o suor, sangue e pobreza que marcam a história da América Latina tão desarticulada e oprimida. Mão de protesto, es-

Teatro Auto Barca Renata Medeiros

de

Lima

Professora de Língua Portuguesa – Ensino Médio

De modo a dar continuidade ao estudo das Obras Literárias por meio do Teatro, os primeiros anos, do Ensino Médio, puderam apreciar uma divertida encenação do Grupo Ria e puderam, ainda, compreender melhor a Obra “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.

24 Instituto Educacional Piritubano

palmada, com os dedos abertos em desespero, e o mapa da América Latina a correr sangue até o punho. Que este seja um símbolo que ajude a transformar a América Latina num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz. Partindo de pesquisas e da leitura visual, os alunos do 7º ano A foram instigados a fazer uma releitura do monumento, colocando um pouco de si e de seus desejos para seu País.


Teatro

Municipal Renata Medeiros

de

Lima

Professora de Língua Portuguesa – Ensino Médio

A

o estudar a Semana de Arte Moderna de 1922 e ao descobrir que esta aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, os terceiros anos do Ensino Médio manifestaram grande interesse pela visita monitorada, a qual foi realizada em meados de abril.

Instituto Educacional Piritubano 25


TROTE DOS FORMANDOS Maira Bonaldo

Coordenadora Pedagógica do Fundamental II e Ensino Médio

O tradicional “Trote” dos alunos da 3ª série do Ensino Médio continua!

26 Instituto Educacional Piritubano


Instituto Educacional

Piritubano

Unidade I - Rua Joaquim Oliveira Freitas, 1800 11 3906.9780 / 3902.5800 / 11 95413.9424 Unidade II - Rua Roberto de Lamenais, 314 11 3902.2775 / 3902.4680 / 11 95413.9423 secretaria@piritubano.com.br | www.piritubano.com.br

SISTEMA DE ENSINO

Profile for Editora Eco Vox / eVox • Mídia Digital

Colégio Piritubano • 13ª Edição • Ano 2017  

Instituto Educacional Piritubano | Objetivo Sistema de Ensino | "Famílias que têm Objetivo, elas sabem o que querem!"

Colégio Piritubano • 13ª Edição • Ano 2017  

Instituto Educacional Piritubano | Objetivo Sistema de Ensino | "Famílias que têm Objetivo, elas sabem o que querem!"

Advertisement