Issuu on Google+

5ª Edição

2016 Infantil | Fundamental | Médio www.colegiomesquita.com.br


Editorial

N

a atual Publicação, o Colégio Mesquita, celebra a 5ª Edição da Revista. Cada uma das publicações teve uma diferente característica, e nesta tentamos ser o mais breve nos resumos e fotos para mostrar a todos onde a inspiração do Lema “EDUCAR COM AMOR” se concretizou. No sorriso de cada educando estampado nas fotos, é nítido o prazer em aqui estar e portanto aqui aprender. O aluno do Colégio Mesquita não é apenas mais um, é alguém que merece um olhar especial para suas diferentes habilidades. É alguém com sentimentos, emoções e toda uma vida a ser trilhada. Sabemos que na atual realidade, de um país em crise econômica e política, o AMOR é o sentimento ou SABER mais precioso a ser passado as crianças e adolescentes. Em cada palavra aqui escrita ou em cada ação de toda a Equipe durante o ano letivo, o Colégio transbordou em cuidados e amores.

Colégio Mesquita Infantil - Fundamental - Médio Direção: Camila Simões | Coordenação: Gabriela Spadacio, Valeria Hummel e Alda Romboli Auxiliar de Coordenação: Eliane Lyra e Bruna Cardoso Secretária: Alexandra Delibaldo | Marketing: Steffany Alves Almeida Publicação Colégio Mesquita: Editada sob responsabilidade do seu quadro de profissionais, para os alunos, os pais e toda a equipe de trabalho.

colegiomesquita.com.br

Produção Editora Eco Vox | Tel: (11) 3871.9292 www.editoraecovox.com.br Diagramação e artes Skanner Projetos Gráficos - marcos@skanner.com.br (O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva dos anunciantes)

03


Alfabetização

1º ano Professoras Jaqueline Alves | Maria Carolina Pacheco Ferreira Thais Mochi | Professora Vanessa Brusch

A

alfabetização é uma das principais etapas da vida escolar de uma criança. Pensando nessa importância, acreditamos que seja essencial tornar esse momento prazeroso e tranquilo. É através da brincadeira que nossos alunos assimilam melhor o processo dessa fase, sentindo-se mais seguros a cada etapa. Conforme as famílias silábicas vão sendo apresentadas, uma nova estratégia é criada para que a criança possa internalizar melhor e não mais esquecer o que já foi trabalhado. O intuito do Colégio Mesquita é de que a criança aprenda gradativamente, com diferentes propostas apresentadas no dia a dia. Propostas estas, que visam fixar um determinado conteúdo durante toda semana. Ao final de cada etapa, nossos alunos levam consigo aquilo que foi mais significativo e o que ele realmente aprendeu. É muito gratificante para nós, professoras, vermos o quão grande foi o desenvolvimento dos nossos alunos, e no processo, podemos ter a certeza de que nossos objetivos foram alcançados.

04

colegiomesquita.com.br


Aula de inglês na

Educação Infantil Professora Caroline Balan Gonçalves

A

s aulas de Inglês ocorrem uma vez por semana, na Educação Infantil, por meio de atividades lúdicas, sendo prazerosas (e deliciosas como podem ver). O nosso objetivo é ensinar o inglês de maneira contextualizada, com elementos do cotidiano das próprias crianças. Os alunos do Jardim aprendem em situações como: o lanche, brincadeiras, diversidades e também: cores, frutas, animais e núcleo familiar. A associação do ensino da língua no dia a dia, lar e escola, vai de uma familiarização inicial com as sonoridades do inglês até a geração de experiências de aprendizado. Tudo isso de maneira natural, procurando despertar o interesse e curiosidade nas crianças. As aulas de Inglês para esta faixa etária têm entre diversos objetivos o: envolvimento dos alunos, a integração a um mundo globalizado, a contribuição para a autoconfiança, aquisição de competências nesse idioma, e também como canal de acesso às diferentes culturas, pois essa é a melhor fase para que ocorra qualquer aprendizado! Nas fotos ao lado temos alguns alunos do Jardim II B aprendendo o vocabulário em inglês: PINEAPPLE.

MAGNO’S PAPELARIA E EMBALAGENS Volta às Aulas é AQUI!

Material Escolar • Materiais para Escritório Artigos para festa • Suprimentos para Informática Embalagens e Descartáveis Artesanato

Venha conferir

vendas@magnospapeis.com.br

Av. Ministro Petrônio Portela, 1185/1189 - Freguesia do Ó Tel: 3976-0784 / 3976-7711 colegiomesquita.com.br

05


O projeto

“Três porquinhos” Professoras Luciana Gequitá | Alline Figueredo

A

Educação Infantil do nosso colégio realizou no primeiro semestre, com as turmas do Jardim II, um projeto com um clássico dos contos infantis, a história dos “Três Porquinhos.” Neste projeto pretendíamos que nossas crianças, além de treinarem o desenvolvimento de sua coordenação motora fina, continuassem a acreditar na fantasia, sem se afastar da realidade do cotidiano, pois os contos de fadas se apóiam nos sentimentos de coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamento e verdades naturais que compõem o mundo da criança.

Acreditamos que a partir dos contos de fadas, as crianças começam a ter referências do que é o bom e do que é o mau e vão aos poucos, desenvolvendo um olhar crítico em relação às informações que recebem. Nossas atividades iniciaram-se na sala de aula, com a realização da apostila de coordenação viso-motora. Também, outra atividade extracurricular foi proposta: um delicioso passeio temático ao teatro, expandindo a aprendizagem do estudo do meio, permitindo que as crianças entrassem em contato com certas dimensões da realidade que não estão nos livros.

Country Disney – Festa Junina/2016 Professora Samantha Araujo

Nossa Festa Country aconteceu no mês de Junho, com muita música, diversão e as danças dos nossos alunos! Este ano, a Disney visitou o Colégio Mesquita e trouxe o Mickey e a Minnie para brincar e dançar com a nossa turminha. Brincamos nas barraquinhas de jogos, nos divertimos no pulapula e ainda nos deliciamos com os quitutes que só uma bela Festa Country pode proporcionar. E as danças? As crianças arrasaram nos passos, a turminha da Educação infantil abriu nossa Festa em alto estilo Junino, dançaram, pularam, eles se divertiram no palco, o Rei Leão, as princesas do Frozen e A Bela e a Fera apareceram para abrilhantar nossa quadrilha. Já, os alunos do Fundamental I, vieram para deixar sua marca nessa festa, dançaram, casaram... Isso mesmo, houve até casamento e fecharam nossas apresentações com chave de ouro. E os convidados? Nossos convidados brincaram e se divertiram nos intervalos das danças, tivemos sorteios, competições entre duplas e até um bate bola no palco. Nossa festa foi assim, cheia de alegria, comidinhas gostosas e muita dança!

06

colegiomesquita.com.br


O palhaço

Espalhafato

NÃO TEM COM QUEM DEIXAR SEU FILHO? Temos a solução! Temos vários planos para seu filho ser feliz! Não tem com quem deixar seu filho de 4 a 12 anos? TEMOS A SOLUÇÃO

Professora Ana Paula Costa

O

Colégio Mesquita trabalha todo ano com dois livros paradidáticos na Educação Infantil, a fim de incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Neste ano de 2016, no primeiro semestre, o Jardim I – A, trabalhou o livro “O Palhaço Espalhafato” da autora Ana Maria Machado, Editora Salamandra. As atividades foram iniciadas com a leitura coletiva, breve discussões e questionamentos em sala, para que os alunos pudessem interpretar o texto em sua totalidade. Após o entendimento do livro, os alunos fizeram um lindo palhacinho com materiais recicláveis, incentivando também, o hábito de reciclar. Foi um trabalho muito divertido, as crianças puderam desenvolver a coordenação motora, a cooperação, em um ambiente de prazer e desenvolvimento da criatividade.

Temos vários planos para seu filho (a) ser feliz!

Você programa conforme suas necessidades: 1 a 7 horas (diário/semanal/mensal) BENEFÍCIOS que a BEG Música & Artes oferece ao seu filho: Educadores, Pedagogos, Professores Especializados em Música, Psicóloga, Arteterapeuta, Yoga, Oficina de Artes, Curso de Desenho e Pintura, Acompanhamento Escolar, Cuidados com Hortas, jardins, Galinhas e Pintinhos

BEG - ESPAÇO CULTURAL Rua Manuel Madruga, 93 (Trav. da Av. Itaberaba, próximo a Delegacia) Fone: 3977.0066 - e-mail: begmusica@gmail.com /begmusica

colegiomesquita.com.br

07


Cultura Árabe Professor Luciano Costa Tozzo

A

atividade “Cultura árabe” teve como principal objetivo mostrar a diversidade e a riqueza dessa cultura para os alunos do 7º ano. Para o desenvolvimento, foram sugeridas pesquisas com temas variados, como sua história, seus costumes, sua religião, suas vestimentas, casamentos, ensinamentos, arte e culinária. Concluídas as pesquisas, os alunos se reuniram em grupos com seus textos e imagens com o propósito de discutir seus trabalhos, refletir sobre a atual realidade islâmica e confeccionar um cartaz para posterior apresentação sob a mediação do professor de História. Para finalizar, cada grupo apresentou um prato típico da culinária árabe para degustação.

Projeto Literatura Viva

Professora Jussara Almeida

Todos os anos, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, realizam um projeto chamado “Literatura Viva”... Com um tema já fixado pelo Colégio, eles elaboram um texto e com as intervenções contínuas da professora, transformam-no em um “texto teatral”. O grupo de alunos divide as personagens, seleciona as músicas da peça, confecciona o cenário, providencia o figurino, adereços e se dedica aos ensaios, integralmente. Neste ano trabalhamos com o tema “Clássicos Infantis”. As turmas se apresentaram duas vezes! Primeiro, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e depois, em um noite de espetáculos, para seus pais ou convidados. E arrasaram!!!! Branca de Neve, Pinóquio, Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos atuaram e dançaram lindamente, mostrando a todos que a Literatura deve sempre estar viva, em cada um de nós.

08

colegiomesquita.com.br


O Auto da Barca

do Inferno

E

Professora Eliana Cassia Genoveze

Foto Ótica e Relojoaria

Exame de Vista

sse ano os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, após leitura e mediação de contexto histórico- social ministrados em aulas expositivas, foram ao Teatro Maria Della Costa, prestigiarem: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, também conhecida como Auto da Moralidade, representada pela primeira vez em 1531, como mímese dos costumes da sociedade Lisboeta, embora tantos séculos já tenham passado, o tema central continua extremamente pertinente e atual. O objetivo de levar os educandos para prestigiarem atividades artísticas fora do ambiente escolar, visa aliar recursos didático-pedagógicos que favoreçam a aprendizagem de forma prazerosa e lúdica complementando assim, o conteúdo ministrado em sala de aula. Nos meses de outubro e novembro, estão agendadas as saídas pedagógicas para assistirem às seguintes adaptações de Iracema – de José de Alencar, Memórias de um Sargento de Milícias - de Manuel Antônio de Almeida e Sagarana – de Guimarães Rosa.

O preparo de soluções

Cobrimos qualquer orçamento! Parcelamos no cartão sem juros em até 10x Agende seu exame

Especialistas

Lentes de Contatos

Armações

aquosas em laboratório O Colégio Mesquita adota como didática as aulas práticas para que o aprendizado dos conteúdos sejam significativos. As aulas de Ciências, Biologia, Química e Física são complementadas nos laboratórios. Para estudar o preparo de soluções aquosas e as equações envolvidas nos cálculos de concentração dessas soluções, os alunos do Ensino Médio realizaram experimentos utilizando cloreto de sódio (sal de cozinha) e corante alimentício, simulando assim, diferentes soluções de sais inorgânicos. Manipulando balanças e balões volumétricos de volumes variados, os alunos puderam vivenciar o que seria a rotina de um laboratório químico onde é muito importante a precisão de medidas como massas, volumes e também, o registro correto de todos os dados.

Av. Itaberaba, 1938 - Freguesia do Ó )3975.3181 / 3992.4839 R. João Cordeiro, 448 - Freguesia do Ó )3978.5532 optica.visage.9 @visage_otica opticavisage@terra.com.br

colegiomesquita.com.br

09


Instalações

10

Área de convivência

Biblioteca

Catracas

Sala de Aula

Entrada

Laboraratório de Ciências

Brinquedoteca

Parque

Sala de Aula

colegiomesquita.com.br


Piscina

Área de Convivência

Fazendinha

Anfiteatro

Banheiros Ed. Infantil

Quadra

Sala de Artes

Sala de Judô

colegiomesquita.com.br

Informática Infantil

11


Boliche da

multiplicação Professoras Carolina Cardoso | Claudia Mestre Isabella Barbosa | Tathiane Cremasco

Q

uem dera a multiplicação pudesse ser aprendida na prática e de um jeito tão divertido! Ah, aqui no colégio Mesquita é assim que fazemos, os alunos conseguem aprender brincando, nada mais prazeroso do que vivenciarmos nossas aprendizagens, despertando a curiosidade e o interesse em cada criança. Nós, professoras do 3°ano, acreditamos que o aluno precisa de um exemplo, ele está em uma transição tão importante de idade e fase de aprendizagem que é nessa

hora, que temos que mostrar o melhor, para que se espelhem em buscar grandes resultados. O boliche da multiplicação foi produzido por nós, professoras, que pudemos observar que ao final dessa prática havia sido plantado em cada uma das crianças o interesse pelos números e a vontade de aprender.

Projeto Sonha mundo Professoras Sandra Oliveira | Sandra Rodrigues Reche | Samantha Araujo | Aparecida I. Bezerra

O projeto Sonha Mundo tem por finalidade incentivar, o prazer pela leitura, podendo dessa maneira, proporcionar o acesso à gama de conhecimentos e ampliação de horizontes. Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar a existência desse trabalho. Ouvir história é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar e observar valores. Assim, frente a tantas possibilidades em relação ao mundo da leitura, desperta-se o interesse, exercita-se o trabalho em grupo, a responsabilidade, pontualidade, respeito nas relações interpessoais e sociais. “Literatura é vida, é arte!”

12

colegiomesquita.com.br


Aula de Arte no Ensino Fundamental II Se você acredita que as pessoas podem se superar e conquistar uma forma íncrivel de viver, com mais realizações, saúde, conhecimento e felicidade, aqui é o lugar certo, pois todos os alunos conseguem desenvolver: Autoestima | Concentração Coordenação Motora | Foco Criatividade | Disciplina Raciocínio Lógico | Memória

Tudo isso, é o que os alunos do Supera estão conquistando e se surpreendendo! Professora Professora Aparecida Inácio Beserra

O

trabalho realizado nas aulas de artes tem por objetivo maior colocar os alunos em contato com o ensino de arte, visando a ampliação do universo cultural e sua sensibilização. Em linhas gerais busca mostrar o desenvolvimento da ampliação didático-pedagógica junto aos alunos, procurando estimular a imaginação e a criatividade com o desenvolvimento de atitudes que valorizam a liberdade de expressão, o direito e o respeito à diversidade cultural. Conceitos como cor, forma e volume foram trabalhados a partir de atividades com base em obras de outros artistas renomados, tais como: Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres, Henri Matisse e outros. É sempre proposto aos alunos que experimentem e conheçam os materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte, nas quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, de modo que as utilizem em suas produções. Também faz parte das aulas de arte a observação da relação entre a arte e a leitura da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando a arte de modo sensível. Os alunos se dirigem ao espaço próprio para esta aula, laboratório de arte, com mobília adequada. Nesse local temos à disposição os materiais necessários para suas produções e estudos. A aula precisa ser sempre de muita criatividade e habilidades, que aqui, procuramos desenvolver com muita autonomia.

colegiomesquita.com.br

Descontos para alunos, familiares, e funcionários. Ligue e agende uma aula gratuita, surpreenda-se!

Vale aula

Desenvolva o seu potencial. Com SUPERA você vai mais longe

anos

metodosupera.com.br

RUA JOSÉ DE SIQUEIRA, 54 - FREG. DO Ó PRÓXIMO AO LARGO DA MATRIZ TELEFONES: 2365-6475 / 2366-1959

13


TCEM

(Trabalho de Conclusão do Ensino Médio)

D

esde 2007, o Colégio Mesquita adota o TCEM como um item de requisito de avaliação para a conclusão do Ensino Médio. Este trabalho ocorre a fim de preparar os alunos para o que será cobrado nas universidades, e mostrar a realidade que irão enfrentar, tanto na questão de desenvoltura e postura, quanto na forma com que serão avaliados. É dividido em duas partes: o trabalho escrito, ou seja, a monografia, que recebem o auxílio de um professor orientador de acordo com a área da carreira escolhida, e a apresentação, que é avaliada por uma banca examinadora. Por meio deste, os alunos se aproximam mais da profissão desejada, aprendendo técnicas e curiosidades, para que tenham certeza da escolha profissional, ou então, em alguns casos, para que mudem a escolha do curso, devido à profissão não ser da forma como imaginavam. As alunas, Andrezza e Gabrielle, que formaram dupla no TCEM 2016, fizeram um comentário sobre suas experiências: “A realização deste trabalho me proporcionou diversos aprendizados, aprendi a trabalhar em equipe, adquiri autonomia, pois todo assunto retratado, era antes pesquisado e estudado por mim e pela minha parceira. Obtive um grande conhecimento para o futuro TCC, pedido nas faculdades.” Andrezza Paiva Peres, 17 anos “Com esse trabalho, consegui adquirir uma grande autonomia, pois é uma monografia, cabe a você ir atrás de toda a pesquisa, os assuntos que gostaria de abordar e os pontos que gostaria de ressaltar. Tive a oportunidade de estar mais próxima de assuntos relacionados à carreira que pretendo seguir, no caso, Engenharia Química, além de obter a base para a elaboração de um TCC no Ensino Superior.” Gabrielle Santos Pereira, 17 anos

14

colegiomesquita.com.br


Quem tem medo de TCEM? Professora Priscilla Rezende

D

esespero, aflição, angústia, dúvida... todos esses sentimentos vêm à tona em nossos alunos, no início do ano, quando eles recebem a tarefa desafiadora de produzir “O Trabalho de Conclusão do Ensino Médio” (o famigerado TCEM). Mas os dias vão passando e os alunos começam a perceber que o desafio, que antes era tormenta, passa a ser uma oportunidade de encontro deles com eles mesmos. O processo de pesquisa, de compreensão e reflexão sobre o tema, que tem o seu apogeu na apresentação à banca, torna nossos alunos mais maduros, mais conhecedores de suas habilidades e competências, inclusive, conhecedores das que lhes faltam (o que é mais importante no processo de aprendizagem). Quem disse que iria ser fácil? Quem disse que o “TRABALHO” não iria dar trabalho? É difícil se organizar diante de tantas informações; é difícil ter que abdicar do final de semana

para pesquisar e ler; é difícil entender temas tão complexos; é difícil ter que preparar uma apresentação oral que pode expor aos colegas as nossas fraquezas e vergonhas mais profundas... Mas, ao concluir o TCEM, ao entregar a parte escrita e apresentá-lo, o sentimento que se evidencia nos alunos é o de superação, de “missão cumprida”. Entretanto, a “missão cumprida” é mais complexa do que a maioria pensa: seres mais completos e complexos foram se construindo, mais conhecedores de conteúdos, com certeza; mas, principalmente, seres mais sabidos na arte do autoconhecimento. Sem dúvida alguma, o TCEM também é um momento especial para a reflexão da escola sobre o seu papel na vida de cada um dos alunos, sobre todo o percurso traçado, desde o Ensino Infantil até o Médio. O TCEM, portanto, é o coroamento simbólico do trabalho de alunos e escola durante um longo tempo.

Projeto: Amarrando meu Tênis

Foto

Professora Aline Ceschini

O projeto Amarrando meu Tênis foi criado com o intuito de darmos mais autonomia e independência aos alunos da Educação Infantil e 1º ano, afinal, quer independência maior do que amarrar seu próprio tênis? E por que escolhemos a aula de Educação Física? Pois nela estimulamos a coordenação motora, a imaginação, o intelecto e o físico das crianças, dando a elas inúmeras situações e desafios, e aprender brincando é sempre mais legal!

Nesse projeto, os alunos moldaram seu próprio pé em uma caixa de papelão, o molde foi recortado e furado pela Professora. Na segunda fase, os alunos aprenderam a passar o cadarço e a amarrar o tênis! Além do desenvolvimento da coordenação motora e concentração, pudemos observar cooperação entre os alunos, em diversos momentos, para conseguirem passar o cadarço de forma correta. Foi um imenso prazer desenvolver esse projeto!

Produção diária, sem adição de conservantes Na compra de qualquer bolo, você já participa do programa de fidelidade

Temos Mais de 50 opções de bolos incluindo Bolos Diet Integral | Bolos sem Glúten Bolos sem Lactose Faça sua encomenda Av. Itaberaba, 1587 | Nossa Senhora do Ó | )3976.2015 |

Estacionamento Próprio

CasadeBolosFranquia | www.casadebolos.com.br

colegiomesquita.com.br

15


Planeta Terra Professoras Elaine Brun | Jussara Palon

N

ós vivemos na superfície terrestre do enorme Planeta Terra, que passa por constantes alterações. Diante desse contexto, os alunos dos 4º anos, do Colégio Mesquita, receberam uma proposta pedagógica para criar e confeccionar uma maquete do relevo. Nessa maquete, os alunos puderam identificar as diferentes formas de relevo e assim, tornaram o aprendizado deste conteúdo, mais prazeroso e significativo. Também refletiram o quanto é importante a preservação do nosso planeta e de que todas as alterações feitas pelo homem acabam por interferir na sua sobrevivência.

O Hábito da Leitura no Pré Professora Camila Cezário de Abreu

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que se inicia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” (Bam Berger) A leitura, na educação infantil, está muito presente nos momentos lúdicos e de conteúdos específicos. Por esse caminho a criança viaja no mundo da imaginação, cria histórias, personagens e faz presente sentimentos despertados pelas páginas de um lindo livro. Além de divertido, ler é fundamental para a aquisição e aumento do vocabulário, concentração, interpretação, recreação e uma maneira de criar novas possibilidades para uma única história. Contos de fadas com princesas, aventuras com super-heróis, animais fantásticos, fábulas e uma bela cantiga envolvente faz parte das nossas aulas, no Colégio Mesquita. Os alunos são incentivados a descobrir esse mundo de cores, vida, além das palavras, as imagens causam um efeito rico e surpreendente, também.

INFORMÁTICA ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA UPS NOBREAK

LACERDA

Locação de impressora a Laser Recarga de Toner

Retiramos e entregamos Trabalhamos com Empresas e Particulares

www.agepower.com.br Center Itaberaba

Assistência Técnica • Computadores • Impressoras • Notebook • No-Break

Av. Itaberaba, 982 - Loja 6 - Freg. do Ó - Desde 1997 - )2532.3364 / 3978.9042 / 3991.3364

16

colegiomesquita.com.br


Sistema

Monetário Professoras Claudia Catai | Juliana Chagas Barbosa Andressa Albuquerque Silva

É

muito comum vermos crianças manuseando moedas, seja para juntá-las em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola. Pensando assim, os 2º anos realizaram um projeto em que puderam vivenciar, descobrir e relacionar o saber escolar ao seu cotidiano de uma maneira prazerosa. Após apresentação e trabalho sobre o conteúdo (dinheiro) em sala de aula, foi realizada com os alunos uma saída pedagógica ao supermercado Sonda, assim puderam pôr em prática o conteúdo trabalhado e o tornar significativo. Esse contato é importante, pois aos poucos, a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar, tornando-se assim, um consumidor consciente e não apenas consumista.

colegiomesquita.com.br

17


Período Integral

Colégio Mesquita

S

eu filho pode contar com a formação educacional e com os cuidados do Colégio Mesquita. O PERÍODO INTEGRAL é opcional para os alunos do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, está subdividido em dois grupos: - Integral Mesquitinha (Jardim I, II, Pré e 1°Ano) - Integral Mesquita (2°, 3°, 4° e 5°Ano) Trata-se de um programa de atividades diversificadas, educativas e divertidas, com acompanhamento permanente de um professor para cada turma. O objetivo do período integral é PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO CADA VEZ MAIS COMPLETA e que atenda às demandas de um novo contexto de sociedade e de mundo. Tudo isso, no turno contrário ao das aulas regulares, e sem sair da escola, o que facilita as questões da mobilidade urbana, além de promover uma riquíssima formação às crianças. As atividades do Período Integral são planejadas com o suporte da equipe pedagógica. ESTAÇÃO DESCANSO: Com mobília adequada, os alunos podem dormir, assistir TV, ouvir música ou apenas relaxar. ESTAÇÃO PEQUENOS CIENTISTAS: atividades com experimentos (os alunos amam!!) ESTAÇÃO PRÁTICAS ESPORTIVAS: aulas de natação (uma vez por semana) e esportes em geral. ESTAÇÃO GOURMET: aulas de gastronomia, que divertem e incentivam a boa alimentação. ESTAÇÃO GRANDES ARTISTAS: aulas de teatro, customização, artesanato e dança. ESTAÇÃO DO SABER: acompanhamento das lições de casa. ESTAÇÃO DE BRINCADEIRAS: integração e lazer em diversos espaços. ESTAÇÃO PEQUENOS LEITORES: contato com livros, gibis, revistas, jornais e contação de histórias.

ESTAÇÃO BOTÂNICA: cultivando a natureza. O Período Integral promove, ainda, atividades que envolvem muitas brincadeiras cooperativas ou individualizadas, aproveitando a infraestrutura, que inclui laboratório, quadra, piscina, horta, sala de artes, brinquedoteca, salas de informática etc... ESTAÇÃO ALIMENTAÇÃO: O almoço é oferecido no Colégio por um restaurante e o lanche da tarde pode ser enviado pelos pais ou adquirido na Cantina do Colégio. O programa é organizado em turnos de cinco horas, para os alunos que estudam de manhã. HORÁRIOS DO PERÍODO INTEGRAL: 11H40 às 17H40

SEDE PRÓPRIA

COMPRA, VENDA ADMINISTRAÇÃO ADVOCACIA

CRECI 16172-J

3976-6446 / 3975-5530 18

Há mais de 20 anos no mercado, transformando sonhos em realidade! Venha nos conhecer!

RUA PARAPUÃ, 731 - www.imobiliariamb.com.br

colegiomesquita.com.br


Matrículas Abertas

2017

Qualidade de ensino com Excelência! Infantil | Fundamental | Médio

Rua São Leonardo, 100 | Freguesia do Ó

3977.8992 | www.colegiomesquita.com.br


Colégio Mesquita • 5ª Edição • Ano 2016