
3 minute read
Responsabilidade Social
26
CONTEXTO: RESPONS. SOSCIAL
Advertisement
Devido a nossa forma de organização como sociedade, é acordado consciente ou inconscientemente a construção de expectativas para com outrem, seja como indivíduo, membro de uma família, trabalhadore, cidadane ou empresa. Assim, assumimos diferentes papéis sociais e os games, por incorporarem, como qualquer mídia, valores éticos, culturais e políticos, não se isentam de seu papel.
Da mesma forma que é papel social de ume fi lhe cuidar de seus cuidadores na velhice, e de ume profi ssional da saúde buscar a cura e estabelecer estratégias para que contaminações não se alastrem, é papel de ume game designer compreender todos os possíveis impactos causados pela experiência do jogos e usá-las como ferramenta em sue processo de criação.
O Doutor em Design pela FAU-USP Alan Richard da Luz conta em palestra que o design da 2ª Revolução Industrial é um exemplo de um ofício que nasce já exercendo a função social de auxiliar à produção de bens de consumo na indústria para que sejam mais baratos e otimizados.
O game é uma das mídias mais infl uentes no mercado atualmente. Sua característica interativa desperta receios em parte da sociedade, devido sua pervasividade e infl uência intrínseca. Os noticiários por vezes favorecem tal percepção ao culpabilizarem crimes de chacinas seguidos de suicídio ao histórico de vício em jogos violentos por parte de ume acusade.
A infl uência se estende em escala global quando relatório da GSMA aponta que existem atualmente 5,1 bilhões de usuáries de aparelhos
27
celulares, o que representa 67% da população mundial. Qualquer pessoa com um smartphone no bolso automaticamente tem um videogame, por isso os jogos são grandes mensageiros de valores.
Todo artefato cultural produzido pela humanidade tem e expressa valores. Por estar inseride num contexto sócio-cultural, carregam valores de uma época, de um local e do grupo de pessoas que está envolvide na concepção daquilo. Logo, um posicionamento de neutralidade se revela paradoxal, já que tomar para si uma postura neutra, acaba por se traduzir também como um posicionamento.
O jogo eletrônico é um artefato cultural e compreender seus valores permite que possamos tirar proveito disso. Dentre os diversos exemplos de valores em games, tem se

28
a interface de um MMORPG’s (Massive Multiplayer Online Role Play Game), que se revela em geral como um gama extensa e complexa de informações e botões, indicando que jogadores amadores não são bem-vindes àquela experiência, sendo o game mais direcionado a jogadores hardcore.
O fi lósofo checo-brasileiro Vilém Flusser dialoga, em seu livro “A Filosofi a do Design”, sobre o dever de ume designer em ser responsável por tudo aquilo que coloca no mundo. Por mais que se tenha a boa vontade de fazer um produto, podemos trazer um prejuízo futuro. O carro é algo que no século XX trouxe benefícios ao diminuir distâncias e possibilitar o crescimento das cidades, porém hoje é um problema por ser um dos principais causadores do trânsito, poluição e mortes por acidente nos grandes centros. É responsabilidade do ofício lidar com esses problemas criados por ele mesmo.
O game GTA 5, da Rockstar é outro exemplo para se repensar nos valores passados com um produto. Ao permitir a jogadore que se faça sexo com prostitutas e depois mate-as para recuperar o dinheiro pago de volta, respondendo-o com uma punição quase inexistente, a empresa assume uma postura conivente com a misoginia. É natural que não se preveja todos os possíveis acontecimentos dentro de um jogo, principalmente por se confi gurar como um de mundo aberto, no entanto, a partir do acontecido, é responsabilidade do estúdio tomar uma providência para que o ato não se repetisse.
O papel social de ume game de-
CONTEXTO: RESPONS. SOSCIAL
signer hoje é mais sensível do que nunca pois, ao se colocar um game mobile em lojas de apps como a Play Store, já não se tem controle de em quem ele chegará. As pessoas são diversas e integrar e respeitar todas essas diferenças requer, no mínimo, muita responsabilidade. Tal cenário favorece a necessidade latente de ver a situação também como uma oportunidade de transmitir valores que consideramos importantes para a estrutura social como empatia, responsabilidade, justiça, igualdade e amor.

29