Analisando os Problemas Teológicos Causados pelo Sistema Escatológico Pré-Tribulacionista

Page 78

Analisando os Problemas Teológicos Causados pelo Sistema Escatológico Pré-Tribulacionista

que divulgariam uma vinda secreta de Jesus (vv.21-23 veja também Mateus 24.23-27). Marcos conclui esse raciocínio de Jesus, escrevendo: 'após aquela tribulação... o Filho do Homem [vem] nas nuvens com grande poder e glória. E ele enviará os seus anjos e reunirá (arrebatará) os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu'. Ora se esses eleitos cristãos, membros da igreja primitiva, sabiam que só seriam arrebatados após a grande tribulação, por que conosco deverá ser diferente?! O evangelista Lucas, escrevendo sobre o mesmo relato, ditou as palavras de Jesus aos primeiros discípulos da Igreja: 'Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedade da vida, e aquele dia (a vinda de Jesus com poder e grande glória) venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer (que inclui as calamidades apocalípticas), e estar em pé diante do Filho do homem'.

Para os crentes emergirem incólume das coisas que sobrevirão ao mundo e estar de pé ou estar firme na fé diante do Filho do homem na Sua vinda, deverão estar atentos e vigilantes (Lucas 21.34-36; 1 Coríntios 10.12; 2 Coríntios 1.24; 2 Pedro 3.11,12,14). Ora se os crentes deverão estar atentos e vigilantes para a vinda de Jesus que vem inesperadamente sobre todos os habitantes da terra, então eles estarão presentes durante os tempos de calamidades que antecede essa vinda conforme Lucas 21.25-28. Não foi à toa que Jesus prometeu: 'Quando começarem a acontecer estas coisas (as calamidades), levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês' (v.28). Mas, se a Igreja vai ser arrebatada antes da grande tribulação, conforme a teologia pré-tribulacionista, que sentido tem as palavras de Jesus, Marcos e Lucas para a Igreja primitiva e a atual. Que necessidade há para a vigilância durante esse tempo, se já estaremos são e salvos, tocando harpa no céu! Por que deverá esses dias ser abreviados se os eleitos já não estarão mais aqui!? Se os crentes não são os eleitos, por que Cristo aplicou essa advertência aos primitivos crentes, dizendo: 'Vejam que eu os avisei antecipadamente' quando falava da 8º Problema Teológico

73


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.