Os pioneiros da habitação social Vol 2

Page 38

Conjunto Residencial de Honório Gurgel, Rio de Janeiro, RJ ÓRGÃO PROMOTOR

LOCALIZAÇÃO DATA AUTOR DO PROJETO

UNIDADES CONSTRUÍDAS TIPO

28

Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários – IAPI

Ao lado Vista da praça triangular com as varandas do bloco em “L” no primeiro plano e um bloco de dois pavimentos ao fundo. A imagem, do final dos anos 1940, mostra o cuidado do IAPI com as áreas públicas dos conjuntos residenciais.

Rua Serinhaém, Barros Filho 1947 Arq. Eduardo Pereira de Carvalho e eng. Adolpho Constant Burnay (Setor de Engenharia do IAPI)

Abaixo Fachada do bloco em “L”, o principal do conjunto, onde se destacam a torre de escada com a inscrição da sigla do órgão promotor e a marquise que protege as lojas no térreo.

156 Casas geminadas e blocos de dois e três pavimentos CG1 – 3Q/S/V/C/B/AS – 57 m² CG2 – 3Q/S/V/C/B/AS – 55 m² B1/A1 – 2Q/S/V/C/B/AS – 54 m² B2, B3/A2 – 3Q/S/C/B/AS – 49 e 51 m² B2/A3 – 3Q/S/C/B/AS/D – 53 m² (térreo)

EQUIPAMENTOS

Praça e área comercial no térreo

ÁREA DA GLEBA

40.882 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

21.157,38 m²

A riqueza das soluções arquitetônicas e urbanísticas propiciadas por este pequeno conjunto é exemplo da capacidade do IAPI para desenvolver projetos de qualidade a partir da combinação de tipologias. Em Honório Gurgel, o arquiteto Eduardo Pereira de Carvalho criou um ambiente urbano excepcional combinando um original bloco em “L” de três pavimentos e térreo comercial com tipologias já utilizadas pelo órgão em Realengo: blocos de dois pavimentos e casas geminadas. O grande destaque do projeto é o bloco em “L”. Solução pouco usual, esse edifício, além de caracterizar o conjunto, acabou por se tornar uma espécie de símbolo da produção habitacional do IAPI, graças à inscrição da sigla do Instituto no alto da torre de escadas, elemento de referência formal do conjunto, que é o vértice de articulação da circulação vertical e horizontal do bloco. A torre, marco urbano inconfundível, recria uma espécie de esquina, rara em blocos residenciais no Brasil. A escada, em concreto armado, expõe a estrutura e dá acesso aos corredores das duas alas do edifício, os quais, superando soluções óbvias, alternam-se, um na face interna do bloco e o outro na parte externa. A fachada frontal caracteriza-se pela presença da área comercial no térreo, sequência de lojas protegidas por uma marquise que confere horizontalidade ao bloco e cria um ambiente urbano configurado por uma praça situada entre o conjunto e a estrada de ferro. A solução possibilitou uma boa interface entre o conjunto residencial e a cidade, mostrando como blocos habitacionais modernos bem resolvidos podem gerar espaços urbanos de qualidade. CG1

Na parte interna do conjunto, outra praça, de formato triangular, funciona como articuladora do bloco em “L” com os blocos de dois pavimentos, edifícios-lâminas que, numa longa fileira, fecham a praça pelos outros dois lados. Esses blocos baixos, que se parecem com uma fila de sobrados, são semelhantes aos utilizados no Realengo, com unidades sobrepostas e uma escada central que dá acesso aos dois apartamentos do segundo pavimento. Casas geminadas completam o conjunto fechado na extremidade oposta à praça por um último bloco de dois pavimentos. Fontes: INSS-RJ/IRA, PEDRO (1950), Revista dos Industriários 28 (1952) e 29 (1952) Desenhos: PEDRO (1950), INSS-RJ, LC29

CG2 B1 B2 B3

Escala 1:5.000

0

50

100

Acima Vista em voo de pássaro de 1950, com o conjunto recém-inaugurado.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.