Foto: Celso Oliveira
Contato: naterciarocha@gmail.com
Natercia Rocha
Natercia Rocha nasceu em Fortaleza (CE), é formada em Jornalismo, autora do livro Rumo Norte, contemplado no Edital de Incentivo às Artes, da Secretaria de Cultura do Ceará de 2008. Participa com textos no livro de fotografias Na Palma do Olho – Fotografias de Carlinhos Alcântara, e com pesquisas históricas no livro O Inimigo do Rei, do jornalista Lira Neto. Trabalhou nos jornais O POVO e Diário do Nordeste e é aluna especial do Curso de Letras, da Universidade Federal do Ceará.
978-85-7529-619-6
Gilmar de Carvalho
Contos de Ir Embora
“Li os contos. Gostei. São curtos, delicados, mas com muito vigor. Deslocam-se no tempo e no espaço. Revisitam linguagens. Experimentam e ousam. São contidos e explosivos. Dão vontade de ler. Desfocam, subvertem ou nos dão a aparência do real, que irrompe, inesperadamente, em uma epifania, ao tropeçarmos em uma palavra deslocada, em um sentimento torto, em uma poesia que não quer ser poesia. Desconfiemos deles e da autora. Uma estreia auspiciosa”.
“ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA – LEI Nº 13.811, DE 20 DE AGOSTO DE 2006”.
Contos de
Ir Embora
Natercia Rocha
Este é o primeiro livro de contos da jornalista Natercia Rocha, embora seja sua segunda publicação: a primeira foi Rumo Norte, livro de poemas e fotografias, selecionado no V Edital de Incentivo às Artes da Secult 2008. Em alguns anos dedicados às redações de jornais, tanto no interior, quanto na Capital, a autora reuniu um peculiar registro de tipos e ‘causos’ de nossa cultura, em reportagens, cuja marca sempre fora a linguagem literária empregada ao jornalismo. E é advinda desse universo plural, que Natercia Rocha estreia nesta narrativa de universo fechado. Vem contando histórias densas, embora concisas, e intercambiando personagens entre os enredos ficcionais. A autora dialoga com pontos de vista sertanejo, urbano e psicológico, em contos imaginários, cuja carga de realidade é narrada através de temas como: loucura, êxodo rural, traição, morte, rotina, tradição, dentre outros. O Contos de Ir Embora, contemplado no IX Edital de Incentivo às Artes 2014, reúne, ainda, dois grandes artistas cearenses: Audifax Rios, que empresta seu traço a seis pinturas que contam a história de cada narrativa; e O Poeta de Meia-Tigela, que transpôs as imagens dos contos em soneto alexandrino, soneto inglês e sonetos decassílabos, fazendo uma singular releitura dos fatos. Natercia Rocha está trabalhando em seu primeiro romance, intitulado Digna de um crime passional.