Issuu on Google+

policial

Divulgação

Laudo confirma que Tayná não sofreu

copa do brasil

Divulgação

violência sexual

Ricardo Drubscky esconde o jogo para estreia

(Página 15)

(Página 13)

Curitiba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2014 Número 1.934 - Diretor Renato Barroso

A notícia no ponto

DA GRANDE CURITIBA

Divulgação / CAP

CURITIBA Divulgação

Praça da Espanha passará por reforma (Página 7)

celebridades

Gabriella Lenzi é a nova namorada do Neymar Divulgação

(Página 5)

Atraso para Copa é falta de planejamento A falta de planejamento é o principal motivo do atraso em obras que deveriam estar prontas para a Copa do Mundo, disse o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes. (Página 5)


2

Fique ligado

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014 SANJAY KANOJIA /AFP

TEMPO

Imagem do Mundo

mín 15º | máx 25º Manhã

ACONTECEU 10deABRIL

1808

Nublado

Napoleão oferece a coroa da Espanha a seu irmão, José.

1970 Paul McCartney anuncia publicamente o fim dos Beatles.

1998 Assinatura do Acordo de Belfast.

Tarde

Artista indiano vestido como a deusa hindu Kali realiza performance durante festival em Allahabad

Editorial

Questões técnicas e questões políticas O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, recebeu ontem parlamentares paranaenses para explicar porque o Paraná foi o único estado a não receber o empréstimo do Proinveste – programada do governo federal para investimentos em infraestrutura. Augustin tentou tirar da cabeça dos deputados que a negativa foi por perseguição. Augustin colocou algumas questões técnicas para justificar o fato de o Paraná estar na lista daqueles que

Loterias

Frase do dia Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você.

Quina Concurso nº 3461

tem o “nome sujo” com a União. Mas o que os parlamentares paranaenses desconfiam, e com razão, é o fato de apenas o Paraná ter o crédito negado. Será o único estado em situação irregular? A questão é que por motivos técnicos ou políticos, o caso já virou um tema que deve dominar o debate eleitoral no Estado. De um lado, o governador alegando que é perseguido, do outro, a oposição dizendo que o problema é de administração.

sobe

- Câmara rejeita exigência de simulador de direção em autoescolas.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Pancadas de chuva

- MEC terá 10 mil escolas com programa inovador em 2014.

Santo do dia Divulgação

DESCE - Empréstimo para socorrer setor elétrico totalizará R$ 11,2 bilhões. - Conselho de Ética instaura processo de cassação contra André Vargas.

São Macário da Antioquia

- Exportações brasileiras de moda caem em cinco anos.

Curiosidades

Evento de MMA europeu traz lutas em grupos com dez lutadores simultâneos Reprodução/TFC

11-14-31-34-44

Mega Sena 04-05-11-19-41-51

Timemania Concurso nº 560 - CEARÁ/CE

15-23-39-45-56-75-76

Lotomania Concurso nº 1440

11-19-29-32-35-37-43 52-55-59-66-72-76 80-86-89-91-92-93-96

Noite

- Vendas de motocicletas crescem 3,7% no primeiro trimestre.

Concurso nº 1589

(Fernando Anitelli)

Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas

Chelsea Roff caiu em pegadinha de ‘melhor dia de trabalho de todos’. Americana foi homenageada por sua trajetória após história de superação.

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002 TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

Macário recebeu esse nome por causa de seu tio e padrinho de batismo: o bispo de Antioquia. Mas dele não herdou apenas o nome, como também sua religiosidade e o destino: ser líder e ocupar um posto importante na Igreja. Macário nasceu na Armênia, no final do primeiro milênio, foi educado sob a orientação do tio-padrinho e cresceu preparando-se com esmero para tornar-se um sacerdote, o que aconteceu assim que atingiu a idade necessária. Também não causou nenhuma surpresa sua indicação para suceder o tio como bispo. Nesse posto, Macário realizou o apostolado que depois seria a causa de sua canonização. Pregava diariamente, visitava todos os hospitais confortando os doentes e dividindo tudo o que tinha com os pobres. O que resultou disso foi a conversão constante de pagãos.

COMERCIAL (41) 3263 2002


política

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Leopoldo Meyer destaca lei para Bandas e Fanfarras

Secretário diz que investimento na Saúde travou empréstimo Comitiva de deputados foi a Brasília ouvir as explicações Uma comitiva de deputados estaduais e federais paranaenses esteve ontem em Brasília, em uma reunião com o secretário Nacional do Tesouro (STN), Arno Augustin, para discutir a liberação de empréstimo de R$ 817 milhões do Proinveste. O secretário explicou aos parlamentares que o governo federal havia liberado a operação de crédito em dezembro passado depois de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, o gover-

Divulgação

*

“A discriminação ao Paraná existe, vem desde o governo anterior”

Deputados paranaenses ouviram as explicações de Augustin

no do Paraná pediu aval da União visando reduzir os juros. Diante do novo pedido do governo Beto Richa (PSDB),

o processo voltou à estaca zero. Arno Augustin alegou que a União não liberar os empréstimos porque

Luiz Claudio Romanelli o Paraná descumpre dispositivo legal que determina a aplicação pode de 12% das receitas na área da Saúde.

Gleisi Hoffmann e Romero Jucá conseguem aprovar CPI ampla ABR

Gleisi Hoffmann articulou os votos a favor do governo na CCJ

Esta é a terceira vez que Giacoia assume como procurador-geral de Justiça (ocupou o cargo nos biênios de 1998 a 2000 e 2012 a 2014). A eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça aconteceu em 18 de março, com Giacoia sendo candidato único. Conquistou 85% dos votos registrados.

comemorado no dia 27 de março. O texto do projeto justificou que a presença de Bandas e Fanfarras no seio das escolas brasileiras, além de tradição, é um instrumento de relevante importância para a vida escolar.

Almeida comemora fim da exigência de simuladores em autoescolas

e de Cidadania da Câmara, Almeida conseguiu apoio da maioria para inverter a pauta, rejeitar o parecer do presidente da Comissão e relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), e aprovar o novo parecer do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), pela inconstitucionalidade do projeto.

Notas políticas

nas investigações sobre a Petrobras, mas também a respeito de contratos de trens e metrôs em Estados governados pelo PSDB e do porto de Suape, em Pernambuco. A iniciativa visa nivelar as atenções da CPI entre a estatal controlada pelo governo e sobre administrações do PSDB e do PSB, ligadas aos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos.

Giacoia é reconduzido à Procuradoria-geral de Justiça O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, foi reconduzido ao cargo na manhã desta quartafeira (09) durante solenidade no auditório da sede do Ministério Público do Paraná, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça. O novo mandato tem duração de dois anos.

O deputado federal Leopoldo Meyer (PSB-PR/ foto) membro da Comissão de Educação da Câmara, destacou o projeto, do deputado Federal Severino Ninho (PSB-CE) que institui o dia Nacional das Fanfarras a ser

O deputado federal Marcelo Almeida (PMDBPR) conseguiu impor derrota ao lobby no Congresso Nacional que visava aprovar a obrigatoriedade de simuladores de direção nas autoescolas em todo o país. Depois de quatro horas de discussão na Comissão de Constituição e Justiça

Senado

Mais uma vez com atuação direta da senadora Gleisi Hoffmann, sentada na primeira fila do sala da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o governo conseguiu uma vitória que parecia improvável. Por 13 votos a 10, a CCJ aprovou parecer do senador Romero Jucá para que a CPI em debate no plenário não inclua ape-

3

SMCS

Silvestri na Casa Civil O secretário de Governo, Cezar Silvestri, já está respondendo pela chefia da Casa Civil do Governo do Paraná. Silvestri acumulará as duas secretarias (Casa Civil e Secretaria de Governo) até que seja feita a fusão das duas pastas. “Assumo a Casa Civil do Paraná extremamente motivado e ciente do grande desafio que tenho pela frente”, afirmou. Sonegação fiscal Os deputados aprovaram na sessão plenária de ontem, na Assembleia Legislativa, o projeto do Poder Executivo, que estabelece normas gerais sobre direitos e garantias aplicáveis na relação tributária de contribuintes com a administração Fazendária do Estado. A matéria passou em primeira discussão com 37 votos favoráveis e nenhum contrário. Táxis nas canaletas Os táxis com passageiros poderão ter autorização para utilizarem as canaletas exclusivas para ônibus em Curitiba durante a Copa do Mundo. Este foi um dos 29 projetos analisados pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal esta semana. Ao todo, foram acatados 12 e arquivados dois. Licitações da Copa Em reunião na tarde de ontem, os integrantes da Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba decidiram encaminhar pedidos de informação à Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (SECOPA). Eles querem dados referentes às licitações da ponte de cabos de transmissão, das estruturas temporárias próximas ao estádio, dos eventos da Fan Fest e dos geradores de energia estipulados pela FIFA.

Gilberto Giacoia ocupa o cargo pela terceira vez

EDITORA CORREIO PARANAENSE


4

GERAL

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Renan Calheiros adia decisão do plenário sobre CPI O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deixou para terça-feira da semana que vem a votação no plenário sobre a instalação da CPI da Petrobras. O adiamento favorece tanto ao governo quanto a oposição, já que protelará o início das investigações e dará tempo para o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestar sobre a abrangência da CPI.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Agência Senado

Renan Calheiros pretende dar tempo ao STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado definiu nesta quarta que a CPI da Petrobras pode ser ampla, com inclusão de denúncias de cartel no Metrô de São Paulo, de irregularidades no porto de Suape e outros temas, como queria o governo. A oposição entrou no STF com um mandado de segurança para garantir a CPI exclusiva para investigar a Petrobras.

Vargas renuncia à vicepresidência da Câmara Comissão de Ética abriu processo contra deputado O deputado licenciado André Vargas (PT-PR) renunciou na noite desta quarta-feira (9) à vicepresidência da Câmara. Em uma carta enviada ao líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), Vargas afirma que deixa o cargo para se dedicar à sua defesa na Conselho de Ética, que abriu um processo disciplinar contra ele por conta de suspeitas de que teria favorecido um doleiro preso. O deputado, que está licenciado, afirma que a sua decisão visa poupar

Agência Câmara

O Conselho de Ética decidiu pela abertura do processo

o partido e a própria Câmara de um desgaste. Alegando ser alvo de “intenso bombardeio de denúncias e ilações”, acrescenta que enfrentará o processo com “tranquilidade” e que irá provar a sua inocência.

“Sou alvo de intenso bombardeio de denúncias” André Vargas

Justiça

Supremo mantém prisão de ex-diretor da Petrobras O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de habeas corpus feito pela defesa do exdiretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso no dia 20 de março pela Polícia Federal. Costa é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava di-

Divulgação

Paulo Roberto Costa vai permanecer na prisão

nheiro em seis estados e no Distrito Federal, desarticulada na Operação Lava Jato. A quadrilha pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões. Zavascki decidiu arquivar o pedido por entender que outros habeas corpus impetrados na Justiça Federal, precisam ser julgados definitivamente.

Petrobras

FHC ataca Lula: ‘ele pedia tanta CPI no meu tempo’ O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardozo (1995-2002) afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que vê como errada a postura do também ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, para quem o governo deveria ser mais firme na tentativa de im-

Divulgação

FHC diz que Lula deveria apoiar CPI

pedir a instalação da CPI da Petrobras no Congresso Nacional. Segundo FHC, “a tentativa de se impedir a CPI é errada. O presidente Lula deveria ser o primeiro (a pedi-la). Ele pedia tanta CPI no meu tempo, por que agora ele está contra?”.


Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Presidente do TCU culpa falta de planejamento por atraso nas obras Ministro defende tese do fim do “jeitinho” nas obras públicas da Copa A falta de planejamento é o principal motivo do atraso em obras que deveriam estar prontas para a Copa do Mundo, afirmou nesta quarta-feira (9) o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, ao participar de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara. Segundo ele, foram economizados cerca de R$ 700 milhões para os cofres públicos graças à atuação do tribunal na fiscalização dos contratos. “O que mais preocupa o TCU é a falta de planejamento”

EDITORA CORREIO PARANAENSE

geral

5 Divulgação

Divulgação

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o projeto do novo indexador

Comissões do Senado aprovam projeto que muda indexador da renegociem suas dívidas Após longo impasse, as dívida dos estados com a União com juros comissões de Assuntos

Fiscalização do TCU teria evitado gastos de R$ 700 milhões a mais

“O que mais preocupa o TCU é a falta de planejamento. Por isso, apresentamos um projeto de governança para

acabar com o jeitinho nas obras públicas e fazer com que tudo seja feito com planejamento. Esses R$ 700 milhões

economizados eram consequência de superfaturamento e sobrepreço em obras da Copa”, disse Augusto Nardes.

Econômicos (CAE) e de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram nesta quarta-feira (9) o relatório do senador Luiz Henrique (PMDBSC) sobre o projeto de lei que estabelece novo indexador para as dívidas dos estados com a União. O projeto seguirá para o plenário do Senado e, se for aprovado sem alteração, permitirá que os estados e município

menores que os que são pagos atualmente. Atualmente, as dívidas são corrigidas pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais juros de 6%, 7,5% ou 9% ao ano. Com isso, a rolagem da dívida dos entes federados vinha ficando frequentemente acima da taxa básica de juros da economia, a Selic, que é paga pela União na tomada de empréstimos.


REGIÃO METROPOLITANA Uniforme escolar completo é distribuído a alunos 6

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Equipamentos são de melhor qualidade do que em anos anteriores, segundo Beti Pavin A Prefeitura Municipal de Colombo está realizando, para os mais de 26 mil alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do município, a entrega dos novos uniformes escolares. Com peças de melhor qualidade e com as cores renovadas, os itens são um auxílio para a identificação dos alunos durante o período de aulas.

Divulgação

Os alunos estão recebendo os uniformes dentro da sala de aula

Para a prefeita Beti Pavin o uniforme é um incentivo a mais para as crianças. “Nós valorizamos o nosso aluno desde o treinamento dos professores até o reajuste salarial da categoria, mas para que o aluno se sinta realmente valorizado, é importante fornecer o uniforme, com as meias e com o tênis. Esta é também uma forma de fazer com que ele se sinta

parte da sua escola, parte importante do seu município, onde ele mora e estuda”, destacou Beti.

Para a prefeita Beti Pavin o uniforme é um incentivo a mais para as crianças

Araucária

Almirante Tamandaré

Veja as opções para quem não recebeu o carnê do IPTU 2014

Ruas de dois bairros estão recebendo asfalto

O contribuinte que não recebeu o carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2014 de Araucária tem duas opções para ter acesso à guia de pagamento. A forma mais tradicional é entrar em contato com a Prefeitura (no Espaço Cidadão) para verificar o motivo da não entrega e solicitar a 2ª via. Mas quem usa a internet pode entrar no site da Prefeitura e obter a guia de pagamento de forma bem prática. Caminho - Na página principal, clique no banner de “IPTU” (localizado no lado direito da página), clique depois no link “Dívidas Imobiliárias - IPTU” (no fim da página) e for-

Divulgação

Em continuidade ao cronograma de ações para manutenção e recuperação das ruas de todos os bairros, a Secretaria de Obras esteve nos últimos dias nos bairros Alto Pinheiro e Dona Belizaria. As ações visam garantir melhores condições de trafego aos mora-

dores. Na localidade do Alto Pinheiro as ruas Tiatuva e Santa Barbara receberam melhorias. Atendendo a reivindicação dos moradores do bairro Belizaria as vias Maria de Lourdes Domakoski e Alexandre Domakoski que são as principais da região passaram por

manutenção. Almirante Tamandaré tem hoje 75% das ruas em revestimento primário, ou seja, em saibro. Para melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade, a Administração entende que é preciso ampliar o número de ruas asfaltadas.

Divulgação

Araucária decidiu programar o IPTU para o mês de abril

neça o número de inscrição imobiliária. A Secretaria Municipal de Finanças (SMFI) orienta o contribuinte a ter sempre seus dados cadastrais atualizados para evitar transtornos. Os carnês foram entregues pelos Correios nos

endereços cadastrados na Prefeitura. Se for pago em parcela única o contribuinte tem desconto de 10% (apenas no imposto). O vencimento da parcela única está marcado para o dia 22 de abril. O prazo é o mesmo para questionar os valores.

Serão mais de 11 milhões de investimentos em infraestrutura e asfalto

Piraquara

Lapa

Abertas novas vagas para os cursos gratuitos do Pronatec

Educação faz vistoria surpresa nos ônibus do transporte escolar

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Assistência Social abriu novas vagas para os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. Estão sendo ofertadas vagas nas áreas de Cuidador Infantil, Auxiliar de Departamento de Pessoal e Organizador de Eventos. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Inclusão Social de Adolescentes (Cisa), no Centro da Juventude, ou na Secretaria de Assistência Social. O interessado deve levar RG, CPF e 1 foto 3x4 para realização de um cadastro único. Para mais informações basta ligar no telefone 3590-3408. EDITORA CORREIO PARANAENSE

O transporte escolar da Lapa atende cerca de 7 mil crianças. São ao todo 61 linhas de ônibus que percorrem 5.700 quilômetros todos os dias levando os alunos para as suas escolas. Por conta de tudo isso, oferecer um transporte de qualidade, fazendo com que as crianças cheguem com segurança, é um dos desafios da cidade. Nos últimos dias, em parceria

Fiscalização foi feita nos ônibus terceirizados do transporte escolar

com a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Transporte, a Secretaria de Educação

realizou vistorias aleatórias nos ônibus terceirizados que fazem o transporte escolar

na Lapa. O diretor de Transporte, Rubens José Stelmak, acompanhado do chefe de manutenção de veículos pesados, Mauricio Berghauser e do diretor de Transporte Escolar, Odinir Tenório estiveram em escolas do interior da Lapa. O objetivo era verificar se tudo aquilo previsto nos contratos entre as empresas e prefeitura estava sendo cumprido.


CIDADE

CIDADE

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

7

Divulgação

Informe Publicitário

Luto Curitiba atende normalmente Com o plano funerário é possível contar com o apoio de profissionais preparados para amenizar o desgaste emocional e evitar complicações financeiras

A reforma da Praça da Espanha terá uma etapa feita antes da Copa

Praça da Espanha passará por uma grande reforma Melhorias terão apoio de verbas do Ministério do Turismo A Praça da Espanha, no bairro Bigorrilho, passará por uma grande revitalização, com reforma no piso, mudança no calçamento, aumento do palco, além de melhorias na Casa da Leitura Miguel de Cervantes e dos outros equipamentos do local. O edital de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira (07) e a aber-

Avenida Sete de Setembro recebe obras para ter mais segurança A Avenida Sete de Setembro está sendo preparada para se transformar na primeira via calma de Curitiba. Uma extensão de 2,8 quilômetros da avenida, entre a Rua Mariano Torres e a Praça do Japão, está em obras para colocação de novo asfalto, além de reforma nas calçadas. Na via calma, os ciclistas passarão a transitar exclusivamente pelo lado direito da via, sobre área demarcada em linha tracejada. A velocidade máxima permitida para carros e motos é de 30 km/hora. Para tanto, além de ampla sinalização horizontal e vertical, haverá a instalação de travessias elevadas que obrigam os veículos a reduzir a velocidade. EDITORA CORREIO PARANAENSE

tura dos envelopes das propostas será no dia 9 de maio. A reforma será feita em duas etapas, uma antes da Copa do Mundo e outra após o evento. A obra será executada em parceria entre o Município e o governo federal, através do Ministério do Turismo. A primeira fase da intervenção tem um prazo de execução de 30 dias. “Nesta etapa serão feitas a

A primeira fase da intervenção tem um prazo de execução de 30 dias pintura externa dos equipamentos da praça e obras de infraestrutura elétrica”, disse o diretor do departamento, João Carlos Fontoura.

Cidade recebeu 16 novas academias ao ar livre neste ano Nos quatro primeiros meses de 2014 foram instaladas 16 academias ao ar livre em diversos bairros de Curitiba. As seis mais novas foram entregues na semana passada às comunidades dos bairros Cajuru, CIC, São Miguel e Santa Quitéria, totalizando 26 equipamentos inaugurados na atual gestão da Prefeitura. A cidade tem hoje

151 locais com academias ao ar livre, espalhadas pelas nove regionais de Curitiba (Bairro Novo, Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade). Essas academias integram o programa de saúde preventiva e ajudam a melhorar as condições físicas e a qualidade de vida da população.

ABANDONO DE EMPREGO Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontrar-se em local não sabido. Convidamos o Sr. MARCOS AURELIO RODRIGES DA CRUZ, portador da CTPS 7266306-série-030/PR a comparecer em nosso escritório a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas desde 27/01/2014 dentro do prazo de 48(quarenta e oito) horas a partir desta publicação sob. Pena de ficar rescindido automaticamente o contrato de trabalho nos termos do art.482 da CLT. Curitiba 08 de Abril de 2014. OMEGA SEG LTDA. Praça Rui Barbosa, 827, Curitiba-PR.

A Luto Curitiba, empresa que comercializa planos funerários em Curitiba/PR, informa que está atendendo normalmente. Comunica também que possui alvará de funcionamento e de acordo com perícia realizada na Ação Ordinária nº 1.541/2002, proposta pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Paraná, a Luto Curitiba tem permissão para a prática da comercialização de planos funerários e os serviços prestados respeitam a legislação em vigor. De acordo com o diretor da Luto Curitiba, Flávio Mildemberg, a empresa apresentará um recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná, em virtude da decisão de 1ª Instância que proíbe que empresas de planos funerários exerçam serviços funerários. “Observamos que não exercemos serviços funerários e, portanto, não há ilegalidade na atividade que desempenhamos”, declara o diretor. Segundo Flávio Mildemberg, os serviços funerários como: venda de urnas, preparação do corpo para velórios, ornamentação e transporte do corpo em Curitiba são exclusivos das funerárias. “Nós acompanhamos nosso cliente e contratamos os serviços da funerária, já definida pelo rodízio municipal, para realizar o que cabe a ela”, observa. “Pagamos pelos serviços realizados nas 26 funerárias concessionárias de Curitiba”, acrescenta. Os custos de um funeral Encaminhar um funeral exige, muitas vezes, gastos que excedem o orçamento familiar. Dados levantados pela Luto Curitiba apontam que um funeral com preço médio, sem um plano funerário, pode custar cerca de R$ 5 mil. As despesas incluem a capela, que varia de R$ 100 até R$ 740, a tanatopraxia (preparação do corpo), de R$ 942 a R$ 2.900 e a urna mortuária, com custo a partir de R$ 229,09. “Também existem outros gastos como as flores, a coroa, o transporte e os paramentos. Há ainda o terreno, com preço médio de R$ 7 mil. Os casos de indigência e carentes são gratuitos”, observa Flávio Mildemberg. Para evitar o desconforto financeiro da ocasião, os planos funerários são, para o diretor, uma opção preventiva. “Os planos de assistência às cerimônias fúnebres da Luto Curitiba têm parcelas mensais em uma média de R$ 49, com cobertura para até oito pessoas. Podemos fazer um comparativo: caso precise encaminhar dois funerais em um período de 10 anos, de acordo com o já citado, o custo médio será de R$ 10 mil. Com o plano funerário da Luto Curitiba, com parcelas mensais de R$ 49, o total gasto será de R$ 5.880”, revela. “Ter o plano é uma prevenção para aqueles que não querem ser pegos de surpresa”, comenta. Segundo Flávio Mildemberg, empresas de luto - que trabalham com plano funerário - estão cada vez mais presentes no mercado. “Oito entre 10 atendimentos de óbitos em Curitiba são de empresas de luto. Isso se deve às dificuldades que grande parte das pessoas passa para tomar as providências necessárias, que não são apenas financeiras, mas também, de receber amparo e conforto nessa ocasião que é tão dolorosa”, ressalta. Para o diretor, o plano funerário é um facilitador para o cliente. “Os profissionais sabem o que é preciso para a realização de uma cerimônia fúnebre e ainda podem garantir que seja feita de modo adequado”, considera. “Oferecemos um planejamento para que a família sinta tranquilidade e segurança ao encaminhar um funeral, ou seja, para que conte com profissionais preparados evitando mais transtornos ou mais abalo por incômodos burocráticos ou financeiros”, enfatiza. Os clientes são orientados a entrar em

contato com a empresa assim que ocorre o falecimento. “A empresa de plano funerário imediatamente providencia os trâmites e poupa os familiares. Além da segurança econômica, a família enlutada contará com um atendimento digno”, expõe. “A Luto Curitiba respeita a individualidade e crença de cada um. Atuando nesse mercado é possível perceber que a cada dia as pessoas deixam de lado o tabu quanto ao plano funerário e percebem a importância de se precaver”, pondera. O plano funerário Resolver trâmites burocráticos como documentação, liberação do corpo, serviços de cartório e realizar, junto às funerárias, os pagamentos de urnas, de capelas e de transporte do corpo são algumas ações de empresas de planos funerários. “O nosso objetivo é que os associados evitem desequilíbrios financeiros e também incômodos com os trâmites burocráticos para encaminhar o funeral”, explica Flávio Mildemberg. Quando ocorre o falecimento, o associado entra em contato com a Luto Curitiba e vai até a central de atendimento com a declaração de óbito e documentos do falecido. “O passo seguinte é ir até o Serviço Funerário Municipal (SFM) para o sorteio da funerária que prestará o atendimento. Feito isso, a Luto Curitiba acompanha o associado que, na funerária, fará a aquisição da urna, do véu, das flores, da locação de paramentos, da capela e dos demais serviços realizados exclusivamente pela funerária sorteada, como a preparação do corpo, que envolve a higienização, tamponamento, tanatopraxia e troca de vestimenta”, esclarece. A Luto Curitiba verifica ainda o cartório responsável para registrar o óbito. “Acompanhamos a família para evitar erros de registro, pois é natural que estejam abalados e emocionados. Por isso, orientamos e colaboramos para que tenham um momento tranquilo e o mínimo de desgaste emocional e gastos financeiros inesperados”, pondera. Depois de cinco dias úteis, segundo Flávio Mildemberg, o cliente retorna à empresa para avaliar a qualidade do atendimento, retirar alguma documentação e, se desejar, recebe as lembrancinhas para a missa de sétimo dia. “O nosso objetivo é proporcionar segurança, orientar e auxiliar a família no momento do óbito e ainda resolver as questões burocráticas exigidas”, explica. A empresa A Luto Curitiba é uma empresa tradicional, com 23 anos de atuação e líder de mercado na região. Foi fundada pela empresária Maria de Lourdes Mildemberg e é reconhecida pela excelência nos serviços prestados, pelo profissionalismo e comprometimento com os associados. A empresa é também certificada pela ISO 9001: segue critérios e normas de qualidade e passa por auditorias regularmente, que garantem quecumpra as exigências da norma. Comprometida com os trabalhos sociais, a Luto Curitiba presta auxílio gratuito aos moradores do Pequeno Cotolengo e também tem o título de empresa amiga da criança pela Abrinq. Apoia o Núcleo de Apoio a Criança Excepcional de Curitiba (NACEC), a Liga Paranaense de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner e a Organização de Apoio ao Mal de Alzheimer e Câncer (OAMA). Desde 2005, promove campanhas solidárias em prol de instituições carentes. A empresa realiza campanhas promocionais para beneficiar seus associados. Atualmente, a promoção iniciada em meados de 2013 em parceria com a Mapfre Seguros, a LC CAP: a sorte que você precisa, já premiou mais de 50 clientes. Serviço: para obter mais informações sobre a Luto Curitiba, os associados podem entrar em contato pelos telefones (41) 3224-8021 e 0800-418021 ou acessar o site www.lutocuritiba.com.br.


Filmes de hoje TV ABERTA Lado A Lado (Globo, 14h35) Julia Roberts faz “a outra” nessa comédia dramática. Ela é Isabel Kelly, uma fotógrafa bem sucedida e a nova mulher na vida do divorciado Luke Harrison (Ed Harris), pai de duas crianças. Jackie (Susan Sarandon), a ex-mulher de Luke, faz o tipo mãe em tempo integral. Existe um certo conflito entre o jeito como as duas encaram a família e o trabalho, até que Jackie descobre que tem câncer e lhe resta pouco tempo de vida. Com a idéia de que Isabel logo terá que fazer o papel de mãe, as duas começam a trocar experiências.

TV PAGA X-Men: Primeira Classe

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Arquivo CP

Musa do Instagram

Gabriella Lenzi é apontada como nova namorada de Neymar Montagem Famosidades

Ao que parece, Bruna Marquezine é mesmo passado na vida de Neymar. O craque do Barcelona já teria uma nova pretendente. Rumores dão conta de que o atleta estaria namorando Gabriella Lenzi, conhecida como a musa do Instagram - com cerca de 307 mil seguidores na rede de compartilhamento de imagens. Os boatos ficaram ainda mais em evidência depois de a bela postar uma selfie feita em um estádio de futebol. Gabriella, entretanto, teria apagado o post pouco tempo depois, de acordo com a revista ‘Glamour’. Ainda segundo a

publicação, uma fonte próxima à família de Neymar confirmou que a moça passou o fim de semana em Barcelona, na Espanha, onde o atleta vive atualmente. Vale destacar que depois da tal passagem da gata pelo país, todos os amigos do jogador que estavam na cidade começaram a segui-la na web. Aos 20 anos, Gabriella Lenzi é modelo, faz faculdade de design de moda e, embora atraia muita gente aos seus perfis nas redes sociais, pouco se sabe sobre ela. Aliás, já bastante conhecida no exterior, a musa é apontada como um ‘mistério da internet’ pela revista “Esquire”.

Reprodução

Hortência nega caso com o ‘bad boy’ Chael Sonnen Reprodução Instagram

(FX, 22h30) Antes de Charles Xavier (James McAvoy) e Erick Lensherr (Michael Fassbender) se tornarem o Professor X e Magneto, respectivamente, eles eram dois jovens que estavam descobrindo seus poderes como mutantes. Amigos íntimos, trabalham juntos e com outros mutantes na tentativa de deterem uma ameaça global. Neste processo, porém, os jovens mutantes derem início à rivalidade que os acompanhou pelo resto de suas vidas.

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Globo tira do ar ‘Momentos em Família’ A ex-jogadora de basquete Hortência negou, na última terça-feira (8), que esteja mantendo um caso amoroso com o lutador de MMA Chael Sonnen. Boatos recentes deram conta de que eles teriam

ficado muito próximos durante o trabalho no reality show da Globo, o “TUF Brasil”. “Imagina, que coisa sem nexo. O cara é casado e superprofissional. Não sei de onde tiraram isso”, disse a ex-jogadora.

A direção de ‘Em Família’ tomou a decisão de tirar da novela os clipes intitulados ‘Momentos em Família’, exibidos ao fim de cada capítulo. As cenas estariam derrubando a audiência

da TV Globo. A medida foi colocada em prática desde a última segunda-feira (7). Vale lembrar que a trama vem sofrendo com baixos índices de audiência desde sua estreia, em fevereiro.

BOM DIA ASTRAL – Dirce Alves

Destaque

Demitido da Band em novembro do ano passado, Otávio Mesquita já tem data para estrear seu novo programa no SBT. O apresentador vai comandar o “Okay Pessoal” diariamente a partir do dia 28 deste mês. A atração irá ao ar logo após o “Jornal do SBT”. Por isso, as séries exibidas no canal devem ser ‘empurradas’ para um horário mais tarde na madrugada.

‘Encrenca’

RedeTV! prepara programa humorístico para os domingos A RedeTV! está preparando um programa de humor para ocupar a faixa noturna de sua grade aos domingos. A emissora vai apostar em uma espécie de revista semanal com os destaques nos esportes, televisão, música e entretenimento. Intitulada “Encrenca”, a atração será comandada pelos apresentadores Tatola Godas, Ricardo Mendonça, Ângelo Campos e Dennys Motta, já conhecidos dos ouvintes da rádio 89 FM.

bomdiaastral@bomdiaastral.com.br

O mapa astral é a fotografia do céu no momento de seu nascimento. Indica as tendências, a personalidade e temperamento. Mostra seus talentos e suas indicações perante a vida.

Áries 20/3 a 20/4

Leão 22/7 a 22/8

Sagitário 22/11 a 21/12

Pode confiar na sua comunicação, Mercúrio e Urano no seu signo inovam seu trabalho e negócios. Tenha mais compreensão com seu par afetivo, não deixe que nada atrapalhe seu relacionamento. Tente em jogos. C. 780 M. 8194

A Lua está direcionada para seu signo, portanto, estará mais amoroso e prestativo. Agite a sua carreira com novos cursos. Fortíssima atração física. Bom para viagens e compras. Tome cuidado com a alimentação. C. 627 M. 9470

Fase de sucesso, alegria, amor e descontração. Os problemas desaparecem e você conquista novos espaços no trabalho e negócios. Busque entendimento com seu amor. Saúde em total forma, mas faça exercícios. C. 914 M. 6185

Quem nasceu hoje Sua mente é versátil e combinada com uma educação aprimorada, dará uma perspectiva melhor da vida. Sentirá forte atração por profissões em que possa liderar. Você fará sempre boas e promissoras amizades.

Touro 21/4 a 20/5

Virgem 23/8 a 22/9

Capricórnio 22/12 a 21/1

Êxito no trabalho e novos negócios. Entrada extra de dinheiro. Reorganize seus afazeres domésticos. Tenha cautela, afaste-se dos invejosos. Surpresas com o seu amor. Cuide da alimentação, não abuse de frituras. C. 201 M. 5038

Quinta-feira de alerta, a Lua o desfavorece e você só sai dessa fase às 19h09. Evite compras viagens ou decisões na área afetiva. Controle com muito rigor as suas críticas aos demais. Problemas domésticos. C. 379 M. 4816

Certa tensão no seu lar tenha paciência e evite discussões com Virgem, Aquário e Touro. Espere um melhor momento para fazer exigências. Amor livre e descontraído. Dê apoio aos familiares que necessitem. C. 139 M. 7452

Gêmeos 21/5 a 20/6

Libra 23/9 a 22/10

Aquário 22/1 a 18/02

O Sol e Mercúrio magnetizam seu signo, dando um bom impulso profissional em sua vida, as mudanças vão acontecer. Em alta as viagens, compras, visitas e início de novos trabalhos. Ciúmes com a pessoa amada. C. 142 M. 3659

Fase excelente para aumentar o círculo de amizades, estabelecer contatos profissionais e impulsionar seus negócios ou carreira. No amor, a dedicação será importante. Boa saúde. À noite você entra no alerta, cuide-se! C. 463 M. 9921

Resultados positivos nos seus negócios e trabalho. A compreensão da família é fundamental para o seu sucesso em todos os campos de atividade. Maior clareza nos assuntos do seu coração. Conte com amigos e sócios. C. 805 M. 0276

Câncer 21/6 a 21/7

Escorpião 23/10 a 21/11

Peixes 19/2 a 19/03

Quinta-feira de bons negócios, de entrada de dinheiro e mudanças positivas na condução do seu trabalho. Faça planos, estabeleça metas e assim vai ganhar mais. Compreensão da família. Estímulos na vida afetiva. C. 298 M. 8307

Tudo o que representa renovação encontra-se beneficiado pelo Sol, Mercúrio e Urano na sua casa de colaboração. Você curte melhor a vida familiar. Saúde equilibrada. Dê uma trégua para o amor, fuja de discussões. C. 534 M. 1762

O planeta Vênus está no seu signo e haverá acertos na vida afetiva e também financeira. Solução de antigos problemas. Segurança com a pessoa amada. A saúde encontra-se em ótimo estado, trate de aproveitar. C. 056 M. 2543

Alerta Os virginianos ficam no alerta até às 19h09, o melhor a fazer é manter a rotina no trabalho e vida pessoal. Não deixe seu temperamento forte aflorar pequenas discussões com seu par afetivo e familiares. Após esse horário os cuidados devem ser dos librianos.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Calypso perde tema de ‘Tapas & Beijos’

Susana Vieira critica nova geração de atores da Globo Susana Vieira (foto) criou polêmica durante sua participação no programa “Estúdio I”, da GloboNews, como convidada especial da edição da última segunda-feira (7). Durante a entrevista, a atriz deu a entender que não assiste à Globo e mostrou acreditar que a nova geração de atores que trabalham na emissora deixam muito a desejar. “Me perguntaram qual programa da Globo eu mais gostava. Eu disse: ‘Sei lá’. Gosto de assistir à GloboNews, um canal

“Na minha época, a gente tinha que ser atriz não para inaugurar shopping e andar de carro de marca, mas pela arte mesmo, pelo prazer de atuar” Susana Vieira

moderno e atual”, disse ela sobre uma entrevista durante o evento “Vem Aí”. E continuou: “Não é igual à Globo, onde você coloca numa novela e tem quatro ou cinco atores todos iguais. Aqui tem a Maria [Beltrão], que é a melhor de todas,

o Grillo, que toda noite entrevista três jornalistas com personalidades diferentes”. Apesar de ser contratada do canal, ela ainda disse que a “TV podia acabar”, que ela só assistiria à GloboNews. Na sequência, Susana voltou a alfinetar novos atores. “Mesmo jeito, mesmo corte de cabelo, mesmo estilo de roupa, mesmo tudo. Ninguém tem estilo próprio, nem atuação mesmo”, analisou. E disparou: “Na minha época, a gente tinha que ser atriz não para inaugurar shopping e andar de carro de marca, mas pela arte mesmo, pelo prazer de atuar”.

A série “Tapas & Beijos” voltou ao ar na grade da Globo, na última terça-feira (8), e surpreendeu os fãs com uma nova abertura. O tema da produção, antes cantado pelo grupo Calypso, agora é interpretado por Sidney Magal - que foi sugerido por Fernanda Torres à produção. Apesar de não falar sobre o assunto, a

9

Novelas

Por declarações polêmicas

SBT

Programa de Otávio Mesquisa estreia dia 28 de abril

CULTURA&LAZER Malhação - Globo 17h18

Globo teria decido mudar a versão da música por conta de comentários feitos por Joelma a respeito de homossexualidade. Após a polêmica, quando a vocalista do grupo paraense comparou gays a “drogados”, o elenco teria ficado desconfortável, segundo o blog do jornalista Fernando Oliveira.

Antônio surpreende Anita com seu celular nas mãos. Ben e Sofia praticam parkourjuntos. Antônio revela a Anita que seguiu todos os seus passos durante a investigação sobre sua vida. Sofia cobra que Ben assuma o namoro dos dois. Flaviana comenta sobre a ausência de Bruna, e Júlia desconfia que Antônio sabe de algo. Antônio ameaça Ben para Anita e a obriga a participar de seu plano contra o irmão.

Divulgação

CULTURA & LAZER

Meu Pedacinho de Chão - Globo 18h25

Giácomo tenta tranquilizar Ferdinando e o Prefeito das Antas. Ferdinando avisa ao coronel Epaminondas que se algo acontecer à inauguração da escola ele será responsabilizado. Professora Juliana tenta conhecer melhor Gina, mas ela fica irritada. Mãe Benta critica Rosinha por insistir em se casar com Zelão.

Nova novela

‘O Rebu’ terá aplicativo para telespectadores Próxima novela das 23h da Globo, “O Rebu” promete prender seus telespectadores não só na telinha, mas também nos celulares e tablets.

Como a trama terá um assassinato a ser resolvido, a emissora pretende lançar um aplicativo para que as pessoas possam participar da busca pelo criminoso.

Previsto para ser lançado no dia 14 de julho, logo após a final da Copa do Mundo, o folhetim vai começar a ser gravado ainda este mês.

Além do Horizonte - Globo 19h

Após Record

Globo proíbe participação de Ivete Sangalo no SBT Ivete Sangalo (foto) não vai mais poder participar de programas que não sejam da Globo. Isso, pelo menos, até o final da temporada atual de “SuperStar” - novo reality musical do canal. Jurada da atração, a cantora deve cumprir um contrato de exclusividade com a emissora. Sua liberação deve acontecer após o dia 6 de julho, dia da exibição da final do projeto. Por conta do veto, a artista não vai participar de todas as etapas do “Mulheres que Brilham”, no “Programa Raul Gil”, apesar de ser garotapropaganda da marca patrocinadora do quadro. A atração começará a ser gravada no final deste mês, mas Ivete só estará liberada para o encerramento, previsto para o final do ano, segundo o site “Notícias da TV”. Vale lembrar que esta não seria a primeira proibição feita pela Globo. Convidada para a estreia de Sabrina Sato na Record, a beldade também não poderá participar do programa.

Divulgação

8

Patrícia Poeta fala sobre gafes no ‘Jornal Nacional’ Apresentadora de um dos noticiários de maior audiência da TV, o “Jornal Nacional”, Patrícia Poeta revelou que não fica preocupada com as gafes cometidas no ar. Pelo contrário. A jornalista disse que leva com bastante tranquilidade seus erros,

mesmo quando ganham grande repercussão como no caso em que tirou o microfone antes do final do telejornal. “Somos humanos, todo mundo erra. Acontece no dia a dia. Se eu errar, peço desculpas e sigo em frente. Os erros humanizam o jornal”, disse a jornalista.

LC discute com Tereza e leva Angelique para morar com ele. Lili avisa a William que Tereza declarou guerra contra LC. Keila decide ficar em Tapiré, e Kleber comemora. Marcelo se muda para a casa de Priscila. André se encontra com Olívia. LC entrega uma chave de seu alojamento para Lili. Selma, Rita, Nilson e Cacá se despedem de Tapiré. Lili mostra para William a chave do alojamento de seu pai.

Em Família - Globo 21h

Clara leva flores para Marina e se desculpa em nome de Cadu. Silvia pensa em Cadu. Clara diz a Helena que o marido percebe que ela e Marina têm uma forte ligação. Luiza e Alice procuram apartamento na internet. Nando fica constrangido ao encontrar Juliana e Jairo no elevador.

Pecado Mortal - Record 22h15

Picasso tenta novo acordo com Patrícia e diz que irá entregar bicheiros em troca de uma transferência. Ele garante que pagará por todo o mal que fez a ela e deixa Patrícia impressionada. Dorotéia teme que Carlão acabe vítima de deslizamento no morro, mas Stella a conforta. * A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


Filmes de hoje TV ABERTA Lado A Lado (Globo, 14h35) Julia Roberts faz “a outra” nessa comédia dramática. Ela é Isabel Kelly, uma fotógrafa bem sucedida e a nova mulher na vida do divorciado Luke Harrison (Ed Harris), pai de duas crianças. Jackie (Susan Sarandon), a ex-mulher de Luke, faz o tipo mãe em tempo integral. Existe um certo conflito entre o jeito como as duas encaram a família e o trabalho, até que Jackie descobre que tem câncer e lhe resta pouco tempo de vida. Com a idéia de que Isabel logo terá que fazer o papel de mãe, as duas começam a trocar experiências.

TV PAGA X-Men: Primeira Classe

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Arquivo CP

Musa do Instagram

Gabriella Lenzi é apontada como nova namorada de Neymar Montagem Famosidades

Ao que parece, Bruna Marquezine é mesmo passado na vida de Neymar. O craque do Barcelona já teria uma nova pretendente. Rumores dão conta de que o atleta estaria namorando Gabriella Lenzi, conhecida como a musa do Instagram - com cerca de 307 mil seguidores na rede de compartilhamento de imagens. Os boatos ficaram ainda mais em evidência depois de a bela postar uma selfie feita em um estádio de futebol. Gabriella, entretanto, teria apagado o post pouco tempo depois, de acordo com a revista ‘Glamour’. Ainda segundo a

publicação, uma fonte próxima à família de Neymar confirmou que a moça passou o fim de semana em Barcelona, na Espanha, onde o atleta vive atualmente. Vale destacar que depois da tal passagem da gata pelo país, todos os amigos do jogador que estavam na cidade começaram a segui-la na web. Aos 20 anos, Gabriella Lenzi é modelo, faz faculdade de design de moda e, embora atraia muita gente aos seus perfis nas redes sociais, pouco se sabe sobre ela. Aliás, já bastante conhecida no exterior, a musa é apontada como um ‘mistério da internet’ pela revista “Esquire”.

Reprodução

Hortência nega caso com o ‘bad boy’ Chael Sonnen Reprodução Instagram

(FX, 22h30) Antes de Charles Xavier (James McAvoy) e Erick Lensherr (Michael Fassbender) se tornarem o Professor X e Magneto, respectivamente, eles eram dois jovens que estavam descobrindo seus poderes como mutantes. Amigos íntimos, trabalham juntos e com outros mutantes na tentativa de deterem uma ameaça global. Neste processo, porém, os jovens mutantes derem início à rivalidade que os acompanhou pelo resto de suas vidas.

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Globo tira do ar ‘Momentos em Família’ A ex-jogadora de basquete Hortência negou, na última terça-feira (8), que esteja mantendo um caso amoroso com o lutador de MMA Chael Sonnen. Boatos recentes deram conta de que eles teriam

ficado muito próximos durante o trabalho no reality show da Globo, o “TUF Brasil”. “Imagina, que coisa sem nexo. O cara é casado e superprofissional. Não sei de onde tiraram isso”, disse a ex-jogadora.

A direção de ‘Em Família’ tomou a decisão de tirar da novela os clipes intitulados ‘Momentos em Família’, exibidos ao fim de cada capítulo. As cenas estariam derrubando a audiência

da TV Globo. A medida foi colocada em prática desde a última segunda-feira (7). Vale lembrar que a trama vem sofrendo com baixos índices de audiência desde sua estreia, em fevereiro.

BOM DIA ASTRAL – Dirce Alves

Destaque

Demitido da Band em novembro do ano passado, Otávio Mesquita já tem data para estrear seu novo programa no SBT. O apresentador vai comandar o “Okay Pessoal” diariamente a partir do dia 28 deste mês. A atração irá ao ar logo após o “Jornal do SBT”. Por isso, as séries exibidas no canal devem ser ‘empurradas’ para um horário mais tarde na madrugada.

‘Encrenca’

RedeTV! prepara programa humorístico para os domingos A RedeTV! está preparando um programa de humor para ocupar a faixa noturna de sua grade aos domingos. A emissora vai apostar em uma espécie de revista semanal com os destaques nos esportes, televisão, música e entretenimento. Intitulada “Encrenca”, a atração será comandada pelos apresentadores Tatola Godas, Ricardo Mendonça, Ângelo Campos e Dennys Motta, já conhecidos dos ouvintes da rádio 89 FM.

bomdiaastral@bomdiaastral.com.br

O mapa astral é a fotografia do céu no momento de seu nascimento. Indica as tendências, a personalidade e temperamento. Mostra seus talentos e suas indicações perante a vida.

Áries 20/3 a 20/4

Leão 22/7 a 22/8

Sagitário 22/11 a 21/12

Pode confiar na sua comunicação, Mercúrio e Urano no seu signo inovam seu trabalho e negócios. Tenha mais compreensão com seu par afetivo, não deixe que nada atrapalhe seu relacionamento. Tente em jogos. C. 780 M. 8194

A Lua está direcionada para seu signo, portanto, estará mais amoroso e prestativo. Agite a sua carreira com novos cursos. Fortíssima atração física. Bom para viagens e compras. Tome cuidado com a alimentação. C. 627 M. 9470

Fase de sucesso, alegria, amor e descontração. Os problemas desaparecem e você conquista novos espaços no trabalho e negócios. Busque entendimento com seu amor. Saúde em total forma, mas faça exercícios. C. 914 M. 6185

Quem nasceu hoje Sua mente é versátil e combinada com uma educação aprimorada, dará uma perspectiva melhor da vida. Sentirá forte atração por profissões em que possa liderar. Você fará sempre boas e promissoras amizades.

Touro 21/4 a 20/5

Virgem 23/8 a 22/9

Capricórnio 22/12 a 21/1

Êxito no trabalho e novos negócios. Entrada extra de dinheiro. Reorganize seus afazeres domésticos. Tenha cautela, afaste-se dos invejosos. Surpresas com o seu amor. Cuide da alimentação, não abuse de frituras. C. 201 M. 5038

Quinta-feira de alerta, a Lua o desfavorece e você só sai dessa fase às 19h09. Evite compras viagens ou decisões na área afetiva. Controle com muito rigor as suas críticas aos demais. Problemas domésticos. C. 379 M. 4816

Certa tensão no seu lar tenha paciência e evite discussões com Virgem, Aquário e Touro. Espere um melhor momento para fazer exigências. Amor livre e descontraído. Dê apoio aos familiares que necessitem. C. 139 M. 7452

Gêmeos 21/5 a 20/6

Libra 23/9 a 22/10

Aquário 22/1 a 18/02

O Sol e Mercúrio magnetizam seu signo, dando um bom impulso profissional em sua vida, as mudanças vão acontecer. Em alta as viagens, compras, visitas e início de novos trabalhos. Ciúmes com a pessoa amada. C. 142 M. 3659

Fase excelente para aumentar o círculo de amizades, estabelecer contatos profissionais e impulsionar seus negócios ou carreira. No amor, a dedicação será importante. Boa saúde. À noite você entra no alerta, cuide-se! C. 463 M. 9921

Resultados positivos nos seus negócios e trabalho. A compreensão da família é fundamental para o seu sucesso em todos os campos de atividade. Maior clareza nos assuntos do seu coração. Conte com amigos e sócios. C. 805 M. 0276

Câncer 21/6 a 21/7

Escorpião 23/10 a 21/11

Peixes 19/2 a 19/03

Quinta-feira de bons negócios, de entrada de dinheiro e mudanças positivas na condução do seu trabalho. Faça planos, estabeleça metas e assim vai ganhar mais. Compreensão da família. Estímulos na vida afetiva. C. 298 M. 8307

Tudo o que representa renovação encontra-se beneficiado pelo Sol, Mercúrio e Urano na sua casa de colaboração. Você curte melhor a vida familiar. Saúde equilibrada. Dê uma trégua para o amor, fuja de discussões. C. 534 M. 1762

O planeta Vênus está no seu signo e haverá acertos na vida afetiva e também financeira. Solução de antigos problemas. Segurança com a pessoa amada. A saúde encontra-se em ótimo estado, trate de aproveitar. C. 056 M. 2543

Alerta Os virginianos ficam no alerta até às 19h09, o melhor a fazer é manter a rotina no trabalho e vida pessoal. Não deixe seu temperamento forte aflorar pequenas discussões com seu par afetivo e familiares. Após esse horário os cuidados devem ser dos librianos.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Calypso perde tema de ‘Tapas & Beijos’

Susana Vieira critica nova geração de atores da Globo Susana Vieira (foto) criou polêmica durante sua participação no programa “Estúdio I”, da GloboNews, como convidada especial da edição da última segunda-feira (7). Durante a entrevista, a atriz deu a entender que não assiste à Globo e mostrou acreditar que a nova geração de atores que trabalham na emissora deixam muito a desejar. “Me perguntaram qual programa da Globo eu mais gostava. Eu disse: ‘Sei lá’. Gosto de assistir à GloboNews, um canal

“Na minha época, a gente tinha que ser atriz não para inaugurar shopping e andar de carro de marca, mas pela arte mesmo, pelo prazer de atuar” Susana Vieira

moderno e atual”, disse ela sobre uma entrevista durante o evento “Vem Aí”. E continuou: “Não é igual à Globo, onde você coloca numa novela e tem quatro ou cinco atores todos iguais. Aqui tem a Maria [Beltrão], que é a melhor de todas,

o Grillo, que toda noite entrevista três jornalistas com personalidades diferentes”. Apesar de ser contratada do canal, ela ainda disse que a “TV podia acabar”, que ela só assistiria à GloboNews. Na sequência, Susana voltou a alfinetar novos atores. “Mesmo jeito, mesmo corte de cabelo, mesmo estilo de roupa, mesmo tudo. Ninguém tem estilo próprio, nem atuação mesmo”, analisou. E disparou: “Na minha época, a gente tinha que ser atriz não para inaugurar shopping e andar de carro de marca, mas pela arte mesmo, pelo prazer de atuar”.

A série “Tapas & Beijos” voltou ao ar na grade da Globo, na última terça-feira (8), e surpreendeu os fãs com uma nova abertura. O tema da produção, antes cantado pelo grupo Calypso, agora é interpretado por Sidney Magal - que foi sugerido por Fernanda Torres à produção. Apesar de não falar sobre o assunto, a

9

Novelas

Por declarações polêmicas

SBT

Programa de Otávio Mesquisa estreia dia 28 de abril

CULTURA&LAZER Malhação - Globo 17h18

Globo teria decido mudar a versão da música por conta de comentários feitos por Joelma a respeito de homossexualidade. Após a polêmica, quando a vocalista do grupo paraense comparou gays a “drogados”, o elenco teria ficado desconfortável, segundo o blog do jornalista Fernando Oliveira.

Antônio surpreende Anita com seu celular nas mãos. Ben e Sofia praticam parkourjuntos. Antônio revela a Anita que seguiu todos os seus passos durante a investigação sobre sua vida. Sofia cobra que Ben assuma o namoro dos dois. Flaviana comenta sobre a ausência de Bruna, e Júlia desconfia que Antônio sabe de algo. Antônio ameaça Ben para Anita e a obriga a participar de seu plano contra o irmão.

Divulgação

CULTURA & LAZER

Meu Pedacinho de Chão - Globo 18h25

Giácomo tenta tranquilizar Ferdinando e o Prefeito das Antas. Ferdinando avisa ao coronel Epaminondas que se algo acontecer à inauguração da escola ele será responsabilizado. Professora Juliana tenta conhecer melhor Gina, mas ela fica irritada. Mãe Benta critica Rosinha por insistir em se casar com Zelão.

Nova novela

‘O Rebu’ terá aplicativo para telespectadores Próxima novela das 23h da Globo, “O Rebu” promete prender seus telespectadores não só na telinha, mas também nos celulares e tablets.

Como a trama terá um assassinato a ser resolvido, a emissora pretende lançar um aplicativo para que as pessoas possam participar da busca pelo criminoso.

Previsto para ser lançado no dia 14 de julho, logo após a final da Copa do Mundo, o folhetim vai começar a ser gravado ainda este mês.

Além do Horizonte - Globo 19h

Após Record

Globo proíbe participação de Ivete Sangalo no SBT Ivete Sangalo (foto) não vai mais poder participar de programas que não sejam da Globo. Isso, pelo menos, até o final da temporada atual de “SuperStar” - novo reality musical do canal. Jurada da atração, a cantora deve cumprir um contrato de exclusividade com a emissora. Sua liberação deve acontecer após o dia 6 de julho, dia da exibição da final do projeto. Por conta do veto, a artista não vai participar de todas as etapas do “Mulheres que Brilham”, no “Programa Raul Gil”, apesar de ser garotapropaganda da marca patrocinadora do quadro. A atração começará a ser gravada no final deste mês, mas Ivete só estará liberada para o encerramento, previsto para o final do ano, segundo o site “Notícias da TV”. Vale lembrar que esta não seria a primeira proibição feita pela Globo. Convidada para a estreia de Sabrina Sato na Record, a beldade também não poderá participar do programa.

Divulgação

8

Patrícia Poeta fala sobre gafes no ‘Jornal Nacional’ Apresentadora de um dos noticiários de maior audiência da TV, o “Jornal Nacional”, Patrícia Poeta revelou que não fica preocupada com as gafes cometidas no ar. Pelo contrário. A jornalista disse que leva com bastante tranquilidade seus erros,

mesmo quando ganham grande repercussão como no caso em que tirou o microfone antes do final do telejornal. “Somos humanos, todo mundo erra. Acontece no dia a dia. Se eu errar, peço desculpas e sigo em frente. Os erros humanizam o jornal”, disse a jornalista.

LC discute com Tereza e leva Angelique para morar com ele. Lili avisa a William que Tereza declarou guerra contra LC. Keila decide ficar em Tapiré, e Kleber comemora. Marcelo se muda para a casa de Priscila. André se encontra com Olívia. LC entrega uma chave de seu alojamento para Lili. Selma, Rita, Nilson e Cacá se despedem de Tapiré. Lili mostra para William a chave do alojamento de seu pai.

Em Família - Globo 21h

Clara leva flores para Marina e se desculpa em nome de Cadu. Silvia pensa em Cadu. Clara diz a Helena que o marido percebe que ela e Marina têm uma forte ligação. Luiza e Alice procuram apartamento na internet. Nando fica constrangido ao encontrar Juliana e Jairo no elevador.

Pecado Mortal - Record 22h15

Picasso tenta novo acordo com Patrícia e diz que irá entregar bicheiros em troca de uma transferência. Ele garante que pagará por todo o mal que fez a ela e deixa Patrícia impressionada. Dorotéia teme que Carlão acabe vítima de deslizamento no morro, mas Stella a conforta. * A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


10

GERAL

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Manifestações na Copa não serão coibidas, diz ministro

Divulgação

Celso Amorim diz que será mantida “força de contingência” no Mundial Ricardo Matsukawa

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira que a atuação das Forças Armadas na Copa do Mundo não pretende cercear o direito de manifestação da população. O ministro ponderou, contudo, que os militares não estão pedindo para atuar no controle de manifestações, e sim respondendo a uma convocação. “Esse emprego será normalmente objeto do Forças Armadas atuarão, prioritariamente, na defesa do espaço aéreo, fronteira, no controle de explosivos, armamento químico e na defesa cibernética.

Esquema criava empresas fictícias e falsificava documentos

Justiça condena quadrilha por fraude no seguro-desemprego

Manifestações da população contra a realização da Copa do Mundo devem se repetir durante a competição

pedido dos governadores e aceitação da Presidência”, afirmou. Amorim frisou que Marinha, Exército e Aeronáutica atua-

Reforço de caixa O Ministério da Fazenda informou que 13 bancos participarão do sindicato que emprestará R$ 11,2 bilhões para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ajudar distribuidoras de energia. Participarão Bradesco, Itaú, Santander, BTG Pactual, Citibank, JPMorgan, HSBC, Votorantim, Credit Suisse, Bank of America, Goldman Sachs, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Dólar abaixo de R$ 2,20 O dólar fechou em queda pelo quarto dia seguido nesta quarta-feira e ficou abaixo da barreira dos R$ 2,20, após investidores verem sinais de que a política monetária dos Estados Unidos não deve mudar e, assim, afetar ainda mais a liquidez no mercado internacional. A moeda norte-americana fechou a R$ 2,1975 para venda.

rão, prioritariamente, na defesa do espaço aéreo, fronteira, no controle de explosivos, armamento químico e na defesa ci-

bernética. Mas manterão também uma “força de contingência” caso seja necessário “garantir o emprego da lei e da ordem”.

O esquema consistia na abertura de empresas fictícias, que contratavam empregados fantasmas por meio da falsificação de documentos de pessoas físicas. Após os “trabalhadores” obterem o PIS, que seria a legitimação do vínculo trabalhista, eles eram demitidos. Com isso, a quadrilha recolhia o valor equivalente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego.

Avião cai em Americana Bilionários da tecnologia perdem R$ 25 bilhões e empresário morre Segundo informações em uma semana O empresário Clayton Finger, 66 anos, dono da rede de joalherias Gold Finger, morreu no fim da manhã desta quartafeira após o avião que pilotava cair na cabeceira do Aeroporto de Americana, a 127 km de São Paulo. O empresário era casado e deixa mulher e cinco filhos.

Reprodução

do Corpo de Bombeiros, ele era o único ocupante da aeronave. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, chegou a ser acionado para o resgate. Ele ainda estava respirando quando o resgate chegou, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser removido do local. Luiz Ricardo Silva

Bill Gates foi um dos bilionários atingidos pela queda das bolsas

Inflação recorde para março O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou variação de 0,92% em março, a maior alta para o mês desde 2003, quando atingiu 1,23%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado de março foi impulsionado pelo grupo Alimentação e Bebidas, responsável por 51% de todo o IPCA. EDITORA CORREIO PARANAENSE

A Justiça Federal em São Paulo determinou a condenação de 10 pessoas por envolvimento em um esquema de fraude no programa de segurodesemprego. Segundo a denúncia, desde 2006 os réus praticavam crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, formação de quadrilha e estelionato em detrimento do Ministério do Trabalho e Emprego, em todas as regiões do país.

Avião do empresário ficou completamente destruído na queda

Os 23 homens mais ricos do setor de tecnologia viram suas fortunas serem reduzidas na última semana. De acordo com levantamento da Bloomberg, o grupo de magnatas do Vale do Silício perdeu R$ 25 bilhões em quatro dias de negociações nas bolsas de valores, desde o último dia 2. Mark Zuckerberg

(Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Larry Ellison (Oracle) e Bill Gates (Microsoft) perderam pelo menos R$ 2,2 bilhões cada. O movimento de queda atingiu as ações de empresas de tecnologia de forma generalizada na última semana. Desde o início do ano, o Twitter acumula queda de 34%, e a Amazon, de 18%.


GERAL Indústria investirá R$ 12 milhões em Rio Negro 11

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Luvas Yeling é maior fabricante de luvas e mangas de segurança do país

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira, em Curitiba, um protocolo de intenção para inclusão da empresa Luvas Yeling no programa Paraná Competitivo. Maior fabricante

ANPR

Beto Richa ressaltou que mais de 75% dos novos investimentos industriais feitos no Estado nos últimos três anos foram direcionados para o interior.

Fábrica em Rio Negro será a segunda estrutura paranaense da Luvas Yeling, que já tem unidade em Curitiba

ANPR

Acordo com União e FIEP vai ampliar competitividade O Governo do Estado assinou nesta quarta-feira um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) para ampliar políticas de incentivo à industrialização. O acordo foi firmado, em Curitiba, durante a 3ª Oficina de Trabalho do Plano Brasil Maior. “Com a união dos es-

Representantes do governo, FIEP e União assinam acordo: aumento da competitividade

ANPR

Tecpar lança plataforma de ensino à distância O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou em Curitiba a Plataforma Tecpar Educação para a modalidade de ensino à distância. Desenvolvida para atender uma necessidade do Tecpar Educação, que já atua

com cursos presenciais e semipresenciais, a plataforma vai proporcionar maior agilidade aos cursos em tempo real. A novidade atenderá a demanda na área de gestão, além de oferecer cursos específicos nas áreas

pública, acadêmica e privada. Serão ofertados 125 cursos à distância, sendo quatro customizados. “O ensino à distância é importante, irreversível e pode ser de muita qualidade”, disse o vice-governador do Paraná, Flávio Arns. ANPR

Vice-governador Flávio Arns participou da solenidade no Tecpar

forços técnicos teremos importantes soluções para fortalecer ainda mais o setor industrial do Paraná”, afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio. “Juntos vamos identificar oportunidades e articular parceiros públicos e privados para aumentar a competitividade do Paraná”, concluiu.

Novidade foi apresentada em reunião da Câmara do Turismo

Efetivo policial na Copa falará inglês e espanhol Uma força especial da Polícia Militar vai atuar na Copa do Mundo de 2014, em Curitiba, com um efetivo especial de oitenta policiais que usarão boinas azuis e uma identificação diferenciada no braço. Eles são capacitados para atender os turistas falando em inglês e espanhol.

“Os policiais desta equipe terão um braçal com imagens das bandeiras da Inglaterra e da Espanha, mostrando aos turistas que eles falam inglês e espanhol”, informou o major Adonis. “Eles estarão em locais definidos como aeroporto, rodoferroviária, estádio e a Fan Fest”, destacou o oficial da PM.

de luvas e mangas de segurança do Brasil, a empresa, que já tem unidade em Curitiba, vai investir R$ 12 milhões para instalar uma filial em Rio Negro. A nova unidade irá criar 200 empregos diretos e 100 indiretos na região. “Ficamos felizes com a decisão deste investimento, pois vai contribuir para que Rio Negro cresça a passos largos”, disse Richa. Ele ressaltou que mais de 75% dos novos investimentos industriais feitos no Estado nos últimos três anos foram direcionados para o interior.

Investimento nas escolas As escolas estaduais do Paraná receberam nesta quartafeira a segunda parcela da cota consumo do Programa Fundo Rotativo. A Secretaria de Estado da Educação depositou R$ 4,1 milhões na conta das escolas para aquisição de materiais de consumo, como produtos de limpeza, lâmpadas e material de escritório.

Suspensão rebaixada A alteração no sistema de suspensão dos veículos está liberada no Brasil. A regulamentação foi estabelecida por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas o Detran do Paraná alerta que para obter a validação é preciso passar por uma vistoria em uma sede do órgão e também em uma unidade credenciada pelo Inmetro para obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Propostas para Defesa Civil A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil encerra nesta quinta-feira, no Salão de Atos do Parque Barigüi, em Curitiba, a etapa estadual da Conferência Nacional de Defesa Civil. O objetivo do evento é promover e fortalecer a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil no país, e definir propostas para a etapa nacional.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


12

ESPORTES

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014 Divulgação

Altitude foi “fundamental” para eliminação, diz Adriano O Atlético Paranaense sofreu com a altitude na terça-feira, em La Paz. O cansaço foi visível entre os jogadores rubronegros, que não conseguiram manter o ritmo ao longo dos 90 minutos e acabaram derrotados. Para o atacante Adriano, os mais de 3.600 metros de altitude da capital boliviana fizeram a diferença dentro de campo. “Eu não senti tanto, mas outros jogadores sentiram muito. Isso foi fundamental para que esse resultado existisse”, afirmou Adriano. Para o Imperador, porém, o jogo foi importante porque ele voltou a balançar as redes depois de um longo período sem jogar oficialmente por nenhum clube.

Ángel não volta ao Brasil e pode ser demitido Segundo diretoria atleticana, técnico ficou em La Paz resolvendo questões pessoais

Reuters

Técnico não voltou ao Brasil com a delegação e continuidade será avaliada pela diretoria atleticana

A derrota para o The Strongest, na noite de terça-feira, e a consequente eliminação do Atlético Paranaense da Copa Libertadores da América, pode custar o emprego do técnico Miguel Ángel Portugal. O espanhol não voltou ao Brasil com a delegação rubro-negra, e muitas especulações começaram a circular sobre uma possível demissão. A diretoria do clube, porém, alegou que

Ángel ficou em La Paz para resolver questões pessoais, já que morou um ano e meio na capital boliviana, quando treinava o Bolívar. O presidente Mario Celso Petraglia disse que haverá uma reunião nesta semana para decidir o futuro, tanto do treinador quanto do time, mas não confirmou a demissão. “Nós temos um projeto de longo prazo. Vamos sentar e avaliar a continuidade. Temos

Trabalhadores da Arena param novamente

Adriano voltou a marcar um gol após mais de dois anos

Cerca de 50 operários da Arena da Baixada fecharam a Avenida Presidente Getúlio Vargas na tarde desta quarta-feira para protestar contra a falta de pagamento por parte dos patrões. Os trabalhadores são em sua maioria haitianos e prestam serviço à empresa A.A. Camargo, que realiza os trabalhos de instalação elétrica do estádio. A empresa que realiza os pagamentos alega que não recebeu o repasse da CAP S/A, empresa de responsabilidade do Atlético Paranaense. Já a diretoria do Furacão diz que o problema está nos repasses por parte da Fomento Paraná. A empresa do governo do Estado, porém, nega qualquer problema nos repasses.

Banda B

de avaliar o nível do grupo, de tudo. No Brasil, temos essa cultura de deixar os resultados a cargo só do treinador”, afirmou Petraglia. “Nós temos um projeto de longo prazo. Vamos sentar e avaliar a continuidade, o nível do grupo como um todo”. Mario Celso Petraglia, presidente do Atlético

Para Natanael, juventude ajudará no Brasileirão Com 11 dias de treinos até a estreia no Brasileirão, o grupo do Atlético Paranaense quer aproveitar o período de treinamentos para entrar com força máxima no campeonato. Para o lateral-esquerdo Natanael, a juventude do elenco pode ser um dos diferenciais da equipe ao longo das 38 rodadas do torneio. “Nós sabemos que todos os jogadores do grupo querem vencer, crescer na vida. Isso fortalece muito a equipe. Agora, é trabalhar firme, que vem aí o Brasileirão, e espero que possamos ficar entre os quatro melhores. É um torneio difícil, mas o nosso grupo sabe que pode chegar longe”, concluiu. Divulgação

Trabalhadores fecharam a Avenida Getúlio Vargas em protesto

Londrina pronto para duelo na Copa do Brasil A delegação do Londrina chegou a Criciúma na tarde desta quartafeira e foi direto para o campo do Metropolitano, onde o técnico Claudio Tencati comandou o único treino em solo catarinense. Criciúma e Tubarão se enfrentam nesta quinta-feira, a partir das 19h30, no estádio Heriberto Hülse, EDITORA CORREIO PARANAENSE

pela Copa do Brasil. Mesmo sem saber se irá ou não poupar jogadores no confronto diante do Criciúma – visando a final do Estadual, contra o Maringá, no domingo –, Tencati contou com a participação de todos no treinamento. No jogo de ida o Tubarão superou o Tigre por 2 a 0.

Natanael foi titular em todos os jogos da equipe principal


esporteS policial Drubscky esconde escalação do Paraná Clube 21 13

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Duelo desta noite contra o São Bernardo define sequência do Tricolor na Copa do Brasil A escalação do Paraná Clube para a partida decisiva desta quinta-feira, contra o São Bernardo, pela Copa do Brasil, foi mantida em segredo pelo técnico Ricardo Drubscky, que estreia no comando tricolor. Mas, com base no treino desta quarta-feira, é possível imaginar o “onze” titular que entra em campo na Vila Capanema, às 19h30. O time testado por Drubscky teve Marcos; Rodrigo Mann, Brinner, Anderson Rosa e Breno; Cambará, Edson Sitta, Paulinho Oliveira e Lúcio Flávio; Paulinho e Giancarlo. “Neste

Divulgação

Um empate sem gols ou vitória por qualquer placar classifica o Tricolor para seguir na Copa do Brasil. Em caso de empate por 1 a 1, a decisão vai para os pênaltis. início vai ter esse segredinho. É questão até do treinador se sentir mais à vontade. Mas com dois ou três jogos, todos vão saber o time base”, disse o treinador.

Tricolor fez o último treino antes de enfrentar o São Bernardo no gramado da Vila Olímpica do Boqueirão

Novatos devem ganhar Atlético de Madri tira o Barça da Liga espaço no Coritiba

Liga dos Campeões da Europa

O Atlético de Madri eliminou o Barcelona de Neymar e Messi da Liga dos Campeões da Europa, nesta quartafeira, ao vencer por 1 a 0, com gol de Koke, aos quatro minutos de jogo. Na partida de ida, em Barcelona, o resultado havia sido 1 a 1. Com o resultado, o Atlético está nas semifinais, ao lado de Bayern de Munique, Chelsea e Real Madrid. Será a primeira semifinal do Atlético de Madri na Liga dos Campeões no atual formato, criado em 1992/1993. Contando

AFP

Atlético de Madri chega à semifinal da Liga após 40 anos

todas as edições da competição, o time madrilenho volta a esta fase

pela primeira vez desde 1973/1974, quando foi vice-campeão.

Bayern vira e elimina o Manchester United Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Bayern de Munique está de volta à semifinal da competição. Nesta quarta-feira, contra o Manchester United, o time alemão venceu de virada por 3 a 1, com gols de Mandzukic, Muller e Robben. O francês Evra marcou o gol dos ingleses. Apesar da vitória com certa facilidade no placar, a equipe do técnico Pep Guardiola sofreu em campo e chegou a ficar atrás no marcador. No entanto, o gol do Manchester

O treino do Coritiba comandado pelo técnico Celso Roth nesta quarta-feira teve como principal novidade a participação dos atletas recém-contratados pelo clube. Jajá, Baraka e Misael participaram das atividades normalmente com o restante do grupo e devem ganhar espaço na escalação contra o Cene (MS). Após se recuperarem de lesões, Leandro Almeida e Moacir também participaram da atividade. Roth parou os trabalhos em vários

Divulgação

Participação de Jajá foi uma das novidades no treino do Coxa

momentos para orientar os atletas com questões de posicionamento e passando instruções ao grupo. Os

trabalhos desta quinta-feira acontecem em dois períodos, novamente no CT da Graciosa.

AFP

Muller é abraçado após marcar o gol da classificação alemã

acordou o Bayern, e o atual campeão precisou de dez minutos para

virar o placar e garantir a classificação para as semifinais.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


14

CLASSIFICADOS

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014


policial

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Laudo aponta que Tayná não sofreu violência sexual

15 Polícia Civil

Exumação do corpo confirmou conclusões da perícia Exame realizado no corpo de Tayná Adriane da Silva, morta na região metropolitana de Curitiba em junho do ano passado, aos 14 anos, mostra que a adolescente não sofreu violência sexual antes do assassinato. O resultado confirma o laudo do Instituto de Criminalística realizado antes do sepultamento, que era alvo de críticas feitas pelo advogado e pela família da vítima. Os restos mortais da vítima foram exumados

Reprodução

A morte de Tayná continua sem uma solução

em agosto passado a pedido da família e do MP (Ministério Público) do Paraná. O caso corre em segredo de Justiça. O resultado, entregue ao MP e à Polícia Civil, foi divulgado nesta quarta-feira (9) pelo jornal “Gazeta do Povo”. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná afirma que não comenta casos sob investigação. O MP ressalta estar impedido de divulgar informações por causa do segredo de Justiça.

PM decreta luto oficial

Morte de universitário

Em duas ocorrências que aconteceram na segundafeira (07/04), policiais militares que estavam à paisana demonstraram todo o seu comprometimento com a segurança da população, respondendo prontamente às situações de roubo que

Quase quatro meses após o estudante de Direito da Unicuritiba, Lucas Teodoro Isquierdo, morrer no Hospital Evangélico, após ter sido espancado por um grupo de pelo menos dez jovens na saída

aconteceram fora de seus horários de serviços, causando, inclusive a morte de um deles, o cabo Vilson Aparecido Amaral, às 6h30 desta terçafeira (08/04). Devido a este falecimento, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) decretou luto oficial de três dias.

de uma festa organizada por estudantes da UTFPR, no Largo da Ordem, a Delegacia de Homicídios (DH) tenta prender os suspeitos de cometerem o crime que chocou familiares e amigos.

Artefato explode Presa quadrilha de próximo a carro de juíza receptadores de carros Um artefato explodiu por volta das 17 horas de ontem no pátio do fórum de Goioerê. A bomba foi deixada próxima ao carro da juíza Fabiana Matie Sato, mas o veículo não chegou a ser atingido por estilhaços. De acordo com informações da Polícia Militar, um segundo artefato foi deixado em-

baixo do carro, mas não chegou a explodir. Toda a área foi isolada e o Esquadrão Antibombas de Curitiba acionado para retirar o material do local. Esta não foi a primeira vez que a magistrada é alvo de atentado. Em 2008, quando ela trabalhava na Comarca de Arapoti, teve a casa alvejada por vários disparos. Divulgação

A juíza Fabiana Sato seria o alvo do atentado EDITORA CORREIO PARANAENSE

Polícia Civil

Os suspeitos já respondem por outros crimes

Policiais do Cope prenderam cinco homens por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Estão presos Irisandro Schneckemberg, 36 anos, Marlon Alves, 26 anos, Maykon Garcia de Campos, 28 anos, Vinícius Eduardo Santos da Silva, 21 anos, e Joarez Machado Neto, 20 anos. Todos eles

já tinham condenações por roubo a bancos e estavam cumprindo penas em regime semi-aberto. Na operação do Cope também foram apreendidos quatro veículos com alerta de furto ou roubo, dois veículos sem alertas, quatro TVs, cinco notebooks, um revólver calibre 38 municiado e documentos das vítimas.

As cargas de arroz estavam em depósito em Araucária

Grupo acusado de desvio de cargas de arroz Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam, na manhã da última terçafeira (8), nas cidades de Araucária, São José dos Pinhais e em Curitiba, quatro pessoas por desvio de cargas de arroz. Foram presos Wanderley Nunes Silva, 36 anos, sua esposa Luciene Ribeiro Alves, 32 anos, Valentin Tokarski Borges, 52 anos, e José Aparecido Pereira, 49 anos.

Conforme o delegado Matheus Laiola, policiais prenderam em flagrante Pereira, proprietário de um Supermercado em São José dos Pinhais, pela prática do crime de receptação. No dia 22 de fevereiro, os mesmos policiais apreenderam aproximadamente 15 toneladas de arroz em Araucária, em uma distribuidora chamada Ópera. Dias depois, Pereira conseguiu junto à Justiça um alvará de soltura.

Polícia de Cascavel faz arrastão geral A Polícia Civil de Cascavel desencadeou na noite de terça-feira a Operação “Expresso PC”. O objetivo é dar maior agilidade no atendimento de ocorrências. Para tanto, equipes policiais estarão nas ruas e, principalmente, nos locais já identificados por análises estatísticas, como sendo os pontos de maior concentração de criminalidade e violência. A operação também tem

o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão referentes a investigações realizadas pela Polícia Civil, além de atuar diretamente no combate ao tráfico de drogas. A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleo de Cascavel, se predispôs a apoiar a operação atuando de forma conjunta em algumas ações de bloqueio, utilizando, inclusive, cães farejadores.

Polícia Civil

A operação prendeu 95 pessoas na cidade


GERAL Penitenciárias do Paraná já receberam 2.828 presos neste ano

16

2.739 detentos saíram de distritos policiais e 89 da Polícia Federal Polícia Federal

As 33 unidades do Sistema Penitenciário do Paraná, administrado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, já receberam 2.828 presos em 2014. Foram transferidos 2.739 detentos oriundos de carceragens de delegacias e distritos policiais da Polícia Civil de todo o Paraná e 89 presos da Superintendência da Polícia Federal no Estado. O maior número de transferência é de presos de carceragens de delegacias e distritos policiais de

Já são 1.387 detentos absorvidos em Curitiba e região nas penitenciárias coordenados pelo Depen

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Justiça reafirma ilegalidade da greve dos servidores da saúde O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) emitiu, nesta quarta-feira (9), documento de esclarecimento a respeito da Ação Inibitória de Greve de Servidor Público (autos nº 121049-5), impetrada pelo governo do Estado contra o SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e da Previdência do Paraná). O documento retifica dispositivo da liminar concedida ao Estado do Para-

ná, na última sexta-feira (4), determinando a suspensão do movimento de greve dos servidores da saúde, paralisados há 23 dias, gerando riscos ao atendimento à saúde da população. Com a nova redação, fica explícita a ilegalidade da greve, com obrigatoriedade de sua suspensão, até que seja apreciado o mérito da ação movida pelo governo do Estado. No caso de descumprimento da ordem, determina a aplicação de multa diária de R$ 50 mil.

ANPr

A maior parte dos presos saiu das delegacias da Região Metropolitana

Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Com os 20 presos transferidos nesta quarta-feira (09)

para a Casa de Custódia de Piraquara, já são 1.387 detentos dessa região absorvidos nos estabele-

cimentos penitenciários coordenados pelo Departamento de Execução Penal (Depen).

Redação da liminar não deixava clara a ilegalidade da greve


Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/03/2014