Issuu on Google+

CELEBRIDADES

curitiba

Divulgação

Atriz Paloma Bernardi faz campanha de lingerie (Página 8)

SMCS

Educadores encerram greve e creches reabrem hoje (Página 7)

Curitiba, Segunda-feira, 24 de Março de 2014 Número 1.921 - Diretor Renato Barroso

DA GRANDE CURITIBA

A notícia no ponto

Agência Estado

Paraná Clube entrega o ouro O Atlético vence o Tricolor por 2x0, com dois gols de Marcos Guilherme, e se classifica para a semifinal do Campeonato Paranaense, junto com Coritiba, Maringá e Londrina. O time rubro-negro enfrentará o Tubarão na próxima fase. (Página 13) BRASIL

policial

Justiça vai autorizar adoção por estrangeiros (Página 5)

PRF

Carro do Exército estava cheio de drogas (Página 10)

saúde

Divulgação

Vacinação contra HPV já imunizou 40 mil jovens (Página 16)


2

Fique ligado

Segunda-feira, 24 de Março de 2014 Daniel Bockwoldt/EFE

TEMPO

Imagem do Mundo

mín 12º | máx23º Manhã

ACONTECEU 24deMARÇO

1973

Nebulosidade variável

A banda de rock Pink Floyd lança o álbum Dark Side of the Moon.

Tarde

1991 Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

2004 Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasil.

Ciclistas assistem ao pôr-do-sol no Teufelsberg, em Berlim

Editorial

Fora de contexto Grupos no Rio e São Paulo decidiram reeditar a “Marcha com Deus pela Família”, que em 1964 deu apoio a tomada pelo poder dos militares. Os grupos, que se autodenominam como conservadores pedem “a volta da ditadura militar”. O absurdo da ideia, de querer revogar a Democracia no Brasil já esbarra em um primeiro grande obstáculo: o próprio Exército Brasileiro não entraria nessa “barca furada”. As Forças Armadas brasileiras, de 1964 para cá passaram por um grande processo de modernização e evolução. Os generais, de ideias mais progressistas do que seus an-

Loterias

Frase do dia Sua jornada moldou você para seu bem maior, e foi exatamente o que precisava ser. Não pense que você perdeu tempo. Não existem atalhos para a vida. Foi necessária cada e toda situação que você encontrou para trazê-lo para o agora. E agora é o momento certo. (Asha Tyson)

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quina Concurso nº 3446

01-32-52-59-77

tepassados, são profissionais com uma formação intelectual nas melhores academias do Brasil, preocupados em transformas as forças armadas em instituições capazes de atender às necessidades do país. Exército, Marinha e Aeronáutica formam seus oficiais em escolas que têm melhor nível que qualquer universidade brasileira, além dos tradicionais IME (Instituto Militar de Engenharia) e ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Os militares da cúpula hoje, estão mais dedicados às suas atividades, sem preocupações de entrar para a política.

sobe

Noite

- Brasil tem condições de suprir demandas por água e energia, diz agência. - ONG lança campanha para prevenir afogamentos de crianças e adolescentes.

Parcialmente nublado passando a nublado

- Paraná reduz reincidência de adolescentes em medida socioeducativa.

Santo do dia Divulgação

DESCE - Há risco de guerra entre Ucrânia e Rússia, diz ministro ucraniano. - Violência aumentou com fim da lei contra a homofobia, dizem especialistas.

Santa Catarina da Suécia

- Receita alerta para tentativas de golpes em época de declarar Imposto de Renda.

Curiosidades

Academia oferece ioga sem roupa para ‘peladões’ nos EUA Shannon Stapleton/Reuters

Mega Sena Concurso nº 1584

03-22-27-28-50-54

Timemania Concurso nº 553 - INTER LIMEIRA/SP

23-29-31-33-65-74-79

Lotomania Concurso nº 1437

08-09-11-16-17-19-23 37-38-39-49-51-59 61-69-77-86-90-93-97

Nebulosidade variável

‘Bold & Naked’ recebe alunos em Nova York. Prática ajuda a ‘se conectar consigo mesmo em nível profundo’.

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002 TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

Catarina foi ao mesmo tempo filha, discípula e companheira inseparável da mãe, Santa Brígida, a maior expressão religiosa feminina da história da Suécia. Nascida num berço nobre e cristão, Catarina nasceu em 1331 e recebeu educação e cultura com sólida base religiosa. Aos sete anos de idade, foi entregue às Irmãs do convento de Risberg, que souberam desenvolver totalmente sua vocação, cristalizando os ensinamentos cristãos que já vinha recebendo desde o berço. Mas, circunstâncias políticas e sociais fizeram com que a jovem tivesse que se casar com um nobre da corte, Edgar, que além de fervoroso cristão era doente. Assim, decidiu aceitar o voto de castidade que Catarina fizera e ele mesmo resolveu adota-lo, vivendo tranqüilos como irmãos.

COMERCIAL (41) 3263 2002


política

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Câmara volta a debater feriados na Copa 2014

3 STF

Representantes do comércio são contrários à medida A Comissão Especial da Copa da Câmara Municipal realiza hoje audiência pública sobre a adoção de feriados em dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. O debate junto a agentes públicos, entidades de diferentes segmentos e sociedade civil norteará a decisão do colegiado, presidido pelo vereador Paulo Rink (PPS). Foram convidados, dentre outros segmentos, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Associação Comercial do Paraná (ACP), seções paranaenses da Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar)

CMC

Mello, autal presidente do TSE, quer mais fiscalização da lei

TSE quer punição para partido que não cumpre cota de mulheres

Representantes dos setores produtivos devem se pronunciar

e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), empresários do transporte coletivo, Federação das Indústrias do Estado

do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Guarda Municipal, Polícia Militar e secretarias municipais da Copa

e de Trânsito. “A Casa está sendo o mais transparente possível no debate sobre a adoção ou não dos feriados”, defende Rink.

Osmar adia decisão sobre candidatura Mais uma vez, Osmar Dias (PDT) adiou sua decisão sobre qual candidatura assumirá em junho de 2014. A indecisão tensiona a relação com Glesi Hoffmann (PT) e Osmar sustenta que sem encontrar com Dilma não anuncia nada, o que os últimos dias está muito difícil em função das crises da Petrobras e PMDB.

Divulgação

Gleisi ainda aguarda Osmar para formar a chapa

Entre os petistas, a resistência do pedetista atrasa a campanha. “Ele teve o mesmo vacilo em 2006 e 2010 e nos dois casos, perdeu”, diz um deputado petista. A pressa é do PDT. Osmar oscila entre as candidaturas de vice de Gleisi, de senador ou deputado federal. Gleisi e PT já costuram, as duas vagas (vice e senador) com PP, PHS, PSD e PV.

Grupo de Fruet ganha PDT de Curitiba O prefeito Gustavo Fruet (PDT) garantiu a eleição no diretório municipal de Curitiba. A eleição foi sábado e a chapa “Unidade Pedetista” liderada pelo prefeito, venceu a disputa com 81,94% dos votos. Foram 508 pró-chapa de Fruet contra 95 votos, ou 15,34%, obtidos pela chapa opositora liderada por Raul Alcântara. Brancos e nulos somaram votação

Divulgação

Fruet foi reeleito para presidir o PDT de Curitiba

2 e 15 votos, ou 0,32% e 2,41% respectivamente. Na convenção no clube Thalia, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou sobre a posição do partido, que deve ser de apoio à reeleição da presidente Dilma. Os pedetistas de Curitiba também são aliados do PT, desde a aliança formada para a eleição municipal de 2012.

O presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, defendeu punições aos partidos políticos que não cumprirem a cota de 30% de mulheres candidatas nas eleições deste ano. Mello disse que os partidos usam “candidatas laranjas” apenas para alcançar a cota. “A partir do momento em que os partidos políticos não observem o previsto na legislação, cabe ao Ministério Público interferir e representar contra o par-

tido político. Ocorre que nesse filtro para a escolha de candidatos, se escolhem candidatos que não vão figurar. Se escolhem verdadeiras “laranjas”, apenas para constar que estão atendendo à lei, mas não oferecem as condições de fato para isso”, afirmou. A lei eleitoral fixa o mínimo de 30% de candidatos de cada sexo, mas não estabelece sanções para os partidos que não atingirem o percentual.

Notas políticas Requião em Cascavel Para o deputado federal Hermes Parcianello, num empolgado discurso na reunião regional do PMDB em Cascavel, na presença do senador peemedebista Roberto Requião e líderes estaduais e regionais do partido. Parcianello disse ter total confiança de que o ciclo de reuniões que Requião tem conduzido, com a participação dele próprio e de importantes líderes setoriais do PMDB vão garantir a candidatura ao Governo do Paraná nas próximas convenções de junho do partido. Richa recebe evangélicas O governador Beto Richa (PSDB) receberá no Palácio do Iguaçu hoje um grupo de mulheres e lideranças evangélicas de todas as denominações, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A visita será coordenada pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB) integrante da bancada evangélica da Assembleia Legislativa. Palácio Rio Branco reabre A Câmara Municipal reinaugura o Palácio Rio Branco em sessão solene na próxima quinta-feira (27), às 20h. Além de apresentar à cidade a sede do Legislativo, fechada para reforma em outubro de 2010, o evento comemorará o 321º aniversário da capital, com a entrega dos prêmios “Cidade de Curitiba” e “Cultura e Divulgação”. Nas duas cerimônias, serão homenageadas 28 pessoas. Prévias no PMDB De volta à Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli admitiu que não há como prever para onde o PMDB, seu partido, vai na eleição para o governo. Segundo ele, até dezembro, a ala favorável ao apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) – que ele integra – tinha maioria absoluta entre os delegados que vão votar na convenção e decidir o futuro da legenda. Atualmente a situação mudou, reconhece, e cresceu o apoio ao lançamento de um candidato próprio.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


4

GERAL

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Diretor que atuou na compra de refinaria nos EUA é demitido Nestor Cerveró era diretor da área internacional da Petrobras em 2006 O Conselho de Administração da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras responsável pela comercialização e distribuição de derivados do petróleo no país, decidiu em reunião nesta sexta-feira (21) exonerar do cargo o diretor financeiro Nestor Cuñat Cerveró. Com a decisão, o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, passará a acumular interinamente as atividades do diretor financeiro. Nestor Cerveró é funcionário de carreira desde 1975. A Petrobras não divulgou qual será o destino dele na empresa.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Reprodução

Receita alerta para tentativas de golpes pela internet Em época de declaração do imposto de renda, aumentam as tentativas de aplicação de golpes via e-mail. A Receita alerta que quadrilhas especializadas em crimes pela internet continuam utilizado mensagens eletrônicas que servem como meio para a obtenção ilegal de informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. São mensagens com links ou arquivos em anexo que infectam computadores com vírus e outros

programas que permitem o acesso ilegal aos dados. Um dos golpes, destaca a Receita, consiste em mensagem de e-mail informando que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplência no CPF do usuário. Para isso, a mensagem pede que o usuário clique em um link para ver o demonstrativo dos números apresentados e de declarações divergentes. Reprodução

A refinaria de Pasadena valeria menos do que foi pago

Cerveró era o diretor da área internacional da Petrobras em 2006, quando a estatal comprou 50% da re-

finaria de Pasadena (EUA). A transação se tornou objeto de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU),

da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) devido a suspeitas de superfaturamento.

A Receita lerta que não envia e-mails a contribuintes


geral Moradores fazem aniversário para filhos de Claudia 5

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Auxiliar de serviços gerais foi morta com tiro na cabeça e arrastada durante socorro por PMs Ao completar sete dias sem a mãe, os filhos gêmeos de Claudia Silva Ferreira ganharam neste domingo (23) uma festa de aniversário. No alto da comunidade Congonha, em Madureira, voluntários e moradores organizaram a comemoração na praça batizada com o apelido de Claudia, Cacau. A auxiliar de serviços gerais morreu

depois de ter sido baleada durante operação policial no morro, quando saia para comprar pão. A vítima chegou a ser socorrida e colocada no camburão de viatura da polícia, de onde caiu e foi arrastada no chão por cerca de 300 metros.

O irmão de Cláudia mostra o local onde foram dados os tiros contra ela

Ajuda dos vizinhos O aniversário de dois dos oito filhos de Clau-

dia, sendo quatro adotados, foi organizado com a ajuda da vizinhança e de voluntários. A comemoração teve doces, salgados, refrigerantes e presentes para garotada. “Ela [Claudia] já queria fazer a festa. Todo mundo se reuniu para realizar essa vontade”, disse um dos filhos, Angelo Gabriel Ferreira, de 14 anos.

Batalhão de PMs que arrastaram mulher soma casos de violência Dezessete bairros e cerca de 30 mil registros de ocorrências por ano (desde furtos até homicídios), segundo dados oficiais. Essa é a realidade da região atendida pelo 9º BPM (Rocha Miranda), onde a guerra do tráfico de drogas faz moradores reféns e o “sonho” da pacificação ainda é distante. Apenas em 2013, a região registrou média de 82 ocorrências por dia de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). E foi nessa área que aconteceu o caso que chocou o país na semana passada: a auxiliar de serviços

Policiais são de batalhão famoso pela truculência

gerais Claudia Silva Ferreira foi arrastada no asfalto por um carro da PM durante o “resgate” após ser baleada no Morro da Congonha, em Madureira. A violência da tropa já foi até exaltada em

um funk, bastante conhecido nas comunidades do Subúrbio. Em um dos trechos, a música “Nono Batalhão” diz “que lá só tem polícia brabo. Eles espancam os viciados (...) e matam os bandidos”.

CNJ deve autorizar estrangeiros para facilitar adoção de mais velhos Uma resolução que deve ser aprovada nesta segunda-feira (24) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai permitir que casais estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior sejam incluídos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O objetivo é aumentar as adoções de crianças mais velhas e de grupos de irmãos. O texto foi preparado após consenso entre espe-

A maioria dos candidatos a adotarem crianças quer recém-nascidas

cialistas da área após mais de um ano e meio de discussões – uma portaria da Corregedoria do CNJ de 2012 instituiu o grupo de trabalho sobre o tema. A resolução está na

pauta de votação do plenário do CNJ desta segunda, e a expectativa de conselheiros e especialistas na área é de que seja aprovada para que as mudanças entrem em vigor.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


6

REGIÃO METROPOLITANA

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Prefeitura inicia cursos gratuitos na área de beleza

Colombo

Divulgação

Secretaria de Assistência Social e Senac promovem qualificação A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Senac, iniciou na última semana, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Miguel Haluch, os cursos de manicure/pedicure e maquiador. “Estes cursos que oferecemos através da Secretaria de Assistência Social visam oportunizar novas colocações no mercado de trabalho. Acreditamos que qualificando estas pessoas, nós contribuímos com a geração de emprego e renda do município”, falou o secretário Imar Augusto.

Divulgação

A nova unidade de saúde está em fase de terraplanagem

Nova Unidade de Saúde no bairro São Gabriel começa a ser construída

Os cursos são feitos em parceria com o Senac e são gratuitos

O curso de manicure/ pedicure terá duração de 204 horas e a turma será de 25 alunos, com previsão de

término no dia 03 de Junho de 2014. Será dividido em módulos: Plano de vida e Carreira, Integração

e Orientação Profissional, Biossegurança, Serviços de Manicure e Pedicure e Prática Profissional.

São José dos Pinhais

Dia da Água é comemorado por estudantes A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu na sexta-feira (21), um evento em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de Março. Os alunos da Escola Municipal Ananias Antônio Mauad realizaram diversas atividades educativas sobre a importância dos recursos hídricos na manutenção da vida. Além de o tema ter sido abordado

Divulgação

Uma das atividades realizadas foi o plantio de árvores

pelas professoras em sala de aula – envolvendo a declaração universal dos di-

reitos da água e das medidas cotidianas para seu uso racional – uma palestra da

SEMMA mostrou como a comunidade pode colaborar com o meio ambiente. “O intuito desse dia foi de sensibilização sobre os cuidados que devemos ter com este recurso natural e limitado”, disse Sandra Mariotto, da Divisão de Educação Ambiental. Encerrando o evento, os alunos do 5º ano plantaram mudas de árvores nativas no entorno da nascente de um rio, localizado próximo da instituição.

Araucária

Curso de panificação tem inscrições abertas Estão abertas as inscrições para um curso de panificação destinado a famílias de trabalhadores e produtores rurais, bem como pessoas relacionadas à área rural. O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Araucária/ Secretaria Municipal de Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Araucária EDITORA CORREIO PARANAENSE

e ocorre nos dias 24 e 25 de abril, das 8h às 17 horas. As aulas buscam desenvolver produtos aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. A formação de 16 horas será na Cozinha do Mercado Municipal e a turma terá até 15 alunos, que devem ter, no mínimo, 18 anos.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura ou no Sindicato Rural de Araucária. A seguir, o conteúdo programático do curso: - Definição do manipulador de alimentos; perigos físicos, químicos e microbiológicos; boas práticas; qualidade da água; controle integrado de pragas; preparo dos ali-

mentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; intoxicações e infecções alimentares; história da panificação; função dos ingredientes: farinha de trigo, sal, ovo, açúcar, água, leite, óleo e aditivos; medidas de conversão; etapas do preparo de pães; defeitos em pães; diversas receitas.

Estão iniciando as obras da nova Unidade Básica de Saúde que será instalada no bairro São Gabriel. A prefeita Beti Pavin se lembrou da necessidade de aumentar a quantidade de Unidades de Saúde no município, para que o trabalho preventivo seja eficaz. Hoje ainda existe uma demanda reprimida, mas todo o trabalho desenvolvido pela equipe está caminhando para que muito em breve, este serviço seja revertido em prol da prevenção, fazendo com que os

casos crônicos diminuam, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, disse a prefeita. A região com 28 mil habitantes, conta hoje com os atendimentos prestados na Unidade do Caic e depois de pronta, a nova US vai cobrir aproximadamente a metade disto. Segundo o coordenador do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Welington Moretti, aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficiadas com a obra.

Piraquara

Prefeito assinou o financiamento para obras de pavimentação Divulgação

O prefeito Marquinhos foi recebido pelo presidente da Fomento

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, assinou na sexta-feira (21) o contrato de financiamento com a Fomento Paraná para pavimentação de vias urbanas nos bairros Ipanema e Jardim Bela Vista. A licitação já havia sido liberada Governo do Estado no final de fevereiro e agora foi formalizado o financiamento. O Prefeito Marquinhos foi recebido pelo presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e pelo gerente de Operações do Setor

Público, Mário Figueiredo. “É um recurso importante que estamos tratando desde o ano passado o Governo do Estado. Com o financiamento neste primeiro momento vamos melhorar a infraestrutura de ruas próximas a entrada do município para desafogar o trânsito na região”, explicou o Prefeito. O financiamento, no valor de R$ 5,5 milhões, será feito pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, do Governo do Paraná, que financia obras de infraestrutura.


CIDADE

CIDADE

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

7

Educadores voltam ao trabalho nesta segunda-feira Funcionários querem redução da carga de trabalho Os educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba decidiram encerrar a greve da categoria, em assembleia realizada na tarde de sábado (22). A decisão foi tomada após uma reunião de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) com o prefeito, Gustavo Fruet (PDT), na qual foi definido um novo cronograma para discutir as reivindicações da categoria. O prefeito Gustavo Fruet recebeu um grupo de representantes dos educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), para reafirmar a disposição da administração municipal para o diálogo e a valorização da categoria. Durante a reunião, ficou acordado que até o dia 8 de abril serão apresentados os estudos de impacto financeiro da

SMCS

O prefeito Gustavo Fruet recebeu os representantes dos educadores para negociar

proposta do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismuc) de redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. Os impactos serão calculados a partir de dados fornecidos por um grupo de trabalho que será retoma-

do nesta segunda-feira (24), com representantes da Prefeitura e do sindicato. São considerados quatro cenários – três de redução da jornada e o outro de enquadramento na proposta do plano de carreira que se encontra em estudo.

Curitiba terá programação especial para comemorar os 321 anos A Prefeitura de Curitiba programou atividades especiais para comemorar o aniversário de 321 anos da cidade, no dia 29 de março. O próximo fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, terá bolo gigante, entrega de área verde, reabertura da Pedreira Paulo Leminski e muita diversão em todas as administrações regionais da cidade. No dia 29, a festa começa às 9 horas, quando será entregue à cidade o Parque Guairacá, com 120 mil metros quadrados, localizado na Vila Rigoni, na Regional Portão, às margens do Rio Barigui. Também no sábado está programada uma festa no Parque Barigüi, das 10h às 17 horas, com entrada livre. São 20 brinquedos infláveis, shows cultu-

SMCS

O parque Barigui vai ter algumas das atrações do aniversário da cidade

rais, música e um bolo gigante para 5 mil pessoas, que será cortado às 16 horas, após cantar o “Parabéns” à cidade de Curitiba. O palco principal apresenta o grupo de dança Guerreiros,

com bailarinos de hip-hop com deficiência; e tambores de taikô do grupo Wakaba. Em todo o parque haverá recreação com monitores, campeonatos esportivos e cinema móvel.

Fórum vai definir funcionamento e itinerário do ônibus lilás A Secretaria da Mulher da Prefeitura de Curitiba reuniu na tarde desta quinta-feira (21) lideranças de entidades que representam as trabalhadoras rurais, agricultoras familiares e camponesas nos municípios da região EDITORA CORREIO PARANAENSE

metropolitana e do litoral, para definir o início dos trabalhos da unidade móvel de atendimento a mulheres vítimas de violência. O encontro foi realizado logo após a solenidade de entrega das unidades móveis da Se-

cretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República em Curitiba. A intenção é desencadear rapidamente a implementação do programa e o funcionamento dos serviços na unidade móvel, plano de ação e

itinerário do ônibus lilás, que vai levar mais longe informações e orientações sobre os direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e as ações de enfrentamento da violência contra as mulheres.

SMCS

Secretaria tem pressa em difundir informações sobre Lei Maria da Penha


CULTURA & LAZER

Horóscopo Áries 20/3 a 20/4 Objetivos que você vem buscando já há algum tempo estão finalmente ao seu alcance. Você está sentindo uma nova energia, te encorajando a dar os últimos passos necessários, e você tem o apoio de lados diferentes.

Sensual

Câncer 21/6 a 21/7 Você parou completamente no meio do seu processo de concretização dos seus objetivos. Não chore mais o leite derramado, esperando por piedade. Levantese e siga adiante pra realizar seus sonhos - mesmo que eles tenham mudado um pouco.

Virgem 23/8 a 22/9 No momento, nada está dando certo para você. Mas, se você mudar sua abordagem, irá atingir o seu objetivo mais rapidamente. As opiniões dos outros também podem ajudá-lo.

Libra 23/9 a 22/10 No momento você frequentemente desespera e sua saúde também poderia estar melhor. Mas, permaneça firme, tempos melhores virão. Tente, entretanto, lembrar-se de memórias agradáveis.

Escorpião 23/10 a 21/11 No momento você parece estar sendo confrontado por um número cada vez maior de complicações inesperadas. Aqueles que o rodeiam nem sempre têm culpa - às vezes, a culpa pode ser sua.

Sagitário 22/11 a 21/12 O tempo de esforço terminou. Agora você pode respirar fundo e relaxar. Use esta fase para aumentar o seu bem-estar físico. Vitaminas e ar fresco vão lhe dar um novo sopro de vida que você deve manter a todo custo. Capricórnio 22/12 a 21/1 Você terá que enfrentar desafios de forma muito mais frequente do que o usual hoje, o que colocará uma enorme pressão sobre você. Talvez você deva, às vezes, recuar um pouco, ao invés de tentar assumir a responsabilidade por tudo. Aquário 22/1 a 18/02 Você pode passar por uma situação crítica em breve. Acima de tudo, tente não fazer tempestade em copo d’água. Se você reagir com calma e sobriedade aos acontecimentos desagradáveis.

Peixes 19/2 a 19/03 Você tem uma relação muito harmoniosa com sua esfera social - não apenas na vida privada, mas também no ambiente de trabalho. Use essa harmonia para fortalecer seus laços sociais.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

TV ABERTA

Anjos E Demônios (Globo, 22h50)

fotos: Francisco Cepeda/AgNews

Paloma Bernardi (fotos) mostrou que está muito segura do próprio corpo. A atriz fotografou neste domingo (23), para uma campanha de lingerie em um estúdio de Fortaleza, no Ceará. A boa forma da atriz é resultado de uma dieta balanceada e de atividades físicas. Em recente entrevista ao site ‘Ego’ antes do carnaval, em fevereiro, ela contou que havia passado os últimos seis meses se preparando para o desfile da Sapucaí, no Rio. Começou com dieta e malhação e também investiu em aulas de samba. Dançar nunca foi problema para ela, que já fez jazz e balé contemporâneo. Paloma, que tem 1,62m de altura, contou que na ocasião estava pesando 53kg. “Sempre fui magra, mas com a malhação a gente vê que emagrecer um pouquinho faz a diferença. Tenho pegado pesado nos exercícios, então tem definido a barriguinha”, disse.

Gêmeos 21/5 a 20/6 Uma vez que você agora está emanando uma aura especial de poder e estabilidade, as pessoas irão se dirigir até você para pedir ajuda e apoio. Tente usar sua energia para auxiliar os outros.

Leão 22/7 a 22/8 Agora é a hora de esclarecer as coisas. Isso se aplica tanto às tarefas atrasadas como aos mal-entendidos entre colegas. A energia que exalam é envolvente e atrativa aos outros. Observe o mundo com olhos bem abertos. Contatos antigos também o podem revitalizar.

Filmes de hoje

Paloma Bernardi mostra suas curvas em fotos de lingerie

Touro 21/4 a 20/5 Corpo e alma estão no auge forma. Por este motivo, outras pessoas podem ver o brilho positivo que você emana. A energia que você está sentindo vai se espalhar por seu entorno próximo e possibilitar que alcance metas impensáveis algum tempo atrás.

CULTURA&LAZER

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

TV PAGA Thor (Fox, 18h10)

Junno se declara para Xuxa: ‘Não vivo sem esse olhar’ Reprodução Instagram

Romântico, Junno Andrade (esq.) não se cansa de demonstrar seu amor por Xuxa (dir.). Na noite do último sábado (22), não foi diferente. O cantor e ator usou seu Instagram para escrever belos versos à amada. ‘Seu olhar azul... Antes de te conhecer também não me conhecia. Não sabia que existia tanta poesia no meu coração. Antes de você chegar eu também andei distante. Era como um viajante. Seguindo adiante, sem direção. Então... Me dê

O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvamse com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.

a sua mão. Olhe nos meus olhos. Beije minha boca. E me abrace até sufocar. Me dê a sua mão... Vem comigo pra onde o destino levar Porque eu te amo. Eu te quero. E tudo que eu desejo é te amar. Eu te amo. Eu te quero. Eu não vivo sem esse olhar. Esse teu olhar, seu olhar azul. Eu não vivo sem esse teu olhar. Seu olhar azul....’, escreveu na legenda da imagem. Os fãs do casal foram à loucura e deixaram comentários positivos aos pombinhos.

Não Sei Como Ela Consegue

Em São Paulo

Luciana Gimenez participa de programa na Record Autorizada pela RedeTV! a participar do talk show de Roberto Justus na Record, Luciana Gimenez (foto) causou tumulto na emissora da Barra Funda, na última quinta-feira (20). Isso porque a Record está à procura de uma apresentadora de peso para acompanhar o programa “Hoje em Dia”. E, além de Adriane Galisteu, Gimenez é um possível nome. Vale lembrar ainda que nas primeiras edições do programa “Domingo da Gente, também da Record, Luciana seria uma das apresentadoras. No entanto, a RedeTV! vetou a presença da morena nos últimos minutos.

Prestes a ser coroado Rei de Asgard e suceder seu pai Odin (Anthony Hopkins), o arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a sobrevivência de seu mundo.

Arquivo CP

(Megapix, 22h30) Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo de mulher moderna. Divide habilmente seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho como analista financeira. Quando a grande oportunidade de ascender na carreira aparece, vê sua vida virar do avesso por causa das inúmeras viagens que têm de fazer ao lado de Jack Abelhammer (Pierce Brosnan), charmoso banqueiro com quem passa a desenvolver um projeto. Kate se vê, então, diante de um dilema: como conciliar amor, trabalho e família e não sucumbir aos encantos do colega de trabalho bonitão? * A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Band

Nova repórter do ‘CQC’ diz se inspirar em Ellen DeGeneres Novata no “CQC”, Naty Graciano (foto) contou em quem se inspira para realizar entrevistas durante seu trabalho de repórter na atração da Band. “Curto muito o trabalho da Ellen DeGeneres, apresentadora de um talk show nos EUA. Ela é incrível. Adoro o jeito que ela entrevista as pessoas. Me inspiro nela”, contou a também atriz. Dizendo ser “muito cara de pau”, Naty garantiu que vai perguntar aos entrevistados tudo o que todos gostariam de saber. Afinal, deixou claro que o “CQC” a deu liberdade total para criar e causar. Após revelar ser muito fã

com o público. Vamos dominar a TV! (risos). E, caso exista esta possibilidade, sou a favor da entrada de outras mulheres no ‘CQC’”.

Justin Bieber paga aluguel de R$16 mil em mansão da mãe Getty Images

O escritor Mário Prata (foto) é o primeiro convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2014. O encontro acontece no dia 2 de abril (quarta-feira), às 19h, no auditório Paul Garfunkel. A entrada é franca. Esta é a quarta temporada do projeto desde que foi retomado, em março de 2011, após 26 anos de interrupção. Prata é um dos autores mais lidos no país. Nos anos 1990, emplacou diversos livros nas listas de mais vendidos, como O diário de um magro (1997) e Minhas mulheres e meus homens (1999). Também tem uma carreira importante no jornalismo. Nos anos 1970, foi cronista do Pasquim, ao lado de nomes

como Millôr Fernandes. Em 1993, passou a assinar uma coluna semanal no jornal O Estado de S.Paulo, publicada por mais de uma década. Também assinou crônicas para diversas publicações nacionais, entre outras, para as revistas Istoé e Época e para o jornal Folha de S.Paulo.

“Um Escritor na Biblioteca” — Mário Prata Data: 2 de abril Horário: 19h Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 - Centro) Informações: (41) 32214900 / [bpp.pr.gov.br]. Entrada Franca

mais perto de você!

DA GRANDE CURITIBA

R$7 mil foi enviada ao dono da propriedade, que não sabia das mudanças e ficou furioso com a cobrança.

Tentando evitar mais problemas, a mãe de Bieber resolveu pagar suas dívidas para a empresa contratada.

CONCORRA A UMA CESTA DE PÁSC OA! Para mais informações entre no link : goo.gl/O4aYcG

Globo aposta em comédias PR Photos

Por conta da baixa audiência de “Além do Horizonte”, a Globo resolveu reforçar a ideia de que a faixa das 19h da grade da programação deve conter comédias. Justamente o que acontecerá com as substitutas da atual trama. Tanto “Geração Brasil” quanto “Buu”, próximas novelas das sete, vão investir pesado nas gargalhadas do telespectador.

Bruna não revela o destino de sua viagem com Antônio (Gabriel Leone) na época em que namoravam, e Anita (Bianca Salgueiro) desconfia do rapaz. Ben (Gabriel Falcão) comete uma falta em Sidney (Vitor Thiré) no treino, e eles começam a brigar. Serguei (Christian Monassa) tenta acalmar os amigos, e Bárbara (Milena Toscano) manda os dois esperarem na arquibancada para conversar.

Joia Rara - Globo 18h25

No julgamento sobre o trabalho infantil em sua carvoaria, Ernest (José de Abreu) admite para o juiz que mandou Manfred (Carmo Dalla Vecchia) trabalhar na mina quando criança. O vilão consegue invadir o julgamento de Ernest e o defende.

Serviço:

PROMOÇÃO

Ator James Rebhorn morre aos 65 anos O ator James Rebhorn (foto) morreu na última sexta-feira (21), em casa, aos 65 anos, de acordo com o The Hollywood Reporter. Entre vários papéis, ele era reconhecido recentemente por interpretar o pai de Carrie na série Homeland. Ele também atuou nas séries Law & Order e The Third Watch. Gigantes de Aço e A Estranha Vida de Timothy Green foram seus últimos filmes.

Malhação - Globo 17h18

Mário Prata abre nova temporada do projeto ‘Um Escritor na Biblioteca’

Celebridade

Justin Bieber (esq.) parece estar sendo um bom filho para Pattie Mallete (dir.). O cantor está pagando o aluguel da mansão de 2,9 mil metros quadrados, ocupada por sua mãe desde 2012 e que possui custo mensal de aproximadamente R$16 mil. Pattie, assim como Bieber, também acumula problemas sérios no currículo. Para instalar um espelho na academia da mansão, por exemplo, ela contratou os serviços de uma empresa, mas nunca quitou a dívida. Uma multa de cerca de

Novelas

Literatura

Divulgação

de Monica Iozzi, repórter que substitui no programa, Naty disse: “Acho que a mulher tem um brilho especial, um jeitinho diferente de interagir

9

Brasileiros

8

Além do Horizonte - Globo 19h

Kléber (Marcello Novaes) surpreende ao aceitar o namoro de Fátima (Yanna Lavigne) e Rafa (Vinícius Tardio). Hermes (Alexandre Nero) não quer mais saber de Tereza (Carolina Ferraz) e decide se afastar. Álvaro (Rômulo Estrela) arma um plano para fugir de Inês (Maria Luisa Mendonça).

Em Família - Globo 21h

Felipe (Thiago Mendonça) reconhece um paciente entre os participantes da reunião. Clara (Giovanna Antonelli) fica preocupada com Cadu (Reynaldo Gianecchini). Felipe não aceita falar no grupo e sai da reunião. Luiza (Bruna Marquezine) ajuda o tio e comemora sua coragem de ter ido ao AA. Shirley (Vivianne Pasmanter) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) vão à boate e um fotógrafo registra um beijo dos dois.

Pecado Mortal - Record 22h15

Laura decide subir o morro a procura de Gui. Carlão e Otávio descobrem que túnel está fechado e procuram outro meio de fugir do morro. Baldochi reencontra Carlão e Otávio. Ele diz que Stella mandou que ele os regatasse. Teresa diz para Carlão e Otávio que pretende fugir em carro roubado. Dorotéia sequestra Quina e a leva até morro dos Vêneto. Danilo escuta passos na fazendinha e atira.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


CULTURA & LAZER

Horóscopo Áries 20/3 a 20/4 Objetivos que você vem buscando já há algum tempo estão finalmente ao seu alcance. Você está sentindo uma nova energia, te encorajando a dar os últimos passos necessários, e você tem o apoio de lados diferentes.

Sensual

Câncer 21/6 a 21/7 Você parou completamente no meio do seu processo de concretização dos seus objetivos. Não chore mais o leite derramado, esperando por piedade. Levantese e siga adiante pra realizar seus sonhos - mesmo que eles tenham mudado um pouco.

Virgem 23/8 a 22/9 No momento, nada está dando certo para você. Mas, se você mudar sua abordagem, irá atingir o seu objetivo mais rapidamente. As opiniões dos outros também podem ajudá-lo.

Libra 23/9 a 22/10 No momento você frequentemente desespera e sua saúde também poderia estar melhor. Mas, permaneça firme, tempos melhores virão. Tente, entretanto, lembrar-se de memórias agradáveis.

Escorpião 23/10 a 21/11 No momento você parece estar sendo confrontado por um número cada vez maior de complicações inesperadas. Aqueles que o rodeiam nem sempre têm culpa - às vezes, a culpa pode ser sua.

Sagitário 22/11 a 21/12 O tempo de esforço terminou. Agora você pode respirar fundo e relaxar. Use esta fase para aumentar o seu bem-estar físico. Vitaminas e ar fresco vão lhe dar um novo sopro de vida que você deve manter a todo custo. Capricórnio 22/12 a 21/1 Você terá que enfrentar desafios de forma muito mais frequente do que o usual hoje, o que colocará uma enorme pressão sobre você. Talvez você deva, às vezes, recuar um pouco, ao invés de tentar assumir a responsabilidade por tudo. Aquário 22/1 a 18/02 Você pode passar por uma situação crítica em breve. Acima de tudo, tente não fazer tempestade em copo d’água. Se você reagir com calma e sobriedade aos acontecimentos desagradáveis.

Peixes 19/2 a 19/03 Você tem uma relação muito harmoniosa com sua esfera social - não apenas na vida privada, mas também no ambiente de trabalho. Use essa harmonia para fortalecer seus laços sociais.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

TV ABERTA

Anjos E Demônios (Globo, 22h50)

fotos: Francisco Cepeda/AgNews

Paloma Bernardi (fotos) mostrou que está muito segura do próprio corpo. A atriz fotografou neste domingo (23), para uma campanha de lingerie em um estúdio de Fortaleza, no Ceará. A boa forma da atriz é resultado de uma dieta balanceada e de atividades físicas. Em recente entrevista ao site ‘Ego’ antes do carnaval, em fevereiro, ela contou que havia passado os últimos seis meses se preparando para o desfile da Sapucaí, no Rio. Começou com dieta e malhação e também investiu em aulas de samba. Dançar nunca foi problema para ela, que já fez jazz e balé contemporâneo. Paloma, que tem 1,62m de altura, contou que na ocasião estava pesando 53kg. “Sempre fui magra, mas com a malhação a gente vê que emagrecer um pouquinho faz a diferença. Tenho pegado pesado nos exercícios, então tem definido a barriguinha”, disse.

Gêmeos 21/5 a 20/6 Uma vez que você agora está emanando uma aura especial de poder e estabilidade, as pessoas irão se dirigir até você para pedir ajuda e apoio. Tente usar sua energia para auxiliar os outros.

Leão 22/7 a 22/8 Agora é a hora de esclarecer as coisas. Isso se aplica tanto às tarefas atrasadas como aos mal-entendidos entre colegas. A energia que exalam é envolvente e atrativa aos outros. Observe o mundo com olhos bem abertos. Contatos antigos também o podem revitalizar.

Filmes de hoje

Paloma Bernardi mostra suas curvas em fotos de lingerie

Touro 21/4 a 20/5 Corpo e alma estão no auge forma. Por este motivo, outras pessoas podem ver o brilho positivo que você emana. A energia que você está sentindo vai se espalhar por seu entorno próximo e possibilitar que alcance metas impensáveis algum tempo atrás.

CULTURA&LAZER

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

TV PAGA Thor (Fox, 18h10)

Junno se declara para Xuxa: ‘Não vivo sem esse olhar’ Reprodução Instagram

Romântico, Junno Andrade (esq.) não se cansa de demonstrar seu amor por Xuxa (dir.). Na noite do último sábado (22), não foi diferente. O cantor e ator usou seu Instagram para escrever belos versos à amada. ‘Seu olhar azul... Antes de te conhecer também não me conhecia. Não sabia que existia tanta poesia no meu coração. Antes de você chegar eu também andei distante. Era como um viajante. Seguindo adiante, sem direção. Então... Me dê

O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvamse com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.

a sua mão. Olhe nos meus olhos. Beije minha boca. E me abrace até sufocar. Me dê a sua mão... Vem comigo pra onde o destino levar Porque eu te amo. Eu te quero. E tudo que eu desejo é te amar. Eu te amo. Eu te quero. Eu não vivo sem esse olhar. Esse teu olhar, seu olhar azul. Eu não vivo sem esse teu olhar. Seu olhar azul....’, escreveu na legenda da imagem. Os fãs do casal foram à loucura e deixaram comentários positivos aos pombinhos.

Não Sei Como Ela Consegue

Em São Paulo

Luciana Gimenez participa de programa na Record Autorizada pela RedeTV! a participar do talk show de Roberto Justus na Record, Luciana Gimenez (foto) causou tumulto na emissora da Barra Funda, na última quinta-feira (20). Isso porque a Record está à procura de uma apresentadora de peso para acompanhar o programa “Hoje em Dia”. E, além de Adriane Galisteu, Gimenez é um possível nome. Vale lembrar ainda que nas primeiras edições do programa “Domingo da Gente, também da Record, Luciana seria uma das apresentadoras. No entanto, a RedeTV! vetou a presença da morena nos últimos minutos.

Prestes a ser coroado Rei de Asgard e suceder seu pai Odin (Anthony Hopkins), o arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a sobrevivência de seu mundo.

Arquivo CP

(Megapix, 22h30) Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo de mulher moderna. Divide habilmente seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho como analista financeira. Quando a grande oportunidade de ascender na carreira aparece, vê sua vida virar do avesso por causa das inúmeras viagens que têm de fazer ao lado de Jack Abelhammer (Pierce Brosnan), charmoso banqueiro com quem passa a desenvolver um projeto. Kate se vê, então, diante de um dilema: como conciliar amor, trabalho e família e não sucumbir aos encantos do colega de trabalho bonitão? * A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Band

Nova repórter do ‘CQC’ diz se inspirar em Ellen DeGeneres Novata no “CQC”, Naty Graciano (foto) contou em quem se inspira para realizar entrevistas durante seu trabalho de repórter na atração da Band. “Curto muito o trabalho da Ellen DeGeneres, apresentadora de um talk show nos EUA. Ela é incrível. Adoro o jeito que ela entrevista as pessoas. Me inspiro nela”, contou a também atriz. Dizendo ser “muito cara de pau”, Naty garantiu que vai perguntar aos entrevistados tudo o que todos gostariam de saber. Afinal, deixou claro que o “CQC” a deu liberdade total para criar e causar. Após revelar ser muito fã

com o público. Vamos dominar a TV! (risos). E, caso exista esta possibilidade, sou a favor da entrada de outras mulheres no ‘CQC’”.

Justin Bieber paga aluguel de R$16 mil em mansão da mãe Getty Images

O escritor Mário Prata (foto) é o primeiro convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2014. O encontro acontece no dia 2 de abril (quarta-feira), às 19h, no auditório Paul Garfunkel. A entrada é franca. Esta é a quarta temporada do projeto desde que foi retomado, em março de 2011, após 26 anos de interrupção. Prata é um dos autores mais lidos no país. Nos anos 1990, emplacou diversos livros nas listas de mais vendidos, como O diário de um magro (1997) e Minhas mulheres e meus homens (1999). Também tem uma carreira importante no jornalismo. Nos anos 1970, foi cronista do Pasquim, ao lado de nomes

como Millôr Fernandes. Em 1993, passou a assinar uma coluna semanal no jornal O Estado de S.Paulo, publicada por mais de uma década. Também assinou crônicas para diversas publicações nacionais, entre outras, para as revistas Istoé e Época e para o jornal Folha de S.Paulo.

“Um Escritor na Biblioteca” — Mário Prata Data: 2 de abril Horário: 19h Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 - Centro) Informações: (41) 32214900 / [bpp.pr.gov.br]. Entrada Franca

mais perto de você!

DA GRANDE CURITIBA

R$7 mil foi enviada ao dono da propriedade, que não sabia das mudanças e ficou furioso com a cobrança.

Tentando evitar mais problemas, a mãe de Bieber resolveu pagar suas dívidas para a empresa contratada.

CONCORRA A UMA CESTA DE PÁSC OA! Para mais informações entre no link : goo.gl/O4aYcG

Globo aposta em comédias PR Photos

Por conta da baixa audiência de “Além do Horizonte”, a Globo resolveu reforçar a ideia de que a faixa das 19h da grade da programação deve conter comédias. Justamente o que acontecerá com as substitutas da atual trama. Tanto “Geração Brasil” quanto “Buu”, próximas novelas das sete, vão investir pesado nas gargalhadas do telespectador.

Bruna não revela o destino de sua viagem com Antônio (Gabriel Leone) na época em que namoravam, e Anita (Bianca Salgueiro) desconfia do rapaz. Ben (Gabriel Falcão) comete uma falta em Sidney (Vitor Thiré) no treino, e eles começam a brigar. Serguei (Christian Monassa) tenta acalmar os amigos, e Bárbara (Milena Toscano) manda os dois esperarem na arquibancada para conversar.

Joia Rara - Globo 18h25

No julgamento sobre o trabalho infantil em sua carvoaria, Ernest (José de Abreu) admite para o juiz que mandou Manfred (Carmo Dalla Vecchia) trabalhar na mina quando criança. O vilão consegue invadir o julgamento de Ernest e o defende.

Serviço:

PROMOÇÃO

Ator James Rebhorn morre aos 65 anos O ator James Rebhorn (foto) morreu na última sexta-feira (21), em casa, aos 65 anos, de acordo com o The Hollywood Reporter. Entre vários papéis, ele era reconhecido recentemente por interpretar o pai de Carrie na série Homeland. Ele tamb��m atuou nas séries Law & Order e The Third Watch. Gigantes de Aço e A Estranha Vida de Timothy Green foram seus últimos filmes.

Malhação - Globo 17h18

Mário Prata abre nova temporada do projeto ‘Um Escritor na Biblioteca’

Celebridade

Justin Bieber (esq.) parece estar sendo um bom filho para Pattie Mallete (dir.). O cantor está pagando o aluguel da mansão de 2,9 mil metros quadrados, ocupada por sua mãe desde 2012 e que possui custo mensal de aproximadamente R$16 mil. Pattie, assim como Bieber, também acumula problemas sérios no currículo. Para instalar um espelho na academia da mansão, por exemplo, ela contratou os serviços de uma empresa, mas nunca quitou a dívida. Uma multa de cerca de

Novelas

Literatura

Divulgação

de Monica Iozzi, repórter que substitui no programa, Naty disse: “Acho que a mulher tem um brilho especial, um jeitinho diferente de interagir

9

Brasileiros

8

Além do Horizonte - Globo 19h

Kléber (Marcello Novaes) surpreende ao aceitar o namoro de Fátima (Yanna Lavigne) e Rafa (Vinícius Tardio). Hermes (Alexandre Nero) não quer mais saber de Tereza (Carolina Ferraz) e decide se afastar. Álvaro (Rômulo Estrela) arma um plano para fugir de Inês (Maria Luisa Mendonça).

Em Família - Globo 21h

Felipe (Thiago Mendonça) reconhece um paciente entre os participantes da reunião. Clara (Giovanna Antonelli) fica preocupada com Cadu (Reynaldo Gianecchini). Felipe não aceita falar no grupo e sai da reunião. Luiza (Bruna Marquezine) ajuda o tio e comemora sua coragem de ter ido ao AA. Shirley (Vivianne Pasmanter) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) vão à boate e um fotógrafo registra um beijo dos dois.

Pecado Mortal - Record 22h15

Laura decide subir o morro a procura de Gui. Carlão e Otávio descobrem que túnel está fechado e procuram outro meio de fugir do morro. Baldochi reencontra Carlão e Otávio. Ele diz que Stella mandou que ele os regatasse. Teresa diz para Carlão e Otávio que pretende fugir em carro roubado. Dorotéia sequestra Quina e a leva até morro dos Vêneto. Danilo escuta passos na fazendinha e atira.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


10

policial

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014

Força Tarefa faz operação contra tráfico no litoral

PMPR

Dupla de suspeitos estava com mais de 15 kg de cocaína PMPR

Mais de 80 policiais participaram da ação

Bope realize blitze em Curitiba e RMC As drogas teriam vindo do Mato Grosso para o litoral

A Polícia Federal e Polícia Militar, com o apoio de policiais federais da cidade de Paranaguá, fizeram uma Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado e prenderam dois traficantes com

aproximadamente 15 Kg de cocaína e 67 cápsulas de cocaína embaladas, prontas para serem engolidas e transportadas por algum “mula”. Uma prensa e a outra parte do entorpecente fo-

ram localizados em diligência posterior, na residência do suspeito. A droga é proveniente do Mato Grosso e seria distribuída na região litorânea do Paraná, sendo que as cápsulas poderiam

ser remetidas para fora do país. Foram apreendidos ainda um caminhão e uma caminhonete, além de adesivos para identificar a droga com escritos: “made in Cochabamba”.

Drogas apreendidas em veículo com brasão do Exército

Mais de 80 policiais e 22 viaturas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM participam de uma operação para coibir roubos e furtos por meio de um trabalho preventivo e ostensivo nas abordagens em toda a capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo o major Hudson Leôncio Teixeira, subcomandante da unidade, além de coibir as práticas criminosas, os policiais também

auxiliam as unidades de área da PM nas ocorrências de maior periculosidade, como confrontos armados, situações com refém entre outras. Ainda segundo o oficial, o objetivo principal é dar a sociedade uma sensação maior de segurança. “Nós saímos às ruas abordando pessoas suspeitas, apreendendo armas e drogas e recuperando foragidos da justiça também”.

PRF

O veículo pertence ao 30º BIM de Apucarana

Polícia Civil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 300 kg de drogas e mais de 5 mil dólares na BR-369, em Arapongas. A apreensão foi por volta das 16h deste sábado (22), e, segundo a PRF, o material estava dentro de uma caminhonete caracterizada como se fosse das Forças Armadas, com um brasão e a frase “Exército Brasileiro”. Ainda de acordo com a PRF, um carro foi abor-

O acusado estaria estuprando a jovem há cinco anos EDITORA CORREIO PARANAENSE

dado inicialmente durante uma operação de rotina. O condutor apresentou documentação como oficial do Exército. A caminhonete passou pelo local e foi parada logo depois. O motorista usava uma farda camuflada e também apresentou documentação como oficial das Forças Armadas. Os dois homens foram presos e encaminhados à delegacia da PRF em Londrina.

Homem é acusado de estuprar filha adolescente Policiais da Delegacia de Rio Branco do Sul prenderambno Cristo Rei, em Curitiba, um porteiro de 33 anos. Ele foi preso em flagrante após ir trabalhar num prédio residencial onde foi capturado, ter tentado violentar sua filha de 16 anos. Autor e vítima moram em Itaperuçu. Segundo o delegado de Rio Branco do Sul, Wilciomar Voltai-

re Garcia, a moça finalmente teve coragem de denunciar o homem nesta sexta, mas os crimes de estupro ocorriam em sequência desde quando ela tinha 11 anos. “Ele sempre esperava o momento de estar sozinho com ela e praticava a violência sexual”, contou o delegado, destacando que para não contar nada a mãe, a menina sempre foi ameaçada.

Festa em Maringá tem mais de 300 celulares furtados Polícia Civil

A polícia conseguiu recuperar 68 aparelhos

Mais de 300 aparelhos celulares foram furtados na festa Calouro Folia - Carna Facul, na tarde e noite de sábado (22), no Parque de Exposições de Maringá, de acordo com a Polícia Civil. A polícia recuperou 68 deles, que estavam com apenas um homem. Das 9h até o começo da tarde deste domingo (23), cerca de 150 pessoas

já tinham ido até a Delegacia de Maringá para registrar boletim de ocorrência e tentar recuperar o celular furtado na festa. O homem preso, diz a polícia, escondia os celulares em uma calça de moletom, usada por baixo de outra calça. Ele pegava o celular sem a pessoa perceber e acumulava os objetos roubados na roupa.


esportes

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

11

“Caçula” estreia com vitória na Stock Car Em dupla com veterano Rodrigo Sperafico, Felipe Fraga alcança resultado histórico na categoria Duda Bairros

Corrida de duplas com troca de piloto no pit stop, câmbio eletrônico, pneus mais resistentes e presença feminina no grid. A lista de novidades da Stock Car para a temporada 2014 é extensa, mas a chuva, velha conhecida de todos em Interlagos, marcou a etapa de abertura da principal categoria do automobilismo brasileiro, neste domingo. E com a pista de Interlagos encharcada, o estreante Felipe Fraga, de apenas 18 anos, brilhou pela ousadia e venceu em sua estreia na competição, se tornando o mais jovem ga-

nhador de uma prova da modalidade. Em parceria com o veterano Rodrigo Sperafico, Fraga – que ainda nem tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) –, comemorou muito. “Estrear na Stock Car foi tudo de bom. Eu esperava um top 10, para mim isso já era um sonho. Eu fiquei rindo sozinho porque não caiu ainda a ficha que eu venci”, disse o jovem piloto da Vogel. A segunda etapa da temporada acontece no dia 13 de abril, em Santa Cruz do Sul (RS).

Sperafico comemora no pódio com Fraga (direita): mais jovem piloto a vencer prova da Stock Car

FIA julgará apelação da RBR em abril Getty Images

Ricciardo perdeu os pontos do segundo lugar na Austrália

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) julgará no dia 14 de abril o apelo da RBR contra a desclassificação de Daniel Ricciardo do GP da Austrália de Fórmula 1. Ricciardo havia terminado a prova na segunda colocação, mas foi excluído após os comissários de prova identificarem que o limite de fluxo de combustível de sua RBR foi excedido “consistentemente”, violando o regulamento técnico da categoria. A equipe austríaca tenta reverter a decisão e recuperar os pontos. Ela defende que não infringiu a regra, e alega ter usado um medidor próprio em razão de “inconsistências” de medição nos aparelhos da entidade durante todo o fim de semana. A audiência ocorrerá na semana do GP da China, válido pela quarta etapa da temporada 2014.

AP

Com joelhada, Pepey nocauteia em Natal Um novo Godofredo Pepey entrou no octógono neste domingo. Aquele que tinha dificuldades para lutar em pé e costumava puxar seus adversários para a guarda parece ter ficado no passado. Os treinos com André Dida claramente fizeram efeito, e o brasileiro venceu Noad Lahat com um belo nocaute, ainda no primeiro round, após acertar uma joelhada voadora no israelense, em evento realizado em Natal.

Getty Images

Pepey acerta joelhada em Lahat: vitória após duas derrotas consecutivas

A vitória representou uma recuperação para Pepey, já que o lutador vinha de duas derrotas consecutivas. Lahat, que fez sua estreia na organização, perdeu a invencibilidade na carreira e agora tem sete vitórias e um revés. “Eu estava preparado nas lutas anteriores, mas o psicológico não estava bem. Fiz um trabalho excelente com psicólogos e consegui encaixar um nocaute”, afirmou, após a luta.

Santos bate Palmeiras e garante decisões na Vila Antes de o Campeonato Paulista começar, ainda técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira disse que sua principal preocupação ao enfrentar o Santos era a Vila Bel-

miro. “Jogar aqui contra o Santos é muito difícil”, afirmou. O feitiço agora está a favor do “feiticeiro” Oswaldo, que fez do Peixe de Geuvânio, Gabriel e companhia o melhor

time da primeira fase do Campeonato Paulista. O posto foi conquistado neste domingo com a vitória por 2 a 1 sobre o até então líder Palmeiras. E a Vila Belmiro está

garantida como palco de todas as decisões da equipe daqui pra frente. Um grande trunfo para quem venceu os oito duelos na Vila, com 26 gols a favor e apenas cinco contra. Marcos Ribolli

Santistas comemoram primeiro gol: decisões serão todas na Vila

Messi comemora: estrela mais brilhante do duelo espanhol

Messi garante vitória do Barça sobre o Real Com uma verdadeira constelação em campo neste domingo, o argentino Lionel Messi mais uma vez fez a diferença. O argentino brilhou mais do que Neymar, Cristiano Ronaldo e Bale, marcou três gols e garantiu a vitória do Barcelona por 4 a 3 sobre o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Iniesta abriu o placar logo aos seis minutos, em passe do argentino. Benzema chegou a balançar a rede duas vezes e virar para os merengues, mas Messi garantiu o 2 a 2 antes do intervalo. Aos nove minutos do segundo tempo, CR7 deixou o Real em vantagem novamente, cobrando pênalti. Mas outras duas penalidades máximas – em Neymar, aos 19, e em Iniesta, aos 38 – foram convertidas pelo argentino e garantiram a vitória catalã.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


12

ESPORTES

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Reprodução

Coxa bate o Rio Branco e classifica à semifinal Vitória por 2 a 1 manteve o Verdão na luta pelo pentacampeonato O Coritiba entrou no gramado do Couto Pereira, na noite de sábado, podendo perder por até um gol de diferença para o Rio Branco, e ainda assim classificar para as semifinais do Campeonato Paranaense. O susto até veio, com a vitória parcial do Leão da Estradinha ao final do primeiro tempo, mas na segunda etapa, com gols de Keirrison e Alex, o Coxa venceu por 2 a 1 e segue em busca do pentacampeonato estadual. Na semifinal, a equipe do técnico Dado Cavalcanti enfrenta o

Divulgação

Arthur marcou o primeiro gol na vitória do Tubarão sobre o Jotinha Keirrison e Alex marcaram os gols da vitória sobre o Rio Branco, no Couto Pereira

Maringá, que bateu o Prudentópolis nos dois jogos e garantiu a classificação para a próxima fase. A primeira partida entre os dois clubes deverá ser disputa-

da já no meio de semana, no Estádio Willie Davids. “É bom marcar o gol, mas a gente precisa melhorar muito. Temos jogos decisivos, mais

duas partidas contra o Maringá, e espero atuações melhores”, disse o meia Alex, capitão da equipe coxa-branca, após a partida.

Maringá garante vaga com vitória sobre o Prudentópolis O Maringá jogou para o gasto contra o Prudentópolis e garantiu um lugar nas semifinais do Campeonato Paranaense. O time de Claudemir Sturion, que já tinha feito 4 a 3 no jogo de ida, venceu por 1 a 0 na tarde de sábado, no Estádio Willie Davids. O atacante Cristiano, em cobrança de pênalti, marcou o único gol do jogo.

Agora, o Maringá enfrenta o Coritiba, que despachou o Rio Branco por 2 a 0, em Paranaguá, e 2 a 1, em Curitiba. A primeira partida da semifinal deverá ser disputada já no meio de semana. O Prude, por sua vez, dá adeus ao Estadual, sem vaga em competições nacionais e sem calendário para a sequência da temporada.

Reprodução

Londrina elimina o Jotinha e também avança O Londrina venceu o JMalucelli por 2 a 0 neste domingo, no Estádio do Café, e garantiu a vaga na semifinal do Campeonato Paranaense. Arthur e Alexandre Oliveira marcaram os gols do Tubarão, que enfrentará o Atlético em busca da vaga na final do Estadual. A vitória também valeu ao Londrina uma vaga na Série D do Brasileirão.

Punido com um mando de jogo, após a invasão de campo no empate em 0 a 0 com o Paraná, o Tubarão planeja levar a partida com o Furacão para a cidade de Paranavaí, distante 160 quilômetros da cidade. Para o primeiro jogo, o Londrina não terá o atacante Arthur e o zagueiro Gilvan, que levaram o terceiro cartão amarelo.

Vitória por 1 a 0 garantiu o Maringá na semifinal

Arapongas e Toledo vencem no Torneio da Morte

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Andye Iore

Derrota complicou o Cianorte na luta contra o rebaixamento

ção do quadrangular – os dois primeiros colocados escapam da degola. Ruy, Murilo e Rafael Mineiro marcaram os gols do time da casa. O Toledo, por sua vez, fez 1 a 0 no Operário. Cairo, no segundo tempo, anotou o gol do Porco, que chegou aos seis pontos e é o líder do torneio. O Fantasma está no terceiro lugar, atrás do Arapongas pelo saldo de gols.

Confeitaria

Panificadora

Entregamos no local de sua preferência. Consulte taxa. Kit Festa Fácil 50 pessoas 300 doces variados 450 salgados variados copos, pratos, vela, garfos, guardanapos 20 litros de refrigerante 1 bolo de 5kg p/ 50 pessoas

Apenas R$ 250,00 (Não aceitamos cheque) Av. Iguaçu, 3925 - CURITIBA 3243-9818/3243-8133

Ross

Arapongas e Toledo fizeram o dever de casa na luta contra o rebaixamento no Campeonato Paranaense de 2014. Os dois times venceram na tarde de domingo, na segunda rodada do Torneio da Morte, e complicaram a vida de Operário e Cianorte. O Arapongas fez 3 a 0 sobre o Cianorte, no Estádio dos Pássaros, e assumiu a segunda posi-


esporteS policial

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Atlético vence o Paraná e se garante na semifinal Sub-23 do Furacão fez 2 a 0 no Tricolor e avançou no Estadual Divulgação

O elenco Sub-23 do Atlético Paranaense chegou à Vila Capanema neste domingo pressionado e precisando reverter a vantagem do Paraná Clube para avançar às semifinais do Campeonato Paranaense. E com dois gols do meia Marcos Guilherme, o Furacão venceu o Tricolor por 2 a 0 e garantiu presença na próxima fase do Estadual. O jogo foi muito equilibrado na primeira etapa, com destaque para a forte marcação das duas equipes, que resultou em poucas chances reais de gol. Mas, aos 43 minutos, o atacante Crislan fez belo passe para Marcos Guilherme, que avançou e bateu no canto do goleiro Marcos para abrir o placar em favor do Rubro-Negro.

Após duas derrotas para o Tricolor, vitória na Vila Capanema levou o Furacão à semifinal do Paranaense

O resultado parcial levaria a partida para a decisão nos pênaltis. E mesmo com a entrada de Ricardo Conceição e Léo para re-

forçar o ataque paranista, foi o Atlético que chegou ao gol da classificação, aos 27 minutos, com Marcos Guilherme fechando o

placar em 2 a 0. O adversário do Furacão na semifinal será o Londrina, que bateu o JMalucelli por 2 a 0 no Estádio do Café.

Vaiados, tricolores evitam dar explicações AE

Derrota em casa irritou a torcida e decepcionou jogadores do Paraná

Sob o impacto das vaias e gritos de “vergonha” que partiram das arquibancadas da Vila Capanema após a derrota para o Atlético Paranaense, os jogadores do Paraná Clube evitaram falar com a imprensa após o fim da partida, neste domingo. O revés por 2 a 0 custou a eliminação do Tricolor no Estadual. O único jogador que se manifestou foi o volante Ricardo Conceição, que

entrou no segundo tempo, no lugar de Paulinho Oliveira. “Era para a gente vencer, mas não conseguimos. Tem coisas que é difícil explicar. Queria poder ajudar mais, mas não foi possível”, lamentou Conceição. O Paraná volta a disputar uma partida oficial apenas no dia 10 de abril, quando recebe o São Bernardo para a partida de volta da Copa do Brasil.

21 13

Josias Lacour

FIFA debocha do povo brasileiro Lembra quando, na abertura da Copa das Confederações, o presidente da FIFA (depois de ser vaiado no estádio) chamou o povo brasileiro de mal educado? Lembra quando o vice-presidente da entidade falou que os brasileiros precisavam levar um chute na bunda para acordar e cumprir os prazos para construir seus estádios? Pois, não bastassem essas mancadas históricas, agora os “chefões” da FIFA voltaram a pisar feio na bola com nosso povo, nosso país, nossos hábitos e costumes. Decidiram publicar, na famosa revista FIFA Weekly, uma cartilha alertando os turistas internacionais sobre algumas preocupações que terão de ter enquanto aqui estiverem, no período pré, durante e pós Copa do Mundo. A matéria, intitulada “Brasil para principiantes”, traz uma série de precauções quanto à estadia dos turistas em nosso país. Contato físico, paciência e fila foram alguns dos tópicos abordados pela publicação. Diante da repercussão negativa, não apenas junto

ao povo brasileiro, mas até mesmo de outros países, a FIFA tirou do ar a matéria, mas eu consegui ter acesso a alguns dos tais “conselhos”. Entre outras baboseiras, declararam que pontualidade não é levada em consideração por aqui, que ao falar nós fazemos questão de tocar em nossos interlocutores e que isso quase sempre acaba em beijo, que obedecer fila é bobagem, que aqui prevalece a lei do mais forte na hora de estacionar o carro e que é preciso ter muita paciência para lidar com a nossa gente. É mesmo impressionante a capacidade de subestimar o povo brasileiro que os donos da FIFA têm demonstrado. Parece até que fazem as coisas de propósito, para provocar mesmo. Está mais do que na hora de pararem com essa palhaçada. Se pensam que aqui só tem idiotas, estão redondamente enganados. É por estas e outras – que ainda virão – que vamos continuar atentos a todas as suas pisadas de bola, e denunciar aqui em nossa coluna.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


14

CLASSIFICADOS

Confeitaria Contrata: ® Atendente (fem/masc.);

® Aux. ®

de Confeiteiro; Aux. de Salgados.

Bom salário+V.T+V.A+ uniforme + Aux. Alimentação.

Marcar entrevista 3353-6161

CONTRATA

Recuperador de Crédito Atividades: Recuperar débito junto aos financiados através de telefone com atualizações cadastrais. Horário de Trabalho: De segunda à Sábado 6 horas diárias Salário fixo + comissões. Benefícios: Bonificações + VT + VR + plano de saúde/odontológico seguro de vida. A empresa oferece ampla rede de convênios com faculdades, cursos, farmácia, entre outros.

Enviar CV para elizabeth.rh@bellinatiperez.com.br

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

CONCLUA JÁ SEUS ESTUDOS! 1x por semana

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ensino Fundamental e Médio

*** Certificado válido para todo Brasil *** Reconhecido SEED/PR Rua Lamenha Lins, 225 - Centro www.equipeead.com.br CEP 80250-020 - Curitiba - PR

3024-5353 / 3322-3019 / 9193-4183 OPORTUNIDADE PARA JOVENS E ADULTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO PROFISSIONALIZANTE GRATUITO

•APLICADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO (160 horas) ** Pré-requisitos: 18 anos completos e ensino fundamental incompleto (noções básicas de escrita e cálculo) ** O que precisamos saber: nome completo, nascimento, telefone fixo, celular e e-mail”. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelos canais abaixo:

instituto@cyrela.com.br

(41) 3222-0346

Início: 14/04/2014 Local: SENAI Jd. Botânico Aulas de 2ª a 6ª feira Horário: 18h40 às 22h Inscrições até 02/04/2014 Oferecimento:


Segunda-feira, 24 de Março de 2014

CLASSIFICADOS

15

• ATÉ R$ 90,00 REAIS O GRAMA;

:

AMASSADAS OU QUEBRADAS;

ALIANÇAS A PREÇO DE CUSTO CONFECÇÕES DE JÓIAS. Traga seu RG para liberação na portaria.

8º ANDAR Não venda sem nos consultar:

EDITORA CORREIO PARANAENSE


GERAL Vacinas contra o HPV já foram aplicadas em 40 mil meninas 16

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

ANPr

Vacinação é destinada às adolescentes entre 11 e 13 anos Cerca de 40 mil adolescentes paranaenses já receberam a primeira dose da vacina contra o HPV. A vacinação, que teve início em 10 de março, é dirigida a meninas de 11 a 13 anos e a meta é vacinar 260 mil adolescentes em 2014, no Estado. “O número de meninas vacinadas até agora deve ser muito maior, pois os municípios estão vacinando e ainda não registraram todos os dados no sistema do Programa Nacional de Imunização”, explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da secreta-

ANPr

O governador Beto Richa foi recepcionado pelo presidente da Rede Massa, Carlos Ratinho Massa

Governador Richa destaca importância do Hospital Evangélico

Até o fim do ano a intenção é vacinar 260 mil adolescentes

ria estadual da Saúde. A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV),

responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a

terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

Ao participar de jantar beneficente em prol da ala de queimados do Hospital Evangélico de Curitiba, realizado em Santa Felicidade, na sexta-feira (21/03), o governador Beto Richa destacou que a instituição é referência do setor no Sul do País, ao revelar que “o Governo do Estado destina anualmente R$ 2,1 milhões para o hospital anualmente”. O Hospital Universitário

Evangélico realiza mais de 1,4 milhão de atendimentos por ano, dos quais mais de 90% são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, ao ressaltar os benefícios que a entidade presta à população, Richa defendeu que “qualquer tipo de ajuda é bem-vinda”. O jantar, organizado pela Rede Massa, arrecadou R$120 mil que serão investidos no setor de queimados.

Estado reduz reincidência de adolescentes em medida socioeducativa ANPr

A secretária Fernanda Richa quer ver adolescentes voltarem a sonhar

Produtividade do Corredor de Exportação cresce 28% A produtividade do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá cresceu 28%, no primeiro bimestre de 2014. O volume médio de carga embarcado nos navios, em janeiro e fevereiro deste ano, passou a ser de 750 toneladas por hora, contra 596 toneladas/ hora no mesmo período de 2013. Os números foram apresentados durante EDITORA CORREIO PARANAENSE

reunião entre a superintendência e diretorias da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec). Participaram também do encontro membros da comunidade portuária local, operadores e órgãos de fiscalização. Desde o início do funcionamento da ordem de

serviço 126 – que estabelece preferência de embarque em um dos três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá para os operadores de grãos que apresentarem melhores índices de produtividade –, no começo deste ano, os resultados começaram a ser vistos. Apenas no mês de março, 12 navios atracaram no Corredor utilizando esta preferência.

Há três anos consecutivos o Estado do Paraná registra queda no índice de reincidência dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em estabelecimentos com restrição de liberdade. Desde 2011, o número de reincidentes no ato infracional caiu de 29% para 22% em 2013,

quase metade da média nacional apontada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2012, que era de 43%. “Esses meninos precisam saber que podem dar a volta por cima e escrever uma nova história para suas vidas. É nosso dever oferecer todas as condições para que

possam recomeçar e nosso compromisso permitir que voltem a sonhar”, afirma secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Essa conquista é resultado dos investimentos no processo de reestruturação do sistema socioeducativo do Paraná, iniciado há três anos.


Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/03/2014