Page 1

Tempo Uma frente fria aproxima-se do Rio Grande do Sul neste início de semana, mas não chega a alterar as condições do tempo no Paraná. Desta forma teremos, nesta segunda-feira,maisumdiacompredomínio de Sol em todo Estado, com temperaturas elevadas à tarde. Nas regiões do centro-sul, Campos Gerais e RMC) o dia amanhece com um pouco de frio.

Dilma cai em pesquisa, mas ainda lidera

Câmbio Compra. Venda Dólar.............. 2,242....... 2,243 Peso arg ........0,279....... 0,279 Libra.............. 3,704.......3,708 Euro............... 3,062........3,064

ANO XIX - 3.198

(Página 4) DIRETOR RENATO BARROSO

     Curitiba, segunda-FEIRA, 7 DE Abril DE 2014

R$ 1,00

Prefeitura lança campanha para diminuir lixo

AE

STF

SMCS

Maringá e Londrina empatam primeiro jogo No primeiro confronto da final do Campeonato Paranaense, Maringá e Londrina empataram em 2 x 2. A decisão do título está marcada para o próximo domingo, no Estádio Willie Davids. (Página 13)

“Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”. Este é o slogan utilizado pelo terapeuta Dr. Sigmundo, personagem criado para incentivar a redução do lixo. O pré-lançamento da campanha da Prefeitura de Curitiba aconteceu no aterro da Caximba. (Página 7)

Ligação com doleiro pode cassar André Vargas

(Página 4) Alep

Servidores de São José terão reajuste real de salários A Prefeitura de São José dos Pinhais ofereceu reajuste de 8,6% ao funcionalismo. Representantes da administração receberam servidores e para definir o aumento. (Página 6) Divulgação

Definido esquema de transporte para Copa

(Página 7)

STF concede liminar para Fábio Camargo voltar ao TCE O ex-deputado Fábio Camargo conseguiu, no Supremo Tribunal Federal, uma liminar para voltar ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. (Página 3)

Osmar desiste de disputar eleição em 2014 (Página 3)


2

Fique ligado

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014 Jason Reed/Reuters

TEMPO

Imagem do Mundo

mín 13º | máx28º Manhã

ACONTECEU 7deABRIL

1831 O imperador Pedro I do Brasil abdica em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara, então com 5 anos de idade, e nomeia José Bonifácio de Andrada e Silva seu tutor.

1943 Primeira síntese do LSD, dietilamida de ácido lisérgico, por Albert Hofmann.

2011 13 crianças morrem em um massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, conhecido como Massacre de Realengo.

Poucas nuvens

Tarde

Comandante da Força Marítima do Japão em frente a um avião P-3C Orion, usado nas buscas da aeronave desaparecida da Malaysia Airlines

Editorial

A hora da verdade A pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana mostra que o governo Dilma embora não esteja em seu pior momento de avaliação popular, passa por seu período mais frágil. A atual presidente perdeu cinco pontos percentuais às vésperas de começar a campanha eleitoral. No entanto, a oposição não cresceu na mesma medida. A resposta é muito simples. A oposição a Dilma até agora não apresentou propostas alternativas ao atual governo para melhorar a vida

Loterias

Frase do dia Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós. (Franz Kafka)

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quina Concurso nº 3458

da população. O fato é que nos últimos anos, a camada mais pobre obteve avanços importantes na sua qualidade de vida. Os programas sociais atingiram em cheio às necessidades mais básicas daqueles que mais precisam do auxílio do Estado. Para aproveitar a chance de ganhar eleitores e superar Dilma, os oposicionistas terão que fazer mais do que simplesmente críticas. É o momento exato de apresentar as alternativas e propostas que empolguem o eleitorado.

sobe

Noite

- Brasil vence competição internacional de educação técnica. - Produtos da Páscoa sobem menos que a inflação. Muitas nuvens

- Conferência discute ampliação da assistência médica nas áreas rurais.

Santo do dia Divulgação

DESCE - Grupo bloqueia rodovia no Paraná para roubar contrabandistas. - Revista acusa André Vargas de ajudar doleiro em contrato com ministério.

São Germano José

- Aumento de casos de sarampo acende alerta para turistas durante a Copa.

Curiosidades

Casal de sapos faz sexo, ignora o perigo e não vê crocodilo à espreita

10-24-52-71-77

Fahmi Bhs/Solent News

Mega Sena Concurso nº 1588

23-29-32-36-45-49

Timemania Concurso nº 559 - FLUMINENSE/RJ

09-10-13-19-32-51-60

Lotomania Concurso nº 1441

06-12-13-16-18-19-20 27-31-41-42-48-49 61-69-78-86-90-93-96

Muitas nuvens

Fotógrafo Fahmi Bhs registrou a cena em Jacarta, na Indonésia. Crocodilo ‘xereta’ só observou a dupla e não a devorou.

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002 Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351 TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda-feira a Sábado.

Germano nasceu no ano 1150 em Colônia, na Alemanha, de uma família poderosa e abastada, que, ainda na sua infância, perdeu todas as suas posses e passou a viver na pobreza. Mas o que marcou mesmo os tempos de criança de Germano foram as aparições da Virgem Maria, que são contadas em muitas passagens de sua vida, fatos registrados pela Igreja e narrados pela tradição dos fiéis. Esses registros não ocorreram só na sua juventude, mas durante toda a sua vida. Apesar da falência da família, graças aos próprios esforços ele estudou e se formou em ciências humanas, assim como, depois, conseguiu o que mais desejava: ingressar num convento para sua formação religiosa, que foi o da Ordem dos Premonstratenses.

COMERCIAL (41) 3263 2002


Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

STF concede liminar para Fábio Camargo voltar ao TCE

política Requião anuncia pré-candidatura ao Governo

Ex-deputado poderá reassumir vaga de conselheiro O ex-deputado Fábio Camargo conseguiu, no Supremo Tribunal Federal, uma liminar para voltar ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A determinação, concedida pelo ministro Gilmar Mendes, é mais um capítulo da eleição do ex-parlamentar para o cargo. Camargo foi eleito em julho de 2013, pelos então colegas da Assembleia Legislativa do Paraná. Na ocasião, ele recebeu 27 votos. Logo após a posse dele como conselheiro do

Requião diz que vai apresentar seu nome na convenção

Camargo conseguiu liminar no STF para voltar

TCE-PR, a eleição começou a ser questionada na Justiça. Entre os motivos estão, por exemplo, o nú-

mero de votos que ele recebeu e o fato de ter apresentado certidões positivas sobre a existência de pro-

cessos criminais contra ele, enquanto o edital de inscrição para o cargo exigia certidões negativas.

de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, em Brasília, “com extrema dedicação e absoluta seriedade”. Osmar escreveu que abriu mão de postular a vaga ao Senado, como desejava o PT, para não enfrentar seu irmão, Alvaro, candidato à reeleição. Neste ano, o Paraná possui apenas uma cadei-

ra aberta, justamente a do tucano. “Tenho que voltar a falar em dignidade, caráter e respeito. Enfrentar um irmão de sangue numa disputa eleitoral não seria um desrespeito somente a minha família, mas uma agressão à população que sempre me respeitou. Seria uma negação dos valores morais que herdei dos meus pais”, justificou.

Divulgação

Divulgação

Clecy Amadori assume a pasta de Assuntos Estratégicos

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) anunciou neste sábado (05) que na próxima semana registra no PMDB do Paraná sua pré-candidatura ao Governo do Paraná nas eleições deste ano. E o deputado federal Marcelo Almeida comunicou que não vai disputar a reeleição e é pré-candidato ao Senado pelo partido. Os anúncios foram feitos nas reuniões do PMDB

em Quitandinha e em Quatro Barras. Requião falou mais uma vez da importância da candidatura própria do partido e explicou que neste momento são os delegados do partido que têm o poder de decisão. Na convenção do PMDB eles vão votar pela candidatura própria ou não. “O MDB de guerra tem raízes na resistência. O partido está vivo. Nós vamos ter candidato”, disse.

Notas políticas Na Assembleia Legislativa Como já era esperado, Ratinho Junior (PSC) confirmou que vai disputar uma das 54 vagas da Assembleia Legislativa nas eleições de 5 de outubro. “Gostaria mais de ficar no Paraná, porque Brasília nos distancia um pouco das bases, das cidades. Foi uma experiência muito prazerosa estar próximo dos municípios, viajar o Estado inteiro e resolver as necessidades das pessoas”, disse Ratinho Jr.

Osmar não atendeu ao apelo para formar chapa com Gleisi

Beto Richa conclui reforma e troca mais dois secretários O governador Beto Richa confirmou a substituição de mais dois secretários de Estado. Na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ex-reitor João Carlos Gomes será substituído pelo professor Décio Sperandio. Ele é formado em matemática e leciona na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Divulgação

Alep

Osmar Dias desiste de disputar eleições de 2014 Cotado para assumir a vaga de vice-governador na chapa encabeçada por Gleisi Hoffmann (PT), o ex-senador Osmar Dias (PDT) anunciou que não irá disputar nenhum cargo eletivo em outubro. Por meio de nota oficial, reproduzida na página do PDT de Curitiba, ele afirmou que pretende permanecer como vice-presidente

3

Décio tem doutorado em Agronomia e já foi reitor da UEM. A Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos será comandada Clecy Amadori. Ela substitui a Edson Casagrande. Clecy, que era chefe de gabinete da pasta, é jornalista com pós-graduação em gestão púbica pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Luizão fica na Prefeitura O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), desistiu de renunciar ao mandato para se candidatar a uma vaga na Câmara Federal. Ele continuará à frente da gestão até o último dia. O petista foi reeleito em 2012 como 94% dos votos e tem a maior aprovação entre os prefeitos de todo o país: 93%, segundo a Paraná Pesquisas. O prefeito não atendeu aos apelos do ex-presidente Lula e da senadora Gleisi Hoffmann, que disputará o Palácio Iguaçu nas eleições de outubro. Empréstimo em votação Os deputados estaduais votam hoje uma pauta que traz treze projetos de lei. Entre eles está a proposição do Poder Executivo, autorizando a contratação de operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) até o montante de R$ 250 milhões, para financiamento do Projeto de Investimento para o Desenvolvimento do Paraná. Dupla função Os vereadores voltam a analisar do vereador Rogério Campos (PSC) que altera a lei municipal que trata da bilhetagem eletrônica no transporte público de Curitiba. A proposta de Campos visa alterar o artigo que atualmente desobriga a presença de cobradores em micro-ônibus. A intenção do vereador é extinguir a dupla função dos motoristas, exigindo a presença de cobradores inclusive nos micro-ônibus.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


GERAL Datafolha aponta Dilma com 38%, Aécio,16% e Campos, 10% 4

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Agência Câmara

Em fevereiro, no mesmo cenário, Dilma tinha 44% das intenções ABr

teria 16% das intenções de voto, e Campos, 10%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 20%. O outros 9% responderam que não saberiam em quem votar. Números O Datafolha entrevistou 2.637 pessoas em 162 municípios na quarta (2) e quinta (3), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dilma perdeu seis pontos em relação a pesquisa anterior

CPI da Petrobras segue sem relator A assessoria do senador Francisco Dornelles (PPRJ) informou que ele rejeitou o convite do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e não será o relator da questão de ordem dos governistas contra a proposta de CPI da Petrobras formulada pela oposição nem da questão de ordem dos oposicionistas contra a CPI proposta por senadores governistas. A oposição quer uma CPI no Senado para investigar exclusivamente a Petrobras. Os governistas protocolaram um pedido

ABr

Dornelles recursou o convite para analisar questão

de CPI para investigar, além da Petrobras, o metrô de São Paulo, o porto de Suape (PE) e a Companhia

Energética de Minas Gerais (Cemig), todas empresas de estados administrados pela oposição.

Sete governadores renunciam para disputar eleição Sete governadores renunciaram aos mandatos até esta sexta-feira (4) para concorrer a outros cargos nas eleições deste ano. Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Omar Aziz (PSB-AM), Wilson Martins (PSB-PI) e José de Anchieta Júnior (PSDB-RR) devem disputar o Senado. Eduardo Campos (PSB-PE) é pré-candidato à Presidên-

EDITORA CORREIO PARANAENSE

cia da República. Siqueira Campos (PSDB-TO) deixou o mandato para permitir ao filho disputar o governo estadual. Não precisam deixar o cargo aqueles governadores que tentarão a reeleição ou aqueles que pretendem terminar o mandato sem concorrer no dia 5 de outubro. Devem buscar a reeleição Tião Viana

(PT-AC), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Agnelo Queiroz (PT-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Marconi Perillo (PSDB-GO), Simão Jatene (PSDB-PA), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Beto Richa (PSDB-PR), Tarso Genro (PT-RS), Confúcio Moura (PMDB-RO), Raimundo Colombo (DEM-SC), Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Jackson Barreto (PMDB-SE).

“O PT não quer investigar absolutamente nada em nenhuma outra área. Eles não querem que se investiguem a Petrobras. Portanto, na terça-feira, estaremos indo ao Supremo Tribunal Federal para ver respeitado o direito sagrado das minorias” Aécio Neves senador (PSDB-MG)

André Vargas teria favorecido doleiro em contrato

Nova denúncia envolve André Vargas e doleiro Youssef Reportagem publicada pela revista “Veja” no sábado (5) afirma que o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), atuou junto com o doleiro Alberto Youssef para a assinatura de um contrato entre uma empresa de Youssef e o Ministério da Saúde. A revista diz ainda que teve acesso a trechos de mensagens trocadas entre Vargas e o doleiro, interceptadas em investigação da Polícia Federal. Ainda de acordo com a reportagem, as

Confeitaria

investigações mostram que Vargas ajudava o sócio a localizar projetos dentro do governo pelos quais poderia ser desviado dinheiro público. De acordo com a “Veja”, uma interceptação feita pela Polícia Federal em 19 de setembro de 2013 mostra Vargas e o doleiro conversando sobre um contrato que a empresa Labogen, de Youssef, pretendia fechar com o Ministério da Saúde para fornecimento de remédios.

Panificadora

Entregamos no local de sua preferência. Consulte taxa. Kit Festa Fácil 50 pessoas 300 doces variados 450 salgados variados copos, pratos, vela, garfos, guardanapos 20 litros de refrigerante 1 bolo de 5kg p/ 50 pessoas

Apenas R$ 250,00 (Não aceitamos cheque) Av. Iguaçu, 3925 - CURITIBA 3243-9818/3243-8133

Ross

A pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 38% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje se ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), e incluísse partidos menores. Nesse cenário, Aécio


geral

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Parentes e amigos se reúnem para cremação de José Wilker, no Rio Ator tinha 67 anos e foi velado em teatro onde encenou sucessos O corpo do ator José Wilker foi cremado no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio, no início da noite de domingo (6), em uma cerimônia fechada. Familiares e amigos começaram a chegar ao local por volta das 17h. Wilker foi velado no Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio, deste a noite de sábado (5). O ator morreu aos 67 anos em decorrência de um infarto. O velório, que foi aberta ao público às 23h40, terminou às 14h deste domingo.

Reprodução

José Wilker faleceu na manhã de sábado vítima de enfarte

A atriz Beth Faria, uma dentre tantos colegas que estiveram no velório, contou que esteve com Wilker há poucos dias. “Era um irmão, amigo, companheiro de trabalho. Tinha um humor delicioso. Fizemos muitos trabalhos juntos na TV e no cinema. Falei com ele semana passada e ele disse que estava de dieta nova, se cuidando, caminhando com a namorada, estava se sentindo saudável. Não entendo como isso aconteceu”, lamentou Beth Faria.

5

Jovem agredido em briga na Maré está em estado grave Um jovem ficou gravemente ferido depois de ter sido espancado e abandonado em um valão no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, neste domingo (6), um dia depois da ocupação da comunidade pelas Forças Armadas. O rapaz, de 22 anos, foi encontrado pelos moradores, que alertaram os militares. Ele teve traumatismo craniano e está em estado grave, no Hospital Municipal Souza Aguiar.

De acordo com o chefe da Comunicação Social da Brigada Paraquedista do Exército, major Alberto Horita, que acompanha a ocupação, a vítima foi agredida por traficantes de facções rivais e jogado no valão que divide as comunidades Nova Holanda e Baixa do Sapateiro, na Maré. Com a chegada da patrulha, houve um início de tumulto, dispersado pelos militares.

Divulgação

As tropas do Exército entraram no Complexo da Maré no sábado

População lincha policial militar na região metropolitana de São Luís Produtos da Páscoa sobem menos Um policial militar foi lincha- viço. O cabo, que trabalhava do por um grupo de pessoas na Unidade de Socialização que a inflação ABr

na noite da última sexta-feira (4), na região metropolitana de São Luís (MA). Segundo a Polícia Militar (PM), o cabo Josilmar Moraes Lobo foi morto logo após matar, a tiros, um rapaz identificado como João Dalmácio, de 22 anos. Ainda de acordo com a PM, Lobo não estava de ser-

Comunitária da Vila Luizão, em Araçagi, passou de moto em frente a uma churrascaria na BR-135, próxima ao 6º Batalhão da Polícia Militar, quando atirou em Dalmácio por motivos que ainda vão ser apurados. O jovem foi atingido na clavícula e morreu no local.

O comando da PM do Maranhão investiga o que aconteceu ABr

Doze jovens foram atropelados e os corpos de alguns ficaram às margens da rodovia

Jovens são atropelados em saída de rave Morreu na tarde de domingo mais uma jovem que estava entre as vítimas de um atropelamento ocorrido pela manhã, na rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba (SP). Doze pessoas, entre homens e mulheres, foram atingidos por um motorista embriagado, na altura do quilômetro 107, ao tentar cruzar a estrada quando saíam de uma rave (festa de música eletrônica). Morreram na hora do acidentes quatro homens

e uma mulher. Conforme a Polícia Rodoviária, o motorista tentou fugir, mas foi impedido por testemunhas e acabou preso em flagrante por homicídio doloso, quando há intenção de matar, O teste do bafômetro registrou um índice de álcool de 0,63 mg por litro de ar, mais de 12 vezes superior ao permitido, de 0,05 mg. As outras seis vítimas permanecem internadas em estado grave no Hospital Regional de Sorocaba.

A elevação média de preços dos produtos tradicionais da Páscoa ficou abaixo da inflação nos últimos 12 meses. A alta foi 2,84%, enquanto a inflação registrou 6,09%, conforme a apuração do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getulio Vargas (IPC-FGV). Já os pescados frescos, procurados neste período por grande parte da população, subiram 12,71%. O economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, André Braz, explicou que é o segundo ano em que o produto sobe neste patamar. “O pescado já subiu mais de 24% em dois anos, o dobro da inflação, e pode subir mais na véspera da Páscoa, pelo efeito de demanda”, disse em entrevista à Agência Brasil.

ABr

Os pescados subiram mais do que os índices de inflação

EDITORA CORREIO PARANAENSE


6

REGIÃO METROPOLITANA

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Prefeitura garante aumento real para os servidores

São José dos Pinhais

Divulgação

A última proposta da é de reajuste salarial de 8,6%

O secretário de Administração José Carlos Alves e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Rafael Mühlmann receberam representantes dos servidores e a presidente Juciane Zuanazzi para definir o reajuste salarial 2014. A campanha de negociação salarial entre Prefeitura Municipal e representantes do Sinsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) iniciou em 28 de fevereiro deste ano, quando foram marcados os encontros para debater os reajustes para 2014. Devido a proximidade do período eleitoral, existia a urgência de chegar a um acordo.

Divulgação

A reunião definiu regimento, plano de ação da verba a SJP

Comissão do programa Vida no Trânsito realiza 1ª reunião oficial

O secretário de Administração, José Carlos Alves participa das negociações

“Essa decisão precisava ser bem objetiva, pois o prazo está se encerrando. Como já haviam tido outras reuniões, não havia mais tempo para debater a pauta econômica devido

Araucária

Divulgação

ao prazo que se encerra em 8 de abril”, explicou José Carlos. A Prefeitura fez uma última proposta que foi aprovada em Assembleia do Sinsep e segue para

votação na Câmara de Vereadores. A proposta aprovada terá um reajuste salarial de 8,6% e um aumento de 16,5% no Auxílio Alimentação (de R$ 18 para R$ 21 por dia).

O programa Vida do Trânsito é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS) e a instituição Bloomberg Philanthropies. Em 2013, São José dos Pinhais foi escolhida para receber o programa, e a comissão, formada por determinados segmentos que compõem a harmonia do trânsito, se reuniu na manhã de sextafeira (4), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, para definir as ações que

Lapa

Colombo

serão realizadas com os recursos recebidos. Composta por representantes das Secretarias de Transporte e Trânsito, Saúde, Segurança, Educação, Urbanismo, Viação e Obras Públicas, além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal do Paraná e do Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba, a comissão tem o objetivo de criar projetos para redução de lesões e de mortes no trânsito.

Divulgação

Secretaria apreende animais silvestres em cativeiro

Os secretários apresentaram diversas sugestões

Secretários de Saúde fazem reunião para integrar serviços Araucária sediou no fim de semana uma reunião do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da 2ª Regional do Paraná, que elegeu a mesa diretora do grupo. O encontro, ocorrido no anfiteatro da Prefeitura, reuniu 13 municípios e teve como objetivo integrar gestores e serviços de saúde entre municípios; reconhecer desafios a serem enfrentados EDITORA CORREIO PARANAENSE

pela regional e traçar caminhos para melhoria da performance dos municípios. Uma agenda de trabalhos foi proposta para auxiliar na resolução de alguns problemas comuns dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, sendo que também foi realizada uma dinâmica no formato de oficina, na qual os participantes trouxeram sugestões para área da saúde.

Em Colombo as ações em defesa ambientais na flora e na fauna são diárias e na medida em que os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) intensificam as fiscalizações se deparam com pessoas que insistem em manter animais silvestres em cativeiro. Na última quartafeira dia 02/04, Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza-

ram apreensão de cinco aves silvestres (Penélope obscura) conhecida popularmente como jacu que eram mantidas em cativeiro juntamente com galinhas, sofrendo maus tratos, vez que se trata de animal silvestre. A operação, chamada de “Itajacuru”, é a segunda realizada em menos de um mês e revela a ignorância da população em relação às leis que tratam do assunto.

Divulgação

Os jacus foram encontrados aprisionados em viveiros

As obras geram transtornos, mas o resultado final agrada a todos

Moradores estão satisfeitos com as obras na Vila Esperança Aproximadamente 280 famílias da Vila Esperança estão sendo beneficiadas com a instalação da rede de esgoto. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal da Lapa e a Sanepar. A obra começou em janeiro e está dentro do prazo estipulado. Grande parte da rede já foi instalada, além da construção de bueiros para o escoamento da água das chuvas.

Atualmente as obras têm gerado alguns transtornos para os moradores, como o barro que fica depois das chuvas. A prefeitura está colocando pedras em algumas ruas, como maneira de resolver o problema temporariamente. Depois que toda a rede for instalada haverá um processo de recuperação das vias.


CIDADE

CIDADE

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Transporte está organizado para dias de jogos da Copa

7

SMCS

Serão transportados 27 mil passageiros por hora para a Arena SMCS

O lançamento da campanha aconteceu no aterro da Caximba

Prefeitura lança campanha para incentivar redução de lixo

Cinco linhas especiais levarão torcedores para a Arena em dias de jogos

A Rede Integrada de Transporte terá condições de transportar em direção ao Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, até 27 mil passageiros por hora nos dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. A programação especial, feita pela Urbs e já entregue ao Comitê Organizador Local (COL), prevê a criação de cin-

co linhas especiais e o reforço de cinco linhas do Expresso (BRT) e dos interbairros I e II, num total de 146 viagens por hora. Se todos os ônibus saíssem do mesmo ponto, o total de viagens representaria um ônibus a cada 40 segundos. A operação especial do transporte coletivo também prevê o atendimento ao público da Fan Fest, com

Curitiba terá 40 pontos de descarte especial para medicamentos vencidos A cidade de Curitiba conta desde sábado (05) com 40 postos de coleta para descartes de medicamentos vencidos. A iniciativa faz parte de um projeto piloto da Prefeitura de Curitiba, Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos e Universidade Federal do Paraná, que foi estruturado a partir da Lei Municipal 13.978/12 e que servirá de modelo para implanta-

ção da logística reversa de medicamentos em todo país. A campanha foi lançada na sexta-feira (04), na capela Santa Maria, Centro de Curitiba. Serão, inicialmente, pontos de coleta em 40 farmácias estrategicamente localizadas nas diversas regiões de Curitiba. Posteriormente será reproduzido em outras regiões do Paraná. SMCS

A campanha de descarte de remédios foi lançada na Capela Santa Maria EDITORA CORREIO PARANAENSE

a criação de uma linha especial que sairá da Praça Tiradentes. Também faz parte da operação a ampliação do número de fiscais do transporte coletivo o que reforça a atuação do Centro de Controle Operacional (CCO), que terá condições de liberar e substituir ônibus ou promover alterações de rota rapidamente, se necessário.

“Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”. Este é o slogan utilizado pelo terapeuta Dr. Sigmundo, personagem criado para incentivar a redução do lixo. O pré-lançamento da campanha da Prefeitura de Curitiba aconteceu na manhã de sábado (05) em cerimônia no aterro da Caximba. Desde domingo (06), a população pode conferir os filmes de TV e peças para mídia impressa, mobiliário urbano,

busdoor e caminhões de coleta. O prefeito Gustavo Fruet aprovou o slogan da campanha. “Será uma campanha que terá caráter ilustrativo e informativo e um projeto transformador para Curitiba. A parceria com as escolas será fundamental. Com o apelo dos personagens, as crianças podem provocar em casa o exercício de conscientização da separação do lixo e sua devida destinação” disse Fruet.


CULTURA & LAZER

Filmes de hoje TV ABERTA

Os Mercenários 2 (Globo, 22h20)

TV PAGA Deus é Brasileiro (Sony, 18h) Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus resolve tirar férias em estrelas distantes. Mas para ter folga, Ele precisa encontrar um santo que se ocupe de Suas obrigações durante a sua ausência. Deus resolve escolher o substituto no Brasil, país religioso que nunca teve um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia no País será Taoca, esperto borracheiro e pescador que vê uma oportunidade para resolver seus problemas. Junta-se a eles a solitária Madá e a aventura começa. Das Alagoas ao interior do Tocantins, do litoral ao sertão, Deus, Taoca e Madá vivem muitas aventuras para encontrar um santo brasileiro.

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Gaby Fontenelle é a nova estrela da ‘Playboy’ A bailarina Gaby Fontenelle (fotos), que ficou conhecida como “Gaby Potência” após participar do quadro Esposa de Aluguel, do programa O Melhor do Brasil, é a estrela principal da edição de abril da revista Playboy. O ensaio poderá ser visto na íntegra à partir desta terça-feira (8), dia em que a revista chega às bancas de todo o Brasil.

Série

Bruno Mazzeo dá vida a fiscal corrupto em ‘A Grande Família’ TV Globo

Bruno Mazzeo (foto) dará o ar da graça em ‘A Grande Família’. Na série, que volta à grade da TV Globo este mês, o artista viverá Silveira, um fiscal corrupto. O jovem chegará ao bairro de Nenê (Marieta Severo) e Lineu (Marco Nanini) para chantagear e fazer exigências fora da legalidade aos comerciantes, que acumulam dívidas e multas atrasadas. Vale lembrar que o humorístico do canal carioca está em sua última temporada e sairá permanentemente do ar em 2014.

Estamos começando uma nova jornada, muitos leitores já nos conhecem, outros passarão a nos acompanhar a partir de hoje. Tenham uma boa leitura! Quem nasceu hoje Não teme as mudanças, seja de ordem profissional ou familiar. Nunca deixa um trabalho ou projeto inacabado. É uma pessoa com facilidade para o comando. Terá diversos amigos por ser fiel e companheiro. Arrojado e confiante. Alerta Os leoninos passam o dia no alerta, e os astros indicam a rotina como melhor caminho enquanto estiver nesta fase negativa. Não entre em discussões, principalmente no campo de trabalho. No amor, procure ser menos possessivo.

Exposição

A volta ao mundo de Alexis Radoux A viagem de dois anos ao redor do mundo feita por Alexis Radoux e registrada em fotografias ganha exposição na Fnac Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), a partir desta segunda-feira (7 de março), às 19h. As imagens de “Encontrado

Televisão

SBT afasta Rachel Sheherazade de telejornal

Record interrompe produção de minissérie Anunciada para ser exibida antes das eleições, a minissérie “Plano Alto” ainda não começou a ser produzida na Record por problemas na escalação de elenco. Os primeiros 15 capítulos foram entregues à emissora em março. Contudo, a direção do canal dos bispos continua buscando atores para atuar na trama. O problema, aliás, não atingiu apenas o seriado. A Record ainda está tentando estudar como executar as novelas “Vitória” e “Os Dez Mandamentos”. O folhetim bíblico também foi adiado do final do ano para o começo de 2014 por falta de casting.

BOM DIA ASTRAL – Dirce Alves

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Alexis Radoux

fotos: Divulgação

Sensual

O filme acompanha os heróis em uma batalha pessoal. A equipe é reunida quando o Sr. Church (Bruce Willis) convoca Os Mercenários para assumirem um trabalho aparentemente simples. A tarefa parece dinheiro fácil para Barney e seu bando de guerreiros experientes. Mas quando as coisas dão erradas e um deles é violentamente assassinado, a equipe é forçada a buscar vingança em um território hostil, onde as probabilidades estão contra eles.

CULTURA&LAZER

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Depois de ignorar as críticas que Rachel Sheherazade (foto) vinha recebendo por conta de suas declarações polêmicas no “Jornal do SBT”, a emissora da Anhanguera decidiu tirá-la do ar. Pelo menos temporariamente. Contudo, o canal de Silvio Santos não confirma a informação e alega que a profissional está apenas de férias. A âncora do noticiário, entretanto, já tirou seu período de descanso este ano. Em janeiro, Rachel viajou de férias para Paris, na França. Oficialmente, o canal da Anhanguera garantiu que a moça volta ao trabalho no próximo dia 14.Vale lembrar que no fim de março a própria jornalista afirmou que seus dias na TV estavam ‘contados’. Por causa de Sheherazade, o SBT está sendo investigado pela Procuradoria Geral da República, sob acusação de apologia ao crime.

bomdiaastral@bomdiaastral.com.br

Áries 20/3 a 20/4

Leão 22/7 a 22/8

Sagitário 22/11 a 21/12

Os raios solares atingem harmoniosamente o seu signo e amanhã Mercúrio, se juntará, anunciando um período para você romper a rotina. Dia de Compras e acertos domésticos. Dê apoio ao seu amor. Trabalho com mudanças. C. 557 M. 8321

Você se encontra de alerta e convém não forçar a barra com a família. Contenha os seus ímpetos. A Lua indica rotina e pensamentos positivos. Não discuta com seu amor. Evite cigarro, bebidas alcoólicas. C. 074 M. 6543

Otimismo e alegria são suas marcas, e sua companhia será agradável. Não deixe nada pendente no trabalho ou negócios. Clima de tranquilidade nas finanças. Tente em jogos e loterias. Sentimentos refinados no amor. C. 602 M. 1135

Touro 21/4 a 20/5

Virgem 23/8 a 22/9

Capricórnio 22/12 a 21/1

Segunda-feira em que você se sente mais tranquilo em relação ao trabalho. Organize as mudanças que pretende realizar e em pouco tempo terá mais dinheiro. Felicidade completa com seu amor. Novos amigos. C. 108 M. 7450

Vênus e Netuno estão no seu signo oposto ao lado de Mercúrio, o que provoca uma tendência a se iludir, ser enganado e tomar decisões de caráter emocional, que podem fazer se arrepender. Aceite conselhos, nos negócios. Amor com paixão. C. 926 M. 3087

Dia para acertar negócio imobiliário, compra, venda, reforma ou administração. Altíssimo astral no setor financeiro. Preocupação com familiares. Boa sorte na vida afetiva. Organismo perfeito. C. 731 M. 5782

Gêmeos 21/5 a 20/6

Libra 23/9 a 22/10

Aquário 22/1 a 18/02

No campo material vê alternarem-se diversas possibilidades, não apenas nas suas fontes de renda, mas também em termos de emprego ou função. Dia para compras, recebimentos e acertos domésticos. Colabore com seu amor. C. 840 M. 2914

Dia em que as mudanças em seu trabalho acontecem com facilidade. Disposição para organizar o seu lar. Imaginação solta no amor. Boa saúde. Chances para uma sociedade ou parceria. Nativos de Peixes e Gêmeos trazem apoio. C. 296 M. 9473

Renovação de ideias busque um novo emprego, negócio ou inicie um curso profissionalizante. Mais simpático você terá muitos amigos ajudando. Clima tranquilo com seu amor. Coma mais peixe. C. 465 M. 7659

Câncer 21/6 a 21/7

Escorpião 23/10 a 21/11

Peixes 19/2 a 19/03

A Lua está em seu signo e você se sente mais seguro e, vê resultados positivos das investidas financeiras. Colabore com a família. Ouça o seu interior e reze mais. Saúde ótima. Bom dia para compras pessoais. C. 493 M. 0268

O Sol expande e cria em sua casa da colaboração e Saturno, no seu signo chama traz mais responsabilidade. Então, você vê os horizontes se abrindo tanto no trabalho como nos negócios. Solução de antigos problemas. Alegrias no amor. C. 312 M. 4691

No setor material você é um privilegiado e assim as finanças crescem e as contas são saldadas. O ser amado quer participar mais de sua vida. Novidades na família. Tente em jogos e loterias. C. 189 M. 2806

no Caminho” retratam esta experiência única, passando por clássicos locais turísticos como Japão, Inglaterra e França até países inusitados como Namíbia, Malaui e El Salvador. A exposição tem entrada gratuita. Informações: [agendafnac. com.br].

17

Novelas

Em Campos do Jordão

Ticiane Pinheiro e César Tralli passam fim de semana romântico

Malhação - Globo 17h18

Reprodução Instagram

8

Sofia finge consolar Ben pelo péssimo resultado no simulado, e ele afirma que não voltará para os Estados Unidos. Anita comenta com Julia que irá à casa de Maura procurar o celular de Antônio. Zelândia é criticada pelas vizinhas da Barra da Tijuca, Maura a defende e decide levá-la para dar uma volta em Ipanema. Virgílio aconselha Paulino sobre paixão, sem saber que o alvo do rapaz é Bárbara. Flaviana lamenta a ausência de sua mãe.

Globo

Viviane Araújo passará por transformação para ‘Falso Brilhante’

Meu Pedacinho de Chão - Globo 18h25

Professora Juliana chega à Vila de Santa Fé. Pedro Falcão, Padre Santo e o Prefeito de Antas vão falar com o Coronel Epaminondas sobre a inauguração da primeira escola do vilarejo e ele é terminantemente contra. Dona Tê repreende sua filha Gina por querer enfrentar o Coronel. Pedro Falcão desafia o Coronel Epaminondas e insiste na inauguração da escola.

Agnews

Após acertar participação na nova novela de Aguinaldo Silva na Globo, “Falso Brilhante”, Viviane Araújo precisará passar por algumas preparações. Nos próximos dias, a atriz terá de fazer testes para escolher cabelo, maquiagem e figurinos ideais para sua personagem, que ainda não teve maiores detalhes revelados. A transformação, aliás, será feita também para que a imagem de ex-participante de ‘A Fazenda’, da Record, seja desvinculada de vez da moça e ela fique a ‘cara’ do canal carioca.

O novo casal queridinho da TV já está até viajando junto. Ticiane Pinheiro publicou uma foto com o novo amado, César Tralli, em Campos do Jordão, interior paulista. “Vida,

‘love’, paz, sintonia, cumplicidade”, escreveu a apaixonada apresentadora. O casal combinou até nos looks: os dois vestiram combinações de branco e preto.

Em casa

Carlos Alberto de Nóbrega recebe alta

Além do Horizonte - Globo 19h

LC é irônico com Fátima. Priscila acredita que conseguiu engravidar. LC manda prender Vó Tita e avisa a Rafa e Fátima que quer a fórmula de Marlon. Inês confessa para Álvaro seu caso com Jorge. Rafa e Fátima se negam a entregar a fórmula para LC. Álvaro enfrenta Jorge. Fátima pede para Nilson chamar Kléber para ajudá-la. LC encontra o dossiê de Ana Rosa.

SBT

Em Família - Globo 21h

Shirley e Laerte conversam na beira da piscina e acabam se beijando. Verônica tenta convencer Selma a fazer um check-up. Clara leva café na cama para Cadu. Helena acorda no meio da noite e se surpreende ao ver Luiza tocando flauta. Helena tenta arrancara a flauta de Luiza. Elas discutem. Luiza diz a Virgílio que está procurando um apartamento para morar com Alice.

Adriana Birolli terá dois papeis em nova novela de Aguinaldo Silva TV Globo

Aguinaldo Silva é mesmo fã de Adriana Birolli (foto), tanto que reservou dois papeis para a atriz em Falso Brilhante, nova novela das 9 da TV Globo. Segundo o jornal Diário de S. Paulo, Adriana aparece já nos primeiros capítulos da trama como a fase jovem da personagem de Lilia Cabral, e segue até o final do folhetim, quando deve fazer outro personagem. As cenas iniciais da novela serão gravadas na Suíça. A produção começa no final deste mês. A novela estreia no segundo semestre.

Carlos Alberto de Nóbrega (foto) recebeu alta médica no último sábado (5), depois de ter sido submetido a uma intervenção no coração. O humorista passou por um cateterismo para desobstrução de

uma veia, na semana passada, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O problema foi detectado durante um exame de rotina. Segundo a assessoria do SBT, o procedimento foi um sucesso.

Pecado Mortal - Record 22h15

Patrícia diz para Carlão que não tem interesses em Lupércio. Carlão finge não se importar e deixa Patrícia decepcionada. Ele mente para Tufik e diz que não tem mais interesses em Patrícia, garantindo que bicheiro não faça nada contra ela. Picasso é brutalmente agredido por Veludo e Barbosa e vai para hospital. Patrícia se lamenta para Helena e diz que perdeu a chance de reconciliar-se com Carlão.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


CULTURA & LAZER

Filmes de hoje TV ABERTA

Os Mercenários 2 (Globo, 22h20)

TV PAGA Deus é Brasileiro (Sony, 18h) Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus resolve tirar férias em estrelas distantes. Mas para ter folga, Ele precisa encontrar um santo que se ocupe de Suas obrigações durante a sua ausência. Deus resolve escolher o substituto no Brasil, país religioso que nunca teve um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia no País será Taoca, esperto borracheiro e pescador que vê uma oportunidade para resolver seus problemas. Junta-se a eles a solitária Madá e a aventura começa. Das Alagoas ao interior do Tocantins, do litoral ao sertão, Deus, Taoca e Madá vivem muitas aventuras para encontrar um santo brasileiro.

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Gaby Fontenelle é a nova estrela da ‘Playboy’ A bailarina Gaby Fontenelle (fotos), que ficou conhecida como “Gaby Potência” após participar do quadro Esposa de Aluguel, do programa O Melhor do Brasil, é a estrela principal da edição de abril da revista Playboy. O ensaio poderá ser visto na íntegra à partir desta terça-feira (8), dia em que a revista chega às bancas de todo o Brasil.

Série

Bruno Mazzeo dá vida a fiscal corrupto em ‘A Grande Família’ TV Globo

Bruno Mazzeo (foto) dará o ar da graça em ‘A Grande Família’. Na série, que volta à grade da TV Globo este mês, o artista viverá Silveira, um fiscal corrupto. O jovem chegará ao bairro de Nenê (Marieta Severo) e Lineu (Marco Nanini) para chantagear e fazer exigências fora da legalidade aos comerciantes, que acumulam dívidas e multas atrasadas. Vale lembrar que o humorístico do canal carioca está em sua última temporada e sairá permanentemente do ar em 2014.

Estamos começando uma nova jornada, muitos leitores já nos conhecem, outros passarão a nos acompanhar a partir de hoje. Tenham uma boa leitura! Quem nasceu hoje Não teme as mudanças, seja de ordem profissional ou familiar. Nunca deixa um trabalho ou projeto inacabado. É uma pessoa com facilidade para o comando. Terá diversos amigos por ser fiel e companheiro. Arrojado e confiante. Alerta Os leoninos passam o dia no alerta, e os astros indicam a rotina como melhor caminho enquanto estiver nesta fase negativa. Não entre em discussões, principalmente no campo de trabalho. No amor, procure ser menos possessivo.

Exposição

A volta ao mundo de Alexis Radoux A viagem de dois anos ao redor do mundo feita por Alexis Radoux e registrada em fotografias ganha exposição na Fnac Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), a partir desta segunda-feira (7 de março), às 19h. As imagens de “Encontrado

Televisão

SBT afasta Rachel Sheherazade de telejornal

Record interrompe produção de minissérie Anunciada para ser exibida antes das eleições, a minissérie “Plano Alto” ainda não começou a ser produzida na Record por problemas na escalação de elenco. Os primeiros 15 capítulos foram entregues à emissora em março. Contudo, a direção do canal dos bispos continua buscando atores para atuar na trama. O problema, aliás, não atingiu apenas o seriado. A Record ainda está tentando estudar como executar as novelas “Vitória” e “Os Dez Mandamentos”. O folhetim bíblico também foi adiado do final do ano para o começo de 2014 por falta de casting.

BOM DIA ASTRAL – Dirce Alves

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Alexis Radoux

fotos: Divulgação

Sensual

O filme acompanha os heróis em uma batalha pessoal. A equipe é reunida quando o Sr. Church (Bruce Willis) convoca Os Mercenários para assumirem um trabalho aparentemente simples. A tarefa parece dinheiro fácil para Barney e seu bando de guerreiros experientes. Mas quando as coisas dão erradas e um deles é violentamente assassinado, a equipe é forçada a buscar vingança em um território hostil, onde as probabilidades estão contra eles.

CULTURA&LAZER

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Depois de ignorar as críticas que Rachel Sheherazade (foto) vinha recebendo por conta de suas declarações polêmicas no “Jornal do SBT”, a emissora da Anhanguera decidiu tirá-la do ar. Pelo menos temporariamente. Contudo, o canal de Silvio Santos não confirma a informação e alega que a profissional está apenas de férias. A âncora do noticiário, entretanto, já tirou seu período de descanso este ano. Em janeiro, Rachel viajou de férias para Paris, na França. Oficialmente, o canal da Anhanguera garantiu que a moça volta ao trabalho no próximo dia 14.Vale lembrar que no fim de março a própria jornalista afirmou que seus dias na TV estavam ‘contados’. Por causa de Sheherazade, o SBT está sendo investigado pela Procuradoria Geral da República, sob acusação de apologia ao crime.

bomdiaastral@bomdiaastral.com.br

Áries 20/3 a 20/4

Leão 22/7 a 22/8

Sagitário 22/11 a 21/12

Os raios solares atingem harmoniosamente o seu signo e amanhã Mercúrio, se juntará, anunciando um período para você romper a rotina. Dia de Compras e acertos domésticos. Dê apoio ao seu amor. Trabalho com mudanças. C. 557 M. 8321

Você se encontra de alerta e convém não forçar a barra com a família. Contenha os seus ímpetos. A Lua indica rotina e pensamentos positivos. Não discuta com seu amor. Evite cigarro, bebidas alcoólicas. C. 074 M. 6543

Otimismo e alegria são suas marcas, e sua companhia será agradável. Não deixe nada pendente no trabalho ou negócios. Clima de tranquilidade nas finanças. Tente em jogos e loterias. Sentimentos refinados no amor. C. 602 M. 1135

Touro 21/4 a 20/5

Virgem 23/8 a 22/9

Capricórnio 22/12 a 21/1

Segunda-feira em que você se sente mais tranquilo em relação ao trabalho. Organize as mudanças que pretende realizar e em pouco tempo terá mais dinheiro. Felicidade completa com seu amor. Novos amigos. C. 108 M. 7450

Vênus e Netuno estão no seu signo oposto ao lado de Mercúrio, o que provoca uma tendência a se iludir, ser enganado e tomar decisões de caráter emocional, que podem fazer se arrepender. Aceite conselhos, nos negócios. Amor com paixão. C. 926 M. 3087

Dia para acertar negócio imobiliário, compra, venda, reforma ou administração. Altíssimo astral no setor financeiro. Preocupação com familiares. Boa sorte na vida afetiva. Organismo perfeito. C. 731 M. 5782

Gêmeos 21/5 a 20/6

Libra 23/9 a 22/10

Aquário 22/1 a 18/02

No campo material vê alternarem-se diversas possibilidades, não apenas nas suas fontes de renda, mas também em termos de emprego ou função. Dia para compras, recebimentos e acertos domésticos. Colabore com seu amor. C. 840 M. 2914

Dia em que as mudanças em seu trabalho acontecem com facilidade. Disposição para organizar o seu lar. Imaginação solta no amor. Boa saúde. Chances para uma sociedade ou parceria. Nativos de Peixes e Gêmeos trazem apoio. C. 296 M. 9473

Renovação de ideias busque um novo emprego, negócio ou inicie um curso profissionalizante. Mais simpático você terá muitos amigos ajudando. Clima tranquilo com seu amor. Coma mais peixe. C. 465 M. 7659

Câncer 21/6 a 21/7

Escorpião 23/10 a 21/11

Peixes 19/2 a 19/03

A Lua está em seu signo e você se sente mais seguro e, vê resultados positivos das investidas financeiras. Colabore com a família. Ouça o seu interior e reze mais. Saúde ótima. Bom dia para compras pessoais. C. 493 M. 0268

O Sol expande e cria em sua casa da colaboração e Saturno, no seu signo chama traz mais responsabilidade. Então, você vê os horizontes se abrindo tanto no trabalho como nos negócios. Solução de antigos problemas. Alegrias no amor. C. 312 M. 4691

No setor material você é um privilegiado e assim as finanças crescem e as contas são saldadas. O ser amado quer participar mais de sua vida. Novidades na família. Tente em jogos e loterias. C. 189 M. 2806

no Caminho” retratam esta experiência única, passando por clássicos locais turísticos como Japão, Inglaterra e França até países inusitados como Namíbia, Malaui e El Salvador. A exposição tem entrada gratuita. Informações: [agendafnac. com.br].

17

Novelas

Em Campos do Jordão

Ticiane Pinheiro e César Tralli passam fim de semana romântico

Malhação - Globo 17h18

Reprodução Instagram

8

Sofia finge consolar Ben pelo péssimo resultado no simulado, e ele afirma que não voltará para os Estados Unidos. Anita comenta com Julia que irá à casa de Maura procurar o celular de Antônio. Zelândia é criticada pelas vizinhas da Barra da Tijuca, Maura a defende e decide levá-la para dar uma volta em Ipanema. Virgílio aconselha Paulino sobre paixão, sem saber que o alvo do rapaz é Bárbara. Flaviana lamenta a ausência de sua mãe.

Globo

Viviane Araújo passará por transformação para ‘Falso Brilhante’

Meu Pedacinho de Chão - Globo 18h25

Professora Juliana chega à Vila de Santa Fé. Pedro Falcão, Padre Santo e o Prefeito de Antas vão falar com o Coronel Epaminondas sobre a inauguração da primeira escola do vilarejo e ele é terminantemente contra. Dona Tê repreende sua filha Gina por querer enfrentar o Coronel. Pedro Falcão desafia o Coronel Epaminondas e insiste na inauguração da escola.

Agnews

Após acertar participação na nova novela de Aguinaldo Silva na Globo, “Falso Brilhante”, Viviane Araújo precisará passar por algumas preparações. Nos próximos dias, a atriz terá de fazer testes para escolher cabelo, maquiagem e figurinos ideais para sua personagem, que ainda não teve maiores detalhes revelados. A transformação, aliás, será feita também para que a imagem de ex-participante de ‘A Fazenda’, da Record, seja desvinculada de vez da moça e ela fique a ‘cara’ do canal carioca.

O novo casal queridinho da TV já está até viajando junto. Ticiane Pinheiro publicou uma foto com o novo amado, César Tralli, em Campos do Jordão, interior paulista. “Vida,

‘love’, paz, sintonia, cumplicidade”, escreveu a apaixonada apresentadora. O casal combinou até nos looks: os dois vestiram combinações de branco e preto.

Em casa

Carlos Alberto de Nóbrega recebe alta

Além do Horizonte - Globo 19h

LC é irônico com Fátima. Priscila acredita que conseguiu engravidar. LC manda prender Vó Tita e avisa a Rafa e Fátima que quer a fórmula de Marlon. Inês confessa para Álvaro seu caso com Jorge. Rafa e Fátima se negam a entregar a fórmula para LC. Álvaro enfrenta Jorge. Fátima pede para Nilson chamar Kléber para ajudá-la. LC encontra o dossiê de Ana Rosa.

SBT

Em Família - Globo 21h

Shirley e Laerte conversam na beira da piscina e acabam se beijando. Verônica tenta convencer Selma a fazer um check-up. Clara leva café na cama para Cadu. Helena acorda no meio da noite e se surpreende ao ver Luiza tocando flauta. Helena tenta arrancara a flauta de Luiza. Elas discutem. Luiza diz a Virgílio que está procurando um apartamento para morar com Alice.

Adriana Birolli terá dois papeis em nova novela de Aguinaldo Silva TV Globo

Aguinaldo Silva é mesmo fã de Adriana Birolli (foto), tanto que reservou dois papeis para a atriz em Falso Brilhante, nova novela das 9 da TV Globo. Segundo o jornal Diário de S. Paulo, Adriana aparece já nos primeiros capítulos da trama como a fase jovem da personagem de Lilia Cabral, e segue até o final do folhetim, quando deve fazer outro personagem. As cenas iniciais da novela serão gravadas na Suíça. A produção começa no final deste mês. A novela estreia no segundo semestre.

Carlos Alberto de Nóbrega (foto) recebeu alta médica no último sábado (5), depois de ter sido submetido a uma intervenção no coração. O humorista passou por um cateterismo para desobstrução de

uma veia, na semana passada, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O problema foi detectado durante um exame de rotina. Segundo a assessoria do SBT, o procedimento foi um sucesso.

Pecado Mortal - Record 22h15

Patrícia diz para Carlão que não tem interesses em Lupércio. Carlão finge não se importar e deixa Patrícia decepcionada. Ele mente para Tufik e diz que não tem mais interesses em Patrícia, garantindo que bicheiro não faça nada contra ela. Picasso é brutalmente agredido por Veludo e Barbosa e vai para hospital. Patrícia se lamenta para Helena e diz que perdeu a chance de reconciliar-se com Carlão.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


18

GERAL

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Inscrições para vestibular da UEM começam hoje

Reprodução

Candidatos podem se inscrever até o dia 23 de abril, pelo site A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Estado, abre nesta segunda-feira as inscrições para o Vestibular de Inverno da instituição. Os candidatos têm até 23 de abril para se inscrever, exclusivamente pelo site da universidade. O valor da inscrição é de R$ 110. O pagamento pode ser feito até 25 de abril, por meio de boleto bancário. Desta vez, ao contrário de anos anteriores, não será necessário enviar ficha de inscrição para a UEM. A universidade disponibilizará compu-

Divulgação

Alzira montou museu para homenagear irmão

Professora cria primeiro museu de União da Vitória

Inscrição para o vestibular da Universidade de Maringá custa R$ 110

tadores com internet e impressora na Central de Inscrições, que funcio-

nará no campus sede da UEM. O horário liberado para o uso das máqui-

nas é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O primeiro museu de União da Vitória, na região sul do Estado, está sendo construído por uma professora aposentada da cidade. A obra começou há três anos e ficará pronta até o fim de maio, segundo a Secretaria Municipal de Cultura. Alzira Domingues conta que o Museu Histórico Professor Aniz Domingos é uma homenagem ao irmão. “Ele era um professor

Dayane Lipinski

de História exemplar e um apaixonado pela cidade”, afirmou Alzira. O Governo do Estado presta assessoria para a montagem do museu, e a Prefeitura de União da Vitória cedeu o terreno. Entretanto, a obra é custeada pela professora, que também acompanha de perto a organização do acervo. A maior parte das cerca de mil peças que ficarão em exposição foi doada por moradores.

Reprodução

Estudante de 19 anos morre de parada cardíaca

Lixo acumulado causa mau cheiro, que invade casas próximas

Pedaços de caixões em frente a cemitério incomodam moradores Moradores que residem nas proximidades do Cemitério São João Batista, em Ponta Grossa, estão incomodados com a falta de higiene no entorno do local. Entre os materiais abandonados na calçada e em trechos das ruas que cercam o cemitério estão pedaços de caixão, restos de construção civil e lixo doméstico. EDITORA CORREIO PARANAENSE

“Quando venta demais, o odor fica insuportável e ainda entra nas nossas casas”, conta Lila Lipinski, moradora das imediações. A dona de casa afirma que procurou um funcionário do cemitério para cobrar a limpeza do lugar. “Ele me disse que o caminhão da prefeitura, responsável pelo serviço, está quebrado”, relatou.

O estudante Mario Luigi Codecco Moreira, de 19 anos, morreu no sábado ao sofrer uma parada cardíaca na quadra de esportes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Medianeira. Segundo o diretor da instituição, Flávio Feix Bauli, o rapaz passou mal ao se abaixar para pegar uma bola que seria entregue a amigos que disputavam uma partida de futsal.

Segundo Bauli, os amigos acionaram o Samu, que reanimou o estudante no local e o levou até o Hospital Nossa Senhora da Luz. Lá, segundo a equipe médica, Mario teve outra parada cardíaca e morreu. A família do rapaz, que é de São Paulo, disse que Mario tinha problemas cardíacos desde bebê, e por ordem médica não praticava esporte. Arquivo pessoal

Segundo a família, rapaz tinha problemas cardíacos desde bebê

Cigarro que lotava o carro seria levado para Laranjeiras do Sul

Índios ajudam polícia a prender contrabandista de cigarros paraguaios A Polícia Militar de Nova Laranjeiras, na região central do Estado, apreendeu 16 mil carteiras de cigarro contrabandeadas em uma aldeia indígena neste final de semana. O motorista estava sendo perseguido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando entrou no local para tentar despistar os policiais.

Entretanto, depois de quase atropelar alguns índios, o carro foi cercado e imobilizado pelos moradores da aldeia. Eles ligaram para a PM, que levou o rapaz de 20 anos preso. O motorista informou à polícia que levaria a mercadoria de Foz do Iguaçu para Laranjeiras do Sul. Segundo a PM, as placas do carro eram clonadas.


CIDADE

esportes

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

“No braço”, Hamilton vence GP emocionante no Bahrein

19 Vicar

Massa faz largada perfeita, mas safety car no fim da prova atrapalhou Numa das corridas mais emocionantes da Fórmula 1 nos últimos tempos, a estrela de Lewis Hamilton brilhou mais forte neste domingo, no GP do Bahrein. Ainda na largada o britânico tomou a liderança do companheiro Nico Rosberg, com quem travou duelos fortes ao longo da prova, e mostrou qualidade no fim, ao segurar Rosberg “no braço”, mesmo com pneus mais lentos. Sergio Pérez, da Force India, fechou o pódio. Depois de uma largada brilhante, em que saltou da sétima para a

AFP

Pedro Piquet comemora: vitória dupla em estreia na Fórmula 3

Filho de Piquet e neto de Fittipaldi brilham

Entrada do safety car no final da prova atrapalhou estratégia de Massa, que terminou a prova em sétimo

terceira colocação, o brasileiro Felipe Massa fez uma corrida consistente. Mas, a 16 voltas do fim, um acidente obrigou

a entrada do carro de segurança na pista. “A largada foi impecável, o ritmo de corrida era bom, mas a entrada do

Tênis

Rony Jason enfrentará Peralta no TUF Finale AFP

Rogerinho comemora: Brasil está de volta ao Grupo Mundial

trabalhamos bastante para chegar bem e nos unimos ainda mais. Um ajudou o outro, e sair com a vitória hoje foi

muito emocionante. Estou muito feliz”, disse Rogerinho, que ocupa a 157ª posição no ranking mundial da ATP.

Rony Jason já sabe quando vai voltar a lutar no octógono da principal organização de MMA do mundo. O cearense terá Robbie Peralta como adversário no dia 31 de maio, em São Paulo, durante o TUF Brasil 3 Finale. Será a sexta aparição de Jason no Ultimate, todas elas no Brasil e sempre em cidades diferentes. Campeão do TUF Brasil 1, Rony Jason estreou no Ultimate derrotando Godofredo Pepey na final do reality show. Depois,

Schumacher responde vozes, diz mídia europeia Dias depois de a porta-voz de Michael Schumacher informar que o quadro do heptacampeão mundial de Fórmula 1 vem mostrando uma lenta evolução, a imprensa euroEDITORA CORREIO PARANAENSE

peia divulgou novos avanços na situação do ex-piloto. Segundo os jornais “Gazzetta dello Sport” (Itália) e Bild (Alemanha), ele está fazendo contato visual e respondendo

bicampeão mundial Emerson, também venceu sua corrida de estreia na Fórmula Renault BARC, edição britânica do campeonato de monopostos da montadora francesa. No circuito de Rockingham, na Inglaterra, Pietro largou em segundo e recebeu a bandeirada com 5s5 de vantagem sobre o segundo colocado, Piers Hickin.Com o resultado, ele lidera o campeonato.

UFC

Brasil bate Equador e vai aos playoffs da Davis Com uma vitória por três sets a um contra o equatoriano Emilio Gómez, o brasileiro Rogério Dutra Silva garantiu neste domingo a classificação do Brasil para os playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis de Tênis, que serão disputados em setembro. Na série melhor de cinco jogos contra o Equador, o Brasil venceu por 3 a 1. “A vitória foi muito boa, foi de toda a equipe. A gente chegou muito unido aqui,

safety car destruiu a nossa estratégia”, lamentou o brasileiro, que cruzou a linha de chegada na sétima colocação.

O final de semana de automobilismo pelo mundo teve brasileiros com sobrenomes famosos subindo ao lugar mais alto do pódio. Filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, Pedro Piquet, de 15 anos, estreou na Fórmula 3 Brasil vencendo as provas de sábado e domingo, e de quebra chegou à liderança da competição. Já Pietro Fittipaldi, de 17 anos, neto do

às vozes. Amigo da família e ex-piloto de F1, Jean Alesi visitou Schumacher no hospital e se mostrou otimista sobre o futuro do ex-piloto, pelo menos neste

momento. “Durante toda a minha visita, percebi que algo estava começando a mudar para melhor. Senti a família um pouco aliviada”, disse Alesi à revista “SpeedWeek”.

Ivan Raupp

Jason acumula quatro vitórias e uma derrota no UFC

superou Sam Sicilia e Mike Wilkison antes de conhecer sua primeira e até agora única derrota na organização, para Je-

remey Stephens. No mês passado, Jason se recuperou derrotando Steven Silver no UFC: Shogun x Henderson, em Natal. Reprodução

Schumacher: contato visual e resposta a vozes


20

ESPORTES

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Ricardo Drubscky assume o Paraná Clube

Com Adriano e Manoel, Atlético já está na Bolívia Com o atacante Adriano Imperador e o zagueiro Manoel na delegação, o Atlético Paranaense desembarcou neste domingo em Santa Cruz de la Sierra. Na terça-feira, os rubronegros decidem a classificação à próxima fase da Copa Libertadores da América contra o The Strongest, a partir das 19h45, no Estádio Hernando Siles, em La Paz. A preparação final para o confronto será feita em Santa Cruz, que fica 420 metros acima do nível do mar. Para poupar os jogadores dos efeitos da altitude de La Paz (3.660

Divulgação

Na terça-feira, Furacão decide classificação na Libertadores

Delegação atleticana já está na Bolívia, mas segue para La Paz poucas horas antes do jogo, na terça

metros acima do nível do mar), a delegação chega à capital boliviana cerca de três horas antes da partida, em

avião fretado. Sem Fran Mérida e Bruno Mendes, o Furacão deve entrar em campo com Weverton;

Ricardo Conceição fecha com a Chapecoense O volante Ricardo Conceição não é mais jogador do Paraná Clube. Após dois anos vestindo as cores do Tricolor, o jogador assinou contrato com a Chapecoense, para a disputa da série A do Brasileirão. Com problemas financeiros, o Paraná não conseguiu cobrir a proposta dos catarinenses e foi obrigado a abrir mão do seu camisa oito.

Divulgação

Conceição: “Recebi uma proposta muito boa”

Sueliton, Manoel, Cleberson e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias e Mirabaje; Marcelo, Crislan (Adriano) e Éderson.

Finalmente o mistério acabou no Paraná Clube. O clube anunciou a contratação de Ricardo Drubscky para comandar o Tricolor na Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. Drubscky substitui Milton Mendes, que deixou o Tricolor após a eliminação no Campeonato Paranaense, e será apresentado nesta segunda-feira. Drubscky comandou o Atlético Paranaense em 2012, e mesmo tendo sido responsável pelo acesso do time para a Série A do Brasileirão, foi demitido no início de 2013. “É uma honra estar à frente do Paraná Clube, um grande time que enfrenta dificuldades e, por isso, temos a

Divulgação

Drubscky estreia diante do São Bernardo, na Copa do Brasil

oportunidade de alavancá-lo novamente ao cenário do futebol nacional”, disse Drubscky, que estreia contra o São Bernardo, pela Copa do Brasil.

Obras em frente à Arena da Baixada seguem aceleradas

“Recebi uma proposta muito boa e o Paraná infelizmente não conseguiu cobrir. Eles não queriam que eu saísse, mas devido aos problemas que o clube vive, unimos o útil ao agradável. Além de eu sentir que já era minha hora de deixar o clube e viver novas experiências e desafios”, afirmou Ricardo Conceição.

Fernando Freire

Obras na Praça Afonso Botelho estão adiantadas e devem ser concluídas ainda em abril

A pouco mais de dois meses da Copa do Mundo de 2014, as obras na área externa da Arena da Baixada avançam com rapidez. Os destaques dos últimos dias foram para a área em frente ao estádio (Rua Buenos Aires e Praça Afonso BoteEDITORA CORREIO PARANAENSE

lho) e para o prédio da imprensa, na Rua Brasílio Itiberê, que devem ficar prontos até o final de abril. A Rua Buenos Aires será a principal entrada da Arena da Baixada, com acesso pela Avenida Getúlio Vargas e pela Rua Brasílio Itiberê.

O local, porém, ainda recebe alguns ajustes. A Praça Afonso Botelho, também fechada durante a reabertura do estádio, é outra área ainda em obras. Nela, ficarão estandes de patrocinadores, catracas de acesso e área de integração ao estádio.


esporteS policial

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

21

AE

Josias Lacour

Jogão, digno de decisão

Partida no Estádio do Café foi muito equilibrada e deixou aberta a disputa do título paranaense de 2014

Londrina e Maringá empatam o primeiro jogo da decisão Com casa cheia, Clássico do Café terminou com placar de 2 a 2 Com casa cheia, Londrina e Maringá fizeram um grande Clássico do Café neste domingo, na primeira partida da decisão do Campeonato Paranaense. O equilíbrio entre as duas equipes

prevaleceu até mesmo no placar, um empate por 2 a 2 que deve assegurar outro grande duelo na partida de volta, domingo que vem, em Maringá. O Tubarão deixou o

Estádio do Café com um gosto amargo, já que esteve à frente no placar por duas vezes, com gols de Joel e Celsinho. Já a Zebra saiu mais satisfeita por ter mostrado poder de

reação – Gabriel Barcos e Baiano garantiram o empate – e também porque precisa de uma vitória simples para comemorar o título diante do seu torcedor, no Estádio Willie Davids.

Tubarão lamenta empate, mas mantém otimismo O Londrina ficou com a vitórias nas mãos em dois momentos do jogo contra o Maringá, na tarde deste domingo, no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense de 2014. Mas a equipe não segurou a vantagem e só empatou por 2 a 2, o que levou os jogadores a lamentar. O Tubarão, porém, mantém a esperança no título.

O zagueiro Gilvan falou que o confronto está aberto e mostrou confiança para o jogo do próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Willie Davids. “O empate deixa o confronto aberto, e nós podemos ganhar lá”, afirmou. Já o atacante Joel, autor do primeiro gol, garantiu que não tem nada perdido. “Tem o jogo de volta ainda”, disse Joel.

Reprodução

Divulgação

Misael veio do Grêmio

O Maringá, dessa vez, não se abateu. Sentindo que tinha condições para igualarse novamente no marcador, foi atrás. Chegou ao empate em um lance no qual a defensiva londrinense bateu cabeça. Foram quatro gols e muitas jogadas bem trabalhadas, lances que provocaram fortes emoções nos torcedores dos dois times de melhor performance no Paranaense 2014. Os treinadores trabalharam bastante e tentaram de tudo para assegurar a vitória. Não conseguiram. Os quase 30 mil torcedores que viram, do estádio, o primeiro jogo decisivo do certame estadual de 2014, saíram satisfeitos. Perceberam que a chegada de Londrina e Maringá à decisão não foi obra do acaso. Ao contrário, os dois times estão jogando bem, apresentando futebol de boa qualidade. O campeão será conhecido apenas no próximo domingo, em Maringá. Fica a certeza que, se repetirem o apresentado em Londrina, os finalistas deverão proporcionar mais um jogão de bola, digno de decisão.

Joel, atacante do Londrina: “Tem o jogo de volta ainda”

Coxa confirma contratação de Misael O Coritiba confirmou a contratação de mais um reforço para o restante da temporada 2014. Trata-se do volante Misael Bueno, de 19 anos, que veio do Grêmio. Ainda buscando uma evolução dentro de sua carreira, Misael sabe da responsabilidade de vestir a camisa coxa-branca e espera aos poucos mostrar seu valor pelo Verdão. “O objetivo de todo

O Estádio do Café estava lotado. Em suas arquibancadas, um show da galera londrinense, pintando de azul todos os espaços a ela destinados. Os torcedores maringaenses chegaram em cima da hora, mas ainda em tempo de acompanhar os primeiros movimentos de um jogão de bola. Em campo, duas equipes bem estruturadas, com estratégias bem elaboradas e com jogadores se empenhando ao máximo. Nem o forte calor, com temperatura superior a 30 graus em pleno outono, diminuiu o ritmo acelerado do tempo inicial. O Londrina largou na frente, depois de o Maringá ter desperdiçado duas grandes oportunidades de marcar. A equipe da Cidade Canção abateuse um pouco com o revés inicial. Com o passar do tempo, recuperou-se, foi para cima e chegou ao empate ainda na etapa inicial do primeiro jogo decisivo do Estadual. No segundo tempo, o Londrina voltou mais encorpado. Dominou as ações até os 15 minutos, quando inclusive saltou uma vez mais à frente do marcador.

o jogador é fazer história em cada clube que passa, meu objetivo principalmente é esse, é fazer história aqui, construir amizade, ganhar títulos, fazer gol e ajudar o time do Coxa”, disse o atleta que já finalizou o protocolo de contratação e inicia nesta segunda-feira os treinamentos com o grupo alviverde no CT da Graciosa.

TORNEIO DA MORTE

Operário vence Arapongas e se garante na elite do Estadual O Operário venceu o Arapongas por 2 a 1 neste domingo, no Estádio dos Pássaros, e garantiu a permanência na elite do Campeonato Paranaense. O time de Ponta Grossa chegou aos 12 pontos no Torneio da Morte e não pode mais ser alcançado pelos adver-

sários. Já o Arapongão, com oito pontos, precisa vencer o Cianorte para seguir na primeira divisão sem depender de outro resultado. O Toledo, por sua vez, se complicou no torneio por ter empatado com o já rebaixado Cianorte em 2 a 2, tam-

bém neste domingo, no Estádio XIV de Dezembro. O Porco ficou com sete pontos, na terceira posição, e tem que ganhar do Operário e secar o Arapongas para fugir da degola. Na última rodada, o Operário recebe o Toledo, e o Arapongas visita o Cianorte.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


22

CLASSIFICADOS

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

CONCLUA JÁ SEUS ESTUDOS! 1x por semana

FEZ ENEM?

Aproveitamos as disciplinas feitas!

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ensino Fundamental e Médio

CONTRATA

Negociador de Cobrança Atividades: Proceder com atualizações cadastrais e negociar contratos junto aos financiados, através de telefone. Horário de Trabalho: De segunda à sábado 6 horas diárias. Salário fixo + comissões.

Benefícios: Bonificações + VT + VR + plano de saúde/odontológico, seguro de vida. A empresa oferece ampla rede de convênios com faculdades, cursos, farmácia, entre outros.

Enviar CV para

elizabeth.rh@bellinatiperez.com.br

EDITORA CORREIO PARANAENSE

*** Certificado válido para todo Brasil *** Reconhecido SEED/PR Rua Lamenha Lins, 225 - Centro www.equipeead.com.br Próximo à Praça Rui Barbosa

3024-5353 / 3322-3019 / 9193-4183


policial

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Quadrilha bloqueia estrada e assalta contrabandistas

23 Reprodução

Dois carros incendiados interditaram rodovia em Santa Helena Correio do Lago

A carga teria sido alterada depois de sair da indústria

Os carros incendiados fizeram o bloqueio na rodovia

Uma quadrilha de assaltantes incendiou dois carros para bloquear a PR317 em Santa Helena, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar, o grupo tinha como alvo um comboio de contrabandistas que passaria na manhã deste domingo (6) pelo

trecho entre os distritos de Sub-Sede e São Clemente. Dos veículos abordados pelo grupo, dois conseguiram fugir e outros dois foram roubados. Porém, os policiais confirmaram que pelo menos um deles não fazia parte do comboio de contrabandistas - era o

veículo de uma família a passeio. “Eles apontaram os revólveres, mandaram a gente descer e ir a pé até um milharal”, contou o motorista assaltado com a família. Entre os carros que escaparam do bloqueio, um foi atingido por vários tiros

disparados pelos ladrões. O motorista conseguiu fugir mesmo depois de bater o veículo. O outro automóvel que escapou do assalto foi abandonado no distrito de São Clemente. Dentro dele, a polícia encontrou centenas de relógios contrabandeados do Paraguai.

Gangue do maçarico incendeia banco no Boqueirão Banda B

A Gangue do Maçarico por pouco não causou um grande incêndio no Banco do Brasil, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Moradores viram uma grande fumaça saindo da agência no fim da madrugada de ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter a situação. O banco, que fica em frente ao Quartel do Exército, na avenida Marechal Flo-

Os ladrões perderam o controle do maçarico

riano Peixoto foi invadido durante a madrugada. Os caixas do autoatendimento foram cortados com maçarico pelos bandidos. Durante a ação, eles perderam o controle do equipamento e acabaram incendiando outros caixas. A fumaça se alastrou pelo ar-condicionado e formou uma grande nuvem escura em torno da agência. Moradores assustados acionaram a Polícia Militar.

Polícia Civil

Dupla de estelionatários presa no Portão

Nicolly apresentou documentos falsos para fazer compras

Investigadores do 8.º Distrito Policial prenderam em flagrante Nicolly Wolf Henriques, 24 anos, e Rogério Miguel Seixas, 33 anos, pelo crime de estelionato contra as Lojas Colombo, situada no Portão, em Curitiba. Segundo o delegado Renato Bastos Figueiroa, os policiais foram procurados pelo Gerente da loja, que desconfiou de uma mulher que disse se chamar Nivia Celine da Silva e apresentou

toda documentação necessária para abrir um crediário, visando a aquisição de uma TV Samsung, 46’ no valor de R$ 2, 6 mil. “Ela foi orientada de que a documentação teria de ser aprovada e que poderia retirar a TV no final de tarde. Quando retornou ao local, no momento em que a colocava no porta-malas do carro de Seixas foram presos e trazidos até esse distrito”, contou o delegado.

PF apreende 250 kg de drogas em caminhão de frango A Polícia Federal apreendeu ontem 250 kg de maconha em um caminhão frigorífico, no oeste do Paraná. O veículo foi abordado em Marechal Cândido Rondon quando segui para São Paulo, onde as drogas deveriam ser entregues. A maconha estava escondida em meio a uma carga de frango.

O motorista do caminhão, de 30 anos, foi preso e deve responder por tráfico de drogas. Segundo a polícia, a indústria de frangos não está envolvida no crime. Apesar de o caminhão estar lacrado, a investigação acredita que a carga foi mexida depois pelo suspeito por conta da disposição das caixas dentro do caminhão.

Policiais da fronteira apreendem 200 caixas de cigarros PF

O furgão roubado estava carregado com cigarros

Um furgão foi apreendido por policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), no município de Marechal Cândido Rondon (PR), carregado com 200 caixas de cigarro de origem paraguaia. O motorista do veículo fugiu antes da abordagem dos policiais. A equipe constatou ainda que o furgão tinha alerta de roubo. Os policiais militares

patrulhavam pela PR 491, próximo ao distrito de Três Passos, quando avistaram um furgão 311C/ Mercedes Benz, com placas de São Paulo, que entrou uma estrada rural e passou a andar em alta velocidade ao perceber a presença da viatura. Os policiais acompanharam o veículo até que o condutor abandonou o carro e fugiu a pé por um matagal da região.

EDITORA CORREIO PARANAENSE


GERAL Programa de energias do estado é referência nacional 24

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Consultor do Governo Federal elogia atuação do estado neste setor, após reunião em Curitiba O consultor do Programa de Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid), do Governo Federal, Claudio Lima, disse que o Paraná está muito à frente dos demais estados brasileiros na questão das energias renováveis. Segundo ele, o Paraná é o único Estado a se aproximar do que vem sendo feito pelo governo federal, graças à disponibilidade do governo estadual de investir no setor. “Fiquei muito bem impressionado com o que vi aqui”, disse.

ANPr

Paraná está à frente dos demais em energias renováveis, disse consultor do Programa de Redes Elétricas Inteligentes

Paraná amplia tratamento odontológico para deficientes ANPr

Deficientes físicos e mentais agora podem receber tratamento odontológico

O Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba, já oferece tratamento odontológico para deficientes físicos e mentais. Pacientes de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral poderão ser atendidos

EDITORA CORREIO PARANAENSE

no hospital e contarão com a retaguarda de equipe multiprofissional, centro cirúrgico e anestesia geral. São ofertados procedimentos clínicos, como extrações de dentes, restaurações e profilaxia dentária, mas que

devem ser realizados em ambiente hospitalar por conta do perfil dos pacientes. A estrutura do centro cirúrgico permite a aplicação de anestesia geral, o que dá mais segurança aos profissionais de saúde e ao próprio paciente.

Claudio Lima foi convidado a participar e a fazer palestra na reunião de constituição do Comitê Gestor do Smart Energy Paraná, realizada em Curitiba na semana passada. “O Brasil já está se preparando para problemas com geração de energia a partir de 2015 e precisamos ensinar que energia não é mais abundante como em outros tempos. A sociedade tem de mudar seus conceitos.

Correio Paranaense - Edição 07/04/2014