Oficina de Redação

Page 88

Releia os textos no rascunho, modifique o que não ficou adequado e escreva-os em cada balão. No último balão de fala, não se esqueça de criar humor, imaginando o que Cebolinha teria dito ao ver a “fantasia” de Mônica. Mostre seu texto a um colega. Troquem ideias sobre o trabalho produzido. Combine com o professor a possibilidade de expor as histórias na própria sala de aula, para todos poderem ler as produções. Depois, guarde seu trabalho.

USE O CADERNO DE REDAÇÃO PARA REGISTRAR A SUA PRODUÇÃO.

Gênero textual Crônica humorística Leia esta crônica humorística de Luis Fernando Verissimo, escritor contemporâneo que se caracteriza pela linguagem comunicativa, marcada pelo humor.

Discriminação Acho uma odiosa discriminação nós, motoristas, sermos obrigados a preencher requisitos cada vez mais complicados para ganhar uma licença para dirigir enquanto que nada sequer parecido é exigido do pedestre. E é um fato comprovado que, por exemplo, em cerca de oitenta por cento dos atropelamentos há um pedestre envolvido. (Cachorros vêm em segundo lugar.) Por que esse privilégio? O pedestre é parte atuante do trânsito de uma cidade, existe em muito maior quantidade do que carros, e no entanto não há uma única lei regulando a sua movimentação e as suas obrigações. Qualquer pessoa, literalmente, pode ser pedestre! Basta sair na rua. Até quando as autoridades fecharão os olhos a esse inexplicável favoritismo? Agora mesmo, formam-se filas intermináveis de automóveis esperando sua vez de serem vistoriados no Departamento de Trânsito, para poderem renovar suas licenças. É um espetáculo doloroso. Seus motoristas, não raro, são alvo de cruéis manifestações de desprezo por parte de pedestres insensíveis, que passam arrogantemente, certos dos seus privilégios. E por que não exigir vistoria de pedestres, também? Tem gente circulando por aí sem as mínimas condições para tal, com problemas que vão desde o calo e o pé chato até o daltonismo e a ausência de um ou mais membros. A falta de uma minúscula lâmpada pode ser fatal para o motorista na vistoria, mas o pedestre vai onde quer, impunemente, às escuras, sem qualquer tipo de sinalização. E até de uma carroça se exige, no mínimo, uma lanterna! Um automóvel, para passar na vistoria, precisa ter pneu sobressalente em bom estado, extintor de incêndio regulamentar, o diabo. Que equipamento precisa ter um pedestre? Nem sequer um par de sapatos de reserva. Nem cordão sobressalente para o sapato! É intolerável isto. 144

Oficina-Redacao_V7_C5_P3.indd 144

8/30/12 4:05 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Oficina de Redação by Editora Moderna - Issuu