Expedições Geográficas

Page 16

percurso

25

O extrativismo

Recurso natural Todo bem fornecido pela natureza.

lalo de almeida/folhapress

Figura 1. O vento, como recurso natural inesgotável, tem sido utilizado na produção de energia elétrica. Na foto, parque eólico de Osório, RS (2010).

O extrativismo é um conjunto de atividades por meio das quais o ser humano retira ou extrai recursos da natureza sem que tenha participado do processo de criação ou reprodução desses recursos naturais. Os recursos naturais se classificam em: Recursos naturais renováveis: que podem ser repostos pela natureza e por certas práticas ou técnicas utilizadas pelo ser humano, como é o caso dos vegetais e de alguns tipos de solo erodidos — que podem ser recuperados dependendo do estado de degradação em que se encontram. Recursos naturais não renováveis: são aqueles que, uma vez esgotados, não podem ser repostos, ou cuja renovação ocorre em ritmo muito lento. É o caso dos minerais (ferro, cobre, petróleo, carvão mineral etc.). A natureza levou milhões de anos para formá-los e, uma vez utilizados, eles não se renovam em curto espaço de tempo. Recursos naturais inesgotáveis: são aqueles que, mesmo utilizados intensamente, não se esgotam, como o ar, a energia solar e o vento (figura 1).

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

1 O que é extrativismo?

198

GEOADAS6_P25_E7_196_205_1.indd 198

13/7/11 7:51 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.