Ciências Naturais

Page 77

4

Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina

Ao lado está esquematizado, num mapa conceitual, o mecanismo de atuação dos hormônios na regulação da atividade das células sobre as quais atuam, as “células-alvo”.

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Adrenalina é liberada ao levarmos um susto Um exemplo muito interessante da atuação hormonal pode ser percebido por você quando leva um susto. Vamos supor que você esteja andando distraidamente pela rua e, ao passar em frente ao portão de uma casa, um enorme cachorro avance latindo em sua direção. Muito antes de perceber que entre você e ele há um portão fechado e que o animal não conseguirá feri-lo, seu corpo exibe uma série de sinais decorrentes da descarga de adrenalina no sangue. Sob efeito da adrenalina, hormônio produzido pelas duas glândulas suprarrenais, o coração bate mais rápido, o ritmo respiratório aumenta, as contrações dos músculos ficam mais potentes e o corpo fica menos sensível ao cansaço. Isso é uma preparação para uma resposta rápida e intensa como fugir ou brigar. O fluxo de sangue para os intestinos e para a bexiga urinária é reduzido, pois atividades como digestão e excreção podem esperar até que o perigo passe. Você empalidece, porque o sangue flui menos para a pele e mais para os músculos, onde é necessário para supri-los de gás oxigênio durante a fuga ou a luta. Não importa se você não vai fugir do cão nem brigar com ele. Seu corpo exibiu uma resposta automática: a descarga de adrenalina no sangue.

Órgão do sistema endócrino produz

Hormônio que é liberado na

Corrente sanguínea

atua em

“Células-alvo”, às vezes distantes que exibem

Reações em resposta ao hormônio

Saiba de onde vêm as palavras “Adrenal” vem do latim ad, junto, e renalis, dos rins. As glândulas suprarrenais, anteriormente chamadas glândulas adrenais, ficam acima dos rins (veja a ilustração da página 142). A palavra “adrenalina” tem a mesma origem, como referência à glândula que a produz. Esse hormônio também é chamado de epinefrina, do grego epí, sobre, em cima, e néphrós, rim.

A duração dos efeitos hormonais é variável Alguns minutos depois, o susto terá passado. Cessados os efeitos da adrenalina, tudo voltará ao normal: a pulsação, a respiração, a cor da pele etc. Esse é um exemplo de atuação hormonal que dura poucos minutos. Há, por outro lado, hormônios que desencadeiam respostas bem mais duradouras. É o caso, por exemplo, do hor mônio do crescimento. Ele é produzido pela hipófise (glândula anteriormente denominada pituitária) e controla o crescimento dos ossos e a produção de proteínas, regulando, assim, o aumento da estatura até atingir o tamanho adulto.

A chinesa Yao Defen teve crescimento acentuado do corpo em razão da liberação exagerada do hormônio do crescimento pela hipófise. Ela tinha 2,36 m de altura (faleceu em 2012).

Sistema endócrino

070-088-C07-CNC8-Amostra.indd 75

75

8/8/13 4:38 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.