Projeto Buriti - 4º ano

Page 232

Unidade 7

Objetivos • Perceber a diversidade da vegetação brasileira. • Compreender por que as formações vegetais brasileiras são diversificadas. • Conhecer as principais formações vegetais do Brasil e suas características. • Reforce o trabalho de leitura de imagens, destacando as características de cada formação vegetal, suas semelhanças e diferenças. • Faça a leitura compartilhada do texto que caracteriza as paisagens vegetais. Durante a leitura, estabeleça relações com o clima, conteúdo já estudado na unidade 6. Se julgar conveniente, peça aos alunos que recordem as características de cada clima. Em seguida, formule algumas questões, como: Por que a caatinga ocorre no clima semiárido? Como é o regime das chuvas no semiárido? • Explore o mapa da vegetação original do Brasil.

1

Paisagens vegetais brasileiras

A vegetação brasileira é diversificada A vegetação é um dos elementos que compõem a paisagem. No Brasil, a vegetação apresenta uma diversidade muito grande por causa da variedade de tipos de solo e de clima.

As paisagens vegetais brasileiras Você vai conhecer um pouco das principais formações vegetais do Brasil: a floresta amazônica, a mata atlântica, a caatinga, o cerrado e a mata dos pinhais. • Floresta amazônica: é uma floresta tropical que ocorre em áreas de clima quente e úmido, como o clima equatorial que abrange o norte do Brasil. A floresta amazônica tem matas densas, com árvores de grande porte e bem próximas umas das outras.

Trecho da floresta amazônica, Amazonas, 2012.

• Mata atlântica: também é uma floresta tropical. A mata atlântica, ou floresta atlântica, cobria originalmente uma extensa e larga faixa da costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e, também, vários trechos do interior do Brasil. A mata atlântica apresenta uma das maiores biodiversidades do mundo. • Caatinga: é a vegetação predominante nas áreas Trecho de mata atlântica, de clima tropical semiárido. Nela predominam as São Paulo, 2010. plantas adaptadas ao clima quente e seco, como os cactos. • Cerrado: é a vegetação que ocorre em áreas de clima quente e com pouca umidade, sobretudo nos planaltos do Brasil central. O cerrado é formado por plantas rasteiras, arbustos e árvores retorcidas que aparecem mais dispersas na paisagem. • Mata dos pinhais: também conhecida como floresta de araucárias, é uma vegetação típica de áreas de clima subtropical, que ocorre no sul do Brasil.

Trecho de caatinga, Pernambuco, 2012.

230

MAIS INFORMAÇÕES A diversidade de formações vegetais no Brasil O Brasil é um país de grandes extensões territoriais. São 8,5 milhões de km2 submetidos a uma mistura de condições climáticas [...] que permite o desenvolvimento de uma grande diversidade de ambientes. As formações vegetais que ocupam maior extensão territorial são as florestas. Há uma grande variedade dessas formações na bacia amazônica, na região costeira, no sul do país e nas regiões subtropicais. Mesmo os cerrados e as caatingas possuem dentro de sua área de domínio formações florestais que acompanham as drenagens. [...] Além das grandes extensões de florestas, o Brasil apresenta dois grandes domínios de formações vegetais abertas e semiabertas: as caatingas e os cerrados. No mapa do Brasil, esses dois domínios formam uma diagonal de climas mais secos que percorre o país do Nordeste ao Pantanal mato-grossense, passando pelo Brasil Central.

230

228-239-U7-GUIABUG4-M.OK.indd 230

8/10/13 6:30 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.