
5 minute read
Busca pelo hexa p. 04 e
COPA EM CURITIBA
O jogo entre Irã e Nigéria que ocorrerá às 16h do dia 16 de junho será o primeiro dos quatro dias que Curitiba receberá partidas da Copa do Mundo. A cidade passou por várias polêmicas durante sua preparação para o Mundial sendo a maior delas no início de 2014 por conta do atraso das obras. Foram dias sombrios vividos pela cidade, que poderiam acarretar em um grande prejuízo: ser excluída do evento. Porém, para o alívio de todos os interessados, dia 18 de fevereiro, exatamente um mês após a grande polêmica, o secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, utilizou seu twitter para divulgar que Curitiba estava confirmada como sede.
Agora, com a aproximação da Copa do Mundo, Curitiba conta com cada vez mais atrativos para poder fazer um bom papel como cidade-sede. Desde linhas especiais para ônibus, até shows que serão realizados todos os dias, sendo o jogo na cidade ou não, a capital paranaense parece ter vencido os desafios. Resta saber se a Cidade Sorriso conhecida pelos turistas e pelo mundo será a cidade que sempre foi organizada, ou a cidade que esperou o último momento para se coçar e acabou perto de perder o evento. Caio Porthus / 3° Período
DE OLHO NELES
Nome: Julio César Soares Espíndola Posição: Goleiro Idade: 34 anos Clube Atual: Toronto FC (Canada) Convocações: 115
Com ótimo reflexo e muito experiente, Julio Cesar foi um dos mais contestados da convocação, mas é o goleiro de confiança do técnico Felipão e titular absoluto da posição.
Nome: Jefferson de Oliveira Galvão Posição: Goleiro Idade: 31 anos Clube Atual: Botafogo (Brasil) Convocações: 25
Jefferson fez boas partidas e demonstrou regularidade, conquistando a comissão técnica, sendo o reserva imediato para a meta da seleção.
Nome: Victor Leandro Bagy Posição: Goleiro Idade: 31 anos Clube Atual: Atlético – MG Convocações: 6
Após as ótimas partidas pela Copa Libertadores de 2013, Victor foi considerado um dos melhores goleiros que atuam no país, desbancando Diego Cavalieri, do Fluminense e ganhando a outra vaga para o gol da seleção canarinho.
Nome: Luiz Felipe Scolari Idade: 65 anos Função: Treinador Jogos comandando a seleção: 45 jogos
O treinador que conquistou o último título mundial com a seleção brasileira (2002), volta a comandar o Brasil em uma Copa do Mundo, e espera vencer o Hexacampeonato em casa.
ANÁLISE DA FASE DE GRUPOS DA COPA DO MUNDO GRUPO A
Pode-se dizer que as bolinhas foram amigas da seleção brasileira. Num grupo que tem a Croácia, um time experiente, mas longe de ser o de 1998, quando foi terceira colocada no Mundial da França; México, que vem à Copa com desconfiança; e Camarões, que depende de Samuel Eto’o, o escrete canarinho tem grandes possibilidades de sair da primeira fase com nove pontos. PALPITE: BRASIL E CROÁCIA.
GRUPO B
Campeões e vices de 2010, Espanha e Holanda abrem o grupo e têm certo favoritismo. A Fúria vem envelhecida, mas com o mesmo estilo de jogo e a Laranja Mecânica conta com as peças-chaves da campanha da última Copa. Mas deve-se tomar muito cuidado. O Chile conta com bons jogadores, como Arturo Vidal e Aléxis Sánchez. A Austrália tem uma seleção experiente, mas não somará muitos pontos
PALPITE: ESPANHA E HOLANDA. GRUPO C
Grupo mais equilibrado da Copa, promete trazer emoção a cada jogo. A Colômbia não contará com seu principal jogador, Falcão Garcia. Já a Costa do Marfim conta com Yaya Touré e o craque Didier Drogba. A organização tática é a chave do Japão e a Grécia tem bons jogadores, mas está envelhecida. PALPITE: COLÔMBIA E COSTA DO
MARFIM. GRUPO D
Pela primeira vez, três campeões do mundo caíram no mesmo grupo. Uruguai conta praticamente com o mesmo time que foi quarto lugar em 2010; a Inglaterra tem jogadores que podem desequilibrar, como Wayne Rooney; e a Itália, que conta com a classe de Andrea Pirlo e o talentoso Balotelli. A Costa Rica é a zebra do grupo.
PALPITE: URUGUAI E ITÁLIA. GRUPO E
O grupo E parece sossegado para Suíça e França. O futebol suíço, com boa movimentação e defesa sólida, vem evoluindo com os anos e conta com jogadores de grandes centros. Já a França tem um bom time e é improvável que cometa o mesmo fiasco de 2010, mesmo sem Franck Ribèry, machucado. Mas o Equador não está descartado, já que deve utilizar o clima do Brasil a seu favor, com atacantes rápidos. Honduras só veio para bater, pois é um time muito violento. PALPITE: FRANÇA E SUÍÇA.
GRUPO F
O grupo mais fraco da Copa os colocam os argentinos diante da estreante Bósnia, da Nigéria e do Irã. A bicampeã do mundo conta com craques como Messi, Di Maria e Aguero, mas poderá ter problemas na parte defensiva. Os bósnios tem um time organizado e conta com o atacante Dzeko. A Nigéria vê na dupla Mikel e Moses a esperança de classificação. E o Irã conta com uma seleção ‘doméstica’, já que a maioria dos atletas joga no país. PALPITE: ARGENTINA E BÓSNIA.
GRUPO G
Um grupo bastante forte, o que pode complicar os caminhos de Alemanha e Portugal. Os germânicos contam com um time ótimo no papel, mas as últimas atuações põe em riscos a confiança da torcida. Os lusos têm bons jogadores, mas a maior estrela é Cristiano Ronaldo. As seleções que estão incumbidas de estragar os planos das duas favoritas são Gana e Estados Unidos. Em sua terceira participação seguida, os ganeses têm um time experiente e um quarteto ofensivo de respeito: Essien, Boateng, Gyan e Muntari; já os norte-americanos vêm fazendo boas participações em Copas e podem surpreender. PALPITE: ALEMANHA E PORTUGAL.
GRUPO H
Com uma excelente campanha nas eliminatórias europeias, a Bélgica chega com o status de favorita no grupo e tem uma gama de jogadores muito técnicos, com Hazard, Lukaku e Courtois. A Argélia conta com Feghouli para tentar passar. A maioria da seleção russa é formada por jogadores que jogam no país, comandados pelo técnico Fábio Capello. Já os sul-coreanos se agarram no bronze olímpico em 2012, apostando em um elenco mais jovem. PALPITE: BÉLGICA E RÚSSIA.