Jornal Escolar "O Cedro"

Page 1

JORNAL DA ESCOLA B1/PE DE SÃO ROQUE DO FAIAL N.º 17 – PÁSCOA/2008

90 anos do nascimento dum filho ilustre de São Roque do Faial

BISPO DOM MANUEL FERREIRA CABRAL

O Bispo Dom Manuel Ferreira Cabral nasceu no Chão do Cedro Gordo, Freguesia de São Roque do Faial, a 10 de Fevereiro de 1918. Há 90 anos, portanto. Foi ordenado sacerdote, no Funchal, aos 24 anos de idade. Na Diocese do Funchal trabalhou, durante 23 anos, como coadjutor/capelão/professor/jornalista e Vigário Geral. Doutorouse em Roma, na Universidade Gregoriana, em Direito Canónico. A 25 de Março de 1965 recebeu a ordenação episcopal, sendo o 10º bispo nascido na Madeira e o 1º a ser sagrado na Sé do Funchal. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga e, dois anos depois, Bispo da Beira, em Moçambique, onde permaneceu cerca de quatro anos. Em Dezembro de1971, reassumiu o cargo de Bispo Auxiliar de Braga. Aqui faleceu a12 de Dezembro de 1981. Encontra-se sepultado na “Cidade dos Arcebispos”. Após a sua morte, e por iniciativa do então Presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Prof. Dória, diversas formas de homenagem ao Bispo Dom Manuel Ferreira Cabral foram levadas a cabo.


A saber: atribuição do seu nome à Escola Básica e Secundária, em Santana (onde se encontra um busto e um quadro do referido Bispo; quadro este que foi pintado por Albino Martins – artista de S. Roque do Faial); atribuição do seu nome à rua que se inicia perto da Igreja de São Roque do Faial e passa pela casa onde viveu); atribuição do seu nome à praceta junto à Igreja Paroquial de São Roque do Faial, onde também foi colocado um busto em sua memória. Na Festa da Imaculada Conceição, na Paróquia de São Roque do Faial, a 8 de Dezembro de 2007, portanto 26 anos após a morte de Dom Manuel Ferreira Cabral, a família ofereceu a Nossa Senhora da Conceição (madrinha de baptismo do referido bispo) o respectivo Cordão Episcopal e a Cruz Peitoral. Este relevante facto mereceu uma sensibilizada e pública referência do Pároco de São Roque do Faial, Padre Mendonça.

Quadro de D. Manuel, na Igreja de S. Roque do Faial

D. Manuel, no Vaticano, com o Papa João Paulo II

Busto de D. Manuel na praceta com o seu nome, junto à Igreja de S. Roque do Faial


Placa toponímica, em S. Roque do Faial

Aqui nasceu e viveu D. Manuel, no Chão do Cedro Gordo

Escola B/S, em Santana, com o nome de D. Manuel e o respectivo busto

Quadro de D. Manuel, pintado à mão, na Escola B/S, em Santana

Fazendo História, em S. Roque do Faial…


O QUE FOI FEITO... Entre Janeiro e Março de 2008, às terças-feiras, à noite, os docentes da Escola reuniram-se para planificar as aulas para a semana seguinte. Neste segundo período, para além das Aulas Curriculares e de Enriquecimento Curricular (Inglês, Informática, Biblioteca, Estudo, Apoio, Expressão Plástica, Expressão Musical e Dramática, Expressão Físico-Motora, Natação, Ensino Especial e Saúde Oral), esta Escola esteve envolvida em diversas acções, destacando-se, entre elas, as seguintes:

Janeiro •

Dia 3 – Início das aulas do 2º Período.

Dia 6 – Neste Domingo, Professores e Alunos cantaram a Missa de Reis, na Igreja de São Roque do Faial. De seguida, a Escola cantou os Reis às entidades de São Roque do Faial: Pároco, Presidentes da Junta de Freguesia, Casa do Povo e Clube e Director da Escola.

Dia 7 – Reunião, na Escola, dos Professores de Educação Musical e Dramática dos Concelhos de Santana e de Machico.

Dia 9 – Colocação na Escola duma Animadora de Biblioteca por parte da SREC.

Dia 10 – Reunião, em Santana, Delegado Escolar/Directores de Escola do Concelho.

Dia 12 – Dois Professores das Escola foram a uma Formação de Basquetebol, a cargo da Associação de Basquetebol da Madeira.

Dia 14 – Dezasseis alunos dos 3º e 4º anos foram a Machico aos jogos de futebol.

- Na Escola, procedeu-se ao”varrer dos armários”. •

Dia 21 – Uma docente participou, no Funchal, numa Formação, no âmbito do Projecto Ambiental da ASCS.

Dia 22 – O Gabinete Coordenador de Educação Artística – DRE/SREC, apresentou na Escola o conto original para teatro de marionetas “O Pirilampo”. - Uma enfermeira do SRS veio à Escola fazer uma acção, no âmbito da Saúde Oral.


Dia 24 – Dezasseis alunos dos 3º e 4º anos foram a Machico aos jogos de andebol, tendo a equipa feminina sido apurada para os Jogos Escolares/2008.

- O Director participou, em Santana, numa reunião do Conselho de Avaliação. •

Dia 25 – A Associação de Basquetebol da Madeira promoveu, na Escola, um convívio para os alunos dos 1º e 2º anos.

Dia 28 – Reunião Delegado Escolar/Directores do Concelho de Santana, na Escola do Caminho Chão.

Fevereiro •

Dia 1 – Participação do 1º Ciclo no Cortejo de Carnaval, em Santana, organizado pela Escola B/S.

Dia 5 – Nesta terça-feira de Carnaval, a Escola participou no Cortejo organizado pela Casa do Povo de São Roque do Faial, no centro da Freguesia.


Dia 12 – Reunião de Directores de Escola, em S. Jorge.

Dia 14 – O Director participou, em Santana, na Escola B/S, numa acção sobre “Estratégia de Lisboa”, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Dia 15 – A Escola participou na Via-Sacra, na Igreja de São Roque do Faial.

Dia 18 – Uma estagiária de Nutrição desenvolveu, na Escola, a Acção de Sensibilização “O pequeno/grande almoço”, dirigida a todos os alunos e, em separado, aos respectivos encarregados de educação.

Dia 22 – Realizaram-se, na Escola, as provas de MINImat e de MINIbio, com a participação de 118 alunos das 7 escolas do 1º Ciclo do Concelho de Santana. Esta competição constituiu uma manhã de festa em que a Matemática e o Estudo do Meio andaram de mãos dadas com o divertimento, até porque o Projecto Pmate da Universidade de Aveiro/DRE visa criar nos alunos o gosto e o entusiasmo por estas duas áreas do saber. Tanto na Matemática como no Estudo do Meio a nossa Escola foi a vencedora da fase concelhia de Santana desta competição.

Dias 25, 26 e 27 – O Director e uma Docente da Escola participaram, em Machico, no Encontro de Aprendizagem em Ambiente Formal e Informal (AFI), organizado pela Universidade de Aveiro em parceria com a Secretaria de Educação.


Dia 26 – As alunas Nídia e Susy, do 4º ano, acompanhadas do Director e do Coordenador do Projecto, participaram, na Escola do Faial, no concurso de exercícios ortográficos “Ortografíadas”, organizado pela DRE/SREC. - 12 alunos dos 3º e 4º anos foram a Machico aos jogos de basquetebol, no âmbito do Desporto Escolar.

Dia 28 – O aluno Flávio, do 3º ano, acompanhado da Animadora da Biblioteca, participou, no Funchal, num programa da Rádio JM, no âmbito do Projecto “Baú de Leitura”. A nossa Escola participa neste projecto desde que o mesmo foi instituído pela Secretaria de Educação, há mais de 6 anos (Outubro de 2001).

Dia 29 – A Associação de Basquetebol da Madeira promoveu, na nossa Escola, um convívio de mini-basket destinado aos alunos dos 3º e 4º anos.

Março •

Dia 3 – Uma empresa realizou uma sessão de fotografias relativa à Páscoa e aos Dias do Pai e da Mãe.

Dia 4 – Conselho Escolar.

Dia 5 – A aluna Nídia, do 4º ano, participou, na Biblioteca Municipal de Santana, na Final Concelhia do Triatlo Literário: concurso da Secretaria de Educação/DRE inserido no Projecto “Baú de Leitura”, em que os alunos competem entre si em três modalidades: Leitura, Escrita e Cultura.


- O Director participou, no Funchal, durante a manhã, na Acção de Sensibilização acerca do Estatuto da Carreira Docente da RAM, promovida pela DRAE/SREC. - O Director participou, de tarde, na Escola do Caminho Chão, no Encontro de Grupos Corais Infantis do Concelho de Santana. •

Dia 6 – O aluno Adriano, do 4º ano, participou, no Arco de S. Jorge, na fase concelhia de Santana da Taça Escolar de Educação Rodoviária, alcançando o 1º lugar. Esta prova visa transmitir normas de segurança e desenvolver nas crianças uma verdadeira consciência cívica e sentido de responsabilidade nas atitudes assumidas na via pública.

Dia 7 – Nove alunos dos 3º e 4º anos participaram, em Machico, nos jogos do voleibol, no âmbito do Desporto Escolar. - Duas docentes da Escola estiveram em formação, no Funchal, no âmbito do Plano Regional de Leitura.

Dia 11 – Os alunos dos 3º e 4º anos foram ao Pico das Pedras, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, organizadas pela Câmara de Santana.

Dia 12 – Reunião, em Santana, Delegado Escolar/Directores das Escolas. - O Director participou na entrega de Certificados de cursos, na Casa do Povo de São Roque do Faial.

Dia 14 – Aulas Curriculares de manhã e Festa da Páscoa, de tarde.

Dia 15 – Conselho Escolar. Entrega da Avaliação aos Encarregados de Educação.

Ficha Técnica Título: “ O Cedro” – Edição: Escola B1/PE de São Roque do Faial Director: José de Nóbrega Dória – Coordenador: Márcio Oliveira

Colaboradora: Elda Gonçalves Periodicidade: Trimestral - Nº. 17 – Páscoa/2008 Morada: Sítio dos Terreiros, 9230-211 São Roque do Faial Telefone: 291575199 Fax: 291575197 e-mail: eb1pesrfaial@madeira-edu.pt


DIA DE REIS No dia 6 de Janeiro comemorou-se o Dia de Reis e a nossa Escola participou na missa da Igreja Paroquial de São Roque do Faial. Durante a missa, quatro alunos foram ler as leituras e todos nós cantámos músicas ensaiadas pelos professores. No fim da missa, os três meninos que estavam vestidos de reis, entregaram presentes a São José, a Maria e ao Menino Jesus. Foi uma missa muito bonita e alegre. Quando saímos da Igreja fomos à casa do Senhor Padre cantar os reis. Ele convidou-nos para entrar e ofereceu-nos um lanche.

(Carlos – 4ºano e Micaela – 3ºano)

CARNAVAL Se eu fosse um palhaço… Se eu fosse um palhaço trabalharia num circo. Usaria um fato com muitas cores, uma cabeleira, uns sapatos grandes, o nariz com uma bola vermelha e a cara pintada de branco. O meu trabalho seria fazer palhaçadas para pôr os meninos a rir. Não é um trabalho fácil porque temos que inventar palhaçadas, ou seja, temos de ser muito criativos. Quando um palhaço está triste, por algum motivo, tem que mostrar sempre uma cara alegre.

Se eu fosse palhaço, embora estivesse triste, tentaria não mostrar aos meninos a minha tristeza. Quando somos palhaços temos que esquecer todas as nossas tristezas e dar tudo para fazer os outros felizes. Por isso, a vida de palhaço não é fácil, como muitos pensam. Um palhaço é uma pessoa como as outras, só que tem um fato e uma pintura que o distingue dos outros. Se eu fosse palhaço seria um bom palhaço e todos à minha volta seriam felizes. Todos nós devemos ter um palhaço dentro de nós! (Carla Jaques – 3ºano)

Carnaval na Escola No dia da festa de Carnaval, de manhã tivemos aulas curriculares e fizemos várias máscaras divertidas e falámos sobre as tradições de Carnaval. Quando chegou a hora de almoço fomos almoçar, preparámo-nos, pintámo-nos e vestimo-nos de cartas. Todos juntos formamos um baralho de cartas. Entretanto o autocarro chegou para nos levar até Santana para o tão aguardado desfile. Quando chegámos à Escola Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, iniciámos o desfile, sendo os primeiros a desfilar. Durante o desfile dançámos uma coreografia com música brasileira e fomos acompanhados com um carro alegórico decorado pela nossa Escola. Havia muitas pessoas a aplaudiremnos e a tirarem-nos fotografias durante todo o percurso. O desfile terminou no Parque Temático. Aqui fomos brincar para o trampolim que lá tinha. De seguida, regressámos à nossa querida Escola. Aqui, comemos as deliciosas malassadas que o senhor Cabral e a senhora Lucinda, que são os cozinheiros da Escola, fizeram. Vimos depois o desfile que o pai de uma colega nossa filmou.


Entretanto fomos brincar para o campo e quando chegou a hora fomos para casa cansados, mas felizes. Gostei muito deste dia e gostaria de voltar a repetir para o ano.

(Carina - 4ºano e Micaela – 3ºano)

Cortejo em São Roque do Faial No dia 5 de Fevereiro, terça-feira de Carnaval, fomos desfilar a São Roque do Faial, a convite da Casa do Povo da nossa freguesia. Não foi um desfile tão grande como o de Santana, porque algumas pessoas não participaram. Desfilámos por algumas ruas e terminámos na Casa do Povo. Aqui, comemos malassadas, bebemos sumo e dançámos. No fim, regressámos com os nossos pais para casa.

VIA-SACRA No dia 15 de Fevereiro, participámos na Via-Sacra em São Roque do Faial. Quando chegámos lá, saímos do autocarro. Uns entraram na Igreja pela porta principal e outros pela Sacristia. Quando se iniciou a Via-Sacra, foram chamados dois meninos para levarem duas velas ao pé de um senhor, que levava a cruz, enquanto o Senhor Padre lia as catorze Estações, estações estas que significavam o sofrimento de Jesus até à sua morte. Outros foram acólitos e outro leu a primeira leitura. No final reunimo-nos todos na Sacristia e agradecemos ao Senhor Padre Mendonça, com uma salva de palmas. Gostámos muito deste dia, porque participámos, activamente, na Via-Sacra e também aprendemos o significado e a importância da Via-Sacra.

(Carlos e Adriano – 4º ano e Flávio – 3º ano)

A Bruxa boa…

Era uma vez uma bruxa muito boa. Ela vivia numa casa bonita, com um rei muito mau, e tinha um macaco que se chamava Bananas. O macaco disse: - Eu vou comer umas bananas amareladas e boas! E quando já estava muito cheio, foi dormir. (Susy Mendonça – 4º ano)

(Vítor Martins – 1º ano)


RÁDIO JM

No passado dia 28 de Fevereiro tivemos o prazer de ir à RÁDIO JM, no Funchal. Esta ida, à respectiva rádio, resultou da actividade proposta pelo projecto do Baú de Leitura, no qual, a nossa escola está inserida. Tínhamos que criar ou, simplesmente, escolher um texto para que um aluno o apresentasse na rádio. Podemos dizer que foi uma experiência mágica, pois, apesar do estúdio não ter ido ao encontro das nossas expectativas iniciais, relativamente às dimensões do espaço (é muito mais pequeno do que tínhamos imaginado), a simpatia e a amabilidade da locutora, a Sr.ª Jacinta, fez-nos abstrair deste pequeno pormenor e aproveitarmos, ao máximo, a oportunidade de vivenciarmos esta experiência. Até nos foi autorizado manusearmos os botõezinhos da aparelhagem de som, mas tudo a fingir, é claro! Foi mesmo só para a fotografia. O Flávio, apesar de invadido pelo, inevitável, nervoso miudinho, declamou o poema, por nós adaptado especialmente para a rádio, com uma voz clara e com a entoação adequada. Por isso, está de parabéns porque representou lindamente a nossa escola.

(Flávio -3ºano e Animadora Elda)

DIA DO PAI

Querido papá: Eu quero dizer-te que te adoro muito e sei que tu também gostas muito de mim. Eu quero desejar- te um feliz Dia do Pai e quero pedir-te perdão por tudo aquilo que eu fiz, que te deixou chateado. Sabes o que que eu te vou oferecer ? Eu vou oferecer-te uma camisola branca, uma pedra e esta cartinha que eu fiz. Lembras-te de quando tu jogaste à bola comigo e de quando tu prendeste um cãozinho? Eu brinquei com ele, mas senti muita pena do cãozinho. E lembras-te de quando eu estava a brincar com o gato e ele me arranhou e eu comecei a chorar? Gosto muito de ti e vou dar-te mil beijinhos. Da tua filha: Jacinta Silva – 2º ano


COLUNA DO INGLÊS

Reza a lenda que São Valentim viveu em Roma no Séc. III durante o domínio do Imperador Claudius. Valentim era um dos ministros do senado... e padre. Claudius apenas tinha em mente construir um enorme exército para conservar o Império, mas estava a ter alguns problemas com as suas tropas já que quase ninguém se queria alistar, ir para a guerra, e deixar para trás a mulher e família. Perante a situação, o Imperador decidiu colocar fim a esta dificuldade e decretou a proibição de casamentos enquanto continuasse a luta pelo Império. Pensou que talvez fosse mais fácil convencer homens solteiros a ir para o exército. A lei foi aprovada mas o povo revoltou-se e, com ele, também São Valentim que, além de mostrar ao Imperador estar contra esta nova medida, decidiu realizar os casamentos secretamente. A cerimónia tinha lugar às escondidas e sempre com atenção à movimentação dos guardas do Império. Presentes estavam apenas a noiva, o noivo e São Valentim. Um dia, o pior aconteceu. Os guardas apareceram e, apesar do casal ter conseguido fugir, São Valentim foi apanhado e condenado à morte. Na prisão, recebeu várias visitas de jovens que Lhe deixavam flores e cartas dizendo que acreditavam no Amor. Uma dessas visitas foi a da filha de um guarda. A rapariga passou bastante tempo com Valentim e por vezes falavam durante horas. No dia da sua morte, Valentim deixou uma carta à rapariga dizendo apenas: “AMOR, de VALENTIM”. Esse dia era 14 de Fevereiro de 269. Desde esse dia, todos os anos, os namorados, enamorados, amantes e casados trocam mensagens de Amor. «É O DIA DE SÃO VALENTIM.»

Valentine’s Day Word Search

DO

DO BERÇO ÀS LETRAS

“Do Berço às letras”, é um projecto desenvolvido pela DRE, no qual a nossa Escola teve oportunidade de participar e desenvolver na Sala do Pré-Escolar. Este projecto destina-se a nós, os meninos de 5 anos, com o principal objectivo de despertar em nós o gosto pela leitura e escrita. Com este projecto, as nossas educadoras podem perceber se temos algumas dificuldades e se isso vai ser um problema quando formos para o 1º Ciclo. Para trabalhar este projecto uma das nossas educadoras faz-nos diversas entrevistas, individuais, com as quais pode avaliar até que ponto em nossa casa contactamos com material de leitura e escrita. Outra das etapas deste projecto, consiste em realizarmos diversas actividades, que nos façam ter vontade de aprender a ler e escrever. Depois de acordo com os resultados obtidos, tanto nas entrevistas como nas actividades, elas podem perceber se vamos ter algumas dificuldades de aprendizagem. Quanto aos trabalhos, temos elaborado histórias através de simples imagens, com um texto inventado por nós. O quadro negro que temos na sala, onde trabalhamos quando os mais pequenos dormem, tem servido para aprendermos como se escrevem muitas palavras, inclusive o nosso nome e os dos nossos colegas. Tem servido, também, para fazermos jogos com palavras e letras. Com letras pequenas, trabalhamos em grupo e tentamos descobrir palavras. Recordamos muitas das que já sabemos fazer e, por iniciativa própria, decidimos copiar. Identificamos letras semelhantes e diferentes em muitas palavras. Também descobrimos como se escrevem todas as coisas que temos na nossa sala, como os materiais e objectos que nos rodeiam. Estas são algumas das coisinhas que temos vindo a aprender e a descobrir e que nos vão ser muito úteis quando formos para a sala dos “meninos grandes”.


CIENTISTAS DE PALMO E MEIO…

Donde vem o orvalho? Material: lata vazia; gelos; copo com água do frigorífico. O orvalho… Em certas manhãs de primavera ao saíres de casa, vês a relva coberta de gotas de água. Essas gotas formam o orvalho. No entanto, não há nuvens e sabes que durante a noite não choveu. De onde vem a água que forma o orvalho? Experimenta… Faz a seguinte experiência: enche uma lata vazia de gelos e espera um pouco. O que observas? Formam-se gotas de água do lado de fora da lata! Mas de onde vem a água?

O que acontece? O ar que respiramos está cheio de vapor de água, o gás que se forma quando a água evapora. Quando arrefece o vapor de água volta a transformar-se em água líquida formando pequenas gotas de água. As paredes da lata estão muitas frias e arrefecem o vapor de água que se deposita no lado de fora da lata. O mesmo sucede quando deitas num copo sumo ou água que esteve no frigorífico. Pouco tempo depois a superfície exterior do copo está cheia de pequenas gotas. Criaste “orvalho” no teu copo! O mesmo acontece se respirares para cima de um espelho. O vidro está frio e o ar que deitas fora dos teus pulmões está cheio de vapor de água. O orvalho em cima da erva forma-se de modo parecido. Durante a noite o solo arrefece muito, tal como a lata com gelo ou o copo com água do frigorífico. O ar está cheio de vapor de água que, quando toca no solo, arrefece, transformando-se em água. Se o solo estiver muito, muito frio, como em certas manhãs de Inverno, o vapor de água arrefece tanto que em vez de se transformar em água, transforma-se directamente em gelo. Forma-se geada! Nessas alturas, a relva fica branquinha como se tivesse nevado.


Notícias TIC:

Final Concelhia do PmatE: (MINImat – 3º e 4º ano / MINIbio – 4º ano)

Neste Período continuámos a trabalhar com empenho e satisfação no âmbito das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Entre muitas outras actividades, mantivemos a nossa participação na competição entre escolas “Pensarápido”; continuámos a realizar trabalhos que, para além de servirem para leccionar os conteúdos informáticos necessários ao cumprimento da Planificação Anual de Informática, aplicam conteúdos abordados nas aulas curriculares; continuámos a expor os melhores trabalhos dos alunos no “Cantinho das TIC”; terminámos a actividades “Contos em Rede”, que se baseava em transformar a história do Capuchinho Vermelho em banda desenhada, através de um programa informático; e organizámos a Final Concelhia do PmatE! Esta última actividade foi, sem dúvida, a mais importante e mediática para a escola. E o melhor de tudo é que fomos vencedores, ficando apurados para a Final Regional, que será dia 8 de Abril na EB1/PE de Boliqueime!

Galeria de Fotos:

O PmatE (Projecto Matemática Ensino) é um projecto da Universidade de Aveiro, desenvolvido na Madeira em parceria com a Direcção Regional de Educação, que consiste numa competição a nível nacional, em forma de jogos de Matemática e Estudo do Meio, com um considerável nível de dificuldade. Este ano, fomos os organizadores da Final Concelhia de Santana, que se realizou no dia 22 de Fevereiro. Vieram à nossa escola participar nesta competição intelectual 118 alunos, de todas as escolas do concelho. Foi com muito orgulho que constatámos que, das 9 equipas apuradas para a Final Regional, 7 pertencem a esta escola! O que sentiram e como se sentiram os nossos vencedores? Eles mesmos respondem… “No dia 22 de Fevereiro tivemos a Final Concelhia do PmatE na nossa escola. Vieram alunos de todas as escolas do concelho de Santana, mas nós fomos os que ficámos melhor classificados. A nossa escola participou no MINImat - 3º ano, com seis equipas. Apesar de estarmos um pedacinho nervosos quando jogámos, ficámos muito contentes por termos ganho o 1º, o 2º e o 3º lugar! Vamos continuar a treinar e estamos ansiosos por participar na Final Regional, que será no dia 8 de Abril, na Escola B1/PE de Boliqueime.” (Alunos do 3º ano) “No dia 22 de Fevereiro a nossa escola organizou a Final Concelhia do PmatE, Projecto Matemática Ensino, promovido pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Direcção Regional de Educação, que engloba provas de MINImat e MINIbio. A nossa escola obteve os melhores resultados! As quatro equipas, da nossa turma, em prova, passaram todas à Final Regional, ganhando o 1º e o 2º lugar em MINImat - 4º ano e MINIbio. Quando estávamos a fazer a prova no computador sentimo-nos nervosos, mas ficámos muito satisfeitos quando soubemos que éramos vencedores. Treinámos bastante para esta prova e foi com muita emoção e alegria que recebemos as Certificados de vencedores. Parabéns à nossa Escola!” (Alunos do 4º ano)


PÁSCOA A Páscoa Cristã… Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário recordar que muitas celebrações antigas foram integradas nos acontecimentos relacionados com Cristo. A festa da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucifixão e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu). A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa. A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera. Cuidado: isto é complicado de entender... Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de Março e 25 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel". Sabias que a sequência exacta de datas da Páscoa se repete aproximadamente a cada 5 milhões de anos do nosso calendário? E para os curiosos, ficam aqui as datas da Páscoa até 2010: • 2008 - 23 de Março • 2009 - 12 de Abril • 2010 - 04 de Abril

Dia de Páscoa No dia 23 de Março comemora-se a ressurreição de Jesus. A Páscoa é uma época engraçada, em que comemos muitas amêndoas e ovos de chocolate que, às vezes, trazem dentro brindes. Eu gosto da Páscoa, porque posso comer amêndoas e ficar com a minha família. Mais tarde, o Espírito Santo vai às nossas casas. As saloias dançam e, no fim, jogam pétalas de rosas. Quando os senhores se vão embora deixam um pequeno cartão em cima da mesa com uma imagem de Jesus ressuscitado e uma oração. Eu gosto muito da Páscoa.

(Raquel e Aníbal – 4º ano)

Canta connosco…

“Coelhinho da Páscoa” Coelhinho da Páscoa Que trazes para mim? Um ovo, dois ovos, Três ovos assim. Coelhinho da Páscoa Que cores eles têm? Azul, amarelo, Vermelho também. Coelhinho da Páscoa Que lhe vais oferecer? Um saco de amêndoas Para ela comer. Coelhinho da Páscoa, Com quem vais dançar? Com uma menina Que sabe cantar. Coelhinho da Páscoa, Que trazes para mim?

Diverte-te a colorir…


Cantinho do Director…

«Devemos formular e gravar de forma indelével na nossa mente uma imagem mental de nós mesmos que corresponda a uma pessoa de sucesso.» Norman Vincent Peale (1898-1993)

Estamos a acabar o 2º Período Escolar. Gostaria de reflectir um pouco convosco acerca do trabalho sério, rigoroso e exigente que estamos a fazer nesta Escola. Escola que se pretende de sucesso; de excelência! É interessante o facto de, este ano, a nossa Escola ter ficado em 1º lugar nas fases concelhias de Santana das seguintes provas: MINImat (Matemática), MINIbio (Estudo do Meio), andebol feminino e Taça Escolar de Educação Rodoviária. A Escola de São Roque do Faial adoptou um modelo pedagógico de trabalho, rigor, disciplina e formação humana. Talvez nem todos apreciem este modelo, mas assim vamos continuar, preparando o futuro das nossas crianças. Com um ensino de qualidade. Incutindo os valores da cidadania. Na segurança, prevenindo acidentes. Pensamos ser estes os três vectores essenciais da formação destas crianças. Neles estão empenhados os docentes e funcionários da Escola, com a colaboração dos encarregados de educação e das instituições locais, a quem agradeço! A todos e, de modo particular, aos alunos da Escola e suas famílias, desejo Boas Festas Pascais!

________________________________ _


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.