Page 1

2017/2018

Jornal escolar

“Pelo sonho é que vamos” Pelo sonho é que vamos, Comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não frutos, Pelo Sonho é que vamos. Basta a fé no que temos. Basta a esperança naquilo Que talvez não teremos. Basta que a alma demos, Com a mesma alegria, Ao que desconhecemos E ao que é do dia-a-dia. Chegamos? Não chegamos? -Partimos. Vamos. Somos. Sebastião da Gama


2017/2018

Jornal escolar

Laço azul A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, no âmbito do MPMT 2018, lançou como desafio a realização do Laço Azul Humano, no dia 27 de abril às 12h00, em simultâneo por todo o País. Nesta sequência a CPCJ de Câmara de Lobos convidou as Escolas do Concelho a participarem na formação simultânea do Laço Azul Humano. A EB1/PE do Jardim da Serra também participou.


2017/2018

Jornal escolar

Dia da Família Gincana do Dia da Família. "A Família é o maior tesouro", título de uma das canções dramatizadas pelos alunos. A Família é um laboratório, onde se ensaia a VIDA. O que ela tem de bom e o que ela tem de mau. Se queremos um mundo melhor, então comecemos pela nossa família, a construí-lo. Amando incondicionalmente. Respeitando todos nas suas particularidades. Praticando a justiça nas nossas decisões e relações com os seus membros. VIVA A FAMIÍIA. PARABÉNS FAMÍLIA.


Jornal escolar

2017/2018

Visita de Estudo: Quinta Jardins do Imperador No dia vinte e cinco de maio, as turmas A do 1.º e 3.ºanos da nossa escola deslocaram-se à Quinta Jardins do Imperador para observar os exuberantes jardins ali existentes. Os discentes, a assistente técnica e as docentes que os acompanharam deslocaram-se no autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Chegámos ao local da visita pelas 09horas e 30 minutos e fomos recebidos por uma funcionária do espaço a visitar. A mesma informou que podíamos circular livremente pelo espaço e observar a flora existente. A casa principal não podia ser visitada, uma vez que estava por recuperar. Foi possível observar que a Quinta compreende um edifício com capela, lago, parque e jardins, conjunto este com caraterísticas únicas que importa preservar. O jardim Malakoff (com traçado geométrico, em que os pequenos canteiros repletos de roseiras são limitados por buxo) possui uma torre cilíndrica embutida no miradouro (torre Malakoff). É de salientar que o Imperador Carlos de Áustria, último Imperador da Áustria-Hungria, exilado entre 1921 e 1922, viveu com a sua família nesta Quinta e acabou por ali falecer. Após a visita aos magníficos jardins, as crianças lancharam e brincaram livremente. Os discentes revelaram bastante alegria, motivação e interesse, misturados com uma enorme euforia por se encontrarem num local amplo e atrativo. O contacto direto com a flora da Quinta Jardins do Imperador foi enriquecedor para todos os participantes


Jornal escolar

2017/2018

Dia da Criança A celebração do Dia Mundial da Criança foi organizada pela Casa do Povo do Jardim da Serra, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos. As crianças puderam usufruir de várias atividades tais como : insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, aula de Zumba, jogos tradicionais, golf etc… Este evento contribuiu, para tornar este dia ainda mais especial para as nossas crianças.


Jornal escolar

2017/2018

Visita de estudo: Vaivém Oceanário No dia 4 de junho, os alunos do 3º e 4º anos dirigiram-se, pelas 13h:15 minutos ao centro da cidade de Câmara de Lobos para assistirem ao “Vaivém Oceanário”, promovido no âmbito da semana do ambiente. Os alunos foram divididos em dois grupos e cada um foi acompanhado por um técnico do Oceanário. O primeiro grupo dirigiu-se a uma tenda onde tinha mesas e cadeiras para desenvolver um trabalho proposto. Após se terem disposto em grupos foi entregue algumas imagens de espécies e de elementos ligados ao mar. O jogo consistia em ouvirem o som e atribuir a imagem da espécie correspondente. De seguida, nesta mesma tenda, cada grupo realizou um jogo em que tinham que tirar o material/lixo que não pertencia à vida marinha ou ao mar. Posteriormente dirigimo-nos a um insuflável(sala) para visualizar uma viagem realizada por um animal desconhecido à qual os alunos teriam no final de descobrir quem era. O objetivo final era sensibilizar para a adoção de comportamentos mais responsáveis para com o planeta que habitamos, de compreender a sua importância e de agir pela sua conservação. Os alunos revelaram interesse pelos temas abordados, participaram ativamente, com entusiamo e de forma pertinente.


2017/2018

Jornal escolar

Lanche temático: (panquecas)

No dia , os alunos dos quartos anos dirigiram-se, à cozinha, na companhia das professoras titulares Irene Gomes e Liliana Ribeiro e o professor de Inglês Hugo Fonseca para confecionarem panquecas (caraterísticas de um pequeno almoço americano). Foi com a orientação do professor Hugo, que foi preparada esta iguaria. os

Foi com muito entusiasmo que alunos participaram nesta

atividade.

INGREDIENTES: 3 chávenas de leite 1 chávena de farinha de trigo peneirada 4 Ovos 3 Colheres ( Sopa ) de óleo 1 Colher ( Café ) rasa de fermento 1 Pitada de sal Funil 1 Garrafa Pet de sua preferência ( limpa ) COMO FAZER PANQUECA FEITA NA GARRAFA MODO DE PREPARO Lave bem sua garrafa pet Coloque o funil na boca da garrafa Despeje todos os ingredientes pelo funil Tampe a garrafa. Bata todos os ingredientes agitando a garrafa. Despeje um pouco da massa em uma fritadeira untada. Sirva.


2017/2018

Jornal escolar

Dia Eco-Escolas No dia 21 de junho de 2018 realizou-se o Dia Eco-escolas. Iniciou-se a celebração com a entoação do nosso hino Eco-Escolas seguido do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Para assinalar este dia organizou-se uma exposição com trabalhos elaborados pelos alunos nas áreas curriculares. Estes foram baseados nos temas base: água, energia e resíduos, nos temas complementares biodiversidade e agricultura biológica e por fim no tema do ano a floresta. Os discentes após o hastear da bandeira puderam visitar a exposição. Outra atividade realizada foi um atelier de jogos educativos elaborados com materiais reciclados tais como: o jogo da glória com perguntas sobre questões ambientais; o jogo da memória (com recurso a copos de papel e símbolos ecológicos); um jogo de estafeta em que os alunos tinham de selecionar alguns resíduos e colocalos nos respetivos ecopontos; o jogo de pesca de letras em que os alunos tinham de associar a elementos da natureza; jogos sensoriais em que os discentes tinham de identificar alimentos biológicos. Este evento foi promovido no âmbito do programa Eco-Escolas e teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade educativa para a importância da proteção do ambiente e a grande missão de incutir nos alunos o respeito e a conservação da natureza.


Jornal escolar

2017/2018

Viagem de finalistas: Porto Santo Esta visita foi realizada com o âmbito de oferecer aos alunos do 4º ano uma despedida diferente desta etapa das suas vidas que chegou agora ao fim. Como tal, uma mais valia para muitos dos alunos que ainda não conheciam a tão procurada Ilha Dourada e que terão assim a oportunidade de ficarem a conhecer melhor o seu aspeto físico, a vida animal e vegetal da ilha. Outro principal objetivo desta visita e não menos importante que os já mencionados, é criar situações que enriqueçam as vivências pessoais dos alunos, aumentando os seus conhecimentos. Para além disso, esta viagem foi o culminar de bons momentos passados entre os alunos e professores.

Jornal 3º período  
Jornal 3º período  
Advertisement