Jornal2º periodo17 1

Page 1

[Escreva o título do documento]

[Ano]

Num ápice, passamos do Natal à Páscoa. É assunto rotineiro, nas conversas do dia-a-dia, falar-se na brevidade do tempo. “ Passa tudo tão rápido”, “antigamente, parece que o tempo passava mais devagar”… Porque todos sentimos que a vida se ressume a instantes, gostaria de refletir convosco (pais/encarregados de educação), dois ou três pontos sobre este tema. É neste tempo, que nos é dado, que nos realizamos, portanto “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. Hoje, é que os nossos filhos, “mais”, precisam de nós. Hoje, é que nós, precisamos de estar mais próximo deles, tentando compreendêlos, tentando responder aos seus anseios e questões, com verdade, com dúvida, por vezes até com embaraço. Mas eles têm de sentir que os pais estão “por perto”, estão presentes, nas suas vidas. Hoje, é que é, o tempo de transmitir-lhes os valores, em que nós acreditamos, os mesmos valores que nos levaram a trazê-los ao mundo, a constituir uma família, a dar tudo o que temos de melhor para os educar…, orientar… É, hoje, neste tempo e lugar, que temos, em cada dia, de nos realizarmos como seres humanos, imperfeitos, amorosos…, enfim, é neste tempo e lugar, aqui no Jardim da Serra, que temos de ser felizes.


[Escreva o título do documento]

Visita de Estudo ao Palácio de São Lourenço

[Ano] No dia 25 do mês de janeiro, as turmas dos 3º e 4º anos, da EB1/PE do Jardim da Serra, realizaram uma visita de estudo ao Palácio de S. Lourenço. Após esta breve explicação, os alunos goram orientados para as diferentes divisões, com um guião que foi preenchido dois a dois e lido por um professor. Os discentes visualizaram a sala dos retratos, o salão nobre, a sala vermelha, a sala verde, a sala Baluarte, Baluarte Noroeste e jardins interiores. No final, foi ainda tirada uma fotografia coletiva em cada grupo e ofereceram alguns materiais alusivos aos símbolos nacionais.

Os alunos, na escola, fizeram uma ilustração da parte da visita que mais gostaram, realizaram uma pequena expressão escrita e ainda elaboraram um painel, onde colocaram dados recolhidos na internet e ilustrações produzidas.


[Escreva o título do documento]

[Ano]

Visita de estudo ao Museu de História Natural e Aquário Municipal.

No dia trinta e um de janeiro os alunos do 1ºA e do 2º A da EB1 / PE de Jardim da Serra, realizaram uma visita de estudo ao Museu do de História Natural do Funchal e ao Aquário Municipal. Os alunos fizeram uma visita guiada às seis salas que o compõem, nas quais puderam observar e conhecer diversos exemplares de espécies de peixes, aves, mamíferos terrestres e marinhos, répteis marinhos, insetos e outos invertebrados. Visitaram também uma sala onde se encontravam expostas diversas imagens de plantas e animais da Laurissilva. Em seguida, os educandos foram ao Aquário Municipal, onde puderam observar os tanques de exposição onde se encontram os mais importantes elementos da fauna marinha costeira da Madeira. Os alunos durante a visita colocaram várias questões ao guia, revelando muito interesse. Na sala de aula, após a visita, os educandos dialogaram sobre este evento. Desenharam e escreveram aquilo que mais gostaram de ver no museu.


[Escreva o título do documento]

[Ano]

Palestra “Fura-bardos e o Habitat”

Esta palestra foi promovida pela Spea e intitula-se “Fura-bardos e o Habitat”. Esta atividade teve como objetivo dar a conhecer o fura-bardos aos alunos. Diversos aspetos da sua ecologia foram apresentados, com especial enfoque no seu habitat, a floresta Laurissilva. Os alunos tiveram a oportunidade de observar algumas penas de Fura-bardos e também de ouvir alguns sons produzidos por esta ave. Foi destacada a importância deste habitat, na manutenção do equilíbrio hídrico da região. Após a palestra os educandos realizaram algumas atividades de observação de aves.


[Escreva o título do documento]

Visita de estudo à

[Ano] No dia 23 de março o Préescolar visitou a Insular. A Insular é uma das mais antigas empresas madeirenses ligadas ao ramo alimentar. A sua fundação remonta ao ano de 1929 e o início da sua atividade ocorre no sector de moagem de cereais e produção de farinhas. Atualmente, a sua oferta passa por soluções ligadas ao sector da panificação, alimentação animal e uma vasta gama de produtos ao consumidor final: farinhas de uso culinário, massas alimentícias, arroz, bolachas, biscoitos, azeite e óleo. Os alunos tiveram a oportunidade de observar a confeção de bolachas e amêndoas.


[Escreva o tĂ­tulo do documento]

Visita de Estudo ao Museu do Farol e ao farol da Ponta do Pargo

[Ano]


[Escreva o título do documento]

[Ano]

“O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável, surge assim como uma ferramenta de reeducação alimentar para intervir neste contexto e incentivar a ingestão de fruta e outros alimentos saudáveis numa das refeições que mais depende da preferência de cada criança, o lanche. “


[Ano]

[Escreva o título do documento]

Dia de São Valentim

O dia 14 de feveveiro É o dia de S. Valentim Somos pequenos para namorar Amiguinhos, isso sim… Desenhamos corações Dizemos o que sentimos Ainda somos crianças Precisamos é de mimos…


[Escreva o tĂ­tulo do documento]

Carnaval

[Ano]


[Escreva o título do documento]

[Ano]

Celebramos o dia Eco-Escolas no dia 4 de abril, dia do encerramento do 2º período. Iniciámos com a entoação do nosso hino Eco-Escolas e hasteamos a nossa bandeira Eco-Escolas. Os alunos também apresentaram algumas canções sobre a páscoa e sobre a preservação da natureza. Contámos com a presença do Engenheiro Carlos Magro que conversou um pouco com os alunos sobre as energias renováveis e diferentes formas de poupar energia. Após o lanche iniciaram-se os Ateliers: experiências, os pés descalços, puzzles e diferenças, gincana, jogo da glória, bowling, caça ao ovo , pintura do mural e horta vertical.


[Escreva o tĂ­tulo do documento]

Ateliers do Dia Eco-Escolas

[Ano]


[Escreva o título do documento]

Exposição Eco-Escolas Exposição de trabalhos sobre os temas explorados no programa Eco-Escolas: energia, água, resíduos, alimentação, agricultura biológica e biodiversidade.

[Ano]


[Escreva o tĂ­tulo do documento]

[Ano]


[Escreva o título do documento]

[Ano] A EB1/PE do Jardim da Serra trabalhando o tema da agricultura biológica.

Explicação do processo da sementeira do centeio e do trigo.

Utilização de composto para a plantação.

Sementeira do trigo e do centeio

Plantação em caixas de leite para posterior transplantação.


[Escreva o tĂ­tulo do documento]

[Ano]


[Escreva o título do documento]

Páscoa

[Ano]


[Escreva o tĂ­tulo do documento]

[Ano]


[Ano]

[Escreva o título do documento]

Reflexos mágicos Ia o coelho a caminho de casa quando encontrou a sua amiga toupeira. Aproximou-se e perguntou: - Então minha amiga, como estás? - Estou bem. - O que estás a fazer? Pareces tão concentrada. - Estou a ler. - Qual é o título do livro? Perguntou o coelho cheio de curiosidade. - O livro intitula-se “Os reflexos mágicos” e é muito interessante. -Reflexos? Não estou a perceber. - São reflexos, por exemplo na água. - Ah! Hoje aconteceu-me algo semelhante. Queres ouvir? - Sim com todo o prazer . A toupeira fechou o livro e pousou-o em cima de uma pedra. O coelho começou a narrar o que lhe tinha acontecido. _ Hoje, encontrei um rasto prateado de um caracol, segui-o até uma poça de água e comecei a falar com ele. O caracol disse-me que estava a falar com o caracol que se encontrava dentro da poça de água. Assim que me debrucei não vi nenhum caracol , mas sim um coelho. Passamos horas ali a ver onde estava o caracol e o tal coelho. - E chegaram a alguma conclusão? -Sim – disse o coelho- quando uma pedrinha caiu na poça, o caracol e o coelho desapareceram. - Ah! O que vocês viram foi a vossa imagem refletida na água. - Agora percebo. Obrigado toupeira. Os dois amigos despediram-se e foram para as suas casas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.