Métodos Quantitativos

Page 42

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Se a > 0, a função é crescente; caso a < 0, a função se torna decrescente. A função anterior era crescente e o valor de “a” era igual a 1 (maior que zero). Na prática, o coeficiente angular recebe este nome porque é numericamente igual à tangente do ângulo formado pela reta com o eixo “x”. Existe ainda outra interpretação para o valor de “a” (coeficiente angular). Ele corresponde à relação entre as variações de dois valores de F(x) e dos valores de “x” correspondentes. Observe na Tabela 6 que, quando “x” varia de 1 para 2, o valor de F(x) varia de -1 para zero. Se fizermos a relação entre estas variações, teremos:

O valor encontrado é igual ao coeficiente angular. Quando temos a = 0, a função é dita constante porque, para qualquer valor de “x”, F(x) será sempre igual a “b”. Retomando o conceito de raiz da função (o valor de “x” que faz com que o valor da função seja igual a zero), tem-se que:

Significa dizer que, sempre que “x” for igual à divisão do coeficiente “b” pelo coeficiente “a”, multiplicado por -1 (menos um), terá o valor da função igual a zero. Com esta última informação (como achar a raiz da função de 1º grau) fica fácil esboçar o gráfico de qualquer função deste tipo. Observe a figura abaixo: Figura 8 - Montagem do gráfico de uma Função do 1º Grau

Observe que o ponto onde a reta corta o eixo “x” (horizontal) é numericamente igual à raiz da reta:

42


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.