Métodos Quantitativos

Page 25

AULA 1 - CONCEITOS INICIAIS

Resolver uma equação é, finalmente, proceder a uma série de operações que gerem sucessivas equações equivalentes, para, ao final, ter a letra que representa a incógnita cujo valor se quer determinar, isolada em um dos lados da equação e, do outro, um valor numérico que dá solução ao nosso problema. Resolver equações envolve treino e atenção, mas o processo é simples. Vamos a um exemplo:

Para começarmos a manipulação, podemos multiplicar ambos os lados por 6, o que fará com que os denominadores sumam. Na prática, se multiplica pelo MMC dos denominadores existentes.

A seguir, retira-se o equivalente a um dos termos onde “x” aparece dos dois lados da equação. Isto fará com que apenas um lado passe a ter termos com a incógnita “x”.

O próximo passo é deixar apenas o termo com o “x” do lado da esquerda, somando-se 1 aos dois lados.

Por fim, dividem-se os dois lados por 4, o que faz com que a incógnita fique sozinha do lado da direita.

INEQUAÇÕES Inequações são sentenças matemáticas abertas, isto é, sem um valor definido, expressas por uma desigualdade entre duas expressões algébricas. Na prática, uma inequação é equivalente a uma equação onde se substitui o sinal da igualdade por sinais de desigualdade, a saber:

» » Maior: > » » Menor: < » » Maior ou igual: >= » » Menor ou igual: <= » » Diferente: ≠ O processo de resolução de equações é equivalente ao processo de resolução das equações, com uma única diferença: quando multiplicamos ou dividimos ambos os lados da inequação por um valor negativo a relação, inverte-se:

25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.