Libras

Page 16

Libras

1.2 Os surdos têm cultura? Você viu que muitos dos mitos sobre a pessoa surda foram construídos em função de crenças criadas quando não se conheciam as possibilidades e as capacidades de aprendizagem dos surdos. A partir do momento em que o surdo teve acesso a algum tipo de comunicação, ele passou a interagir socialmente e começou a formar grupos sociais. A partir daí, você sabe identificar se os surdos têm cultura? Descubra a seguir.

Figura 3 – A cultura surda é mundial. Fonte: Shutterstock, 2015.

Para tentar descobrir se o surdo tem cultura, é necessário que você reflita: o que é cultura? Será que a cultura está ligada apenas às artes, à música e ao conhecimento? Não! Há diversas formas de compreensão sobre o conceito de cultura, já que a palavra nos remete a uma amplitude de signos que podem ser direcionados para diversos usos do vocábulo. Muitas definições podem indicar o que é a cultura, mas de forma antropológica vamos considerá-la como um padrão de comportamento, crença, conhecimento que distinguem um grupo social. Nesse caso, será o grupo de surdos. Para definir a cultura surda, é preciso partir do senso que segrega o grupo de ouvintes do grupo de surdos. E por que eles não usufruem de uma mesma cultura? Observe o que dizem Santana e Bergamo (2005, p. 574). Um outro modo de discutir a questão da cultura surda é bem mais complexo. Desse lado, não vale a pena entrar em jogos teóricos como, por exemplo, se existe ou não cultura surda e seu oposto, a cultura ouvinte [...]. Em outras palavras, seria preciso entender por que persistem as opiniões em favor da cultura surda e entender quais as vantagens em adotar (e defender) essa ideia. Assim, não parece interessante partir de uma ideia rígida e preconcebida do que seja ou não cultura.

O que se faz necessário compreender sobre a cultura surda é que a história ultrapassa séculos: acreditava-se que o surdo tinha capacidade de aprender a língua falada e, assim, ele foi obrigado a utilizar a língua oral. No entanto, para o surdo, a língua falada não fazia nenhum sentido, já que a palavra não remetia a nenhum signo. No momento em que foi introduzida a língua de sinais, foi possível ao surdo compreender a linguagem, entender o mundo. 16 Laureate- International Universities


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.