Comunicação e Expressão

Page 78

Outra classificação que vem desde Platão é a distinção entre os gêneros líricos, épicos e dramáticos. Essa classificação, com algumas variações, permanece em nossos dias. O gênero lírico se caracterizaria pela presença da voz do autor somente. No gênero dramático, somente as personagens falam. No épico, autor e personagens têm direito à fala. Notamos que a classificação dos gêneros é algo construído ao longo do tempo. Por isso, vale lembrar que, além da literatura, a retórica também apresenta uma classificação. Aristóteles dividiu a retórica em gêneros, que são até hoje fontes de conhecimento. Ele os classificou de acordo com o objetivo: o deliberativo, para julgar uma ação futura; o judicial, para uma ação passada, e o epidíctico, em que o orador louva ou censura, exaltando o sucesso e condenando o fracasso. Com essas classificações, evidencia-se que o estudo dos gêneros foi uma constante. Segundo Brandão (2003, p.19), Esta diversidade de campos do saber voltados à questão do gênero tem resultado numa variedade de abordagens – o que se atesta pela metalinguagem utilizada; tem-se usado, às vezes, indistintamente os termos: gêneros, tipos, modos, modalidades discursivas, espécies de texto e de discursos.

Com essas reflexões sobre gêneros e sua classificação histórica, justifica-se a necessidade de uma organização, divisão, para, como dissemos no início, por meio do gênero, direcionar nossa leitura, pois, como vimos, eles são dinâmicos, por isso mesmo não são formas fechadas. Maingueneau diz isso claramente (2002, p. 59-60): Tais categorias correspondem às necessidades da vida cotidiana e o analista do discurso não pode ignorá-las. Mas também não pode contentar-se com elas, se quiser definir critérios rigorosos. O rigor não impede, contudo, que se aceitem critérios variados, que correspondem a formas distintas de apreender o discurso.

Desse modo, os gêneros podem ser entendidos como um produto coletivo dos diversos usos da linguagem e que se realizam de diversos modos, de acordo com as necessidades comunicativas do dia a dia da comunidade.

Tipos e gêneros textuais

Gêneros e tipologias na atualidade

76

Podemos entender gêneros como os diversos tipos de discurso associados a grandes setores da atividade social de comunicação. Esses setores da atividade social são os canais pelos quais os tipos são apresentados. Maingueneau nos dá um exemplo elucidativo (2002, p. 61): Assim, o talk show constitui um gênero de discurso no interior do tipo de discurso “televisivo” que, por sua vez, faz parte de um conjunto mais vasto, o tipo de discurso “midiático”, em que figurariam também o tipo de discurso radiofônico e o da imprensa escrita.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.