__MAIN_TEXT__

Page 1

Setembro/Outubro 2017

Aos excelentíssimos professores, Parabéns!

15 de outubro, dia do professor! Felicitações àquele que tem como oficio a arte de ensinar. O ensino pressupõe, antes mesmo do domínio de conhecimento e informação, capacidade de se doar, de servir ao outro em nome de seu conhecimento intelectual e humano. O bom professor não é aquele que retém, é o que libera, é o que deixa voar e promove o prazer pela aprendizagem, portanto, trata-se de uma vocação. A arte de ensinar existe há milênios. Em muitos países ela é tida como a mais nobre de todas as profissões e reconhecida não só em uma data comemorativa, mas a cada dia, a cada manhã de recomeço. A faculdade Ratio é grata a todos os professores que ajudam a edificar um país melhor, que fazem do oficio uma arma poderosa em nome do bem comum. A faculdade Ratio pensando nesse profissional tão importante, lança sua pós-graduação em docência do ensino superior, para ajuda e formar adequadamente todos que querem exercer o magistério em universidades e faculdades. Conheça mais sobre as pós-graduações da Ratio em www.ratio.br/cursos/pos-graduação

Faculdade Ratio prepara-se para liderar congresso mundial de sustentabilidade ambiental. Referido congresso deverá acontecer em torno de 2022 com a participação de várias entidades internacionais. As primeiras tratativas do evento estão sendo pensadas pela Faculdade Ratio com apoio de órgãos internacionais como o Greenpeace. A partir de 2018 a faculdade promoverá congressos regionais, mesas redondas e seminários, no intuito de amadurecer a comunidade local para as discussões globais do evento. Mais informações com o professor Said Diretor presidente da Faculdade Ratio.


- Cultura e diversão -

O JORNALISMO E A 7º ARTE

O Abutre'

Cidadão Kane

2014

1941

Dirigido por Dan Gilroy,Indicado ao Oscar de melhor roteiro original e ao Globo de Ouro de melhor ator em drama (Gyllenhaal).

Dirigido por Orson Welles, Dirigido por Tom McCarthy, Venceu o Oscar de melhor roteiro ganhou o óscar em 2016 de além de ter sido indicado nas melhor filme. categorias de filme, diretor (Welles) e ator (Welles).

Qual é o limite da notícia? O que acontece quando alguém sem o menor preparo - numa Los Angeles em retração econômica e desemprego em alta - assume o comando das câmeras? Jake Gyllenhaal entra de corpo e alma no personagem central deste ótimo representante do cinema paranoico americano. De suar frio na cadeira. Duração: 157 minutos

2

Considerado um dos melhores filmes já feitos, Cidadão Kane é um envolvente e charmoso drama sobre a vida de um magnata da mídia (vivido por Orson Welles), da infância na pobreza à liderança de um império milionário de comunicação. Repórteres investigam o mistério que são as últimas palavras ditas por Kane, em seu leito de morte. Uma história surpreendente.

Spotlight: Segredos Revelados 2015

O elogiado drama é baseado em uma história real de jornalistas do Boston Globe, dos Estados Unidos, que investigam uma série de abusos sexuais contra crianças cometidos em uma Arquidiocese Católica da cidade. O resultado do trabalho dos repórteres é uma sociedade escandalizada com os fatos e uma Igreja sob a mira de mais investigações mundo afora.


- Cultura e diversão Ação “Direito Eleitoral é na Ratio” De 31 de agosto a 02 de setembro de 2017, aconteceu na Assembleia Legislativa do estado do Ceará o primeiro Concede- Congresso Cearense de Direito Eleitoral, uma realização da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, da Justiça Federal e da Assembleia Legislativa. O congresso propõe-se a discutir diversos aspectos do direito eleitoral e a divulgação de trabalhos científicos voltados para o setor, com a presença de ministros, desembargadores e advogados. A Faculdade Ratio esteve presente marcando o nome da instituição enquanto formadora na área do direito, mediante a divulgação da especialização em direito eleitoral.

LITERATURA CEARENSE Título: Metodologia, simples assim (2014) Autora: SILVA, Magda Lima. Professora da Faculdade Ratio.

Título: Cem Contos Cortantes, uma viagem vertiginosa por cem histórias de cem palavras Autor:BRAN, Germano.

A obra destina-se a todo estudante de graduação e pós-graduação, que deseje de fato, aprender os procedimentos metodológicos de um modo simples e descomplicado. Pesquisa, projeto, tcc, ciência e postura cientifica, ABNT, etc.

Segure o fôlego. Prepare-se! Agora você fará uma viagem vertiginosa por cem histórias com rigorosamente cem palavras cada uma. Num ritmo frenético e alucinante, o premiado escritor Germano Bran apresenta cem microcontos de aventura, humor, terror, romance, crimes e assombro, levando o leitor a mergulhar num turbilhão de sentimentos sucessivos e antagônicos.

Magdalima37@gmail.com

3


- Dicas e saúde SINDROME DE BURNOUT CONHEÇA O EFEITO EM PROFESSORES

1-O que é a síndrome de Burnout? Como ela se diferencia do estresse? Burnout é um estado de sofrimento que acomete o trabalhador quando este sente que já não consegue fazer frente aos estressores presentes no seu cotidiano de trabalho. Diferentemente do estresse, que se caracteriza pela luta do organismo no sentido de recobrar o equilíbrio físico e mental, a síndrome de Burnout compreende a desistência dessa luta. Por isso se diz que Burnout é a síndrome da desistência simbólica, pois embora não se ausente fisicamente do seu trabalho, o profissional não consegue se envolver emocionalmente com o que faz. 2. O que leva o professor a desenvolver a síndrome? Burnout é resultado de longa exposição aos estressores laborais crônicos, sendo mais frequente em profissões com altas demandas emocionais e que exigem interações intensas, como é o caso, por exemplo, dos professores e dos profissionais de saúde. No caso dos profissionais de saúde, as demandas emocionais estão ligadas à compaixão, à onipotência de poder salvar vidas e à impotência por perdê-las. Já no caso do professor, as demandas são de outra natureza; estão relacionadas ao cuidado, à possibilidade ou não de se estabelecer um vínculo afetivo com o aluno que favoreça o processo de aprendizagem e permita ao professor realizar um bom trabalho. Essas demandas emocionais, no caso do docente, são inerentes a sua profissão, podendo ser agravadas, por exemplo, por políticas educacionais que aumentem a sobrecarga de trabalho sem a devida contrapartida, ou por condições inadequadas de trabalho, ou pela presença de alunos particularmente difíceis (alunos violentos, com grande déficit de aprendizagem) ou ainda pelo sentimento de injustiça, de não reconhecimento do seu esforço e da importância do seu papel na sociedade.

PSICOLOGIA A FACULDADE RATIO acaba de conquistar mais uma graduação para o seu conjunto de graduações, trata- se do bacharelado em Psicologia. A cada período o MEC reconhece e atesta a capacidade da faculdade em ofertar novos cursos e assumir grandes desafios, dando- nos autonomia e confiança para empreender um modelo de educação pautado na qualidade, seriedade e compromisso. Um dos propósitos pautado da Ratio é torna-se referencia na formação de bacharéis em psicologia com solidez na qualificação técnicocientífica, contribuindo para o exercício de suas atribuições profissionais, com competência, criatividade e responsabilidade ética; proporcionando-lhes uma visão crítica e analítica do mundo, preparando-os para os desafios do mercado, em suas várias áreas de atuação e no exercício da cidadania. Conheça mais sobre o novo curso da acessando o site www.ratio.edu.br/curso/psicologia.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

1º DE SETEMBRO, DIA DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA Sem dúvida, nenhuma civilização marcou e desenvolveu a educação física como a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a educação física e a pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos no elo entre corpo e alma, através das atividades corporais e da arte. No dia 1º de setembro celebramos o dia do profissional de educação física responsável por manter o corpo humano em ação e saudável, este tem a capacidade de reunir e ensinar as técnicas e praticas das diversas atividades esportivas existentes. A Faculdade Ratio parabeniza a todos os professores de educação física pelo seu nobre trabalho prestado a sociedade, e convida esta a fazer parte do quadro de discentes formados com professores qualificados e compromissados com a educação. 4


- Dicas e serviços -

LICENCIATURA É NA RATIO Escolha sua licenciatura e curse na Faculdade Ratio:

Pedagogia Objetivo: Formar o profissional para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, incluindo a perspectiva inclusiva dos portadores de necessidades educativas especiais. Formar o docente/gestor para atuar nas diversas instâncias sociais. Turnos: Diurno e Noturno; Duração: 4 anos; Campus: Sede 1.

Educação Física Objetivo: Formação de professores capacitados para desenvolver um trabalho pedagógico em Educação Física no âmbito escolar, baseando-se para tanto em conhecimentos a respeito do ser humano e sociedade, do mundo do trabalho, e do movimento humano construído historicamente. Turnos: Diurnos e Noturnos; Duração: 4 anos; Campus: Sede 1. SAIBA MAIS EM WWW.RATIO.EDU.BR

5


- Nossa cidade, estado e país Dia da Independência

Setembro, Independência do Brasil!!! O dia 7 de setembro de 1822 marcou a Independência do Brasil, um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois determina o fim do domínio português e a conquista da tão sonhada autonomia política e administrativa. Muitos lutaram por esse ideal, homens e mulheres perderam suas vidas em nome da edificação de uma nação. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. Alguns fatos pitorescos sobre a Independência do Brasil, segundo Eduardo Bueno, vejamos: 1- Para reconhecer a separação, Portugal exigiu o pagamento de dois milhões de libras esterlinas. Porém, os cofres brasileiros estavam vazios desde a volta do rei para Lisboa, e Dom Pedro teve de recorrer à Inglaterra, que exigiu um tratado comercial para emprestar o dinheiro. Aí surgiu a dívida externa brasileira. Com o pagamento da indenização, Portugal reconheceu o Brasil como país soberano em 29 de agosto de 1825. 2- A versão oficial diz que Dom Pedro voltava de Santos para o Rio de Janeiro quando recebeu três cartas durante uma pausa perto do riacho Ipiranga, em São Paulo. Uma carta era de seu pai, Dom João 6º, ordenando sua volta a Lisboa; outra era do ministro José Bonifácio, recomendando o rompimento com Portugal, e terceira vinha de Dona Maria Leopoldina, sua esposa, apoiando a orientação de Bonifácio. 3- O famoso quadro de Pedro Américo, "Independência ou Morte", foi pintado na Itália, por encomenda do Império, e entregue em 1888, 66 anos depois da proclamação. O pintor nem era nascido em 1822. E os cavalos exuberantes, na realidade eram jumentos, principal meio de locomoção à época. 4- Os primeiros países a reconhecer a independência do Brasil foram os EUA (1824), México, Argentina e França (1825). 5- Os restos mortais de Dom Pedro, morto em Portugal em 1834, estão sepultados na cripta do monumento, mas o coração ficou na cidade do Porto, na Igreja da Lapa. Em 2012, o corpo do imperador foi exumado e submetido a tomografias e ressonâncias pela Universidade de São Paulo.

6


- Sabe onde fica a Ratio? Venha conhecer nossos campus

Linhas de ônibus que percorrem nas proximidades:

Momento Leitura

Fogo O jantar foi servido às pressas, extraordinariamente às três da tarde. Eles tinham apenas duas horas juntos. Não houve entrada. A costeleta Premium foi cortada com ansiedade. Um Domaine Conté brilhou em taças de cristal. Billie cantava melancólica no rádio. “Eu sempre te amei”, disse o chef para a amada. Olharam- se tristemente. Comeram e beberam com sofreguidão. Foram para a cama e se amaram entre suspiros, angústia, dor e lágrimas. “Será que existe algo do outro lado?”, indagou ela. Não havia mais o que dizer. Abraçaram-se forte. Absinto, o imenso meteoro do tamanho de uma montanha, chocou-se sobre a Terra.

29 - Parangaba/Náutico 30 - Siqueira/Papicu/13 de Maio 075 - Campus do Pici/Unifor 702 - Av. Antônio Sales/ Dionísio Torres 755 - Conj. Alvorada/ North Shopping (STPC) 855 - Bezerra de Meneses/Washington Soares

Linhas de ônibus que percorrem nas proximidades: Conto do livro Cem Contos Cortantes, uma viagem vertiginosa por cem histórias de cem palavras, de Germano Bran. À venda em formato e- book e impresso na amazom.com.br

815 - Messejana/Papicu/Cj. Tancredo Neves 825 - Cidade dos Funcionários/Papicu/Jd. das Oliveiras 835 - Defensoria/Papicu/Via Câmara

Expediente RATIO EM REVISTA - SET/OUT 2017 N°2 DIRETORES: DEOCLÉCIO SAID ORLANDO JÚNIOR CORREÇÃO E PRODUÇÃO MAGDA LIMA

08

COORDENAÇÃO: GLEICIANE NUNES MILENA ALVES DESIGN: MILENA ALVES

INSTAGRAM: @RATIOFORTALEZA FACEBOOK: /RATIOFORTALEZA

E-MAIL: REVISTARATIO17@GMAIL.COM SITE: RATIO.EDU.BR


- Estude na Ratio Conheça nossos cursos Tecnólogo e Técnico

Bacharelado

Objetivo: Formar o administrador com perfil diferenciado, capaz de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, proporcionando a aquisição das habilidades necessárias para o exercício profissional, e principalmente a construção do espírito empreendedor e ético que 6gere o crescimento e desenvolvimento pessoal e social.

Objetivo: Formar profissionais aptos na identificação, análise e avaliação de problemas, oportunidades e necessidades de organizações e mercados consumidores para projetar, desenvolver, aperfeiçoar e gerenciar produtos.

Objetivo: Formar profissional contábil, com posicionamento e direcionamento para gerenciar as informações produzidas pela contabilidade, oriundas do ambiente externo à organização, de forma a apoiar adequadamente o processo decisório em empresas.

Objetivo: Aprofundamento da inteligência da fé que possibilite um melhor serviço na Igreja e na sociedade. Na Igreja, com uma melhor qualificação de agentes de pastoral aptos a prestar assessoria e formação nas pastorais e movimentos.

Objetivo: Formar assistentes sociais com capacidade para intervir nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de políticas que respondam aos desafios sociais presentes nas realidades cearense e brasileira.

Tecnólogo

Objetivo: Propiciar a construção de conhecimentos específicos e tecnológicos na área de meio ambiente, relacionando aspectos teóricos e práticos. Propiciar a construção de conhecimentos específicos e tecnológicos na área de meio ambiente, relacionando aspectos teóricos e práticos.

Objetivo: Formar profissionais com reconhecida competência e habilidades gerais e específicas inerentes à sua área de atuação. Num sentido amplo, o curso objetiva atingir uma transformação social no âmbito da região em que se insere uma vez que, enfatizando a prevenção de problemas, contribui para a construção de um país mais seguro.

Objetivo: Oferecer à população maior acesso à saúde visual, prevenindo, prescrevendo e com pensando os possíveis distúrbios visuais, bem como auxiliando outros profissionais da área de saúde, através da detecção precoce de patologias e encaminhando os casos aos profissionais competentes.

Objetivo: Formar profissionais para supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social.

Técnico

Objetivo: Capacitar o discente a realizar com proficiência a montagem dos óculos, preparando lentes, colocando-as e ajustando-as em sua armação, seguindo rigorosamente as indicações prescritas; atender as demandas visuais o cliente; produzir lentes ópticas; adaptação de lentes de contato; gestão empresarial de produtos e serviços

07

Profile for E-deas Digital

Revista Ratio - Setembro e Outubro - 2017  

Revista Ratio - Setembro e Outubro - 2017  

Profile for e-deas
Advertisement