Page 1

EDIÇÃO FEVEREIRO/MARÇO - 2018

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista |

@ratioemrevista


MEIO AMBIENTE EM FOCO

CHUVAS ÁCIDAS: “Quando olhamos para cima, vemos as nuvens e o céu azul. Mas há outras coisas no céu que não conseguimos ver. Algumas são perigosas para terra”. “Quando as centrais elétricas queimam carvão para fazer eletricidade, e quando os carros queimam gasolina, ficam no ar gases invisíveis. Alguns desses gases podem misturar-se com água e torná-la ácida, tão ácida como sumo de limão ou vinagre”. “Às vezes os gases entram nas nuvens, onde se misturam com a chuva ou a neve. Então, o ácido cai outra vez na terra, juntamente com a chuva ou a neve. Chama-se a isso chuva ácida”! MÁS NOTÍCIAS: “As chuvas ácidas são muitíssimas perigosas para as plantas, rios e lagos, assim como para as criaturas que neles vivem. Em certos locais matam as florestas e poluem a água que os animais e as pessoas precisam beber”. A NOSSA MISSÃO: Par a nós é muito impor tante deixar de provocar chuvas ácidas. Uma maneira boa de deixar provocar chuvas ácidas é Poupar Energia! Quanto menos energia usarmos, menos carvão aquelas centrais elétricas têm que queimar!

O CRESCIMENTO DE POPULAÇÃO: Todos os dias há cada vez mais gente vivendo no planeta terra. Todas essas pessoas precisam de espaço para viver. Portanto, mudam-se para locais onde já vivem plantas e animais. As florestas são derrubadas e as zonas selvagens enchem-se de casas e lojas. O QUE PODE ACONTECER? Quando as pessoas se mudam para uma terra nova, as plantas e animais que vivem lá podem ficar em perigo – O que quer dizer que, como não há lugar para viverem, começam a desaparecer. Alguns até ficam extintos, o que significa que morrem todos e desaparecem da terra para sempre! O QUE PODE VIR A ACONTECER? Nós gostamos de ver desenhos e de ler histórias acerca de dinossauros que viveram na terra há milhares de anos. Agora estão todos extintos. Isso pode acontecer aos elefantes, zebras, rãs, borboletas, pintarroxos ou peixinhos dourados… ou outros animais, se não tivermos cuidado. A NOSSA MISSÃO: Vamos conser var a ter r a ver de e com saúde, cheia de milhões de criaturas maravilhosas!

POLUIÇÃO DO AR: Antigamente, há cer ca de 150 anos, o ar era puro e estava limpinho – era perfeito para as pessoas e os animais respirarem.

PODEMOS AJUDAR OS ANIMAIS? Podemos Sim! Vamos conservar os nossos oceanos, rios, lagos e cursos de água, protegendo os animais e mantendo a terra verde.

FÁBRICAS: Com a constr ução das fábr icas aumentou muito a quantidade de gases perigosos lançados na atmosfera! Ainda por cima, as pessoas começam a andar de carro, o que tornou o ar ainda mais poluído!

O PROBLEMA DO LIXO: Quando se joga qualquer coisa fora, põe-se no contentor do lixo. Todos os dias vem o caminhão do lixo e o contentor é esvaziado. Mas, o que acontece com o lixo? Desaparece e pronto?

A SUBSTÂNCIA CASTANHA: Muitas cidades do mundo têm o ar cheio de uma coisa que as polui, chama-se SMOG. Em alguns lugares é tão forte que o ar, que deveria ser azul bonito, na realidade parece castanho!

O PROBLEMA DO LIXÃO: Quase todo o lixo é levado para uma lixeira, onde o caminhão do lixo o despeja no chão. Depois de o caminhão ir embora, vem um grande trator e empurra terra sobre ele. Portanto, a maior parte do nosso lixo é só enterrado.

ABAIXO A POLUIÇÃO: O ar poluído não é só mal para as pessoas e animais, como também para as árvores e plantas. E, em certos lugares, até faz mal as sementeiras dos agricultores – aquilo que é a nossa comida. Por isso é muito importante limpar o ar que nós todos respiramos! Todos nós podemos ajudar a manter o ar limpo e sem fazer mal. Você pode plantar uma árvore, andar de bicicleta e até colocar idéias sobre esse tema nos jornais!

UMA GRANDE PORCARIA: Agor a já temos tanto lixo, que em muitos lugares já não há espaço que chegue para o enterrar todo.

WWW.RATIO.EDU.BR |

COMO? Podemos r eciclar (o que quer dizer tor nar a usar materiais em vez de os jogar fora) e pré-reciclar (o que quer dizer não enterrar coisas que possam ser novamente usadas, como película de plástico e outras embalagens). Se reciclarmos e pré-reciclarmos vamos produzir muito menos lixo e ajudar a manter verde o nosso planeta.

/ratioemrevista | 2

@ratioemrevista


GUIA RATIO

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 3

@ratioemrevista


GUIA RATIO

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 4

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

Você acha interessante o curso de Psicologia, mas não se imagina atendendo pacientes em um consultório? Pois saiba que as possibilidades de trabalho vão muito além da área clínica. Veja algumas delas: Psicologia educacional: Ajudar pais, pr ofessores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem e colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia hospitalar e da saúde: Atender pacientes hospitalizados e seus familiares, ao lado de outros profissionais, como médicos; colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental. Psicologia esportiva: Or ientar atletas e pr epará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times. Psicologia organizacional e do trabalho: Selecionar funcionários para empresas. Promover relações saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho. Psicologia social: Atuar em penitenciár ias,

WWW.RATIO.EDU.BR |

asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população. Psicologia do trânsito: Tr atar pr oblemas r elacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros. Comportamento do consumidor: Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade. Orientação profissional: Or ientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir, por meio de trabalho individual ou em grupo, com a utilização de técnicas de autoconhecimento e informações sobre as profissões. Acompanhamento terapêutico: Acompanhar crianças ou adultos com necessidades especiais em atividades diversas, a fim de proporcionar maior autonomia e inserção social. Neuropsicologia: atuar no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

/ratioemrevista | 5

@ratioemrevista


GUIA RATIO

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 6

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

Destina-se a formar profissionais em Engenharia de Produção aptos na identificação, análise e avaliação de problemas, oportunidades e necessidades de organizações e mercados consumidores para projetar, desenvolver, otimizar e gerenciar produtos (bens e serviços); bem como a integração de todos os processos de obtenção e que estejam solidamente comprometidos com a sustentabilidade do desenvolvimento econômico, social e ambiental, por meio da utilização racional dos recursos produtivos (pessoas, materiais, tecnologia, capital e mercados). A área possui uma visão sistêmica, estando apto a contribuir para o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida. A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que lida com a otimização de processos e sistemas complexos. Nela os engenheiros procuram formas de eliminar desperdícios nos processos de produção, além de inventar/aplicar maneiras mais eficientes de usar os trabalhadores, máquinas, materiais, informações e energia para fazer um produto ou prover um serviço.

WWW.RATIO.EDU.BR |

Tipicamente, os engenheiros de produção: - Revisam programas de produção, especificações de engenharia, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços; - Descobrem como produzir partes ou produtos, ou prestar serviços, com máxima eficiência; - Desenvolvem sistemas de controle para fazer planejamentos financeiros e análises de custos mais eficientes; - Promulgam procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou minimizar custos; - Trabalham com os consumidores e com a gerência para desenvolver padrões para projetos e produção; - Projetam sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade; Comunicam-se com os clientes sobre as especificações do produto, com os fornecedores sobre compras, com os gerentes sobre capacidade de produção, e com os times sobre o status do projeto.

/ratioemrevista | 7

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

A formação do Licenciado em Educação Física pela Faculdade Ratio, é conduzida por critérios de orientação e iniciação à pesquisa científica, da interação teoria-prática e pelos conhecimentos advindos do ser humano, da sociedade, do mundo do trabalho e da cultura corporal. Este conjunto de conhecimentos de natureza multi e interdisciplinar, possibilitará uma formação abrangente para o exercício profissional em um contexto específico - a escola. Nesse sentido, esta IES pretende que o curso possibilite ao egresso uma formação qualificada para o exercício profissional na docência do ensino básico. Objetivo Geral: Formação de professores capacitados para desenvolver um trabalho pedagógico em Educação Física no âmbito escolar. Quem cursa licenciatura em Educação Física está habilitado a ser professor da rede pública e particular, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e

WWW.RATIO.EDU.BR |

Ensino Médio. Cada vez mais as escolas, em especial as da rede privada, valorizam os profissionais que buscam atuar com excelência em suas áreas. Na Educação Física, essa postura não é diferente. Com a vinda do megaevento para o Brasil das Olimpíadas de 2016, o esporte mantém-se em evidência e as escolas que sofrem com a competição acirrada no setor procuram diferenciais. Oferecer aos estudantes ótimos professores de educação física, além de valorizar essa disciplina, é certamente algo que atrai os estudantes e chama a atenção dos pais. É o professor de Educação Física quem participa de forma decisiva na socialização das crianças. Ele ensina como enfrentar derrotas, o valor de um trabalho em equipe e o gosto pela atividade física, incorporando a prática à rotina dos estudantes como algo divertido e natural.

/ratioemrevista | 8

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

Destina-se a formar profissionais com visão integrada do meio ambiente, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de sua região e para a melhoria da qualidade de vida. Objetivos específicos: Propiciar a construção de conhecimentos específicos e tecnológicos na área de meio ambiente, relacionando aspectos teóricos e práticos; Fornecer os conhecimentos, métodos, novas tecnologias e ferramentas disponíveis para otimizar o uso dos recursos naturais e reduzir ou minimizar a degradação ambiental; Formar profissionais capacitados para planejar, executar, avaliar e gerir Sistemas de Gestão Ambiental em empresas públicas e privadas; Capacitar profissionais para atuação em projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos e pareceres em diferentes contextos; Desenvolver o senso crítico conciliando a utilização de recursos naturais e o desenvolvimento

WWW.RATIO.EDU.BR |

sustentável. O profissional, Bacharel em Gestão Ambiental, poderá atuar junto a empresa do setor privado, ONGs, entidades públicas, em projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) para órgãos privados e públicos, em instituições relacionadas com questões ambientais em decorrência de sua própria atividade (como áreas de mineração, química, siderúrgica, celulose, etc.), entre outras organizações que busquem profissionais realmente formados e com uma visão sistêmica da problemática ambiental contemporânea. Durante o curso, receberá informações sobre flora, fauna, conservação da natureza, sensoriamento remoto, ecologia, estando apto para gerir atividades de manejo dos ambientes. Deverá conhecer também os problemas ligados à poluição dos solos, das águas e da atmosfera, o uso de recursos energéticos, atuando em projetos nas áreas urbanas, industriais e rurais. O conhecimento básico de administração, economia e sociologia, também capacita o gestor ambiental a coordenar equipes e pessoal em departamentos ou setores ligados ao meio ambiente.

/ratioemrevista | 9

@ratioemrevista


WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 10

@ratioemrevista


WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 11

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

Curso de bacharelado de Teologia da Faculdade Ratio tem como objetivo geral o aprofundamento da inteligência da fé que possibilite um melhor serviço na Igreja e na sociedade. Na Igreja, com uma melhor qualificação de agentes de pastoral aptos a prestar assessoria e formação nas pastorais e movimentos. Na sociedade, com o aprofundamento da própria vocação cristã, em vista do testemunho e do diálogo com pessoas de diversas culturas e áreas do conhecimento. O Teólogo poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

de Deus na história do mundo. O Teólogo atua em pastorais e comunidades carentes prestando serviço comunitário. A Teologia está voltada para a formação de líderes comprometidos com o desenvolvimento de projetos sociais para a promoção da cidadania em organizações não governamentais. Esse profissional pode ainda assessorar instituições e movimentos sociais.

O curso de Teologia visa analisar as religiões em vários contextos históricos, bem como as tradições, dogmas e doutrinas religiosas. O teólogo pesquisa a influência da religião através dos tempos e as tenO Perfil do teólogo formado pela Faculdade Ra- dências para o futuro. A maior parte dos cursos retio caracteriza-se pela capacidade de integrar tanto conhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) é a vivência cristã quanto o campo de atuação como voltada para a Teologia Cristã, cujo manual e objeespaços formativos nos quais interagem o saber to de estudo é a Bíblia Sagrada. (conhecimento), o saber fazer (habilidades) e o saO teólogo é o profissional que atua em pesquisas ber ser (ética), para tanto, terá o conhecimento neno campo religioso e também pode ministrar aulas cessário para ler a Escritura e a Tradição Cristã, sobre as Ciências da Religião, Línguas das Fontes atualizando os princípios teológicos ali contidos, na Teológicas, entre outras áreas correlatas. O conteúatitude de constante procura das razões de crer e de do abrangente do curso faz com que este profissiodesenvolver a inteligência da fé. nal possa atuar em diversas empresas, instituições Teologia é a busca de entender o envolvimento de ensino, instituições religiosas e ONGs.

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 12

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. (fonte: Guia do Estudante) Objetivo Geral: Formar assistentes sociais com capacidade para intervir nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de políticas que respondam aos desafios sociais presentes nas realidades cearense e brasileira.

analítica e técnica às demandas sociais, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão que contemplem o enfrentamento da questão social; Contribuir para o planejamento, gestão, execução, avaliação e controle social de políticas públicas com vistas à realização dos direitos sociais e ampliação da cidadania; Oportunizar aos estudantes uma experiência de enriquecimento da formação profissional em Serviço Social, por meio da completa articulação teoriaprática, a partir do estudo de uma realidade social concreta. Oferecer um processo pedagógico que articule o ensino-aprendizagem das teorias sociais à prática dos estudantes nos estágios e nos campos de extensão, assim como aos fundamentos éticos e políticos da profissão.

Objetivos Específicos: Atender com competência

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 13

@ratioemrevista


INFRAESTRUTURA RATIO

A Faculdade Ratio oferece amplas salas de ensino, todas climatizadas e conectadas via wireless, para o mundo inteiro. Conta ainda em suas salas com carteiras confortáveis, lousas de vidro, evitando assim quaisquer intoxicações com giz ou tintas. Além disso, as salas dispõem de equipamentos de multimeios à disposição dos educadores que são na sua maioria, Mestres e Doutores. Seus duas unidades têm bibliotecas físicas e virtuais com acervo de milhares de livros e periódicos. Possuem ainda laboratórios de Informática, Fisiologia, Anatomia, Segurança do Trabalho e Sistema Visual Complexo. A Ratio dispõe nas suas unidades de elevadores para deficientes , assim como rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil e portas em braile para deficientes visuais e auditivos. A Faculdade Ratio é a única do estado do Ceará envolvida com a Sustentabilidade Ambiental e fará no dia 23 de março o II encontro sobre o tema. Participe ! Faça-nos uma visita. Venha conhecer a infraestrutura de nossas sedes: Unidade I rua Isac Amaral, 420 e Unidade II av. Rogaciano Leite 340.

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 14

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

OBJETIVO GERAL Formar um profissional habilitado e competente, para avaliar o sistema refrativo visual, determinar o estado de acuidade visual e a valoração funcional dos componentes de acomodação refrativa, ocularsensorial-motora e perceptual do aparelho visual. Além disso, o optometrista tem como campo de investigação: a óptica, contatologia, treinamento e reeducação visual, baixa visão, neuro-optometria e instrumentação optométrica, e orientação corretiva, confecção e desenvolvimento de instrumentos, equipamentos e próteses corretivas. Objetivos específicos: Oferecer à população maior acesso à saúde visual, prevenindo, prescrevendo e compensando os possíveis distúrbios visuais, bem como auxiliando outros profissionais da área de saúde, através da detecção precoce de patologias e encaminhando os casos aos profissionais competentes. Os objetivos do curso visam ao desenvolvimento integral do estudante, assegurando-lhe a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e ao preparo para profissão qualificada, procurando: Levar o estudante à compreensão da importância de seu desempenho profissional e de sua responsabilidade social no exercício dessa função; Oferecer habilidades, competências, atitudes e valores que possibilitem a aquisição de conteúdos básicos indispensáveis ao exercício do óptico optometrista;

WWW.RATIO.EDU.BR |

Assegurar o domínio de técnicas e habilidades através de um bom desenvolvimento de ensino teórico-prático; Orientar quanto à aplicação dos conhecimentos adquiridos em sua atuação frente a situações novas; Estimular o desenvolvimento progressivo da autonomia, auto-confiança e criatividade do estudante; Acentuar e aprimorar na formação do estudante, a necessidade de uma permanente reflexão e aperfeiçoamento em seus atos, para o seu aprimoramento profissional; Preparar o estudante para o desempenho de ocupação qualificada, cujo nível de complexidade demanda formação profissional metódica, com o propósito de acelerar o atendimento às necessidades do estudante e sua integração no mercado de trabalho; Possibilitar atitudes que sejam a expressão de uma vivência dos valores universais e da prática dos princípios da vida democrática, voltadas para as atividades profissionais e voluntárias e filantrópicas; Proporcionar vivências de situações que permitam ao estudante, através de ações simuladas, atuar sobre a realidade que se constituirá o seu dia-adia profissional.

/ratioemrevista | 15

@ratioemrevista


GRADUAÇÕES DA RATIO

OBJETIVO GERAL: O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ratio é formar profissionais com uma visão sólida na gestão do capital e do comportamento humano. Trazer aos participantes as principais questões humanas presentes nas relações individuais e de equipes, fornecendo instrumentos e conceitos teóricos e práticos para gerir pessoas e estimular comportamentos organizacionais de maneira a conseguir resultados efetivos. Oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos, para o desempenho das funções ligadas à gestão de pessoas. Pretende-se formar um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os estudos após a conclusão do curso.

WWW.RATIO.EDU.BR |

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social; Analisar o mercado da mão de obra; Utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os critérios do processo de seleção; Executar práticas no processo de avaliação de desempenho na empresa, visando a melhorar o desempenho do colaborador, por meio de treinamento ou movimentação interna; Lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos; Diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores/ clientes; Analisar, interpretar e articular dados e informações, de acordo com a cultura da empresa, para que seus colaboradores estabeleçam a sinergia e contribuam para os objetivos desta.

/ratioemrevista | 16

@ratioemrevista


FINALISTA DO CONCURSO DE REDAÇÃO: FORTALEZA EM PAZ!

Candidato premiado: Gustavo do Nascimento de Castro. A Faculdade Ratio durante o segundo semestre de 2017, lançou à sociedade fortalezense a campanha Fortaleza em Paz! Nosso propósito era premiar a melhor redação abordando a problemática da violência em nossa cidade, bem como valorizar o mérito da produção dissertativa. Segue abaixo a redação vencedora do concurso. Parabéns, Gustavo ! “Ao olharmos o mapa da violência nos deparamos com um cenário alarmante de criminalidade. As estatísticas do crime e o aumento da violência desafiam os órgãos de segurança pública e põe a sociedade dentro de um cárcere de medo e insegurança. A população vive submissa às ordens de organizações criminosas que dia após dia intimidam as forças armadas e invertem no seu poderio bélico para enfrentar o policiamento, amedrontar e vitimar a sociedade a qualquer hora do dia. Conforme dados divulgados pelos meios de comunicação escrito e falado, a cidade de Fortaleza é considerada uma das capitais mais violentas do Brasil e do mundo. A violência se instalou dentro da sociedade impactando drasticamente na qualidade de vida dos cidadãos. O crime é perverso. A ação policial não tem sido capaz de intimidar ações criminosas. Os chefões ditam regras, recrutam jovens para as suas trincheiras, ceifam vidas prematuramente e deixam as marcas de sangue no gráfico da violência. A violência não é uma realidade somente do perímetro urbano das grandes capitais. As facções criminosas, especificamente as detentoras do comando do tráfego de drogas, estão migrando para outras cidades do Estado do Ceará levando consigo a lei da mordaça e do medo. Dentro do contexto da violência cabe citar os altos indicadores de assassinatos de policiais e de cidadãos vitimados por balas perdidas advindas de ações muitas vezes despreparadas e inseguras. Não basta somente subir ao morro para destruir o crime. Dentro da comunidade existe uma popula-

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 17

@ratioemrevista


ção vulnerável que se tornou vítima de um assassinato social silencioso. É preciso preparo, planejamento e equilíbrio para enfrentar e destruir a composição do crime. Sabe-se, também, do grande quantitativo de agentes de segurança pública envolvidos em atos de corrupção e até mesmo partilhando das práticas ilícitas do crime. Os gestores municipal e estadual estão empenhados em manter a segurança dos seus munícipes e lhes garantir o direito de ir e vir, porém, o policiamento ostensivo deve ser uma realidade diurna dentro daquelas áreas críticas e dominadas pelo tráfico. A ação efetiva da polícia é a garantia da ordem pública e as políticas públicas de enfrentamento ao crime devem ser uma prioridade dentro do plano governamental de cada esfera de governo. Um dos agravantes que favorecem o aumento da criminalidade é a fragmentação do ambiente familiar. Vale ressaltar que o crime não é uma realidade predominante apenas do reduto periférico, porém, as maiores vítimas do massacre social estão inseridas dentro de um contexto de pobreza, desemprego, fome e onde as verdadeiras políticas não são capazes de chegar. O governo precisa está atento, pois onde este não consegue ou não é capaz de chegar, os chefes do crime chegam e roubam não somente a infância e a dignidade dos jovens, mas lhes tiram o direito de exercer uma cidadania plena e lícita. Esta Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção vive ajoelhada e curvada sob a mira impiedosa da violência. O direito de ir e vir assegurado por nossa Constituição Federal está sendo negado por aqueles que decidem amedrontar e disseminar o crime sem receio de qualquer punição. O sistema prisional já não comporta mais tantos moradores advindos das “lavouras” do crime. É um amontoado de homens e de mulheres que aprenderam a viver no círculo vicioso e da reincidência dos seus atos ilícitos e perversos. A proposta do ensino integral para as crianças e jovens é uma ação louvável do poder público. É uma ação de enfrentamento ao crime, onde tira-se o cidadão da ociosidade que na maioria das vezes encontram em uma arma o seu equivocado papel social. A população e o poder público tem buscado driblar e vencer a onda de violência, seja através de manifestações, seja por meio do policiamento nas ruas, seja por investimentos em equipamentos sociais ou pelo favorecimento de ações que contemplem aqueles que vivem às margens da sociedade presente nos nossos dias que compromete não somente a saúde física, mas a psíquica também. O crime organizado assumiu um papel preocupante dentro da nossa sociedade e o investimento para que este se mantenha no poder é bastante alto. Repito, não basta somente subir ao morro e invadir comunidades na tentativa de destruir as organizações criminosas. É preciso planejamento e coerência nas ações pretendidas. Além da educação em tempo integral, faz-se necessário a geração de emprego e renda, acesso aos serviços de saúde e lazer. Que esta Fortaleza seja de fato um lugar prazeroso e agradável de se viver, onde o olhar prisioneiro das grades e das câmeras de segurança seja liberto. Que o cidadão possa andar com segurança e certo de que a vida tem o seu real valor dentro e fora de casa. Onde falta comida, saúde, lazer, emprego, educação e segurança faltará dignidade e cidadania plena. Onde existir malversação e corrupção existirão vítimas não somente do crime organizado, porém, escravos e filhos de uma sociedade que lhes nega o básico para a sobrevivência. Que cada cidadão seja forte nesta Fortaleza frágil e chorosa. Que o barulho do mar não se confunda com o barulho das balas e que dias melhores sejam vividos na plenitude do amor e da paz. “

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 18

@ratioemrevista


PÓS EM JORNALISMO PARA TV E MÍDIAS ELETRÔNICAS

A especialização é destinada a profissionais diplomados em Comunicação Social, em qualquer habilitação (jornalismo ou publicidade), e em áreas como marketing e relações públicas, e ainda graduados interessados em ampliar conhecimentos no segmento de jornalismo para TV e Web, assim como profissionais que atuam como gestores de empresas de mídia. Tem como objetivo fornecer conhecimentos nas áreas de mídia e telejornalismo; especializar profissionais e capacitá-los para o mercado de trabalho; prepará-los para exercerem diversas funções dentro de uma redação de televisão, através do aperfeiçoamento teórico e técnico; compreender as modalidades do telejornalismo e seus diferentes regulamentos e linguagens; instrumentalizar os profissionais para que atendam às novas exigências tecnológicas do mercado, como as mídias virtuais. WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 19

@ratioemrevista


PÓS EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE

PÚBLICO ALVO: O curso destina-se a educadores físicos, pedagogos, licenciados na área educacional, profissionais na área da saúde. OBJETIVO: Capacitar o profissional da área da saúde e afins para o desenvolvimento de habilidades técnicas e humanistas junto a terceira idade, com foco na realização de atividade física direcionada, capacitando-o para a elaboração e execução de programas de acordo com o perfil; faixa etária, condições físicas motoras, aspectos psíquicos e emocionais, dentre outros. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estudar em profundidade o processo de envelhecimento; Dialogar com as áreas da saúde e social, a fim de contribuir para a compreensão do objeto de estudo em questão, atividade física para a terceira idade; Investigar programas, métodos, técnicas e novos instrumentos que indiquem a atividade física adequada e coerente com os distintos perfis de sujeitos na terceira idade; Refletir sobre as doenças crônico-degenerativas e a prática de exercício físico no envelhecimento: hipertensão, diabetes, dislipidemias, obesidade e depressão. PÓS EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

PÚBLICO ALVO: O curso destina-se a professores que atuam na Educação Básica e/ou Ensino Superior, com formação acadêmica em todas as áreas que busquem qualificação e aprimoramento para atuarem no ensino superior, conforme as mais recentes correntes metodológicas e teóricas da educação. DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO: corpo docente composto por doutores engajados na pesquisa sobre a metodologias inovadoras de ensino; reflexão em torno de modelos exitosos em países europeus, asiáticos e americanos, com base nos relatórios do OCDE; estímulo à produção científica para fins de publicação com apoio da faculdade Ratio; e acompanhamento permanente do discente em relação ao seu objeto de pesquisa com orientação individual.

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 20

@ratioemrevista


WORKSHOP DIREITO ELEITORAL

O curso destina-se a qualificar o profissional da área jurídica para atuar nos diversos segmentos do Direito Eleitoral: Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, concursos públicos etc., analisando as regras, princípios e a mais atualizada jurisprudência que norteiam o Direito Eleitoral Material Processual. A proposta em se adotar o workshop como metodologia básica dos cursos formadores, devese ao caráter prático e objetivo dos conteúdos. Terá o formato de seminário enfatizando a troca de ideias e a demonstração e aplicação de técnicas, habilidades, e novos saberes referente a reforma eleitoral para 2018. O público alvo será convidado a participar ativamente da formação mediante diálogo, troca de experiências e análise de fatos específicos. Confira os temas: TEMA 1 - HABILITAÇÃO PRÉVIA ; TEMA 2 - PROPAGANDA PARTIDÁRIA ; TEMA 3 - REGISTRO DE CANDIDATURAS; TEMA 4 - PRESTAÇÃO DE CONTAS. PÓS EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PÚBLICO ALVO: Portadores de diploma de curso de Curso Superior, Licenciatura, Pedagogia e áreas afins, que atuem ou que venham a atuar na área de gestão escolar e coordenação pedagógica OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Incentivar os profissionais da educação a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação intelectual e cidadã do estudante; Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola; Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação;

Desenvolver uma compreensão pedagógica de gestão escolar situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico. WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 21

@ratioemrevista


PSICOLOGIA

SERVIÇO SOCIAL

CIÊNCIAS COTÁBEIS

Duração: 10 semestres Turmas: diurnas e noturnas

Duração: 8 semestres Turmas: diurnas e noturnas

Duração: 8 semestres Turmas: diurnas e noturnas

ENG. DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

TEOLOGIA

Duração: 10 semestres Turmas: diurnas e noturnas

Duração: 8 semestres Turmas: diurnas e noturnas

Duração: 8 semestres Turmas: noturnas

GESTÃO AMBIENTAL

SEG. DO TRABALHO

GESTÃO DE R.H

Duração: 6 semestres Turmas: diurnas e noturnas

Duração: 4 semestres Turmas: diurnas e noturnas

TECNÓLOGO

BACHARELADO

BACHARELADO

Conheça alguns cursos que a faculdade RATIO oferece a você

Duração: 5 semestres Turmas: diurnas e noturnas

TÉCNICO

ÓTICA

OPTOMETRIA Duração: 5 semestres

Duração: 5 semestres

Turmas: diurnas e noturnas

Turmas: diurnas e noturnas

PÓS-GRADUAÇÃO

LICENCIATURA

EDUCAÇÃO FÍSICA

PEDAGOGIA

Duração: 8 semestres

Duração: 8 semestres

Turmas: diurnas e noturnas

Turmas: diurnas e noturnas

JORNALISMO PARA TV E MÍDIAS DIGITAIS

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Duração: 18 meses Carga horária 375hr/aula Turmas: Quinzenais| aos/ratioemrevista sábado WWW.RATIO.EDU.BR | 8hrs as 18 hrs

22

Duração: 21 meses Carga horária 400hr/aula Turmas: Sexta 8hrs às 22hr/

@ratioemrevista Sábado 8hrs as 14hrs e quinzenais aos sábados de 8hr ás 18hr


A CIÊNCIA COMO PARADIGMA DE SI MESMA, É POSSÍVEL?

Profa. Magda Lima

O

s avanços conquistados pelo conhecimento científico durante o século XX são espantosamente significativos; a teoria da relatividade de Albert Einstein; o poderoso antibiótico penicilina; as incursões da medicina com o primeiro transplante cardíaco; a clonagem de mamíferos; a descoberta da estrutura do DNA humano; o desenvolvimento da energia nuclear; o lançamento do primeiro satélite espacial; a fibra ótica revolucionando as telecomunicações; o primeiro avião e o motor a jato; linhas de produção em série; a teoria do big bang; a internet; a pílula anticoncepcional; dentre muitas outras. Não há quem possa contestar a febre científica que sacudiu o século XX e nos concedeu as bases para tudo que hoje a humanidade usufrui e dispõe em termos materiais. Contudo, em obra publicada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciên-

cia e a Cultura) no ano de 2001, afirma-se que a busca frenética pelo progresso no século XX e a construção de uma utopia de bem-estar e felicidade estão seriamente ameaçadas nos dias atuais. O papel da ciência e das tecnologias tem sido bastante discutido e alvo de críticas contundentes. A UNESCO destaca cinco categorias de impasse para o futuro próximo da humanidade, a saber: 1 A consciência das possibilidades reais de que a humanidade possa se autodestruir, pelo uso de seus próprios engenhos (bombas, mudanças climáticas, degradação das condições ambientais). 2 A consciência da finitude dos recursos naturais (a escassez de agua é apenas a ponta de um grande iceberg).

3 A consciência de que é preciso agir com cautela e considerar os aspectos éticos da produção de conhecimentos científicos e,

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 23

sobretudo, do desenvolvimento de tecnologias (a síndrome do aprendiz de feiticeiro). 4 A consciência de que mesmo não tendo resolvido a necessária solidariedade entre grupos sociais e povos, é preciso que se considere também o princípio da solidariedade em relação a futuras gerações (a ética da sustentabilidade). 5 A consciência de que, na medida em que nossas sociedades vão ficando mais complexas, é preciso mais ação reguladora, o que normalmente se dá pelo poder público; hoje, com a crise do Estado, a regulação deve se valer de novas regulamentações e de uma crescente contratualizacão entre atores sociais (códigos de conduta, sistemas de certificação).UNESCO(2001, pg.11) A grande onda depressiva e a instabilidade emocional que permeia civilizações no século XXI nos conduz a reflexão não só do verdadeiro papel da ciência e das tecnologias como também da

@ratioemrevista


emergência em se resgatar a formação ética dos acadêmicos e futuros pesquisadores; a emergência em se reconhecer e aceitar que a excelência técnica não se sustenta por si só, ela deve ser embalada de consciência coletiva, auto responsabilidade e humanidade no fazer científico. Assim como a liberdade, quantos crimes se têm cometido em nome da ciência! quantas mentes brilhantes tomadas pela vaidade arrogante dos saberes! São homens e mulheres, cristãos e ateus, ricos e pobres, alegres e tristes, bonitos e feios, amados e solitários, gordos e esbeltos, nordestinos e sulistas são simplesmente, seres humanos. A condição é a mesma, todavia, o espírito é alterado, quem ousa questionar a inteligência cognitiva de um doutor, de um grande pesquisador!! O fato é que a pobreza emocional que assola a sociedade brasileira nos impede de enxergar as habilida-

des e competências desvinculadas de certos estereótipos. A formação dos indivíduos no que diz respeito a moral, princípios éticos e educação de berço tem se mostrado a cada dia mais inconsistente; por conseguinte, a formação dos sujeitos enquanto cidadãos e construtores do conhecimento e da informação, também não consegue equalizar os sentimentos de superioridade e supremacia em função dos títulos que usufruem ou cargos que ocupam, não há limites para a mediocridade humana, mas há como detê-la.

“A formação dos indivíduos [...] tem se mostrado a cada dia mais inconsistente” É evidente o descompasso entre progresso científico e equilíbrio ético e emocional, os avanços de

ordem intelectual são inquestionáveis, a profissionalização e especialização constante dos distintos segmentos expandiram vertiginosamente a esfera produtiva no ramo da pesquisa, porém, com negligências evidentes quanto a auto responsabilidade e integridade social. Não basta gerar conhecimento e informação, é preciso saber gerenciar de forma harmônica e pacífica tais feitos. A Unesco ressalta em suas recomendações a necessidade de cautela com as ações éticas no ramo da produção cientifica e tecnológica. As implicações dessa falta de cuidado revelam-se na autodestruição e na finitude de recursos naturais mencionados no documento, é preciso urgente se reestabelecer os princípios morais e éticos nas ações humanas, principalmente as coletivas, de outro modo, nosso atual modelo de ciência nos condenará a perdição.

EXPEDIENTE Faculdade Ratio em Revista Edição 3 - Fevereiro/Mãrço 2018

Ruã Isãc Amãrãl ,420 Dionísio Torres Fortãlezã – CE

DIRETORES Deoclecio Sãid Orlãndo Junior

COORDENAÇÃO Gleiciãne Nunes Milenã Alves

CORREÇÃO E PRODUÇÃO Mãgdã Limã

PROJETO GRÁFICO Milenã Alves

Tiragem: 5 mil exemplãres | Distribuição Gratuita

WWW.RATIO.EDU.BR |

/ratioemrevista | 24

@ratioemrevista

Revista Ratio - Fevereiro 2018  

Revista Ratio - Fevereiro 2018

Revista Ratio - Fevereiro 2018  

Revista Ratio - Fevereiro 2018

Advertisement