Dupla Notícia - Janeiro/2015

Page 1


04

Colunistas Dupla Notícia

06

Dupla Notícia em Vacaria

12

Moda e Beleza

15

Delícias e Entretenimento

Capa

Expediente

Modelo: Luiz Carlos de Araújo Foto: Studio Imagem - Rodrigo Lermen Cenário: Empresa Multiprado Antônio Prado/RS

DUPLA NOTÍCIA

CNPJ: 18.315.157/0001-71 TIRAGEM: 2.000 exemplares DISTRIBUIÇÃO: gratuita

Tema

CONTATE-NOS

O Ano que passou foi marcado pela copa do mundo e eleições e o empresário Luiz Carlos de Araújo assumiu um tom otimista quando o assunto é perspectivas econômicas e defende que os empresários precisam acreditar no desenvolvimento do país.

(54) 9605-5681 - Luciano

(54) 8436-7033 - Cláudio (54) 9182-8829 - Cláudio contato@duplanoticia.com

NA WEB

duplanoticia.com facebook.com/duplanoticia instagram.com/duplanoticia

CLÁUDIO SANTOS Diretor Comercial

LUCIANO MIGNONI

Administração/Diagramação 2 | duplanotícia.com

Janeiro de 2015


A Visão de um Empresário de SUCESSO Competência X Incompetência Quando o incompetente ouve dizer que o mercado esta devagar, e assim será nos próximos tempos: ele ouve e segue rigorosamente o que esta sendo comentado, não movendo um músculo se quer: seja ele físico ou psicológico. O tempo passa e lá esta ele esperando que as coisas mudem, para depois ele mudar, quando nota que parou no tempo já é tarde demais, e lá se vai mais um empresário e uma empresa rumo à falência. Já o competente ouve a mesma história, mas reage de maneira bem diferente, ele analisa, projeta e age na certeza que ai esta a oportunidade que procurava, e em pouco tempo ele e sua empresa estão bem à frente de seus concorrentes. No mundo de hoje estes dois modos de agir estão vivendo lado a lado. O incompetente acha que ele este certo e que o mercado e o mundo estão errados, sempre repetindo que não precisa se reciclar, e que se alguém precisa mudar são seus colaboradores, clientes e fornecedores. Por sua vez o competente não se conforma com a ideia de que já atingiu o topo, e procura se aprimorar diariamente buscando soluções que agradem seus colaboradores, cliente e fornecedores. O final desta historia todos nós conhecemos, por isto cabe a cada um de nós escolhermos o caminho a ser seguido. O hoje esta nos dando a grande oportunidade de decidirmos o que queremos ser amanhã. Podemos escolher entre ser conformados, otimistas, competentes ou incompetentes. Uma coisa é certa, colheremos aquilo que semearmos.

Luiz Carlos de Araujo

Colunistas do DN

Beleza? Que beleza mesmo? Ahhh, o verão! A estação queridinha de todos, principalmente para nós, do sul, que podemos curti-lo por apenas três ou quatro meses. A estação dos belos, dos sarados, dos corpos a mostra... E da opressão e destruição da autoestima de quem não está com o corpo nos parâmetros “normais” de beleza. Que parâmetros são esses que tem feito milhões de seres humanos infelizes e frustrados? Não, não estou aqui para defender a obesidade, de forma alguma, isso também é um problema. Inclusive vou à nutricionista e tento malhar, não pretendo morrer infartada. Tu sabia que cerca de 600 milhões de mulheres, se sentem escravas de um padrão inatingível de beleza amplamente difundido na TV, nas revistas, no cinema, nos desfiles de moda e comerciais. Inclusive a Glória Kalil, em seu blog http://chic.uol.com.br já escreveu sobre um estudo americano sobre as modelos plus size: “Um estudo da Universidade Estadual do Arizona mostrou que as modelos gordinhas não conseguem vender porque, ao contrário do esperado, fazem as mulheres se sentirem pior. “Consumidores acima do peso mostraram baixa autoestima e, portanto, menos entusiasmo para comprar produtos. Já as com peso normal tiveram a autoestima reduzida com propagandas de modelos gordinhas, como a campanha Mulheres Reais, do Dove”, explicou a pesquisadora Naomi Mandel. A conclusão da pesquisa induz ao seguinte pensamento: gordas só poderiam ajudar a vender produtos como suplementos alimentares e dietéticos – e isso porque fariam as mulheres se sentirem mal o suficiente para decidirem gastar dinheiro com isso”. Janeiro de 2015

Muitas vezes, principalmente, mulheres e adolescentes, entram em uma guerra com espelho e com seus corpos, gerando uma auto rejeição profunda e muitas vezes irreversíveis. Augusto Cury, em seu livro “A ditadura da beleza e a revolução das mulheres”, afirma que “Mais de 98% das mulheres não se veem belas. Isso não é uma loucura? Vivemos uma paranoia coletiva”. Paro e penso. Que sociedade é essa que usa a imagem, o corpo da mulher, e não a sua inteligência, para divulgar seus produtos e serviços? Muitas vezes já passei por essa situação, de pensar na minha pessoa e na minha personalidade. Acredito fielmente que se na minha infância a palavra “bullying” já existisse, eu seria um exemplar a ser estudado, pois já fui chamada de tudo o que você possa imaginar. Não foram poucas as vezes que me coloquei em questionamento: será que não valho nada? E quando a pergunta vem à tona, vem junto a ansiedade e a maior vontade de comer. Hoje, mulher madura, sei das minhas qualidades e dos meus defeitos, e estou aprendendo a lidar com isso. Encaro as dicas nutricionista, para fazer uma reeducação alimentar, e às vezes tenho minhas recaídas. Sei que faço isso para ter uma vida mais saudável, introduzi integrais, orgânicos, frutas e verduras, para ser mais feliz. Não tenho medo de ser gordinha, tenho medo que a sociedade me induza a ser uma pessoa com transtornos alimentares, ou com problemas de saúde como a Andressa Urach, somente para me adaptar a um padrão de beleza vazia. E como diz Cury: “Cada mulher, homem, adolescente e criança deveriam ter um caso de amor consigo mesmos, um romance com a própria vida, pois todos possuem uma beleza física e psíquica particular e única”.

Cacau Grazziotin Acadêmica de Jornalismo

3 | duplanotícia.com


Colunistas do DN Admir Zanella Escritor e Poeta

Iraci Pelin Escritora

Conhecimento

O trabalho para se chegar ao conhecimento está cada vez mais escasso. Mais gente na escola não significa gente com mais saber. A presença física nas salas de aula não conduz a desenvolvimento educacional. Há quem insista em fornecer dados de número de alunos para justificar que melhorou a educação de um país. É como se os besouros a espiar nas janelas aprendessem a ler e entender o que se escreve no computador. Quem usa esse argumento para querer exaltar a educação tem o mesmo significado do besouro. Só atrapalha. (Sofro.) O besouro A política é como besouro. Inicia com um “bes”, de besta, e termina com o brilho do “ouro”. É como se a besta fosse o suprassumo do reino animal. É abjeta, como a política. Do jeito que se constrói, torna-se uma besta cada vez maior e a procriar tantos filhotes que terminam com a educação, por mais que se a tenha tentado implantar. Mas não se consegue se ver livre da política, igual da besta. É besouro multiplicador de gente que retrata a ignorância. Besouro a espiar na janela e imaginar que sabe ler e entender o que está no monitor. Apenas desfile. Quem acredita Pior é ver gente acreditar em tamanha asneira, em comportamento de cérebro de besouro. O aluno vai à escola como o besouro à janela. O estudante sai da escola e lê igual ao inseto da vidraça. Se consegue ler, não sabe o conteúdo do que lê. Mas assim como besouros fazem parte da natureza animal, aprendizes de escola atuais desfilam entendimentos de besouros. Os insetos não são culpados de não terem condições de ler, nem os alunos de viverem em tamanha ignorância. A responsabilidade é de quem os cria, se não o fazem diferente. (Dói.) Sobrevivência Os besouros sobrevivem porque se procriam conforme raiz natural. O suborno dos políticos se mantém em vista da naturalidade de quem os elege. Fanfaram direitos e condições democráticas não permitindo que enxerguem o teatro falso de suas artimanhas. A falta de moral faz gente inteligente ficar cega pelo poder, em detrimento do progresso cultural, econômico e social. Só na hora de aperto abre-se pequenas cedências a conta-gotas, exclusivamente para manter o sistema. E os besouros aplaudem sua falta de conhecimento.

Quatro meses na terra do Papai Noel Sim, voce deve estar pensando: ”Como assim? Papai Noel nao é da Dinamarca!” Calma, irei explicar essa história!

Hey minha anjinha! Vim aqui pra, infelizmente, me despedir de ti. Hoje, com certeza, é um dos dias mais tristes da minha vida. Eu não imaginei que esse dia fosse chegar tão rápido. Eu sei, tu está feliz porque tu está morrendo de saudade da tua família, dos teus amigos e colegas, da comida tailandesa , tu tá com saudade daquela rotina que tu tinha há alguns meses atrás. E agora tudo vai voltar ao normal pra ti! Mas um pedaço meu vai ir contigo, pois nesse tempo juntas, tu te tornou mais do que especial, mais do que uma amiga, tu te tornou uma irmã pra mim! Quem é que vai me abraçar quando eu estiver triste? Quem eu vou ouvir falando “Póto Alegui” ou “Tábaiana” (hahahahhah )? Quem que vai ir e voltar da escola todos os dias comigo? Quem que vai aguentar o meu mal humor pela manhã? São esses simples momentos (entre

muitos outros) que fizeram de ti, uma das melhores pessoas desse mundo pra mim. Até porque, mesmo tu não entendendo 100% do que eu falo, por causa do português difícil hahahah, tu sempre dá um jeito de me entender, de me ajudar. Eu quero te agradecer por tudo isso, por ser a melhor irmã que alguém poderia ter, por ser tão paciente comigo, por me ajudar em tudo e por me ensinar tantas coisas, pois eu aprendi MUITO contigo nesses meses em que tu esteve aqui! Quero te pedir desculpas por qualquer coisa que eu fiz e não te deixou feliz, que te deixou irritada ou braba. Eu queria poder ter sido a irmã que tu merece. Mas eu juro que fiz o possível e o impossível pra ser. Eu espero que tu tenha gostado de passar esse tempo aqui em casa. Espero que tu tenha aprendido muitas coisas. Continua sendo essa menina maravilhosa que tu é. Boa sorte na tua volta pra casa minha linda, que tu consiga realizar todos os teus sonhos, que tu seja muito feliz e tenha muito sucesso na tua vida! Já tô morrendo de saudade e tô esperando tua visita logo logo. Tu vai fazer muita falta. Obrigada por tudo! Te cuida lá na Tailândia e saiba que tu pode contar comigo sempre, em qualquer situação, pra qualquer coisa. Nunca vou te esquecer. Eu te amo muito sis @khanittha_pks

Gian Carlos L. Panisson Intercambista na Dinamarca

Aqui na Dinamarca todas as criancas acreditam que o Papai Noel vive na Groenlandia no pólo norte, porém, a Groenlandia pertence ao Reino da Dinamarca, por isso, todos aqui dizem que o papai noel é dinamarques. Depois de saber disso, nao é dificil entender o porque o Natal aqui é um evento tao grande, tao amado e tao adorado pelos dinamarqueses. O natal é celebrado o mes de dezembro inteiro, com muitos eventos natalinos, comida especial para o mes de dezembro, programacao na televisao, troca de presentes, um jogo muito popular aqui chamado Pakkeleg(um jogo de sorte, onde se trocam os presentes de natal)e muitas, mas muitas outras tradicoes. A árvore de natal aqui, é literalmente uma arvore… Eles fazem questao de ter uma arvore de verdade dentro de casa, para enfeitar, por os presentes em baixo da arvore e na noite de natal, toda a familia danca ao redor da arvore de natal cantando musicas natalinas, isso, e muitas outras tradicoes. Muitos dinamarqueses que eu perguntei o que eles achavam sobre tudas essas tradicoes, a grande maioria respondeu que dezembro é o mes favorito deles, e isso eu posso entender completamente, porque depois de conhecer tudo isso, dezembro também se tornou o meu mes favorito!

4 | duplanotícia.com

Janeiro de 2015


Será que o seguro vai pagar? O CARRO É USADO NO INTERIOR, MAS FOI ROUBADO NA CAPITAL Quem mora no interior do estado de São Paulo tem sorte. Como lá o índice de roubos é menor, o seguro é mais barato. Essa diferença pode levar o segurado a cair na tentação de informar que o endereço de pernoite do carro é o do sítio do fim de semana, não a residência na cidade. Isso é fraude e a seguradora pode não pagar a indenização. “Diferenças de informação desse tipo são a maior causa de discussão entre seguradoras e segurados”, diz Marcelo Prieto, especialista em seguros automotivos da corretora americana Marsh. “Elas provocam questionamentos e processos internos na seguradora, o que atrasa o processo.” Porém, se o segurado estava somente em viagem à capital, nesse caso o sinistro é pago sem problemas. O SEGURADO MUDOU DE ENDEREÇO, MAS NÃO AVISOU A SEGURADORA Isso pode ocorrer quando o motorista renova automaticamente sua apólice e só informa a seguradora depois que o sinistro ocorreu. Na maioria das vezes, não existe

má-fé, mas mesmo assim a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. “É preciso informar sempre se o endereço em que o carro pernoita mudou, para evitar problemas na hora de pagar a indenização,” diz Osvaldo Nascimento, executivo responsável pela área de seguros do Itaú. EMBRIAGADO, O SEGURADO BATE O CARRO Aqui existe uma sutileza legal: para que a seguradora possa alegar embriaguez e não pagar a indenização, é preciso que haja uma prova de que o motorista estava bêbado – em geral, um teste de bafômetro realizado pelo policial. Se o motorista se negar a fazer o teste, o policial pode fazer constar a recusa no boletim de ocorrência e informar que havia aparência de embriaguez, por exemplo. Caso contrário, o nãopagamento da seguradora pode ser contestado judicialmente. Apesar disso, não abuse. Se exagerou no copo, peça ajuda à própria seguradora. Muitas oferecem o chamado “motorista amigo”, que leva para casa o segurado sem condições de dirigir. Fonte: Quatro Rodas

Produtos e Serviços As operações de crédito e os serviços financeiros disponibilizados pela Cresol, através de recursos oficiais e privados, visam o desenvolvimento e procuram integrar os associados, sendo assim, um instrumento de acesso e fortalecimento da Agricultura Familiar. Os produtos e serviços oferecidos incluem conta corrente, depósito à vista, depósito a prazo cooperativo, talão de cheques, financiamentos rurais, empréstimos pessoais (microcrédito), seguros, consórcios, recebimento de benefícios e pagamento de títulos. A Cresol Central proporciona ainda, através de recursos próprios e linhas oficiais de crédito rural, importantes programas aos agricultores familiares, sendo destaque: o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF: o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO e a Habitação Rural.

Poupe na Caixa Para realizar sonhos, é preciso poupar. Os investimentos são grandes aliados na hora de fazer o seu dinheiro poupado render juros ou lucros. O objetivo não é apenas guardar dinheiro para acumular. O investimento deve fazer parte do seu planejamento financeiro e atender aos seus objetivos de vida. Você pode investir para garantir uma reserva para emergências, para ter uma aposentadoria e até mesmo para realizar uma viagem dos sonhos. Fique atento! Saldar dívidas e ter um planejamento financeiro permitem que você reserve parte dos seus rendimentos para investir no futuro. Vale a pena aprender a lidar melhor com o seu dinheiro e realizar seus projetos de vida. Por que investir?

Janeiro de 2015

Os investimentos devem atender aos seus objetivos de vida. Você pode começar prevendo dois tipos de reservas: uma para emergências e uma para projetos de vida. • Emergências: é o dinheiro que você vai poupar para situações de imprevistos financeiros. Mantendo essa reserva em dia, você evita ter de recorrer a ofertas de crédito com altos juros. O ideal é poupar o equivalente a 12 meses de salário. Se não for possível, que seja o equivalente a sete meses, que é o tempo que uma pessoa leva para se recolocar profissionalmente em caso de desemprego, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). • Projetos de vida: essa é a reserva para a realização de sonhos e planos, como a compra de um imóvel, a troca do carro, uma viagem, o nascimento de um filho, a faculdade dos filhos ou a aposentadoria.

5 | duplanotícia.com


Mateus Rosa

Dupla Notícia em Vacaria

Acadêmico de Jornalismo

Feira de Pequenos Frutos, Artesanato e Mel

A Feira de Pequenos Frutos, Artesanato e Mel sempre acontece no último mês do ano em Vacaria, a cidade conta com grande produção de mirtilo, framboesa, morango, phisalys e amora. A feira procura mostrar os produtos originários dessas frutas como doces e também cosméticos como cremes para mãos e rosto, na parte artesanal foi mostrado o trabalho dos artesões da região. A professora Beatriz Lucia Bizotto lançou seu livro Caracterização da Cadeia Produtiva de Pequenas Frutas durante a feira que é um trabalho de mestrado feito por Beatriz em 2011, sobre o perfil dos produtores de pequenas frutas nos 10 municípios que fazem parte do Corede Campos de Cima da Serra. Beatriz relata que “o livro te transporta e te faz pensar, ele te faz criar um pouco; imaginar, na parte de custos de produção, muitos não sabiam quanto era necessário para produzir um hectare de amora, um hectare de framboesa; com esse estudo eu

cheguei à conclusão de quanto custa para produzir um hectare; muitos deles não têm conhecimento e também tem umas lacunas que foram encontradas que serve para futuras pesquisas, é uma sugestão que eu dou nas considerações finais do livro para quem quiser dar continuidade nos estudos. Além dos pequenos frutos, a feira teve exposições das obras dos artesões de diversos lugares como a artesã de Passo Fundo Belanir Lourenço, fala que “a vontade de fazer trabalhos artesanais surgiu há 10 anos e que já divulgou seu trabalho em Santa Maria (sua cidade) e agora em Vacaria”. A cada ano a feira cresce em importância dentro de Vacaria que mostra um novo mercado para ser explorado pelos agricultores da cidade e que o mesmo proporciona lucratividade e crescimento econômico do município.

17ª Festa dos Motoristas de Vacaria Evento tradicional da cidade de Vacaria, a Festa dos Motoristas que em 2015 está na sua décima sétima edição, reúne caminhoneiros de todo o Brasil para uma grande confraternização, que inclui jantar dançante, procissão motorizada, torneios de futebol e vôlei, brincadeiras com direito a brindes e além claro shows para animar o público que comparece na sede campestre da Associação dos Motoristas de Vacaria localizada no bairro Chácara das Palmeiras. Entre as atrações musicais estavam a Banda Eccos, a dupla sertaneja Rodrigo & Callegari e a Banda Karícia que interagiram com o público atendendo pedidos de músicas da galera, também não podia faltar as músicas que caminhoneiros mais gostam de ouvir durante as viagens. Também aconteceu o lançamento da marca Heróis da Estrada criada pela empresa Resfriar que é uma linha de roupas exclusiva para os caminhoneiros e também para a família dos mesmos. O representante da linha Heróis da Estrada Everaldo Paim, mais conhecido como Alemão relata a boa aceitação do público, lembra ele que hoje estes profissionais são pouco valorizados, então Resfriar decidiu vestir o caminhoneiro, a esposa e os filhos do caminhoneiro, então surgiu essa ideia. A edição de 2015 bateu recordes de participação do público e de caminhoneiros e já estão iniciando a preparação da edição do ano que vem.

6 | duplanotícia.com

Janeiro de 2015


Colunistas do DN Marinez Magnabosco

Graduada em História –UCS

Estrangeiros em nosso meio Um estranho, um ser humano, alguém que só quer sobreviver em Antônio Prado.Vindo de Senegal África Elhadji Amara Kamara viajou durante 20 horas para chegar ao BRASIL. Quando interrogado por que o Brasil, ele responde que no Senegal aprendeu a história de todos os países foi assim que conheceu e decidiu vir ao Brasil, imitando irmãos e amigos que haviam vindo anteriormente. Diz que Senegal é um país fraco e seco, onde é difícil ganhar dinheiro. Deixou uma filha de 18 anos lá e irmãos para os quais manda mensalmente dinheiro. Tem amigos em Caxias do Sul e Porto Alegre que também vieram do Senegal. O irmão que mora em Santa Catarina foi o primeiro a vir para o Brasil e é quem fornece as semi-jóias que diariamente expõe para venda em frente a Caixa Econômica Federal. Pois a partir das 18 horas trabalha na empresa Voler Móveis há 6 meses como lustrador. Desempenha um bom trabalho, sendo respeitador para com colegas, não falta ao trabalho, é responsável e dedicado. São dois

senegaleses que trabalham nesta empresa atualmente. Amara tem 55 anos foi professor de francês, morou 7 anos na França. A sua língua de origem é wolof, porem na escola é ensinado o francês e o Inglês. Permaneceu na escola por 15 anos estudando. Não soube informar a qual graduação equivale para nós brasileiros, mas poucos de nós dominam mais que uma língua. O Dia da Consciência Negra é dedicado a reflexão e como forma de inserção do negro na sociedade. A reflexão é valida. Como nós tratamos pessoas como Amara? Com respeito, com medo ou com desprezo? Quais a oportunidades que são oferecidas a estrangeiros de cor? Amará é muçulmano como 95 % da população do Senegal costuma fazer 5 orações diárias que podem ser de no mínimo 5 minutos. O Alcorão é a Escritura Sagrada dos muçulmanos e o mês de Ramadan foi o mês no qual foi revelado o Alcorão. Nesses 30dias deve ser feito jejum do nascer ao por do sol. O jejum é uma educação espiritual e Amará tem essa consciência por isso que não deixa de fazê-lo. Somente estão

dispensados do jejum mulheres grávidas ou lactantes e quem estiver em viagem. Porém, estes último devem realizá-lo na volta. Que possamos nós todos fazer a meditação com propósito de inserir em nosso meio desconhecidos, principalmente quando sabemos que são dignos, que estão lutando por si e pelas suas famílias. Trazendo presente a figura dos migrantes e dos imigrantes. Os italianos quando decidiram buscar uma nova terra também deixaram tudo para trás. Sua coragem e suas conquistas fazem parte da nossa história. Amara veio sozinho pois não podia pagar mais que uma passagem, mas ele sonha em trazer a sua filha para cá. A falta de familiares e amigos traz solidão. Necessitamos de alguém que nos compreenda, que tenha orgulho do que somos e não do que temos.

Cristhian Carra

Advogado

Dos Direitos dos Cidadãos - Parte I O artigo anterior buscou informar ao leitor acerca da importância do direito Acesso à Justiça. Conforme relatado, esse direito é de extrema relevância para a ampliação do exercício da cidadania, e implica o alcance de uma melhoria na realização dos direitos dos cidadãos. Agora, seguindo a mesma linha de raciocínio, o presente artigo (e os artigos vindouros) alicerça-se num esforço de elucidar ao leitor, ainda que brevemente, alguns dos seus direitos, visto que o referido exercício da cidadania somente será efetivo se o cidadão possuir ciência de seus direitos, de modo que assim poderá exigi-los. Portanto, fique atento: 1. Estagiário (a): É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 ano, período de recesso de 30 dias, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares (Lei 11.788, art. 13). 2. Empregada gestante: A legislação garante a estabilidade da empregada gestante a partir da confirmação da gravidez. Consoante dispõe a Súmula nº 244, do TST, a empregada gestante tem direito à estabilidade provisória, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado. Ademais, o período de licença-maternidade da empregada gestante é de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário. 3. Empregado (a) doméstico (a): O empregador deve assinar a carteira do empregado doméstico. Se não o fizer, poderá pagar multa de até R$ 805,06. A fiscalização obedece à Lei n. 12.964/2014, sancionada em abril. São considerados empregados domésticos: profissionais responsáveis pela limpeza da residência, lavadeiras, passadeiras, babás, cozinheiras, jardineiros, caseiros de residências na zona urbana e rural, motoristas particulares e cuidadores de idosos. 4. Trabalhador (a): Em caso de quebra de contrato, é necessário que a outra parte seja avisada com 30 dias de antecedência, conforme disposição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, a Lei n. 12.506/2011 prevê que deverão ser acrescidos 3 dias por cada ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo o total de até 90 dias.

sanado o vício em 30 dias, o consumidor pode exigir a restituição do valor pago, troca do produto ou abatimento proporcional do preço. 7. Empregado (a): É assegurado o direito ao plano de saúde ou assistência médica para o empregado suspenso do trabalho por acidente ou aposentadoria por invalidez (Súmula nº 440, do TST). Por fim, é fundamental que saibamos que só haverá pleno exercício da cidadania por parte dos cidadãos se houver consciência de seus direitos mais fundamentais assegurados e garantidos pela legislação. Ademais, nos artigos vindouros exemplificaremos ainda mais essa questão elencando outros importantes direitos.

5. Professor (a): O direito ao salário do período de férias escolares, assegurado aos professores, não exclui direito ao aviso prévio, na hipótese de despesa sem justa causa ao término do ano letivo ou no curso das férias escolares (Inteligência da Súmula nº 10, do TST). 6. Consumidor (a): Na hipótese de compra de alimento estragado ou vencido, o consumidor tem o direito de exigir a substituição das partes viciadas. Não sendo Janeiro de 2015

7 | duplanotícia.com



Direito

Psicologia

Formatura: Eduarda Matzembaker no dia 10 de Janeiro. Local: Nostra Cantina

Formatura: Luana Dondé Tochetto no dia 31 de Janeiro. Local: AABB

Foto: Rodrigo Lermen/Studio Imagem

Foto: Moisés Kafer / Studio Imagem

Fisioterapia

Aniversário | 5 Anos de Stefany Pacheco Campagnolo, passeio em gramado na Aldeia do Papai Noel e no dia 28 de Dezembro, se reuniu com os amiguinhos. A mãe Viviane Pacheco, a bisavó Lorena, os avós Eliane e Catiça e seus familiares lhe desejaram toda a felicidades deste mundo.

Formatura: Jéssica Hoffmann Antunes no dia 16 de Janeiro. Seus pais: Jocenira Hoffmann e Jonas Antunes

Foto: Jair Antunes

Encontro da Família Susin Local: Capela Nossa Senhora de Caravágio

Foto: Cláudio Santos/Dupla Notícia


Colunistas do DN Isabel Cony

Elias Júlio

Estudante

Enjoo existencial Tenho certa facilidade para sentir enjoo. Aquela sensação de que nada mais pode entrar, e seja lá o que se esteja fazendo tem de ser deixado de lado. Existem momentos em que me encontro em tão entranhado enjoo, que tudo ao me redor me causa desconforto. Após algumas humildes, mas significativas, primaveras assim vivendo, aprendi a lidar com essa angústia que é me sentir enjoada com considerável frequência.

Na maioria das vezes, o enjoo é fruto de mim mesma. Enjoo do meu cabelo, dos meus hábitos, dos meus afazeres. Mas enjoo também de músicas, lugares, livros, sabores e até pessoas. Ocasionalmente, preciso me isolar por um tempo para reorganizar meus pensamentos, caso contrário o enjoo me domina e passa a ser quase substantivo concreto. Geralmente, contudo, é só um enjoozinho de nada, daqueles que podem ser resolvido com uma simples ida ao cinema, quebrando assim a rotina.

10 | duplanotícia.com

O problema maior acontece quando o enjoo é geral. Minha vida toda acaba sendo revisada em busca de um por que para esse sentimento de vazio e dúvidas constantes, e acredito que nesses casos o período de isolamento chega a ser um tanto quanto preocupante. Até agora, no entanto, isso nunca me consumiu ao ponto de não haver solução. No final, acabo saindo no lucro. Porque, por enjoar de tudo, acabo também modificando tudo. Não que minha vida seja uma caixinha de surpresas, mas ela não é feita de inércia. Na verdade, espero que eu possa enjoar cada vez mais, e que um dia, ao cruzar com um conhecido há muito não visto, não seja reconhecida, depois de tantos enjoos já sofridos.

Estudante

Amigos

Em meio á tantas pedras soltas, cascalhos, em meio a frio, chuva e sol lá estávamos nós, todos os dias todas as horas. Podíamos estar discutindo ou até mesmo brigando, mas lá estávamos sendo felizes. Não conhecíamos muito bem as horas por isso não cuidávamos do relógio, pra nós não existiam horas, existia apenas Felicidade! Quando éramos criança não queríamos saber o que iriamos fazer ou não, apenas, fazíamos, sem nenhum remorso ou qualquer coisa desse tipo. Éramos conhecidos por não ter medo de ter medo, por nossa coragem em não ter vergonha… Brincávamos das piores coisas do mundo e de alguma forma ás transformavam nas melhores brincadeiras do mundo! Bom, até de tiroteio brincávamos, bem no estilo de Rambo, no meio do mato…

A roda sempre se fechava quando começávamos a contar histórias de assombração! Uns saiam correndo por medo ou susto mesmo, outros ficavam ali mesmo por ter medo de ir para casa e não saber o que iriam encontrar no caminho, pois o caminho era longo para algumas casas. Exemplo a minha… Enfim, crescemos e não vimos o tempo passar, foi tão rápido que hoje estamos aqui! Continuamos juntos porque crescemos juntos e continuaremos sempre juntos… Perdemos um amigo de coração mesmo, um garoto que estava começando a viver, um garoto que só queria dar risada e ser feliz. Tinha a vida inteira pela frente, mas foi interrompida por uma tragédia. Hoje o levamos no coração como todos e com certeza ele sempre vai estar com nós, e nos sempre estaremos com ele, pois, ele foi e sempre vai ser nosso irmão

Janeiro de 2015


Janeiro de 2015

11 | duplanotĂ­cia.com


Camila Zulian

Manchas e alergias após a depilação podem ser evitadas A depilação agride a pele em qualquer época do ano. Mas, no verão, os riscos são ainda maiores e não só por causa do intervalo menor entre uma retirada de pelos e outra. O sol, o contato com a areia da praia e com o cloro da piscina aumentam a sensibilidade e agravam o risco de alergias e de queimaduras. Tomar cuidados especiais é o único jeito de se livrar dos pelos sem passar dias com a pele ardendo ou coçando. E não adianta achar que tem método mais seguro ou eficiente do que outro. “Todos os tipos de depilação prejudicam a pele de alguma maneira, é preciso saber lidar com isso”, afirma a dermatologista Gabriela Casabona, especialista do Minha Vida. Ela e outros profissionais contam os cuidados indispensáveis para evitar desconfortos. Depilar pede hidratação Sempre que é feita a depilação, os queronócitos (elementos que dão sustentação à pele) são removidos, assim como a camada superficial de oleosidade que protege a pele. “Essa película protetora é recuperada mais rapidamente com ajuda da hidratação”, afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira, proprietária do centro de estética integrado Roseli Siqueira. Ela recomenda ficar dois dias sem tomar sol após a depilação, seja com cera, gilete ou outro método. O cuidado evita manchas e garante que a vermelhidão não se transforme em alergia.

12 | duplanotícia.com

Esqueça aquele cabelo lisão, com efeito chapado e todo reto. O hit do momento é valorizar o movimento dos fios com a escova modelada, que deixa o cabelo liso, mas com ondulações bem naturais. O resultado e a durabilidade dessa escova são maiores do que a escova feita com babyliss. Sem contar que o efeito cacheado fica mais suave, sem parecer que você precisou passar horas no salão até conseguir o resultado. Como é feita a escova modelada? O início do processo é parecido com o de uma escova normal, só para secar e alisar os fios. Quando o cabelo está

quase seco, a escova redonda é passada fazendo um movimento giratório, como se fosse fazer um cacho. O próximo passo da escova modelada é separar o cabelo em mechas, enrolando cada uma e prendendo com grampos. Usar um pouco de fixador ajuda a segurar o penteado. Depois de 30 minutos, aplique o fixador novamente e solte as mechas. O segredo da escova modelada é ir passando os dedos nas mechas para ir “soltando” os cachos, até que o cabelo fique ondulado.

Janeiro de 2015


Janeiro de 2015

13 | duplanotĂ­cia.com


Dúvidas dos torcedores de Grêmio e Inter neste início de temporada: Será que o Grêmio está em uma situação financeira tão desfavorecida em relação ao seu principal adversário o internacional? Visto que o grêmio neste ano, assumiu uma nova realidade financeira, cortando e muito a folha salarial, com as saídas de Barcos, Dudu, Zé Roberto, Pará, Riveros, entre outros jogadores baixando em 3 milhões sua folha de pagamento e ainda desejando baixar mais, com as prováveis saídas de Kleber, Edinho e Adriano, mais um milhão de economia, e as contratações quase nulas, ou seja uma outra realidade muito diferente. Enquanto vemos o internacional fazer várias contratações como: Anderson, Vitinho, Rever entre outros.. Será que o colorado está tão melhor ou o inter esta se atrasando em se reajustar financeiramente? Em cair numa nova realidade?

Barcos fará falta ao grêmio, sempre tão criticado e mesmo assim empilhando gols, teremos outro centroavante à altura? D’Alessandro será ainda o jogador diferencial do internacional ou já esta em fase final de carreira deixando o meio campo colorado lento? Felipão conseguirá com todas as mudanças e investindo em jogadores da base tirar o grêmio deste longo jejum de títulos? O novo técnico colorado, estrangeiro conseguirá recolocar o internacional novamente a uma final de mundial?

Andershow será o mesmo jogador que decidiu a batalha dos aflitos?

14 | duplanotícia.com

Janeiro de 2015


DN Delícias & Entretenimento Bolinho de arroz com batata recheado de queijo

Você conhece o DJ Francis Marchi? DJ Francis Marchi é membro efetivo das Associações: Européia, NorteAmericana, Internacional e Mundial de DJs, desde 2006. Hors ConcoursDJ Francis Marchi conquista o título de Famous DJs & Artists by Dee Jay World (Nova York - EUA). Anos: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

facebook.com/djfrancismarchi

Janeiro de 2015

15 | duplanotícia.com



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.