DSP Em evidência - 01

Page 50

Science DSP

e dos mecanismos de falhas é de extrema importância para a área da implantodontia, com a finalidade de evitar possíveis complicações e manter a saúde da interface implante/osso em longo prazo (Misch, 2009) . Falhas nos “cantilevers”, como fraturas e distorção, podem não estar diretamente relacionadas com a extensão da barra, e sim com os materiais e técnicas empregados. Sabe-se que a utilização de ligas com baixa qualidade ou mesmo refundidas pode ocasionar porosidades internas, diminuindo a resistência do material. As ligas mais rígidas e que apresentam maior resistência à deformação permitem a confecção de infra-estruturas com menor volume de metal, sem sacrificar a capacidade de absorção de forças, fator de extrema importância em casos de espaço intermaxilar limitado. Entre as metodologias utilizadas para se determinar a biomecânica em relação ao “stress” promovido durante uma ato mastigatório ao entre a interface osso-implante é a fotoelasticidade, que vem sendo utilizado para a análise da formação de tensões induzidas por reabilitações implanto retidas a implantes e osso suporte em estudos que simulam as

condições mecânicas clínicas existentes neste tipo de reabilitação (Misch 2009, Sadowsky 2007, Emami et al 2009) por tratar-se de um método de análise que permite visualização direta destas tensões. É um método já testado, viável, de relativa facilidade de construção dos modelos e de interpretação dos resultados (Montenegro et al 1984) . Este método baseia-se no fenômeno da passagem de luz polarizada através de um modelo de configuração geométrica arbitrária e na geração de padrões coloridos que são as franjas isocromáticas. Estas franjas são observadas no polariscópio e são proporcionais ao “stress” sofrido pela parte analisada ( Awad et al 2003, Montenegro et al 1984) Adicionalmente, a reprodutibilidade não afeta as propriedades físicas das estruturas envolvidas e o ensaio podem ser repetidos quantas vezes o operador desejar. O interessante dessa metodologia é que permite a visualização direta das tensões geradas sobre uma determinada estrutura, estabelecendo dessa forma, uma correlação entre modelo fotoelástico e correspondentes situações das estruturas bucais quando estão sob tensões ( Pesqueira et al 2013) Figura 2.

Figura 2 - Modelos fotoelásticos mostrando tensões (franjas coloridas) no carregamento das próteses com implantes.

Conclusão Devemos nos preocupar com o planejamento de Próteses protocolos com diferentes extensões de “cantilevers”, isto pode acentuar o insucesso destas reabilitações. O uso do método fotoelástico é importante para a im-

50

plantodontia e pode verificar com bastante precisão distribuição de cargas que são induzidas entre a interface osso-implante. Com isto planejamentos são mais precisos após estas análises.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.