Issuu on Google+

15 de Março de 2014 Piraí - RJ


Inteligência Artificial ou Real?

No mapa do estado do Rio de Janeiro, o município de Piraí é só um pontinho,próximo ao rio de mesmo nome, localizado na região do Vale do Paraíba, no Sul Fluminense. Na origem, em Tupi Guarani, Piraí significa “rio dos peixes”. Coincidência ou não, há 10 anos, com o projeto Piraí Digital, o município se tornou o primeiro do Brasil a oferecer internet pública em banda larga, o que colocou o tal pontinho no mapa das sete cidades digitais mais inteligentes do mundo, em 2005. Ou seja: caiu na rede, ainda que virtual, é peixe. O TEDxPiraí celebra o resultado após uma década de investimento estratégico em acessibilidade para democratizar a cultura de internet: o surgimento de nova mentalidade digital na comunidade. A interconexão das dimensões artificial, humana e coletiva - o que, por sinal, define uma cidade inteligente – começou com um pequeno passo: a inclusão digital em todos os níveis – do cidadão à gestão pública. A partir daí, foram dados muitos saltos (sem fio!) causando verdadeiras transformações para a comunidade, seja na gestão pública, no sistema de saúde ou em toda a rede de educação, visto que Piraí se tornou a primeira cidade do mundo a ter um computador para cada estudante das 21 escolas públicas locais. Entendendo, na prática, que conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado e que a informação é um direito de todos, o objetivo do TEDxPiraí é espalhar boas ideias para inspirar muitas outras comunidades a realizar o mesmo. Sabe aquela tão sonhada liberdade de um mundo sem barreiras e fronteiras, com novas relações econômicas, sociais e ambientais? Pois é, isso também precisa ser sustentável. Em vez de pedir o peixe, é preciso (re)aprender a pescar todos os dias. #ficaadica


Dr. Cláudio Domênico

Dr. Cláudio Domênico tem um bom coração. Há 30 anos, o cardiologista mineiro, de Governador Valadares, vive e trabalha no Rio, compartilhando com os pacientes e leitores – desde 2012 também é autor de Te Cuida! Guia Prático para uma vida saudável (Casa da Palavra) – o que aprendeu sobre conquistar o bem-estar pessoal para prevenir e não ter que remediar. Receita o ócio criativo do xará Domênico De Masi para tratar desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e indica overdose de leitura para a memória, seguindo a orientação de Ivan Izquierdo, grande especialista no assunto. É mestre e doutor em Cardiologia pela UFRJ, tem MBA em Saúde pelo COPPEAD, e pratica a “cardiologia comportamental”: ouve o coração do paciente junto com ele, incentivando-o a se conhecer e a buscar motivação para curar vícios e maus hábitos.


Fernando Martins

Fernando Martins é responsável pela operação da Intel no 3º maior mercado de computadores do mundo. Apaixonado por tecnologia, Fernando iniciou sua carreira como pesquisador nos laboratórios, serviu como Diretor de Planejamento Estratégico, e tem extensa experiência na gestão de inovação tecnológica. O executivo está na empresa há mais de 17 anos e recebeu, duas vezes, a maior honraria concedida pela Intel – The Intel Achievement Award – por suas contribuições para as estratégias de produto da empresa. Possui mais de 40 publicações, incluindo 26 patentes. É Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade de São Paulo, Ph.D em Engenharia Elétrica e de Computação pela Carnegie Mellon University, e ex-aluno do programa OGI/ Standford para formação de Executivos.


Francisco Gómez Alamillo

Francisco Gómez Alamillo, phD em Físca pela Universidade Complutense de Madri, é secretário geral da Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (AHCIET) há mais de 30 anos. A instituição, sem fins lucrativos, integra mais de 50 operadoras e empresas de telecomunicações, sendo a Companhia Paraguaia de Comunicações (COPACO S.A), a sócia fundadora. A AHCIET é referência no setor, por promover há anos a utilização generalizada das TIC, cujos resultados foram positivos em vários países latino-americanos, permitindo que diversas localidades se tornassem cidades digitais e servissem de modelo para o desenvolvimento da vida social, econômica e cultural das comunidades locais e do entorno. A AHCIET é parceira na realização de eventos como o Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, com o objetivo de incentivar a utilização das tecnologias da informação e a comunicação para melhorar a gestão de municípios e, contribuindo para a melhoria a qualidade de vida dos cidadãos e da comunidade.


Gilberto Gil

Quando se pensa que o cantor, compositor e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil dispensa apresentações, descobre-se que seu desejo de entrar na rede para promover um debate e juntar pela internet um grupo de tietes de Connecticut não é mera rima. Fascinado pelo universo dos bits and bytes, este baiano do interior se tornou uma espécie de padrinho da cultura 2.0, realizando, em 1996, a primeira transmissão ao vivo de música brasileira online com o sucesso Pela Internet. Em 2008 , ele foi o primeiro artista brasileiro a ter um canal exclusivo no Youtube. Um ano antes, inspirado pelo pioneirismo do projeto Piraí Digital de dar acesso público à internet de banda larga, compôs Banda Larga Cordel, antevendo que “a medida de infoviabilização dos ares do município inteirinho, com certeza provocou um certo vento de redemoinho”.


John G. Jung

Quando o assunto é design urbano e desenvolvimento de comunidades inteligentes, dificilmente o nome de John G. Jung, economista, urbanista e planejador premiado, não surgirá na conversa. É presidente e co-fundador do Intelligent Community Forum (ICF) e do Intelligent Community Forum Foundation (ICFF), que representa 126 dessas comunidades pelo mundo. Em Nova York, realiza anualmente um encontro de cúpula para examinar as sete comunidades globais mais inteligentes. Jung é ainda co-autor de livros sobre estratégias para a criação de bem sucedidas smart cities e teve papel importante em diversas outras iniciativas do gênero em Hong Kong, Toronto e Ontário. Graduado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Waterloo (Canadá), é mestre em Desenho Urbano pela Universidade de Manchester (Reino Unido) e tem reconhecido trabalho internacional, tendo atuado por muitos anos na Índia e na China.


Maria Helena Cautiero Horta Jardim

Maria Helena Cautiero Horta Jardim sabe bem que a ordem dos fatores não deveria alterar o produto. Mas algumas escolhas podem sim, desafiar até a mais cartesiana das lógicas. A assessora especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é Bacharel e Mestre em Matemática pela PUC-Rio, Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora pela Université Notre dame de la Paix, na Bélgica, mas fez da especialização em Matemática Discreta e Combinatória e da atuação na área de Otimizacão, objetos de estudo aplicados às ciências humanas. Atualmente suas áreas são Informática na Educação e Educação à Distância, sendo responsável pela implantação de projetos premiados de tecnologias educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem junto à rede pública de ensino, em programas de inclusão digital. É coordenadora do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), do MEC–RJ e coordenadora educacional do Projeto Pirai Digital.


Pedro Doria

É um jornalista incomum, que vai da cobertura de tecnologia à política internacional, passando por mídia e até sexo. Knight Fellow pela Universidade de Stanford, foi blogueiro, colunista, autor de livros. Seu sexto sai no final de março pela Nova Fronteira: 1789, que conta a história da Inconfidência Mineira. Trabalhou na TV Globo, nos sites Nominimo e No.com, além das redações de O Dia, O Estado de São Paulo e O Globo, onde é Editor Executivo. Em 2012, foi Prêmio Esso de Jornalismo com o vespertino O Globo a Mais, feito para tablets.


Samir Iasbeck

Cora Coralina escreveu: “Felizes os que transferem o que conhecem e aprendem com o que ensinam”. Pensando nisso, o empreendedor Samir Iasbeck de Oliveira, uniu a paixão por tecnologia e o MBA em Gestão de Negócios e Marketing para criar a Qranio.com. A ideia da plataforma de jogos online gratuitos (compatível com Apple, Android, Blackberry e Facebook) é tornar o aprendizado divertido. O usuário cadastrado escolhe uma das cinco respostas para cada pergunta sobre mais de 15 temas (filmes, política, esportes etc) e, se acertar, ganha moedas virtuais para trocar por prêmios. Vencedor do concurso da aceleradora de startups Telefônica Wayra, no Campus Party 5, e finalista entre os 5 projetos inovadores selecionados pelo programa de Incubadora Brasil PepsiCo10, o Qranio.com conta com serviço de SMS, apps e jogos customizados sob demanda. Os números não mentem: mais de 990 mil usuários já responderam quase 14 milhões de perguntas, resgatando pouco menos de 5 mil prêmios. Que tal?


Canta Gente Boa

O Canta Gente Boa foi concebido em janeiro de 2008 e ao longo dos últimos 6 anos vem desenvolvendo um trabalho focado no conhecimento e na valorização dos talentos das diferentes favelas do Rio de Janeiro. Este trabalho levou à formação de um núcleo artístico integrado, formalizando a criação do Instituto Canta Gente Boa em março de 2011. Tendo a cultura como ferramenta de comunicação e inclusão social, o Canta Gente Boa promove o diálogo entre a favela e a cidade formal, através da realização de multishows, oficinas, exposições, encontros, seminários e intercâmbio entre profissionais conceituados e jovens talentos de diferentes culturas, resultando numa experiência única e surpreendente.


Patrocínio

AZEITE


www.tedxpirai.com.br


TEDx