Clipping DSOP Setembro 2016

Page 244

244

Podemos até falar que vamos fazer o milagre da multiplicação dos recursos das pessoas, mas essa é apenas uma analogia ao fato de que mostraremos formas de guardar o dinheiro para que ele tenha o melhor rendimento, possibilitando que, com os juros a favor, façam com que os valores sejam cada vez maiores, sempre em busca de um objetivo de vida.

Acreditar que apenas a fé poderá garantir sua estabilidade financeira é uma ilusão, para não dizer uma blasfêmia. O dinheiro é uma ferramenta do homem, não estando sua conquista relacionada a Deus, mas sim ao trabalho e à utilização correta, a partir dos princípios da educação financeira que tanto conversamos aqui nessa coluna.

Nessa luta pela aquisição de condições financeiras que nos proporcionem o conforto que merecemos, não devemos deixar de lado os ensinamentos de Deus, muito menos devemos misturar as questões, envolvendo o dinheiro com a fé. Está na Bíblia, em Mateus 21: “Tendo Jesus entrado no pátio do templo, expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo; também tombou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos comerciantes de pombas. E repreendeu-os: ‘Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; vós, ao contrário, estais fazendo dela um ‘covil de salteadores’”.

Enfim, irmãos, percebam quão claro está a distinção entre a fé e as conquistas materiais; ao lidar com o dinheiro, devemos seguir um planejamento. Sempre recomendo que, para facilitar as conquistas neste campo, utilizemos uma metodologia, lembrando que tudo começa com uma boa reunião familiar. Para auxiliar nessa empreitada, desenvolvi quatro passos:

DIAGNOSTICAR – Fazer um orçamento financeiro, registrando por 30 dias todos os ganhos e gastos e separando-os por tipo (supermercado, salão de beleza, cafezinho e até gorjetas). A partir daí, totalizar e buscar redução em todas as despesas. Lembro que, em média, os gastos têm excesso de 20% a 30% por mês.

SONHAR – Na reunião familiar, é preciso colocar o tema “sonhos” em primeiro lugar. As despesas não podem ser objeto de assunto principal. Todos nós somos movidos por metas e, para isso, é preciso que todos definam bem quais são as suas, assim como as da família como um todo. Para cada sonho, é preciso saber quanto custa, quanto será


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.