ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Page 1

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 01 14

AGRADECIMENTOS:

Primeiramente a Deus, «Até aqui nos ajudou o SENHOR» minha mãe que foi a pessoa que sempre acreditou meus professores Gelly, Jairo e Paulinho.

"Prero desenhar do que falar. O desenho é mais rápido e deixa menos espaço para mentiras." Le Corbusier

Índice:

Agradecimentos: Pág 02

Indíce: Pág 03

Resumo: Pág 04

Objetivos: Pág 04

O que é Bim: Pág 05

Criação de lote automática: Pág 06

dados a uma superfície: Pág 07

Projetar um alinhamento: Pág 08

rojetar pers simples: Pág 09

Fundamentação Teórica: Pág 10

Implantação : Pág 11

Masterplan: Pág 12

Urbanistico: Pág 13

Volumetria: Pág 14

Resumo:

O uso do Bim no Brasil ja não é novidade inicia em 2000 mesmo ainda sem denições de regras de padronização ára o setor, necessitando de mais apoio governamental e mudança de mindset do setor Desde a década de 1970 que o professor Chuck Eastman, do Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) e diretor do Digital Building Laboratory, descreveu um sistema de modelagem de sólidos em 3D CAD, com a denominação Building Description System (Sistema de Descrição da Construção).

O BIM Brasil também caminha para uma regulamentação no setor e já tem o seu BIM Mandate Brasil, que é a Estratégia BIM BR, lançada pelo decreto 10.306, de abril de 2020. (Alexander Justi 2022)

O decreto Decreto Bim Brasil estabelece a utilização do Building Information Modeling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling– Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. (Alexander Justi 2022)

A eciência que o BIM traz aos processos construtivos está se apresentando cada vez com mais força na área pública e privada no Brasil. O interesse no conhecimento sobre a metodologia e a qualicação de prossionais vem aumentando, o que é imprescindível para o setor. Mas o fórum BIM Brasil ainda precisa ser ampliado.(Alexander Justi 2022)

Objetivos:

Desenvolvimento de um modelo de Construção Bim de Infraestutura

levantamento e quantitativos de movimentação de solo necessários para execução de terraplenagem

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira
05 14

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Modo de criação de lote automática utilizando ferramenta BIM

Você pode utilizar Ferramentas de layout de lote para dividir automática ou semi-automaticamente lotes existentes. O modo automático lhe permite utilizar as ferramentas de layout de lote para automaticamente fazer layout e visualizar previamente vários novos lotes que ocuparão a área disponível. Se você desativar o modo automático, as ferramentas de layout farão o layout de novos lotes propostos um de cada vez.

Modo automático

Utilize a opção Modo automático das ferramentas de layout de lote, conforme mostrado na imagem 3, para efetuar o layout rapidamente de vários novos lotes. O modo automático funciona melhor com área e regiões simétricas com formatos uniformes. Para área com formatos irregulares ou cantos internos apertados, utilize o modo do layout manual.

Layout automático

Você pode utilizar as ferramentas de layout de lote para realizar o layout de lotes semi-automaticamente. Para fazer isto, desative o Modo automático durante a utilização dos comandos de dimensionamento de lote para que as ferramentas de criação façam o layout de lotes um de cada vez. conforme mostrado na imagem 5.

Quando o Modo automático estiver ativado, depois que você especicar os pontos inicial e nal da testada, os grácos de visualização exibirão os novos lotes propostos, baseados nos critérios especicados. Se você aceitar a solução proposta, como no exemplo na imagem 4, os lotes serão criados simultaneamente.

Quando você aceitar uma solução proposta quando o Modo automático estiver desativado, os grácos de visualização exibirão o próximo novo lote proposto, conforme itar soluções uma de cada vez

fonte: https://help.autodesk.com/view/CIV3D/2024/PTB/?guid=GUID-E24C0939-BBF5-4C10-BC1A-3E037D4E5352
Figura 6: Com o modo automático desativado, você revisa soluções uma de cada vez Figura 5: O modo semi-automático visualiza uma solução de lote Figura 4: O Modo automático visualiza lotes que preencheriam a área disponível Figura 3.: Congurar para Modo automático Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara
06 14
Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Criar e adicionar dados a uma superfície utilizando ferramenta BIM

VAo criar uma superfície, seu nome será exibido na coleção Superfícies no Toolspace na guia Prospector. A partir desse local, é possível executar outras operações, como a adição de dados e edição de superfície. Quando criada pela primeira vez, a superfície está vazia, portanto, ela não será visível no desenho.

Superfícies TIN

Uma superfície TIN é composta de triângulos que formam uma rede irregular triangulada. Uma linha TIN é uma das linhas que compõem a triangulação da superfície.

Para criar linhas TIN, o Autodesk Civil 3D conecta os pontos de superfície que estão mais próximos entre si. As linhas TIN formam triângulos. A elevação de qualquer ponto na superfície é denida pela interpolação das elevações dos vértices dos triângulos onde o ponto está.

Dados de curva de nível

As curvas de nível são ilustrações grácas das alterações de elevação de superfície. É possível criar uma superfície a partir de curvas de nível desenhados como polilinhas 2D ou 3D que tenham dados das coordenadas x, y e z.

Limites

Os limites são polilinhas fechadas que afetam a visibilidade dos triângulos dentro ou fora das polilinhas. Um limite externo dene as extensões da superfície. Todos os triângulos dentro do limite são visíveis e todos os triângulos que estão fora do limite são invisíveis.

Áreas ocultas por limites não são incluídas em cálculos, tal como o total da área e volume.

Limites de superfície são denidos usando a seleção de polígonos existentes no desenho. A denição de superfície exibe a ID numérica e uma lista de vértices

Linhas obrigatórias

Linhas obrigatórias denem recursos de superfícies lineares, como paredes de contenção, meios-os, topo dos penhascos e córregos. As linhas obrigatórias forçam a triangulação de superfície a correr sobre a linha obrigatória; triângulos não cruzam uma linha obrigatória. Linhas de obrigatórias são fundamentais para a criação de um modelo preciso de superfície. Linhas obrigatórias são importantes porque é a interpolação dos dados, não apenas os dados em si, que determina a forma do modelo. É possível utilizar linhas 3D ou polilinhas 3D como linhas obrigatórias. Cada vértice da polilinha é convertido para um ponto TIN com as mesmas coordenadas XYZ. Para linhas 3D, cada linha selecionada é denida como uma linha obrigatória de dois pontos.

fonte: https://help.autodesk.com/view/CIV3D/2024/PTB/?guid=GUID-E24C0939-BBF5-4C10-BC1A-3E037D4E5352
Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara
07
Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira
14
Superfície TIN com linhas de curva de nível exibidas

Projetar um alinhamento que faça referência a normas regionais utilizando ferramenta BIM

Para criar um alinhamento usando critérios de projeto, utilize o mesmo uxo de trabalho básico usado para criar um alinhamento sem critérios de projeto. Durante a criação do alinhamento, é possível selecionar um arquivo de critérios de projeto, a partir do qual é possível especicar o método de obtenção de superelevação, raio mínimo e tabelas de comprimento de transição (espiral). Arquivos de critérios de projeto que contêm normas de projeto AASHTO estão incluídos com o Autodesk Civil 3D. Se as normas padrão de projeto forem diferentes das normas AASHTO, é possível criar um arquivo de critérios de projeto personalizado utilizando a caixa de diálogo Editor de critérios de projeto.

Alguns critérios de projeto de alinhamento não estão disponíveis em forma de tabela no arquivo de critérios de projeto. Para estes critérios, é possível denir vericações de projeto para validar as normas de projeto. Para aplicar uma vericação do projeto a um alinhamento, é necessário adicioná-la a um conjunto de vericações do projeto.

Se os parâmetros de projeto de uma subentidade violar uma vericação do projeto ou os valores mínimos estabelecidos no arquivo de critérios de projeto, um símbolo de aviso aparecerá na subentidade na janela de desenho e próximo ao valor violado na vista Entidades de alinhamento e na caixa de diálogoParâmetros de layout do alinhamento. Ao passar o cursor por sobre um símbolo de aviso, uma dica de ferramenta exibirá a norma que foi violada. A exibição do símbolo de aviso é controlada pelo estilo do alinhamento.

Observe que na janela de desenho, símbolos aparecem nas entidades de curva que foram criadas. Os símbolos indicam que as entidades violam os critérios de projeto especicados

fonte: https://help.autodesk.com/view/CIV3D/2024/PTB/?guid=GUID-CAEC3077-D78A-4F42-8E47-41FABAB6915D
Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 08 14 ESTUDO DE LOTEAMENTO
COM USO DO BIM

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Projetar perfis simples utilizando ferramenta BIM

Um perl de terreno existente é extraído de uma superfície e mostra as alterações na elevação ao longo de um alinhamento horizontal. Um perl de layout é um objeto projetado que mostra a declividade e as elevações propostas a serem construídas. Os pers são exibidas em uma malha com anotações denominada Gráco do perl longitudinal. O gráco do perl longitudinal da First Street será exibido contendo o perl tracejado que representa a superfície do terreno existente (EG). Os lados esquerdo e direito anotam as elevações. A parte inferior anota as estacas.

https://help.autodesk.com/view/CIV3D/2024/PTB/?guid=GUID-0937FE14-98C7-4B24-BA8C-0822F31E280A
Universidade
Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 09 14

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM Fundamentação teórica

Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 10 14

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 11 14
GLEBA R$ 53.896,67 PIB 0,805 - alto IDHM 1.223.237 hab 649,5 h/km2 794,571 km2 LOCALIZAÇÃO: LOCALIZAÇÃO ACESSOS o d a e t n e itorphe rod heitorpenteado d. ro rod Anhanguera dov a ro DomPedro

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

QUADRO DEAREAS

AREAVERDE - 13,22%

LOTES - 41,96%

LAZER - 10,60 %

VIARIO - 22,54 %

INSTITUCIONAL- 11,68%

Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara
Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 12 14
Trabalho
MASTERPLAN

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 13 14
URBANISTICO

ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM

AVENIDA 01
Universidade Unimetrocamp Wyden Arquitetura e Urbanismo Orientador: Profa Ana Mara Trabalho Final de Graduação Daniel Rodrigues Pereira 14 14 PAVIMENTAÇÃO ESTUDO DE VOLUMETRIA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ESTUDO DE LOTEAMENTO COM USO DO BIM by comercial globalfire - Issuu