Page 1

O que é o SNMP? SNMP é composto de três componentes. O primeiro é o sistema de gerenciamento de rede, o segundo é dispositivo a ser gerenciado, e o último é o agente SNMP. Existem três versões do SNMP: - Versão 1 possui uma segurança fraca, e é somente realizada através de senha. - Versão 2 aumenta a segurança e confidencialidade. No entanto, o sistema de segurança é muito complexo, que não é amplamente aceito. - Versão 3 transmite mensagens codificadas como octet string que fornece autenticação a pacotes SNMP, integridade e confidencialidade. O administrador pode coletar informações de gerenciamento de agentes SNMP ou definir as configurações para o dispositivo. Nesta nota, queremos definir o agente SNMP para dois cenários de administração diferentes. O primeiro deles é SNMP em infraestrutura loopback, o segundo é o agente SNMP a partir da interface WAN. O usuário pode especificar o IP do host para o acesso de agente SNMP específico. Para mais informações, por favor consulte os passos abaixo.

Nota: Os roteadores Vigor suportam o SNMP Versão 3, que previne os pacotes SNMP de serem expostos.O Algoritmo Authen suporta os modos MD5 e SHA, e suporta os modos de Privacidade Algoritmo DES e AES.

A. SNMPD em infraestrutura loopback. Veja o cenário abaixo.


No Vigor1, vá até System Maintenance >> SNMP para habilitar o SNMP e clique em OK para aplicar as configurações.

a. Clique em Enable para ativar o agente SNMP


b. Defina a opção "Get community" e "Trap community" como public, e a opção "Set community" como private. As opções “Set Manager Host IP” e “Notification Host IP” como "192.168.21.10"

2. No Vigor2, vá até System Maintenance >> SNMP para habilitar o SNMP e clique em OK para aplicar as configurações.

a. Clique em Enable para ativar o agente SNMP b. Defina a opção "Get community" e "Trap community" como public, e a opção "Set community" como private. As opções “Set Manager Host IP” e “Notification Host IP” como "192.168.50.10".

3. Vá atá System Maintenance >> SNMP para reiniciar o roteador.


4. Enviar pedido de SNMP para MIB browser.

a. Digite o IP Host e Community.

Nota: A requisição GET, GETNEXT e GetBulk está compartilhando o

Get

Community, "public" é a definição padrão que estabelecemos na parte A.Mas se o SET fizer a requisição usando Set Community, ela deve ser mudada manualmente para "private".

B. agente SNMP a partir da interface WAN Veja o cenário abaixo.


1. Vá até System Maintenance >> SNMP para habilitar o SNMP e clique em OK para aplicar as configurações.

a. Verifique o status agente SNMP. Veja se está ativo.


b. Defina a opção "Get community" e "Trap community" como public, e a opção "Set community" como private. As opções “Set Manager Host IP” e “Notification Host IP”, como "36.226.152.185".

2. Vá até System Maintenance >> Management e habilite a opção Allow management from the Internet.

3. Vá até System Maintenance >> SNMP para reiniciar o roteador.

6. Enviar pedido de SNMP para MIB browser.


a. Digite o IP Host e Community.

O que é o SNMP ?  

Saiba mais sobre o SNMP.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you