Revista IL 96

Page 53

Defesa Agropecuária Veterinário paulista assume O médico veterinário e fiscal federal agropecuário aposentado Enio Antonio Marques Pereira foi nomeado para conduzir a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Paulistano, Marques, com mais de 40 anos de dedicação profissional ao Mapa, já ocupava cargo de secretário substituto, desde a exoneração de Francisco Sérgio Ferreira Jardim, nomeado como assessor especial do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Antes de assumir a pasta, atuava como diretor de Programas da SDA e tinha exercido a função de secretário de Defesa Agropecuária em duas ocasiões: de 1992 a 1993, e de 1995 a 1999. Com pós-graduação em projetos de planejamento em sanidade agropecuária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marques foi ministro interino e representante do Ministério da Agricultura no Conselho

Nacional da Saúde e no Conselho de Metrologia. Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) de 1996 a 1999. Assessorou a Divisão de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde, em Washington, entre 1995 e 1996, e foi consultor técnico da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados de 1993 a 1995, e entre 1990 e 1992. Marques atuou, ainda, como secretário Nacional de Produção, de 1986 a 1989, e foi delegado Federal de Agricultura, em São Paulo, no ano de 1986. De 1983 a 1985, exerceu o cargo de secretário de Inspeção de Produtos de Origem Animal. No mesmo departamento também ocupou diversas funções técnicas entre 1971 e 1982 e chefiou o Serviço de Inspeção Federal, em São Paulo, de 1976 a 1977.

Chr. Hansen Apresenta novas culturas para iogurtes com redução de gordura. Pelo terceiro ano consecutivo, a Chr. Hansen lança novos produtos para as linhas de culturas YoFlex® e culturas probióticas nu-trish®. Desta vez, o foco da Chr. Hansen foi o desenvolvimento de culturas com sabor único e propriedades de textura, entre outros atributos para desempenhar bem em leites com baixo teor de gordura. Mais de 20 milhões de toneladas de iogurtes são consumidos por ano, o que representa um consumo de 4kg por pessoa no mundo. Deste total, apesar da grande procura dos consumidores por produtos mais saudáveis, menos de 20% são iogurtes com redução de gordura. Porém, já é possível observar um movimento da indústria, que tem mostrado um enorme interesse em atender esta demanda. A maioria dos lançamentos, nos últimos cinco anos, foram de iogurtes com redução de gordura, mas o grande desafio tem sido agradar os exigêntes consumidores, que buscam produtos que reunam saudabilidade e sabor. “Se o volume de iogurte com teor de gordura reduzido não cresceu mais rápido é porque a qualidade simplesmente não tem sido boa o suficiente. Os consumidores se recusam a aceitar um sabor inferior aos produtos regulares, não importa o quão saudável o produto possa ser”, explica Morten Boesen, Gerente de Marketing, Divi-

são de Culturas para Leites Fermentados. “Outra predominante tendência de mercado, “de volta à natureza”, tem complicado ainda mais os fabricantes de iogurtes. A tendência natural tem direcionado o desenvolvimento de produtos em direção ao uso mínimo de ingredientes, o que para iogurtes significa leite, culturas e possivelmente frutas – nada mais, sem estabilizantes, espessantes e aromas adicionados para compensar a falta de gordura. O desafio é ter um iogurte saudável, com redução de gordura e ainda manter o sabor e outras propriedades que a gordura desempenha no produto. A boa notícia é que as novas culturas da Chr. Hansen prometem solucionar essa necessidade”, garante Boesen. “As novas culturas são um importante avanço para o mercado brasileiro e abrem inúmeras possibilidades de aplicação para a indústria láctea no desenvolvimento dos produtos fermentados. A categoria de produtos com redução de gordura, principalmente os bebíveis, vêm ganhando a simpatia dos consumidores brasileiros preocupados com a saúde. Poder atender o anseio destes consumidores em ter um produto saudável e que preserve características como sabor, cremosidade e textura, é extremante importante para o segmento”, comenta Lucio Alberto Forti Antunes, Gerente da Divisão de Lácteos da Chr. Hansen Brasil.

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.