apostila petrobras

Page 210

Conhecimentos Específicos Definindo a estratégia de Estoque As organizações devem definir e manter uma estratégia de estoques, que, conduzida adequadamente, assegurará o balanceamento dos processos de produção e distribuição, além de minimizar os custos de estoque. O posicionamento estratégico dos produtos interferirá sobremaneira na forma em que os estoques serão administrados. Organizações como foco na produção de bens de consumo de alta rotatividade devem manter estoques balanceados nos pontos de compra, caso contrário, correm o risco de perder vendas. Outra característica importante da estratégia é o enfoque de classificação priorização dos materiais e produtos. As negociações, o planejamento, o acompanhamento dos materiais devem ser diferenciados por classe. Muitos são os fatores que interferem nos processo e que afetam a maneira de administrar os estoques, como: a) utilização do conceito de lote; b) estoque de segurança; c) níveis de serviço ao cliente; d) estoque de antecipação para situações de sazonalidade. Objetivos e políticas de estoque A compreensão dos objetivos estratégicos da existência e do gerenciamento dos estoques é fundamental para se definir metas, funções, tipos de estoque e forma como eles afetam as organizações em suas atividades produtivas e de relacionamento de mercado. O investimento em estoques tem dois objetivos estratégicos principais: 1. maximizar os recursos da empresa 2. fornecer um nível satisfatório de serviço ao cliente ou consumidor. Indicadores de Desempenho Medir o desempenho do estoque é extremamente salutar para a organização uma vez que um dos aspectos fundamentais da administração moderna enfatiza a redução dos estoques. O aumento ou a redução dos níveis de estoques geram forte impacto nas finanças de qualquer empresa. a) Giro de estoque – corresponde ao número de vezes em que o estoque é consumido totalmente durante um determinado período (normalmente um ano). Giro de estoque = vendas anuais($)/estoque médio($). b) Cobertura do estoque – está relacionada à taxa de uso do item e baseia-se no cálculo da quantidade de tempo de duração do estoque, caso este não sofra um ressuprimento. Essa cobertura é normalmente indicada em número de semanas ou meses, dependendo das características do produto. Cobertura do estoque = estoque médio (unidades) / demanda (unidades).

c) Acurácia de estoque – é determinada pela relação entre a quantidade física existente no armazém e aquela existente nos registros de controe. Acurácia de estoque = (quantidade física x quantidade teórica) X 100 Funções do Estoque Por que existe estoque? A formação de estoque está relacionada ao desequilíbrio existentes entre a demanda E o fornecimento. Quanto o ritmo de fornecimento é maior que a demanda, o estoque aumenta. Quanto o ritmo da demanda supera o fornecimento, o estoque diminui, podendo faltar material ou produto. Se a taxa de fornecimento fosse igual à taxa de demanda não haveria a necessidade da formação de estoque. Tipo de Estoque Estoque de antecipação – é aplicado para produtos com comportamento sazonal de demanda. Fabricantes de sorvetes, ovos de Páscoa, calendários, equipamento de ar-condicionado, brinquedos, panetone. Normalmente, as organizações não dimensionam os recursos para atender aos picos de demando. Portanto, os estoques são feitos previamente e consumidos durante os períodos de pico. Sazonalidade – O conceito de sazonalidade está ligado às ocorrências não constantes de um determinado período. A procura por sorvetes acontece em períodos de temperaturas elevadas. As empresas enfrentam problemas bastantes sérios com o desequilíbrio entre a demanda e o fornecimento. Estoque de flutuação ou estoque de segurança – A função do estoque de segurança é proteger a empresa contra imprevistos na demanda e no suprimento. Atrasos na entrega de materiais e produtos ou aumentos inesperados no consumo podem gerar falta de produtos. Estoque por tamanho de lote ou estoque de ciclo – O estoque de ciclo existe quando os pedidos exigem um lote mínimo de produção ou venda normalmente maior que a quantidade para satisfazer uma demanda imediata. Essas condições podem estar vinculadas ao tamanho mínimo do lote em função da produção, do fornecimento ou do transporte. Exemplo característico são os produtos fabricados aos milhares, como tijolos, telhas, pias, cerâmicos, azulejos e pães. Há uma necessidade de se produzir uma quantidade mínima desses produtos por causa dos custos e do tempo envolvido. Estoque de proteção (hedge) – nesse caso, o objetivo é proteger-se contra eventualidades que envolvem especulações de mercado relacionadas às greves, aumento de preços, situação econômica e política estáveis, ambiente inflacionário e imprevisível. O estoque hedge guarda uma certa semelhança com o estoque de segurança. No entanto, essa proteção contra possíveis instabilidades tem uma duração temporária,

210

13_Estoques.pmd

Degrau Cultural

210

22/12/2010, 11:13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.