apostila petrobras

Page 189

Conhecimentos Específicos As organizações governamentais têm o objetivo de atender as necessidades públicas e de gerir o funcionamento do Estado. Como necessidades e prioridades são definidas a partir do jogo político de forças da sociedade, pode-se dizer que os princípios clássicos que regem a administração pública – impessoalidade, hierarquia, regras estabelecidas etc. – apresentam-se de forma distinta em cada ambiente cultural tratado. Já as empresas privadas são caracterizadas por atender as necessidades de grupos de consumidores, estando inseridas num contexto maior ou menor de competição em mercados. Isto faz com que tenham que estar organizadas a partir da idéia de conquistar um lugar no mercado em meio a outras empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes. Quanto maior a competitividade do setor, maiores devem ser as estratégias de diferenciação perante os consumidores para responder às iniciativas da concorrência e antecipar-se para captar tendências de futuro. O plano cultural irá caracterizar tanto sua atuação no mercado quanto sua relação com a sociedade em geral, especialmente nas relações de trabalho e na influência que exercem junto a políticas de caráter público.

É fato, então que tem havido de maneira mais acentuada revisões sistemáticas nas estruturas, nos processos e na cultura das organizações. Especificamente, no que se refere às organizações públicas, essas revisões estão vinculadas à reforma do Estado, ou seja, um conjunto de medidas que busca rever o papel do Estado e suas formas de atuação. Como parte desse contexto de mudanças, seja em organizações privadas ou públicas, destacam-se as mudanças culturais promovidas nessas organizações através de novos valores e de práticas gerenciais que se concretizam por meio de decisões e ações para a transformação da realidade e para o alcance de suas metas. Tem-se, então, um cunho catalisador de potenciais para favorecer a disponibilização de conhecimentos em prol dos objetivos organizacionais, caracterizadas pela implementação de um modelo de administração gerencial, e pelos impactos que esses processos de reestruturação trazem para a organização.

As organizações sem fins lucrativos atuam no âmbito da sociedade civil, onde aspectos políticos têm papel de destaque. São pautadas por interesses que podem variar desde um conjunto de membros, um sindicato, por exemplo, até propostas mais amplas de transformação social, como é o caso das ONG’S, passando pelas propostas de assistência aos carentes através de entidades beneficentes. Sua atuação tem por finalidade fins públicos a partir da utilização de recursos privados e públicos. O ambiente cultural irá condicionar seus objetivos e as estratégias para realizá-los. Diante desta multiplicidade de organizações, as noções de eficiência, eficácia e efetividade, assim como os processos básicos da administração – planejamento, organização, direção e controle – vão assumir características específicas em cada tipo de organização. Importa ressaltar que estas quatro funções gerais são inerentes à existência de qualquer uma delas, formando uma totalidade que deve estar ajustada à missão organizacional para que se obtenha o seu melhor desempenho. Não existem fórmulas pré-estabelecidas para a administração das organizações. A existência de uma extensa base teórica sobre administração proporciona aos membros das organizações a possibilidade de se dedicarem a estabelecer procedimentos, a partir dessas teorias, adequando para suas organizações aquela que lhes proporcione melhores resultados aos objetivos traçados. As transformações ocorridas no contexto mundial nas últimas décadas estão marcadas pelo acirramento da competitividade, pelo desenvolvimento tecnológico acelerado, pelo avanço da informatização e dos meios de comunicação. Essa mudança de paradigmas, promovida pela evolução, implicou em processos de reestruturação dos sistemas de gestão não só nas organizações privadas, mas também nas organizações públicas. Degrau Cultural

07_Recursos Materiais e Patrimoniais.pmd

189

189

22/12/2010, 11:13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.