Issuu on Google+

Ano 22 • Noo 114 112 Agosto de2013 2013 Maio de

16 de A gosto

DB na JMJ Fé renovada à luz do evangelho e inspirações de Papa Francisco e Dom Bosco


Sumário

Do

Pu xa P Pá ros g. a 3

m Es Bo co sc la o o Plu di r a al to P N ág do Pá E . gs s Ed o b 7 . 1 pe Pá uc ê0 cia gs aç ae . 4 ão bá l 1 P 1 e d Un a 6 Inf o Pá sto an ap En ive g r . 8 al, til re Pá sin rso nd e Mi gs o Te A iz 9 s M . v ad sã Sã 16 éd en EF an o o o e io Pá 1 çan & Qu M 1 A e g ár d 7 e çã .1 2 o io o no 2 Pá flag em a g. ra c 1 V o de 5 20 nh Pá irou ec Pá sta g q im . 1 No gs u . 2 e.c en 8 tíc e to 2 om i a 1 e 9 Te 23 Pá xto g. s 21 & Co Se nt Pá ção ex g. to s 24 Div er sã o

DB informa.com

2

expediente

DB informa.com - Jornal on-line do Dom Bosco Piracicaba. Ano 22 - nº 114 - Agosto de 2013. Diretor: Padre José Ailton Trindade - Edição: Depto. de Comunicação e MKT - Jornalista Responsável e edição: Cristiane Billis - MTb. 26193. Produção Gráfica: Arte Brasil Publicidade - Tel. (19) 3242.7922 - Atendimento: Izabel Cristina Macedônio - www.artebrasilpublicidade.com.br.


DB informa.com

D

estacamos no mês de agosto as vocações. Descobrimos a nossa vocação ao longo da vida. A verdadeira vocação se renova continuamente: é chamado, busca, opção, escolha, entrega, doação... Dom Bosco, que nasceu em agosto, se sentiu chamado por Deus para ser educador, religioso e um sacerdote dedicado aos jovens.

Puxa Prosa Por falar em jovens, a Jornada Mundial da Juventude foi um evento maravilhoso da Igreja, realizado no Brasil. Papa Francisco, com seu carisma e entusiasmo, despertou nos jovens e em toda a Igreja um revigoramento da fé, esperança e fraternidade solidária, através de seus gestos, atitudes e pensamentos. Alegramo-nos com todos os animadores da pastoral e os jovens do GAM que, de certa forma, representaram a todos nós nesse grande movimento de testemunho da fé. As homenagens ao Dia dos Pais representam a valorização da família de cada um

de nós, onde vivemos e conquistamos grande parte da história e experiência de nossa vida. A todos os pais do Colégio Salesiano Dom Bosco, nossos parabéns! Pe. José Ailton Trindade Diretor

3


DB informa.com

Educação Infantil

- No bê-a-bá do aprendizado

A

s fantasias e os contos de fadas estimulam a imaginação e ajudam as crianças a trabalhar conteúdos simbólicos e enfrentar conflitos internos e externos. Confira três atividades ocorridas na Educação Infantil do Dom Bosco Assunção e Cidade Alta que trabalharam essas habilidades nas crianças.

4

Com muito amor e dedicação, os alunos do Infantil 1 A e B do Dom Bosco Assunção se empenharam nos detalhes dos preparativos do tão esperado baile da Cinderela que reuniu os mais belos príncipes e princesas do Colégio! Após escutarem a história da Chapeuzinho Vermelho, as crianças do 1° ano encerraram o semestre com uma deliciosa e adocicada culinária, com bombons de leite ninho com chocolate. Os alunos do Infantil 2 do Dom Bosco Cidade Alta exploraram a sua imaginação vestindo fantasias e brincando de faz de conta. Além de divertir e incentivar a criatividade, ao se fantasiar, a criança tem a chance de se sentir diferente, de experimentar outras linguagens, de incorporar personagens e suas habilidades e, com isso, enfrentar obstáculos. Ela se sente mais forte, segura e pode ter a coragem de expressar melhor seus sentimentos.


DB informa.com

Educação Infantil

- No bê-a-bá do aprendizado

Desvendando o paladar

P

ara enriquecer o conhecimento sobre o paladar e incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis, os alunos do Infantil 3 do Dom Bosco Assunção, junto às professoras e à auxiliar, fizeram uma deliciosa salada de cenoura, tomate e pepino que foi degustada por todos. As atividades práticas de exploração do paladar não pararam por aí! A turminha também preparou um delicioso suco de limão com hortelã. Esta receita, que está inserida no livro de Natureza e Sociedade da Rede Salesiana de Escolas (RSE), ficou uma delícia!

5

Papel Reciclado: assim é que se faz!

O

s alunos do 1º ano do Dom Bosco Assunção trabalharam sobre a importância de praticar a reciclagem de materiais. Como atividade prática, aprenderam a fazer papel reciclado no laboratório de ciências. A realização da atividade contou com importantes momentos de reflexão sobre o procedimento antes, durante e após o experimento. Quanto conhecimento! As professoras Adriana, Xandu, Rita e Érica parabenizam a turma pela dedicação neste estudo!


DB informa.com

Educação Infantil

- No bê-a-bá do aprendizado

Muita diversão marca a volta às aulas!

A

volta às aulas foi uma festa no Dom Bosco Cidade Alta! Os pequenos do Maternal participaram de um momento de muita concentração e diversão durante a hora do conto. As crianças ouviram a doce história da Abelhinha Amarela. Através dela, a turminha identificou a cor amarela que enfeitava e trazia muita alegria para a abelhinha. As professoras contam que foi encantador observar no rostinho de cada um o prazer e o entusiasmo durante a história! Já a turminha do Infantil 1 participou de um grande piquenique de confraterniza-

6

Brincando de ditado

P

ara tornar o aprendizado a cada dia mais atrativo, os alunos do Infantil 3 participaram de uma brincadeira muito legal e divertida chamada “Brincando de Ditado”! As professoras selecionaram algumas palavras com diferentes níveis de dificuldade para desafiar os pequenos. A brincadeira foi um sucesso! Todos se divertiram e aprenderam muito!

ção no primeiro dia de volta às aulas. Os alunos puderam conversar sobre as férias e comer junto aos amiguinhos, matando a saudade do convívio e do ambiente escolar. As turminhas do 1° ano, por sua vez, voltaram prontas para os desafios, com a energia renovada e com muitas expectativas de aprendizado! Confira nas fotos!


DB informa.com

Dom Bosco Plural

- Escola o dia todo

Vivências na horta: aprendizado que faz a diferença!

P

ara cuidar de uma horta é preciso paciência, carinho e dedicação. As crianças do Plural do Dom Bosco Assunção aprenderam bem esta lição. Após quatro meses desta experiência foi possível colher lindos sabugos de milho!

Na aula de culinária, houve mais aprendizado: a turminha aprendeu a tirar a palha, limpar os “cabelinhos”, lavar e debulhar o milho. Com ele, prepararam uma deliciosa salada para o almoço. Está servido? Venha participar do Plural DBA!

Plural Férias!

D

e 28 de junho a 12 de julho, os alunos da Educação Infantil e de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental curtiram dias inesquecíveis com os colegas no Colégio Dom Bosco Cidade Alta.

Todos os dias as crianças foram recebidas com um belo café da manhã para terem muita energia e disposição. Assim, aproveitaram as várias atividades, passeios e brincadeiras planejadas. A diversão foi garantida!

7


DB informa.com

Pastoral, Missão & Ação

Homenagens especiais no Dia do Padre

8

o carinho das crianças: “Só porque você veio, é festa no céu, é festa aqui! Com um aperto de mão, um abraço apertado, um sorriso dobrado. Para louvar a Deus, que está aqui, que está ao seu lado.” Os homenageados também receberam uma cesta de café da tarde com muitos petiscos. No Dom Bosco Cidade Alta, a manhã contou com um intervalo musical que teve a apresentação de um grupo de pop rock formado por alunos de 9º ano EF a 2º ano do Ensino Médio. Reunidos no ginásio, os alunos de 1º a 5º ano se encontraram com os padres do

Colégio. Lá todos os estudantes conheceram mais sobre eles por meio de pesquisas feitas e narradas pelos colegas. As homenagens também contaram com músicas, cartões e lembranças entregues pelas turmas. À tarde foi a vez das crianças do Dom Bosquinho os homenagearem com doces. Que Deus continue protegendo nossos sacerdotes!

Semana Missionária 2013

O

Dia do Padre (2 de agosto) foi propício para os alunos mostrarem seu carinho pelos seis sacerdotes salesianos presentes no Colégio que escolheram como missão a evangelização e educação de crianças e jovens em sua caminhada. Durante todo o dia ocorreram homenagens para eles. Com muita alegria, as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental do Dom Bosco Assunção prepararam cartazes, afixados no pátio, e cantaram músicas para os padres Ailton Trindade e Ivan Tomasetto. Uma das canções entoadas expressa todo

A

Semana Missionária, ocorrida de 16 a 21 de julho, foi mais que especial este ano em razão da Jornada Mundial da Juventude ocorrida no Rio de Janeiro com a presença de Papa Francisco. Um grupo de 100 pessoas – dentre estudantes e ex-alunos salesianos – participou da ação promovida pela Diocese de Piracicaba ao realizar trabalhos voluntários junto a comunidades carentes de várias paróquias da cidade. De manhã, os envolvidos faziam as bênçãos nas casas, à tarde recreação com as crianças dos bairros envolvidos nas ações e à noite participavam das celebrações nas igrejas.


Pastoral, Missão & Ação

Viva Dom Bosco!

N

este mês de agosto, quando se celebra o aniversário de Dom Bosco, os estudantes estão participando de Bons Dias e Boas Tardes especiais. Neles, se inteiram sobre a vida deste santo que vislumbrou e fundou um movimento educativo diferenciado que se espalhou por todo o mundo. Hoje os salesianos estão presentes em mais de 130 países! As turmas do Ensino Fundamental 1 do Dom Bosco Assunção e da Educação Infantil e EF1 do Dom Bosco Cidade Alta vivenciaram momentos na biblioteca onde ouviram histórias sobre a vida do homenageado. Já as turmas de 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio se encontraram na capela. Já o Dia de Dom Bosco (16/08) foi de muitos eventos nas duas unidades do Co-

Coração de Estudante

A

légio. Houve celebrações na capela e, para festejar o aniversário, não poderia faltar o bolo com refrigerante!

Família Salesiana

DB informa.com

em Romaria

O

dia 17 de agosto foi de festa para a família salesiana. Em homenagem ao Dia de Dom Bosco, os integrantes salesianos do estado de São Paulo participaram da tradicional Romaria em Aparecida. A caminhada se iniciou às 9 horas no Porto de Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e seguiu até a Basílica. Lá ocorreu uma missa às 12 horas em homenagem ao santo.

9 Muita atenção ao ouvirem a história de vida de Dom Bosco

prender é romper os próprios limites, ser capaz de avançar infinitamente e abraçar, com dedicação, novos conhecimentos.” No Dia do Estudante (11/08), os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Dom Bosco Assunção receberam da Pastoral um cartão com esses dizeres e ouviram uma mensagem dos educadores dita pelo professor de história Marcos Scopinho e pelo coordenador do EM, Ismael. À tarde, os estudantes do EF 1 também participaram de um boa tarde especial e receberam os cartões, uma forma especial de homenageá-los e valorizá-los nesta busca pelo conhecimento e crescimento pessoal.

Aos pais com carinho!

O

Colégio Dom Bosco Cidade Alta e Assunção receberam com carinho os pais dos estudantes do EF 2 e Ensino Médio no dia 9 de agosto para uma missa de ação de graças em suas homenagens. O Dia dos Pais, celebrado no período da manhã nas capelas das Unidades, foi um rico momento de oração e gratidão, bem como de demonstração de afeto entre filhos e seus pais.


DB informa.com DB

Especial

Grupo de Ex-alunos participa da Jornada Mundial da Juventude Um grupo de ex-alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba se juntou em festa às mais de três milhões de pessoas que acompanharam a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho deste ano. A ex-aluna e peregrina Bárbara Belan conta como foi a experiência. Confira!

10

A

Jornada Mundial da Juventude é um momento de confraternização e forte experiência de Deus para os jovens do mundo inteiro, e os ex-alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba não podiam ficar de fora. Os ex-alunos integrantes do Gam, Grupo de Ação Missionária de Piracicaba, voa-

ram rumo ao Rio de Janeiro no dia 23 de julho onde ficaram hospedados em casas de famílias próximas ao Colégio Santa Rosa, em Niterói, o primeiro colégio salesiano do Brasil. O grupo chegou a tempo da grande festa do Movimento Juvenil Salesiano, realizado antes da jornada como um momento de confraternização da juventude salesia-

na. A festa ocorreu na quarta-feira, dia 24 de julho, e contou com apresentações artísticas de peregrinos do mundo todo e com a presença especial do Padre Pascual Chávez, Reitor-Mor salesiano e da irmã Yvonne Reungoat, Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora. As atividades da Jornada propriamente dita também começaram na quarta-feira com


DB informa.com

Especial

11

a catequese, realizada das 9h às 13h, na Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói. Mas foi na quinta-feira que o grupo iniciou sua experiência peregrina. “Saímos logo cedo para Copacabana, onde o papa passou pela primeira vez no papamóvel. Ficamos horas debaixo de chuva esperando, mas valeu a pena. Vimos ele de pertinho”, se emociona Rosebel Aparecida, assessora do grupo.

A chuva deu uma trégua, e no sábado o grupo participou da peregrinação dos 9 quilômetros até Copacabana para a vigília. Adriano Guerreiro, integrante do grupo, resumiu a caminhada: “Foi gostosa, cansativa, mas animada”. Isso porque apesar dos 9 quilômetros, os grupos rezavam e cantavam durante todo o trajeto. O grupo participou da vigília, mas não pôde

ficar pra missa do domingo devido ao horário do voo da volta. Foram dias de pouco sono, muito cansaço e dores no corpo, mas apesar dos pesares todos concordam em uma coisa: Rumo a Cracóvia em 2016! Por Bárbara Belan – ex-aluna do Colégio Dom Bosco


DB informa.com

Ensino Fundamental 1 e 2

Montando Mural

O

s alunos do 3º ano do Dom Bosco Cidade Alta expuseram em um mural as imagens que coletaram e que contam um pouco da história do nosso Colégio. Além disso, contaram um pouco da histórias delas e da relação que fazem com a escola. As professoras Ana Paula, Selma, Sueli e Vanessa parabenizam os estudantes pelo empenho na pesquisa!

12

Orquestra de sucata

C

omo é gostoso descobrir e aprender como os sons se propagam pelo ar! Por meio da Orquestra de Sucata, os alunos do 4º ano do Dom Bosco Cidade Alta, orientados pelo professor Léo, vivenciaram um momento de muita descontração e aprendizado no Laboratório de Ciências.

- Avançando no conhecimento

Subtração com mais diversão!

U

m momento prazeroso e de grande aprendizado! Assim foi o estudo sobre a subtração feito pelos alunos do 2º ano do Dom Bosco Cidade Alta. Eles participaram do jogo “Ganha quem chega a zero”. Utilizando materiais concretos, as crianças vivenciaram na prática situações envolvendo a subtração. Mais que isso, desenvolveram o raciocínio lógico-matemático e a socialização de uma maneira lúdica e interativa.

Novos autores

A

s fábulas são uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.” (Fonte: Wikipédia) Após muita leitura que despertou o interesse para o aprendizado, os alunos do 5º ano, orientados pelas professoras, estão se tornando autores de fábulas. Em sala de aula e no Laboratório de Informática, criaram e ilustraram lindas histórias, concluindo o estudo sobre dois grandes autores: Esopo e La Fontaine. Moral da história: conhecimento nunca é demais!


DB informa.com

Ensino Fundamental 1 e 2

- Avançando no conhecimento

Parabéns, Piracicaba!

O

aniversário de Piracicaba, comemorado em 1º de agosto, foi um momento oportuno para que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Dom Bosco Assunção realizassem muitos estudos. Entre eles, os estudantes se inteiraram sobre o nome do fundador da cidade e do atual prefeito. Além disso, pesquisaram pontos turísticos do município e discorreram em um texto as diferenças do município no passado e nos dias atuais. As professoras do 2º ano ressaltam que o trabalho foi muito proveitoso!

Rumo ao 5º ano

Pequenos

A

A

volta às aulas do segundo semestre é ainda mais significativa para as turmas do 4º ano do Dom Bosco Assunção. Isso porque os alunos já começam a se preparar para o 5º ano, uma mudança de fase de ensino que trará mais responsabilidades, compromissos e também crescimento pessoal. A nova etapa também envolve a despedida dos amigos mais novos e do período da tarde. Por isso, é hora de curtir esse tempo que ficará nas boas lembranças, pessoal!

grandes

leitores

leitura estimula, e muito, a criatividade! Um exemplo disso é a aluna Giulia, do 5º ano D do Dom Bosco Assunção. Grande apreciadora de histórias e poesias, ela escreve espontaneamente vários textos. Confira abaixo uma de suas produções:

A Princesa Maluquinha O príncipe diferente Não é bonito nem feio As princesas orgulhosas Acham-no horroroso.

Uma princesa tão distante, achou-o bem elegante com seu estilo engraçado e seu olhar de delegado.

Quando anda pela rua, Anda bem desengonçado, Parecendo que é mais um palhacinho arrumado.

No casamento comentam: - “Essa princesa é maluquinha”. É por causa de um tal médico que mexeu com sua cabecinha.

13


DB informa.com

Ensino Fundamental 1 e 2

- Avançando no conhecimento

Estudos do meio agitam o aprendizado >>>

O

Estudo do Meio faz a diferença no aprendizado! Afinal, possibilita ao aluno a aquisição de conhecimentos em várias disciplinas por meio do contato direto com uma determinada realidade onde o estudo é desenvolvido. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada, por meio do diálogo, sociabilização das informações e

Um dia na aldeia 14

muitas reflexões. Dessa forma, proporciona aos estudantes o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre o viver social e muitas possibilidades de produzir novos conhecimentos. O Ensino Fundamental 2 do Dom Bosco Assunção vivenciou dois importantes momentos de Estudo do Meio no primeiro semestre. Confira!

De volta ao passado na Fazenda Ibicaba

A

A

s turmas do 6º ano conheceram a réplica de uma aldeia indígena no Sítio do Sol, em Cabreúva (SP). Lá vivenciaram a cultura dos índios através do contato direto com os monitores provenientes de várias etnias indígenas. Conheceram mais sobre seus costumes, gastronomia, medicina, utensílios, narrativas, espiritualidade, língua e muito mais!

Fazenda Ibicaba, em Cordeirópolis (SP) foi o palco de estudos dos estudantes do 7º ano sobre temas como o ciclo do café e o processo de imigração no Brasil. A fazenda, fundada em 1817, foi pioneira na substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes europeus, muito antes da abolição da escravatura. Cerca de mil pessoas entre portugueses, suíços e alemães viviam em Ibicaba, que era quase independente, havendo até circulação interna de moeda própria. Durante uma década, o modelo de colonização obteve sucesso e serviu de exemplo para todo país. Hoje o local conserva um importante conjunto arquitetônico representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, capela, senzala, tulha, terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, além do prédio da escola e máquinas antigas para benefício do café.


DB informa.com

Ensino Fundamental 1 e 2

- Avançando no conhecimento

:: Todos juntos nesse barco! ::

O

Projeto Balsa, desenvolvido pelos alunos e professores do 9º ano, está agitando o Colégio Dom Bosco Assunção. O objetivo é envolver toda a comunidade da escola para arrecadarem garrafas pet – matéria-prima necessária para a construção do barco que navegará no rio Piracicaba. Para isso, os estudantes do 5º ano foram convidados para liderarem a arrecadação de garrafas pet, lavadas e com tampa, no período da tarde. Divididos em quatro equipes – 5ºA, 5ºB, 5ºC e 5ºD, eles cumprem tarefas e motivam as outras turmas após o Boa Tarde. Além de promover a integração e cooperação entre os alunos, o trabalho conscientiza para a necessidade de todos realizarem a reciclagem e reaproveitamento de materiais tendo em vista os cuidados com o planeta.

EPTV na Escola >>>>

U

m grupo de 10 estudantes do Ensino Fundamental 2 do Dom Bosco Cidade Alta e Assunção visitou a EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas, no dia 6 de agosto. Os alunos, que também realizaram um passeio ao shopping Parque das Bandeiras, com direito à sessão de cinema, foram selecionados por terem sido classificados para a 2a fase do concurso de redação promovido pela emissora que este ano tem como tema “Viver. Você tem medo do quê?”. O concurso envolve alunos do 9º ano do EF 2 das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas. Para a participação na 1a fase do concurso, todos os alunos do

9º ano do Dom Bosco realizaram em sala de aula um trabalho de leitura, análise e produção de texto, bem como de revisão textual e releituras. Após a realização da 2a fase pela EPTV, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região. Os autores ganharão prêmios e produzirão uma série de reportagens, baseada nos textos das redações que eles escreveram. O Colégio Dom Bosco parabeniza os estudantes classificados: Aline dos Santos, Júlia D’Auria Antuniassi, Laura Sarcedo, Laura Tararam Gonçalves, Lorena Yoshii Pinotti, Milla Scheiber, Raissa Cardoso e Silva (Cidade Alta) e Beatriz Rizzo Paschoalini, Isadora Mandolesi Valvano e Leonardo Scagnolato de A. Leme (Assunção).

Estudantes selecionados no concurso posam junto ao professor de Língua Portuguesa do Dom Bosco Cidade Alta Amaro César Rezende de Oliveira durante o passeio à EPTV

15


DB informa.com

Ensino Médio

- Universo Teen

Muito além da sala de aula

N

16

o dia 2 de julho, os colaboradores da área pedagógica e administrativa do Dom Bosco Assunção, Cidade Alta e da Faculdade Dom Bosco visitaram a fábrica da Hyundai em Piracicaba. O objetivo da visita foi conhecer a empresa e firmar parceria para a visita de alunos à linha de montagem do veículo HB20. No mês de agosto, os alunos do 9º ano e Ensino Médio do Colégio Dom Bosco Assunção se integraram na primeira visita à empresa por meio do Programa de Orientação Profissional do Colégio.

O evento foi uma excelente oportunidade para os estudantes dos dois segmentos se sociabilizarem e verem na prática vários conteúdos estudados em sala de aula.

Mais perto do mercado de trabalho

E

studantes do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco Assunção conheceram, no dia 20 de junho deste ano, a empresa Marel Stork – especializada na fabricação de equipamentos de processamento em indústrias de alimentos. A visita teve como intuito integrar os futuros universitários ao mercado de trabalho. O coordenador de suporte a vendas da Marel, João Eduardo Milani, que acompanhou a visita monitorada dos estudantes, aprovou a iniciativa do Colégio de realizar este projeto denominado “Profissionais por um dia”. Confira na carta endereçada ao Dom Bosco:

Ao Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção*

Gostaria de parabenizar o Colégio Dom Bosco Assunção pela iniciativa do projeto. Achei muito interessante, pois me lembro de como foi difícil para mim a escolha de qual carreira seguir, e imagino que com esse formato apresentado se torna mais fácil para que os estudantes tenham uma ideia de como será sua vida profissional de acordo com a escolha feita. Para mim, foi uma excelente oportunidade para observar profissionais que futuramente estarão ao nosso lado nas empresas e, confesso, fiquei muito animado dado o interesse demostrado por eles. As apresentações feitas em minha área tinham a intenção de mostrar a eles a visão macro de nossas funções, porém a todo momento recebi perguntas que tinham a intenção de entender mais profundamente o funcionamento de nossa organização, processos e trabalho. Em suma, foi uma oportunidade aproveitada mutuamente, com uma excelente troca de experiências e informações. Atenciosamente, João Eduardo Milani - Coordenador de suporte a vendas Marel Stork Food Systems Máquinas Alimentícias Ltda.


DB informa.com

Ensino Médio

- Universo Teen

Tirando de letra 2º Encontro de Profissionais

O

s alunos do Ensino Médio participaram nos dias 6 e 7 de agosto do Simulado Tirando de Letra. A avaliação feita pela equipe Avalia da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica – tem como objetivo avaliar e preparar os alunos dos colégios da Rede Salesiana de Escolas (RSE) para o ENEM e outros vestibulares. Os estudantes fizeram provas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos (com itens de leitura em língua portuguesa e estrangeira, além de uma produção textual). Os resultados das provas formam a base para um relatório, elaborado por especialistas, que conterá o desempenho de cada escola e cada aluno em particular.

N

o dia 22 de agosto ocorrerá o 2º Encontro de Profissionais do Dom Bosco Cidade Alta voltado para os alunos do 9º ano do EF 2 ao 3º ano do Ensino Médio. Um dos destaques deste evento, organizado pelo Programa de Orientação Profissional do Colégio, será a abrangência de palestras referentes aos diferentes cursos de engenharia.

Olimpíadas em cena

O

mês de agosto no Dom Bosco tem como destaque a preparação para a segunda fase de duas importantes olimpíadas do conhecimento. Uma delas é a 2a fase da Olimpíada Brasileira de Física ocorrida em Rio Claro no dia 10 de agosto, com a participação de 19 alunos do 9º ano e Ensino Médio do Dom Bosco Cidade Alta e Assunção. Um grupo de 30 estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Dom Bosco Cidade Alta e Assunção também foi aprovado e se preparou para a segunda fase da OMU – Olimpíada de Matemática da Unicamp, ocorrida no dia 17 de agosto. Estamos torcendo por vocês, pessoal!

17


DB informa.com

Virou Notícia

Escola Municipal inaugura busto em homenagem a padre salesiano

A

18

Escola Municipal “Padre Pedro Baron” inaugurou em grande estilo o busto do sacerdote homenageado que empresta seu nome à unidade escolar. O evento de inauguração, ocorrido no dia 12 de julho, teve a presença do prefeito Municipal, Gabriel Ferrato, da secretária da Educação, Angela Maria Cassavia Jorge Corrêa, de políticos, educadores, professores, alunos, pais dos estudantes e familiares de Padre Baron que residem em Piracicaba, além de seus primeiros ex-alunos. Estudantes da Escola Municipal Padre Pedro Baron realizaram apresentações musicais e sobre a vida do sacerdote italiano, nascido em 1913, e que faleceu em 1968 na cidade de Itajaí (SC).

Pedro Baron nasceu na Itália, mas assim que concluiu os estudos secundários veio para o Brasil, em 1931, atraído pelo ideal missionário. Como padre salesiano, ordenado em 1941, ajudou a construir o Colégio Dom Bosco de Piracicaba dando grande demonstração de sua capacidade empreendedora. Queridíssimo na cidade, foi transferido em 1956 para Itajaí (SC) onde iniciou lá a Obra Salesiana. Faleceu aos 55 anos deixando seu legado de trabalhador abnegado, zeloso, calmo e prudente, dotado de grande amor pelo próximo, principalmente pela juventude, fidelidade à igreja e devoção a Nossa Senhora e a Dom Bosco.

O busto de Padre Pedro Baron está localizado no jardim de entrada da escola municipal que foi inaugurada no dia 30 de maio de 2012 para atender a alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.


DB informa.com

Virou Notícia

Educação mais envolvente com o Portal Futurum Saiba mais

O

s educadores do Ensino Fundamental 2 e Médio do Dom Bosco participaram no dia 3 de agosto de uma capacitação do Portal Futurum. O portal, criado em 2011 por empresas católicas, dá suporte ao processo de ensino-aprendizagem integrado às novas tecnologias. O objetivo é que cada vez mais os professores de diferentes áreas utilizem em suas aulas os recursos disponíveis, de modo a enriquecer com criatividade e dinamismo o conteúdo, possibilitando, assim, que os alunos aprendam sempre de formas diversificadas. O recurso também pode ser acessado pelos alunos em suas casas. Para acessá-lo é necessário adquirir um login e senha e acessar o site www.portalfuturum.com.br

O portal é uma plataforma que disponibiliza várias ferramentas pedagógicas. Além das aulas multimídia, dispõe de outros objetos de aprendizado como: simulados, mapoteca, jogos educativos, animações, vídeos etc. que favorecem o processo educativo motivando os alunos e atuando como ferramenta pedagógica para auxiliar o trabalho dos professores. Outras vantagens são os geradores de aulas, de atividades e o banco de questões. Confira: Gerador de aulas – software que permite ao educador a criação de suas próprias aulas. Gerador de atividades – recurso que possibilita ao professor criar atividades programadas contendo arquivos, links, listas de exercícios, vídeos etc. Banco de questões – são mais de 30.000 questões que podem gerar listas de exercícios, provas, simulados etc.

nos Jogos Estudantis

O

5º Jogos Estudantis 2013, evento que reúne 12 colégios em cinco modalidades esportivas – futebol society, atletismo, futsal, basquete e vôlei – está retomando a competição com muita energia após as férias escolares. De 6 a 8 de agosto foram realizados os jogos de basquete, na categoria mirim. Até o momento, o Colégio Salesiano Dom Bosco é o líder da competição. O Dom Bosco Assunção aparece em primeiro lugar ao somar 155 pontos. Já o Dom Bosco Cidade Alta aparece em seguida, com 124 pontos. Nossos estudantes-atletas contam com sua torcida!

19


DB informa.com

Ai, me ajudem porque o pano não tá saindo...

20

m a l a f s i o p e E dcriança não que e legumes... com

Que flagra!

Que alegria ser príncipe! é

Tudo junto e mis turado!

N fica etsosdao hmourna comportado do

Saúúúdeee!!!


DB informa.com

A

Textos & Contextos

Orientação Vocacional – Um processo de escolhas

s escolhas começam desde a infância, quando as crianças escolhem uma cor, uma roupa, um alimento, escolhem entre uma brincadeira e outra e, aos poucos, essas pequenas e importantes escolhas ganham maiores dimensões e, com elas, maiores responsabilidades. Na adolescência o jovem se depara com a primeira grande escolha de sua vida: a da profissão, um longo processo relacionado à constituição da própria identidade que geralmente ocorre no final da adolescência. Naturalmente, é um período de dúvidas e angústias, vivenciado de forma diferente por cada um de acordo à própria estrutura emocional e história de vida. Alguns jovens podem ter dificuldades em escolher, quando, por exemplo, possuem muitas aptidões. São indivíduos multipotenciais, com interesse em diversos campos, ou que desejam e podem seguir várias profissões. Outros podem ter dificuldade frente ao processo de discriminação, tanto dos próprios interesses e características, aptidões quanto das profissões, vivendo muita ansiedade frente à escolha. Essa função (do ego) de discriminação ocorre de forma lenta e gradual, com várias tentativas, avanços e retrocessos ao longo de vários anos, construindo, dessa forma, o projeto e identidade profissional e é necessário que ocorra para que seja

possível “poder ver” e “poder se ver”. O trabalho de Orientação Vocacional proporciona um espaço para pensar junto com o jovem sobre suas dúvidas e conflitos, através do autoconhecimento e do conhecimento das profissões. Pode ser feito antes da escolha profissional ou para repensar escolhas já feitas. Alguns jovens, após cursar um período da faculdade, ou mesmo depois de formado, encontram algumas dificuldades em continuar no curso; seja por dificuldades emocionais em se separar da família para cursar uma faculdade longe de casa, ou por perceber que não se identifica com o curso ou mercado de trabalho, por exemplo. Ter um suporte nesses momentos pode ajudar muito o adolescente a identificar as emoções envolvidas no processo, a pensar sobre aquelas profissões que já despertam interesse e ampliar para outras que não foram pensadas, a conhecer sobre diferentes profissões e possibilidades de campos de atuação, a ampliar o conhecimento dos próprios desejos, aptidões, características pessoais e relações que são estabelecidas com profissões de interesse.

Esse processo que o adolescente vive, de emergir de um núcleo familiar e passar de relações dependentes para outras relações fora da família e para a aquisição da própria identidade, naturalmente implica nessas dúvidas, confusões e até em um sentimento de culpa e depressão (pela morte simbólica dos pais idealizados e da criança em si mesmo), mas é possível através desse trabalho contar com uma ajuda para viver essa fase de escolhas. Melissa Duran Senicato – Psicóloga e ex-aluna do Colégio Dom Bosco

21


Muitas novidades na volta às aulas! 22

Melhorar a qualidade de ensino e da estrutura física é prioridade constante no Colégio Dom Bosco – São Mário. Confira algumas novidades da volta às aulas neste segundo semestre.

Oficina de Circo

A

Oficina de Circo é a nova opção de atividade extracurricular neste segundo semestre. Ministradas pelo professor de Circo e de Educação Física Orlando Pedroso Junior, as aulas possibilitarão que os estudantes, de 7 a 14 anos, conheçam as várias técnicas circenses – malabares, equilibrismo, acrobacia, poses, saltos e outros elementos.

Capela de cara nova

A

capela do São Mário está muito mais confortável com as novas cadeiras doadas pelos cooperadores salesianos. As doações foram possíveis com as arrecadações em dinheiro obtidas na festa junina do Oratório. O São Mário agradece a todos os envolvidos pelo empenho na ação solidária. A união faz toda a diferença!

Novas salas de artes e capoeira A reorganização dos espaços no segundo semestre trouxe melhorias e conforto para os alunos.

A

sala de capoeira, antes localizada no edifício do antigo Seminário, agora funciona no mesmo prédio de aulas dos estudantes, trazendo praticidade nos deslocamentos.

J

á as aulas de artes agora são realizadas em uma sala mais ampla, arejada e iluminada. Os alunos aprovaram as novidades!


DB informa.com

Agosto, mês de Capacitação de colaboradores Dom Bosco

E

m razão do Dia de Dom Bosco (16 de agosto), quando é lembrada a data de nascimento do fundador do movimento dos salesianos, os alunos do São Mário estão participando de Bons Dias especiais. Nesses momentos, estão conhecendo mais sobre a história de vida desse santo que fez a diferença na educação de crianças e jovens carentes em todo o mundo. Já no dia 16 de junho, os alunos celebraram o aniversário de Dom Bosco com almoço festivo e missa. Eles também assistiram a uma apresentação circense na escola.

Dia do Padre é festejado

O

Dia do Padre foi comemorado com carinho no Colégio Dom Bosco – São Mário. Os alunos prepararam lembranças especiais para os homenageados. Representando os padres salesianos que atuam em Piracicaba, Pe. Trindade e Pe. Ivan prestigiaram o momento. Eles ouviram uma mensagem preparada pelos estudantes, ganharam uma cesta de café da tarde com quitutes e, principalmente, muitas demonstrações de carinho de todos.

Q

uatro colaboradores operacionais do Colégio Dom Bosco – São Mário, acompanhados por Pe. Ivan Tomasetto, participaram no dia 9 de agosto de uma capacitação, em sua área de atuação, ocorrida no Liceu Coração de Jesus, em Pindamonhangaba. O evento, denominado Seminário dos Colaboradores Operacionais da Rede Salesiana de Ação Social, abordou o papel do agente operacional na ação educativa.

JMJ: eu estive lá! “

F

oi maravilhoso e inesquecível participar da Jornada Mundial da Juventude, ver mais de 3 milhões e meio de jovens reunidos por Jesus Cristo! Vimos que a juventude não está perdida. Quem assistiu pela TV gostou muito, mas estar lá presente no evento foi uma emoção mais forte. O momento mais emocionante para mim ocorreu no sábado à noite quando Papa Francisco pediu para que todos nós ajoelhássemos na areia e ficássemos em oração. Nessa hora o silêncio era tanto que só ouvíamos o barulho das ondas do mar de Copacabana.” Mariana Chirelli, auxiliar no Serviço Social do Colégio Dom Bosco – São Mário e ex-aluna salesiana

23


DB informa.com

Seção Diversão

Piadinhas do Joãozinho na Escola Profissão Num certo dia, a professora pergunta pro Joãozinho: — O que você quer ser quando crescer, Joãozinho? — Eu quero ser soldado, fessôra. — Mas você corre o risco de ser morto pelo inimigo. — Então agora eu quero ser inimigo.

24

Chocolates A professora tenta ensinar matemática ao Joãozinho. - Se eu te der 4 chocolates hoje e mais 3 amanhã, você vai ficar com…com…com… E o Joãozinho: - Contente!

É o cúmulo! As piadas de cúmulos são muito populares no Brasil. Há diversas criações bem interessantes e engraçadas. O cúmulo, se olharmos no dicionário, significa: o que é absurdo; o que excede aquilo que se pode admitir, e é de onde surgem as piadas. Veja exemplos: Qual é o cúmulo da rebeldia? R: Morar sozinho e fugir de casa. Qual é o cúmulo da confiança? R: Jogar palitinho pelo telefone. Qual é o cúmulo da lerdeza? R: Apostar corrida sozinho e chegar em 2º lugar.

A Origem da Vida O Joãozinho vai com sua irmã visitar sua avó. Lá, ele pergunta: — Vovó, como é que as crianças nascem? — Bem, a cegonha traz as criancinhas no bico, meus netinhos… Joãozinho cochicha para sua irmã: — E aí, o que é que você acha? Contamos a verdade pra ela?

Atrasado Joãozinho chegou muito atrasado na escola, e a professora perguntou: — O que aconteceu? — Fui atacado por um crocodilo! — Oh, meu Deus! E você se machucou? — Machucar não, mas o trabalho de matemática ele comeu todinho…


DB Informa Nº 114