Page 1

Correio cidade ANO 18 VIDEIRA, 03 E 04 DE JUNHO DE 2011 DIRETOR Moacir Nunes de Oliveira N0 1219

O JORNAL DO TAMANHO DE VIDEIRA

Videira, 03 e 04

1,80

de junho de 2011

Jairo Netto deixa a Rádio Vitória

>> PAG 6

Fazendo da beleza uma maneira de viver >> PAG 4

>> PAG 2

CRIME SEM CASTIGO

ALTAMIR ESTÁ LIVRE DA CADEIA Arquivo

CAD. REVISTA 1À 16

......................... CASO GAVASSO

Justiça entendeu que houve decurso de prazo para execução da sua sentença e, desde dia 20 de maio, ele não é mais

PRESO ACUSADO DE HOMICÍDIO

considerado fugitivo porque o crime prescreveu

PAG >> 16

PAG >> 09

..........................................................

EMAGREÇA DE FORMA NATURAL COM TRABALHO EM GRUPO E COM TODO SUPORTE MULTIPROFISSIONAL Programa Intensivo de 20 semanas de duração, turmas em andamentoEducação Alimentar, Apoio Médico e Psicológico Foco na Qualidade de Vida, Perda, Controle e Manutenção do Peso Uso de Técnicas de Relaxamento e Psicoterapia da Imagem Corporal Espaço Adequado com Estacionamento Próprio Participe da Reunião Informativa Inicial dias 8 ou 15 de junho 19h

Local: Clinica Dr. Miranda – Rua Veneriano dos Passos, 213-Videira

Altamir fugiu da cadeia em 2000, pouco antes de ser condenado a 13 anos.


02 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

MOACIR OLIVEIRA

café da manhã email jornalistamoaciroliveira@hotmail.com

Novo Procurador Geral do Deter

O Governador do Estado de Santa Catarina em exercício, Eduardo Pinho Moreira, nomeou o advogado Fúlvio Brasil Rosar Neto para Procurador Geral do DETER (Departamento de Transporte e Terminais), órgão vinculado a Secretaria da Infra-Estrutura, comandada pelo Deputado Cobalchini. Reconhecido pela sua competência na advocacia, Fúlvio Rosar Neto foi convidado pelo Secretario Cobalchini para assumir o elevado posto. “Fiquei muito honrado com o convite do Deputado Cobalchini. Essa confiança depositada em mim será retribuída com um ritmo forte de trabalho junto à procuradoria do DETER. O meu empenho será total, buscarei incessantemente a melhor forma para desempenhar as inúmeras atividades inerentes ao cargo," diz Fulvio. Na posse do jovem Procurador, o Secretário Cobalchini desejou-lhe boa sorte e afirmou que chancelou o convite tendo a certeza de que desempenharia a função com peculiar desenvoltura, pois conhecia sua capacidade. Fúlvio Brasil Rosar Neto é formado em direito, pós graduado em direito Material, em Processo Civil, com MBA em Gestão Internacional de Negócios e Mestrando pela Universidade Lusófona de Lisboa - Portugal. Fúlvio é filho do nosso saudoso Delegado Flares Rosar, que foi sempre um guerreiro pelo bem da nossa região.

Futuro promissor

Bolsoderepórter VISITA - O deputado federal Esperidião Amin(PP),esteve em Videira na última sexta-feira em uma visita relâmpago. Faltavam 15 minutos para sua chegada e as lideranças do partido ainda estavam convidando integrantes do partido para prestigiar a visita, que aconteceu no Clube Floresta. MOROSIDADE - A CASAN já virou a campeã de reclamações. Agora são os moradores das ruas Ricardo Brandalise e Bogoni , no Bairro Sesi, que reclamam da morosidade das melhorias que vem sendo feita no local.Há varios meses que as maquinas estão por lá e nada da Casan concluir os trabalhos.

Para os professores da rede estadual que aderiram à greve da categoria. Apesar dos dias de paralisação, eles acreditam no pleito solicitado ao governo e tem consciência de que é preciso ocorrer a reposição das aulas aos estudantes, que não podem ser prejudicados. No mais, a greve é justa.

FALANDO NISSO - Previsões pessimistas dão conta que em 2015 o país começará a sofrer pela falta de abastecimento, provocado principalmente pela ampliação na necessidade de tratamento do esgoto. E por aqui? Onde estão os investimentos das últimas quatro décadas em esgoto que a Casan deveria ter feito? PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR - A tal administração compartilhada não era para agilizar os trabalhos da CASAN no município ?

Para o governo, pela demora em resolver a questão dos professores. Trata-se de uma demanda urgente, que não pode ficar legada à agenda do governador - que estava fora do Brasil no início da greve e só fez a equiparação salarial ao piso da categoria, quando voltou de viagem. Precisa agilizar nas negociações.

O Jornalista e futuro Advogado Ivair Ceron obteve no último final semana importantes dicas com novos conhecimentos no campo do Direito, ao participar do 12º Simpósio Nacional de Direito e do XIX Simpósio Estadual de Direito, realizado no Hotel Serra Azul – Gramado – RS. O evento reuniu centenas de estudantes de Direito e profissionais da área, dos três Estados do Sul do Brasil, com palestras voltadas para a atualidade do Direito, e palestrantes de nível internacional. Além de participar das palestras, Ceron teve o privilégio em conversar com Damásio de Jesus – conceituado professor da área Criminal no Direito Brasileiro, Advogado, Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália) e autor de livros na área criminal. Conhecimentos que podem fazer a diferença para quem busca contribuir com a Justiça Social e com a pacificação da sociedade brasileira.

SUCESSÃO - Em Tangará , pode acontecer um frentão de oposição para concorrer a prefeitura em 2012, contra o atual prefeito, Robens Rech(PMDB), o Bagulho. Nomes como do ex-prefeito Faustino Panceri e do atual vice Euclides Cruz, são os mais cotados como cabeça de chapa. DISPONÍVEL - O ex-prefeito Faustino Panceri me garantiu essa semana que seu nome está disponível para qualquer composição visando a retomada da prefeitura de Tangará. O PMDB de Tangará está dividido e muita coisa pode acontecer até 2012. DISPUTA - Em Rio das Antas, o prefeito Alcir José Bodanese e seu vice Ingo Weiss, ambos do PMDB, ainda lutam para não serem cassados.Mais a maior luta que Bodanese deve enfrentar será dentro do seu partido para ser candidato a reeleição em 2012. O ex-prefeito João Carlos Munaretto, não abre mão de ser candidato.


CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

Cadeiras

>>03

café da manhã Suzin em Brasília

Alguns comerciantes se acham dono do estacionamento enfrente ao seu comércio e acabam colocando cadeiras para reservar espaço para descarga.O estacionamento é rotativo ou não? Com a palavra nossas autoridades

Velocidade

Já não é mais possível conviver com a alta velocidade desenvolvida por alguns motoristas na rua Nicolau Cavon. O problema tem se arrastado com o tempo e, cada vez mais, torna-se evidente a possibilidade de acidentes envolvendo veículos e pedestres.

...............

Cortes nos super-salários

Aproveitando a estada em Brasília o presidente da Fecoagro e da Coopervil Luiz Vicente Suzin, acompanhado pelo Deputado Celso Maldaner(PMDB), vice-presidente da Comissão de Agricultura, esteve reunido com o Secretário Executivo no Ministério da Agricultura, Milton Elias Ortolan. Suzin e Maldaner apresentaram as reinvindicações da Coopervil no que diz respeito à produção de espumante e sucos de uva , pedindo apoio para assegurar a permanência do registro do espumante produzido com uva Niágara, uma vez que entidades gaúchas estão denunciando que essa variedade de uva, não pode utilizar o título de espumante, que poderia ser produzido apenas com uvas viníferas. A eventual proibição de produção dos espumantes da Coopervil com uvas produzidas na região poderão prejudicar um expressivo número de produtores da região do Alto Vale do Rio do peixe. Suzin também apresentou projeto para ampliação da indústria de sucos, cujos investimentos demandarão recursos de R$ 10 milhões. O Secretário do Ministério da Agricultura comprometeu-se em repassar os pleitos à Câmara Setorial do Vinho para analisar os pedidos. Histórias da política

Jairo Netto em Ibirama O comunicador Jairo Netto desligou-se da Rádio Vitória. O radialista vai comandar o programa Bom Dia Alto Vale na Rádio Belos Vales de Ibirama. Netto também ira gerenciar a emissora que é de propriedade do conceituado empresário Genésio Ayres Marchetti, que entre outras frentes de negócios é também o dono de 30% do passe do valorizado atacante Le-

Faixas de pedestres

É preciso que o órgão responsável pela disponibilização de faixas de pedestres em Videira tome um rumo e eleja um padrão para a colocação das mesmas em várias ruas da cidade. Não se vê lógica na sua atual ordenação, até porque a proximidade entre elas é algo que irrita cada vez mais os motoristas, que querem respeitar sim, mas dentro de uma realidade mais justificável.

Filas nos bancos

Por mais que existam leis que determinem o tempo máximo que os usuários podem permanecer na fila dos bancos, alguns estabelecimentos fazem de conta que ela não existe. Os usuários são obrigados a ficar até uma hora a espera de atendimento. Algo está errado, ou é falta de fiscalização mesmo?

andro Damião do Internacional de Porto Alegre e da Seleção Brasileira. O comunicador confidenciou a amigos que nunca esquecerá dos ouvintes de Videira, os quais estarão sempre em sua lembrança. Quem quiser matar saudades do radialista poderá ouvi-lo a partir de meados de junho, das 07h30 às 11h45 através do site: www.belosvales.com.br

O frio

Achou bastante o frio desta semana? Então se prepare, porque a tendência, segundo os institutos de meteorologia, é de que hoje e amanhã os termômetros devam cair ainda mais. Na manhã deste domingo, podem chegar a -2 aqui na região, com formação daquela que possivelmente será a primeira grande geada do ano. Muitas outras ainda virão, já que a previsão é de frio intenso neste inverno.

Rio seco

E o nível do rio do Peixe está bem baixo, num claro reflexo da falta de chuvas nos último 30 dias. Choveu abaixo da média em maio, mas a tendência é de normalização a partir da semana que vem. E com a chuva, o frio se intensifica ainda mais, por conta da ampliação da sensação térmica.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), chamou a imprensa para anunciar medidas sobre o vencimento dos servidores da Casa. A partir de agora o teto do funcionalismo do Parlamento estadual terá como limite máximo o piso dos deputados, R$ 20.042,35. O vencimento dos servidores de carreira jurídica, cujo teto salarial é definido de acordo com o de ministro do Supremo, pode chegar a R$ 24.142,00. "Os triênios, agregações e qualquer outra gratificação, a partir de agora, ficam incluídos, ou seja, limitados ao teto", disse Merisio, que acrescentou que a medida atinge cerca de cem servidores e vale para ativos e inativos. O presidente do Sindalesc, Rubenvaldo da Silva, acredita que o valor do teto dos servidores deveria considerar o auxílio-moradia ao qual os parlamentares têm direito, e que hoje é R$ 2,2 mil. No encontro com jornalistas Merisio ainda informou que enviará cópias autenticadas de todos os processos de aposentadoria por invalidez ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores (Iprev) e ao Ministério Público Estadual, para análises ou investigações necessárias. Ele esclareceu que a Assembleia Legislativa tem hoje 455 servidores aposentados. Destes, 211 por invalidez.

......................................................... Histórias da política "Nós vamos construir "

Este fato aconteceu na campanha a prefeito do então candidato Eraldo Ferlin. Na oportunidade, um dos coordenadores da campanha e apresentador de comícios de Eraldo era o advogado Luiz Olinger. Num dos últimos comícios daquela campanha, que acontecia na comunidade das Santa Lucia, no Salão Paroquial da comunidade, o apresentador anunciou, em alto tom de voz: "e agora quem vai falar a vocês, é o candidato a vereador José Morais" Empolgadissímo, José Morais, já cansado de tanto falar em comícios e repetir sempre as mesmas coisas, meu número e tal e meu nome é tal, pega o microfone e cumprimenta a todos os presentes. Em voz alta, mudando o seu jeito passivo de se apresentar, emplacou: "Povo da Santa Lúcia. Aqui nesta comunidade nos vamos construir... Nós vamos construir..." e olhava para o apresentador como um pedido de ajuda, pois não sabia o que dizer. De tão cansado que estava, lhe falhou a memória e ele não se lembrou do que havia combinado com a direção daquela comunidade. Foi quando exclamou e disse, baixando o tom: "Desculpem-me. Me deu um branco na cabeça". A frase rendeu uma gostosa gargalhada dos eleitores. E o comício continuou em clima de festa!


04 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

a cidade

CARVÃO ACENDEU PEGOU

Você encontra nos melhores mercado da cidade

Pista do aeroporto será alargada @ SILVIA PALMA Editoria Esporte “ESSA OBRA É sinônimo de desenvolvimento para Videira e região”. Foram com essas palavras que o prefeito Wilmar Carelli(PMDB) abriu seu discurso durante a solenidade da entrega da ordem de serviço para o início das obras de alargamento da pista do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni de Videira, que aconteceu na manhã de terça-feira (31). “Com a ampliação da pista vamos buscar a retomada de vôos comerciais em nosso Aeroporto e essa iniciativa certamente vai beneficiar não apenas os setores empresariais e turístico, mas todos os moradores, que quiserem se deslocar com mais facilidade para grandes centros. Além disso, essa obra é primordial para a área da saúde, pois sabemos que o Hospital Divino Salvador é referência na captação de órgãos, e com as melhorias, o transporte desses órgãos, será facilitado e agilizado”, disse Carelli. Segundo o prefeito, a ordem de serviço prevê a realização de terraplanagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica nas duas laterais da pista, com 2,50

metros de largura de cada lado. A extensão total da obra somará uma área superior a nove mil metros quadrados de pavimentação. Com o serviço de alargamento, a pista passará de 18 para 23 metros. “Com a ampliação vamos perseguir a possibilidade de uma companhia aérea voltar a operar em nossa cidade. Nós já tivemos esse serviço, no passado e, as empresas recuaram pela falta de segurança. Agora, com o alargamento da pista vamos dar condições para as aeronaves pousarem, decolarem e fazerem manobras com tranquilidade e segurança”, aponta o prefeito. O investimento da Prefeitura na obra será de R$ de cerca de R$ 770 mil e o prazo para a conclusão dos serviços é de até 120 dias, período em que o Aeroporto estará fechado. “Em nome da classe empresarial queremos parabenizar a Administração pela visão empreendedora, pois com certeza, a partir de agora, nossa economia será fortalecida e se tornará ainda mais pujante”, disse o presidente da ACIAV – Luiz Carlos Parisoto, que participou da solenidade. Carelli explicou ainda, que já recebeu o projeto de balizamento noturno, realizado por uma em-

FOTO PEDRO SCHAITEL/DIVULGAÇÃO

>>Carelli e Dr. Jorge entregam ordem de serviço para alargamento da pista do Aeroporto de Videira

O PREFEITO WILMAR CARELLI E O VICE DR JORGE ENTREGAM A ORDEM DE SERVIÇO

“Com a ampliação da pista vamos buscar a retomada de vôos comerciais em nosso Aeroporto. WILMAR CARELLI

presa especializada, de Canoas no Rio Grande do Sul e em breve, os serviços entrarão na fase de licitação. A iluminação também era uma das exigências das empresas aéreas. “Com o balizamento va-

mos beneficiar não apenas passageiros que poderão se deslocar no período da noite, mas também auxiliar no transporte de pacientes que precisam ser transferidos com urgência, durante a madrugada, por exemplo.”. De acordo com o prefeito, ao contratar novos projetos, a Prefeitura buscou alternativas que se adequassem à realidade da cidade e que resolvessem de uma vez por todas esse impasse em torno do funcionamento do Aeroporto. “Infelizmente não pudemos aproveitar o projeto feito há alguns anos, porque ele era

inviável às nossas características. Previa uma série de intervenções que custariam milhões, além da vinda de aeronaves que só circulam em grandes aeroportos, o que é fora de nossa realidade. Mas, agora, com responsabilidade e com seriedade, contratamos um projeto adequado e, com a economia que viemos realizando nos últimos dois anos, vamos executar essas obras e cumprir mais um item de nosso Plano de Governo”, apontou Carelli ressaltando que a previsão é que sejam gastos cerca de R$ 2 milhões nas duas obras.


a cidade

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

>>05

2º Dia Solidário é lançado

>> O evento acontece na avenida Beira Rio, no próximo dia 11

FOTO REVISTA ÊXITO

@ DA REDAÇÃO Revista Êxito >>SOLIDARIEDADE não é apenas uma palavra, solidariedade é uma atitude viva e pulsante, que deve fazer parte do ser humano, como um todo da sociedade, em busca de um bem maior. É uma relação mútua de ajuda, amizade e dedicação ao próximo. Dando continuidade ao sucesso do 1º Dia Solidário realizado em 2010, o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição e a Êxito Editora em conjunto com os jornal Correio Cidade, A Coluna, A Folha e O Catarinense , promoverão em Videira o 2º Dia Solidário. O evento acontece na avenida Beira Rio, no próximo dia 11 (Dia D), entre as 9h00 e 15h30. Com o espírito solidário, muitas empresas e entidades estarão presentes para promover práticas sociais e prestar serviços que ajudem a combater as desigualdades e os problemas sociais. O principal objetivo do Dia Solidário é oferecer atividades e serviços gratuitos nas áreas da saúde, educação, esportes, primeiros socorros, meio ambiente entre outros. “Ser uma empresa atuante frente à comunidade, hoje, é essencial e traz benefícios a todos. O Dia Solidário já é um sucesso

Ser uma empresa atuante frente à comunidade, hoje, é essencial e traz benefícios a todos. O Dia Solidário já é um sucesso pela sua atitude e pela causa que defende juntamente com parceiros comprometidos com o local e as pessoas que vivem na comunidade em que estão instaladas

1º DIA SOLIDÁRIO ACONTECEU EM 2010 NA AVENIDA BEIRA RIO pela sua atitude e pela causa que defende juntamente com parceiros comprometidos com o local e as pessoas que vivem na comunidade em que estão instaladas”, explica Geancarlos Farinon Flores de Matias, diretor do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição. A parceira entre o Imaculada Conceição e a Êxito, juntamente com o fundamental apoio de empresas e entidades da região, tor-

nam o Dia Solidário um momento em que a população terá a possibilidade de desfrutar de inúmeros serviços de forma gratuita, interagindo com outras pessoas e se beneficiando com as atividades desenvolvidas. “Ficamos muito felizes com os resultados do 1º Dia Solidário, onde a comunidade de Videira e região compareceu e prestigiou os profissionais que ali dispuseram do seu

tempo e atenciosamente realizaram atendimentos gratuitos, orientações e programas de prevenção. Nesse ano esperamos um comparecimento ainda maior da população, uma vez que a proposta já está consolidada e que todos conhecem a seriedade e importância do evento. No dia 11 de junho esperamos todos para juntos construirmos um lugar melhor”, destaca Silvia Zatta, coordenadora do 2º Dia Solidário.

Ficamos muito felizes com os resultados do 1º Dia Solidário, onde a comunidade de Videira e região compareceu e prestigiou os profissionais que ali dispuseram do seu tempo e atenciosamente realizaram atendimentos gratuitos

FIQUE LIGADO 2º DIA SOLIDÁRIO Onde: Avenida Beira Rio - Videira (SC) Data: 11 de junho de 2011 (Dia D) Horário: Das 9h00 às 15h30 Entrada Gratuita

de vida – Sorriso.

APOIO - Correio Cidade -A Coluna - Folha - O Catarinense - Rádio Videira AM - Rádio Vitória AM - Rádio Liberdade FM - Rádio Transamérica - Emvideira.com.br - Rec 3 Produtora de Vídeo - Sopasta - Actus Palestras e Treinamentos - CDL Videira - Gráfica Blumen

- Campanha Hábito Legal: Informações sobre sacolas retornáveis e consciência ambiental.

TEMAS - Associação Sorria Criança: Qualidade

- BR Foods: Segurança, saúde e meio ambiente – Programa SSMA fora do trabalho.

- Centro de Saúde Vida e Consciência: Auto-estima: as consequências para o corpo quando está em baixa. - Corpo de Bombeiros: Primeiros socorros. - Departamento de Ação Social – PETI: Exposição de trabalhos manuais. - Ervateira Mazutti + Rádio Vitória: Mateada. - Escola de Pais: O melhor caminho en-

tre pais e filhos. - Farmácias Geremias: Como economizar na compra de seu medicamento. - Farmácias Lider Farma + Laboratório Vida + Lions Clube Videira Perdizes: Teste de glicemia e verificação de pressão. - Hospital Salvatoriano Divino Salvador + Plano Divino Salvador + Laboran: Prevenção e doação (verificação de pressão, índice de massa corpórea e informação sobre doação de órgãos e tecidos). - Laboratório Científico: Hepatite C. - Lions Clube Videira Centro: Campanha da visão. - Lions Clube Videira Universidade + Associação Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha: Sebo – “Uma nação

se faz com homens e livros” Monteiro Lobato. - Polícia Militar: Direitos e deveres no trânsito, consulta de pontuação, multas e demais informações. - Rec 3 Produtora de Vídeo: Orientação a respeito dos danos e como proceder com o lixo eletrônico. - Rede Videirense de Combate ao Câncer: Orientação e informação = prevenção. - Rádio Vitória: Programa “De bem com a vida” ao vivo da avenida Beira Rio com atrações musicais. - Secretaria de Saúde de Videira: Informação e prevenção de DST's e Aids. - Sest/Senat + Polícia Ambiental: Preservação do meio ambiente.


06 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

a cidade

Somos nós, contribuintes, que pagamos a conta, da ação de pessoas irresponsáveis, que não têm nenhumcompromisso com a cidade onde moram." CELSO BRANCHER

Floreiras são alvo de furtos

@ SILVIA PALMA Editoria A Cidade >> O VANDALISMO tem sido recorrente em Videira. Quase todo início de semana é de trabalho redobrado para os servidores do Departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura. Quando a segunda-feira chega, os funcionários se deparam com o lixo em excesso, principalmente garrafas de bebidas, na Praça Nereu Ramos, nas ruas Saul Brandalise, XV de Novembro e Nicolau Cavon, além de outros atos de vandalismo. São lixeiras, floreiras, luminárias e placas de trânsito depredadas, bancos virados ou quebrados e orelhões destruídos. Não bastassem todas essas atitudes, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelo setor de jardinagem do município, contabiliza mais um ato de vandalismo: diariamente as floreiras e canteiros dos locais públicos têm as flores destruídas ou as mudas roubadas. O município se esforça para disponibilizar recursos próprios para instalar lixeiras, floreiras, bancos e outros elementos que deixem a cidade bonita e organizada e muitas deles vêm sendo destruídos.

PEDRO SCHAITEL/DIVULGAÇÃO

>> Mais 14 mil mudas que são plantadas nos locais públicos em Videira são roubadas

Muitos arrancam ou amassam as flores, pelo prazer de estragar e outros furtam as mudas e levam pra casa, o que não deixa de ser um ato de vandalismo

O coordenador do setor de jardinagem da Prefeitura - Vanderlei Cassanego aponta que os maiores alvos sãos as floreiras da Rua Nicolau Cavon, o trevo do bairro Santa Gema e os canteiros da Igreja Matriz. “Muitos arrancam ou amassam as flores, pelo prazer de estragar e outros furtam as mudas e levam pra casa, o que não deixa de ser um ato de vandalismo”, diz. Todos os anos, a Prefeitura compra cerca de 90 mil mudas para serem plantadas nos locais públicos, como floreiras, trevos, canteiros, escolas, creches e outros prédios municipais. Deste total, pelo menos 14 mil são roubadas ou estragadas. “Como são espécies diferentes para o inverno e para o verão, o que muitas vezes acontece é que não há mais muda disponível para substituição, diante disso, os espaços ficam sem flor e a cidade mais feia”, diz. O secretário de Agricultura – Celso Brancher acredita que as depredações, na maioria das vezes, são praticadas, por jovens, durante a madrugada, o que dificulta a ação da polícia. No caso das flores, a prática também é feita por moradores que furtam as mudas para replantar em casa. “O município se esforça para disponibilizar recursos próprios para instalar lixeiras, floreiras, bancos e outros elementos que deixem a cidade bonita e organizada e muitas deles vêm sendo destruídos. Somos nós, contribuintes, que pagamos a conta, da ação de pessoas irresponsáveis, que não têm nenhum compromisso com a cidade onde moram”, lamenta, destacando que vandalismo é crime e pode dar ao autor alguns anos de prisão.

CASSANEGO -“MUITOS ARRANCAM OU AMASSAN AS FLORES, PELO PRAZER DE ESTRAGAR."

FLOREIRAS DA RUA NICOLAU CAVON SÃO O ALVO PREFERIDO DOS VÂNDALOS


CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

>>07

geral

Câmara de Tangará lança Informativo A Câmara de Vereadores de Tangará lançou na última segunda – feira (30) de maio o seu Informativo semestral onde disponibilizou aos moradores mais um mecanismo de acompanhamento dos trabalhos realizados pelo Legislativo.Foi desenvolvido um informático contendo doze páginas, tamanho tablóide com todas as páginas coloridas.

Câmara inaugura Galeria >> Evento solene aconteceu na noite da última segunda- feira (30) no Plenário do Legislativo FOTO ASSESSORIA DE IMPRENSA/CVT

@ ALAN SANTOS Das assessorias >>RETRATAR a história e prestar homenagens aqueles que comandaram a Casa de Leis nos últimos anos foi o objetivo da Sessão de Inauguração da Galeria dos Ex-presidentes do Legislativo, realizada nesta segunda-feira (30) na Câmara de Vereadores de Tangará. O ato é fruto de uma proposição do vereador e presidente, Nadir Baú da Silva (PP), que teve a idéia de criar a galeria no plenário e avalia sua implantação como um marco para a história do município, já que vai eternizar parte da história política local. Diversos ex-presidentes receberam pessoalmente a homenagem, assim como familiares daqueles que já faleceram. Ao todo, foram 22 vereadores que passaram pelo comando da mesa diretora, sendo que alguns ficaram no cargo por mais de um mandato. Durante a solenidade, vários homenageados e representantes falaram ao público da importância desta iniciativa, que objetiva o resgate histórico de um município que possui uma bonita história para contar no que se refere ao Poder Legislativo. O vereador Nilvo Dalla Costa (PP), genro do ex-vereador e presidente do Legislativo de Tangará, Deonildo Rampon, que foi por seis vezes vereador no município, falou em nome da família e do atual vereador e filho de Deonildo João Rampon, agradecendo a referência aos ex-presidentes e destacando que o nome de Deonildo Rampon ficará eternizado na Casa de Leis. Da mesma forma, o vereador, Gilvânio Pontel (PSDB), que também foi homenageado, destacou da importância e a responsabilidade de ser presidente. “A inauguração da galeria pode ser singular para alguns, mas é, na verdade, de extremo significado e relevância para o Poder Legislativo e para o desenvolvimento do município”, enfatizou. O ex-presidente da Câmara de Tangará, Nery José Frizzo, falou do quanto é importante uma homenagem como esta, já que muitas vezes as pessoas que contribuem de forma positiva para o crescimento local acabam sendo esquecidas, fato que, a partir desse momento, não acontecerá em Tangará.

Nadir justificou a implantação O atual presidente, Nadir Baú da Silva (PP), enfatizou que objetivou com a implantação da Galeria, realizar um resgate político local, onde agradeceu a presença dos homenageados e dos seus familiares e abordou as dificuldades financeiras e estruturais que muitas vezes são enfrentados frente a este cargo. Ele garantiu aos presentes que atualmente, o Legislativo está forte, e trabalha para fiscalizar e votar assuntos em prol do melhor para a cidade. O presidente disse também que o a Casa de Leis é independente e que várias vezes discorda do posicionamento de algumas pessoas em afirmar que a Câmara de Vereadores é uma extensão da Prefeitura. Ao contrário disso, defende que é preciso cada vez mais independência, buscando juntamente com a Administração Municipal o melhor entendimento para sempre atender aos anseios da população e solicitando os serviços e melhorias necessárias para o conforto da população de Tangará.

CÂMARA DE VEREADORES DE TANGARÁ INAUGURA GALERIA DE EX-PRESIDENTES

HOMENAGEM - O ex-prefeito de Tangará, Fautino Panceri (PP) e o atual, Robens Rech (PMDB), também foram homenageados por já terem ocupado o cargo. Panceri afirmou, durante o uso da tribuna, que foi vereador por dois mandatos e que realmente ficou

emocionado com a homenagem proposta. “Quando fui prefeito, por três mandatos, sempre busquei respeitar o Legislativo, propondo parcerias para a aprovação dos bons projetos para o município”, comentou. Já o prefeito Robens Rech disse

que este é um momento histórico vivido pelos ex-comandantes do Legislativo, que ofereceram seu tempo para debater e aprovar matérias que visavam o crescimento local. “Quando fui presidente, consegui com que a Câmara de Vereadores tivesse

autonomia e independência financeira, além de melhorar a estrutura. Segundo ele, no seu segundo mandato, implantou a Galeria das Legislaturas, onde buscou uma forma de homenagear a todos os que passaram por este Poder”.

CONHEÇA QUEM SÃO OS EX-PRESIDENTES 1949/1953 Primeiro Biênio: José Grassi;

1977/1983 Segundo Biênio – Otacílio Colatto;

1949/1953 Segundo Biênio, 1953/1957, 1967/1970 Segundo Biênio: Antônio Teixeira Pinto;

1977/1983 Terceiro Biênio – Faustino Panceri;

1961/1963 1963/1967 Primeiro Biênio - Aloysio Ludwig; 1970/1973 Primeiro Biênio – Alberto Milton Menezes; Segundo Biênio – Máximo Sonda; Segundo Biênio – Francisco Nardi; 1973/1977 Segundo Biênio, 1977/1983, 1983/1988 Primeiro Biênio – Deonildo Rampon;

Biênio – Elói Sevald; 2001/2004 Primeiro Biênio – Nery José Frizzo;

1983/1988 Segundo Biênio – Walmari Pedro Menoncin; Terceiro Biênio – Valcir Rezzadori;

2005/2008 Primeiro Biênio – Orlando Pinheiro;

1988/1992 Primeiro Biênio – Irineu Luiz Panceri; Segundo Biênio – Lourival Mendes de Oliveira;

2005/2008 Segundo Biênio – Sidnei Backes;

1993/1996 Primeiro Biênio – Robens Rech; Primeiro Biênio, 1997/2000 – Primeiro Biênio, 2001/2004 – Segundo Biênio – Jacondino Parisi; Segundo Biênio, 1997/2000 – Primeiro e Segundo

2009/2012 Primeiro Biênio – Gilvânio Pontel; 2009/2012 Primeiro Biênio – Joacir Carlos Fávero.


a cidade

08 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

BRF entrega apartamentos

>> Com a nova unidade no Jardim das Videira, condomínio soma 76 funcionários beneficiados Na tarde da última quinta-feira, PROGRAMA mais 12 famílias de funcionários da BRF Brasil Foods realizaram o sonho IMPORTANTE FOTO DIVULGAÇÃO

da casa própria, ao receberem as chaves de apartamentos do edifício Vitória Régia, localizado na rua X de setembro, no bairro Jardim das Videiras. Esta é o quinto edifício entregue pela empresa naquele local, através do Prohab (Programa Habitacional da BRF). Nas etapas anteriores, outros quatro edifícios beneficiaram diretamente cerca de 64 funcionários e suas respectivas famílias. O Prohab está entre uma das principais iniciativas desenvolvidas pela BRF Brasil Foods visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Em 13 anos de existência, o programa já viabilizou a construção de 2.943 moradias em 13 municípios, beneficiando cerca de 7 mil familiares e dependentes dos seus colaboradores. A solenidade de entrega das chaves foi acompanhada pelo gerente de Administração e Controle da Regional

12 famílias de funcionários da BRF Brasil Foods realizaram o sonho da casa própria Santa Catarina da BRF, Dilso Gentil Busanello. "Este programa contempla uma via de mão dupla, onde a reciprocidade é predominante. O funcionário se dedica e a empresa viabiliza a moradia, financiando o investimento, cujo pagamento é parcelado em prestações que não pesam no orçamento", enfatizou Busanello.

Além disso, o executivo reiterou que, muito mais que um reconhecimento, a iniciativa contribui para a ampliação da qualidade de vida dos funcionários, bem como para a diminuição no déficit habitacional das cidades onde é implementado, como no caso de Videira. Para ter acesso à moradia própria,

os funcionários obtiveram financiamento via Cooperativa de Crédito Mútuo Brasil Foods(CREDIBRF) por tempo variável. Com a entrega destes 12 novos apartamentos, o programa alcança a expressiva marca de 223 unidades entregues nos últimos anos, nos loteamentos Luiz Kellermann, Farroupilha, Jardim das Videira e na Vila Vitória.

Ao lado de Videira, outras 12 cidades onde a empresa opera unidades industriais já foram contempladas. Segundo o gerente, a facilidade no financiamento estimula a procura pelo programa. “A empresa encurta o caminho até a conquista da casa própria, ampliando a satisfação e a qualidade de vida dos seus funcionários, que passam a contar com um imóvel”, enfatiza. Para integrar o programa é preciso cumprir os requisitos estipulados em sua formatação, como tempo de serviço e renda mínima familiar. “Certamente é um incentivo importante que a empresa oferece aos seus funcionários, buscando diminuir o déficit habitacional das cidades onde atua e, ao mesmo tempo, possibilitar a realização do sonho de morar no que é seu”, finaliza.

DISK CARVÃO

Spaço Eletro

RUA BULCÃO VIANNA 992 FONE 366 0225

SKY a partir de

FONE CARVÃO

(49) 9904 7567

49,90 com 89 canais


segurança

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

>>09

ARQUIVO/CORREIO

CRIME SEM CASTIGO

Altamir está livre da cadeia >>Justiça entendeu que houve decurso de prazo para execução da sua sentença e, desde dia 20 de maio, ele não é mais considerado fugitivo. @MOACIR OLIVEIRA Editor CORREIO CIDADE

LIBERDADE PARA ALTMAIR PEREIRA

VIDA DE CRIMES Altamir fugiu da Cadeia Pública de Caçador, onde cumpria pena de 13 anos, em maio de 2000. Ele também fora acusado de outro homicídio, ocorrido em novembro de 1999, em Blumenau, quando foi morta a empresária Jacinta Dell Antônio, 42, com quem manteve um curto relacionamento amoroso, depois de ter cometido o crime contra Seneide, em Videira. Além destes dois crimes, Altamir também respondia por um homicídio ocorrido em 1991, também em Blumenau, quando teria matado com um tiro o operário Domingos Feliciano Peixer e ferido outras quatro pessoas na tentativa. Na época, ele usou a identidade de um irmão já falecido, que o colocava como menor de idade.

Ele tem nas costas três homicídios, quatro tentativas de homicídio, fugiu da cadeia e já figurou entre os assassinos mais procurados do País no extinto programa Linha Direta, da rede Globo. Mas hoje, não é mais considerado um fugitivo ou foragido da justiça. Pelo menos pelo crime que vitimou a empregada doméstica videirense, Seneide Isabel Felicetti, morta em outubro de 1996 com requintes de crueldade. O ex-técnico em eletrônica Altamir Pereira, 34 anos teve sua pena extinta por decurso de prazo, no último dia 20 de maio. Altamir estava foragido desde o dia 26 de maio de 200, depois de ter sido preso e levado para cumprir pena na cidade de Caçador. Cinco meses depois, em outubro, ele foi julgado e condenado a 13 anos de reclusão pela morte de Seneide. O Estado tinha 10 anos para lhe aplicar a pena mas, como não conseguiu prendê-lo no período, houve o decurso. É que para autores de crimes como ele, que tinha 20 anos na épo-

ca dos fatos, o prazo da pretensão executória da sentença, pelo Estado é cortado pela metade. Não fosse assim, ele não se livraria antes de 20 anos de cumprir a pena. Na sua decisão, o juiz Cláudio Fontes assinalou:" O réu está foragido desde 26 de maio de 2000. A condenação, de 13 anos de reclusão, transitou em julgado em 2 de outubro de 2000. Com isso, a prescrição se dá em 20 anos, prazo reduzido à metade pela menoridade do apenado ao tempo dos fatos, 10 anos, tempo já decorrido desde o trânsito em julgado da condenação". A menoridade citada é de 21 anos e é levada em conta na execução das sentenças - apesar de toda e qualquer pessoa já responder criminalmente aos 18 anos. Segue o magistrado: "Está configurada, desde 1º de outubro de 2010, a prescrição. O decurso do tempo sem o exercício da pretensão executória faz com que o Estado perca o direito de executar a sanção imposta na condenação". Assim sendo, o mandado de prisão contra Altamir pelo crime contra Seneide foi revogado.

A VIDA EM VIDEIRA Altamir passou quatro anos em Videira, trabalhando normalmente em uma empresa de telecomunicação. Entrava em várias residências diariamente e não havia qualquer desconfiança que pairasse sobre sua conduta. Evangélico, seu trabalho consistia em instalar a linha telefônica nas residências, fazer ligações e outros serviços. Assim, ele tinha contato com diferentes pessoas, mas especial predileção pela companhia das mulheres, quase sempre donas de casa. Neste período fez algumas amizades, mas também tinha bastante desafetos. O seu gênio forte, que revelava outra personalidade quando estava tomado pela alucinação das drogas, ainda é lembrada por

um ex-colega de trabalho, que prefere não se identificar, temendo represálias. "Era uma coisa de louco. Quando o Altamir usava cocaína, ficava muito alterado e precisávamos segurá-lo para que não fizesse besteira", conta ele, que o tirou de algumas brigas. Esta fase, segundo o ex-amigo, parecia ter passado a partir do momento em que Altamir conheceu uma moça por quem se apaixonou e começou a namorar. "Ele passou um bom tempo calmo, mas de repente, voltou tudo de novo, até que aconteceu este fato com aquela moça. Eu não sei dizer se foi ele mesmo que a matou, mas confirmo que ele ficava muito violento quando estava dopado", acusa o ex-amigo.


segurança

10 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

CASO ALTAMIR PEREIRA

A sede da empresa em que Altamir trabalhava ficava a menos de 50 metros da casa onde a empregada doméstica residia, no centro de Videira. Vez ou outra eles se esbarravam e conversavam sobre algo fútil. Seneide era uma moça recatada, que tinha deixado a casa dos pais há 18 meses para trabalhar em Videira. Na cidade, fez muitas amizades mas sua vida se resumia ao trabalho. "Ela nunca comentou nada sobre qualquer tipo de relacionamento com este rapaz e nós conversávamos freqüentemente", lembrou, na época, sua irmã Suzana, que ficou bastante chocada com o final trágico de Seneide. Naquele dia 16 de outubro de 1996, Seneide estava passeando a pé, numa quadra nas proximidades de onde trabalhava, quando Altamir parou o veículo da firma e, no meio da pista, começou a conversar com ela. Para a polícia e para os jurados que atuaram na condenação do assassino, ela entrou no carro sem oferecer resistência. Na versão acatada pelos jurados,

Altamir e Seneide foram até o Balneário do Rio XV, local ermo e que, na época, era freqüentado por casais de namorados à noite. Lá, podem ter se desentendido e Altamir a teria esfaqueado. Foram vários golpes no pescoço. Depois, ela foi jogada em um matagal próximo da estrada, completamente nua. Então Altamir deu início à sua fuga. Antes porém, passou em casa e pegou uma colcha que jogou sobre o banco do carona, banhado de sangue. Contou a seu ex-cunhado que havia matado uma mulher e desapareceu. Altamir foi preso dois dias depois, às margens da rodovia SC-453, em Videira. Ele havia capotado o Fusca horas antes e após ser medicado, na cidade de Caçador, fugiu do hospital, escondendo-se no mato. Assim que o carro foi localizado a polícia iniciou intensas buscas, que culminaram com sua prisão. Altamir tinha facilidade para seduzir as mulheres. Uma de suas vítimas tinha idade para ser sua mãe, só não chegou a ser morta porque se afastou dele

FOTO ARQUIVO/CORREIOcidade

Conhecendo Seneide

CORPO DE SENEIDE FOI ENCONTRADO PERTO DO BALNEÁRIO XV

AMAVA O CARRASCO

NO LINHA DIRETA

FOTO: POLÍCIA MILITAR

O programa Linha Direta, da Rede Globo, mostrou a vida de crimes de Altamir Pereira. Sua história começou a ser contada pelo primeiro crime que cometeu, ainda na cidade de Blumenau, quando matou o operário Domingos Feliciano Peixer, que tentava socorrer uma mulher que havia sido agredida por ele. Beneficiando-se da menoridade, que lhe era atribuída porque usava carteira de identidade de um irmão falecido, Altamir foi preso e remetido para um centro de recuperação, de onde saiu direto para Videira. O programa mostrou que Altamir, antes de começar a trabalhar, teve envolvimento com o tráfico de drogas e acabou sendo esfaqueado. O primeiro contato com a doméstica Seneide Felicetti também

Bicudo foi preso mais uma vez pela PM

foi mostrado e por esta versão, Altamir a teria pego na casa onde trabalhava para saírem juntos. Eles foram para o Balneário do Rio XV, onde, segundo a polícia, Altamir tentou manter relações sexuais com a moça e diante de sua negativa, acabou matando-a. Toda a fuga empregada por ele foi mostrada com riqueza de detalhes, até a sua prisão dias depois. Antes de fazer sua terceira vítima, a comerciante Jacinta Dell´Antônio, Altamir, que usava o nome de Jailson, teve um relacionamento com a operária Janete Calisto, com quem passou a morar junto em dois meses. Grávida, Janete sentiu na pele toda a fúria de Altamir, que desaparecia e retornava para casa seguidamente e a espancava.

A empresária Jacinta Dell Antônio, 42, morta por asfixia, teve um envolvimento amoroso com Altamir Pereira. Amigas da vítima disseram que ela havia se queixado que o relacionamento entre ambos não ia bem. A vítima foi encontrada amarrada em sua cama na mesma noite em que esperava Altamir, para ambos se reconciliarem. Altamir fugiu do presídio de Caçador e foi morar em Blumenau. Na cidade ele procurou um antigo amigo da família. Conheceu Jacinta num baile e ela se apaixonou. Para a empresária, Altamir se identificou como Jaison. Cerca de um mês antes do crime o romance acabou. Depois deste crime, Altamir nunca mais foi visto.

ALTAMIR USAVAVÁRIOS

TRÁFICO

Bicudo preso de novo

A Polícia Militar de Videira em conjunto com a Polícia Cívil prenderam, na tarde da última terça-feira(31), Célio Tadeu de Oliveira, 29 anos, conhecido como Bicudo, acusado de tráfico de drogas. Bicudo estava em um Celta, placas ALZ 0713(Campos Novos) e com ele foram encontradas três pedras de crack.

A droga estava em cima do banco do caroneiro e pesou cerca de três gramas, segundo a PM. Bicudo vinha sendo monitorado nos últimos dias, já que os policiais tinham informações de que ele estava traficando em Videira. Preso em flagrante, ele foi conduzido até a delegacia de polícia, onde prestou esclarecimentos e seguiu para

a Unidade Prisional Avançada(UPA). Segundo o delegado da Comarca Fabiano Rocha, o traficante é de alta periculosidade tendo inclusive diversas passagens pela polícia, por tráfico de drogas e por supostamente estar envolvido com latrocínio e homicídio. Ele foi recolhido até a Unidade Prisional Avançada de Videira

Polícias Militar e Civil trabalharam juntas na operação


CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

>>11

meiooesterural POR CHARLES SEIDEL

Previsão do tempo

Sábado: tempo estável com nevoeiro pela manhã e temperaturas mínimas na faixa dos 600C. Domingo e segunda-feira: Uma nova massa de ar frio deixa o tempo firme com formação de geadas em pontos isolados. Temperaturas mínimas em torno de 300C e máximas abaixo dos 200C.Uma nova frente-fria deve chegar na terça-feira(7), trazendo chuvas mais significativas para o meio-oeste catarinense.

Código Florestal

Não posso deixar de comentar uma entrevista de um ambientalista catarinense desinformado e afirmar: o novo Código Florestal beneficia sim os pequenos proprietários catarinenses, pois a maioria tem necessidade de fazer seus cultivos em área de APP - várzeas na beira de rios e riachos, topo de morros e áreas com mais de 25 graus de inclinação. Que o digam os produtores rurais do Vale do Rio do Peixe.

Erva-mate

Alta nos custos (combustível e mão de obra) e restrição a crédito tributário eleva preço da erva-mate no RS e o produto subiu em média 16,31% em 12 meses,

considerando o mês de abril. O preço médio da erva-mate na Grande Porto Alegre (RS) em abril subiu 16,31% em relação a igual mês de 2010, segundo dados do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apesar do aumento do valor nas prateleiras, no campo, muitos agricultores estão frustrados com o preço pago pelo produto. Com um custo de 40% do valor recebido das indústrias, a agricultor João Pedro Lenz, de Venâncio Aires (RS), afirma que recebe atualmente da indústria igual valor do ano passado – R$ 4,15 por arroba, que equivale a 15 quilos. Segundo Icepa, o preço na região de Joaçaba varia entre 4,50 a 6,00 reais por arroba.

Análise e tendência climática

O mês de maio fechou com precipitação abaixo da média, com 47,4mm de chuva em Videira (33% do que seria normal chover). Também tivemos mais frio em maio, com temperatura ficando na média de 12,90C. Segundo o Ciram/Epagri, continua a tendência do inverno ser menos chuvoso que o normal, principalmente nos meses de junho e julho, que normalmente já são meses mais secos, onde normalmente chovem 127,5 e

135,1mm respectivamente. Apesar de ainda estarmos no outono, após passagem de uma frente-fria, deveremos ter um domingo gelado, com a entrada de uma nova massa de ar polar. As temperaturas mínimas devem ficar próximo aos 3 0C, com formação de geadas em pontos isolados.

Calendário Astronômico Agrícola

Sábado: A lua estará diante da constelação de Gêmeos, favorecendo o plantio de espécies onde são consumidas as flores, como: as flores ornamentais, couve-flor e brócolis. Domingo e segunda-feira: A lua passará a estar diante da constelação de Câncer, favorecendo o plantio de espécies onde consumidas as folhas: temperos, chás, verduras e folhagens em geral, desde que indicadas para a época de inverno, e protegidas das geadas severas. Terça: a lua estará fora de curso, não beneficiando nenhum tipo de cultivo. Quarta-feira: A lua favorece o plantio de espécies onde se consomem grãos, frutos e sementes (moranquinho). Quinta e sexta-feira: recomenda-se o plantio de espécies cujo objetivo é a produção e consumo das raízes (cenoura, beterraba, rabanete e nabo).


12 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

a região

Demorou porque tivemos que cumprir todos os trâmites burocráticos para a implantação do serviço. É uma questão de responsabilidade e quem trabalha no serviço público sabe o quanto pesa a burocracia nestes casos. Infelizmente algumas pessoas, de forma leviana e irresponsável, se aproveitaram deste fato para tecer críticas descabidas com interesses exclusivamente políticos. PREFEITO ROBENS RECH ASSESSORIA DE IMPRENSA/PMT

Logomarca

Michelli vence concurso

Tangará inaugura unidade do Samu

Bom Sucesso divulgação

PREFEITO ROBENS RECH (PMDB) IMPLANTA UNIDADE DO SAMU EM TANGARÁ

O trabalho da iomerense Mi- dora, Inês K. Mariani foram apresenchelli Borga foi escolhido para re- tados 69 trabalhos, todos de bom presentar a logomarca dos 100 nível e a escolha do vencedor exiAnos da Colonização Italiana e giu muito trabalho dos avaliadores, Alemã do Município de Iomerê. A tendo em vista a boa criatividade e criação faz parte do concurso: Meu versatilidade dos participantes. Lugar, Minha História, Minha Vida, A divulgação da vencedora com alusiva as comemorações previstas publicação dos trabalhos acontepara serem realizadas em 2012. ceu na terça-feira, 31 de maio, como O processo de escolha passou previa o edital, e a vencedora terá pelo crivo da Comissão de Avaliado- sua criação estampada na prograres composta por Valquiria Sgarbi, mação do Centenário do Município, Vilmar Alquieri, Rita de Cássia Soares, bem como fará parte da divulgação Lurdes Bernadete Nunes das comemorações dos da Silva e Jeisson Boscari, 100 Anos de Colonizacom acompanhamento ção Italiana e Alemã do e assessoria da Comissão Município de Iomerê. Organizadora do proCom a autoria da jeto Meu Lugar, Minha Logomarca do CenteHistória: Minha História, nário, Michelli ainda Minha Vida. levará como prêmio Segundo a SecreR$ 1.000,00 (mil reais) tária de Educação do a ser entregue duranMunicípio e membro MICHELLI BORGA te os festejos no próxida Comissão Organizamo ano.

>>A implantação da unidade foi possível através de um parceria firmada entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde @ TANGARÁ Da redação >> COM A PRESENÇA de representantes da indústria e do comercio, vereadores, profissionais da saúde, secretários e diretores municipais, a Administração Municipal realizou na segunda-feira (30) a implantação oficial do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU em Tangará. A implantação do sistema foi possível através de um parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde, este último responsável pela disponibilização de uma ambulância que ficará sediada em Tangará, mas atenderá toda a microrregião de acordo com o direcionamento da Central de Regulação, que tem como base operacional a cidade de Joaçaba. Durante a cerimônia de implantação, a secretária de saúde,

Zildete Denardi, explicou como irá funcionar o serviço e quais as responsabilidades de cada parceiro. Segundo ela, a ambulância ficará posicionada no setor de urgência do Hospital Municipal Frei Rogério, mas a equipe que a opera será acionada sempre pela Central de Regulação. “Ao necessitar do serviço, a pessoa deverá lugar para o 192, como acontece em todo o Brasil. Não é porque a ambulância está aqui no hospital que ela estará a disposição para qualquer tipo de transporte. A utilização dos equipamentos e da equipe do SAMU segue a protocolos exclusivos e quem determina o tipo de atendimento e como ele será feito é sempre a Central de Regulação, no nosso caso a de Joaçaba”, disse. Para o prefeito Robens Rech a implantação do SAMU é mais uma conquista para Tangará. Ele agradeceu as parcerias, principalmente com

o Governo Federal e os colaboradores que tornaram possível a disponibilização do serviço. Segundo ele, a implantação do SAMU não estava no plano de governo de sua administração, mas mesmo assim foi viabilizada para garantir uma cobertura de saúde ainda melhor para a população. O prefeito foi enfático ao se referir a algumas críticas quanto à demora na implantação do serviço, já que a ambulância foi colocada a disposição ainda no ano passado. “Demorou porque tivemos que cumprir todos os trâmites burocráticos para a implantação do serviço. É uma questão de responsabilidade e quem trabalha no serviço público sabe o quanto pesa a burocracia nestes casos. Infelizmente algumas pessoas, de forma leviana e irresponsável, se aproveitaram deste fato para tecer críticas descabidas com interesses exclusivamente políticos”, afirma.

Uma obra de dois mil e oitocentos metros quadrados de pavimentação com pedras irregulares

Iomerê pavimenta Rua A Administração Municipal de Iomerê está trabalhando na pavimentação de via pública da localidade de Bom Sucesso. No local a Prefeitura está investindo R$ 68 mil em uma obra de dois mil e oitocentos metros quadrados de pavimentação com pedras irregulares.

O investimento atende reivindicação dos moradores daquela comunidade, pois trará maior segurança e conforto aos usuários da referida Rua que faz entroncamento com a rodovia asfaltada que liga a cidade de Iomerê com Treze Tílias.


CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

publicidade >>13


esporte

14 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

esporte

CARVÃO ACENDEU PEGOU

Você encontra nos melhores mercado da cidade

DECISÃO NO MUNICIPAL >> América x Grêmio Guarani e Vila Nova x Juventude disputam a final

América/Farmácia Geremias @ SILVIA PALMA Editoria Esporte >> AS EQUIPES do Vila Nova e do Juventude carimbaram o passaporte para a final da Segunda Divisão do Campeonato de Futebol de Videira, em dois jogos realizados no Estádio Luiz Leoni, no último domingo (29). No primeiro jogo a equipe do Vila Nova não teve dificuldades diante da equipe do Juventus

Vila Nova

/ Carelli e goleou pelo placar de 6 x 1, com gols de Antonio, Márcio, dois gols de Jakcson ,um gol de Paulo e um gol de Daniel. O gol do Juventus foi marcado por Douglas. No segundo jogo entre as equipes do Juventude e do Nacional houve muito equilíbrio, principalmente no primeiro tempo. Somente aos 35 minutos o Juventude conseguiu marcar através de Welton. No segundo tempo com maior domínio do jogo, a equipe

Grêmio Guarani Universal do Juventude voltou a marcar. O artilheiro da Segunda Divisão - Magnum Meira fez mais dois gols, sendo que um deles foi um golaço, encobrindo o goleiro do Nacional do meio de campo, decretando a vitória do Juventude por 3 x 0. Com os resultados as equipes do Juventude e do Nacional subiram para a Primeira Divisão do próximo ano. Domingo (5), a Prefeitura de Videira através da Fundação Municipal de esportes (FMEV), realiza as

Juventude

finais do Campeonato Municipal tanto da Segunda quanto da Primeira Divisão. A partir das 13h45, Juventude e Vila Nova decidem a Segunda Divisão e as 15h45 América/Farmácia Geremias e Grêmio Guarani Universal entram em campo para disputar o ouro da Primeira Divisão. Na oportunidade será feita a entrega da premiação (troféus e medalhas ) aos melhores do campeonato, bem como dos artilheiros,

goleiros menos vazados e equipes mais disciplinadas, tanto da Segunda quanto da Primeira Divisão. “Vale destacar que nos jogos que decidem a competição, nenhuma equipe terá vantagem do empate. Caso as partidas terminem empatadas no tempo normal, os jogos serão decididos em cobranças de penalidades máximas”, aponta o coordenador da competição Luiz Carlos Spanholli.


CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

esporte >>15

Videira levará quatro equipes

@ SILVIA PALMA Editoria Esporte >>VIDEIRA será representada por quatro equipes na Etapa Regional Centro-Oeste dos 24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que acontecem em Campos Novos de 24 a 29 de junho. As equipes de futsal e futebol masculino e o voleibol feminino garantiram a vaga durante a Etapa Microrregional, que aconteceu de 26 a 30

de maio em Arroio Trinta e Salto Veloso. Já o futsal feminino, por ser o atual Campeão Regional assegurou o direito de disputa automaticamente. “Aos poucos estamos reerguendo o esporte no município e conquistando bons resultados. Com força de vontade e os trabalhos das escolinhas esportivas estamos demonstrando que vale a pena investir nas categorias de base”, aponta o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FMEV) – Hely de Freitas e Silva.

Segundo o coordenador de Esportes Escolares da FMEV – Gustavo Brandalise, o vôlei feminino foi comandado pela professora Raquel Deon, o futebol pelos professores Vilsinho e José Lopes e o futsal masculino por Adelmo Albiero. “Queremos parabenizar os atletas e professores por passarem por esta fase. Na próxima etapa vamos trabalhar para alcançar o grande objetivo que é classificar para a etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de SC”, diz.

FOTO DIVULGAÇÃO

>>Campos Novos sedia Etapa Regional CentroOeste dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

TIME DEVÔLEI FEMININO COMANDADO POR RAQUEL DEON


segurança

16 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

CASO GAVASSO

"Nego Eto" preso pela Polícia >> Ele é acusado e matar,com três tiros,o comerciante em janeiro deste ano.Está na UPA,à disposição da justiça >> ESTÁ PRESO o acusado de ter matado, em janeiro deste ano, o comerciante Edson Luiz Gavasso. Edson Mandeli dos Santos, o "Nego Eto" tinha mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça de Videira e foi detido pela Polícia Civil na última quarta-feira(1º). Agora, ele aguardará o desfecho do caso preso na Unidade Prisional Avançada(UPA) de Videira. O inquérito já foi concluído pela Polícia Civil, que lhe atribui a autoria do crime, por motivo ainda não divulgado. Uma das teses é que ele tenha sido vítima de crime passional por ter mexido com a mulher de "Nego Eto". As investigações que culminaram com a sua prisão iniciaram logo depois do crime e, segundo a polícia, 12 horas depois, já se sabia da autoria. "Nego Eto" passou então a fugir, para não ser preso. Segundo o dele-

gado Thiago de Freitas Nogueira, "a Polícia Civil não descansou nem um minuto com o intuito de prendê-lo. E vamos continuar empreendendo esforços para apurar a autoria e prender os criminosos que praticam as mais diversas infrações penais”, assegurou. A vítima levou três tiros que lhe atingiram o crânio, o ouvido e o pescoço. Mesmo diante da gravidade dos ferimentos, ele resistiu por mais dois dias, quando morreu depois de ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) do Hospital Salvatoriano Divino Salvador. Depois do crime, Mandelli não foi mais visto na cidade e, horas depois, a polícia descobriu seu envolvimento. No dia do crime, teria encontrado com ele na rua, parado ao lado e desferido os três tiros, sem permitir qualquer tipo de defesa.

FOTO POLÍCIA CÍVIL

" Nego Eto" está preso na Unidade Prisional Avançada de Videira

O CRIME O crime aconteceu por volta das 14:30 horas do dia 24 de janeiro deste ano, na rua Maria Dallazen, na Vila Verde. Gavasso teria ido até o local cobrar uma conta de um freguês e, quando voltava do local, teria cruzado com Mandelli, que parou ao lado do carro e disparou três vezes, lhe acertando o crânio, o ouvido e o pescoço. Ainda vivo, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Comunitários e levado para o HSDS, onde ficou por dois dias em estado de coma, na UTI. Lá, teve quatro paradas cardíacas antes de morrer. “Ele queria viver. Tanto isso é verdade, que voltou de quatro paradas”, enfatiza Ana Cláudia.

Jornal Correio Cidade edição 1219  

Jornal Semanal de Videira (SC)