DE MÃOS DADAS
Joalheria Contemporânea Brasileira
UMA COLEÇÃO DE ANÉIS E PEÇAS PARA AS MÃOS
UM POUCO DO BRASIL PELAS MÃOS DE QUEM FAZ
CURADORIA : Miriam Andraus Pappalardo e Renata Porto exposição em parceria com Joyeros Argentinos e a III Bienal Latinoamericana de Joyería Contemporánea
AGOSTO de 2021
De Mãos Dadas , uma forma amistosa de comunicação entre as pessoas, quando colocamos nossas mãos nas mãos de outrem, transferimos energia e força, entregando a própria liberdade num ato de confiança.
Tem a mão que dá a benção, tem a mão que apoia, que protege, a mão que ensina, a mão que afaga, ou que aponta um caminho e orienta. Tem aquela mão que te incentiva e te liberta, tem aquele que põem a mão no fogo porque acredita em você, tem aquele que dá uma mão para o que for necessário, ou mesmo aquele que quando tudo está fora de mão, mesmo assim dá um jeito e chega lá.
Estamos vivendo um momento inusitado e especial para nossa espécie, por um lado, de extremo isolamento, e por outro, união em busca de um bem comum da humanidade. D e M ãos D adas nos fortalecemos, nos amparamos, nos orientamos, seguimos. Efetivamente, neste momento delicado, não é possível dar as mãos. Porém, é justamente esse sentido de união simbólica, que nos conecta e nos faz refletir, como seres que vivem em comunidade, que dependem uns dos outros, precisamos nos unir para sobreviver a esta avassaladora pandemia.
Somos todos fazedores, através das mãos criamos. Ninguém consegue fazer nada sozinho, unidos pelas diferenças e similaridades, lamentamos profundamente quem se nega a dar as mãos para quem quer que seja.
Anéis, elos de união, marcos de memória, que nos ligam a algo ou a alguém. Através dos anéis lembramos que estamos juntos, mesmo sem de fato darmos as mãos. Estas mãos que hoje se contaminam facilmente pelo vírus, permanecem conectadas enquanto intensão ou memória. As marcas de nossos anéis nos transportam para uma desejável e incrível união. Anéis de formatura, alianças de noivado ou casamento, anéis de lata, anéis de ouro, anéis loucos, anéis de amor, simplesmente anéis e por que não somente anéis, ou peças para as mãos?
04. Vai Passar
Bruna Fois
05. Anel Pétalas
Ana Fontanelli 06. Meu Corpo Chora
Thais Costa 07. Fogo
Soiis Rabello
08. Anel Móbile
Adriana Delmaestro
09. Vestígios
Carol Bergocce
10. Sem Fim
Marco Palanti
Encontro
Paula Schnapp
Aperto
Alice Leite
Respiro
Fabiana Queiroga
Don’t Get Funny With Me
Clau Senna
Juntos
Renata Meirelles
Liberação
Carol Roz 17. Anel Voluttà
Carmen Ciancio
18. Do Selvagem ao Domesticado
Chrissie Barban
19. Anel Oco
Aurea Sacilotto
20. Vão-se os Dedos, Ficam os Aneis
Alda Matsuda
21. Silêncio
Camila Ligabue
22. Beira Mar
Daisi Benedetti
23. União
Elaine Namba
24.25. Dois Pesos Duas Medida
Claudia Cucchi
26. Elo
Julia Teixeira
27. Urano
Izabel Trinas
28. Por Amor me Distancio
Isabelle Amaral
29. Anel Saturno
João Vellaco
30. Volupia
Fernando Aquino
31. Peixe
Flavia C. Cintra
32. Ondas de Plastico
Dirk Vrancken
33.Prisoner
Salvador F. Neto
34. Cruz Urbana
Esperança Leria
35. Anel Resista e Objeto Acolher
Ana Passos
36. Anel Seixos e Anel Atlas
Marcia Cirne
37. Dedicate to Hilda Hilst
Lucia Higuchi
38. Todos Juntos
Marcela Sardas
39. Semente
Mayumi Okuyama
40. Jogo
Lucia Abdenur
41. Cartografia (digital)
Marina Sheetikoff
42. Aglomerado
Jamine Hamada
43. Anel Enlace
Nara Carvalho
44. Anel Luna
Marisa Portella
45. Anel Poliestrutura
Miriam Mamber
46. Anel Casca
Miriam Pappalardo
47. Anel Meba
Nicole Uurbanus
48. Energia Circular
Key Ferreira
49. Anel Açucar
Lara Mader
50. Take My Hand
Silvia Beildeck
51. Anel Pieles
João Paulo Pohl
52. Curvas Mãos
Paula Mourão
53. Aliança Flora
Paula Andrade
54. Anel Construção 1 e 2
Regina Burghi
55. Tela da Vida
Giuliana Mantov
56. Fluxos
Sueli Isaka
57. Parolar
Sandra Frias
58. Potest Velle
Ana Calbucci
59. Anel Mutável
Reny Golcman
60. Anel Inesperado
Taís Pozzato
61. De Mãos Dadas Com Meu Filho
Renata Porto
62. Intentos
Thais Squillaro
63. Roda
Vivianne Kiritani
64.65. Amuleto Aliança
Samantha Ortiz
MIRIAM ANDRAUS PAPPALARDO
Formada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Design pela FAU USP, curso técnico em vestuário pelo Senai SP, especialização em design gráfico pelo Centro Universitário Maria Antônia USP, estudou joalheria no Senai SP. Recebeu prêmios, participou de exposições e workshops no Brasil e no exterior. Acredita na experimentação e no fazer artesanal como formas de construção do conhecimento, pesquisa procedimentos e materiais, desenvolve projetos com ênfase na área de moda e joalheria. Ministra oficina de Joalheria experimental no Sesc Pompeia, em SP, organiza em seu atelier workshops com artistas joalheiros vindos de diferentes países. Faz parte do Grupo Broca de joalheria contemporânea.
RENATA PORTO
Formada em desenho industrial pela FAAP, fez especialização em joalheria contemporânea na escola Ar.Co em Lisboa, onde descobriu a possibilidade de uma joalheria ampla e livre. Abriu seu primeiro atelier em 1998 e desde 2003 vem participando de importantes exposições com suas narrativas. Durante os anos de 2009 e 2010 coordenou o projeto educacional Nova Joia, trazendo artistas europeus renomados para falarem e aplicarem diversas atividades sobre a joalheria contemporânea, a fim de introduzir o discurso e a experiência de troca pouco realizada na época. Hoje mantém seu atelier onde desenvolve projetos autorais, ministra aulas e orienta grupos de estudo. Faz parte do Grupo Broca de joalheria contemporânea. Assim como a exposição AQUILO QUE ABRAÇA, esta exposição acontece como evento simultâneo a III Bienal Latinoamericana de Joyería Contemporánea de Buenos Aires, organizada por Joyeros Argentinos.