Dmae Notícias nº112

Page 1

#EUSOUDMAE Este mês tem mais fotos de servidores e servidoras do Dmae. PÁG 7

112

Notícias Ano XIII Janeiro e Fevereiro 2018

REGISTRO

Workshop de Qualificação para fornecedores do Departamento PÁG 3 TALENTOS

Paixão pelas flores PÁG 4 QUALIDADE DE VIDA

A Ginástica Laboral voltou PÁG 6

Informativo interno do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre

Gostaria muito que alguém continuasse o resgate de peixes quando eu me aposentar.

Paulo Ernani Rodrigues

Operário especializado / EQ-DESINFEC- GTAG

PÁG 5

FELIZ 1 2018!


EDITORIAL

Dmae investe em qualificação de fornecedores Anualmente o Dmae promove um encontro com seus fornecedores para alinhar estratégias e qualificar resultados no que tange à prestação de serviços e à compra de matérias que suprem as necessidades para dar andamento às atividades fins do Departamento. Dentro desta política, o Dmae quer aprimorar cada vez mais essa relação entre seus fornecedores, visando à melhoria da contratação dos serviços prestados, bem como às compras dos insumos necessários para agilizar os processos que estão em curso no Departamento.

EXPEDIENTE DMAE NOTÍCIAS - PUBLICAÇÃO MENSAL DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO ALEGRE

Rua 24 de Outubro, 200 • Moinhos de Vento • CEP 90510-000 dmaenoticias@dmae.prefpoa.com.br COORDENAÇÃO DA UNIDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - UCS Aline Antunes Coelho EDIÇÃO Maria de Lourdes da Cunha Wolff (MTB 6535) EQUIPE DE JORNALISMO Andréa Menezes de Souza Ieda Pezzi Gabriela da Silva Pedroso (estagiária) Ivan de Borba Flores Junior (estagiário) COLABORADORES Equipe de Publicidade e Propaganda EDIÇÃO GRÁFICA Endrigo Valadão Tiragem de 250 exemplares | Periodicidade mensal

NÓS NA FOTO

Atuais e ex-servidores da GEST em comemoração de final de ano de 2017.

Participe da Seção “Nós na Foto” enviando uma imagem de sua equipe de trabalho para ser publicada.

2


REGISTRO

Com o objetivo de alinhar estratégias na busca por melhores resultados, o Dmae realizou, no mês de dezembro, um Workshop de Qualificação para fornecedores do Departamento. O encontro foi organizado pela Gerência de Suprimento (GSUP) com o apoio da Gerência de Licitações (GLIC), ambas da Diretoria de Gestão Administrativa do Dmae. O workshop tratou de temas como o processo eletrônico, suas rotinas e o recebimento de materiais, além da apresentação da Pesquisa de Fornecedores de 2016. João Paulo Lopes, da GLIC, iniciou os trabalhos apresentando o processo eletrônico e suas rotinas nas licitações. Explicou as alterações ocorridas na transição entre os processos físico e eletrônico, dando ênfase no que é feito somente pelo sistema eletrônico e na redução de tempo na tramitação dos processos administrativos que o sistema digital proporcionou.

Dando seguimento ao evento, Jaqueline Balconi, da GSUP, abordou a logística de recebimento de materiais. Detalhando as situações mais recorrentes do processo, ela apresentou os locais em que os insumos são recebidos e explicou como é

Buscar a efetividade e a transversalidade dos processos

Workshop de Qualificação para fornecedores do Departamento

feita a inspeção para recebimento definitivo do material. No fim de sua exposição, Balconi exibiu ainda um passo a passo de como consultar a data de pagamento e o Manual de Relacionamento com Fornecedores através do site do Dmae. Encerrando o workshop, Luiz Fernando Marques, da GLIC, apresentou a Pesquisa de Fornecedores 2016, que teve como intuito identificar pontos para melhorias no processo de licitação. Além de um mapeamento do perfil das empresas, a pesquisa mostrou as avaliações feitas com os fornecedores sobre o atendimento prestado pelo Dmae a eles e qual a imagem deles do Departamento, entre outras questões pertinentes à melhoria contínua.

Gestão O Workshop de Qualificação de Fornecedores do Dmae é uma ação do planejamento estratégico, inserida no Sistema de Gestão do Departamento, que contribui na busca contínua por melhores resultados.

3


TALENTOS

Paixão pelas flores “Ela ocupa meu tempo, ela me distrai, é uma maneira de eu transmitir boas emoções para a tela”, explica sobre o significado que a pintura tem em sua vida. Há 11 anos, quando teve um episódio depressivo, após se transferir do Dmae para um posto de saúde localizado na zona norte de Porto Alegre, ela conheceu e descobriu a paixão pela pintura. No novo local de trabalho, uma colega a convidou para participar de um curso de pintura. Ela lembra que relutou inicialmente: “Eu falei pra ela que eu não sei nem fazer bonequinho de palito”. Mesmo assim foi e começou uma linda relação com a pintura.

Iná Terezinha Soares Cruz

Com suas obras em óleo sobre tela, trabalhando com sombra e luz para não deixar os quadros “muito agressivos”, ela conta que gosta muito de pintar flores e de transpor fotos para a tela. Outra característica marcante da produção artística de Iná é a presença de cores vivas. “Meus quadros não são pesados, escuros, porque tu passa pra tela o que está sentindo. Por isso meus quadros são todos muito claros”. Neste ano, ela destaca que participou da Mostra dos Funcionários com quatro quadros. Após a primeira participação em 2017, a ideia é integrar a exposição neste ano e, quem sabe, participar das próximas. “Com os quadros que tenho pintado posso participar de uns quatro anos. Isso apenas com os prontos, sem produzir nenhum”, brinca Iná.

4


PERFIL

Paulo Ernani Rodrigues Paulo Ernani Rodrigues é operário da equipe de lavagem e desinfecção de reservatórios da GTAG e faz parte do quadro de funcionários do Dmae há mais de 30 anos. Ele conta que quando entrou na instituição já existia um pequeno lago no fundo da ETA Menino Deus. A estrutura havia sido construída por um antigo funcionário, e juntos eles resgatavam peixes que ficavam presos nos decantadores. Sem o empenho deles, os peixes morreriam durante o processo de tratamento de água. “Foi aí que descobri um novo

hobby: desde que entrei no Dmae, cuido dos peixes”, relembra Ernani. Infelizmente, poucos anos depois, o servidor que o acompanhava veio a falecer, e Ernani seguiu cuidando do lago por conta própria. Apesar de Ernani gostar muito de cuidar dos peixes, essa não é uma tarefa tão fácil. “Fico aflito

nos finais de semana: e se eu chegar na segunda-feira e tudo tiver destruído?”, questiona ele. Atualmente, o lago abriga quatro traíras, três cascudos, um cará e muitos peixinhos pequenos, alguns deles, coloridos. Para Ernani, ficar junto à natureza e observar os peixes cura qualquer estresse, e é por isso que o espaço recebe tantas visitas de funcionários de variados setores do Departamento.

De vez em quando, Ernani visita outras ETAs do Dmae para fazer a limpeza dos filtros, e às vezes encontra algum peixe preso. Sua preocupação é tanta que ele percorre o trajeto que for necessário para garantir que chegue com vida ao lago da ETA Menino Deus. No entanto, uma preocupação maior vem aumentando: faltam apenas três anos para Ernani se aposentar, e ele não sabe qual vai ser o destino do lago. Até o momento, não apareceu ninguém disposto a “adotar” os peixes. Na percepção de Ernani, há apenas duas alternativas: surgir alguém que goste de cuidar de peixes ou levar os peixes capturados até o Guaíba. Para Ernani, é abominável criar peixes para depois comer. Ele também não pode levar os peixes para casa, pois detesta vê-los aprisionados em aquários, sem a liberdade de um lago. Enquanto essa questão não é resolvida, Ernani aproveita as horas de descanso para cuidar dos peixes. “Meus

colegas já sabem onde me encontrar quando não estou em serviço, só saio daqui quando os mosquitos me expulsam”, brinca. Ernani gostaria muito de que alguém desse continuidade ao resgate de peixes, prática que existe há mais de 30 anos e que poderia virar tradição na ETA Menino Deus.

Idade:

Tempo de casa:

Função/setor:

60 anos

31 anos

Operário especializado / EQ-DESINFEC- GTAG

5


Desenvolver, engajar e reter servidores com foco em resultados para o Dmae e clientes.

6

QUALIDADE DE VIDA

Desde dezembro do ano passado, a atividade ocorre em setores da Gastão Rhodes e do Moinhos de Vento. Por ser uma atividade corporal realizada no ambiente de trabalho durante o expediente, a prática tem como objetivo prevenir lesões que podem resultar de movimentos repetitivos, posturas inadequadas, além de proporcionar um bem estar psíquico para o participante. Segundo o Supervisor da Ginástica Laboral, Celso Luiz Mastrascusa, a ginástica laboral também incentiva ou cria hábitos saudáveis; aumenta a disposição no trabalho; diminui a fadiga e o estresse; e promove a integração dos servidores. As perspectivas para o futuro do projeto são positivas. Além de levar a atividade para os demais setores do departamento, realizá-las aos finais de semana está nos planos. “A ampliação das atividades, além das diárias, em eventos com a família, passeios ciclísticos, torneios e atividades de integração”, expõe Mastrascusa.


#EUSOUDMAE

Equipe DES INFEC- GT AG

Equipes da C-ESUL Participe da coluna #EUSOUDMAE enviando uma foto da sua Equipe durante o trabalho para ser publicada. Mande sua sugestão para o e-mail jornalismo@dmae.prefpoa.com.br ou entre em contato pelos ramais 9724 ou 9224.

Gerência de a d E A D P Q E (GPLA) Planejamento

DESAFIO DE LÓGICA Qual tanque enche de água primeiro?

A

Preste atenção nos detalhes e considere a vazão máxima de água de cada encanamento igual à da torneira. Resposta: O tanque que se enche primeiro é o que tem a letra inicial da palavra família.

B I

J K

H

C

L

D

E

G

F 7



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.