Dmae Notícias nº 132

Page 1

#EUSOUDMAE Confira as fotos dos nossos colegas na PÁG 7

132

Notícias Ano XIV Novembro/2019

REGISTRO

Integração dos serviços de esgotos pluviais é tema no Ciclo de Palestras PÁG 3 TALENTOS

A arte como terapia pessoal PÁG 4

SUSTENTABILIDADE

Informativo interno do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre

João Pedro Pereira Kaupe

Instalador Hidrossanitário | GDCE

PÁG 5

Para mim, o Dmae é a minha casa.

Dmae faz a destinação de 23 mil lâmpadas fluorescentes PÁG 6

Dmae1 58 anos


EDITORIAL

Integração do esgoto pluvial ao Dmae Com a integração das atividades do serviço de esgoto pluvial ao Dmae, vêm sendo realizadas muitas ações na área do treinamento de pessoal, com objetivo de informar e esclarecer os servidores como se dão os processos de manutenção das redes de drenagem urbana e dos sistemas de proteção contra as cheias. A iniciativa visa a qualificação dos profissionais que atuam nas áreas do esgoto cloacal e do esgoto pluvial, proporcionando maior agilidade na execução dos serviços prestados à população.

NÓS NA FOTO Equipe do Laboratório Central da GATE com Certificado de Reconhecimento pela Rede Metrológica nos requisitos da ISO/IEC 17025, conquistado pelo 13º ano seguido e com escopo ampliado!

2

EXPEDIENTE DMAE NOTÍCIAS - PUBLICAÇÃO MENSAL DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO ALEGRE

Rua 24 de Outubro, 200 • Moinhos de Vento • CEP 90510-000 dmaenoticias@dmae.prefpoa.com.br COORDENAÇÃO DA UNIDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - UCS Aline Antunes Coelho EDIÇÃO Maria de Lourdes da Cunha Wolff (MTB 6535) EQUIPE DE JORNALISMO Andréa Menezes de Souza Ieda Pezzi Renan Lima Almeida (estagiário) Julia Barth (estagiária) EQUIPE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Endrigo Valadão da Cunha Capra Jaime Pereira Júnior Guilherme Alves Vieira (estagiário) Tiragem de 250 exemplares | Periodicidade mensal Impresso na Gráfica do Dmae


REGISTRO Buscar a efetividade e a transversalidade dos processos. Desenvolver e engajar os servidores com foco em resultados.

Integração dos serviços de esgotos pluviais é tema no Ciclo de Palestras O Ciclo de Palestras Técnicas de novembro promoveu no dia 22, na ETE Navegantes, a mesa redonda: Integração dos serviços de esgotos pluviais ao Dmae. O debate foi ministrado pelos palestrantes: Sérgio Antônio Pavanatto Cerentini, assistente técnico da Diretoria de Operações; James Mendel Schostack, gerente da Distrital Centro, e Luís Eder Santos dos Santos, gerente de Projetos. O evento reuniu servidores de diferentes áreas da Diretoria de Operações para compartilhar informações e discutir sobre a integração parcial das atividades de esgotos pluviais ao Departamento. O objetivo era compreender os processos de manutenção das redes de drenagem urbana e do sistema de proteção das cheias. Segundo os palestrantes, com a integração, diminuiu o tempo médio de espera dos usuários por atendimento do esgoto pluvial.

3


TALENTOS

A arte como terapia pessoal

Foi através do dom para criar objetos com materiais recicláveis que José Francisco Vidal fez da arte a sua terapia pessoal. Aos 50 anos, o servidor da Gerência de Serviços Urbanos – que hoje trabalha no jardim da ETA Moinhos – conta que, exatamente quatro anos atrás, descobriu seu talento para criar vasos, objetos domésticos e até terrários. Os materiais que a maioria das pessoas normalmente veem como lixo tornam-se um mundo de possibilidades para Francisco. Foi assistindo alguns vídeos sobre o assunto na internet que ele percebeu que podia também fazer aqueles artefatos com os resíduos que tinha em sua casa. O gosto pela arte cresceu tanto que em outubro de 2019, Francisco expôs sua produção na Mostra dos Funcionários na Galeria do Dmae e recebeu elogios tanto de colegas de trabalho quanto de visitantes.

Há 13 anos na atividade de jardinagem, o servidor afirma que foi graças ao trabalho no Dmae que se interessou pela sustentabilidade e, consequentemente, voltou a estudar.

4

“Aqui, eu trabalho com a natureza, então, tudo o que eu faço aqui me dá prazer”, diz Francisco, referindo-se tanto ao seu trabalho quanto à oportunidade de voltar a estudar através do Programa Compartilhar, da Prefeitura. Ele, que havia parado de estudar na quinta série, conta que a vontade de retornar aos estudos surgiu quase de imediato junto com a descoberta da aptidão para o artesanato. Após completar o ensino fundamental no Programa Compartilhar, ele se formou no ensino médio e atualmente cursa Gestão Ambiental na Faculdade Anhanguera. Unir o útil ao agradável fez com que Francisco vislumbrasse no seu trabalho um caminho que lhe proporciona bem-estar tanto espiritual quanto social. Se lhe perguntam sobre o futuro, ele diz: “Quando eu estiver formado, quero cuidar da natureza, que tanta gente destrói, né? E conciliar isso com a arte”. Assim, como nos jardins que Francisco cuida, a arte também floresce onde há esperança.


PERFIL

João Pedro Pereira Kaupe Entre risos e sorrisos, por onde passa, João Pedro Pereira Kaupe contagia os colegas com sua alegria. Aos 61 anos, trabalha como instalador hidrossanitário na Gerência Distrital Centro (GDCE) e, com uma disposição de dar inveja, garante que a vida é boa se soubermos aproveitar. Seu João, como é conhecido, é recebido pelos colegas com brincadeiras e gargalhadas. Afinal, ele é uma figura única. Seus quase 30 anos de casa confirmam o olhar experiente de quem viu o Dmae crescer. Foi no começo dos anos 80 que trabalhou por nove anos no Departamento para depois, em 1998, voltar como servidor. O jeito leve e alegre de seu

João para enxergar os mínimos detalhes da vida reflete no seu trabalho pelas ruas de Porto Alegre. No contato com os usuários, ele busca passar calma e bom humor. Natural de Bagé e residente em Viamão, o instalador conta que quando começou no Departamento atendia Porto Alegre inteira. Porém, atualmente, atendendo somente a área centro da capital, seu João ressalta o gosto pela profissão: “Eu gosto do que eu faço e tudo o que eu faço, eu procuro fazer bem feito”. E complementa: “Para mim,

hoje, o Dmae é a minha casa”. Entretanto, a gratidão pelo Dmae não vem de hoje. Casado há 44 anos e com filhos já crescidos, seu João relembra que foi graças ao seu trabalho como instalador que conseguiu construir sua casa. Com uma risada faceira, ele afirma que, para o futuro, pensa somente em andar para frente, nunca para trás.

Idade:

Tempo de casa:

61 anos

29 anos

Função/setor:

Instalador Hidrossanitário GDCE

5


Promover a responsabilidade socioambiental.

SUSTENTABILIDADE

Ação sustentável: Dmae faz a destinação de 23 mil lâmpadas fluorescentes O Dmae trabalha constantemente na qualificação da gestão ambiental dos seus processos, buscando o destino adequado dos resíduos que produz em suas unidades. Em abril de 2019, foi realizado o transporte e a destinação de 23 mil lâmpadas fluorescentes e mistas por empresa contratada. As lâmpadas, que contêm mercúrio, são oriundas das atividades próprias do Departamento, que é referência no tratamento de água e de esgotos no estado e exemplo de sustentabilidade e atendimento à legislação ambiental.

Segundo Joicineli Becker – química da Gerência de Gestão Ambiental e Tratamento de Esgoto, Equipe de Gestão de Resíduos/C-GEAMB/GATE – a ação de destinação das lâmpadas faz parte da política de gestão e de gerenciamento de resíduos que vem sendo implementada no Dmae. A Lei Federal nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – garante a logística reversa para este tipo de resíduo. Mas, como não existem pontos de coleta disponíveis para os grandes geradores, como o Dmae, foi preciso contratar esse serviço. Joicineli explica que muitas empresas gaúchas ainda não estão aptas legalmente para fazer a destinação dos resíduos, especialmente dos resíduos do tipo perigoso, Classe I, como lâmpadas contendo mercúrio. Durante a contratação, verificou-se que a empresa vencedora do certame tinha sua planta de tratamento fora do Rio Grande do Sul, o que gerou a necessidade de grande quantidade de documentos de licenciamento: autorização para remessa de resíduos para fora do estado, licenças ambientais para o transporte, para o depósito temporário, para a destinação

6

final, manifesto de transporte de resíduos, entre outros. Pela legislação vigente, o resíduo é de responsabilidade do gerador até que se efetive a descaracterização e o tratamento. Neste sentido, o Dmae exigiu a comprovação do tratamento através da emissão do Certificado de Destinação Final (CDF), documento emitido dentro do Sistema MTRonline, e cobrado pela Fepam. Dentro da implementação da Política de Gestão de Resíduos, devem-se ressaltar os documentos Planos de Gerenciamento de Resíduos, que estão disponíveis para consulta no Sistema de Gestão do Dmae, e visam atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir destes documentos, estão sendo elaborados os Manuais de Gestão de Resíduos, que fornecerão orientações e diretrizes a serem usadas nas áreas operacionais. Os manuais estão sendo elaborados por tipologia de resíduos: resíduos de ETEs, ETAs, urbanos, industriais, entre outros. Rosemary Miriam de Souza, técnica em tratamento de água e esgoto, coordenadora da Gestão Ambiental/C-GEAMB/ GATE, comenta que o papel do Dmae é de separação adequada dos resíduos e armazenamento provisório, destinando-os para locais devidamente licenciados. “Todos nós devemos ser sensíveis com relação ao que fazer, como tratar e como manusear. Porque, resíduo não é lixo”, explica Rose. Ela diz que o futuro da sustentabilidade começa pela conscientização das pessoas. E ressalta que a C-GEAMB - Equipe de Gestão de Resíduos está sempre disponível para passar orientações e informações, a fim de viabilizar a execução da política de resíduos.


#EUSOUDMAE

goto cloacal na rua Desobstrução de rede de es Padre Chagas C- ECENTRO Participe da coluna #EUSOUDMAE enviando uma foto da sua Equipe durante o trabalho para ser publicada.

Manutenção elétrica e mecânic do Brasil pela Equipea na EBAP Marinha GMAN

Mande sua sugestão para o e-mail jornalismo@dmae.prefpoa.com.br ou entre em contato pelos ramais 9724 ou 9224.

DESAFIO na rua oto cloacal NTRO g s e e d e d ção da re a C-ECE Reconstru Abreu pela Equipe d Luciana de

Capitais do Brasil Procure 10 capitais dos estados brasileiros neste caça palavras.

7

Resposta: GOIÂNIA; CURITIBA; MANAUS; PALMAS; RECIFE; TERESINA; CUIABÁ; VITÓRIA; BRASÍLIA E MACEIÓ.



Encarte 132

Ano XIV Novembro 2019

Com a participação de cerca de 450 servidores, nos dias 5 e 6 de novembro, aconteceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) na rua Gastão Rhodes (entre a avenida Princesa Isabel e a rua Domingos Crescêncio) onde um trecho foi bloqueado para a montagem da estrutura adequada. O objetivo da SIPAT é ser um espaço para orientação e reflexão sobre a segu-

espirometria, orientações do grupo AA. Os participantes também apreciaram a feira de produtos orgânicos e exposição de arte feita com materiais recicláveis.

Para efetivar a diversificada programação do evento, a Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST) contou com o apoio de várias instituições como: Alcoólicos Anônimos (AA), Associação dos Servidores do Dmae (Asdmae), CTG

Estância da Figueira, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Sociedade Beneficente Recreativa Imperadores do Samba, Grupos Familiares AI – Anon do Brasil, Instituto de Projetos Sociais (InPrós), Tupinambá Corretora de Seguros e SAMU 192 Porto Alegre.

rança e a qualidade de vida do servidor. Durante os dois dias, os funcionários participaram de palestras e oficinas sobre saúde e segurança, onde também foram disponibilizados serviços de medição de pressão arterial, da taxa de glicose e

Onde estiver, leve a segurança com você!

Desenvolver e engajar os servidores com foco em resultados.

Dmae promoveu em novembro a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho


2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.