

SANA, SEUS ENCANTOS E DESAFIOS
Distrito macaense ganha destaque nacional por suas belezas naturais e potencial turístico, atraindo investimentos em infraestrutura - Pág. 74

O Peito do Pombo é o ponto turístico mais visitado do Sana, que encara o desafio de lidar de forma sustentável com o crescimento do turismo






ALIANÇA SOLUÇÕES COMEMORA
25 ANOS DE SUCESSO
UMA EDIÇÃO ESPECIAL
PARA COMEMORAR OS 212 ANOS DE FUNDAÇÃO DA VILLA DE SÃO JOÃO DE MACAHÉ
Omês de julho realmente é especial para todos nós que amamos Macaé, a nossa eterna “Princesinha do Atlântico”. Nativos ou não, como eu, os que por aqui chegam, ficam encantados com suas belezas naturais e por sua gente acolhedora, que recebe as pessoas de uma forma especial.
Falando em turismo, não é de hoje que o distrito do Sana tem encantado os macaenses, pessoas de todo o país e estrangeiros pelo seu potencial ecológico, como sua natureza preservada e principalmente pelo circuito da águas, com a grande quantidade de quedas d’água e também de nascentes, que alimentam o Rio Sana. Fatos noticiados na matéria do Globo Repórter sobre a Mata Atlântica, e que ganhou ainda mais destaque após a escolha do Sana pela atriz e diretora Dira Paes como locação para rodar seu primeiro filme. Tudo isso fez com que escolhêssemos o Sana para ilustrar a matéria de capa da edição de julho.
Com a chegada do asfalto, ligando o arraial ao portal, o número de turistas e visitantes deve crescer vertiginosamente, exigindo mais cuidados e fiscalização dos órgãos públicos e também da comunidade local, que vive do turismo e tem que ser vigilante e consciente de que o Sana precisa ser sustentável e preservado na sua essência, com a natureza exuberante.
Aproveitando o mês dos namorados em junho, trouxemos um tema mais que atual e pertinente. Casais que empreendem juntos e que vivem o desafio diário de conciliar a vida em família com as obrigações de criar e dividir os afazeres de gerenciar uma empresa, com equipe, fornecedores e a relação com o mercado. É difícil, mas possível de se alcançar o sucesso. Confiram!
Macaé tem se destacado como um polo gastronômico no interior do estado, com vários eventos na orla atraindo turistas e a população local. Mas a cidade também oferece várias opções fora desse eixo, que tem conquistado apaixonados pela boa gastronomia. Ouvimos frequentadores dos restaurantes da orla,
SANA, A NOVA FRONTEIRA DO TURISMO MACAENSE
que também curtem explorar os sabores e os ambientes familiares dos restaurantes do “Lado B da Gastronomia Macaense”.
Na seção Perfil, apresentamos o piloto macaense Rafa Mattos que, apesar da sua curta trajetória, desponta como potencial novo talento do automobilismo nacional. Já no seu ano de estreia, em 2024, foi vice-campeão da HB20 Racing Cup, conquistou o título da Endurance Road to 1000 Milhas e garantiu um lugar no pódio nas 1000 Milhas Chevrolet Absoluta.
Para fechar esta edição de aniversário da cidade, cobrimos a reabertura da Academia Macaense de Letras, em pleno centenário de Antonio Alvarez Parada, conhecido por Tonito, instituição criada por ele em 20 de fevereiro de 1963, mas adormecida nas últimas décadas.
Boa leitura a todos e parabéns à Macaé e macaenses pela data especial, com muito progresso e prosperidade para todos nós, macaenses nativos ou do coração.
DIRETOR GERAL
CASADOS NA VIDA E NOS NEGÓCIOS

Alle Tavares
Sérgio Santana @singlemusic.br Bianca Costa
Índice
#VCnaDiverCidades
Pílulas dos Colunistas DVCD
De Tudo um Pouco
Arquitetura & Decor
Criare Alphaville - Aline Sanches
Italínea Conceito - Deleon Dutra
Marcelo Muquici by Todeschini
Criare Cavaleiros - Monique Ferraz
Inovare Acabamentos - Livia Melo
Portobello Shop - Saulo Moreira
Forte Eletroluz - Camila Jardim
Alessandra Aguiar Arquitetura
Pessoas & Negócios
Vicoli Pizzeria
Farmácia AguaViva
Aliança Soluções 25 Anos
Colégio Castelo
Cazé Fernandes Personal Studio
Espaço Facial Macaé
Clínica Sorrié 20 Anos
Dra. Liza Negreiros e Dra. Clarisse Osório
OHM Hiperbárico Macaé
Shop Solar Macaé
Academia Equipe Atlética
Azevedo Tavares Imobiliária
Oral
Brasa Pizzaria
Brasa & Vino
Calebito Macaé
Studio Gil Beleza e Bem-Estar
Dra. Fernanda Andrade
Posto Moreira Cabral
LIVE! Plaza Macaé
Coolfase Macaé e Rio das Ostras
A Cidade
Matéria de Capa - Sana
Casados na Vida e nos Negócios O Lado B da Gastronomia Macaense
Perfil
Rafa Mattos
Gente
Alle Tavares

O LADO B DA GASTRONOMIA MACAENSE
EDIÇÕES ANTERIORES

Aprimeira edição do ano superou todas as expectativas, com uma grande repercussão da matéria de capa sobre a menopausa. Além de ser uma das mais belas capas da revista, o tema caiu como uma luva para as nossas leitoras, que puderam se informar e se inspirar nas histórias das personagens, um arraso total!
Para quem não teve acesso, as edições digitais estão disponíveis no portal da DVCD. Acesse através do código QR ao lado.

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

Editor/Publicidade: Gianini Coelho | Jornalistas: Juliana Carvalho, Leila Pinho, Renatta Viana, Tathiana Campolina, Alysson Nogueira, Mariana Müller, Thamires Costa, Carlos Fernandes e Bárbara Storck | Foto da Capa: Sérgio Santana Júnior @singlemusic.br | Fotografia: Alle Tavares | Revisão: Bárbara Coelho | Telefone: 22 99985 5645 @divercidadesmacae | grupodivercidades
EXPEDIENTE
A revista DVCD é uma publicação do Grupo DiverCidades com tiragem de 5.000 exemplares por edição, distribuição dirigida e gratuita aos públicos A, B de Macaé.
Sede: Rua Dolores Carvalho Vasconcelos, 270 - Sobreloja - Bairro da Glória - Macaé/RJ - CEP: 27.937-600 • Direção geral: Gianini Coelho Tel: (22) 99985-5645 - Obs: os textos assinados por terceiros, não colaboradores da revista, são de total responsabilidade de seus autores.


#VCNADIVERCIDADES



Para esta edição comemorativa do aniversário de Macaé, buscamos fotos que mostrassem um pouco do patrimônio histórico da cidade, que sempre encanta os moradores. Eles registram em belíssimas imagens e marcam a nossa #VCnaDiverCidades nelas para podermos compartilhar no Instagram da revista e também aqui na seção.
Seja o Farolito, o Forte Marechal Hermes, o Rio Macaé na Rua da Praia, a Imbetiba ou a Lagoa de Imboassica, todas elas nos encantaram no digital, e agora, no impresso. Elas confirmam e exaltam as belezas naturais de Macaé nesta edição especial para vocês.
Continuem marcando a #VCnaDiverCidades em suas fotos, pois estaremos sempre dando o destaque que elas merecem no Instagram, na revista e, no fim deste ano, no calendário da DiverCidades, que será relançado.
Parabéns, Macaé, pelos seus 212 anos de história!



Use a #VCnadiverCidades nos seus cliques de Macaé. Sua foto poderá ser escolhida para esta seção da revista
O pôr do sol da Lagoa de Imboassica é o ponto mais fotografado da cidade por sua beleza de cores e formas, como nesse ensaio feito pela fotógrafa Érica Marinho



Forte

O Rio Macaé, com seus barcos e o Mercado de Peixe ao fundo, registrado por Márcia Netto, nos remete às origens da nossa cidade, uma vila de pescadores
O ensaio do casal Bruna Penna e Thais Fonseca, no Farolito, registrado pela fotógrafa Chaynala Moret, é uma pintura quase onírica que encanta a todos
O pier da Praia da Imbetiba com sua íconica amendoeira, foi pano de fundo para o belo ensaio de família feito pela fotógrafa Chaynala Moret
O
Marechal Hermes possui uma bela vista do Arquipélago de Sant’ Anna, sem falar nas suas palmeiras centenárias. Cenário que encantou Mirella Gregio

PÍLULAS DOS COLUNISTAS DVCD

Nesta edição de julho, quando comemoramos os 212 anos de Macaé, trouxemos algumas dicas valiosas dos nossos colunistas para todos que amam essa cidade. Para ver outras dicas, é só acessar a seção no portal da DiverCidades escaneando o Código QR ao lado. Parabéns, Macaé e macaenses nativos e também de coração!


M@essencial.fit
Rafael Kohler é professor de educação física e sócio da Essencial Fit
acaé é um verdadeiro paraíso para quem gosta de se exercitar ao ar livre. A cidade oferece uma grande variedade de espaços naturais ideais para a prática de atividades físicas, como trilhas ecológicas, cachoeiras refrescantes, praias extensas e montanhas com vistas deslumbrantes.
Caminhadas, corridas, ciclismo, surf, beach tennis, futvôlei e escaladas são apenas algumas das opções disponíveis. Além de promover o bem-estar, praticar exercícios em contato com a natureza ajuda a reduzir o estresse, melhora a saúde cardiovascular, fortalece os músculos e contribui para a qualidade de vida.
Aproveitar os cenários naturais de Macaé é unir lazer, saúde e qualidade de vida em um só lugar.

Se vestir é a forma como nos apresentamos ao mundo, sem dizer uma palavra. Viajei para a China, passando por Xangai, Xi’an e Pequim. Vi e senti como o vestir traduz a alma das cidades. O moderno e o ancestral caminham lado a lado, e a moda se revela como linguagem viva feita de transformações, identidade e história.
Em Macaé, essa expressão acompanha o ritmo de uma cidade litorânea do interior: uma mistura orgânica entre vida cotidiana, leveza e praia.
Traçar um paralelo entre o comportamento social e minha vivência intercultural, reforça o que sempre acreditei: estilo pessoal é personalidade e também uma resposta ao ambiente. Cada mulher, ao se vestir, carrega no corpo um pouco da sua história e, todos os dias, contribui para a narrativa da cidade que a atravessa.
A moda, quando observada com sensibilidade, deixa de ser aparência. Ela se torna leitura. Um modo de “ler” a sociedade pelas linhas do vestir em qualquer lugar do mundo.

UEvelyn Pinot é consultora de estilo, imagem e coloração pessoal @nutri.veridianasass
Veridiana Sass é nutricionista funcional, gastroenterologista, fitoterapeuta e Ayurveda
ma doação de sangue pode salvar até 4 vidas! Junho vermelho é o mês de incentivo à doação de sangue, coincidentemente, é um mês em que os índices de doação caem devido à chegada do inverno e do aumento das doenças respiratórias.
Para ser doador é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável, pesar mais de 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas na última noite, estar alimentado e bem hidratado, sendo necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação, não ter feito piercing, tatuagem, endoscopia ou colonoscopia nos últimos 6 meses e levar documento original com foto ou CNH digital. Em Macaé, as doações podem ser realizadas no Serviço Municipal de Hemoterapia localizado na Rua Doutor Bueno, nº 40, Centro, de segunda a sexta, entre 7:30 e 12:30, exceto nos feriados.
Seja um doador e salve vidas!
Nossa edição de Aniversário de Macaé traz na capa o paraíso das águas do Sana, distrito da região serrana da cidade, que tem sido destaque na mídia nacional nos últimos tempos
Arquivo Secom

Q@nathalianb.adv
Nathália Mustafa é advogada, atuante nas
áreas de Direito de Família, Empresarial e Sucessório
uando falamos em cidade e serviços, logo pensamos em impostos, não é mesmo? Por isso é bom entendermos um pouco sobre a competência e incidência de alguns deles na nossa vida.
E hoje, eu quero tratar de forma específica sobre impostos incidentes nas partilhas de bens (por separação ou em decorrência do falecimento de alguém - inventário). Se a partilha não for feita de forma igualitária, pode haver incidência de ITBI (imposto sobre transferência de bens imóveis), que é de competência MUNICIPAL. Ex: partilha envolvendo um bem financiado, que permanecerá na posse de somente um dos cônjuges, e uma das partes venderá sua parte a outra - neste caso incide o ITBI. Porém, se uma parte doar sua parte à outra, incidirá o ITCMD (imposto de transmissão causa mortis e doação), que é de competência ESTADUAL. E será que tem jeito de diminuir essa carga tributária? Sim, através de um PLANEJAMENTO PATRIMONIAL (matrimonial ou sucessório).
Planejar é a chave!

M@flaviaastrologia
Flávia Vasconcelos é astróloga, poetisa e jornalista
omento astral: Júpiter ingressa em Câncer, estimulando a grandeza do olhar sobre as diversas camadas da vida.
Os ensinamentos do céu perfumam a nossa capacidade de sentir compaixão e de vibrar de maneira mais elevada, exercitando virtudes capazes de nos aprofundar na prática da afetividade no cotidiano, grande altar das nossas ações.
“Quem não pode encontrar um templo em seu coração, jamais encontrará seu coração num templo”, Mikhail Naimy, autor de ‘O Livro de Mirdad’.
Em qual vida você quer colocar a sua alma? Eu quero uma vida simples e feliz, cheia de significados profundos. Desejo o mesmo para vocês: o tempoespaço como ativo precioso para aprendizados e transformação, virtudes e silêncio, mudanças e contemplação.
Lokah Samastah Sukhino Bhavanthu

N@glauciappsicanalise
Gláucia Pinheiro é psicanalista e doutora em psicologia
o divã, onde as relações amorosas estão sempre em questão, falar de amizade também é frequente.
No trabalho de análise, lugar de elaboração da nossa história, desaguamos dores e angústias. Diante de um outro que se põe a escutar sem julgamentos, desemaranhamos os nós e tecemos caminhos para o desejo. Tratamos emperramentos, medos bobos e coragens absurdas. O analista ali, orelha em pé, escutando nosso dizer, sem protagonismo.
Mas há momentos em que a vida exige outro acolhimento diante do desamparo. As palavras ficam tão sufocadas e doídas, que nem na análise, lugar privilegiado para tratar do sofrimento, conseguimos suportar. É do colo, do ombro, da palavra e da presença silenciosa de um amigo que precisamos. Analista não é amigo. Amizade e análise são relações que guardam um hiato entre intimidade e distância. Se a análise é necessária para nos desvencilharmos dos sintomas e saber lidar com eles, a amizade é fundamental para partilharmos dores e conquistas.

C@liviameloarquitetura
Lívia Melo é arquiteta e urbanista
“Que todos os seres sejam livres e felizes, que todos os nossos pensamentos, palavras e ações contribuam de alguma forma para a felicidade e liberdade de todos”.
Namastê! Amém!
ada vez mais, torna-se importante democratizar o acesso à arte. Já passou o tempo em que apenas as classes mais altas podiam possuir uma obra artística. Hoje, diversos artistas se destacam justamente por proporem uma arte mais acessível, quebrando de vez essa antiga regra. Claro que, para expor uma obra de arte, por exemplo, em sua casa, é essencial haver uma identificação pessoal com ela. Uma ótima opção é buscar o trabalho de artesãos e artistas locais. Quais artistas existem na sua cidade? Comece por eles, e depois, vá ampliando o seu raio de descoberta. Valorize e fomente a arte local, dando a ela a devida importância e o merecido destaque. De modo geral, arquitetos utilizam a arte para enriquecer os ambientes com afetividade. O arquiteto pode sugerir o artista e a obra, mas cada pessoa se conecta de maneira única com a arte. Como disse Ferreira Gullar, em uma frase que marcou gerações: “A arte existe porque a vida não basta.”

ADÃO PISCINAS
DESIGN E TECNOLOGIA PARA AMBIENTES EM ESPAÇOS DE LAZER E RELAXAMENTO




Referência na venda e manutenção de piscinas e saunas, de móveis para áreas de lazer externas e de aquecedores, acessórios e produtos químicos, a Adão Piscinas inova

com personalização e agilidade no atendimento aos clientes. As piscinas em fibra de poliéster são produzidas sob medida e em qualquer formato, sendo instaladas em até 72 horas. Com revestimento adaptado ao gosto do comprador, ela é aquecida e traz, além de beleza, uma garantia de 15 anos. Já a Sauna Ecológica para até seis pessoas é instalada em, no máximo, quatro horas. Com uma estrutura compacta e panorâmica, possui tecnologia de vapor suave e natural, proporcionando bem-estar com baixo consumo de energia. “Nosso objetivo é fornecer o que há de melhor no mercado de alta tecnologia para atender aos nossos clientes e amigos”, diz o sócio-proprietário Alexandro Silva.
A Adão Piscinas fica na Av. Guadalajara, 1530, Praia Campista, Macaé. Tel: 22 99733-1959 / 22 99776-6630. Site: www.adaopiscinas.com.br / Instagram: @adao.piscinas
EXISTE UM LUGAR
CAFETERIA OFERECE CAFÉS
ESPECIAIS, DOS PRODUTORES PARA SUA XÍCARA
Em meio à rotina acelerada do centro da cidade, ‘Existe um Lugar - Café & Arte’ convida à pausa, à conexão e ao sabor de um bom café. No cardápio, além do tradicional espresso, os clientes encontram uma variedade de métodos como o coado V60, o Aeropress, prensa francesa e clever— uma combinação entre uma imersão nos sabores e aromas. Além de bebidas autorais à base de café. O segredo do negócio está na relação direta com pequenos produtores, especialmente da região do Caparaó, reconhecida nacionalmente pela produção de cafés de alta qualidade. O espaço também oferece cafés exclusivos, como os produzidos pelos indígenas Aruá, da Floresta Amazônica.
Para acompanhar a bebida, há uma variedade de delícias como a cuca de banana com chocolate, tortas sem açúcar, tapioca de café e a tradicional torrada Petrópolis. “Nosso cardápio é um convite ao afeto e à experiência”, garante o proprietário Alex Morie, formado pela Specialty Coffee Association (SCA), referência mundial em cafés especiais. Alex também compartilha conhecimento por meio de cursos, workshops e experiências sensoriais.
Conheça mais no @cafeteriaexisteumlugar. Rua Marechal Dedoro, 226, Centro - Macaé/RJ. Tel/WhatsApp: 22 99827-0735
Alex Morie com a esposa Vívian Mussi. Ele se especializou em café especial na Specialty Coffee Association (SCA), referência mundial no setor. Além dos cafés, como o Espresso Cookie Absurdo, os acompanhamentos são de dar água na boca
Alle Tavares
A Adão Piscinas é uma empresa familiar com mais de 35 anos de história em Macaé. Da esquerda para a direita: Alexandro Silva, sua esposa Camille e o filho Igor no showroom da loja, com a piscina feita sob medida. Ao lado, a Ecosauna pré-pronta
Alle Tavares
MEU LANCHINHO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM PRATICIDADE E SABOR
Desafio pessoal de uma mãe nutricionista se transforma em negócio de sucesso que há oito anos facilita a rotina de famílias em Macaé. Manter uma boa qualidade na rotina da merenda escolar dos filhos, diante da concorrência com alimentos ultraprocessados nas cantinas é uma dificuldade. E muitos pais e mães enfrentam obstáculos como a falta de tempo, conhecimento nutricional ou habilidade para preparar lanches mais equilibrados. Para facilitar a vida dessas famílias, Mariana Graciolli criou a ‘Meu Lanchinho’, que está conquistando o paladar das crianças.
“A empresa tem o propósito de facilitar a vida das famílias. Mais do que uma empresa, ela é uma extensão do meu cuidado como mãe e do desejo de transformar essa preocupação em algo acessível e gostoso”, diz Mariana, que é mãe de Emiliano, de 11 anos, e Giulia, de 7.
Os pedidos são feitos pelo link no @meulanchinho. macae. Há produtos voltados para crianças menores de dois anos, adoçados naturalmente com frutas. Também é oferecido o formato congelado, que permite aos pais uma ajuda na organização da semana escolar. A Meu Lanchinho também oferece oficinas de culinária infantil, para que, de forma lúdica, as crianças possam desenvolver autonomia na cozinha.
Rua Lindolfo Collor, 144 - Galeria Cavaleiros - Macaé/RJ
Pedidos pelo Instagram: @meulanchinho.macae
Tel/ WhatsApp: 22 98126-2064

Mariana Graciolli criou a Meu Lanchinho há oito anos para facilitar a vida das mamães na hora de preparar um lanche saudável e atraente para os filhos. Ela também oferece oficinas culinárias para crianças




Aunião entre a BlackCode Marketing, fundada e liderada pelo CEO Ricardo Coutinho, e a Elevem Digital, liderada por Felippe Mastroianni, vem trazendo resultados surpreendentes no universo do audiovisual e do marketing digital. Enquanto a BlackCode Marketing é especialista em estratégias digitais em redes sociais que conectam marcas ao seu público com eficiência e criatividade, junto a Elevem Digital entrega imagens aéreas cinematográficas feitas com drones de alta performance, captadas pelo olhar técnico e artístico de Felippe, que tem licenciatura de voos com drones e mais de 7 anos de experiência no setor. Essa parceria vem ampliando horizontes, potencializando marcas e transformando conteúdos visuais em verdadeiras experiências envolventes que impactam e inspiram, como o restaurante Salada Minuto, que foi inaugurado nos Cavaleiros. Tel: 22 99825-5398 / 21 99985-8576 Instagram:@blackcodemarketing @elevem.digital
A nutricionista
Ricardo Coutinho, da BlackCode Marketing (à direita), e Felippe Mastroianni, da Elevem Digital, formaram uma parceria entre as empresas para ampliar os serviços oferecidos aos seus clientes
Alle Tavares
Arquivo
Alle Tavares
Arquivo

DROGARIA ZONA SUL
FEITA PARA QUEM EXIGE O MELHOR EM SAÚDE




Inaugurada em março deste ano, a Drogaria Zona Sul é a realização de um sonho empreendedor do casal de farmacêuticos Marcio Hubner e Tamires Sthefane. Os empresários mineiros chegaram em Macaé em 2011, onde trabalharam como farmacêuticos até 2015, quando começaram a empreender no segmento.
Neste ano, eles abriram a Zona Sul, uma “Drogaria Conceito”, para quem exige o melhor em saúde, com produtos exclusivos e sofisticados, serviços farmacêuticos (aferição de pressão, teste glicêmico e aplicação de injetáveis).
“A Drogaria Zona Sul foi pensada para você que busca mais que uma farmácia, um verdadeiro espaço de bem-estar e autocuidado. Cada detalhe foi pensado para o melhor para o cliente, treinamos nossa equipe para um atendimento humanizado, para um atendimento de coração”, destaca Tamires.
A Zona Sul funciona todos os dias, das 7 às 23 horas, na Av. Dr. Humberto de Queiroz Matoso, 190, Campo D’ Oeste. Delivery pelo WhatsApp 22 99720-7306 / Instagram: @zonasuldrogaria
VETS MACAÉ
CLÍNICA VETERINÁRIA
ATENDE SEU
PET COM CARINHO E CUIDADO 24 HORAS
Nossos pets merecem todo carinho, e um veterinário de confiança é indispensável para a qualidade de vida deles. Com oito anos de atendimento, a Vets Macaé é uma referência na saúde dos bichinhos e conta com uma estrutura completa para atendimento 24 horas.
Comandada pela doutoura em Medicina Veterinária, Mônica Jorge Luz, a Vets está equipada para emergências e internações, além de um laboratório próprio. As consultas presenciais não precisam de agendamento prévio e as especialidades nefrologia e endocrilonogia estão disponíveis também pelo atendimento online.
Após uma reforma assinada pela arquiteta Carla Bacelar, a recepção está mais ampla, os felinos ganharam ambientes protegidos e dois novos consultórios agilizaram os atendimentos. Já no Petshop, os tutores encontram medicamentos e alimentos específicos para a continuidade do tratamento dos pets.
“Na Vets Macaé, os tutores encontram a atenção e cuidados com os pets, que são considerados parte das suas famílias”, explica.
A Vets Macaé fica na Rua Dr. Washington de Souza Albuquerque, 600 - Jardim Guanabara - Macaé/RJ.
Tel.: 22 99902-6661 - Instagram: @vetsmacae
A Zona Sul foi pensada para ser uma “Drogaria Conceito”, oferecendo produtos exclusivos e sofisticados, além de serviços farmacêuticos no local, com atendimento diferenciado
A veterinária Mônica Jorge Luz é a responsável pela Vets Macaé, que foi toda reformada, trazendo mais conforto para os tutores e seus pets
Alle Tavares
Alle Tavares


Arquiteta mostra mais um projeto residencial executado em parceria com a Criare Alphaville
ALINE SANCHES
by Criare Alphaville
Aarquiteta Aline Sanches foi responsável pela realização do sonho da casa dessa família de uma forma completa, desde o projeto arquitetônico até o de interiores. A solicitação principal era de que a casa, apesar de ter muitos cômodos, fosse compacta e funcional.
A área construída foi reduzida e o desafio foi encaixar no projeto de interiores tudo que eles precisavam para uma casa muito prática, mas sem abrir mão dos traços de modernidade e sofisticação do escritório.
Por: Gianini Coelho / Fotos: Alle Tavares
A sala de estar com pé-direito duplo é o ambiente perfeito para reunir a família

“Os ambientes integrados facilitam nesse processo, trazendo a sensação de amplitude e tornando a rotina da família mais agradável, enquanto os ambientes se conectam e permitem o convívio social e qualidade de vida”, destaca a arquiteta.
Cada ambiente dessa casa foi pensado e projetado nos mínimos detalhes, como tem que ser. Sem exageros e priorizando além da estética, espaços confortáveis para uma vida em família.
Os grandes painéis amadeirados que revestem várias paredes do projeto são uma escolha frequente da arquiteta, que acredita que a madeira além de bonita promove uma sensação única de aconchego.
Outros detalhes dos móveis são encantadores aos olhos de quem ama design: portas em vidro canelado, vidro reflecta, ripados e iluminação em led são alguns deles, e além do design arrojado, os móveis da casa garantem muito espaço de armazenamento.
“Esse é mais um projeto de sucesso, o sucesso de abrigar uma família feliz’’, finaliza Aline.




Na área gourmet (acima), a arquiteta Aline Sanches (ao lado), utilizou tons como o freijó e o preto nos móveis, para um visual rústico e moderno
Na cozinha, os armários com led iluminam com sofisticação, destacando a cristaleira com porta de vidro reflecta
No quarto do casal, o rack com as frentes em palhinha ficou encantador e trouxe personalidade
Arquivo

O projetista da Italínea Conceito Macaé foi o responsável pelo projeto desse apartamento prático e funcional
DELEON DUTRA
Por: Gianini Coelho / Fotos: Alle Tavares
Esse projeto foi realizado para uma mulher de meia idade, bem sucedida e que preza muito pelo conforto e a praticidade do seu lar. A cliente já tinha uma ideia muito clara do que queria quando foi atendida pelo projetista da Italínea Conceito Macaé. Como o apartamento tinha uma limitação de espaço, com a cozinha integrada com a sala, Deleon preferiu utilizar cores claras para deixar os ambientes mais leves, sofisticados e práticos para o uso do dia a dia.
Para isso, ele optou em usar como padrão o amadeirado Louro Freijó, as frentes no material PET Colonial com o tom de cinza claro e puxador Concha Rosê. Na cristaleira, foi utilizado perfil champagne e vidro reflecta.
“Para o quarto, resolvemos diminuir o espaço total e adicionar um closet, utilizando o painel ripado, com uma porta, para fazer a divisão dos espaços e ainda servir de suporte para a TV do quarto, utilizando cores claras no mobiliário para dar leveza e conforto ao ambiente”, destaca Deleon.

Na suite foi projetado um painel de TV separando o closet do quarto, com o painel ripado em Dust e no móvel foi usado o material PET Colonial em tom Off White
O projetista da Italínea Conceito Macaé Deleon Dutra desenvolveu o projeto para o apartamento de uma cliente que queria conforto e praticidade para o seu lar

Como a cozinha é integrada com a sala, foi utilizado o mesmo tom, acabamento amadeirado no Louro Freijó e os puxadores Concha Rosê


A cristaleira com perfil champagne e vidro reflecta são o destaque na cozinha, que segue o mesmo padrão da sala

Na rack da sala, foi utilizado o acabamento com o tom amadeirado no Louro Freijó e as frentes de gavetas no material PET Colonial, com um tom de cinza claro e o puxador Concha Rosê

www.italineamacae.com.br
Na mesinha de cabeceira foi usado o acabamento Dust e, nas frentes de gavetas, o material PRT Colonial em tom Off White, com o puxador Órion Rose

Uma noite inesquecível para celebrar Marcelo Muquici
MARCELO MUQUICI
Nby Todeschini
a vibrante cidade de Macaé, uma noite especial marcou o aniversário de Marcelo Muquici — engenheiro civil, empreendedor visionário, responsável por diversos projetos residenciais e corporativos que encantam a todos.
Como reconhecimento por sua contribuição ao crescimento da cidade, Marcelo foi homenageado com a Placa de Cidadão Macaense, um título que simboliza o carinho e admiração da comunidade, entregue pelo vereador Marlon Lima.
A celebração teve como cenário o sofisticado restaurante Ô Zé Gastronomia, que se transformou em uma verdadeira passarela de elegância com o tema White Party. Vestidos de branco, amigos, parceiros, personalidades locais e toda a sociedade macaense compareceram para brindar essa data tão significativa.
A noite foi embalada ao som de uma animada banda e um DJ que garantiram pista cheia até altas horas. Mas o momento mais emblemático da festa foi, sem dúvida, quando o próprio aniversariante surpreendeu a todos ao preparar o bolo ao vivo, arrancando aplausos e sorrisos emocionados dos presentes.
Foi uma celebração à altura da trajetória de Marcelo Muquici — marcada por conquistas, afeto e uma verdadeira conexão com Macaé. Parabéns, Muquici!


João Melo, Mariana Tavares, Marcelo Muquici, Monique Melo, César Bastos e Michel Tannus
Por: Gianini Coelho / Fotos: Erica Marinho
Monique Melo, Michel Tannus, Marcelo Muquici e Silvana Damasceno fazendo o bolo na hora
Marcelo Muquici e Ana Paula Arenales







22 2773 4200
Todeschini Macaé Av. Nossa Senhora da Glória, 689 Praia Campista • Tel:
Bruno Terra, Michel Tannus, Marcelo Muquici e Livia Terra
Cristiane Costa, Cristiana Peçanha Feijo, Silvana Brasileiro, Goretti Brasil, Cintia Pessanha e Erica Silva e Marcelo Muquici
Glaucia Lima, Michel Tannus e Marcelo Muquici recebendo o título de Cidadão Macaense de Marlon Lima
Michel Tannus, Marcelo Muquici, Nina Dultra, Artur Dultra, Gerson Martins e Tatá Mota
Anderson Freitas, Marcelo Muquici e Mariana Freitas
Muquici com Edmilson Alvarenga e Hiroko Ferreira

Mais do que uma reforma, este projeto é a materialização de um estilo de vida: sofisticado, funcional e profundamente enraizado na história de quem vive ali. Um lar que convida a estar, conviver e celebrar
MONIQUE FERRAZ
by Criare Cavaleiros
Nesta casa no Bosque dos Cavaleiros, o desejo era claro: mais integração, conforto e identidade. A transformação começou na área social, onde a ampliação da sala e da área gourmet deu vida a um novo espaço de convivência – amplo, acolhedor e cheio de significado.
O espaço gourmet, coração pulsante da casa, foi pensado para ser mais do que um local do maravilhoso churrasco. Era preciso que ele carregasse alma.
O ponto de partida veio da força do acabamento rústico da Criare, que traz consigo textura, história e presença.

Por: Monique Ferraz / Fotos: Alle Tavares
A arquiteta Monique Ferraz. Transformação e Integração: o projeto que ampliou sonhos na casa do Bosque dos Cavaleiros
A suíte do casal também foi contemplada com uma ampliação que permitiu a criação do tão sonhado closet, separado por portas de vidro Reflecta.

A sala de estar é um ambiente que convida à permanência, totalmente integrada, com o painel com fundo marmorizado em destaque
A partir dele, cada escolha foi se desdobrando com naturalidade: os tons azuis e amarelos nos revestimentos, criando um cenário acolhedor e cheio de personalidade.
O resultado é um ambiente que convida à permanência — onde encontros se tornam rituais e a beleza se revela nos detalhes—, complementado pela sala totalmente integrada, com o painel com fundo marmorizado em destaque. Adicionando elegância na medida certa e conectando a narrativa afetiva da casa.
A suíte do casal também foi contemplada com uma ampliação que permitiu a criação do tão sonhado closet, separado por portas Reflecta. Esse detalhe garante privacidade sem bloquear a luz e a integração visual – reforçando a sensação de amplitude e conforto.




O espaço gourmet, coração pulsante da casa, foi pensado para ser mais do que um local do maravilhoso churrasco
Na cozinha, a bancada de granito preto compõe bem com o revestimento branco em relevo na rodabanca e os planejados em tons greije A torre quente com

Arquitetura como acolhimento na primeira infância. Projeto da arquiteta Lívia Melo com os revestimentos da Inovare Acabamentos traz cores, funcionalidade e afeto
INOVARE ACABAMENTOS


APor: Líivia Melo / Fotos: Alle Tavares
o entrar na Creche Escola Monteiro Lobato, não é apenas o olhar que se encanta, o sentimento é de alegria e acolhimento. O banheiro é um dos destaques. Ele não apenas atende quanto à funcionalidade, mas traz, nas faixas verticais com revestimentos coloridos da marca Decortiles e no amadeirado do piso da marca Eliane, uma atmosfera estimulante e convidativa.
A recepção da creche é o cartão de visitas de um espaço pedagógico pensado para a infância. As cores primárias aplicadas com ousadia no teto e nas paredes trazem não só vivacidade, mas também coerência com o universo lúdico das crianças. Esse destaque só foi possível com a escolha de um revestimento neutro para o piso, da marca Villagres.
A arquitetura desses dois ambientes, mostra como o design pode ir além da estética e se tornar linguagem de cuidado.


Av. Guadalajara, 1220 Praia Campista - Macaé/ RJ Tel / WhatsApp: 22 2762-9650 @inovareacabamentos
Na Creche Escola Monteiro Lobato, o banheiro é um dos destaques. Lívia buscou nas faixas verticais com revestimentos coloridos da marca Decortiles e no amadeirado do piso da marca Eliane, uma atmosfera estimulante e convidativa

Projeto de Saulo Moreira em parceria com a Portobello Shop apresentar um refúgio urbano contemporâneo
PORTOBELLO SHOP
Em meio à crescente valorização de espaços ao ar livre nas residências, esta área externa alia bem-estar, estética e funcionalidade em poucos metros quadrados. O projeto revela uma linguagem contemporânea que abraça o conforto com uma elegância discreta.
À primeira vista, destacam-se os revestimentos da parede de fundo, o Vírgula Azul Escuro e o Vírgula Azul Celeste: uma composição geométrica com a paginação de forma aleatória para trazer, além da cor, movimento. O padrão gráfico dos azulejos contrasta com o verde vibrante da vegetação tropical.

A jardineira delimita o paisagismo, servindo de transição entre a natureza e os elementos construídos. Abaixo dela, um painel ripado branco em alumínio camufla estruturas técnicas com leveza, além de reforçar a ventilação do espaço.
A chaise e o spa foram revestidos com o porcelanato amadeirado Araucária, adicionando calor visual e conectando o projeto à paleta natural. Outro ponto de cor aparece no estofado verde que, em junção com o azul do revestimento, quebra a monotonia visual.
Este é um espaço que não apenas serve, mas acolhe — um verdadeiro oásis urbano pensado para desacelerar, reconectar e inspirar.

Av. Ásia - S/nº - Quadra C - Lote 9 - Alphaville Rio das Ostras/RJ - Tel. : 22 2219 6474 @portobelloshopmacae
O arquiteto Saulo Moreira contou com a grande variedade de materiais da Portobello Shop na hora de escolher os revestimentos do seu projeto
Por: Saulo Moreira / Fotos: Alle Tavares
Um espaço de lazer que oferece bem-estar, estética e funcionalidade aos moradores, em poucos metros quadrados, com uma elegância discreta

A arquiteta Camila Jardim apresenta esse lindo projeto de apartamento com detalhes enriquecedores de iluminação em parceria com a Forte Eletroluz, de Alexandre Gomes
FORTE ELETROLUZ
Por: Gianini Coelho / Fotos: Alle Tavares
O“Apartamento Refúgio”, como carinhosamente foi apelidado pela cliente, localizado na Praia do Pecado, teve a iluminação como protagonista no projeto desenvolvido pela arquiteta Camila Jardim.
A parceria com a Forte Eletroluz foi fundamental para a escolha cuidadosa de cada luminária adequada para seguir os efeitos de iluminação idealizados pela arquiteta. Com decoração natural, com plantas e em tons acolhedores, a luz mais amarelada proporcionou uma atmosfera agradável e relaxante aos ambientes sem comprometer o desenvolvimento das tarefas no dia a dia.
“Por se tratar de um ambiente integrado, que não recebe tanta luz natural pela manhã, tudo foi pensado para o conforto da proprietária, agregado a valor estético, com destaque dos elementos de marcenaria e texturas de revestimentos interessantes, como a pedra em Travertino na parede do hall”, pontua Camila.
Alexandre Gomes, proprietário da Forte Eletroluz, foi o responsável pelo projeto luminotécnico do apartamento e participou diretamente das escolhas de todo o material.
“A Camila me procurou porque ela queria ser muito assertiva nesse projeto, que é um apartamento social de alto padrão. No processo de curadoria das peças, a gente viajou pra fora, pra pegar o que era mais exclusivo no mercado para iluminar os ambientes. A Camila confiou 100% nas minhas indicações”, diz Alexandre, reforçando a importância da relação de confiança entre os profissionais. Alexandre destaca o processo de produção do projeto de iluminação, respeitando o processo da obra. Primeiro, vê toda a parte técnica da casa, como a iluminação de teto, depois, recebe a informação de como será o mobiliário dos ambientes para desenhar junto com o arquiteto onde vai entrar a iluminação dos
Composição de luminárias em harmonia traz uma serie de efeitos interessantes e possibilidades de desfrutar o espaço



planejados, eliminando assim possíveis erros.
“Por ser um apartamento na Praia do Pecado, escolhi todo o material utilizado com proteção contra a maresia, para não oxidar. São produtos de altíssima qualidade, com as melhores marcas que tem hoje no mercado”, finaliza Alexandre.


www.forteeletroluzmacae.com.br
Telefone: 22 22-2141-2387 - WhatsApp: 21 99229-2096 @forte_eletroluz
Av. Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha), 2060 - Riviera Fluminense - Macaé/RJ - Site:
Camila Jardim e Alexandre Gomes, uma parceria de sucesso e confiança, entre a criação da arquiteta e a parte técnica feita pela Forte Eletroluz
Hall com iluminação indireta destacando as texturas e os quadros
Iluminação com fita de skyline, tranzendo aconchego ao canto relax
A iluminação direta em perfil de led marca a área de uso na ilha para cozinhar. A iluminação indireta nas prateleiras destaca a decoração e traz efeito difuso de aconchego ao ambiente

Arquiteta com mais de 20 anos de atuação, monta seu escritório nos Cavaleiros para atender melhor seus clientes nessa nova fase da carreira
ALESSANDRA AGUIAR
Por: Gianini Coelho / Fotos: Alle Tavares
Aarquiteta Alessandra Aguiar, com experiência de mais de 20 anos se dedicando à vida pública e privada, está iniciando uma nova fase da sua carreira profissional para atender melhor seus clientes do mercado privado, da arquitetura e construção.
Para isso, Alessandra investiu em um novo escritório nos Cavaleiros, com uma estética moderna e aconchegante para receber seus clientes da melhor forma possível.
“Na vida pública, já fiz alguns trabalhos interessantes na cidade, como o Mercado de Peixe e o Ponto de Informações Turísticas, mas sempre trabalhei com projetos comerciais, em parceria com construtoras em edifícios residenciais e comerciais, atendendo também clientes em projetos de casas de alto padrão”, diz Alessandra.



Av. Nª Sª da Glória, 2987 - Sala 104 - Cavaleiros -
Tel / WhatsApp: 22 99243-2112 @aleaguiararquitetura
Edifíco Monte Gerizin
Macaé/RJ
O novo espaço foi projetado para receber muto bem os clientes das áreas comercial e residencial atendidos pela arquiteta
A arquiteta Alessandra Aguiar possui mais de 20 anos de atuação no mercado e inaugurou o novo escritório nos Cavaleiros para atender seus clientes com mais conforto e comodidade


Pizzaria comemora a expansão com a Vicolina, proposta subversiva da marca que chega ao Shopping Plaza Macaé neste segundo semestre
VICOLI PIZZERIA
Há cinco anos, a Vicoli se transformou em um fenômeno em Macaé ao apresentar de maneira original os sabores da tradicional pizza napoletana. A vivência do casal
Ana Carolina Szekely e Diego Sanches, que moraram na Itália, deu a eles o conhecimento de como oferecer essa mesma experiência a um pedido de distância.
Agora, a Vicoli se prepara para surpreender mais uma vez o público com a chegada da Vicolina – a versão subversiva da marca. Uma proposta jovial, de consumo rápido no dia a dia, com novas propostas de produtos que prometem conquistar o paladar de quem frequenta o Shopping Plaza Macaé.
“A Vicolina chega para consagrar a proposta que implementamos em Macaé, de fazer a pizza napoletana como ela sempre foi feita na Itália, desde a escolha dos insumos até a sequência de todas as etapas do processo, para que o cliente desfrute de uma experiência genuína das ruas de Nápoles. Com essa nova proposta, no shopping, o público poderá contar com novas experiências e outros preparos que também seguem os princípios da culinária italiana”, destaca Carolina, informando que a previsão de abertura da loja é para a partir de agosto.
Em viagem recente à Itália, o casal esteve na Associazione Verace Pizza Napoletana, associação que certifica processos, equipamentos e estabelecimentos ao redor do mundo. Para a Vicoli, falta este último reconhecimento que está em andamento. “No Brasil, são cerca de 30 pizzarias que possuem essa certificação. Nossa ida também teve esse propósito, de alinharmos as informações e toda a documentação que precisa ser encaminhada para a finalização de mais essa etapa”, explica Diego.
Com os ares renovados da atmosfera italiana, com passagens por Gênova, Nápoles e Roma, o casal comemora a jornada em



A Vicoli está sempre em busca dos melhores sabores e referências do mundo da pizza para trazer as melhores novidades para Macaé
crescimento da Vicoli. “Estamos muito felizes e somos imensamente gratos a Deus por todos os direcionamentos e a todos os nossos parceiros que caminham juntos desde o início. A Vicoli está em constante movimento e temos certeza de que o público irá aproveitar muito cada novidade que ainda está por vir”, conclui Carol.
Por: Juliana Carvalho / Fotos: Arquivo
O chef Franco Pepe, melhor pizzaiolo do mundo, com várias premiações individuais, recebeu os empresários macaenses
Carol e Diego em recente viagem à Itália, com o presidente e o diretor geral da Associação da Vera Pizza Napoletana
Carol e Diego fizeram um curso de aperfeiçoamento na Associazione Verace Pizza Napoletana


Farmácia AguaViva se torna aliada no cuidado individualizado da mulher 40+, com fórmulas sob medida e foco na saúde integral
AGUAVIVA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
MANIPULADOS AJUDAM NA SAÚDE DA MULHER APÓS OS 40
Após os 40 anos, o corpo da mulher passa por diversas transformações hormonais e metabólicas que afetam diretamente sua qualidade de vida. Para muitas, essa fase marca o início do climatério – período de transição rumo à menopausa –, que pode vir acompanhado de queda da libido, dificuldade de emagrecer, perda de massa muscular, alterações no sono e no humor, entre outros sintomas. Cuidar da saúde de forma integral se torna essencial, e é neste ponto que a Farmácia AguaViva tem se destacado, pelo investimento em ativos e equipamentos que tornam os produtos de qualidade incomparável. Comandada por Maria Amélia Noriega, a AguaViva oferece soluções farmacêuticas personalizadas, que vão além da simples reposição de substâncias. Hormônios bioidênticos, que reproduzem com precisão a estrutura dos hormônios naturais do corpo, além de fitoterápicos e nutracêuticos com ação antioxidante, anti-inflamatória e metabólica, que ajudam na regulação do peso, na melhora da disposição e na prevenção de doenças comuns nessa etapa da vida. “A missão é contribuir para que a mulher 40+ viva com mais qualidade, energia e segurança, abraçando essa nova fase com plenitude”, resume Maria Amélia. Segundo a ginecologista e mastologista Dra. Karina Schueler, muitas mulheres nessa faixa etária já apresentam carências hormonais e nutricionais sem perceber. “Com exames e diagnóstico precoce, é possível atuar preventivamente e promover mais equilíbrio e disposição. A manipulação farmacêutica é uma grande aliada nesse processo, permitindo criar fórmulas personalizadas, tanto hormonais quanto nutricionais, de acordo com as necessidades de cada mulher”, explica Dra. Karina.


A também ginecologista Dra. Cleide Daflon reforça que os sintomas vão muito além dos calores típicos da menopausa e podem afetar, inclusive, relacionamentos. “Suas relações se tornam ainda mais conflituosas e cheias de cobranças por ações que nem mesmo elas entendem.”
Segundo ela, a terapia de reposição hormonal é um dos pilares desse cuidado e deve ser iniciada e mantida com acompanhamento regular. “Através de produtos manipulados, pode-se manejar concentrações e combinações direcionadas para cada necessidade, com excelentes resultados”, destaca a médica.

Centro - Rua Dr. Júlio Olivier, 32 Cavaleiros - Rua Franklin Delano Roosevelt, 76 Site: www.farmaciaaguaviva.com.br Tel: 22 2762-6481 @farmacia_aguaviva
Por: Bárbara Storck / Fotos: Alle Tavares
A Farmácia AguaViva cumpre o papel de parceira na jornada de mulheres que desejam viver essa nova fase com mais autonomia, beleza e saúde
Dra. Karina Schueler diz que a manipulação farmacêutica é uma grande aliada nesse processo, permitindo criar fórmulas personalizadas
Dra. Cleide Daflon destaca que através de produtos manipulados pode-se manejar concentrações e combinações direcionadas para cada necessidade
Ana Amado
PESSOAS & NEGÓCIOS

ALIANÇA - 25 ANOS E MILHAS E MILHAS DE SOLUÇÕES
Empresa inicia comemoração de data emblemática expandindo suas bases e serviços. Além de Macaé, está no Espírito Santo e na Flórida, nos Estados Unidos
Regina Augusto compartilha sua trajetória empreendedora
Expansão das fronteiras abre novas possibilidades de mercado
Empresa valoriza e qualifica seus colaboradores como parceiros
A fachada da base Macaé, que passou por uma expansão para atender ainda melhor os clientes da Aliança Soluções

Empresa inicia celebrações pela trajetória de 25 anos suprindo o mercado offshore e onshore com comprometimento e eficiência
ALIANÇA SOLUÇÕES
Ahistória da Aliança Soluções é a prova de que a determinação, quando aliada ao cuidado com as pessoas e a busca constante por crescimento, transforma ideias em grandes realizações. Presente em Macaé, no Espírito Santo e na Flórida, nos Estados Unidos, a empresa nasceu da “inquietação” de Regina Augusto, uma mulher que há 25 anos ousou em querer mais e ir em busca da construção de seu próprio sonho!


Por: Juliana Carvalho / Fotos: BemBossa Estúdio Criativo
Regina Augusto, no púlpito, com o marido Claudinez, a filha Clarisse e o genro Sérgio Nogueira. A Aliança Soluções é uma empresa consolidada há 25 anos no mercado offhore e onshore
Wagner Martins é diretor de operações da Biosolvit, empresa especializada em materiais para absorção e contenção de óleo e parceira da Aliança

O Início
Foi na garagem de casa que tudo começou. Após 11 anos dedicada exclusivamente à maternidade, Regina Augusto decidiu retomar sua vida profissional.
“Comecei como sócia de uma empresa que fornecia materiais offshore. Depois, sai da sociedade e iniciei a Aliança, produzindo uniformes e macacões para empresas offshore. Continuei atuando fazendo a ponte entre as demandas das empresas e os fornecedores, entrando assim na área de suprimentos.
A escolha pelo nome “Aliança” já antecipava sua filosofia de trabalho: união, força coletiva e parcerias sólidas. Ao relembrar sua trajetória, Regina destaca que o sucesso começou a ser construído com muito foco e dedicação.
“Você tem que estar presente em todos os momentos da empresa. Seja no setor de vendas, logística ou até mesmo com o departamento de transporte. Não dá pra comandar de longe. É preciso estar junto, mostrar força e coragem”, afirma a empresária.
A expansão nunca foi por vaidade ou status. Crescemos com cautela, mantendo a essência e o padrão de qualidade em cada nova unidade. Inclusive, seguimos o mesmo mobiliário e metodologia em todas elas
Regina Augusto CEO da Aliança Soluções
Uma empresa com alma feminina
A marca registrada da Aliança Soluções é a gestão afetiva e participativa, guiada por uma liderança sensível, sem deixar de ser firme. Regina desenvolveu, ao longo dos anos, uma forma de conduzir os negócios que equilibra eficiência com humanidade.
Os colaboradores são vistos como parte essencial do processo que, diariamente, atende o mercado com os seus mais de 41 mil produtos em estoque voltados ao abastecimento da indústria on e offshore, segurança do trabalho e limpeza industrial.
“Eu tenho uma equipe espetacular. Eles embarcam nas minhas ideias, me surpreendem com soluções e dividem comigo o brilho de cada conquista. A empresa é um organismo vivo”, diz Regina, com orgulho.
Essa relação de confiança se reflete em ações do dia a dia, como o “Café com Prosa”, momento descontraído entre os colaboradores que fortalece o ambiente de trabalho e incentiva a troca de experiências. O encontro, realizado uma vez por mês com café da manhã, é uma das muitas ações que a empresa organiza

A nova base em Macaé foi inaugurada com a participação de colaboradores, parceiros e convidados em um evento no início de julho

Eu tenho uma equipe espetacular. Eles embarcam nas minhas ideias, me surpreendem com soluções e dividem comigo o brilho de cada conquista. A empresa é um organismo vivo
Regina
Augusto
CEO da Aliança Soluções
em prol da valorização e integração profissional dos funcionários.
“Tenho funcionário com 21 anos de casa. Cuido deles como filhos. E cada sorriso, cada ideia nova que eles trazem, me motiva ainda mais”, conta Regina.
Da garagem para o mundo Hoje, aos 60 anos, Regina Augusto lidera uma empresa que está presente estrategicamente em Macaé (RJ), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e na Flórida, nos Estados Unidos.
“A expansão nunca foi por vaidade ou status.

Rogério Brandão é sócio e diretor operacional e comercial da Multilimp, um dos fornecedores exclusivos da Aliança, com 25 anos de parceria
Crescemos com cautela, mantendo a essência e o padrão de qualidade em cada nova unidade. Inclusive, seguimos o mesmo mobiliário e metodologia em todas elas”, explica Regina. Apesar da consolidação, a inquietude empreendedora continua. Com o mercado aquecido, a expectativa é de crescimento de 50% em até dois anos. A presença da marca em outros estados e até fora do país já desperta olhares interessados. Segundo Regina, convites para ampliar as operações são frequentes, mas todas as possibilidades são avaliadas com responsabilidade e pés no chão.
O evento da inauguração da nova base Macaé contou com a presença de toda a equipe da Aliança Soluções. Para Regina, eles são muito mais que colaboradores, são parceiros de trabalho
Alle Tavares
Parcerias sólidas reforçam credibilidade
A confiança no trabalho de Regina, que conta com a parceria da família – o marido e sócio Claudinez, a filha Clarisse e o genro Sérgio Nogueira integram a equipe de profissionais da Aliança – começou logo no início da Aliança, em que mesmo na garagem de casa surgiram parcerias que perduram até hoje, como a estabelecida com a Multilimp, referência nacional no segmento de produtos para limpeza e atuação forte nas áreas de offshore e mineração.
“Conheci a Regina e o Claudinez por indicação do meu tio que, na época, era nosso distribuidor em Macaé e decidiu encerrar as atividades para trabalhar embarcado. Ele me falou com muito entusiasmo sobre esse casal sério e comprometido, que estava montando uma empresa, ainda na garagem de casa. Resolvi visitar, e me lembro como se fosse hoje: encontrei a Regina com a mesmíssima garra e dedicação que mantém até hoje. Ali começamos uma parceria que já dura 25 anos”, lembra Rogério Brandão, sócio e diretor operacional e comercial da Multilimp, um dos fornecedores exclusivos da Aliança.
“Mesmo com muitas propostas de outros distribuidores, nunca pensamos em mudar, porque o que temos é confiança mútua, compromisso com o combinado e uma atuação de excelência. A Aliança sempre trabalhou com produtos de primeira linha, agregando soluções completas para o cliente, o que fideliza o mercado. É um modelo que funciona e, acima de tudo, é feito com integridade”, enfatiza Rogério.
A relação baseada na confiança mútua também é destacada por Wagner Martins, diretor de operações da Biosolvit, empresa especializada em materiais para absorção e contenção de óleo.
“Construímos uma relação muito sólida e prazerosa com a Aliança. Mais do que uma relação comercial, nos tornamos amigos. Temos valores parecidos, o que torna tudo mais fácil. A Aliança não é apenas um distribuidor, é um parceiro de todas as horas, alguém com quem podemos contar. Quando o negócio anda junto da amizade, a união se fortalece e os dois lados crescem. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. É muito bom ver um parceiro celebrar 25 anos e crescendo da forma como ele vêm crescendo”, relata.
Uma história que inspira
A trajetória de Regina Augusto é símbolo de força, resiliência e visão. Uma mulher que, mesmo diante de um ambiente hostil, majoritariamente masculino, encontrou seu espaço e hoje é referência no segmento. Para ela, a Aliança é mais que uma empresa: é um projeto de vida, que exige dedicação diária.
“É onde eu penso, tiro inspiração. Mesmo quando não estou aqui, quando estou viajando, por exemplo, tudo me conecta à empresa. Eu vivo Aliança. Respiro Aliança. Amo a Aliança”, enfatiza.


Parcerias com SLB e GT Química reforçam o compromisso da instituição em formar profissionais técnicos prontos para os desafios da indústria de óleo e gás
COLÉGIO CASTELO
EDUCAÇÃO TÉCNICA QUE ABRE PORTAS
Omercado de óleo e gás, especialmente na Bacia de Campos, segue gerando oportunidades para quem está preparado. É nesse contexto que o Colégio Castelo se destaca, oferecendo uma formação técnica alinhada às demandas do setor e criando caminhos reais para a inserção dos estudantes no mundo do trabalho. Empresas que atuam no setor seguem com impacto significativo na região com relação às oportunidades, com demanda de profissionais qualificados, em especial técnicos.
Uma das empresas que aposta nessa conexão é a SLB, gigante do setor que possui a maior base operacional na cidade de Macaé. A gerente de recrutamento e relacionamento com universidades, Ana Ligia Trannin, conta que o estágio é uma porta estratégica, que permite à empresa conhecer o potencial de cada jovem, oferecendo a ele a chance de mostrar talento e desenvolver autonomia profissional. “Quando o estudante inicia sua carreira como estagiário conosco, ele entende como funciona nossa rotina operacional e administrativa, isso torna mais fácil identificar quem tem potencial para crescer com a gente. Buscamos por pessoas que contribuam com a organização, com habilidades técnicas e interpessoais”, explica.
Essa foi exatamente a experiência de Kauan Barbosa Ribeiro da Silva, de 19 anos, estudante do curso de Mecatrônica, atuante na SLB desde maio. Antes de entrar no Curso Técnico do Castelo, Kauan trabalhava como auxiliar de mecânico. “Sempre me falavam para fazer um curso técnico. Quando terminei o ensino médio, segui esse conselho e fui atrás”, conta.
A escolha pela Mecatrônica veio por influência de um familiar, também formado no Castelo. O que Kauan encontrou foi um curso focado na prática — exatamente o que ele precisava. “Isso fez total diferença. Não tinha experiência com eletrônica, mas estou aprendendo e já estou aplicando na empresa”, explica o estudante, que já tem planos para o futuro. “Quero crescer lá dentro. É uma empresa global, com oportunidades até fora do país. Quero embarcar e me desenvolver como profissional”, pontua Kauan.
Tradição: de aluno a empregador E quando a história de quem já foi aluno se cruza com a de quem hoje contrata, o reconhecimento se torna ainda mais significativo. É o caso de Marcus Guilherme Filho, hoje gestor de contratos da GT Química e ex-aluno do Colégio Castelo. A empresa que ele atua é referência em análises laboratoriais e suporte técnico para plataformas. “Senti na pele a carência de profissionais que o mercado enfrenta atualmente. Os estudantes técnicos chegam na companhia com um nível de formação que se encaixa direto em nossas rotinas. Isso diz muito sobre o preparo que eles recebem”, pontua.
Atualmente, três estagiários oriundos do Castelo atuam na GT Química, um deles, Lucas Henriques dos Santos, já efetivado, conta que viu no curso técnico do Castelo a chance concreta de romper o ciclo de exigência do mercado de trabalho. “Eu me matriculei com a intenção de estagiar e, logo no início, tive meu currículo encaminhado. Poucas semanas depois comecei o estágio e está sendo uma experiência excelente”, relata.
Por: Alysson Nogueira / Foto: Paolla Itagiba
Todos os cursos técnicos do Castelo possuem mais de 70% da grade curricular voltada à prática em laboratórios ultramodernos


Ao concluir a graduação em Engenharia, Lucas apostou no curso técnico como via de acesso ao setor industrial. “As empresas focam na experiência e, por isso, decidi investir. Foi a chance de que precisava”, pontua. Qualidade: o que as empresas realmente buscam Além do currículo técnico, para garantir uma vaga é necessário estar atento às chamadas soft skills — habilidades interpessoais e comportamentais. E isso é ainda mais verdadeiro em empresas que atuam globalmente. “As competências técnicas são importantes, claro, mas o fator humano pesa muito”, afirma Marcus.
Ana Ligia destaca o mesmo ponto. “Em ambientes de alta complexidade, precisamos de pessoas que saibam se comunicar, colaborar e assumir responsabilidades. Quando encontramos isso em um estagiário, as chances de efetivação aumentam”, pontua a profissional, que chama atenção também para o domínio do inglês, especialmente para os estudantes que visam vagas de trainee. “É uma competência fundamental, não mais um diferencial competitivo para nossas vagas. Os treinamentos de desenvolvimento de carreira da SLB acontecem no exterior e, por isso, o domínio da língua inglesa é essencial”, conta.
A gerente de recrutamento acrescenta a importância de os estudantes desenvolverem também competências comportamentais para a rotina empresarial. “Tanto quanto o segundo idioma, valorizamos também a atitude dos profissionais: pessoas com autonomia e capacidade de resolver problemas”, finaliza Ana Ligia.

A gerente de recrutamento da SLB Ana Ligia Trannin, com o estudante
Kauan Barbosa Ribeiro da Silva, que está estagiando na empresa
O aluno Lucas Henriques dos Santos com o gestor de contratos da GT Química Marcus Guilherme Filho Lucas começou como estagiário e hoje está efetivado na empresa

Treinos individualizados são tendência fitness e de bem-estar. O studio é um espaço que oferece atenção 100% do tempo para resultados mais eficientes dos alunos
CAZÉ FERNANDES PERSONAL STUDIO
MOTIVAÇÃO SOB MEDIDA
PARA O CORPO E A MENTE
Seja para qual objetivo for – perda de peso, ganho de massa muscular ou uma vida mais saudável – encarar uma academia cheia, com supervisão coletiva, acaba sendo um empecilho para a prática de atividades físicas. Por isso, o treinamento adaptado às necessidades individuais em espaços com proximidade entre alunos e instrutores se tornou tendência. E o Cazé Fernandes Personal Studio alia personalização de treinamento e motivação para quem quer resultados eficazes.
“Levamos em consideração o objetivo e a avaliação da individualidade biológica do aluno. Apresentamos os benefícios dos treinos em cada frequência e intensidade, realizando um trabalho gradativo que, lógico, se for cumprido corretamente, vai trazer resultados sem que ele se lesione ou tenha qualquer outro problema” explica o educador físico Cazé Fernandes.
A história de Carlos Mario Ribeiro Lucas, de 59 anos, é prova de que a dedicação faz a diferença. Aluno do studio há 10 anos, em 2022, o comerciante precisou restaurar o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, e ser uma pessoa ativa foi fundamental.
“Após um pico de pressão, exames detectaram artérias obstruídas e coloquei cinco stents. Seis meses depois, precisei de mais dois. Se não fossem os exercícios, eu teria que fazer uma cirurgia de ponte de safena, pois poderia infartar a qualquer momento. Faço uso de medicamentos, tenho acompanhamento médico regular e melhorei a alimentação, mas do praticar atividade física é um santo remédio para levar uma vida normal”, declara Carlos Mario.
De acordo com Cazé, o treinamento personalizado, mais que um conceito prime, é seguro e efetivo por ajustar as variáveis para o desempenho com saúde.
“Nem todo mundo gosta, mas todos precisam fazer atividade física. Então, o nosso studio é um local em que o aluno se sente bem, desenvolve o hábito de treinar com qualidade e fica por muitos anos. Esse é o nosso diferencial”, finaliza Cazé.

Rua Professora
Anna Benedicta, 787
Bairro da Glória - Macaé/RJ Tel / WhatsApp: 22 99810-2126 @cazefernandespersonal
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Alle Tavares
O personal trainer Cazé Fernandes (à direita) com Carlos Mario no
Personal Studio. Ele é aluno de Cazé há 10 anos e mantém uma rotina de treinos individualizados para melhorar sua condição de saúde

Clínica democratiza o acesso aos procedimentos estéticos e torna o sonho da beleza possível a mais pessoas
ESPAÇO FACIAL MACAÉ
Por: Leila Pinho / Foto: Alle Tavares
Cuidar da autoestima e investir em si mesmo não precisa mais ser um sonho distante. Inaugurado em Macaé este ano, sob o comando do casal Cristiane Costa e Felipe Leclerc, o Espaço Facial chega com a missão de democratizar o acesso a procedimentos estéticos faciais e corporais, combinando qualidade, os melhores produtos e preços acessíveis.
O segredo dos preços atrativos está na força da franquia. O Espaço Facial, de Macaé, é uma das 40 unidades espalhadas pelo Brasil. A franquia compra produtos dos melhores fornecedores, como Galderma e Rennova, em grande volume, garantindo um custo reduzido que é repassado para o cliente. O Clube do Botox, por exemplo, tem o valor de R$ 1.699 e dá direito a 3 aplicações de Botox por ano. “A beleza tem que ser acessível a todos, e essa é a nossa proposta”, ressalta Cristiane.
A clínica oferece atendimento humanizado e individualizado, criando um plano de tratamento exclusivo para cada paciente. Uma equipe de biomédicos capacitada é que realiza os atendimentos. Entre os serviços oferecidos, estão: Botox, preenchimento, bioestimuladores de colágeno, peelings, laser Lavieen, ultraformer, microagulhamento, estética regenerativa com PDRN e Exossomos e tratamentos para gordura localizada.
A gerente de contratos Denise de Oliveira Neris Sousa, de 45 anos, fez peeling e Botox e se surpreendeu. “O serviço que realizei superou minhas expectativas, com resultados visíveis e um cuidado incrível em cada etapa. Recomendo”, fala.
A mesma satisfação é compartilhada pela bancária Raissa Nery, de 28 anos. “O resultado foi melhor do que eu esperava e


a clínica se colocou à disposição após o procedimento para qualquer dúvida que surgisse, o que para mim demonstrou um grande compromisso com o meu bem-estar”, conta.
Para completar, a clínica oferece parcelamento em até 10 vezes, reforçando seu propósito de tornar a beleza uma realidade para todos.

O casal Cristiane Costa e Felipe Leclerc está à frente da franquia do Espaço Facial Macaé, que foi inaugurado nos Cavaleiros no início do ano
Rua Joaquim da Silva Murteira, 160 - Cavaleiros - Macaé/RJ WhatsApp: 22 99728-3871 @espacofacialmacae
Denise de Oliveira fez peeling e Botox e ficou muito satisfeita com os resultados dos procedimentos no Espaço Facial
Raissa Nery aprovou os resultados dos procedimentos feitos na clínica e destaca o cuidado de toda a equipe do Espaço Facial com o seu bem-estar

Clínica odontológica celebra data especial com olhar na inovação e no atendimento personalizado e acolhedor
SORRIE 20 ANOS
Écom brilho nos olhos que o dentista Anderson Siqueira relembra a trajetória iniciada na inspiração do seu pai, o também dentista Evaldo Siqueira. Assim, nascia uma história que completa duas décadas: a Sorrié, clínica odontológica que transformou não só sorrisos, mas também a forma de cuidar das pessoas em Macaé. A inovação tão presente no dia a dia da unidade já era demonstrada desde a sua criação, com a escolha do local num período em que pouco se via comércio nos Cavaleiros.
“Na época, o meu objetivo era trabalhar de frente para o mar e estar perto de casa. Os Cavaleiros ainda não era um bairro comercial e muitas pessoas me criticaram, achando que ia ser difícil as pessoas terem acesso aqui pela distância, essas coisas”, relembra Anderson ao falar do espaço localizado estrategicamente em uma área que se tornou foco de estabelecimentos ligados à saúde e bem-estar, além da outra unidade Sorrié, em Campos dos Goytacazes.
Especialista em implantes e periodontia, enxerto ósseo, cirurgias gengivais, além de facetas e lentes de contato, Dr. Anderson também conta com a atuação de uma equipe especializada e equipamentos de alta performance tecnológica contribuindo para diagnósticos precisos e tratamentos eficientes.
“Na Sorrié temos essa premissa de enxergar o paciente de maneira global, buscando entender a origem do problema que, em alguns casos, pode estar associado a outras questões de saúde. Nosso diferencial também é a nossa equipe. Um grupo sólido, com
As instalações da Sorrié são modernas e confortáveis para receber bem os pacientes

Dr. Anderson Siqueira abriu a Sorrié em Macaé há 20 anos. Ele é especialista em implantes, periodontia, enxerto ósseo, cirurgia gengival, além de facetas e lentes de contato

Por: Juliana Carvalho / Fotos: Alle Tavares
A fachada da Sorrié, que fica na Praia dos Cavaleiros, foi atualizada para ser alinhada à nova identidade visual da marca


algumas pessoas que estão conosco há mais de 15 anos, fortalecendo aquilo que mais valorizamos aqui: as relações. Seja internamente, entre os profissionais, assim como no trato no dia a dia com pacientes. Tudo isso, é claro, atrelado à melhoria contínua também da nossa infraestrutura, com espaços modernos e aconchegantes e os investimentos constantes em tecnologia e inovação”, ressalta ao falar dos scanners e raio x digital, e procedimentos como o implante suíço, de porcelana, harmonização facial e alinhadores Invisalign.
Vinte anos reconstruindo sorrisos
Marinez Aparecida Munarini é paciente Sorrié desde a inauguração e fala com gratidão do vínculo criado com a clínica. “Sofria com o complexo com meus dentes e sempre tinha o sorriso contido. Brinco que depois da Sorrié passei de ‘sorrisinho’ a ‘sorrisão’. Não foi só o tratamento em si, mas também uma questão emocional de me sentir mais solta e segura para sorrir”, revela ela, que passou pelo procedimento de implante total.
Confiança também foi algo determinante para Washington Luiz da Conceição. Paciente da Sorrié há quatro anos, ele fala do processo de cuidados com as questões que o levaram a realizar duas cirurgias,
incluindo enxerto ósseo e de gengiva. “Tive muito problema com a saúde bucal, perda óssea e, por isso, meus procedimentos foram bem complexos. E, aqui na Sorrié, eu vi coisas que eu nunca tinha visto em outro lugar. O material, equipamentos, tudo de primeira linha. E isso é desde a recepção, o atendimento, a atenção, você sente que eles fazem tudo com muito gosto. O Anderson além de excelente profissional é uma pessoa do bem”, ressalta.
Harmonização e novidades na estética
A Sorrié também é referência em harmonização facial, com uma abordagem personalizada, focada na beleza natural de cada paciente. Aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico (reestruturação óssea Fullface) e bioestimuladores de colágeno estão entre os procedimentos oferecidos.
“Atuar na estética também passa por entender que isso afeta a autoestima, a confiança, a segurança emocional e tantos outros fatores que interferem no dia a dia de uma pessoa. Por isso, a Sorrié se dedica a muito mais que beleza, a oferecer qualidade de vida e bem-estar. E é com este cuidado que celebramos essa nossa trajetória de 20 anos”, conclui Anderson.

Washington da Conceição é paciente do Dr. Anderson há 4 anos, tendo realizado duas cirurgias de enxerto ósseo e de gengiva
Marinez Munarini é paciente da Sorrié desde a inauguração. Ela tinha complexo com os dentes. Depois dos procedimentos, é só “sorrisão”



Tecnologia e Diabetes. Dispositivos inteligentes e aplicativos ajudam pacientes a monitorar a glicemia com mais precisão, conforto e liberdade


Dra. LIZA NEGREIROS E Dra. CLARISSA OSÓRIO
Por: Bárbara Stock / Fotos: Alle Tavares
Conviver com o diabetes exige disciplina e cuidado diário. Felizmente, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada nesse processo. Entre os avanços mais significativos estão os sensores de glicemia e os aplicativos para contagem de carboidratos, que garantem mais autonomia e segurança.
Segundo a endocrinologista Dra. Liza Negreiros, os sensores monitoram a glicose em tempo real por meio de um pequeno dispositivo colado à pele. “Eles ajudam o paciente a entender como a glicose varia ao longo do dia, sem precisar de picadas no dedo. Os dados são armazenados e compartilhados com os médicos, otimizando o tratamento”, explica.
O engenheiro Mauro de Souza, diagnosticado com diabetes há 10 anos, começou a usar o sensor recentemente: “Facilitou muito meu dia a dia. A qualquer momento, vejo minha glicemia no aplicativo, sem precisar parar para medir. Ganho tempo, praticidade e fico mais tranquilo”, destaca o paciente.
Outra ferramenta importante são os aplicativos para contagem de carboidratos, indicados principalmente para pacientes
com diabetes tipo 1. A endocrinologista pediátrica Dra. Clarissa Osório explica: “Com o App, o paciente informa a glicemia e o alimento consumido. O sistema calcula a dose ideal de insulina. Isso garante maior precisão e liberdade alimentar”, diz a médica. Andreza Rodrigues, mãe da pequena Elena, de 3 anos, que tem DM1, confirma: “Com o App, minha filha tem mais liberdade para comer. Antes seguíamos uma tabela rígida. Hoje, posso adaptar as refeições com segurança, o que reduz o estresse e traz alívio na rotina”, pontua a mãe.
Essas soluções tecnológicas transformam a experiência de quem convive com o diabetes. Com mais dados, precisão e suporte, pacientes e famílias enfrentam o desafio com mais confiança e qualidade de vida.

Edifício Petro Office
Av. Elias Agostinho, 340 - Sala 415 - Macaé/RJ Tel.: 22 3311-6583 / 22 99952-9095
Dra. Liza Negreiros com o paciente Mauro de Souza, que começou a usar o sensor recentemente e destaca as vantagens para acompanhar seus níveis de glicose pelo aplicativo no seu dia a dia
Dra. Clarissa Osório aplicando o sensor na pequena Elena, de 3 anos, que tem DM1, filha de Andreza Rodrigues. Processo simples e prático para as crianças
O sistema integrado do sensor com o aplicativo mostra o valor da glicose em tempo real e a seta de tendência, que ajuda o paciente a visualizar se a glicose irá subir ou abaixar nos próximos minutos
Arquivo

Na OHM, o paciente encontra uma sala de curativos especializada e a oxigenoterapia, que acelera a cicatrização e reduz o risco de infecção
OHM OXIGÊNIO HIPERBÁRICO DE MACAÉ
CÂMARA HIPERBÁRICA É UMA

de novos vasos), que é fundamental para a cura das queimaduras. Todos esses benefícios são possíveis, pois o paciente respira oxigênio puro, em uma pressão elevada, o que acelera o processo de cicatrização, minimizando a dor e o desconforto”, explica.
O cirurgião destaca que a utilização da câmara faz parte do tratamento que também pode incluir: limpeza e desbridamento, curativos especiais, medicamentos orais, terapia de suporte (manutenção da hidratação e/ou nutrição parenteral), fisioterapia e terapia ocupacional.
ALIADA NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS
OPor: Tathiana Campolina / Foto: Alle Tavares
ex-zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol, Lúcio, divulgou recentemente que recorreu à câmara hiperbárica para tratar uma queimadura grave, que atingiu 18% do seu corpo, após um acidente doméstico. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Isttayner Magalhães, o tratamento de queimaduras é complexo e deve ser adaptado conforme a gravidade e a extensão das lesões.
As queimaduras de primeiro grau afetam apenas a epiderme, camada mais externa da pele, e não têm indicação para a câmara hiperbárica. Já as queimaduras de segundo grau graves e as de terceiro grau, que atingem todas as camadas da pele podendo inclusive envolver tecidos subcutâneos, têm indicações para a oxigenoterapia, principalmente após o desbridamento cirúrgico. Dr. Isttayner lista os benefícios da câmara hiperbárica nesses casos.
“A oxigenoterapia acelera a cicatrização, reduz o risco de infecção, diminui o edema e estimula a angiogênese (formação
Em Macaé, a clínica OHM é preparada para receber pacientes de queimadura. O médico da unidade, Dr. Thiago Lima, ressalta a estrutura oferecida aos pacientes. “A OHM disponibiliza profissionais especializados em todos os momentos da trajetória do tratamento do paciente. Contamos com sala de curativos para ofertar a troca de coberturas necessárias e elegíveis para cada tipo de ferida, além das câmaras hiperbáricas mono e multiplace”, finaliza.

UNIDADE I
Rua Dr. João Cupertino, 391 - Hospital São João Batista Sl A
Centro - Macaé/RJ
UNIDADE II
Rua Dr. Bueno, 627 - Imbetiba - Macaé/RJ
E-mail: oxigenioterapia@yahoo.com.br @hiperbaricamacae
Tel. 22 2759-9082 / 22 99104-3406 / 22 2142-5557
A OHM Macaé conta com sala de curativos para atender queimandos, além das câmaras hiperbáricas multiplace, na Imbetiba, e mono, no Hospital São João Batista
O cirurgião plástico Dr. Isttayner Magalhães destaca os benefícios da oxigenoterapia no tratamento de queimaduras graves, que atingem todas as camadas da pele

Projeto desenvolvido pela Shop Solar reúne soluções em automação em uma das primeiras casas inteligentes movidas a energia solar do Brasil
A “Casa WEG” da Shop Solar utiliza um sistema híbrido em que painéis solares são integrados a baterias que fazem o armazenamento da energia, com autonomia de até 10h para a linha essencial, como iluminação, geladeira e micro-ondas
CASA WEG SHOP SOLAR
TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL APLICADA NA ROTINA DAS PESSOAS
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Alle Tavares
As casas inteligentes, antes vistas somente em filmes ou animações futuristas da TV, tornaram-se uma realidade. E uma das primeiras construções deste tipo no Brasil fica em Alphaville, em Rio das Ostras. A “Casa WEG” é um verdadeiro laboratório do futuro e une conforto, praticidade e eficiência em uma residência 100% automatizada com as soluções da WEG Solar, WEG Home, WCAM e WEMOB. Instalados por Anilson Araújo, CEO da Shop Solar, integradora WEG no Rio de Janeiro, em sua nova residência, os módulos permitem o controle de iluminação e climatização de ambientes, programação de eletrodomésticos, da piscina e da hidromassagem, além do monitoramento de segurança, entre outros recursos. Tudo controlado remotamente, via aplicativo ou por comando de voz.
“A tecnologia facilita a vida em vários aspectos e na ‘Casa WEG’ fizemos o projeto de automação mais completo possível. Em uma sequência de configurações combinada, podemos acionar ou desligar todas as funcionalidades e ter um consumo de recursos de forma consciente”, explica Anilson.
A “Casa WEG” utiliza um sistema híbrido em que painéis solares são integrados a baterias que fazem o armazenamento da energia, permitindo o uso à noite, em períodos nublados ou em caso de quedas, com uma autonomia de até 10 horas para equipamentos da linha essencial, como iluminação, geladeira e micro-ondas. A residência ainda conta com

Anilson Araújo, CEO da Shop Solar, diz que a “Casa Weg” é um laboratório do futuro, unindo conforto, praticidade e eficiência em uma casa 100% automatizada

A arquiteta Monique Ferraz foi a responsável pelo projeto da “Casa Weg” e está encantada com as possilibilidades da automação residencial para a qualidade de vida das pessoas
estação de recarga de veículos elétricos e, tanto a cisterna quanto a caixa d’água, possuem controle de limite mínimo que aciona automaticamente a operação para enchê-las sem vazamentos.
“A ‘Casa WEG’ é pioneira na cidade por ser totalmente autônoma. Tivemos o trabalho de entender muito bem a rotina dessa família e realizar o projeto de acordo com a tecnologia mais adequada a eles, alinhado, claro, ao design de uma casa moderna”, finaliza Monique Ferraz, arquiteta que assina o projeto.

Impulsionada por setor em crescimento, empresa oferece soluções completas para quem busca alternativas sustentáveis e economia na conta de energia
SHOP SOLAR
AMPLIA PRESENÇA E SE CONSOLIDA ENTRE
AS MELHORES DO MERCADO
Referência de sustentabilidade e redução no valor da conta, a energia solar é a segunda fonte de geração mais utilizada no Brasil, com uma capacidade instalada que supera 40 GW, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar). E a Shop Solar oferece soluções completas para quem pensa em energia de maneira inteligente e busca economizar com responsabilidade.
Destaque no segmento, com mais de três mil projetos no estado do Rio de Janeiro, a Shop Solar possui um hub de soluções sustentáveis para residências, comércios, indústrias, agronegócio e offshore, oferecendo equipamentos para geração de energia solar, sistemas de segurança com IA (Inteligência Artificial), estações para recarga de veículos elétricos e toda a linha WEG Home para automação residencial.
“A parceria com a WEG reforça a cultura da confiabilidade e satisfação no pós-venda. E, pelo segundo ano consecutivo, fomos eleitos integradores destaque, o único do Rio de Janeiro, levando em consideração os índices de toda a cadeia de suprimentos da WEG”, diz o CEO da Shop Solar, Anilson Araújo.
Contando com uma equipe especializada, a Shop Solar está alinhada à crescente participação feminina no setor de renováveis, com mulheres somando mais de 50% do time. Além das sócias Juliana Frossard e Roberta Verly, elas estão representadas na gerência do logcenter, supervisão e outras áreas-chave da empresa.


Sucesso com visão de mercado Apesar dos sete anos de história, a origem da Shop Solar está ligada a uma jornada empreendedora familiar que se inicia em 2001, com a Shop Mega Micro, que tinha como carro-chefe a venda de equipamentos de informática. Com muita resiliência para superar um incêndio na loja em 2014, uma crise econômica a partir de 2015 e o boom das compras pela internet a partir de 2017, a empresa evoluiu e passou a se dedicar exclusivamente à energia solar a partir de 2022.
“A Shop Solar é resultado de uma jornada de empreendedorismo, em que fomos medindo as possibilidades. Colocamos um produto novo à disposição de uma clientela que já era bem atendida na Shop Mega Micro e nos adaptamos a esse negócio para seguir com excelência”, finaliza Anilson.

Tel: 22 99979-9628 - www.shopsolarbrasil.com.br @shopsolarbrasil
Matriz: Rua Teixeira de Gouveia, 1487 - Centro - Macaé/RJ
As sócias Juliana Frossard e Roberta Verly representam as mulheres, que somam mais de 50% do time Shop Solar, como gerência do logcenter, supervisão e outras áreas
As instalações da Shop Solar, na Rua Teixeira de Gouveia, passaram por uma reforma completa, aumentando o conforto e o bem-estar dos colaboradores e clientes
Projeto do Clube de Alphaville Costa do Sol, realizado pela Shop Solar
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Alle Tavares

Solução oferecida pela Shop Solar é alternativa sustentável para reduzir gastos com eletricidade e oportunidade para diversificação de renda

Shop Solar está investindo em grandes áreas em Macaé e região, construindo as “fazendas solares” para a captação da energia solar
SHOP SOLAR
ENERGIA SOLAR POR
ASSINATURA: ECONOMIA
SEM INVESTIMENTO OU OBRAS
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Alle Tavares
Por dispensar a necessidade de instalação dos painéis fotovoltaicos, a energia solar por assinatura cresce a cada ano. Nesse modelo oferecido pela Shop Solar, os clientes se associam e passam a receber créditos de energia de usinas geridas pela empresa, economizando até 20% na conta de luz.
“É uma ótima opção para quem quer economizar, principalmente durante a bandeira vermelha, quando o quilowatt aumenta de preço”, explica Anilson Araújo, CEO da Shop Solar, que oferece o serviço em Macaé e região.
Miron Ferreira, proprietário da rede de farmácias DrogaNews, reduziu custos com a assinatura, sem fazer obras. “Mesmo tendo energia solar instalada, a geração não cobria todo o consumo. A adesão foi imediata, sem investimentos em equipamentos e com gestão das contas. Valeu muito a pena”, diz o empresário.
Rodrigo Arenales, diretor executivo do Grupo Villa Are, explica que a assinatura foi uma solução ágil para complementar a geração de energia em suas lojas. “Complementamos a geração das nossas placas próprias de forma prática, flexível e 100% limpa, sem necessidade de obras”, pontua.
Sol como fonte de renda
Com o Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/22), a Shop Solar passou a captar investidores interessados em ter o próprio empreendimento de usina solar. O retorno chega a até 4% ao mês pelo aluguel junto à Associação SS de Investimentos

Sustentáveis. Criada em 2023, a entidade possui estrutura própria e atende nacionalmente a mais de 1200 contratos nesta modalidade.
“É uma oportunidade para diversificação de renda e o investimento pode ser programado com um consórcio, financiamento ou via BNDES. Atendemos, inclusive, quem não possui o lote para a construção da usina”, esclarece Anilson.
O potencial desse mercado fez Rodrigo Arenales se tornar um investidor. “É uma oportunidade estratégica que combina retorno financeiro seguro, previsibilidade e impacto positivo. Investir em energia limpa é apoiar o desenvolvimento sustentável do país e, ao mesmo tempo, garantir diversificação de receita com uma renda passiva estável”, finaliza Rodrigo.

Matriz: Rua Teixeira de Gouveia, 1487 - Centro - Macaé/RJ Tel: 22 99979-9628 - www.shopsolarbrasil.com.br @shopsolarbrasil
A
Miron Ferreira é proprietário da rede de farmácias Droga News, reduziu seu custo com energia sem necessidade de obras e com agilidade
Rodrigo Arenales do Grupo Villare. Além de ser cliente da energia solar por assinatura, tornou-se investidor no setor por acreditar no potencial do negócio
Érica Marinho
Arquivo

Com mais de 12 anos no mercado, a Equipe Atlética une estrutura moderna, atendimento exclusivo e um ambiente acolhedor, fugindo da superlotação comum em academias “low cost”
EQUIPE ATLÉTICA
TRADIÇÃO, QUALIDADE E AMBIENTE FAMILIAR
Desde 2013, no bairro Cavaleiros, a Equipe Atlética se destaca por oferecer equipamentos importados, ambiente climatizado com manutenção regular e foco na qualidade dos treinos. Segundo Daniel Colonese, que administra o espaço com a esposa Laila Marques, a proposta sempre foi clara: menos volume e mais atenção aos alunos. “A gente investe pesado em limpeza, higienização, tecnologia e qualificação da equipe. Queremos fidelidade, não rotatividade”, destaca.
A academia também foi pioneira na adoção de tecnologias como inteligência artificial na gestão dos treinos, e mantém uma equipe com professores experientes e treinados.
Aluna há mais de cinco anos, a ortodontista Bianca Arêas elogia. “O ambiente é familiar. Malhamos eu, meu marido e nossos filhos. A energia da Laila nas aulas é incrível. Todos são atenciosos e o clima é muito acolhedor”, pontua.
O cardiologista Vladimyr Arêas, marido de Bianca, complementa. “A academia é limpa, os equipamentos estão sempre em ótimo estado e os professores ajudam de verdade. Aqui, a gente se sente em casa”.


Vandré Guimarães, que é administrador de empresas e aluno desde a inauguração, destaca. “Já treinei em outras academias, mas voltei pra EA pelo ambiente, que é diferenciado. O atendimento, os professores e o clima leve e aconchegante do espaço fazem toda a diferença”, frisa o empresário. Com estrutura organizada e foco no bem-estar, a Equipe Atlética prova que qualidade tem valor e faz toda a diferença nos resultados.

Por: Bárbara Storck / Fotos: Alle Tavares
Laila Marques está à frente da Equipe Atlética com o marido Daniel Colonese. Eles priorizam a fidelidade e não a quantidade de alunos
Rua Franklin Delano Roosevelt,
O casal Bianca e Vladimyr Arêas treina na EA com os filhos e pontua o ambiente familiar da academia, além das instalações e do atendimento
O empresário Vandré Guimarães já treinou em outras academias e destaca o ambiente e os professores como diferenciais da EA

Clientes apontam os diferenciais da empresa, com 23 anos de mercado imobiliário, na procura pelo imóvel ideal
AZEVEDO TAVARES IMOBILIÁRIA
Abusca pelo imóvel ideal requer muita paciência, tanto dos corretores como dos clientes. Por isso, a escolha da imobiliária é importante. Com 23 anos de atuação no mercado imobiliário, a Azevedo Tavares, comandada pela experiente corretora Paula Azevedo Tavares, é referência no segmento de imóveis de qualidade em Macaé, atuando com imóveis entre os bairros da Imbetiba até Alphaville Costa do Sol.
E quem viveu essa experiência com a empresa, confirma a qualidade no atendimento. A empresária Alessandra Mazucato passou anos em busca de um apartamento que atendesse a um sonho muito específico: estar de frente para o mar, com espaço, conforto e aquela vista de tirar o fôlego. Após tentativas frustradas em outras imobiliárias, encontrou na Azevedo Tavares não só paciência, mas comprometimento real.
“Eles não desistiram. Mesmo quando eu dizia ‘ainda não é isso’, eles continuavam atentos e cuidadosos. Até o dia em que encontrei o apartamento dos meus sonhos: uma cobertura incrível na Praia Campista, com espaço gourmet, churrasqueira, adega, cervejeira e aquela vista que eu tanto desejava. Me sinto, enfim, em casa e realizada. E sei que, quando eu estiver pronta para um novo projeto, é com eles que vou contar novamente”, conta Alessandra. O sucesso da Azevedo Tavares está no cuidado com cada detalhe, tanto na captação dos melhores imóveis selecionados com rigor, bom gosto e alto padrão de qualidade, quanto no


Abreu é um dos corretores de excelência da Azevedo Tavares, e está sempre pronto a encontrar o imóvel perfeito para os clientes

Luiz Bastos trocou seu apartamento por uma bela casa em Alphaville Costa do Sol, realizando a vontade de oferecer mais espaço para a família
Por: Mariana Müller Fotos: Alle Tavares
A Azevedo Tavares Imobiliária se especializou em diversificação de imóveis para atender o público da cidade
Paula Azevedo Tavares se tornou referência no mercado imobiliário de Macaé, com a credibilidade de mais de 23 anos de experiência e uma equipe qualificada
Marcos
Arquivo
Arquivo
Arquivo

atendimento personalizado, que transforma a busca pela casa perfeita em uma experiência tranquila, segura e, acima de tudo, satisfatória.
A história de realização como a de Alessandra se repete com o aposentado Luiz Bastos, que trocou seu apartamento por uma casa em Alphaville Rio Costa do Sol. Ele estava em busca de mais espaço, qualidade de vida e o desejo de oferecer aos filhos, e até ao cachorro, a liberdade de um quintal, um pedaço de chão para chamar de seu. “Desde o primeiro contato com a imobiliária, ficou claro que eu não estava em busca de uma casa, mas de um projeto de vida. Era um sonho meu e da minha esposa. E eles me apresentaram diversos lares com potenciais variados. Por fim, a casa não só superou as nossas expectativas, como nos proporcionou um novo estilo de vida”, aponta.
O empresário Carlos Guerra também decidiu transformar seu estilo de vida ao escolher sair de um apartamento para uma casa no Bairro da Glória, outro local de grande valorização em Macaé. Para ele, a mudança representa muito mais do que um imóvel maior. “Morar em casa te dá mais liberdade. E é tranquilo, porque estou em um condomínio com toda segurança. O bairro é muito bem localizado e ainda tem várias saídas, o que ajuda muito nas horas de trânsito pesado”, destaca.
Quem escolheu a Azevedo Tavares para comprar seu imóvel destaca que o atendimento de excelência está em todas as etapas, desde a busca pela casa ideal, passando pela negociação, até o suporte completo com os trâmites burocráticos, como assessoria de financiamento, cartório e escritura. “Aqui, nosso compromisso é realizar sonhos. Entendemos que cada cliente tem uma história, um desejo, e nosso papel é tornar isso possível da forma mais segura e transparente possível”, destaca Paula.



A bióloga Caroline Oliveira teve seu primeiro contato com a imobiliária por meio de um dos corretores, que pretendiam vender o imóvel que ela alugava. O que parecia um susto, ocasionando a mudança com a família, se tornou um momento oportuno para a busca da compra do imóvel próprio com a Azevedo Tavares. Após a visitação em diversas casas e apartamentos em bairros e condomínios da cidade, Caroline e o marido Rômulo fecharam negócio com a imobiliária. “Ao tomarmos a decisão pela nossa tão sonhada casa, a Azevedo Tavares ficou responsável por todos os trâmites necessários, conduzindo da melhor forma todo o processo de compra, da escolha do imóvel até a entrega das chaves”, conta Caroline.

Av. Nossa Sra. da Glória, 2051 - Loja 01 - Cavaleiros - Macaé/RJ
Tel/WhatsApp: 22 99786-7388 @imobiliariaazevedotavares
Caroline Oliveira com o marido Rômulo e as filhas na casa nova. Eles compraram o imóvel pela imobiliária, que ficou responsável por todos os trâmites burocráticos do processo até a entrega das chaves
Alessandra Mazucato passou anos em busca do seu apartamento dos sonhos, de frente para o mar, com espaço e conforto, e encontrou na Azevedo Tavares o comprometimento para comprar o imóvel certo
Carlos Guerra decidiu trocar o estilo de vida, mudando de um apartamento para uma casa perfeita no Bairro da Glória, apresentada pela Azevedo Tavares

Com 21 anos de história, a franquia é a n° 1 em implantes dentários no Brasil, presente em todos os estados
ORAL SIN MACAÉ
A sócia-proprietária

TRANSFORMANDO O SORRISO E A VIDA DAS PESSOAS
Por: Renatta Viana / Foto: Alle Tavares
AOral Sin Implantes é a clínica odontológica nº 1 em implantes no país, que reúne os recursos mais avançados da odontologia com experiência profissional, para oferecer procedimentos precisos e eficazes que transformam o sorriso e a vida dos pacientes. São mais de duas décadas de história, um legado de excelência que nasceu com o objetivo de levar saúde de qualidade através dos melhores dentistas para avaliar, diagnosticar e tratar condições e patologias que afetam a saúde bucal.
As sócias-proprietárias Uly Damasceno Souza e Lígia Maria Carvalho explicam que, apesar da clínica ser especializada em implantes dentários, realiza todos os outros tipos de tratamentos como: prótese protocolo, lentes de contato e facetas dentais, alinhadores invisíveis, harmonização facial, que inclui, por exemplo, aplicação de botox para melhora da harmonia da face e tratamento de condições como bruxismo, raio X odontológico e cirurgias. “A Oral Sin é uma clínica completa onde o paciente consegue fazer tudo aqui mesmo, com atendimento humanizado, profissionalismo e condições facilitadas para pagamento”, diz a diretora Uly.
O casal Simone Gomes de Oliveira e Alex Sandro de Oliveira Correa é paciente da Oral Sin e ambos realizaram o tratamento com implantes dentários. Entre os diferenciais, eles destacam a organização da clínica, o atendimento e o compromisso com o paciente. “O atendimento é excelente do início ao fim. O local é de fácil acesso, os aparelhos são

de alta tecnologia e toda a equipe é atenciosa, especialmente o Dr. Felipe Lucas Oliveira, que é o responsável técnico”, completa Alex.
São mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil, presentes em todos os estados. Em Macaé, foi inaugurada há cerca de três anos no bairro Cavaleiros. Um dos grandes diferenciais da Oral Sin é que o paciente de Macaé, por exemplo, pode dar continuidade ao seu tratamento em qualquer outra franquia da clínica, facilidade possível graças ao sistema interligado da rede.

Rua Jorge Reid, 60 - Cavaleiros - Macaé/RJ Tel / WhatsApp: 22 97406-3059 @oralsinmacae
Uly
Damasceno Souza destaca que a Oral Sin é uma clínica completa, oferecendo todos os tratamentos odontológicos aos pacientes
Dr. Felipe Lucas Oliveira, à esquerda, com o casal de pacientes Simone Gomes e Alex Sandro de Oliveira. Eles realizaram implantes dentários na Oral Sin Macaé
Lígia Maria Carvalho é sócia-proprietária da Oral Sin e pontua que um dos grandes diferenciais da marca é que o paciente pode ser atendido em qualquer franquia do país, dando continuidade ao tratamento fora de Macaé

Com estúdio amplo e equipamentos de ponta, a parceria de Bianca Costa e Etcheverry Bragança já rendeu muitos likes

BEMBOSSA ESTÚDIO CRIATIVO
Com um olhar sensível e estratégico, o Estúdio
BemBossa tem conquistado espaço na produção de conteúdo digital em Macaé. Fundado em janeiro deste ano pela dupla Bianca Costa e Etcheverry Bragança, o estúdio aposta em uma proposta inovadora que une estética refinada, conteúdo com propósito, atenção aos formatos que estão em alta e aprofundamentos no segmento do cliente. Entre os clientes, estão profissionais de diferentes áreas como medicina, gastronomia, cultura e comunicação corporativa, que buscam vídeos e fotografias de alto impacto para fortalecer sua presença digital.
Instalado em um amplo estúdio na cidade, o BemBossa investe em equipamentos de ponta e formatos modernos. “Entregamos tudo, da ideia à elaboração da campanha, roteirização, produção audiovisual completa. O foco é oferecer praticidade com qualidade”, explica Bianca Costa.
O nome do estúdio remete ao gênero musical da bossa nova e carrega uma história pessoal da proprietária. Bianca integrou o grupo musical “Bem Bossa Trio”, em Manaus, e resgatou essa memória ao nomear a nova empreitada criativa. “Na época da escolha, estávamos trabalhando com a cantora Kynnie, e ela batizou o nome. Adotamos ‘bembossa’, escrito junto, como um adjetivo, que significa ‘algo que tem gingado”, relembra.

A foto de capa da DiverCidades de maio, produzida pelo BemBossa, foi a mais badalada de todos os tempos. Só elogios para o trabalho do estúdio
A parceria com Etcheverry Bragança trouxe ainda mais potência à proposta. “Nos complementamos nas ideias e na execução. O trabalho em dupla soma em criatividade, entrega e visão estratégica”, destaca Bianca. O resultado dessa união é percebido por quem contrata os serviços. A dermatologista Marlene Sessim, por exemplo, ressalta a sensibilidade e o profissionalismo do time: “O que mais me chamou atenção foi o cuidado com cada detalhe, desde o planejamento até a entrega. Eles conseguem equilibrar inovação e estratégia, reforçando sua presença digital de forma autêntica e impactante”, declara a médica.

Rua Tupinambás, 80 Bairro da Glória - Macaé/RJ WhatsApp: 22 981181181 @bembossa.estudiocriativo
Por: Mariana Müller / Fotos: BemBossa
Mais do que um estúdio, o BemBossa é onde ideias ganham forma, negócios ganham voz e marcas ganham alma. Acima, o produtor cultural Etcheverry Bragança e a head de criação Bianca Costa
Bianca e Etcheverry em ação na gravação da Dra. Marlene Sessim. Ela destaca a sensibilidade e o profissionalismo do estúdio na produção do seu material para as redes sociais

Pioneira em saúde digestiva em Macaé, a Bockus agora se renova com uma abordagem integrativa
Dra. Caroline Siqueira com seu pai Dr. José Carlos Azevedo Siqueira, que fundou a Clínica Bockus em 1976. Hoje, ela está trazendo uma visão mais integrativa no tratamento dos pacientes
CLÍNICA BOCKUS
SAÚDE DIGESTIVA

Por: Leila Pinho / Fotos: Arquivo



AClínica Bockus foi fundada em 1976 e é referência para o tratamento da saúde digestiva na cidade de Macaé. A Dra. Caroline Dias Siqueira Bueno, médica gastroenterologista e atual diretora, conta que a clínica foi fundada pelo seu pai, o médico Dr. José Carlos Azevedo Siqueira, com o apoio da sua mãe, Norma Rubim Gonçalves Dias. Na Bockus, o paciente dispõe de consultas em gastroenterologia e proctologia, e exames: endoscopia e colonoscopia, manometria e phmetria esofágicas, testes respiratórios para intolerâncias alimentares e outros suportes necessários. O corpo clínico é também formado pelos médicos: Dr. Felipe Curvelo Abreu Aguiar, Dr. Rafael Mendonça de Paula, Dr. Luiz Francisco Christiano Gomes Medaglia e Dr. Carlos Antônio Bitencourt Fernandes Jr.
Um olhar integral - cuidado além do sintoma
Dra. Caroline vem trazendo uma visão mais moderna no tratamento dos pacientes utilizando uma abordagem médica integrativa que vê o paciente como um ser integral, considerando seus aspectos físicos, emocionais, sociais, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida. “Meu objetivo é buscar a causa da dor que me é trazida e, muitas vezes, o sistema digestório sinaliza desequilíbrios em outras áreas e pilares de saúde como sono ruim, dieta inadequada, estresse alto e situações emocionais”, explica a médica, que com esse olhar, vê o paciente como único e que deve ser assistido dessa forma. Mais do que tratar o sintoma ou doença, a abordagem da Dra. Caroline visa a prevenção de doenças e o gerenciamento da saúde, para que o paciente tenha vida longa e com autonomia. “Não basta viver mais, é importante viver bem!”, reforça. O resultado desse cuidado minucioso e integral é um tratamento mais efetivo e um forte vínculo de confiança. Os pacientes a descrevem como uma médica acolhedora e segura no que faz, que explica tudo com clareza e os ensina a cuidarem mais de si mesmos.
A oftalmologista Alessandra Faria, de 34 anos, procurou a Dra. Caroline em duas ocasiões diferentes, em 2021 e 2024, por conta de desconforto gástrico. No último tratamento, já com a abordagem de medicina integrativa, Alessandra aprendeu a ver o intestino como um órgão influenciado não só pela alimentação, mas também por outros fatores como sono, estresse, ansiedade e medicações. “A Caroline prescreveu nutracêuticos para melhorar a saúde intestinal, suplementou as vitaminas necessárias, melhorou a qualidade do meu sono e orientou a atividade física como adjuvante para melhora da ansiedade. No primeiro mês de tratamento, os resultados já foram significativos e, atualmente, estou sem sintomas digestivos, além de resultados excelentes em relação à suplementação das vitaminas”, conta.
A administradora Vívian Ribeiro Daumas, de 43 anos, procurou a Dra. Caroline após tratar um câncer colorretal. Ela sofria com dores abdominais e outros sintomas gastrointestinais. “Tenho me sentido cada vez melhor, sem dores abdominais. Aprendi a me alimentar melhor, cuidar mais do meu intestino e consequentemente a ter uma melhor qualidade de vida”, fala.
A dentista Camila Mouzer, de 47 anos, já se tratou com a Dra. Caroline em diversas ocasiões, quando teve gastrite, depois síndrome do intestino irritável, e depois um tumor retro retal. Ela confia tanto na médica que levou também o marido e o filho para se tratarem com ela. “Dra. Caroline é um ser humano incrível, Deus lhe deu o dom de cuidar muito bem dos seus pacientes, muito atenciosa, nos escuta e passa uma calma importante por demais nesse tipo de cuidado”, ressalta.

Rua Augusto de Carvalho, 43 - Imbetiba - Macaé/RJ Tel / WhatsApp: 22 2772-1307 - Site: www.bockus.com.br @clinicabockus
Alessandra Faria já precisou do atendimento da Bockus em dois momentos diferentes, por conta de desconforto gástrico
Vivian Ribeiro procurou a Dra. Caroline após tratar um câncer colorretal e tem se sentido cada vez melhor
Camila Mouzer se tratou na Bockus em diversas ocasiões. Ela se sente muito grata pelo atendimento recebido pela Dra. Caroline e acabou levando o marido e o filho a se tratarem na clínica, também

Em novo endereço, loja oferece mais conforto para seus clientes, com toda linha Apple e novidades em produtos tecnológicos, além de proporcionar uma experiência única de compra
TALON STORE
Por: Renatta Viana / Fotos: Arquivo
ATalon Store se orgulha de ter uma trajetória de conquista da confiança de seus clientes.
A loja, que vende toda a linha Apple, JBL, acessórios originais, agora apresenta ainda mais novidades em produtos de tecnologia, com dispositivos para uma Casa Inteligente, como robô aspirador.
Os lançamentos não param por aí. A Talon lançou a Case de Couro Personalizada, uma novidade na região que, além de proteger seu iPhone, é um produto exclusivo, com a gravação das suas inicias feita na hora.
Em novo endereço
A nova estrutura segue proporcionando uma experiência única de compra que só quem já esteve na Talon consegue entender. Num ambiente totalmente novo e repaginado, oferece mais conforto com mesas de atendimento, um lounge de café com frigobar e bebidas cortesia, para o cliente ficar à vontade enquanto espera seu atendimento ou configuração de algum dispositivo.
Ressaltando as novidades, os produtos de Casa Inteligente vieram para ajudar a automatizar a sua casa, criando um ambiente mais prático e moderno. Você encontra desde câmeras, controle remoto universal, até um Alimentador Automático de Pet, em que é possível programar os horários e porções das refeições do seu cão ou gato. Prático e perfeito para quando você precisa deixar seu pet sozinho.

Arquitetura
Walace Aniceto, arquiteto, já era cliente Talon, e por isso foi convidado para atuar no projeto comercial de reforma da nova loja, onde a ideia sempre foi levar ao cliente a sensação de conforto e bem-estar através de cantinhos acolhedores, que respeitassem a identidade da marca, unindo aconchego e elegância. “Conseguimos reunir tudo isso, destacando a identidade única da Talon. O meu trabalho foi ter esse cuidado de captar a essência da marca imaginando exatamente como o cliente se sentiria aqui”, frisa Walace.
Pensando em histórias e afeto, Walace idealizou um espaço que tem sido a sensação da loja, O Museu Apple, um espaço bem autentico onde o cliente pode
Os sócios Matheus e Kethiny com a colabora Anny. A ideia é proporcionar uma verdadeira experiência de compra, com tecnologia e conexões genuínas
A nova loja da Talon fica na Av. Nossa Senhora da Glória e se destaca pela sua estética moderna, estacionamento próprio e muito conforto para os clientes
Alle TAvares



o novo aparelho
Todo o mobiliário da loja ficou a cargo da RJ Amorins Ambientes Planejados. Sofisticação e funcionalidade, equilibrando estética e praticidade. Da esquerda para a direita: Jhonnattan Mattos, Matheus, Kethiny, e Rodrigo Amorim
ver os primeiros iPhones lançados pela Apple, e viver essa recordação dos aparelhos que já foram um sonho de consumo e revolucionários para a época.
A RJ Amorins Ambientes Planejados foi responsável por todo o mobiliário planejado da loja. O projeto é sofisticado e funcional. Destacam-se os tampos com cantos arredondados, que proporcionam modernidade, fluidez e aconchego ao ambiente. Um diferencial da RJ Amorins é que, por ser uma marcenaria industrializada, a empresa consegue executar esses detalhes exclusivos. “Estamos junto com a Talon desde 2022, em uma parceria marcada por confiança. Respeitamos cada elemento proposto pelo arquiteto, atendendo plenamente às expectativas dos clientes. O resultado foi um ambiente funcional, harmônico e cheio de identidade. Cada detalhe convida o cliente a permanecer, interagir e se conectar”. explica.
Nunca é tarde para entrar no mundo Apple
Seu Ayrton Sena, de 84 anos, comprou o seu primeiro iPhone com a Talon, e recebeu todo suporte que inclui transferência de dados, configuração de segurança e principalmente um treinamento de uso, a fim de proporcionar a melhor experiência e rápida adaptação ao novo aparelho, um diferencial que a Talon proporciona a todos os clientes, e tem destacado a loja no mercado. Seu Ayrton foi acompanhado de sua filha, Janne Parente, que é fã da Talon, e destacou sua vivência na loja.
“Somos clientes desde o endereço antigo e essa mudança foi maravilhosa, porque além do meu pai ser idoso ele tem problemas de mobilidade, e a nova loja possui rampas, fácil acesso e estacionamento próprio. Ele decidiu migrar para a Apple porque eu já tinha mais facilidade de mexer, com apenas um toque a gente faz tudo. Até hoje, qualquer dificuldade que a gente tenha, corremos na Talon
A nova Talon ganhou uma atmosfera moderna e contemporânea, compatível com os produtos oferecidos pela loja

O arquiteto Wallace Aniceto no Museo da Apple. Ele já era cliente Talon e foi o responsável pelo projeto arquitetônico da nova loja, que traz mais conforto e acolhimento com autenticidade
e eles nos auxiliam com muito carinho, paciência, gentileza e receptividade”, finaliza. E é justamente por se preocupar com acessibilidade e inclusão que a Talon também oferece atendimento em LIBRAS.

Av. Nossa Senhora da Glória, 1703 - Cavaleiros - Macaé/RJ Tel / WhatsApp: 22 98163-5775 @talonstore_
Ayrton Sena da Silva com a filha Janne e a esposa Maria. Ele comprou seu primeiro iPhone aos 84 anos e recebeu suporte e treinamento para se ambientar com
Alle TAvares

Casa que une a tradição napolitana com a originalidade nova-iorquina oferece rodízio todos os dias da semana
BRASA PIZZARIA
Por: Juliana Carvalho / Fotos: Arquivo
Uma pizzaria descolada, com ar cosmopolita e que, muito além do ambiente, te conquista pelo sabor. Essa é a Brasa, que comemora seus sete anos brindando o público com o sistema rodízio, com a oferta de seus mais de 30 sabores entre pizzas doces e salgadas, todos os dias da semana.
Com uma pegada nova-iorquina, a casa traz em seu DNA a experiência de quem há anos lida com o segmento gastronômico. A Brasa Pizzaria tem como idealizadora, Fernanda Choucair, que trouxe para o negócio toda a vivência ao lado dos pais, proprietários do Brasa e Vino.
“A ideia era trazer uma proposta que unisse a tradição e originalidade. Visitamos vários lugares até chegarmos nesse formato, com uma pizza napolitana, mas com diferentes propostas para os recheios, sem ficarmos presos a sabores específicos”, relembra.
A pizza elaborada com ingredientes e combinações mais que convidativas logo conquistaram o público, que comemorou a chegada do sistema rodízio. “Os clientes pediam demais esse formato e deu muito certo. As pessoas adoram a oportunidade de experimentar e se deliciar com um sabor que talvez nem pediriam. E a gente gosta muito de surpreender o paladar”, afirma citando entre os sabores a Pepperoni Especial, que traz a mescla do queijo de sabor intenso com a doçura do mel; a Chicken Barbecue e a Carbonara como alguns dos queridinhos da casa.



Marianna Faria é cliente assídua e destaca os motivos de ter a Brasa como um dos lugares favoritos em Macaé. “O ambiente é muito legal com uma música boa, decoração descolada e original, e espaço bem descontraído tanto para ir em família, já que tem um espaço kids muito bom, como em casal. Tudo isso sem abrir mão do sabor. A pizza de Burrata, por exemplo, é uma das nossas favoritas, além do Calzone que é uma delícia. E eu que não sou muito de consumir bebida alcoólica, ainda encontro aqui os melhores drinks sem álcool da cidade”, ressalta.
A versatilidade de sabores e a carta de drinks fazem da Brasa Pizzaria o lugar perfeito para aproveitar o melhor do happy hour que, de segunda a sexta, oferece drinks especiais com 40% de desconto, das 17h às 20h. É para chegar e aproveitar!

O Brasa fica nos Cavaleiros e funciona no happy hour e no rodízio de pizzas napolitanas a partir das 17 horas
Alle Tavares
Marianna Faria e o marido Anderson Siqueira são clientes assíduos do Brasa, sozinhos ou com os filhos, que aproveitam o espaço kids
Av. Atlântica, 2946 - Cavaleiros - Macaé/RJ Tel.: 22 2773 3111 / 99604 6967 @brasapizzamacae
O rodízio do Brasa oferece mais de 30 sabores de pizzas doces e salgadas. Já o happy hour da casa acontece de segunda a sexta, com drinks especiais e desconto de 40% das 17 às 20 horas

Restaurante e Pizzaria consagra sua trajetória fazendo parte do dia a dia das pessoas, seja na praticidade com o self-service ou marcando momentos como point de comemorações
BRASA E VINO
Entre sabores e afeto, o Brasa e Vino construiu uma história que passa por muitas famílias e comemorações em Macaé. O restaurante se destacou ao ser o pioneiro a funcionar com self-service na orla dos Cavaleiros.
Dezesseis anos depois, os proprietários Luciana Choucair de Assis e Fernando Macaé seguem presentes no dia a dia da casa, colocando a qualidade como um dos pilares de seu serviço gastronômico.
“O Brasa e Vino é uma empresa familiar. Eu que sou mineira, sempre fui muito ligada à comida, à alimentação. Depois de conhecer outras culturas, ao morar na Suíça e em Portugal, e fazer diversos cursos de gastronomia, surgiu a possibilidade de colocar essa experiência em prática e assim nasceu o Brasa e Vino”, conta Luciana, responsável pelas compras e pelo cardápio, cuidadosamente elaborado.
“Primamos pela qualidade e, por isso, nosso menu é completamente natural, livre de conservantes, sem aditivos e ingredientes artificiais que, na maioria dos casos, são palatáveis, mas não são saudáveis. Nossa comida é de verdade!”, destaca Fernando. O ambiente e o atendimento acolhedor fez com que o lugar se tornasse o preferido para encontros e celebrações entre amigos e famílias ou simplesmente a melhor pedida para o almoço, como é o caso do casal Maria e João Faria. “São muitos fatores, como a localização com fácil estacionamento, além do fato do self-service agradar a diferentes paladares, com muitas opções deliciosas como as quiches, que eu adoro. Tudo isso com a atenção dos donos que estão sempre presentes”, revela Maria.


Rodízio mais tradicional da cidade E se no almoço o Brasa e Vino é sucesso, à noite não é diferente. As pizzas, de fermentação natural, são servidas com uma variação de cerca de 40 sabores entre salgadas e doces no rodízio. A fama é tanta que, há três anos, o Brasa e Vino expandiu, abrindo uma segunda unidade da pizzaria em Costa Azul, Rio das Ostras.
A casa realiza reservas para comemorações e, para aniversários com mais de nove convidados, o rodízio do aniversariante sai de graça.

Rua
Reid, 45 - Cavaleiros - Macaé/RJ Tel. 22 2763-7242 / 22 99620-9329 @brasaevino
Por: Juliana Carvalho / Fotos: Arquivo
O bufê do self-service do Brasa e Vino conquistou o público ao longo de 16 anos de história, oferecendo comida de verdade, com ingredientes naturais e sem conservantes
O casal Maria e João Faria almoça sempre na casa. Ela destaca a facilidade do estacionamento e as deliciosas opções do self-service, como as quiches
A estação de churrasco oferece carnes nobres, com cortes especiais, preparados e sevidos com todo o cuidado
Raquel
Alle Tavares

Da receita artesanal de sorvete ao reconhecimemento da marca. Sabor e qualidade que conquistou o público
DO SONHO À FRANQUIA
DE SUCESSO: A DOCE HISTÓRIA DA CALEBITO
Clássico e refrescante, o sorvete é uma sobremesa que agrada a todos. E na Calebito, muito mais que uma opção para os dias quentes, os clientes encontram uma experiência única. Conquistando o paladar de crianças e adultos com sabores únicos produzidos com a máxima qualidade, a sorveteria artesanal mais querida de Macaé amplia fronteiras, chegando a outras cidades.
Desde 2019, quando a empresária Patrícia Luziê transformou sua paixão pela gastronomia em sua primeira loja, nos Cavaleiros, a Calebito ganhou um público fiel. Inspirada em técnicas de sorveteria artesanal nacionais e internacionais, ela encontrou um jeito próprio de preparar e servir sorvetes exclusivos, leves e ricos em sabor.
“Quando decidimos abrir a Calebito, fui estudar mais a fundo sobre o universo dos sorvetes e como era o processo de criação de receitas do zero. A produção artesanal não era um modelo que existia na cidade, então adaptamos a técnica do gelato italiano para uma sorveteria com a nossa identidade”, conta Patrícia.
A mestre sorveteira explica que a criação parte de experiências e experimentações, além da influência do período do ano, mas que respeita, em especial,

os clientes. “Seguimos um planejamento e temos os sabores fixos dos sorvetes que saem mais na maioria das lojas, mas sempre temos novidades considerando as datas especiais e a identificação do público”, afirma.
Tradição e novidades
Na Calebito, os sorvetes e caldas incrementam receitas autênticas de sobremesas como o brownie, o petit
O casal de empresários Filipe Ribeiro e Patrícia Luziê na loja da Calebito do Centro. Eles comemoram o sucesso da expansão das franquias da marca levando um pouquinho de Macaé para todo o país
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Arquivo
A novidade da Calebito são as sobremesas, como o Soho Cookie, que é um cookie de baunilha com gotas de 3 chocolates, com sorvete de baunilha ou chocolate belga, podendo escolher entre as caldas de brigadeiro belga ou frutas vermelhas

gateau e o bolo de cenoura, criando sabores marcantes a cada colherada que se degusta. E o menu ganhou duas novidades: os cookies e waffles especiais da casa.
“Aumentamos as opções de sobremesas no cardápio a pedido do público, com receitas próprias que, além de saborosas, são muito agradáveis de se consumir em complemento aos sorvetes”, pontua a sócia-fundadora.
Crescimento com qualidade
A Calebito aposta em um modelo de negócio próprio, projetando o crescimento como franquia sem a perda da identidade, como explica o sócio-proprietário, Filipe Ribeiro. “Fornecemos para todas as nossas unidades e optamos por expandir nossa presença conforme aumentarmos a nossa produção. Estamos crescendo como uma raiz, a partir da nossa base em Macaé, para as demais cidades do estado. E no Espírito Santo, atuamos em um raio menor se comparado ao Rio de Janeiro, o que minimiza riscos na logística”, afirma. Além das 18 unidades em funcionamento, a Calebito tem mais 12 lojas em obras para inauguração ainda em 2025. E os investimentos vão além, com a

ampliação dos escritórios e o aumento da frota.
“O modo mais artesanal de produção demanda a atenção integral de funcionários. E com o crescimento, estamos investindo em automatização, passando a produzir de 30 a 40 bases de sorvete por minuto.
A fábrica ainda vai ganhar uma nova cozinha para produção de chocolate branco, diminuindo a dependência do mercado”, projeta.
O empresário reforça que o planejamento segue priorizando padrões rígidos de qualidade: “A gente produz as bases e receitas aqui para garantir que a qualidade seja a mesma em todas as unidades. Com o setor de Operações, cuidamos do dia a dia nas lojas e zelamos pela identidade visual da marca. Promovemos treinamentos constantes e disponibilizamos a ‘Universidade Corporativa’, que é um software que centraliza as informações para que todos os funcionários e franqueados tenham o mesmo nível de conhecimento. A área de ‘Sucesso do Cliente’ também atende ao nosso público, mapeando as demandas em um sistema único para que tudo siga em ordem”, finaliza Filipe.

A Calebito conquistou várias cidades Brasil afora, já contando com 17 franqueados, como a do Norte Shopping, no Rio de Janeiro. Até o fim do ano, serão 30 lojas no total
A fábrica da Calebito virou indústria, pois passou por um processo de expansão para atender a grande demanda de sorverte das novas franquias

Salão comemora 10 anos de sucesso repaginando as instalações, com mais conforto, modernidade e expansão de serviços para os clientes
Gil Cardoso comemora os 10 anos de história inaugurando uma nova fase do Studio, com uma nova identidade visual, mas o mesmo padrão de qualidade dos serviços
STUDIO GIL BELEZA E BEM-ESTAR
OStudio Gil – Beleza e Bem-Estar – acaba de celebrar uma década de história, consolidando-se como referência no bairro Mirante da Lagoa, em Macaé. Reconhecido pelo atendimento de excelência e pela oferta de serviços e produtos para toda a família, o espaço reflete a dedicação da proprietária, Gilvania Cardoso, conhecida carinhosamente como Gil.
Para comemorar os 10 anos, o Studio entra em uma nova fase, trazendo uma identidade visual repaginada, mas mantendo o padrão de qualidade que sempre foi sua marca registrada.
“Há cinco anos estamos com endereço no bairro do Mirante, e percebemos que o mercado da beleza evoluiu, por isso, queremos transformar o salão em um momento especial para nossas clientes”, conta Gil.
O espaço passou por uma reforma que valoriza um ambiente mais intimista, com elementos como pedras naturais, espelhos em LED, poltronas em veludo e um moderno spa dos pés. Além disso, houve expansão na equipe, com a chegada de novos profissionais especializados.
O crescimento também reflete na ampliação dos serviços. Agora, além dos cuidados com os cabelos, os clientes contam com salas dedicadas à estética corporal e facial, depilação a laser e podologia, oferecendo um atendimento ainda mais completo e personalizado. A proposta do Studio Gil é continuar proporcionando beleza, bem-estar e autoestima, sempre acompanhando as tendências e investindo em inovação.
“Nossa proposta é crescer com qualidade. Por isso, ampliamos o número de salas. Em breve, lançaremos serviços que estão em alta nas capitais de São Paulo e Rio”, explica Gil, que é nomeada pela marca Truss Professional, presente em mais de 50 países.
O espaço ainda continua referência nas tendências para os cortes e loiros. Entre as novas tonalidades que estão em alta, destacam-se o loiro manteiga, champanhe, o clássico platinado frio e o inovador strawberry blonde.

Av. Nelson Carvalhaes, 398 Mirante da Lagoa - Macaé/RJ Tel / WhatsApp: 22 99827-6145 @studiogilbelezaebemestar
Por: Mariana Müller / Fotos: Alle Tavares

Tecnologia e medicamentos bioidênticos deixam a menopausa mais leve para as mulheres
Dra. FERNANDA ANDRADE
LASER ÍNTIMO E IMPLANTE HORMONAL
Por: Tathyana Campolina / Foto: Alle Tavares
Toda mulher sabe que um dia ela vai ter que enfrentar a menopausa, mas nem todas sabem que podem passar essa fase de forma mais leve, com o apoio de implantes hormonais e laser íntimo.
A ginecologista Dra. Fernanda Andrade explica os benefícios de cada um dos procedimentos. “Os implantes hormonais apresentam um resultado fenomenal. As pacientes têm alívio dos fogachos, da secura vaginal, da diminuição da libido, insônia, irritabilidade... Já o laser íntimo melhora a lubrificação vaginal, reduz a flacidez e frouxidão, melhora a elasticidade e firmeza da região, aumenta a sensibilidade e o prazer sexual, alivia a incontinência urinária leve e reduz as infecções recorrentes, pois ele promove a regeneração da mucosa, melhorando a barreira contra os fungos e bactérias”, esclarece.

Os implantes hormonais oferecem ótimos resultados, sendo inseridos na região glútea, melhorando a qualidade de vida das mulheres
A médica ressalta que os implantes são inseridos na região glútea e liberam os hormônios de forma contínua. “Os benefícios começam a ser percebidos de sete a dez dias após a implantação e tem o pico de efeito máximo em um mês e meio. Ele se mantém até o término programado, de cinco a seis meses”, conta. Os implantes são completamente absorvidos pelo corpo ao longo do tempo e não precisam ser retirados.
Sobre o laser íntimo, a ginecologista afirma que é um procedimento indolor, realizado em consultório, e que a paciente já consegue voltar às suas atividades laborativas logo após a sessão. Ela revela as orientações pós-sessão: “Eu indico o uso de Bepantol durante cinco dias, oriento não pegar sol na região e abstinência sexual de 3 a 5 dias”, diz. De acordo com Dra. Fernanda, a paciente já começa a ver o resultado após 15 dias da primeira sessão e, normalmente, são indicadas de duas a três sessões, com manutenções anuais. Para os dois tratamentos, as contraindicações são mínimas: gravidez, casos de câncer de mama ou ginecológico atual em tratamento ou uma trombose venosa profunda.

Tropical Plaza Av. Rui Barbosa, 698 - 107 - Centro - Macaé/RJ Tel/WhatsApp: 22 99247-0000 @dra_fernandaandrade
A ginecologista Dra. Fernanda Andrade destaca os benefícios das sessões de laser íntimo para amenizar os sintomas do climatério e da menopausa

Com o compromisso renovado com os clientes, grupo celebra 22 anos de uma trajetória que foi do sonho ao sucesso
POSTO MOREIRA CABRAL
Com uma presença consolidada na região, o Grupo Moreira Cabral completou 22 anos em 2025. Com 13 unidades em funcionamento atualmente, entre elas postos históricos, como o Príncipe e o Tic Tac, em Macaé, a empresa mira o futuro, mas sem deixar de lado os conceitos que foram responsáveis pelo sucesso até aqui: a excelência no atendimento, a qualidade do produto, a transparência nas operações e a inovação.
Em parceria com grandes bandeiras, como Petrobras, Shell e Ipiranga, o Grupo Moreira Cabral alia equipe especializada, modernos recursos e a garantia da procedência dos combustíveis que chegam às bombas. Com transporte próprio, a empresa monitora todo o trajeto, desde a saída das bases distribuidoras até a chegada nos postos, realizando testes de qualidade dos produtos em todas as etapas. Tudo isso, para que o cliente seja sempre bem recebido e saia satisfeito.
“Seguimos as novas tendências, como o ‘Abastecimento Sem Parar’, e aceitamos pagamentos em todas as bandeiras de cartões. Temos serviços de troca de óleo e parcelamos o valor em três vezes sem juros, com preço de ‘à vista’. E nossos parceiros dispõem de clubes de vantagens para troca de pontos por produtos e serviços”, enumera David Batista.
Para empresas, o Grupo Moreira Cabral trabalha com faturamento e aceita pagamentos com cartão frota. Tudo monitorado por um sistema próprio de dados para uma experiência transparente e confiável nos mais de 400 contratos de fornecimento firmados. Para quem é cliente, este é um importante auxílio no controle financeiro e operacional.
“O Grupo Moreira Cabral possui tecnologia e profissionais capacitados, que oferecem soluções para melhorar a nossa operação, bom atendimento e atenção especial”, pontua o CEO da Pacific Catering & Log, João Lemos.
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Alle Tavares
David Batista e a esposa Tatiana estão à frente do Grupo Moreira Cabral, com os filhos Vitor e Natalia Afonso. São 13 postos e mais de 300 colaboradores

Para Andrés Rodrigues, gerente administrativo da Rodrilagos, que representa o Guaraná Macahé, o bom relacionamento e a qualidade dos combustíveis também são fatores primordiais: “Em anos de parceria, sempre tivemos um bom relacionamento e nenhum problema com os nossos veículos, o que atesta a qualidade do combustível para que a nossa frota siga rodando tranquila”, elogia.
Celebração do passado e compromisso com o futuro Do sonho de dois empreendedores, um representante comercial e um proprietário de mercado, de abrirem um posto de combustíveis na Barra de Macaé, surgiu uma das empresas de maior destaque da região neste segmento. Fruto de uma sociedade que durou 20 anos entre os amigos David Batista e Israel Moreira, em 2023 o Grupo Moreira Cabral iniciou um novo ciclo de administração em família após o fim da parceria de sucesso.
“Nem imaginava que chegaria a ter uma empresa estruturada como hoje. E o Israel foi fundamental para chegarmos até aqui. Foi uma sociedade pautada no respeito, na confiança e na dedicação. Agora, seguimos trabalhando em família, focados no crescimento do negócio”, diz David.
Para Natalia Afonso e seu irmão Vitor Afonso, atuar na administração de 13 postos com mais de 300 colaboradores junto aos seus pais, David e Tatiana, significa a responsabilidade por uma gestão sempre eficiente. “Trabalhar na administração representa uma grande responsabilidade. Nossos pais sempre nos lembram que estamos na empresa pela capacidade e não por sermos filhos dos donos. Somos cobrados para dar o bom exemplo”, descreve Natalia.
O grupo reforça o compromisso em seguir contribuindo no impulsionamento da economia local. “Somos muito


gratos pelas oportunidades que Macaé nos proporcionou. Passamos por diversas gestões e, o atual prefeito, Welberth Rezende, tem realizado um excelente trabalho para fomentar a economia e preparar a cidade para o futuro além do petróleo. Esperamos contribuir nisso”, finaliza David.

MATRIZ
Rod. Amaral Peixoto, Km 179 nº 2511-Barra de Macaé Macaé/RJ
Andrés Rodrigues é gerente administrativo da Rodrilagos e pontua o bom relacionamento e atendimento nos postos, além da qualidade dos combustíveis
Para o CEO da Pacific Catering & Log, João Lemos, o Posto Moreira Cabral destaca as vantagens logísticas e da confiança do contrato de fornecimento da frota da empresa firmado com o Grupo
O Grupo Moreira Cabral possui uma frota própria para o transporte dos combustíveis, o que traz uma garantia a mais na qualidade dos produtos oferecidos aos clientes
Arquivo

Uma das maiores marcas de moda fitness acaba de chegar à cidade em uma loja recém-inaugurada no Shopping Macaé Plaza
LIVE!
ALIVE! fornece roupas femininas, masculinas e infantis que combinam tecnologias que proporcionam conforto, liberdade e funcionalidade. Os tecidos contam com proteção UV50+, secagem rápida, toque macio e compressão na medida.
A empresária e dona das franquias da LIVE! em Macaé e Rio das Ostras, Lívia Pessanha, exalta a marca. “Nossas peças são desenvolvidas com foco em performance, conforto e tecnologia têxtil de ponta. Para o controle da transpiração excessiva, utilizamos tecidos com tecnologia Quick Dry, que agiliza a evaporação do suor. Trabalhamos com materiais de alta respirabilidade, que favorecem a ventilação e auxiliam no controle térmico do corpo. Outro diferencial importante é a elasticidade e compressão controlada, que garantem liberdade de movimento durante a prática esportiva”, diz a empresária.
Lívia conta que sempre teve vontade de empreender, e que quando chegou o momento, sabia que tinha que ser algo que gostasse e estivesse relacionado com seu dia a dia. A escolha vem da qualidade e diversificação da marca, que oferece ótimos produtos. “Toda semana a gente tem novidade. Dessa forma, é bom pra mim e bom pro cliente, que sempre vai ver novidades. Além disso, a LIVE! veste você não só para a academia mas para sua rotina diária’’, pontua a empresária.
A marca hoje possui mais de 300 lojas e está presente em países como Dubai, Estados Unidos e Portugal. E, em Macaé e Rio das Ostras, conquista cada vez mais clientes. A médica ginecologista Dra. Karina Schueler está feliz com a abertura da franquia em Macaé. “Sou cliente da Live! desde a abertura da loja em Rio das Ostras e me tornei fã da marca. As peças, além de lindas, são de excelente qualidade, confortáveis e vestem muito bem”.
Já a personal trainer Nanda Barbosa conta que já conhecia a marca pela internet e pelas publicações das celebridades e referências do mundo fitness, como Bella Falconi e Sabrina Sato, porém ainda não tinha adquirido nenhuma peça. “Foi através da Lívia que pude conhecer pessoalmente a marca. São peças lindíssimas, atemporais, de muito


conforto, qualidade e transparência zero, tudo que nós mulheres precisamos pra treinar, nos sentindo lindas”, explica Nanda.
A marca também não abre mão da responsabilidade social com menor impacto ambiental e busca incentivar cada vez mais a prática de atividades esportivas. “A Live! é uma marca que apoia muito a corrida, como a XRun, que fomos patrocinadores ouro na primeira e segunda etapas”, explica Lívia, acrescentando que o sonho dela é trazer a Live One para Macaé, evento da marca que acontece nas grandes capitais.

Shopping Plaza Macaé
Tel / WhatsApp: 22 99999-8069 @livemacaerj
Shopping Rio das Ostras
Tel / WhatsApp: 22 99888-8070 @liveriodasostras
Por: Thamires Costa / Fotos: Alle Tavares
O casal Lívia e Ramon Pessanha está à frente da filial da LIVE! no Plaza Macaé. Ela já era fã da marca e decidiu empreender trazendo a franquia para Rio das Ostras e, agora, para Macaé
A personal trainer Nanda Barbosa conhecia a LIVE! pelo Instagram e se encantou ao conhecer as peças pessoalmente
Karina Schueler era cliente da loja de Rio das Ostras e agora está mais perto das belas opções em Macaé
Arquivo

Tratamento estético novo no Brasil que entrega uma pele firme e mais jovem já está disponível em Macaé e Rio das Ostras
COOLFASE
TECNOLOGIA COREANA
AVANÇADA CONTRA A FLACIDEZ
DA PELE
Por: Leila Pinho / Foto: Alle Tavares
Após os 35 anos, é comum notar a pele um pouco mais “caída”, sem firmeza, com linhas de expressão e rugas que antes não estavam ali. Para esses casos, um tratamento inovador recém-chegado no Brasil, e já disponível em Macaé e Rio das Ostras, oferece um resultado surpreendente. É o Coolfase, um tratamento que entrega uma pele visivelmente mais firme e rejuvenescida, e uma beleza natural.
Este tratamento atua de dentro para fora, estimulando a produção natural de colágeno do corpo. Ele utiliza uma tecnologia de radiofrequência fracionada que aquece as camadas mais profundas da pele de forma segura e controlada. Esse calor age como um “treinamento”, estimulando o corpo a produzir mais colágeno, a proteína essencial para a sustentação e elasticidade.
O resultado é um poderoso efeito lifting que redefine o contorno do rosto, suaviza rugas e melhora a textura da pele, fechando até os poros dilatados. E os benefícios não param no rosto: ele é fantástico para tratar a flacidez do pescoço, colo, braços e barriga.

O grande diferencial do tratamento é o conforto e a praticidade, permitindo que o paciente retorne às suas atividades no mesmo dia, como confirma uma das primeiras adeptas da novidade em Macaé.
A astróloga e jornalista Flávia Vasconcelos, de 50 anos, fez o Coolfase na face e aprovou. “Senti uma diferença grande de resultado na minha pálpebra, porque com 50 anos essa área ao redor dos olhos fica mais frouxinha. Então, na hora eu senti esse lifting, essa suavizada nas rugas ao redor dos olhos e uma retração da pele”, conta. Ela adorou que o tratamento já mostra um resultado imediato, e não exige tempo de recuperação.
O tratamento Coolfase está disponível em Macaé e Rio das Ostras nas clínicas das dermatologistas Dra. Débora Araújo, Dra. Lívia Suisso, Dra. Renata Fernandes e Dra. Tatiane Viegas.
Clínica Débora Araújo
WhatsApp: 22 999165168 @dradeboraaraujodermato
Lift Sculpt Derma - Dra. Lívia Suisso
WhatsApp: 22 99931-0040 @liftsculptderma
Prime Clinic by Renata Fernandes
WhatsApp: 22 988135556 @dermato_renatafernandes
Clínica Tatiane Viegas - Dra. Tatiane Viegas
WhatsApp: 22 99859-8326 @dratatianeviegas
A jornalista e astróloga Flávia Vasconcelos foi uma das primeiras pacientes em Macaé a fazer o tratamento com o Coolfase e adorou o resultado
Arquivo



Belezas naturais, cultura viva e novos investimentos pavimentam o futuro do Arraial do Sana, joia da Mata Atlântica na região serrana de Macaé
SANA, A NOVA FRONTEIRA DO TURISMO
Escondido entre vales e montanhas, na região serrana de Macaé, está o oitavo distrito do Sana, com pouco mais de três mil habitantes segundo dados da prefeitura. É um daqueles raros lugares onde o tempo parece obedecer a outro compasso. O que poucos sabem é que, ainda no século XIX, o arraial começou a ser povoado por imigrantes suíços, formando um reduto de agricultores que plantava café. Até hoje, o Sana preserva traços dessa ancestralidade, mesclados à exuberância da Mata Atlântica e ao frescor das suas águas cristalinas. As cachoeiras que correm livres compõem o famoso “Circuito das Águas”, que encanta os turistas com nascentes, cachoeiras e poços que alimentam o Rio Sana, que corta o arraial e é um dos principais afluentes do Rio Macaé. Esse
território, que antes era refúgio de poucos aventureiros e artistas, hoje ganha destaque nacional como um polo emergente de turismo sustentável e cultura comunitária. O ecoturismo, com sua proposta de valorização ambiental e experiências transformadoras, tem sido uma das principais portas de entrada para quem deseja conhecer o Sana além das paisagens.
O Peito do Pombo como referência
O guia de ecoturismo Marcelo Borges virou referência ao divulgar trilhas e vivências no alto do Peito do Pombo, sempre através das redes sociais @sanarjj. Com mais de uma década de experiência e trilheiros fiéis, Marcelo faz da subida de 1.400 metros de altura uma jornada de transformação.
Por: Alysson Nogueira / Fotos: Arquivo
O Pico do Peito do Pombo é uma marca imponente no Sana, com sua trilha sendo uma das mais procuradas por turistas
MATÉRIA


A cachoeira Sete Quedas (abaixo), fica no “Circuito das Águas”, com várias quedas d’águas e poços para banho, desaguando no Rio Sana, que cruza todo o arraial (acima)

Tem gente que sobe o Peito do Pombo e chora ao ver o sol nascer lá do alto. É um momento de renovar as energias e se reconectar às origens. A gente sempre fala da importância de preservar e de respeitar o lugar
Marcelo Borges
Guia de ecoturismo do @sanarjj
“Tem gente que sobe o Peito do Pombo e chora ao ver o sol nascer lá do alto. É um momento de renovar as energias e se reconectar às origens. A gente sempre fala da importância de preservar e de respeitar o lugar”, relata o guia.
Com um público diverso e abrangendo desde idosos até crianças, o novo roteiro de trilha, mais seguro e estruturado, inclui paradas estratégicas numa choupana, onde há banheiro e área para descanso próximo à chegada do Peito do Pombo. Marcelo estima ter levado mais de 7.000 pessoas até o pico, entre elas turistas estrangeiros, principalmente argentinos, além de
Claudia Barreto
@fuiserviajante
@jessicavianaguia

A atriz e diretora Dira Paes conheceu o Sana durante a pandemia, quando ficou hospedada na Fazenda Três Marias, tendo se apaixonado à primeira vista. Ela escolheu o lugar como locação para o seu primeiro filme Pasárgada, que foi todo rodado no arraial
O Sana é um lugar que pulsa uma energia única, onde a natureza conversa com a alma. Ao filmar na localidade, senti que estava contando uma história que vai além da tela, é uma homenagem à simplicidade...
Dira Paes
Atriz e diretora do filme “Pasárgada”, filmado no Sana
chilenos, americanos e alguns europeus. Ele e seu parceiro Arthur Perseguim conduzem grupos com até 15 integrantes, sempre aos fins de semana, com estrutura, segurança e consciência ambiental. “A gente recolhe lixo, alerta sobre o tempo, orienta o que levar. Nosso trabalho também é educativo. Precisamos crescer com equilíbrio, para não afastar justamente quem vem em busca de paz e reconexão”, declara Marcelo.
A natureza do Sana para o mundo
Esse cuidado com a natureza e a cultura do Sana também foi sentido pela atriz Dira Paes, que descobriu o distrito durante a pandemia, quando ficou hospedada na Fazenda Três Marias, se apaixonando à primeira vista. A conexão foi tão intensa que o distrito acabou se tornando o cenário do seu primeiro longa

como diretora, Pasárgada (2024), que mescla ficção e elementos documentais. O filme, selecionado para o Festival de Cinema Brasileiro de Paris e o 52º Festival de Cinema de Gramado, é uma homenagem à simplicidade e à força das comunidades tradicionais.
Dira explica que a inspiração surgiu ao avistar bandos de pássaros sobrevoando o Peito do Pombo. “Era como se o céu falasse com a terra. O filme tem muito disso, observar, escutar a paisagem e entender que ela também conta uma história”, pontua a diretora.
Ela também destaca a exuberância da natureza e a generosidade dos moradores. “O Sana é um lugar que pulsa uma energia única, onde a natureza conversa com a alma. Ao filmar na localidade, senti que estava contando uma história que vai além da tela, é uma homenagem à simplicidade, à conexão profunda com o meio ambiente e à resistência cultural daquele povo, que inclusive estava presente em todos os sentidos, seja no elenco ou nos bastidores”, conta a atriz.
Essa atmosfera de encantamento que o filme revela também está presente na vida de quem trocou a agitação da cidade pela calmaria do Sana. Foi o caso do professor de educação física e orquidófilo Alan Sieber Junior que, há 16 anos, ao fundar o orquidário “Mundo da Lua” no arraial, transformou sua paixão por orquídeas em ofício. Ele é responsável pelo registro da Cattleya Sana, uma espécie híbrida de orquídea reconhecida por uma instituição inglesa. “É uma forma de eternizar o nome do Sana no mundo das flores”, conta.
Segundo Alan, a flora da região é um espetáculo à parte. “Já encontrei orquídeas raríssimas no meio da mata. A biodiversidade daqui precisa ser protegida com todo cuidado. Não basta contemplar, tem que preservar”, relata.
Arte, música e pertencimento Essa mistura de natureza, empreendedorismo e afeto
Alan Sieber é orquidófilo e batizou uma orquídea criada por ele com o nome Cattleya Sana em homenagem ao distrito
@mundodasorquideas
Peter Wery @peterwery MATÉRIA


também está presente na trajetória da artesã Julia Righi, 42 anos, que chegou ao Sana ainda criança e nunca mais foi embora. De expositora em feirinhas à idealizadora da tradicional Feira Cria Sana, Julia ajudou a criar um espaço que hoje abriga arte, cultura e resistência. “Aqui, a gente inventa, reinventa e cuida do que é nosso. A feira é um símbolo de união da comunidade”, afirma.
Julia também lidera o projeto Nossa Casa, um espaço que oferece oficinas gratuitas para mulheres, crianças e mães atípicas. Musicalização, costura, elétrica básica, tecido acrobático — tudo cabe no sonho coletivo que ela ajuda a construir. “A gente entendeu que precisava fazer algo para fortalecer o feminino, o coletivo, o futuro”, destaca.
Se a arte traduz em cores e formas o espírito do lugar, a música dá voz à alma do Arraial. E se tem uma trilha sonora que cria essa atmosfera mágica, ela vem da banda Raiz do Sana. O grupo nasceu entre amigos em 1998, com aquele forró de forma despretensiosa em volta da fogueira. Hoje, a banda é patrimônio afetivo da região e embaixadora informal do distrito.
Atualmente, o grupo é formado por Tati Veras (voz e triângulo), Elysio (baixo), Rodrigo Ramalho (violão), Léo Oliveira (bateria), Frank Furtado (zabumba) e Raphael Rabello (flauta e sax). O grupo já se apresentou na Europa e em grandes festivais Brasil afora, mas nunca perdeu o vínculo com suas raízes. Para eles, cada apresentação é mais do que um espetáculo, é um gesto de amor e defesa do território.
“A gente leva o Sana no nome e nas letras, ao mesmo tempo que tocamos o coração das pessoas. Nosso show é um convite e também um alerta: preservar o Sana é garantir que nossos netos também possam sentir essa energia”, diz a vocalista Tati Veras.


O Raiz do Sana já se apresentou na Europa e em grandes festivais Brasil afora. Suas letras levam o estilo de vida simples do Sana, junto à natureza, para as pessoas
Arquivo Secom
A artesã Julia Righi (acima) chegou ao Sana ainda criança. Ela foi de expositora em feirinhas à uma das idealizadoras da tradicional Feira Cria Sana (no alto), um espaço que abriga arte e cultura
Marcelo Borges, de braços abertos, foi um dos primeiros guias locais a levar as pessoas até o Peito do Pombo, aos 16 anos, e hoje, uma década depois, estima já ter levado mais de 7.000 turistas até o pico

Levar o aslfalto até o Sana era mais que um compromisso como gestor, era um desejo antigo, que precisava ser feito com responsabilidade com o meio ambiente e com a população
Welberth Rezende
Prefeito de Macaé
Investimentos privados e público
A empresária Marcela Borges aposta no turismo de reconexão. “O Sana é conhecido por sua natureza exuberante, cachoeiras cristalinas e atmosfera tranquila. É o destino ideal para relaxar e se reconectar”, resume. Ela, a irmã Juliana e o pai Marcelo Falles investiram na construção do Village Sana Apart Hotel Serrano, inaugurado em janeiro desse ano. Com cerca de 10 mil m² de área construída, o hotel fica na Cabeceira do Sana e oferece tudo para aumentar o bem-estar dos hóspedes, como: spa, piscina natural com toboágua e gastronomia diferenciada. “Passamos nossa adolescência na Barra do

O prefeito Welberth Rezende sempre foi um apaixonado pelo Sana. A obra de asfaltamento da estrada era um sonho antigo dele, atendendo a demanda da população local e também incentivando o desenvolvimento do turismo na região serrana de Macaé
Sana. Esse projeto era um sonho antigo do nosso pai, que realizamos este ano”, conta Marcela.
Segundo ela, a percepção de quem vem de fora tem sido extremamente positiva. “As pessoas buscam um turismo diferente, de conexão, de cuidado e o Sana oferece exatamente isso. Nós construímos um lugar pra receber bem as pessoas”, diz a empresária.
Já Gustavo Rodrigues é dono do Éden Café, e trocou a cidade de Niterói pelo pequeno lugarejo, isso há 27 anos. Com uma vasta experiência no ramo da gastronomia, abriu uma cafeteria onde os cafés especiais são os protagonistas para os turistas apreciadores da bebida.
A cachoeira das Andorinhas fica fora do Circuito das Águas, com uma beleza ímpar no seu salão de pedras, e também é bem visitada pelos amantes das quedas d’água
Arquivo
Secom
Marcelo Freire

Ele acredita que o lugar ainda possui um grande potencial turístico e empreendedor. “Estamos perto da capital, da Região dos Lagos, são cidades que têm muito a contribuir e elevar o Sana ao potencial máximo do turismo nacional”, comenta.
De olho nesse potencial, a Prefeitura de Macaé investiu mais de R$ 120 milhões na pavimentação e drenagem da estrada que liga a Barra do Sana ao Arraial e à Cabeceira do Sana. O trecho de 14 km foi dividido em três etapas e projetado com foco em segurança e sustentabilidade. “É uma região onde chove muito, então preparamos toda a canalização da água pluvial para evitar acidentes”, explica o prefeito Welberth Rezende. Como compensação, a prefeitura promove o plantio de mais de 3.500 mudas de espécies nativas.
O chefe do Executivo, que frequenta o Sana desde a juventude, vê a entrega da obra como a realização de um sonho pessoal. “Levar o asfalto até o Sana era mais que um compromisso como gestor, era um desejo antigo, que precisava ser feito com responsabilidade com o meio ambiente e com a população. Essa estrada melhora a mobilidade, garante mais segurança e salva vidas. É uma intervenção que também favorece o escoamento da produção rural e o acesso de turistas com conforto. Também estamos criando regras de proteção na região, como a limitação dos lotes para evitar especulação, além de novos atrativos turísticos, como uma grande área de lazer temática, que ainda está em estudo e terá uma conexão com o lugar. O turismo precisa caminhar junto com a preservação. Só assim o Sana continuará sendo esse santuário de beleza e memória”, finaliza o prefeito.


O Village Sana Apart Hotel Serrano foi inaugurado no início deste ano na Cabeceira do Sana. Idealizado por Marcelo Falles junto com as filhas Juliana e Marcela Borges, o empreendimento é prova que o local está atraindo investimentos no setor para atender o crescimento do turismo
A obra de asfaltamento da Estrada do Sana, com 14 quilômetros de extensão vai interligar o Portal à Cabeceira do Sana quando finalizada, sendo feito o plantio de 3.500 mudas de árvores nativas como medida compemsatória
Arquivo
Secom
O Éden Café oferece cafés especiais no Sana, onde os amantes da bebida podem saborear seu café junto a natureza exuberante

Casais empreendedores compartilham os segredos do sucesso a dois, com os desafios e recompensas dessa escolha
CASADOS NA VIDA E NOS NEGÓCIOS
Ocasamento já possui seus desafios diários, mas, e quando os parceiros decidem acrescentar um ingrediente a mais na sua história? Mesmo sem ter estatísticas oficiais sobre a porcentagem de casais que empreendem juntos, percebe-se uma tendência crescente no país desde a pandemia. Mas será que existe uma receita para fazer dar certo o casamento e a sociedade?
Terapeuta de casais, o Dr. Silas de Freitas ressalta que casais podem sim trabalhar juntos. “Não acredito no pensamento popular de que casais não devem trabalhar juntos, pois a convivência diuturna levaria ambos, empresa e casamento, a incontornáveis desgastes e dificuldades. Já atendi mais de 150 casais nesses 25 anos de terapia, alguns nesta condição de sócios em uma empresa. Não me lembro de ter sido procurado por um casal com ótimo relacionamento conjugal e péssimo relacionamento na empresa. O casal começa a ter conflitos nos negócios, também porque o casamento está indo mal. Dificuldades de comunicação, insegurança na relação, falta de tempo de qualidade como casal, geram dificuldade para resolver

as questões da empresa. Um casal unido e que se ama, enfrenta e supera junto as condições mais debilitantes da vida familiar, social e dos negócios”, pontua.
Kelly Paiva, Alex Saidler e a Mirabolando “Se tem uma coisa que a gente aprendeu nessa caminhada é que empreender em casal é desafiador, mas pode ser muito bonito também. Não existe fórmula mágica — existe conversa, respeito, saber a hora de recuar e a hora de apoiar. Tem dia que a gente se olha e pensa ‘ufa, vencemos mais um’, e tem dia que só um bolo salva (literalmente)”, conta a empresária, dona da confeitaria Mirabolando, Kelly Paiva, sócia do seu esposo Alex Saidler.
Por: Thamires Costa / Fotos: Alle Tavares
Kelly Paiva e Alex Saidler começaram a namorar em 2015, quando decidiram fazer bolos para vender e criaram a Mirabolando que, no início, era uma food bike, e hoje, está nos Cavaleiros. Uma parceria de sucesso
Arquivo

O casal de arquitetos Carla Bacelar e Eduardo Azeredo se conheceu após se formarem. Eles compartilhavam o mesmo sonho, de transformar a vida das pessoas através de uma arquitetura sustentável. Chegaram em Macaé em 2017, abriram a Ecotrace Arquitetura, onde compensam o estresse do trabalho com a prática de esportes e hobbies
O namoro de Kelly e Alex começou em abril de 2015 e, em novembro, decidiram virar sócios. “Ele estava repensando a carreira de engenheiro e eu já fazia doces e alimentava há tempos o desejo de empreender. Foi quando ele me propôs sociedade — e eu topei. Começamos com R$ 30 e uma receita de brownie. No mesmo dia, os R$ 30 viraram R$ 90, e, desde então, fomos reinvestindo tudo e crescendo, até comprarmos nossa primeira ‘food bike’. Foi assim que nasceu a Mirabolando: de um encontro de afinidades, coragem e vontade de fazer diferente”, lembra a empresária.
Kelly também explica que nem sempre foi fácil e que, com o crescimento da empresa, as funções de cada um foram se definindo. “No início, a gente precisou ajustar o ritmo, aprender a separar o que era da empresa e o que era da vida a dois. Nem sempre foi simples, mas sempre teve muito respeito envolvido, e isso fez toda a diferença. Com o crescimento da Mirabolando, as funções foram se definindo melhor e cada um passou a ocupar o lugar em que mais faz sentido. Aprendemos a confiar no olhar e nas decisões do outro, mesmo quando pensamos diferente. E seguimos construindo um negócio com propósito, com afeto e com os pés no chão. Temos orgulho da história que estamos escrevendo. A Mirabolando cresceu com a gente, e continua sendo um reflexo da nossa parceria: imperfeita, real, mas cheia de verdade e vontade de fazer dar certo”, destaca Kelly.

Terapeuta de casais, o psicólogo Dr. Silas de Freitas conta que também já foi sócio da sua esposa, no Colégio Bruno Ostmann, por cerca de 35 anos. “A empresa sobreviveu aos naturais conflitos conjugais e o casamento sobreviveu às naturais divergências administrativas. Estamos completando agora 51 anos de casamento e a empresa continua bem, agora sob a direção de um dos nossos filhos”
Carla Bacelar, Eduardo Azeredo e a Ecotrace Arquitetura
Ter o mesmo propósito na profissão também faz com que um casal se torne sócios como foi o caso dos arquitetos
Carla Bacelar e Eduardo Azeredo, donos da Ecotrace Arquitetura. “Nos conhecemos logo após o fim da faculdade em um escritório de arquitetura. Tínhamos o mesmo sonho: de transformar a vida das pessoas através do nosso trabalho. Fomos morar fora para estudar e aprimorar nosso conhecimento técnico. Vendo outras tecnologias e métodos construtivos diferentes do nosso,
Dificuldades de comunicação, insegurança na relação, falta de tempo de qualidade como casal, geram dificuldade para resolver as questões da empresa. Um casal unido e que se ama, enfrenta e supera junto as condições mais debilitantes da vida familiar, social e dos negócios
Dr. Silas de Freitas Psicólogo e Terapeuta de Casais

Os médicos dermatologistas Samara e Leonardo Schypula se conheceram durante um plantão. Ela era acadêmica e ele já era médico. Seguiram juntos até descobrirem uma paixão em comum durante uma especialização: a tricologia, que levou o casal a abrir a clínica Capillum em Macaé
aliados à ecologia. Nosso propósito e que as pessoas possam desmitificar essa ideia de que ‘obra e sempre uma dor de cabeça e cheia de problemas’. Nossa vontade é de mostrar aos nossos clientes que podemos levar esse processo de uma maneira mais leve, menos dolorosa e mais planejada, sem grandes surpresas, criando um laço de amizade que começa durante e permanesse após a construção”, conta Carla. A arquiteta também ressalta que, mesmo sendo um sonho dos dois, é preciso ter cuidados com o relacionamento. “Claro que ficamos cansados, estressados e trazemos problemas para casa, mas já temos maturidade suficiente para encontrar nossas válvulas de escape, por exemplo, somos dedicados ao esporte, aos nossos filhos e hobbies”, explica.
Samara e Leonardo Schypula e a clínica Capillum
A receita também funciona para os médicos dermatologistas Samara e Leonardo Schypula, que se conheceram durante um plantão e seguiram juntos na vida e na profissão. “Fiz uma troca de plantão de última
hora e, por acaso ou destino, ele estava lá. Eu ainda era acadêmica de medicina, e ele já médico. Naquela noite, entre conversas rápidas e a correria do hospital, nasceu uma conexão que cresceu de forma natural e intensa. Desde então, não nos separamos mais”, conta a Dra. Samara.
Ela explica que foi durante a especialização em dermatologia que surgiu uma nova paixão para os dois: a tricologia — a área da dermatologia que cuida da saúde do couro cabeludo e dos cabelos, que levou o casal a abrir a Clínica Capillum em Macaé.
“Montar a clínica foi um passo que demos com muito planejamento e carinho. Já tínhamos a sintonia de casal, mas aprendemos a fortalecer também a parceria profissional. Cada um tem seu estilo, sua abordagem, e isso enriquece nosso trabalho. Alguns procedimentos realizamos juntos, como o Transplante Capilar, onde atuamos lado a lado — unindo a precisão técnica ao olhar humano. Acreditamos que o equilíbrio entre o toque feminino e masculino faz toda a diferença na experiência do paciente”, explica.
Samara também ressalta a importância de saber lidar e equilibrar a vida profissional e pessoal.
“Conciliar a rotina intensa da clínica com a vida pessoal é um desafio, como para qualquer casal que trabalha junto. Mas aprendemos a impor alguns limites e valorizar os momentos a dois. Ter essa parceria tão completa é, sem dúvida, uma das maiores riquezas da nossa história”, diz.
Dr. Silas acrescenta que o casamento é uma experiência social impactante e transformadora. “Um homem e uma mulher serão mais completos juntos do que sozinhos. Sócios comerciais que dormem juntos no fim de um dia de trabalho, terão mais facilidade, liberdade e intimidade para resolver as questões da empresa, e preservar a relação conjugal. A boa comunicação em um ambiente de amor, e o exercício do perdão e da reconciliação, mantêm o casamento e a empresa saudáveis. Os benefícios podem superar as dificuldades”, finaliza.
Dr. Silas pontua alguns cuidados que os casais devem ter ao empreender juntos:
• Definir com clareza os espaços e atribuições de cada um. Diminuindo a possibilidade de interferência no trabalho do outro;
• Tentar resolver rapidamente possíveis divergências para não manter sobre o casal uma “nuvem de negatividade”;
• Apesar de não ser possível fronteiras rígidas, o casal deveria estabelecer alguns limites para falar do casamento no horário da empresa ou trazer questões da empresa para a vivência em família;
• Os sócios devem evitar decisões isoladas e unilaterais, que poderia ser tomado como uma traição. Ambos os contratos, comercial e conjugal, são firmados sob confiança mútua e respeito.


O conceito revela os bastidores da culinária que vão além do menu, com histórias, afeto e cozinha além do prato
O LADO B DA
GASTRONOMIA MACAENSE
Muito além dos holofotes e badalação dos grandes restaurantes, do requinte e do luxo, existe um vasto universo na gastronomia que pulsa com autenticidade e histórias pouco contadas. É o chamado lado B da gastronomia, um conceito onde o foco não está apenas no prato servido, mas na trajetória de quem o prepara, nas peculiaridades do ambiente, nas receitas de família resgatadas e na paixão pela cozinha. É nesse lugar que moram narrativas menos conhecidas, mas profundamente marcantes que resistem fora do circuito comercial tradicional, movidas por vínculos afetivos, identitários e culturais. Essas cozinhas, longe das grandes redes e das mesas estreladas, revelam o que a gastronomia popular significa para muitas comunidades. São estabelecimentos que resistem e oferecem o verdadeiro sabor da história e da cultura local, preservando sabores, técnicas e memórias que passam de geração para geração. O chef, pesquisador gastronômico e proprietário do Bar do Djalma, Hugo Ramos Dias, é um entusiasta desse universo. Ele traz o olhar atento à comida de rua, presente no dia a dia, que alimenta e, de certa forma, não é valorizada nem registrada. “São restaurantes fundamentais, que fazem a cidade funcionar. É quem fornece a média com pão na chapa de manhã, serve o PF do almoço e alivia a dureza da rotina com uma gelada à noite. É quem segura a barra do povo”, afirma Hugo.


Por: Renatta Viana / Fotos: Alle Tavares
Gabriele Frazão com o marido Victor Gomide e a filha Valentina. Ela é cliente antiga do Lagostão e destaca a qualidade da comida do local, além do ambiente familiar. Seu prato preferido é o Peixe Frito à Milanesa
O chef Hugo Dias é um estudioso e entusiasta no universo da gastronomia popular e destaca a riqueza da culinária macaense
O Lagostão é gerenciado por Eliane Marquiote e seu filho Raphael. O restaurante, eespecializado em frutos do mar, foi fundado há 27 anos pelo saudoso Kássio, que era pescador

Segundo ele, a gastronomia macaense é muito diversa, mas com um traço em comum: a identidade. São bares e restaurantes que carregam marcas da história local. “Não são o que chamo de ‘enlatados’, estabelecimentos iguais em qualquer cidade, com o padrão da moda, do hype. O lado B é real no tempero, no acolhimento, são únicos. Temos referências incríveis aqui em Macaé como o Cantinho da Bahia, no Lagomar; a comida mineira do Paiol de Minas, na Aroeira; os frutos do mar do Docas, no Visconde; a feijoada do Bar do Mineiro, na Praia Campista; e o tradicional Angu Macaense, entre outros. É essa galera que existe e resiste longe dos holofotes e grandes incentivos”, enfatiza o pesquisador.
Comida mineira e de boteco Entre esses personagens que mantêm viva a chama da gastronomia local, está Marco Antônio, o Mineiro, que, com sua esposa Rosângela Ferreira, serve uma das feijoadas mais gostosas da cidade há 20 anos. “A feijoada servida às sextas e sábados é nosso carro-chefe e traz muitos clientes, vários conquistados pelo boca a boca. Durante a semana, temos um cardápio variado, com até cinco pratos por dia. A gastronomia popular ganhou visibilidade, as pessoas notam e isso representa uma mudança. Existem oportunidades para todos, mas escolhemos onde queremos estar, e optamos por proporcionar essa experiência num cantinho especial, aqui no Campo D’Oeste”, conta Marco.
Entre os frequentadores, o médico Gustavo Pinheiro Filho conheceu o Restaurante do Mineiro há três anos e virou fã. “O melhor dia é quando tem roda de samba, para reunir os amigos e relaxar. O lugar é agradável e animado. Sou fã das entradinhas e caldos, especialmente, a moela e o caldinho de feijão. A gastronomia do eixo mais badalado evoluiu e atinge

os níveis dos grandes centros, mas não podemos esquecer da praticada fora desse contexto, que deve ser valorizada pelas peculiaridades que enriquecem a cultura e a gastronomia da cidade”, diz Gustavo.
Frutos do mar
Eliane Marquiote Campos Xavier, que veio de Minas para Macaé ainda pequena, dedica-se há 27 anos ao ramo alimentício. O Lagostão surgiu em 1998, no bairro Campo D’Oeste. Seu esposo Kássio, já falecido, era pescador e gostava de preparar os pescados em casa. “Convidávamos amigos para compartilhar, mas o negócio cresceu e abrimos o Lagostão, mantendo o mesmo menu desde o início. Os clientes falam: ‘Venho aqui há 10 anos e é sempre o mesmo sabor!’. O mercado mudou, não havia redes sociais, as pessoas vinham porque era bom e não por modismo. Isso tem a ver com a cultura e tradição local. Viramos referência em frutos do mar, reunindo famílias que passam isso de geração para geração”, conta Eliane.
Gabriele Frazão é cliente antiga do Lagostão e não abre mão dos almoços em família no local. “A gastronomia de Macaé é muito rica, diversificada e não se resume apenas aos eixos principais. Temos restaurantes antigos, tradicionais, de alta qualidade e padrão em outros locais da cidade, e o Lagostão é um deles. Eu sempre brinco quando vou lá dizendo: ‘Gente, o Lagostão nunca erra, né?’, porque eles mantêm um padrão com receitas maravilhosas. É patrimônio histórico macaense que remete à família e, sempre que posso, corro para saborear meu prato favorito, que é o peixe frito à milanesa”, pontua.
Sabores regionais
Maria Leoni Zielinski é proprietária do Restaurante
Sabores do Sul, aberto em 2012. Maria e sua família são de Santa Catarina e trabalham há 13 anos com buffet a quilo.
O médico Gustavo Pinheiro frequenta o Restaurante do Mineiro há três anos e adora a energia e a culinária do local, principalmente quando tem roda de samba
Marcos Antônio, o Mineiro, começou a servir seu carro-chefe, a feijoada, há 20 anos no Visconde de Araújo e, há 3 anos, mudou-se para o Campo D’Oeste

Investir na área gastronômica veio da própria história e do desejo de compartilhar os sabores de casa. “Começamos como rotisseria, para que as pessoas levassem o sabor tradicional do Sul para casa. Com o tempo, percebemos que os clientes queriam uma experiência completa e expandimos com buffet no local, pratos feitos na hora, carnes assadas no bafo e na brasa, acompanhamentos e espaço pensado para receber bem”, conta Maria.
O Sabores do Sul oferece buffet variado e caprichado, com ingredientes selecionados e conservas artesanais, a erva-mate de qualidade, perfeita para chimarrão ou tererê bem gelado, como destaca o empresário André Ruiz.
“A proximidade da comidinha de casa, acrescida de um bom churrasco, me levou a favoritar o Sabores do Sul. Além do mais, preparam e vendem deliciosas conservas, dentre outros produtos típicos do Sul do Brasil. A gastronomia popular é rica. Em capricho, simplicidade e servir bem. O lado B da gastronomia, em qualquer lugar do mundo, é curioso. Sempre busco essa opção em viagens. Em Praga, na República Tcheca, há restaurantes que servem refeições e cerveja desde antes do descobrimento do Brasil, e continuam no mesmo local, no lado B”, pontua André.
Macaé como um dos destinos gastronômicos do Rio Nos últimos anos, Macaé destaca-se como polo gastronômico no interior do Estado do Rio, atraindo público aos seus festivais quase o ano todo, com variedade de sabores e tradições culinárias locais e contemporâneas, especialmente nos restaurantes da orla dos Cavaleiros.
André Alcino Neves de Carvalho é de família mineira, apaixonada por comida boa e que veio de Muriaé há mais de 23 anos, quando abriram o restaurante

Estação da Moqueca, no Miramar, bairro bucólico no coração da cidade. Por muito tempo, o restaurante foi uma referência de gastronomia Lado B em Macaé, com uma comida de qualidade, bem servida e num ambiente familiar. O negócio deu tão certo que ele e seus irmãos decidiram expandir os negócios, adquirindo outros restaurantes nos Cavaleiros e Glória como: Estação da Praia, Estação do Pastel, Trattoria do Nutte, Benedito Bar e Grill e a casa de festas Estação 972.
Hoje, André ocupa o cargo de vice-presidente do Polo Gastronômico e se orgulha da evolução da cidade no setor. “O Polo foi criado há 15 anos, em um momento de auge do petróleo. Foi um ato de união que superou duas crises, a pandemia, e ainda criou eventos de sucesso que são referência no estado”, destaca. Esse trabalho coletivo fortaleceu a identidade gastronômica local, colocando Macaé no mapa nacional da gastronomia, valorizando os grandes restaurantes e o lado B da culinária, que permanece essencial para a alma da cidade.

O vice-presidente do Polo Gastronômico André Alcino em frente ao Estação da Moqueca. Primeiro restaurante da família, no Miramar, o início da sua história na gastronomia
O empresário André Ruiz é um apaixonado pela boa mesa, já atuou no segmento da gastronomia e é cliente da Sabores do Sul, gerenciado por Maria Leoni Zielinski e sua família. Além da boa comida e do churrasco regional, a casa também oferece produtos regionais em conserva para os clientes


Com resultados de destaque em sua curta trajetória, piloto macaense desponta como potencial novo talento do automobilismo nacional
RAFA MATTOS VOA BAIXO NAS PISTAS DE CORRIDA
Macaé tem um talento em ascensão voando baixo nas pistas do Campeonato Marcas e Pilotos, um dos mais competitivos do país. Rafa Mattos tem se destacado pelo arrojo e desempenho na disputa da categoria, que conta com a presença de pilotos com passagens pela Stock Car, Nascar Brasil, Brasileiro e Paulista de Automobilismo, além de dominar provas de longa duração.
O potencial de Rafa chamava atenção desde 2014, quando começou a pilotar em track days e em eventos especiais que contavam com a participação de referências como Ingo Hoffman, ex-piloto de Fórmula 1 e maior campeão da história da Stock Car, e Vitor Genz, ex-Stock Car e atual campeão da Nascar Brasil, por exemplo. Porém, entre convites e testes, algumas dificuldades permitiram o debut nas corridas somente em 2024.
E já em seu ano de estreia, foi vice-campeão da HB20 Racing Cup, conquistou o título da Endurance Road to 1000 Milhas e garantiu um lugar no pódio nas 1000 Milhas Chevrolet Absoluta. Em 2025, com um salto estratégico para a categoria 1.4 do Campeonato Marcas e Pilotos, os resultados já impressionam: vitórias nas duas etapas disputadas, sendo uma delas também na classificação geral entre 46 carros. Além disso, segue o domínio nas provas de longa duração, com o primeiro lugar na etapa da Endurance Road to 1000 Milhas.
“Foram resultados que me surpreenderam muito e este ano está sendo ainda mais desafiador. É um nível altíssimo nessa categoria. Estamos em meio às maiores referências do automobilismo brasileiro neste segmento”, comenta Rafa.

O Marcas e Pilotos tem um total de nove etapas previstas, sendo a maioria em Interlagos, enquanto as demais acontecem nos autódromos Raceville e Velocitta, ambos em São Paulo, além de Tarumã, no Rio Grande do Sul, e de uma prova surpresa.
Em família
A inspiração de Rafa Mattos pelo automobilismo vem do seu pai, Claudio Bogado, campeão regional e um dos pioneiros nas corridas de kart que aconteceram na Avenida Agenor Caldas, em Macaé, nas décadas de 1980 e 1990. Além do talento, Rafa carrega outra herança em seu carro nas corridas.
“Sou um piloto que representa Macaé, e o número 29, que era usado pelo meu pai quando
Rafa Mattos conta com a chancela do Posto Via Norte, sendo patrocinado pela Cotima, Globomar, Marbella e Mário Telhas. Ainda tem o apoio da BM Motors, TRS Celulares, RCL, Oficina Teck, Inglês Go Geo, Evolution Offshore, Armazém Offshore, Cazé Fernandes Personal Studio e Polo Gastronômico
Por: Carlos Fernandes / Fotos: Arquivo




ele corria, é o mesmo escolhido por mim, justamente, por conta do aniversário da cidade, que é no dia 29 de julho”, conta.
Mas a maior semelhança está nos bastidores, pois a esposa, Juliana Mezzalira, e o filho, Bernardo Mattos, assim como ele era do pai, são seus maiores torcedores. “O apoio da família é fundamental. Sempre que podem, eles estão nas corridas e me dão todo o suporte que preciso”, afirma.
Corrida por apoiadores
Fora das pistas, o plano de carreira de Rafa ainda é um desafio. Correndo em dupla com o também macaense Renato Santorio pela equipe Lira Racing nesta temporada, o piloto conta com a chancela do Posto Via Norte para garantir a presença do carro no grid. Ele é patrocinado ainda pela Cotima, Globomar, Marbella e Mário Telhas, e tem o apoio da BM Motors, TRS Celulares, RCL, Oficina Teck, Inglês Go Geo, Evolution Offshore, Armazém Offshore, Cazé Fernandes Personal Studio e do Polo Gastronômico.
Avenida Agenor Caldas, em

Porém, além da Marcas e Pilotos, Rafa corre contra o tempo para obter apoio para competir no Brasileiro. “Se eu conseguir ganhar na categoria B do Brasileiro, no próximo ano posso focar na categoria A e disputar posteriormente a Turismo Nacional 2.0, que dá acesso à Stock Car ou para a TCR South America, caso eu consiga me destacar”, planeja. Com transmissão tanto na internet, pela Race TV (canal no YouTube), quanto na TV, pelo canal Bandsports, os eventos automobilísticos são verdadeiros espaços para negócios e network, com possibilidade de diversas ativações promocionais para visibilidade das marcas que, inclusive, podem se beneficiar de incentivos fiscais ao apoiar o esporte.
“Estar nos autódromos é incrível, pela disputa nas pistas e pelo evento que são as corridas. Mas também é um ambiente de negócios que traz visibilidade para as empresas e é uma chance de transformar o que seria imposto em marketing”, finaliza o piloto, que disponibiliza suas redes sociais (@rafamattos_29) para quem quiser saber mais informações.
Rafael conta com o apoio da esposa, Juliana Mezzalira, e do filho, Bernardo Mattos. Sempre que podem, eles estão nas corridas e dão todo o suporte que ele precisa
O piloto macaense conquistou o título da Endurance Road to 1000 Milhas
Rafa com sua equipe e as taças conquistadas em 2024. Já em seu ano de estreia, foi vice-campeão da HB20 Racing Cup
A inspiração de Rafa Mattos pelo automobilismo vem do seu pai, Claudio Bogado, campeão regional e um dos pioneiros nas corridas de kart que aconteceram na
Macaé, nas décadas de 1980 e 1990

Reabertura da Academia
Macaense de Letras
reúne escritores, artistas e educadores em torno da cultura local
ACADEMIA MACAENSE DE LETRAS
EEm ordem alfabética, os membros da Academia Macaense de Letras: Adalberto Martins, Adriana Bacellar, Alessandra Linhares, Ana Lucia Nunes, Ana Paula Lima, Angelo Mário, Aurora Ribeiro Pacheco, Carlos Alberto de Almeida, Carlos Renato Carvalho, Cleber de Moraes, Conceição de Maria Rosa, Daiana de Souza, Dilma Negreiros, Edwilson Andrade, Elias Jorge Lago, Flavia Vasconcelos, Gabriela Barreto, Gerson Dudus, Gicélia Germano, Gilcilene Lourenço, Héverton Ribeiro, Isac Machado, Ivania Ribeiro, Marcelo Brandão Araújo, Márcia da Gama, Márcia Mathias, Margarete Monteiro, Maria Inêz Lemos, Mariúcha Corrêa, Nathalia Andraus, Raíla Maciel, Rildo Loureiro, Rute Ramos, Sandra Wyatt, Thais Pessanha e Zaira Gonçalves
m pleno centenário de Antônio Alvarez Parada, conhecido por Tonito, renasce a Academia Macaense de Letras, instituição criada por ele em 20 de fevereiro de 1963, mas adormecida nas últimas décadas. A instituição abre as asas sobre Macaé como uma fênix literária, invocando a força de um legado que se recusa a ser esquecido, em defesa da palavra e da cultura.
A Comissão Provisória da AML foi formada em meados de 2024, durante um encontro dos Escritores Prata da Casa, na Lyra dos Conspiradores, solo sagrado da arte local. Reunidos pelo amor às letras, seus membros lançaram as primeiras sementes dessa nova fase. Desde então, encontros, saraus e piqueniques literários têm sido organizados.
A proposta da AML é oferecer espaço e visibilidade aos talentos da terra, e manter viva a tradição literária que sempre atravessou a alma de Macaé. Com esse espírito de continuidade, a AML realizou a posse solene dos seus 36 novos associados, no dia 28 de maio de 2025, no Auditório do Colégio Luiz Reid. Em breve, eles ocuparão cadeiras históricas entre as 40 existentes, mantendo os nomes originais da fundação.
A reativação da Academia é um reencontro com o passado e, ao mesmo tempo, cria raízes profundas para o futuro. “Estamos vivendo um tempo especial. Este é mais do que um evento — é um reencontro com a nossa história, é a afirmação de um novo ciclo, que ressurge com energia, diversidade e propósito”, palavras da Comissão no evento de posse.
Antônio Alvarez Parada, nascido em 27 de dezembro de 1925, foi mais do que um fundador — foi um semeador de ideias. Ao lado de outros escritores, ergueu a AML em 1963 com a missão

Exemplares das revistas editadas pela AML na década de 1960, período em que a academia estava ativa e pulsante no cenário cultural macaense
de preservar a memória intelectual da cidade. No estatuto aprovado por ele, deixou impresso no artigo 4º uma ideia que ressoa até hoje: “Os Membros Efetivos da Academia ocuparão cadeiras sob o patrocínio perpétuo de intelectuais macaenses falecidos ou de intelectuais que tenham tido em Macaé o melhor de sua atividade literária.”
A nova configuração da Academia também reflete as transformações do tempo. Se no passado as cadeiras eram predominantemente masculinas, hoje se abrem para vozes femininas potentes — escritoras, pesquisadoras, educadoras e artistas que ampliam os horizontes da linguagem e imprimem novas perspectivas ao cenário cultural macaense.
“Que a palavra continue sendo o elo mais forte entre passado e futuro, sonho e realidade”, destaca a presidente da Comissão, Ivania Ribeiro Silva, dando à literatura o seu lugar de honra.
Por: Flávia Vasconcelos / Fotos: Azul Limão

